Vous êtes sur la page 1sur 15

CERIMNIA DE INSTALAO DOS OFICIAIS

uma cerimnia aberta emitida pelo

Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a Repblica Federativa do Brasil

Segunda Edio 2009

CERIMNIA DE INSTALAO DOS OFICIAIS


Um Servio de Instalao aberto pode ser incrementado com detalhes importantes, tais como, selees musicais, adereos, e apresentao de smbolos adequados para a cerimnia. Isto deve ser feito da forma mais impressionante possvel, pois uma oportunidade para os DeMolays explicarem e exemplificarem os objetivos da Ordem para aqueles que jamais podero aprender de outra maneira.

A critrio do Grande Mestre de Estado, os Oficiais podero ser instalados nesta ordem ou na ordem inversa, somente. Alm disso, a instalao de alguns oficiais poder ser dividida entre os demais membros do time de Oficiais Instaladores. Isto permitir que os outros Oficiais tenham oportunidades de participar. No entanto, o Oficial Instalador responsvel por sempre conhecer toda a parte que lhe cabe na cerimnia. Ao instalar um oficial, o membro do time de Oficiais Instaladores dever se movimentar para o ponto O. Os movimentos de solo devero ser feitos da maneira mais eficiente possvel.

Com a permisso do Grande Mestre de Estado, o juramento do Mestre Conselheiro poder ser dado por outro DeMolay ou adulto, mas deve ser feito de memria.

Oficiais requeridos: Oficial Instalador: O.I. Primeiro Conselheiro Instalador: 1C.I Segundo Conselheiro Instalador: 2C.I Mestre de Cerimnias Instalador: MCer.I Capelo Instalador: Cap.I Primeiro Dicono Instalador: 1DI

Acessrios Requeridos: Malhetes no posto do O.I. e 1C.I; Bblia Sagrada fechada no Altar; livros escolares no posto do O.I.; Bandeira Nacional padro no local indicado no Diagrama Um; sete candelabros com velas arrumados como indicado no Diagrama Um;

Itens Opcionais: Toalha para o Altar; Estandarte do Captulo colocado conforme indicado no Diagrama Um; Flores no Altar; forro para as mesas; basto para o MCer.I.

Os membros da equipe instaladora ocupam os postos correspondentes aos dos Oficiais do Captulo at o Oficial ser instalado, quando ento os membros da equipe instaladora se sentaro em cadeiras extras que devero ser reservadas para eles.

Os Oficiais Instaladores formam uma fila simples na porta nesta ordem: O.I. 1C.I 2C.I MCer.I Cap.I 1DI. O O.I., liderando a fila, se move do ponto A para D G F J formando um tringulo conforme o indicado:

O.I. 1C.I 1DI MCer.I Cap.I 2C.I

Eles se ajoelham para um momento de prece silenciosa.

O.I.

Amm

Oficiais Instaladores se levantam e o O.I. se move J K S S V Z X e se vira para o Oeste.

O.I.

* (uma batida)

Simultaneamente 1C.I se vira para a esquerda e 2C.I se vira para a direita. Eles se movem para as respectivas faixas de movimentao e depois para os seus postos. Assim que eles alcanarem as faixas de movimentao, simultaneamente: 1DI se vira para a direita e MCer.I e Cap.I se viram para a direita. Eles se movem para as respectivas faixas de movimentao e depois para os seus postos, com o MCer.I seguindo o Cap.I.

O.I.

* (uma batida)

Todos, exceto o O.I. se sentam.

O.I.

Amigos, em nome do Captulo ........ n. .... da Ordem DeMolay, ns lhes damos as boas vindas, muito cordialmente, a esta cerimnia de instalao dos Oficiais que foram eleitos ou nomeados para o mandato subseqente. Pode no ser fora de propsito, explicar agora, brevemente, as finalidades gerais de nossa ordem, para a qual, somente jovens rapazes com idade entre 12 e 21 anos so elegveis a ingressar. Embora ns tenhamos sinais secretos, palavras e modos de reconhecimento, ns no temos segredos para o mundo no que se refere a nossa causa e objetivos centrais. Ns estamos ligados por uma melhoria mtua, para ajudar uns aos outros a viver uma vida limpa, varonil, ntegra e patritica que nos dar crdito com nossos pais e amigos, e que merecer o apreo de todos os homens de bem. Em nossas reunies ns ensinamos somente princpios que esto em harmonia com este elevado propsito e em nossas vidas dirias tentamos pratic-los. Sentimos que podemos contar verdadeiramente com nossa Ordem em nossas vidas e em particular com a calorosa ajuda de todos os homens e mulheres de bem.

O.I.

Irmo Primeiro Dicono Instalador, voc comparecer ao Altar.

