Vous êtes sur la page 1sur 15

17/09/12

Questes de Concursos - Questes de Cincia Poltica - AtPassar

Pgina Inicial Novo Concursos Perguntas e Respostas Cursos Online aguiaralves Configuraes Sair

O AtPassar a maneira mais rpida e fcil de organizar os seus estudos e melhorar o seu desempenho em concursos pblicos.
Pesquisa
Encontre no AtPassar Buscar

Incio Visualizar perfil Meus recados Meus cursos Planos de estudo Configuraes Meus Cursos Adquirir cursos online Aules Questes Todas as questes Minhas questes resolvidas Estatsticas das questes Pesquisa de questes Simulados Simulados Meus simulados Criar novo simulado Blogs Minha Lista de Blogs Todos os Blogs Blogs de Professores Blogs de Concurseiros Minhas Postagens Gerenciar Minhas Postagens Grupos de Estudo Meus grupos de estudo Grupos com mais membros Grupos mais recentes
atepassar.com/questoes-de-concursos/disciplinas/ciencia-politica/?page=1&amount=30 1/15

17/09/12

Questes de Concursos - Questes de Cincia Poltica - AtPassar

Frum

Cincia Poltica
287 questes Questes Disciplina Cincia Poltica Questes por pgina: 30 Questo 121674 Disciplina: Cincia Poltica | Prova: ESAF - 2002 - MPOG - Analista de Planejamento e Oramento Superior Reportar Erro Acompanhando uma tendncia bastante generalizada de transformao do papel do Estado ocidental contemporneo, na dcada de 90 o governo brasileiro criou uma srie de agncias visando fazer com que o Estado produtor fosse substitudo pelo Estado regulador. A principal funo dessas agncias : a) favorecer a acumulao de capital, conferindo maior dinmica economia de mercado. b) promover a inovao tecnolgica e o estabelecimento de relaes de maior credibilidade entre o mercado e a sociedade. Parabns! Voc acertou. c) estabelecer os parmetros para o planejamento estratgico setorial e aumentar a eficincia da economia como um todo. d) reforar a consecuo de contratos privados, onde a justia comum no obteve xito como rgo de ltima instncia. e) estimular a competio entre monoplios privados e proteger os consumidores.
Tentar novamente

Comentrios (0) Estatsticas

Questo 121675 Disciplina: Cincia Poltica | Prova: ESAF - 2002 - MPOG - Analista de Planejamento e Oramento Superior Reportar Erro Uma dimenso das transformaes do papel do Estado nas sociedades contemporneas diz respeito mudana do modelo de administrao pblica. No Brasil, o Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado, de 1995, estabeleceu as diretrizes para essa mudana, visando incrementar a eficincia do setor pblico. Indique qual dos itens abaixo no se inclui entre essas diretrizes. a) A ao do Estado deve ser focalizada no cidado e orientada para a busca da efetividade. b) O controle das aes estatais deve ter por base a avaliao de resultados. c) O fortalecimento da capacidade de planejamento e acompanhamento das entidades responsveis pela formulao das polticas e pelo controle de resultados. d) Promover a competio administrada entre as agncias pblicas de modo a maximizar sua eficincia. e) A ao da administrao pblica deve expressar o consenso das foras polticas a respeito do tamanho ideal do Estado e do seu grau de interveno na economia. Parabns! Voc acertou.
Tentar novamente

Comentrios (0) Estatsticas

Questo 121676 Disciplina: Cincia Poltica | Prova: ESAF - 2002 - MPOG - Analista de Planejamento e Oramento atepassar.com/questoes-de-concursos/disciplinas/ciencia-politica/?page=1&amount=30 2/15

17/09/12

Questes de Concursos - Questes de Cincia Poltica - AtPassar

Superior

Reportar Erro

O modelo racional-compreensivo de tomada de decises tem, entre vrios outros, o seguinte pressuposto: a) Existncia de informaes e livre acesso a elas, bem como anlise de todas as possibilidades de ao nos seus aspectos positivos e negativos. Parabns! Voc acertou. b) Anlise dos aspectos culturais e de personalidade do decisor, individualmente ou enquanto grupo. c) Proposta de consecuo simultnea de diversas linhas de ao at que uma delas se consolide como a mais eficiente. d) nfase nas organizaes e nos seus aspectos culturais: os valores de quem toma as decises, e a fragmentao das instituies nos diversos segmentos. e) nfase nas organizaes e nos seus aspectos formais: as normas, como so formuladas, quem toma as decises e os diversos nveis das normas existentes.
Tentar novamente

