Vous êtes sur la page 1sur 11

A TEORIA DOS DIREITOS HUMANOS

Flvio Maria Leite Pinheiro Bacharel em Direito, Professor Universitrio da Universidade Federal do Cear (UFC) e da Universidade Estadual Vale do Acara (UVA), Procurador Autrquico Federal, Especialista em Direito Processual, em Direito Empresarial e em Direito Constitucional, membro do Comit de tica em Pesquisa da UVA, Conselheiro do CEPE/UVA, Conselheiro do CONSUNI/UVA, Conselheiro da RNML e Coordenador do Curso de Direito da UVA. E-mail: flavio.pinheiro@uvanet.br

RESUMO - O presente artigo trata de um breve estudo sobre o alcance da teoria dos direitos humanos, apresentando como principal inteno da pesquisa promover a correta compreenso das caractersticas tcnico-jurdicas que compe o conceito de direitos humanos. 1 Palavras-chave: Direitos Humanos. Conceito. Compreenso. The Theory of the Human Rights Abstract: the present article deals with a briefing study on the reach of the theory of the human rights, presenting as main intention of the research to promote the correct understanding of the technician-legal characteristics that composes the concept of human rights. Keywords: Human Rights, concept, understanding

INTRODUO

A convico de que todos os seres humanos tm o direito a ser igualmente respeitados pelo simples fato de sua humanidade a idia central do movimento em prol dos direitos humanos. A dimenso internacional dos direitos humanos um fenmeno recente na histria mundial consolidando-se a partir da II Grande Guerra. A sucesso de tragdias humanas ocorridas a partir da segunda metade do sculo XX impe uma conscientizao permanente sobre a capacidade de destruio do ser humano. Instiga, por isso mesmo e de igual modo,

Este artigo cientfico trata-se de um resumo na monografia classificada em 1 lugar no VI Congresso Brasileiro de Operadores e Estudantes de Direito, realizado em Fortaleza, no ano de 2008.

uma reviso das lies do passado alm de modstia em relao ao progresso e aos avanos materiais e tecnolgicos da humanidade. Tendo como fundamental essa compreenso, buscar-se- fazer neste trabalho um breve estudo sobre o alcance do conceito de direitos humanos, abstendo-se acerca de sua fundamentao poltica ou filosfica, embora sejam matrias tambm relevantes, mas que ensejam um debate mais aprofundado sobre o tema. A principal inteno da pesquisa promover a correta divulgao, das caractersticas tcnico-jurdicas que compem o conceito de direitos humanos numa abordagem voltada principalmente para os iniciantes neste tema. Observando-se a evoluo do direito internacional pblico nas ltimas dcadas, percebe-se a acelerao do fenmeno da internacionalizao de matrias como meioambiente, desenvolvimento sustentvel, autodeterminao dos povos e dos direitos humanos, em geral. O fluxo de assuntos, originalmente tidos como privativos do Estado, transpostos ao domnio internacional, incrementou-se grandemente. O reconhecimento da existncia ou da supremacia de normas de direito internacional, imponveis aos Estados, contribui significativamente para erodir o princpio do voluntarismo. Contudo, somente a partir da Segunda Guerra Mundial vem sendo instaurado progressivamente o sistema internacional de proteo aos direitos humanos. Alis, como bem sintetiza a emrita Professora Flvia Piovesan: No momento em que os seres humanos se tornam suprfluos e descartveis, no momento em que vige a lgica da destruio, em que cruelmente se abole o valor da pessoa humana, torna-se necessrio a reconstruo dos direitos humanos, como paradigma tico de restaurar a lgica do razovel. (PIOVESAN, 2006, p.13) Vislumbra-se que seu desenvolvimento histrico rompe com numerosas concepes tradicionais de direito internacional 2 . Afirma, a propsito, o renomado Celso Mello que: O direito internacional dos direitos humanos pode ser definido como o conjunto de normas que estabelece os direitos que os seres humanos possuem para o desenvolvimento de sua personalidade e estabelecem mecanismos para a proteo de tais direitos. (MELLO, 2001, p. 33).
2

Os direitos humanos tm carter peculiar no direito e nas relaes internacionais por vrias razes. Em primeiro lugar porque tm como sujeitos no os Estados, mas sim, no dizer de Noberto Bobbio, o homem e a mulher na qualidade de cidados do mundo. Em segundo porque, pelo menos primeira vista, a interao dos Governos nesta rea no visa a proteger interesses prprios. Em terceiro, e indubitavelmente, porque o tratamento internacional da matria modifica a noo habitual de soberania. ALVES, Jos Augusto Lindgren. Os direitos humanos como tema global. So Paulo: Perspectiva, 2003.