Sugesto de msica.

1DI se move X Z M para o candelabro 1, acende-o e acende os outros, em ordem, cruzando entre o Altar e o Leste, o O.I. comea o seguinte discurso assim que o 1DI ascende o candelabro 1. O.I. e 1DI coordenam a fala e a ao de modo que o candelabro 7 seja aceso quando o O.I. concluir seu discurso.

O.I.

Nossos antepassados bem sabiam que a liberdade religiosa, representada pela Bblia Sagrada, que a liberdade civil, representada pela bandeira de nossa ptria, e a liberdade intelectual, representada pelos livros escolares, deviam sempre caminhar lado a lado e em ordem para serem efetivas. Em torno destes baluartes, a Ordem DeMolay coloca sete velas, simbolizando as Sete Virtudes Cardeais de um DeMolay -- amor filial, reverncia pelas coisas sagradas, cortesia, companheirismo, fidelidade, pureza e patriotismo. Como a luz destas velas ilumina esta sala capitular, possa sua luz brilhar diante dos homens, afim de que eles possam ver os seus bons trabalhos e glorificar o seu Pai que est no cu.

1DI se move do candelabro 7, J K Z X, ele fita o Oeste.

O.I.

* (uma batida)

1DI se senta.

O.I.

Irmo Primeiro Conselheiro Instalador, voc abrir a Bblia Sagrada no Altar.

*** (trs batida)

Todos se levantam. 1C.I se move X Z H G J, fitando o Leste, ajoelha-se sem tocar o Altar, abre a Bblia lenta e reverenciadamente, se levanta sem tocar o Altar.

1C.I Abrimos a Bblia Sagrada, o alicerce de nossa f em dias eternos, sobre o Altar como um smbolo da liberdade religiosa que um direito inalienvel de todas as pessoas. Sobre este Altar no est o emblema de um credo ou o depsito de qualquer sistema de teologia, mas a palavra de um Deus vivo e verdadeiro, cuja Paternidade universal ensina a inevitvel lio da fraternidade de todos os Seus filhos. Sem a oportunidade de adorar a Deus de acordo com os ditames da nossa prpria conscincia, nossa liberdade seria falsa e, por isso, como alicerce de todas as outras liberdades, ns colocamos a palavra de Deus sobre nosso Altar e eu, solenemente recomendo aos membros deste Captulo que sempre caminhem a luz de seus ensinamentos e nunca se mantenham longe de suas pginas abertas.

1C.I se move J G H Z X e se vira para o Leste.

O.I.

Irmo Segundo Conselheiro Instalador, voc providenciar que a bandeira de nosso pas seja apresentada no Altar.

2C.I Irmo Primeiro Dicono Instalador, voc apresentar a bandeira de nossa ptria no Altar.

1DI se movimenta diretamente para a Bandeira.

2C.I Irmos e amigos, vocs permanecero de p em ateno e saudao nossa Bandeira.

Permanecer em ateno e saudao significa estar de p com a cabea e o corpo eretos, os ombros para trs, as mos sobre as laterais das pernas, dedos para baixo, estando os indicadores sobre a risca da costura lateral da cala. proporo em que a Bandeira se move, a cabea e o corpo se movem juntos de modo que a pessoa sempre esteja sempre olhando para a Bandeira. O Primeiro Dicono Instalador segura o mastro da Bandeira com as duas mos. Poder usar luvas brancas. (Veja as figuras).

No Brasil, o 1DI a retira com ambas as mos, e coloca o mastro apoiado em seu ombro esquerdo. Ao chegar em sua posio diante do Altar, coloca o mastro na posio vertical, segurando-o com ambas as mos fechadas, ficando o pano desfraldado, porm sem tocar o cho (Lei 5.700 de 1 de Setembro de 1.971).

Quando o 1DI pegar a Bandeira, todas as pessoas permanecem em ateno, at que os Hinos tenham terminado e voltam a essa posio quando o 1DI se dirige com a Bandeira para o seu posto. O 1DI no canta os hinos.

Sugesto de msica.

1DI se move Z V U T Q Q F G, se vira para o Altar e permanece a uns 6 passos do ponto J, Todos, exceto o 1DI devem cantar os hinos.

2C.I Cantemos o Hino da Bandeira.

Executa-se o Hino Bandeira.

2C.I Cantemos o Hino Nacional Brasileiro.

Executa-se o Hino Nacional.

2C.I se move X Z L N O e se vira para o Oeste.