Comentrios (0) Estatsticas

Questo 121677 Disciplina: Cincia Poltica | Prova: ESAF - 2002 - MPOG - Analista de Planejamento e Oramento Superior Reportar Erro Sobre a governabilidade e a governana podem ser feitas as seguintes afirmaes, exceto que: a) A governabilidade e a no-governabilidade no so fenmenos completos, mas processos em curso, relaes complexas entre componentes do sistema poltico. b) A teoria da sobrecarga de demandas sustenta que houve uma gradativa perda de legitimidade do Estado, de fundo econmico. c) A no-governabilidade um problema caracterstico de uma sociedade de classes, onde a classe capitalista sobrecarrega o Estado com demandas que no podem ser atendidas. Parabns! Voc acertou. d) A teoria da crise da democracia estabelece que a no-governabilidade um resultado direto da diminuio da autoridade poltica. e) A teoria da crise da racionalidade, cujo maior expoente foi certamente Habermas, sugere que os Estados capitalistas tm por base um princpio organizador, com duas faces: a afirmao de um domnio nopoltico de classe e o desenvolvimento do mercado, onde se d o " intercmbio de equivalentes".
Tentar novamente

Comentrios (0) Estatsticas

Questo 121678 Disciplina: Cincia Poltica | Prova: ESAF - 2002 - MPOG - Analista de Planejamento e Oramento Superior Reportar Erro Indique qual dos itens abaixo no considerado caracterstico do processo de deciso incremental em polticas pblicas. a) Busca de composio de interesses e utilizao das informaes disponveis, ainda que incompletas. b) Mudanas graduais ao longo do tempo. c) Inexistncia de anlise exaustiva das possibilidades de polticas existentes. d) Presso dos usurios, funcionrios e beneficirios de um programa ou poltica pblica, visando a sua continuao.
atepassar.com/questoes-de-concursos/disciplinas/ciencia-politica/?page=1&amount=30 3/15

17/09/12

Questes de Concursos - Questes de Cincia Poltica - AtPassar

e) Possibilidade de reverter s condies anteriores a implementao do programa ou poltica pblica. Parabns! Voc acertou.
Tentar novamente

Comentrios (0) Estatsticas

Questo 121679 Disciplina: Cincia Poltica | Prova: ESAF - 2002 - MPOG - Analista de Planejamento e Oramento Superior Reportar Erro Aps terem sido formuladas, as polticas pblicas s se transformam em aes governamentais se forem implementadas. A implementao, por sua vez, pode ser conduzida segundo diferentes modelos. Caso prevalea o modelo de cima para baixo (TopDown), indique qual das caractersticas abaixo no dever estar presente. a) Cadeia de comando com foco nos decisores de alto escalo. b) Objetivos definidos e no-contraditrios. c) Envolvimento de atores pblicos e privados com a implementao e avaliao da poltica. Parabns! Voc acertou. d) Baixa autonomia dos nveis mdios e inferiores da gesto pblica. e) nfase na comunicao de objetivos/tarefas, coordenao de aes e responsabilizao pelo cumprimento das atribuies de cada parte.
Tentar novamente

Comentrios (0) Estatsticas

Questo 121680 Disciplina: Cincia Poltica | Prova: ESAF - 2002 - MPOG - Analista de Planejamento e Oramento Superior Reportar Erro Historicamente, o conceito de clientela surge na Roma Antiga, designando uma relao entre sujeitos de status diverso e assimtrico, que se urdia na rbita da comunidade familiar. O clientelismo poltico pode assumir diferentes formas e caractersticas, exceto: a) Uma rede de relaes que se transforma em estruturas de acesso e contato com o sistema poltico. b) Uma rede de influncias dentro dos partidos de "notveis". c) Uma rede de troca de favores em um partido de massa. d) Elemento de ligao entre indivduos que trocam bens e servios entre si, conforme seus interesses. Parabns! Voc acertou. e) Intercmbio com os polticos profissionais, que oferecem ajuda pblica (cargos e empregos) em troca de legitimao poltica.
Tentar novamente

Comentrios (0) Estatsticas

Questo 121681 Disciplina: Cincia Poltica | Prova: ESAF - 2002 - MPOG - Analista de Planejamento e Oramento Superior Reportar Erro Para regular as relaes entre os agentes pblicos e interesses organizados (lobbies, grupos de presso, grupos de interesse etc.) desenvolveu se o conceito de "conflito de interesses". Pode-se fazer as seguintes
atepassar.com/questoes-de-concursos/disciplinas/ciencia-politica/?page=1&amount=30 4/15