1 O CONCEITO DE DIREITOS HUMANOS

O conceito de direitos humanos pode ser definido sob dois aspectos. O primeiro trata da anlise dos fundamentos primeiros desses direitos, sendo tema de grande relevncia para a filosofia, sociologia e cincia poltica contempornea. O segundo aspecto a abordagem jurdica dessa categoria de direitos que se relaciona diretamente com o conjunto de tratados, convenes e legislaes cujo objeto a definio e regulao dos mecanismos, internacionais e nacionais, garantidores dos direitos fundamentais da pessoa humana. A expresso direitos humanos pode referir-se a situaes polticas, sociais e culturais que se diferenciam entre si, tendo significados diversos. Assim, o conceito de direitos humanos alcana um carter fluido, aberto e de contnua redefinio. Neste ambiente, como fcil perceber, cada autor encontrar a definio que julgar mais apropriada. Para Louis Henkin [19-] 3 , os direitos humanos constituem um termo de uso comum, mas no categoricamente definido. Esses direitos so concebidos de forma a incluir aquelas reivindicaes morais e polticas que, no consenso contemporneo todo ser humano tem ou deve ter perante sua sociedade ou governo; reivindicaes estas reconhecidas como de direito e no apenas por amor, graa ou caridade. Sob essa tica, os direitos humanos so aqueles direitos fundamentais que o homem possui pelo fato de ser humano, por sua prpria natureza e pela dignidade que a ela inerente. Ademais, alm dos aspectos normativos, os direitos humanos so produtos de lutas polticas e dependem de fatores histricos e sociais que refletem os valores e aspiraes de cada sociedade, sendo que tambm requerem um ambiente propcio para que sejam respeitados. Por isso, os direitos humanos devem ser examinados sistematicamente a partir de uma perspectiva interdisciplinar que considere todos os seus aspectos e no perca de vista o contexto histrico e social em que esto inseridos 4 .

HENKIN, Louis. The rights of man today. [S.I.: s.n.] [19-]. Recentemente, sob a influncia dos juspublicistas alemes, adotou-se a expresso direitos fundamentais para designar aqueles direitos inerentes pessoa humana, inseridos no texto das constituies e que se encontram portanto tutelados jurdica e jurisdicionalmente pelo Estado. (GUERRA FILHO 1995, p. 69-74).

2 ELEMENTOS CONSTITUTIVOS

Resultado da II Conferncia Mundial de Direitos Humanos de 1993, a Declarao de Viena um dos documentos mais abrangentes adotados consensualmente pela comunidade internacional sobre o tema dos direitos humanos. Tal Conferncia contribuiu decisivamente para consolidar e difundir a importncia de temas de interesse internacional como os direitos humanos. Alm disso, ps fim a antigas disputas doutrinrias sobre os principais fundamentos dos direitos humanos. De fato, os direitos humanos adquirem algumas caractersticas prprias, que os diferenciam dos demais direitos, e que ajudam a defini-los e a reconhec-los, so eles: internacionalismo, universalidade, indivisibilidade e como direitos frente ao Estado.

2.1 A Universalidade e Indivisibilidade dos Direitos Humanos

O debate sobre os fundamentos comuns dos direitos humanos encontra-se intimamente relacionado com a prpria eficcia dos mecanismos garantidores do sistema de proteo desses direitos. A questo de legitimao universal dos direitos humanos deixou de ser terica e abstrata passando a fazer parte do conjunto de fatores determinantes de sua eficcia. Assim, a construo de uma teoria justificadora dos direitos humanos, que possa fundament-los e sirva para definir quais so os direitos humanos, supe a superao da dicotomia universalismo/relativismo. A idia central do relativismo consiste em afirmar que no existe um valor moral nico que possa atender ao bem-estar de todos os seres humanos porque as particularidades culturais exercem um papel determinante na forma sob a qual os valores assegurados pelos direitos humanos iro formalizar-se. Contudo, preciso modificar esse entendimento por meio da identificao de argumentos racionais que possibilitem a construo dos fundamentos dos direitos humanos em torno tambm de valores universais, resumidas na idia de dignidade humana. A manuteno da dignidade humana constitui o cerne dos direitos humanos, pois por meio deles que sero asseguradas as mltiplas dimenses da vida humana e garantida a realizao integral da pessoa.