2C.I Apresentamos a bandeira no Altar, como um smbolo da liberdade civil, sem a qual no poderia haver liberdade religiosa. oportuno que esta bandeira seja entregue a guarda desses jovens rapazes que logo se tornaro cidados e que por sua honra devero defender esta bandeira, ou nos campos de batalha ou na perptua luta dos bons cidados contra o mau. Em todas as crises da histria desta nao ns temos chamado nossos jovens e agradecemos a Deus, que nunca nos deixou de responder. O verde, o amarelo, o azul e o branco em nossa bandeira representam as riquezas e a grandiosidade de nossa ptria que devemos aos nossos antepassados que lutaram para que pudssemos desfrutar de liberdade. Ns, por isso, a apresentamos em nosso Altar como uma sentinela a nos guardar enquanto a adoramos e eu, solenemente, recomendo aos membros deste Captulo que nunca a deixem de proteg-la, e fora das paredes deste Captulo, sempre viver de maneira digna desta sagrada bandeira.

2C.I se move O N L Z X e se vira para o Norte. Depois que o 2CI estiver em seu posto o 1DI se move G H S V e coloca a Bandeira em seu pedestal, e depois se move X e fita o Oeste.

O.I.

* (uma batida)

Todos, exceto o O.I. se sentam. O O.I. carregando os livros escolares, se move X T U R O, se vira para o Oeste e coloca os livros escolares no canto Nordeste do Altar.

O.I.

Do meu posto no Leste, emblema da manh da vida, colocamos os livros escolares no Altar como um smbolo da liberdade intelectual, sem a qual no poderamos ter liberdade civil nem religiosa. Eles so especialmente o smbolo do grande sistema de escolas pblicas de nosso pas, a fundao daquele esclarecimento universal que a glria coroada de nossas instituies. O apoio devotado as nossas escolas pblicas um ensinamento cardial da Ordem DeMolay. Ns nos opomos inalteravelmente que um mesmo prdio comporte uma escola, uma igreja e uma sede do governo civil. Liberdade civil, religiosa e intelectual so trs fontes da grandeza de nosso pas, mas elas devem permanecer a ss, sob diferentes fundaes e debaixo de tetos separados. Estes livros, representando aqueles que so levados para as escolas pblicas por milhes de meninas e meninos todos os dias, so os smbolos vitais de nossas liberdades, como a Bblia Sagrada, que a regra e guia de nossa f, ou a bandeira que protege a igreja, a escola e o poder civil. Ns, por isso, colocamos estes livros sobre o Altar e eu, solenemente, recomendo aos membros deste Captulo sempre lutarem pela proteo, permanncia e existncia livre das escolas pblicas, a cidadela de nossa segurana e a fonte nica e verdadeira da liberdade em um governo do povo, pelo povo e para o povo.

O O.I. se move O R U V Z X, se vira para o Oeste.

O.I.

Como nenhum grande empreendimento deve comear sem pedir a beno do Onipotente Deus, dirijam sua ateno ao Capelo Instalador que nos guiar em orao.

*** (trs batida)

Todos se levantam.

O.I.

Irmo Capelo Instalador, voc nos guiar em orao.

As luzes so diminudas. Cap.I, conduzido pelo MCer.I, se move X Z I J. MCer.I e Cap.I param no ponto J. MCer.I d um passo frente, em direo ao Norte. Ambos se viram para o Leste. Simultaneamente, Cap.I d um passo frente em direo ao Altar e MCer.I d um passo para trs. Quando o Cap.I e o MCer.I deixarem seus postos, todos os DeMolays Ativos no Leste e o 1 e 2C descero ao nvel do cho.

O.I.

Os DeMolays ativos se ajoelharo sobre o joelho esquerdo. Todos os demais permanecero de p.

Todos os DeMolays Ativos, exceto o MCer.I, se ajoelham em unssono com o Cap.I.

Cap.I Onipotente Deus, nosso Pai celestial, ns o agradecemos pelas muitas oportunidades que tivemos para mostrar os mltiplos dons de vossa graa. Ns vos agradecemos pelo privilgio de trabalhar e pelo conhecimento de vosso eterno amor. Pedimos vossa beno especial sobre esses Oficiais que assumem a responsabilidade de liderana neste Captulo. D-lhes vossa orientao contnua e cuidado protetor. D-lhes a vontade de compreender, a coragem para fazer aquilo que justo e a fora para colocar em prtica os vossos ensinamentos. Amm.

TODOS

Amm.

Os DeMolays Ativos se levantam quando o Cap.I levantar. Cap.I d um passo para trs, simultaneamente MCer.I d um passo frente em direo ao Altar. Ambos se viram para o Norte. Cap.I d um passo frente, ficando do lado do MCer.I Cap.I conduzido pelo MCer.I se move J K V Z Cap.I cruza frente do MCer.I e move X, permanecendo virado de frente para o seu Posto. MCer.I move X Z. MCer.I e Cap.I se viram para o Oeste simultaneamente. Assim que o Cap.I levado do Altar, todos os DeMolays Ativos que se sentam no Leste e o 1C e 2C retornam aos seus Postos. As luzes so totalmente acesas.