17/09/12

Questes de Concursos - Questes de Cincia Poltica - AtPassar

afirmativas acerca de "conflito de interesses", exceto: a) Os princpios da legislao de conflito de interesses so esforos para preservar os aspectos pessoais do cargo contra novas formas de influncia dos interesses organizados. Parabns! Voc acertou. b) Um agente pblico no deveria receber transferncias de valores econmicos de fontes privadas, ainda que transferncias no constituam suborno. c) Um agente pblico no deveria participar de aes pblicas que envolvam seus interesses econmicos pessoais. d) A conduta do negcio pblico deve ser protegida contra o perigo de que o agente pblico se torne subserviente a interesses particulares. e) Os agentes pblicos no deveriam comparecer a um frum de governo em sua capacidade privada, nem se envolver em transaes nas quais o governo parte interessada.
Tentar novamente

Comentrios (0) Estatsticas

Questo 121682 Disciplina: Cincia Poltica | Prova: ESAF - 2002 - MPOG - Analista de Planejamento e Oramento Superior Reportar Erro Com o surgimento do Terceiro Setor, as relaes entre Estado e sociedade ganharam uma nova complexidade, incorporando um conjunto de entidades e atividades conceitualmente situadas em um ponto intermedirio entre o Estado e o mercado. Assinale a opo que melhor expressa o objetivo do Terceiro Setor. a) O Terceiro Setor tem por finalidade ser um mecanismo social privado, semiestatal, que tem um contedo concreto, qual seja, reunir aparatos e recursos, pblicos e privados, para atingir fins sociais. b) O Terceiro Setor deve substituir o Estado como fornecedor de bens e servios pblicos e privados, visando ao melhor atendimento do interesse coletivo. c) O Terceiro Setor tem por objetivo abrir alternativas de atuao fora do governo e fora da lgica do mercado, sem descartar a busca do lucro. d) Como o setor privado no capaz de atender a todas as necessidades e demandas sociais existentes, o Terceiro Setor destina-se a gradualmente ocupar o espao deixado pelo setor privado e, eventualmente, vir a substitu-lo. e) O Terceiro Setor destina-se a atuar como agente de transformao social, mobilizando as foras da sociedade a fim de reverter indicadores sociais desfavorveis. Parabns! Voc acertou.
Tentar novamente

Comentrios (0) Estatsticas

Questo 121683 Disciplina: Cincia Poltica | Prova: ESAF - 2002 - MPOG - Analista de Planejamento e Oramento Superior Reportar Erro No mbito do debate sobre as novas relaes entre o Estado e a sociedade, especial destaque vem sendo atribudo idia de controle social. Na acepo que preside esse debate, no correto afirmar que: a) Controle social consiste em um conjunto de meios de interveno acionados por uma dada sociedade ou grupo social a fim de induzir os prprios membros a se conformarem com as normas que caracterizam a sociedade em questo, a fim de desestimular comportamentos contrrios s mencionadas normas.
atepassar.com/questoes-de-concursos/disciplinas/ciencia-politica/?page=1&amount=30 5/15

17/09/12

Questes de Concursos - Questes de Cincia Poltica - AtPassar

b) Controle social refere-se a um conjunto de atividades de fiscalizao da vida em sociedade, realizadas pelo grupo majoritrio ou dominante, ou seja, por aqueles que detm o monoplio do sistema cultural e do aparato coercitivo. Parabns! Voc acertou. c) Existem dois tipos principais de controles de que se serve um sistema social para obter o consenso: os controles externos, como as sanes ou punies aplicadas pelo Estado contra indivduos como reao a qualquer comportamento no desejado; e os controles internos, quando a sociedade impe seus valores e padres de comportamento por meio da socializao primria. d) Controle social corresponde a um conjunto de mecanismos pelos quais os cidados e entidades da sociedade civil organizada exercem o monitoramento e a avaliao externa das polticas pblicas e da ao governamental. e) O conceito de controle social est relacionado com duas diferentes acepes: a primeira compreende os processos que, ao impor limites s relaes entre os indivduos, organizam o comportamento humano e estabelecem as condies para a vida coletiva; pela segunda, entende-se o controle exercido por um grupo sobre os prprios membros ou por uma instituio sobre a populao de uma sociedade ou uma parte dela.
Tentar novamente