A marca caracterstica da universalidade dos direitos humanos residir no seu contedo, isto , normas gerais que se destinam a todas as pessoas como seres humanos quer sejam nacionais ou estrangeiros. O problema da fundamentao tica dos direitos humanos est relacionado com a busca de argumentos racionais e morais que justifiquem sua pretenso de validade universal. A argumentao permite o exerccio da liberdade, do confronto e do amadurecimento de idias, em direo a uma soluo jurdica que no tem a pretenso de aniquilar as diferenas culturais como afirma a corrente relativista e sim de propor uma soluo razovel. A reafirmao da universalidade dos direitos humanos constituiu uma das conquistas da Declarao de Viena ao afirmar no seu artigo 1. que: A natureza universal de tais direitos e liberdades no admite dvidas. E ainda afirma no artigo 5. que as particularidades histricas, culturais e religiosas devem ser levadas em considerao, mas os Estados tm o dever de promover e proteger todos os direitos, independentemente dos respectivos sistemas. A indivisibilidade dos direitos humanos est relacionada com a compreenso integral desses direitos os quais no admitem fracionamentos. So os direitos econmicos, sociais e culturais que sofrem as maiores crticas relacionadas a esse respeito. Essa questo foi tratada por ocasio da I Conferncia Mundial de Direitos Humanos, de 1968, realizada em Teer e tambm ratificada na II Conferncia de Viena de 1993. A idia inicial durante a Conferncia de Teer era instituir um Pacto Internacional de Direitos Humanos, de natureza jurdica obrigatria, para complementar o sistema da Declarao Universal e estabelecer um mecanismo jurdico de controle internacional. Contudo, por razes polticas decorrentes da Guerra Fria, o Pacto Internacional foi dividido em dois: o Pacto Internacional dos Direitos Civis e Polticos e o Pacto Internacional dos Direitos Econmicos, Sociais e Culturais. Durante a elaborao dos dois Pactos, instituiu-se ento que o grupo ocidental enfatizava os direitos civis e polticos enquanto o grupo socialista privilegiava os direitos econmicos, sociais e culturais. Mais tarde, com o fim da Guerra Fria, percebeu-se que os argumentos levantados em prol de uma ou outra categoria de direitos ressaltava a unidade fundamental de concepo dos direitos humanos, pois tantos os direitos civis e polticos quanto os direitos econmicos, sociais e culturais ora requerem aes positivas ora negativas por parte do Estado. De qualquer maneira, o Direito Internacional dos Direitos Humanos consagra, efetivamente, os direitos polticos, a saber, tanto o direito de votar e ser votado, quanto de ter

eleies peridicas autnticas e o sufrgio universal e secreto; quanto os direitos econmicos, sociais e culturais, relacionados ao direito moradia, sade, alimentao ao desenvolvimento sustentvel. Desta forma, a garantia dos direitos civis e polticos condicionada observncia dos direitos sociais, econmicos e culturais e vice-versa. Atualmente, o entendimento predominante de que todos os direitos humanos so interdependentes e indivisveis, cabendo aos direitos civis e polticos importante papel na consecuo do desenvolvimento. Se, por um lado, as condies estruturais tm reflexo bvios na situao dos direitos econmicos e sociais, afetando tambm os direitos civis mais elementares; por outro lado, a ausncia de nveis satisfatrios de desenvolvimento econmicosocial no mais aceita como escusa para a inobservncia de tais direitos. Assim como as deficincias econmicas deixaram de ser justificativas para as violaes, tambm perdeu valor explicativo o relativismo cultural. Conseqentemente, pode-se dizer que todos os direitos humanos, nacional e internacional, constituem um complexo integral, harmnico e indivisvel, em que os diferentes direitos esto necessariamente inter-relacionados e so interdependentes entre si. Afinal, como proclamou a Conferncia de Teer, a realizao plena dos direitos civis e polticos seria impossvel sem o gozo dos direitos econmicos, sociais e culturais.

2.2 Os Direitos Humanos como Direitos frente ao Estado

Ao refletir sobre o tema direitos humanos, observa-se que de grande relevncia a lio de Buergenthal: A derrocada dos regimes ditatoriais em muitas partes do mundo e a luta contra os que ainda permanecem no Poder encontram sua inspirao moral e sua validade jurdica e poltica no direito internacional contemporneo dos direitos humanos. Este direito une a humanidade em um compromisso comum com a liberdade e a dignidade humana. E embora o mundo ainda no se tenha livrado das violaes de direitos humanos brutais e em larga escala, j percorreu um longo caminho desde os dias em que Governos podiam escapar das condenaes por estes atos ao alegarem que o direito internacional no os prescrevia e que, por conseguinte, tratava-se de interveno em sua jurisdio interna por organizaes internacionais e outros Governos ao condenarem tais abusos. (BUERGENTHAL, apud CANADO TRINDADE, 1992, p. 72).