O.I.

Eu agora declaro este Captulo aberto com a finalidade de instalao.

* (uma batida)

Todos, exceto o O.I., se sentam.

Sugesto de msica.

O.I.

Irmo Mestre de Cerimnias Instalador, voc ler o nome dos Oficiais que foram eleitos ou nomeados para servir este Captulo no mandato subseqente.

Feito.

Se o Captulo desejar os Oficiais que sero instalados j podero estar sentados dentro da Sala Capitular, ou nos postos que esto prestes a assumir, ou em

alguma outra rea reservada para este fim. Se qualquer um destes mtodos for utilizado, os Oficiais formaro o tringulo como ilustrado na Figura 2 quando seus nomes forem lidos. Ou, se o espao permitir, os Oficiais podero se sentar no tringulo ilustrado na Figura 2, a partir do incio da cerimnia.

Esta parte poder ser omitida por opo do Grande Mestre de Estado.

O.I.

Irmos do Captulo, vocs esto diante daqueles que foram eleitos ou nomeados para servir no mandato subseqente. Vocs prometem fiel cooperao com todos os seus esforos para o crescimento dos interesses de nossa Ordem?

TODOS

Ns prometemos.

O.I.

Vocs prometem deixar de lado todos os pequenos cimes e ambies e trabalhar leal e assiduamente com eles no cumprimento do dever ou da parte do seu trabalho que lhe for designada?

TODOS

Ns prometemos.

O.I.

Irmos Conselheiros, vocs puderam ouvir de seus irmos a garantia das promessas de leal apoio dentro e fora do Captulo. Vocs, por sua vez, prometem trabalhar zelosamente com eles para lev-los em direo aos propsitos que a todos anima?

Cons. Ns prometemos.

O.I.

Irmos Conselheiros e irmos deste Captulo, em nome de nossa Ordem, eu aceito suas promessas de cooperao como um feliz pressgio de sucesso que esse zelo e harmonia mtua asseguram. O trabalho comum no pode ser feito s por Oficiais ou por membros somente. Os mais eficientes Oficiais que pudessem ser escolhidos seriam ineficazes sem a leal ajuda dos membros e os membros mais entusiastas seriam impotentes sem a liderana inteligente e consagrada. Sem essa fiel e eficiente cooperao vocs no podero ter esperana de que merecem o sucesso.

O.I.

Irmo Mestre de Cerimnias Instalador, voc apresentar os Preceptores para a instalao.

Feito.

MCer.I

Oficial Instalador, eu tenho o prazer de apresentar os Irmos ........, que foram escolhidos como Preceptores para o mandato subseqente.

O.I.

Meus irmos, desnecessrio para mim enfatizar a importncia dos deveres que vocs exercero ao exemplificar nosso ritual. Sem entrar em detalhes de suas partes nesse trabalho, eu posso veementemente recomendar a maior eficincia de que vocs sejam capazes. Sua seleo uma grande honra, pois foi dada a vocs a parte mais impressionante de nossa cerimnia de iniciao. A impresso que vocs passarem aos candidatos que lhes forem apresentados ser permanente, e quanto maior for a eficincia de vocs, maior ser essa impresso.

Irmo Mestre de Cerimnias Instalador, voc conduzir os Preceptores aos seus postos e depois voc apresentar o Tesoureiro, o Hospitaleiro e o Orador para a instalao.

Feito.

MCer.I conduz os Preceptores J K S S V T Q Q F C C D E E H S S V Z X. 1P se move Z X quando eles passarem pela primeira vez em seu posto. Os outros se movem Z X, em seqncia, quando passarem. Quando todos os Preceptores tiverem chegado a seus postos eles se sentam simultaneamente.

MCer.I

Oficial Instalador, eu tenho o prazer de apresentar o Irmo ........, que foi eleito Tesoureiro, o Irmo ........, que foi escolhido como Hospitaleiro e o Irmo ........ que foi escolhido Orador para o mandato subseqente.

O.I.

Irmo ........, voc foi escolhido para administrar as finanas deste Captulo e eu o lembro a rgida fidelidade no exerccio desta importante confiana. Com propriedade, eu lhe peo que tenha um rigoroso cuidado para que este Captulo possa, a qualquer tempo, conhecer sua situao financeira.

Irmo ........, seu dever, lembrar-nos, no desempenho de seus deveres como Hospitaleiro, que a caridade, no aquela pomposa e incompreensvel distribuio de esmolas, mas a caridade que foi traduzida como amor fraternal uma virtude que todos devemos praticar. O choro da necessidade soa cada vez mais em nossos ouvidos e para ele os nossos ouvidos nunca devero se fechar.