Comentrios (0) Estatsticas

Questo 121684 Disciplina: Cincia Poltica | Prova: ESAF - 2002 - MPOG - Analista de Planejamento e Oramento Superior Reportar Erro Acerca de polticos, burocratas e atores sociais assinale a nica afirmativa correta. a) Ao refletir sobre o futuro da democracia no mundo ocidental, a grande preocupao de Weber residia na dificuldade de controlar a burocracia e evitar que, ao invs de servir s lideranas polticas, os burocratas usurpassem o seu poder de deciso, impondo-se como dominantes tanto aos polticos como sociedade. Parabns! Voc acertou. b) O desenvolvimento dos partidos tem origem na Roma Antiga, devido extenso do sufrgio universal e das prerrogativas parlamentares dos Senadores Romanos. Quanto mais o direito de voto se ampliou para os cidados de Roma mais se tornou necessrio enquadrar os eleitores em comits capazes de tornar conhecidos os candidatos ao Senado e de canalizar o sufrgio em sua direo. c) O conceito de Burocracia de Weber corresponde quela estrutura funcional existente na GrBretanha, Frana e Alemanha, onde os servidores pblicos seguem imparcialmente as normas e no esto sujeitos s influncias polticas. d) Os partidos polticos tm a mesma funo nos diferentes pases: seleo dos representantes do povo por eleitores qualificados que, em um sistema competitivo, decidem em funo da ideologia ou programa partidrio. e) Os partidos polticos supem a existncia de uma estrutura centralizada para impedir que outros atores sociais, como os movimentos populares, penetrem em seu seio e assumam o controle da mquina partidria.
Tentar novamente

Comentrios (0) Estatsticas

Questo 121685 Disciplina: Cincia Poltica | Prova: ESAF - 2002 - MPOG - Analista de Planejamento e Oramento Superior Reportar Erro Sobre a situao social do Brasil e as polticas sociais de combate pobreza, marque a resposta correta.
atepassar.com/questoes-de-concursos/disciplinas/ciencia-politica/?page=1&amount=30 6/15

17/09/12

Questes de Concursos - Questes de Cincia Poltica - AtPassar

a) O desenvolvimento local integrado sustentvel assegura a reduo da pobreza, uma vez que corrige a lgica predatria do capitalismo de mercado. b) A inrcia age como diluidora das polticas reformistas na elstica adaptabilidade da sociedade. Parabns! Voc acertou. c) Existe uma relao direta entre desigualdade de renda e insero setorial no mercado de trabalho, j que as ocupaes industriais atualmente tendem a gerar menos riqueza que as atividades no setor de servios. d) O Brasil possui um dos maiores coeficientes de Gini de todo o mundo, somente sendo superado pelos pases da Unio Europia. e) No Brasil 30% da populao concentra-se nas grandes metrpoles e absorve cerca de 50% da renda nacional.
Tentar novamente

Comentrios (0) Estatsticas

Questo 121686 Disciplina: Cincia Poltica | Prova: ESAF - 2002 - MPOG - Analista de Planejamento e Oramento Superior Reportar Erro Os fatores polticos que influenciam a tomada de decises em poltica econmica no so predeterminados. Alguns estudos no Brasil tendem a relativizar o papel de fatores externos como o FMI, BIRD e a globalizao, dando mais nfase aos fatores polticos domsticos. Marque a opo incorreta sobre a formulao da poltica econmica no Brasil. a) Os partidos polticos so importantes na definio do planejamento governamental j que a maior parte de medidas a serem adotadas dependem da aprovao do Parlamento. Esse fato obriga a uma negociao permanente do Poder Executivo com as suas lideranas partidrias e bases de apoio no Congresso para a aprovao das medidas econmicas. b) As associaes empresariais e os empresrios so importantes para a formulao da poltica econmica uma vez que no sistema capitalista os governos precisam do apoio do setor empresarial para governar. Para obter esse apoio, entre outras medidas, o governo incorpora empresrios a comisses e conselhos federais, alm de rotineiramente consultar parlamentares que so empresrios. c) Os burocratas conferem estabilidade poltica macroeconmica uma vez que os principais servidores dos rgos de gesto da economia e os mais importantes assessores econmicos dos ministrios permanecem e se tornam responsveis pela formulao e implementao das polticas setoriais, que tendem a ser mantidas, com pequenos incrementos, ao longo do tempo. Parabns! Voc acertou. d) Os sindicatos tm um papel limitado na formulao de polticas macroeconmicas uma vez que tendem a adotar posies setorializadas, que dificultam o consenso para alm dos interesses corporativos; e tambm devido ao risco da negociao pblica de algumas medidas macroeconmicas poder diminuir o impacto necessrio ao sucesso das mesmas. e) As eleies so um fator extremamente importante tanto na formulao quanto na implementao de polticas macroeconmicas devido sua capacidade de alterar acentuadamente o quadro poltico que orienta a adoo destas polticas.
Tentar novamente

Comentrios (0) Estatsticas

Questo 121687 Disciplina: Cincia Poltica | Prova: ESAF - 2002 - MPOG - Analista de Planejamento e Oramento Superior Reportar Erro
atepassar.com/questoes-de-concursos/disciplinas/ciencia-politica/?page=1&amount=30 7/15