Geralmente, a expresso direitos humanos reservada a certos direitos bsicos ou elementares que so inerentes a todas as pessoas e derivam unicamente do fato de sua condio de ser humano. Ento, como saber quais so esses direitos? De um lado, verifica-se que o contedo material tem como referncia a dignidade inerente a todo ser humano, independentemente da controvrsia entre positivistas e jusnaturalistas. Por outro lado, esta noo substantiva tambm supe um elemento formal, o qual indica as circunstncias em que os direitos humanos adquirem relevncia. Com efeito so, antes de tudo, as prerrogativas que o indivduo tem frente ao Estado e que limitam o exerccio de seu Poder. Pode-se, ento, a partir dessas premissas, definir os direitos humanos como prerrogativas que tem todo indivduo frente aos rgos do Poder para preservar sua dignidade como ser humano e cuja funo executar a interferncia indevida do Estado em reas especficas da vida individual e assegurar a prestao de determinados servios por parte do Estado para satisfazer as necessidades bsicas que reflitam as exigncias fundamentais de cada ser humano. Esta definio proposta faz referncia tanto ao contedo material quanto ao elemento formal inerentes ao conceito de direitos humanos e alude ao carter universal desses direitos; tambm ressalta o carter histrico-valorativo dos direitos humanos sugerindo que possuem um carter aberto, fluido e dinmico.

2.3 O Efeito Vertical e Horizontal dos Direitos Humanos

Enquanto direitos inerentes a todo ser humano e de vigncia universal que o distingue de outros direitos os direitos humanos se caracterizam por sua obrigatoriedade recair nos Estados e no em outros indivduos. Neste sentido, a doutrina faz referncia a esse fenmeno como sendo o efeito vertical dos direitos humanos. Esta caracterstica de nenhuma maneira implica em desconhecer as repercusses que as relaes com outros indivduos tm para o gozo e exerccio desses direitos o que constitui o chamado efeito horizontal e que tambm traz consigo obrigaes especficas para o Estado enquanto garantidor desses mesmos direitos.

O efeito vertical tambm pode ser explicado da perspectiva do direito internacional, podendo-se observar uma diferena radical entre o direito internacional clssico e o direito internacional dos direitos humanos. No primeiro, as relaes entre os Estados, como sujeitos desse ordenamento jurdico, so horizontais fundamentalmente. No direito internacional dos direitos humanos supe-se uma relao desigual entre Estado e os indivduos sob sua jurisdio que bem pode caracterizar-se como vertical. Como parte do debate poltico, que considera um mundo marcado pela violncia em suas variadas formas, existe uma discusso doutrinria sobre quem pode violar os direitos humanos. Os diversos instrumentos de proteo aos direitos humanos incorporam obrigaes e contedos de naturezas diversas: alguns so suscetveis de aplicao imediata, outros so programticos. Essa assertiva fundamental para que se possa entender sobre a natureza jurdica das obrigaes de direitos humanos e identificar esses direitos como de validade erga omnes, sendo obrigaes integrais, objetivas e inderrogveis no sentido de que so reconhecidos em relao ao Estado, mas tambm necessariamente em relao a outras pessoas, grupo ou instituies que poderiam impedir o seu exerccio. Alm disso, o fato de os instrumentos internacionais serem direcionados principalmente para a preveno e punio de violaes de direitos humanos cometidas pelo Estado, seus agentes e rgos, revela uma grave lacuna: a da preveno e punio de violaes de direitos humanos cometidos por particulares ou por autores no identificados. Para Canado Trindade (op. cit.), o Estado responsvel por omisso, ou seja, por no tomar as medidas positivas de proteo. Alm do Estado, acredita-se que podem as organizaes internacionais, as empresas multinacionais, rgos de comunicao, os grupos guerrilheiros ou terroristas e os delinqentes comuns em relaes inter-individuais (e.g. violncia domstica) cometerem violaes aos direitos humanos. Em primeiro lugar, cumpre destacar que a obrigao de respeitar/fazer respeitar ou assegurar/garantir todos os direitos humanos consagrada em alguns tratados internacionais, pode ser interpretada como o dever da devida diligncia dos Estados-Partes para prevenir e evitar que os direitos de uma pessoa possam ser violados por outrem; e em caso afirmativo pressupe-se a obrigao de punir. Desta forma, uma violao de direitos humanos por indivduos ou grupos pode ser sancionada indiretamente, quando o Estado no cumpre seu dever de dar a devida proteo e de tomar as medidas necessrias para prevenir ou punir os responsveis.