Irmo ........, voc foi escolhido como o Orador deste Captulo. E este um cargo de uma importncia que no pode ser subestimada. A interpretao da lio a ser ensinada no Grau DeMolay depende, em grande parte, da maneira como o Orador faz sua explicao sobre o significado fundamental dos ensinamentos de nossa Ordem. No com pouca habilidade que voc cumprir com sua parte no ritual e sua seleo para este cargo uma prova automtica da confiana que o Mestre Conselheiro tem em voc e em sua habilidade.

Irmo Mestre de Cerimnias Instalador, voc conduzir o Tesoureiro, o Hospitaleiro e o Orador para os seus respectivos postos e depois voc apresentar o Escrivo e o Porta Bandeira para a instalao.

Feito.

Tes., Hosp., e Or. se sentam em unssono quando chegarem aos seus postos.

MCer.I

Oficial Instalador, eu tenho o prazer de apresentar o Irmo ........, que foi escolhido como Escrivo e o Irmo ........, que foi escolhido como Porta Bandeira para o mandato subseqente.

O.I.

Irmo ........, voc foi escolhido para registrar os assuntos do Captulo e eu o lembro o cuidado, a polidez e a eficincia que fazem o trabalho de um secretrio valioso para qualquer fim. Os deveres de seu cargo so muitos e variados e no se resumem s reunies do Captulo. Ns confiamos em sua fidelidade em todos os momentos, para que nenhuma confuso possa acontecer com a rotina administrativa do Captulo.

Irmo ........, como o ttulo do seu cargo sugere voc o guardio oficial do amado smbolo da grandeza de nossa ptria. Patriotismo uma das virtudes cardeais de nossa Ordem, e como o guardio formal da bandeira voc deve nos recordar os nossos deveres comuns como companheiros naquelas bnos conquistadas por todos os sacrifcios daqueles que viveram virtuosamente e morreram gloriosamente para o bem de nossa ptria. A responsabilidade de honrar esta bandeira, em breve ser entregue em nossas mos e no h uma funo mais iluminada para voc, que foi escolhido como seu detentor.

Irmo Mestre de Cerimnias Instalador, voc conduzir o Escrivo e o Porta Bandeira para os seus respectivos postos e depois voc apresentar o Capelo para a instalao.

Feito.

Esc e P.B. se sentam em unssono quando chegarem aos seus postos.

MCer.I

Oficial Instalador, eu tenho o prazer de apresentar o Irmo ........, que foi escolhido como Capelo para o mandato subseqente.

O.I.

Irmo ........, voc foi escolhido para um cargo muito sagrado e honroso. Conforme sugerido por seu ttulo voc deve liderar o Captulo em suas devoes e nem preciso lhe lembrar que seu comportamento, em todos os momentos, deve ser escrupulosamente compatvel com a dignidade, a solenidade e a santidade de seus deveres. necessrio um rigoroso decoro em todos os postos oficiais, mas o seu, em particular, demanda muitas qualidades que justificaro a sua sbia escolha. Nossas devoes no so frmulas sem significado, mas so prticas de deveres constantemente inculcados em nossos ensinamentos.

Irmo Mestre de Cerimnias Instalador, voc conduzir o Capelo para o seu posto e depois voc apresentar o Mestre de Cerimnias e o Sentinela para a instalao.

Feito.

Cap. se senta quando chegar ao seu posto.

MCer.I

Oficial Instalador, eu tenho o prazer de apresentar o Irmo ........, que foi escolhido como Mestre de Cerimnias e o Irmo ........, que foi escolhido como Sentinela para o mandato subseqente.

O.I.

Irmo ........, ser o seu dever conduzir as procisses prescritas em nosso ritual e ainda cumprir outros deveres que podem lhe caber. Voc desempenhar com dignidade e eficincia os seus deveres que no so, de modo algum, desimportantes.

Irmo ........, voc foi escolhido pelo Mestre Conselheiro para ser o Sentinela. Seu posto do lado externo da porta. A voc recai o dever de zelar, para que ningum seja admitido s reunies do Captulo, a no ser que esteja plenamente qualificado. E bom lhe lembrar que voc o guarda do templo.

Irmo Mestre de Cerimnias Instalador, voc conduzir o Mestre de Cerimnias e o Sentinela para os seus respectivos postos e depois voc apresentar os Mordomos para a instalao.

Feito.

MCer e Sent se sentam em unssono quando chegarem aos seus postos.

MCer.I

Oficial Instalador, eu tenho o prazer de apresentar o Irmo ........, que foi escolhido como Primeiro Mordmo e o Irmo ........, que foi escolhido como Segundo Mordomo para o mandato subseqente.