17/09/12

Questes de Concursos - Questes de Cincia Poltica - AtPassar

Acerca das teorias que influem na formulao da poltica econmica so corretas todas as afirmativas abaixo, exceto: a) Keynes compartilha com os neoclssicos a concepo de que os mecanismos de mercado so capazes de assegurar, a qualquer nvel de demanda global, uma eficiente estrutura produtiva. b) Os monetaristas sustentam que grande parte da instabilidade econmica resulta de flutuaes na oferta da moeda, cuja demanda tende a se manter estvel ao longo do tempo. c) Verses modernas da teoria marginalista sugerem uma concepo realista e complexa do bem-estar social, que no dependeria s das utilidades dos vrios indivduos ou grupos, mas que levaria em conta outras variveis, como a taxa de crescimento econmico e da funo de bem-estar social. d) A funo social de bem-estar de uma dada coletividade, obtida a partir de um processo de decises democrtico das funes de preferncias de cada um dos indivduos pode levar a um sistema de preferncias intransitivas. Por isso o sistema democrtico inviabiliza as decises macroeconmicas voltadas para uma funo de bem-estar baseadas em clculos de utilidade marginal. Parabns! Voc acertou. e) A Teoria da Escolha Racional (Public Choic e) prope-se a aplicar a economia anlise de alguns problemas da poltica. Tal aplicao seria possvel na medida em que houvesse um isomorfismo estrutural entre a teoria econmica do processo de tomada das decises polticas e a microeconomia.
Tentar novamente

Comentrios (0) Estatsticas

Questo 121688 Disciplina: Cincia Poltica | Prova: ESAF - 2002 - MPOG - Analista de Planejamento e Oramento Superior Reportar Erro Assinale a afirmativa correta a respeito da globalizao e do papel do Estado nacional. a) Embora a globalizao tenha provocado mudanas no papel do Estado, esse ainda exerce funes que so claramente de sua estrita competncia, como a segurana e a defesa. Parabns! Voc acertou. b) A globalizao afeta indistintamente os setores econmico, comercial, cultural e financeiro, tornando mais complexas e conflituosas as relaes internas aos Estados. c) Os Estados nacionais perderam sua capacidade de legislar na rea comercial em funo do poder da OMC de impor parmetros s polticas econmicas dos pases. d) A globalizao leva substituio dos contenciosos comerciais pelos conflitos tnico-culturais, opondo civilizaes em lugar de Estados nacionais. e) A magnitude dos mercados financeiros globais tornou qualquer medida econmica domstica irrelevante para tais mercados e seus agentes.
Tentar novamente

Comentrios (0) Estatsticas

Questo 121689 Disciplina: Cincia Poltica | Prova: ESAF - 2002 - MPOG - Especialista em Polticas Pblicas - Superior Reportar Erro Montesquieu amplamente conhecido por seu livro clssico "O Esprito das Leis". Para este pensador, a verdadeira origem das leis deve ser buscada a) no costume.
atepassar.com/questoes-de-concursos/disciplinas/ciencia-politica/?page=1&amount=30 8/15

17/09/12

Questes de Concursos - Questes de Cincia Poltica - AtPassar

b) na natureza das coisas. Parabns! Voc acertou. c) na moral. d) na economia. e) nas instituies.
Tentar novamente

Comentrios (0) Estatsticas

Questo 121690 Disciplina: Cincia Poltica | Prova: ESAF - 2002 - MPOG - Especialista em Polticas Pblicas - Superior Reportar Erro Acerca do pensamento de Locke, assinale a opo correta. a) O poder poltico tem origem em Deus, por isso nada autoriza a rebelio dos homens contra o Estado, seja qual for a justificativa da sua revolta. b) No estado de natureza, ou na sociedade pr-estatal, reina a anarquia, a desordem, a violncia: h total liberdade e total terror. c) O contrato que d origem comunidade poltica feito por homens racionais, livres e soberanos, e d origem a um poder limitado, no arbitrrio. Parabns! Voc acertou. d) A liberdade consiste em que cada homem dependa da vontade dos outros homens formando um contrato, que pode ser rompido por qualquer parte. e) No estado de natureza, o encarregado de velar pelo cumprimento da lei o Estado, onde o governo livremente eleito.
Tentar novamente