Em segundo lugar, a negligncia na preveno do delito e na aplicao da punio constitui uma violao das obrigaes assumidas pelo Estado em matria de direitos humanos. Tal obrigao, no caso da obrigao penal, resulta do fato de que toda pessoa tem o direito de viver sem o temor da violncia criminal e deve o Estado evitar de todos os meios possveis a impunidade de tais atos. Pode ainda o fato ilcito no acarretar inicialmente a responsabilidade internacional do Estado por ter sido praticado por particular mas no o exime da falta de diligncia para preveni-lo e garantir uma punio de responsabilidade das instncias judiciais nacionais. Na realidade, a determinao da responsabilidade internacional dos indivduos ou particulares por delitos penais assim como as suas sanes uma etapa do desenvolvimento do Direito Internacional Penal. Por ltimo, cabe salientar que a existncia de rgos internacionais de proteo dos direitos humanos obedece necessidade de proporcionar uma instncia na qual os indivduos possam recorrer quando seus direitos tiverem sido violados por rgos ou agentes do Estado, porm os rgos internacionais tambm esto investidos na funo de supervisionar o respeito s obrigaes assumidas pelo Estado nessa matria, que implicam deveres jurdicos de tomar medidas positivas para prevenir, investigar e punir as violaes dos direitos humanos.

3 CONCLUSO

So numerosas as questes que envolvem o tema dos direitos humanos, mas no fcil resumi-las nem comentar sobre todos os aspectos doutrinrios. O importante t-las presentes, ter delas conscincia, a fim de que, no momento prprio, os problemas possam ser superados. imperioso que os estudiosos trabalhem conscientes de que, nesta poca em que tudo se questiona, o tema da fundamentao dos direitos humanos assume papel central na academia das cincias jurdicas. Desse modo, preciso operar a mudana de mentalidade e a conscientizao dos estudantes e dos operadores do direito a respeito do tema ora analisado, a fim de que novos princpios e conceitos sejam aplicados, mostrando aos cidados o caminho do entendimento e da harmonia, sem o qual seremos forados a uma convivncia prpria dos perodos mais obscuros registrados pela histria.

REFERNCIAS

ALVES, Jos Augusto Lindgren. Os direitos humanos como tema global. So Paulo: Perspectiva, 2003. CANADO TRNDADE. Antnio Augusto. A proteo dos direitos humanos nos planos nacional e internacional: perspectivas brasileiras. San Jos: IIDH, 1992. GUERRA FILHO, Willis Santiago. A contribuio de Karl Marx para o desenvolvimento da cincia do direito. In: Revista da Faculdade de Direito da UFPR, Curitiba, v.28, n. 28, p. 6974, 1995. MELLO. Celso D. Albuquerque. Curso de direito internacional pblico. 13 Ed. Rio de Janeiro: Renovar, 2001. PIOVESAN, Flvia. Direitos humanos e o direito constitucional internacional. 7. ed. So Paulo: Saraiva, 2006.

AUTORIZAO Autorizo a publicao do presente artigo, a ttulo gratuito, e declaro que o mesmo no possui natureza indita, haja vista ter sido apresentado pelo autor, no VI Congresso Brasileiro de Operadores e Estudantes de Direito (Direito 2008), realizado em Fortaleza, no ano de 2008, tendo recebido naquela ocasio o Prmio Aldy Mentor.

DADOS DO AUTOR: NOME: Flvio Maria Leite Pinheiro. FILIAES INSTITUCIONAIS: Universidade Federal do Cear (UVA), Universidade Estadual Vale do Acara (UVA), Instituto Nacional de Metrologia e Qualidade Industrial (INMETRO). TITULAO: Especialista em Direito Processual Civil, Direito Empresarial e Direito Constitucional. TELEFONE: (85) 99021333 (85) 32726234. ENDEREO: Rua Francisco Holanda, 992, apto. 101 Dionsio Torres, Fortaleza-CE, CEP 60130-040. E-MAIL: flavio.pinheiro@uvanet.br flaviopinheiro_@hotmail.com

Vous aimerez peut-être aussi