O.I.

Irmos, seus deveres so sugeridos por seus ttulos e como parte integral de nosso trabalho vocs tm um lugar definido. Vocs devero ajudar os Diconos a conduzirem os candidatos durante a cerimnia de iniciao. Vocs tero muitas oportunidades de mostrar

seus eficientes trabalhos e os seus postos nos ensinam que todo o trabalho honrado e digno de fiel desempenho.

Irmo Mestre de Cerimnias Instalador, voc conduzir os Mordomos para os seus respectivos postos e depois voc apresentar os Diconos para a instalao.

Feito.

1M e 2M se sentam em unssono quando chegarem aos seus postos.

MCer.I

Oficial Instalador, eu tenho o prazer de apresentar o Irmo ........, que foi escolhido como Primeiro Dicono e o Irmo ........, que foi escolhido como Segundo Dicono para o mandato subseqente.

O.I.

Irmo ........, o cargo de Primeiro Dicono um posto de muita importncia dentro da linha de oficiais. Na interpretao do trabalho da Ordem voc foi escolhido para um papel que simultneamente rduo e honroso. Sua seleo para este posto um elogio a sua eficincia, e eu acredito que voc trabalhar com zelo para justificar a sabedoria de sua seleo.

Irmo ........, como Segundo Dicono voc ser o guarda interno do Captulo e dever auxiliar o Primeiro Dicono na cerimnia de iniciao. Eu o recomendo a mesma devoo ao trabalho da Ordem que dever de todo oficial, no importa em que posto esteja.

Irmo Mestre de Cerimnias Instalador, voc conduzir os Diconos para os seus respectivos postos e depois voc apresentar o Segundo Conselheiro para a instalao.

Feito.

1D e 2D se sentam em unssono quando chegarem aos seus postos.

MCer.I

Oficial Instalador, eu tenho o prazer de apresentar o Irmo ........, que foi eleito Segundo Conselheiro para o mandato subseqente.

O.I.

Irmo ........, o cargo de Segundo Conselheiro um posto de dignidade e honra. Os membros deste Captulo expressaram sua confiana em voc quando o elegeram para este cargo. Voc dever cooperar zelosamente com os outros dois Conselheiros conforme prescrito por nosso ritual. Sua habilidade e eficincia demonstraro o melhor de seu zelo e interesse neste Captulo. Seu posto no Sul, simblico do Sol meridiano e do meio dia da vida.

Irmo Mestre de Cerimnias Instalador, voc conduzir o Segundo Conselheiro para o seu posto no Sul, e depois voc apresentar os Primeiro Conselheiro para a instalao.

Feito.

2C se senta quando chegar ao seu posto.

MCer.I

Oficial Instalador, eu tenho o prazer de apresentar o Irmo ........, que foi eleito Primeiro Conselheiro para o mandato subseqente.

O.I.

Irmo ........, voc foi eleito por seus irmos para o segundo mais alto cargo e ser o seu dever presidir na ausncia do Mestre Conselheiro. Se necessrio, entretanto, voc dever

estar qualificado no somente para o seu posto em particular, mas tambm para o seu superior imediato. Seu posto no Oeste simblico do Sol poente e o emblema da noite que anuncia um dia eterno.

Irmo Mestre de Cerimnias Instalador, voc conduzir o Primeiro Conselheiro para o seu posto no Oeste, e depois voc apresentar o Mestre Conselheiro eleito para a instalao.

Feito.

1C se senta quando chegar ao seu posto.

M.C-e se move para o ponto J. MCer.I se move Z X I J, ele se posiciona do lado esquerdo do M.C-e, ambos fitam o Leste.

MCer.I

Oficial Instalador, eu tenho o prazer de apresentar o Irmo ........, que foi eleito Mestre Conselheiro deste Captulo para o mandato subseqente.

O.I.

Irmo ........,voc foi eleito para o honroso cargo de Mestre Conselheiro deste Captulo. No preciso lembr-lo, como o seu ttulo j sugere, voc ser o lder do grupo. Voc no dever ser arrogante ou arbitrrio. Em vez disso, dever conduzir aqueles que te seguem com alegria, pois voc provou sua boa vontade em ouvir conselhos assim como em d-los. o seu dever presidir todas as reunies e realizar todos os deveres que naturalmente pertencem ao seu cargo, ou que possam lhe caber de tempos em tempos. Antes de assumir este cargo, porm, devemos ouvir de voc uma declarao pblica. Voc est pronto a fazer esta declarao?

M.C.

Eu estou.

O.I.

*** (trs batidas)

Todos se levantam. Por opo do Oficial Instalador ele poder passar o juramento do Altar. Se essa opo for usada, O.I. se move X Z U O, e fita o Oeste.