Comentrios (0) Estatsticas

Questo 121691 Disciplina: Cincia Poltica | Prova: ESAF - 2002 - MPOG - Especialista em Polticas Pblicas - Superior Reportar Erro Todas as frases abaixo so partes integrantes e consistentes do pensamento de Maquiavel, exceto: a) A segurana do Estado uma necessidade de tal importncia que, diante dela, quaisquer meios de ao tornam-se legtimos, mesmo aqueles que impliquem a violao de normas jurdicas, morais, polticas ou econmicas, que seriam imperativas caso essa necessidade no estivesse em risco. b) Dentre os principados os hereditrios so aqueles em que a estirpe do senhor teve domnio por muito tempo; os outros so novos. Nesses ltimos, o prncipe deve conquistar sua legitimidade, fazendo-se amado; jamais deve tornar-se temido, pois o medo alimenta a revolta dos sditos. Parabns! Voc acertou. c) A audcia, que permite ao prncipe afrontar a fortuna, o meio pelo qual muitas vezes se conquista aquilo que no se obteria pelos procedimentos ordinrios. d) A primeira obrigao de um prncipe preparar se para a guerra. Porm, h duas maneiras de combater: uma, segundo as leis; a outra, pela fora. e) Um prncipe, especialmente quando novo, nem sempre pode de boa mente observar todas aquelas condies pelas quais se considerado homem de bem, pois muitas vezes, para manter os seus Estados forado a agir contra a sua palavra, contra a caridade ou contra a humanidade.
Tentar novamente

Comentrios (0) Estatsticas


atepassar.com/questoes-de-concursos/disciplinas/ciencia-politica/?page=1&amount=30 9/15

17/09/12

Questes de Concursos - Questes de Cincia Poltica - AtPassar

Questo 121692 Disciplina: Cincia Poltica | Prova: ESAF - 2002 - MPOG - Especialista em Polticas Pblicas - Superior Reportar Erro Acerca do pensamento de Hobbes, assinale a opo correta. a) O Estado foi institudo quando, a fim de viverem em paz uns com os outros e serem protegidos dos agressores, todos os homens pactuaram, cada um com todos os outros, que renunciariam ao uso privado da fora, transferindo-o para uma pessoa artificial. Parabns! Voc acertou. b) O pacto que institui a sociedade poltica baseia se na crena acerca da soberania popular, da qual derivam todos os direitos e faculdades do Estado, cabendo ao povo soberano opo de seguir ou no as decises deste. c) No estado de natureza, caracterizado como um estado de guerra de todos contra todos, os homens viviam em perfeita liberdade, podendo livremente se dedicar ao comrcio, s artes e cincia. d) Pelo pacto, o direito de representar a pessoa de todos conferido ao soberano, cujos atos e decises so autorizados tal como se fossem praticados e tomados por cada um dos homens, desde que no impliquem violao do direito propriedade e aos frutos do trabalho. e) Os sditos podem libertar-se do pacto com o seu soberano. Assim, basta que um indivduo decida desfazer o pacto com o soberano para que esse deixe de existir.
Tentar novamente

Comentrios (0) Estatsticas

Questo 121693 Disciplina: Cincia Poltica | Prova: ESAF - 2002 - MPOG - Especialista em Polticas Pblicas - Superior Reportar Erro Focalizando o pensamento de Rousseau, assinale a nica assertiva incorreta. a) Os males dos quais os homens sofrem no derivam da natureza humana, mas sim de cursos errneos de evoluo da sociedade. b) O homem que pensa um animal degenerado; o homem natural era um ser pr-racional, um selvagem errante, dotado apenas de necessidades naturais e do sentimento de compaixo. c) Numa sociedade que tenha repudiado o contrato inquo, constitui-se uma vontade - a vontade geral que pertence imediatamente ordem cvica, posto que representa mais que a soma das vontades particulares. d) O contrato social o nico meio pelo qual os direitos se tornam possveis, repousando estes sobre o abandono por cada um de sua soberania, sua transferncia para o corpo da coletividade e sobre a recusa de submeter-se a uma outra pessoa. e) Devido necessidade de distinguir o ato pelo qual um povo faz a escolha de um governo e o ato pelo qual ele se constitui em soberano indispensvel admitir a existncia do direito natural e do pacto de sujeio. Parabns! Voc acertou.
Tentar novamente

Comentrios (0) Estatsticas

Questo 121694 Disciplina: Cincia Poltica | Prova: ESAF - 2002 - MPOG - Especialista em Polticas Pblicas - Superior Reportar Erro

atepassar.com/questoes-de-concursos/disciplinas/ciencia-politica/?page=1&amount=30

10/15

17/09/12

Questes de Concursos - Questes de Cincia Poltica - AtPassar

Indique a opo correta em relao ao pensamento Marxiano. a) A superestrutura e a infraestrutura exercem igual poder de determinao sobre o conflito de classes sociais e sobre a dinmica do processo de transformao da estrutura produtiva. b) Os elementos da infraestrutura, como o sistema de classes sociais, as foras produtivas e o governo, determinam a superestrutura (modo de produo). c) As instituies jurdicas, polticas, familiares e educacionais integram a infraestrutura da sociedade, mediante a qual se estabelecem e se consolidam os valores que regem a vida coletiva. d) Para que haja revoluo preciso que ocorram as condies objetivas, ou seja, a tomada de conscincia pelo proletariado, tambm definida como "conscincia para si". e) Para que a revoluo de classe possa ocorrer indispensvel que as condies objetivas e subjetivas se manifestem simultaneamente. Parabns! Voc acertou.
Tentar novamente

Comentrios (0) Estatsticas

Questo 121695 Disciplina: Cincia Poltica | Prova: ESAF - 2002 - MPOG - Especialista em Polticas Pblicas - Superior Reportar Erro No pensamento poltico do sculo XIX destaca-se Stuart Mill, que distingue dois tipos de obrigaes morais: as perfeitas e as imperfeitas. Indique a relao correta entre tais obrigaes morais e a justia para Stuart Mill. a) As obrigaes morais perfeitas no so exigveis por meio da justia, mas as imperfeitas sim. b) Ambas as obrigaes morais perfeitas e as imperfeitas so exigveis por meio da justia. c) Nem as obrigaes morais perfeitas nem as imperfeitas so exigveis por meio da justia. d) As obrigaes morais perfeitas so exigveis por meio da justia, mas as imperfeitas no. Parabns! Voc acertou. e) Algumas obrigaes morais imperfeitas so exigveis por meio da justia, mas as perfeitas no.
Tentar novamente

Comentrios (0) Estatsticas

Questo 121696 Disciplina: Cincia Poltica | Prova: ESAF - 2002 - MPOG - Especialista em Polticas Pblicas - Superior Reportar Erro No um elemento central na estratgia definida por Gramsci como "Guerra de Posies": a) Bloco Histrico Parabns! Voc acertou. b) nfase nas especificidades locais c) Contra-hegemonia d) Conscincia Poltica Coletiva e) Partido de Massa capaz de formar intelectuais orgnicos
Tentar novamente

Comentrios (0) Estatsticas

Questo 121697 Disciplina: Cincia Poltica | Prova: ESAF - 2002 - MPOG - Especialista em Polticas Pblicas - Superior
atepassar.com/questoes-de-concursos/disciplinas/ciencia-politica/?page=1&amount=30 11/15

17/09/12

Questes de Concursos - Questes de Cincia Poltica - AtPassar

Reportar Erro Indique, entre os elementos abaixo, aquele que Poulantzas no considera caracterstico do modo de produo capitalista: a) Dependncia do capitalismo em relao ao Estado para se reproduzir. b) Autonomia relativa do Estado, visando o interesse do capitalismo. c) Ausncia de legitimidade do Estado. Parabns! Voc acertou. d) A estrutura econmica determinante da estrutura poltica. e) A classe trabalhadora o sujeito da Histria, sendo a luta de classes a mola propulsora desta.
Tentar novamente

Comentrios (0) Estatsticas

Questo 121698 Disciplina: Cincia Poltica | Prova: ESAF - 2002 - MPOG - Especialista em Polticas Pblicas - Superior Reportar Erro Indique qual das proposies abaixo no pode ser considerada consistente com o pensamento de Lenin. a) A existncia do Estado prova que os antagonismos de classe so insustentveis. b) Aps a revoluo socialista, o Estado desaparecer naturalmente, pois as classes deixaro de existir. Parabns! Voc acertou. c) Numa sociedade sem classes o Estado torna-se desnecessrio e impossvel. d) Aps a ditadura do proletariado haver a instalao do comunismo. e) No comunismo, prevalecer a mxima: a cada um segundo suas aptides, a cada um segundo suas necessidades.
Tentar novamente

Comentrios (0) Estatsticas

Questo 121699 Disciplina: Cincia Poltica | Prova: ESAF - 2002 - MPOG - Especialista em Polticas Pblicas - Superior Reportar Erro Claus Offe no considera fundamental no Estado contemporneo: a) Aparelhos institucionais b) Organizaes burocrticas c) Normas formais e informais d) Regulao democrtica Parabns! Voc acertou. e) Atividade produtiva
Tentar novamente

Comentrios (0) Estatsticas

Questo 121700 Disciplina: Cincia Poltica | Prova: ESAF - 2002 - MPOG - Especialista em Polticas Pblicas - Superior Reportar Erro Assinale a opo que no uma das caractersticas do Estado em uma sociedade capitalista segundo
atepassar.com/questoes-de-concursos/disciplinas/ciencia-politica/?page=1&amount=30 12/15