O.I.

Voc se ajoelhar sobre ambos os joelhos...

M.C. se ajoelha...

O.I.

e colocar ambas as mos sobre a Bblia Sagrada.

...coloca as mos como instrudo.

O.I.

Voc promete seguir os passos de Jacques DeMolay se o trabalho e o dever assim exigirem?

M.C.

Eu prometo.

O.I.

Voc promete, por sua honra como um DeMolay, que voc procurar que cada membro viva uma vida pura, com elevado respeito por seus pais e considerao para com o sexo feminino?

M.C.

Eu prometo.

O.I.

Voc promete que ser justo quando estiver decidindo entre um ou outro irmo?

M.C.

Eu prometo.

O.I.

Voc promete que obedecer as leis de sua cidade, estado e pas e que sempre merecer a reputao de um bom cidado?

M.C.

Eu prometo.

O.I.

Voc promete que se esforar para ajudar os membros deste Captulo a uma maior realizao dos seus deveres para com o nosso amado pas?

M.C.

Eu prometo.

O.I.

Voc promete ajudar os aflitos e fatigados e nunca permitir que um irmo passe necessidade?

M.C.

Eu prometo.

O.I.

Voc promete que obedecer, em todas as ocasies, as Regras e Regulamentos do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a Repblica Federativa do Brasil?

M.C.

Eu prometo.

O.I.

Voc promete que nunca permitir que uma reunio termine sem uma palavra de prece para sua me, seu pai e o bem estar de seu pas?

M.C.

Eu prometo.

O.I.

Voc promete que observar que ambos os graus desta Ordem sejam conferidos pelo menos uma vez durante o seu mandato?

M.C.

Eu prometo.

O.I.

Voc promete que far o melhor possvel, para observar o cumprimento de todos os dias obrigatrios que ocorram durante seu mandato?

M.C.

Eu prometo.

O.I.

Voc agora declara que defender o sistema de escolas pblicas e que se assegurar que ele seja um baluarte de nossa cidadania?

M.C.

Eu prometo.

O.I.

Ento voc se levantar

M.C. se levanta...

O.I.

Voc selar sua promessa beijando a Bblia Sagrada.

Feito. Se o O.I. estiver no Altar ele se move O U X e se vira para o Oeste.

O.I.

Irmo Mestre de Cerimnias Instalador, voc conduzir o Mestre Conselheiro ao seu posto.

MCer.I conduz o M.C. se movendo J K V U, e o vira para o Leste. O M.C. sobe os degraus e se vira para o Oeste; ento o MCer.I se move U Z X, e se vira para o Oeste.

O.I.

Irmo Mestre Conselheiro, diante de voc, e a sua volta, esto seus irmos. Irmos e amigos, diante de vocs est o Mestre Conselheiro.

O.I. lidera os aplausos.

O.I.

* (uma batida)

Todos, exceto o O.I. e o MCer.I se sentam.

O.I.

Irmo Mestre de Cerimnias Instalador, voc apresentar o Primeiro Conselheiro Eleito para a instalao.

MCer.I se move X Z I J e se vira para o Leste.

Quando o O.I. falar o ttulo do(s) Oficial(is) o MCer.I o apresentar para a instalao, o(s) oficial(is) chamado(s) se mover para o ponto J. Quando o O.I. instruir o MCer.I acompanhar o(s) Oficial(is) para seu(s) posto(s). MCer.I se move ento J K S S V U T Q Q F C C E E H K com o(s) Oficial(is) o acompanhando para Z X. Ento o MCer.I retorna para J permanecendo sempre a esquerda do membro que ser instalado.

Quando mais de um Oficial for conduzido: os Oficiais formaro uma fila simples seguindo o primeiro; eles permanecem de p at que todos estejam em seus postos, quando ento se sentam simultaneamente.

O.I.

Irmo Mestre de Cerimnias Instalador, voc proclamar agora que os Oficiais do Captulo ........ da Ordem DeMolay devidamente e regularmente instalados.

MCer.I se move para o ponto J, se vira para o Leste, sem se ajoelhar, coloca a mo direita sobre a Bblia e levanta a mo esquerda (e o basto, se um estiver sendo usado).

MCer.I

Em nome e sob a autoridade do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a Repblica Federativa do Brasil, e sob a direo do Oficial Instalador, eu declaro que os Oficiais do Captulo ........ da Ordem DeMolay devidamente e regularmente instalados.

O.I.

* (uma batida)

MCer.I se move para o ponto J K V Z X, se vira para o oeste e se senta.

O.I.