17/09/12

Questes de Concursos - Questes de Cincia Poltica - AtPassar

O'Connor. a) O Estado no se engaja diretamente na produo mas, quando o faz, age como os atores privados. b) As empresas privadas, assim como o Estado, tm uma funo social, que deve ser colocada em prtica sempre que possvel. Parabns! Voc acertou. c) O Estado extrai seus recursos de uma economia cujas decises se orientam segundo uma racionalidade privada. d) O Estado obrigado a se preocupar com a acumulao do capital, uma vez que essa a fonte nica de seus prprios recursos. e) No possuindo fontes de poder por si prprios, os governos devem se preocupar com a garantia de legitimidade e, num regime democrtico, devem buscar apoio popular, expresso eleitoralmente.
Tentar novamente

Comentrios (0) Estatsticas

Questo 121701 Disciplina: Cincia Poltica | Prova: ESAF - 2002 - MPOG - Especialista em Polticas Pblicas - Superior Reportar Erro O Modelo Principal-Agente, utilizado por tericos da escola da escolha racional, como Buchanan, sustenta os seguintes aspectos, exceto: a) O comportamento burocrtico pode ser explicado a partir da interao em forma de monoplio bilateral entre o Agente e o Principal. b) O Agente tem por objetivo aumentar os seus benefcios, ainda que isso implique violar os interesses do Principal. c) O Agente produz mais servios procurando maximizar a diferena entre seus recursos oramentrios e os custos de produo dos servios. d) O grande desafio das democracias contemporneas tornar efetiva a subordinao do Agente ao Principal. e) O Principal tem vantagens em relao ao Agente, em funo da assimetria de informaes que constituem sua prerrogativa. Parabns! Voc acertou.
Tentar novamente

Comentrios (0) Estatsticas

Questo 121702 Disciplina: Cincia Poltica | Prova: ESAF - 2002 - MPOG - Especialista em Polticas Pblicas - Superior Reportar Erro Assinale a nica opo que no corresponde ao pensamento de Max Weber. a) Conjuntos complexos de causas variadas interagem competitivamente para produzir os fenmenos sociais, o que exclui a possibilidade de determinao causal dos mesmos. b) Existe na sociedade uma hierarquia de valores, ficando em segundo plano a poltica e a cultura. Os polticos, por exemplo, agem movidos por valores ticos e pela racionalidade instrumental com relao a fins ltimos. Parabns! Voc acertou. c) No protestantismo inscrevem-se valores que transformam a atitude mstica, substituindo-a por uma nova atitude, asctica e intramundana. d) A revoluo que chamamos de liberal ou capitalista se manifesta numa mudana econmica, mas no
atepassar.com/questoes-de-concursos/disciplinas/ciencia-politica/?page=1&amount=30 13/15

17/09/12

Questes de Concursos - Questes de Cincia Poltica - AtPassar

se origina a. Inicia-se por uma mudana nos espritos, nas conscincias dos homens. e) Os indivduos podem agir conforme duas diferentes orientaes racionais: a racionalidade instrumental que se refere adequao entre meios e fins e a racionalidade com relao a valores, que antepe os interesses ideais aos interesses materiais.
Tentar novamente

Comentrios (0) Estatsticas

Questo 121703 Disciplina: Cincia Poltica | Prova: ESAF - 2002 - MPOG - Especialista em Polticas Pblicas - Superior Reportar Erro So conceitos utilizados ou situaes examinadas por Olson, exceto: a) o jogo da racionalidade Parabns! Voc acertou. b) o problema do carona c) o dilema do prisioneiro d) o jogo da galinha e) a falcia da composio
Tentar novamente

Comentrios (0) Estatsticas

anterior 1 2 ... 9 10 prxima

atepassar.com/questoes-de-concursos/disciplinas/ciencia-politica/?page=1&amount=30

14/15

17/09/12

Questes de Concursos - Questes de Cincia Poltica - AtPassar

Sugestes Sobre
Sobre o AtPassar Equipe Blog do AtPassar

Termos Legais
Termos de uso Poltica de Privacidade

Precisa de Ajuda?
Iniciando no AtPassar Perguntas mais frequentes (FAQ) Frum de idias

Questes de Concursos
Todas as Questes Minhas questes resolvidas Estatsticas de questes Pesquisa de questes Simulados Simulados mais utilizados

Contato
Fale Conosco Twitter Facebook Orkut YouTube 2011 AtePassar.com. Todos os Direitos Reservados.

atepassar.com/questoes-de-concursos/disciplinas/ciencia-politica/?page=1&amount=30

15/15

Vous aimerez peut-être aussi