Irmo Mestre Conselheiro, eu agora apresento a voc o malhete da autoridade e eu recomendo a voc, o dever de empunh-lo com dignidade, imparcialidade e cortesia, nunca esquecendo que, apesar de voc estar temporariamente no comando de seus irmos voc veio das fileiras e para as fileiras em breve retornar.

O.I. entrega o malhete para o novo M.C. depois que o M.C. completar seus agradecimentos, apresentaes e anncios e etc... ele devolve o malhete para o O.I.

O.I.

Irmos e amigos, antes de concluirmos nossa cerimnia, unamo-nos em orao.

*** (trs batida)

Todos se levantam.

O.I.

Irmo Capelo Instalador, voc nos guiar em orao.

As luzes so diminudas.

Cap.I pode usar a orao seguinte ou a orao da cerimnia das nove horas, incluindo a resposta de todos os irmos.

Cap.I, conduzido pelo MCer.I, se move X Z I J. MCer.I e Cap.I param no ponto J. MCer.I d um passo frente, em direo ao Norte. Ambos se viram para o Leste. Simultaneamente, Cap.I d um passo frente em direo ao Altar e MCer.I d um passo para trs. Quando o Cap.I e o MCer.I deixarem seus postos, todos os DeMolays Ativos no Leste e o 1 e 2C descero ao nvel do cho.

O.I.

Os DeMolays ativos se ajoelharo sobre o joelho esquerdo. Todos os demais permanecero de p.

Todos os DeMolays Ativos, exceto o MCer.I, se ajoelham em unssono com o Cap.I.

Cap.I Nosso pai do Cu, ns que estamos prestes a deixar este lugar pedimos vossa santa bno. Inspirai-nos em todos os elevados propsitos que aqui ouvimos. Abenoai todos os que se dedicam causa da virtude, de vida pura e varonil, de vidas honradas ao vosso sagrado nome. Abenoai a vida dos jovens que tm trabalhado por nossa Ordem, para que ela tenha o poder de fazer o bem nesta comunidade e em todo a nosso pas. Amm.

TODOS

Amm. (ou a resposta da orao da cerimnia das nove horas)

Os DeMolays Ativos se levantam quando o Cap.I levantar. Cap.I d um passo para trs, simultaneamente MCer.I d um passo frente em direo ao Altar. Ambos se viram para o Norte. Cap.I d um passo frente, ficando do lado do MCer.I Cap.I conduzido pelo MCer.I se move J K V Z Cap.I cruza frente do MCer.I e move X, permanecendo virado de frente para o seu Posto. MCer.I move X Z. MCer.I e Cap.I se viram para o Oeste simultaneamente. Assim que o Cap.I levado do Altar, todos os DeMolays Ativos que se sentam no Leste e o 1C e 2C retornam aos seus Postos. As luzes so totalmente acesas.

O.I.

Irmo Primeiro Dicono Instalador, voc comparecer ao Altar.

Sugesto de msica.

1DI se move X Z T I J, se vira para o Leste, se ajoelha sem tocar o Altar e lenta e reverenciadamente fecha Bblia, se levanta sem tocar o Altar, e se dirige para o candelabro 1, apaga-o e apaga os outros, em ordem, cruzando entre o Altar e o Leste, depois se dirige ao Altar, retira os livros escolares sem se ajoelhar, se movimenta J K V U, coloca os livros no posto do O.I., e depois se move U Z X e se vira para o Oeste.

O.I.

Eu agora declaro este Captulo fechado.

* (uma batida)

O restante da cerimnia opcional, cabe ao time de oficiais instaladores decidir.

O.I.

Os Oficiais Instaladores irmo agora se retirar.

** (duas batidas)

Os oficiais instaladores se levantam. O.I. se move X Z T I J, e se vira para o Leste. Quando o O.I. se virar para o Tringulo, vindo das faixas de movimentao, simultaneamente o 1C.I e o 2C.I deixam seus postos e vo para as suas posies no Tringulo; Quando eles se virarem para o Tringulo, vindo das faixas de movimentao, simultaneamente o MCer.I, o 1D.I e o Cap.I deixam seus postos e se movem para as suas posies no Tringulo, com o Cap.I seguindo o MCer.I. Quando os oficiais chegarem em suas posies eles se ajoelham para um momento de prece silenciosa.

O.I.

Amm

Oficiais se levantam. O.I. se vira para a direita, e se move J I A. Quando ele chegar faixa de movimentao, simultaneamente 1C.I e 2C.I se vira para a direita e se movem pelas faixas de movimentao em direo ao ponto A. Quando eles chegarem na faixa de movimentao, simultaneamente Cap.I, MCerI e 1D.I se viram para a direita e se movem pelas faixas de movimentao em direo ao ponto A.

N.T. eles se retiram em uma fila simples, como na entrada.

Vous aimerez peut-être aussi