Vous êtes sur la page 1sur 8

IBP1103_12 CLCULO DO PREO DE TANQUES, VASOS E EQUIPAMENTOS DE PROCESSO DA INDSTRIA PETROQUMICA SEGUNDO CRITRIOS DE INTEGRIDADE E SOBREVIDA REMANESCENTE DO API

RP 579 (FITNESS FOR SERVICE) Paulo Csar Vidal Morato1


Copyright 2012, Instituto Brasileiro de Petrleo, Gs e Biocombustveis - IBP Este Trabalho Tcnico foi preparado para apresentao na Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012, realizado no perodo de 17 a 20 de setembro de 2012, no Rio de Janeiro. Este Trabalho Tcnico foi selecionado para apresentao pelo Comit Tcnico do evento, seguindo as informaes contidas no trabalho completo submetido pelo(s) autor(es). Os organizadores no iro traduzir ou corrigir os textos recebidos. O material conforme, apresentado, no necessariamente reflete as opinies do Instituto Brasileiro de Petrleo, Gs e Biocombustveis, Scios e Representantes. de conhecimento e aprovao do(s) autor(es) que este Trabalho Tcnico seja publicado nos Anais da Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012.

Resumo
Por possuir muitos tanques, vasos e equipamentos de processo, a Petrobras tem desenvolvido o conceito de Fitness- ForService (adequao ao uso) segundo a norma API RP 579, ou seja, verificar a integridade estrutural e vida til remanescente de um equipamento em servio. Neste trabalho abordaremos como calcular a vida til remanescente de um equipamento usado segundo tais critrios e com esse dado tcnico, calcular o preo depreciado do mesmo. Etapas: verificao de aplicabilidade. levantamentos dos dados tcnicos do equipamento. levantamentos das espessuras mnimas da chaparia do equipamento ao longo dos anos. clculo da taxa mdia anual de corroso (tc). clculo da espessura mnima requerida segundo os critrios do API RP 579 (tr). clculo da vida til remanescente (nr). clculo do preo depreciado do equipamento (Vd). Concluses: destina-se avaliao de preos de tanques, vasos e equipamentos de processo segundo conceitos do API RP 579. estima a vida til remanescente de um equipamento usado e calcula o preo depreciado do mesmo. baseado em mtodo cientfico, consistente e robusto, devido ao clculo apurado da vida til remanescente.

Abstract
By owning many tanks, vessels and process equipment, Petrobras has developed the concept of "Fitness-For-Service" (suitability for use) under the standard API RP 579, i.e. to verify the structural integrity and remaining useful life of equipment in service. In this paper we will discuss how to calculate the remaining useful life of equipment used in accordance with such criteria and with this technical data, calculate the depreciated price. Steps: verification of applicability. surveys of the technical data of the equipment. surveys the minimum thickness of plating equipment over the years. calculation of the average annual rate of corrosion (tc). calculation of the required minimum thickness according to the criteria of API RP 579 (tr). calculation of remaining useful life (nr). calculation of the depreciated price (Vd) equipment. Conclusions: intended for evaluation of tanks price, vessels and process equipment according to API RP 579 concepts.

______________________________ 1 Graduao em Engenharia Mecnica, Engenheiro de Equipamentos Senior e Coordenador da rea de Avaliao de Equipamentos e Complexos Industriais - PETROBRAS

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012 estimate the remaining useful life of equipment used and calculates the depreciated price. scientific method based, consistent and robust, due to calculating established the remaining useful life.

1. Introduo
Por ser uma empresa que possui muitos tanques, vasos e equipamentos de processo em suas instalaes, a Petrleo Brasileiro S. A. (Petrobras) tem desenvolvido o conceito de Fitness- For-Service (traduzindo = adequao ao uso) segundo as recomendaes da norma API RP 579, ou seja, verificar a integridade estrutural e vida til remanescente de um equipamento em servio aps uma inspeo, baseado nos padres de aceitao da norma. Assim, pela norma, um levantamento de integridade rigoroso de um equipamento envolve diversos questionamentos, tais como: Quais os limites para uma regio com perda de espessura por corroso? Qual o intervalo entre inspees? Como determinar a probabilidade de falha? Como avaliar equipamentos sujeitos baixas temperaturas (fratura frgil)? Quais os fatores de segurana adequados para equipamentos com alto risco operacional e danos acumulados? Como saber a necessidade de anlise por mecnica da fratura? A qualificao dos inspetores de equipamentos atende aos requisitos da norma? Para equipamentos em operao no existem regras to definidas como no caso de equipamentos novos. Torna-se necessrio, em muitos casos, conviver com o dano, identificar sua extenso e acompanhar sua progresso. No existem padres para reparo e sim critrios que permitem levantar a extenso do dano e sua influncia no risco operacional do equipamento. Ou seja, o engenheiro de manuteno era obrigado a conviver eternamente com um dilema: se parasse o equipamento antes do necessrio, ele estava dando prejuzo empresa em funo do no aproveitamento total do bem e tambm pelo lucro cessante (a fbrica parava). Se por outro lado, o engenheiro prolongava alm do permitido a campanha (vida til) do equipamento, ele fazia com que a empresa corresse um risco desnecessrio de acidentes de grandes propores, que podiam trazer prejuzos no s pelo lucro cessante, mas tambm pela perda de vidas e pela deteriorao da imagem da empresa no mercado. O Estado da Arte atual da atividade de avaliao de integridade exige mais Engenharia e menos interveno no equipamento (paradas desnecessrias). Em resumo, o principal objetivo da atividade de adequao ao uso (Fitness-for-service) seria manter a integridade estrutural e quantificar o risco associado operao de equipamentos usados. Neste trabalho vamos abordar como calcular a vida til remanescente de um equipamento usado segundo os critrios do API RP 579 e com esse dado tcnico, calcular qual seria o preo depreciado do mesmo, ao invs de se utilizar tabelas tradicionais de vida til. Com isso, por ser uma metodologia cientfica, consegue-se uma maior preciso. A figura 1 ilustra um tipo de equipamento onde pode ser utilizada a metodologia proposta.

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012

Figura 1. Esferas para armazenamento de gs.

2. Etapas do Mtodo
2.1- Verificao de Aplicabilidade. O avaliador somente poder aplicar os critrios do API RP 579 em equipamentos projetados e fabricados conforme os cdigos a seguir citados: ASME B&PV Code, Section VIII, Division 1 ASME B&PV Code, Section VIII, Division 2 ASME B&PV Code, Section 1 ASME B31.3 Piping Code ASME B31.1 Piping Code API-650 API-620

2.2- Dados Tcnicos do Equipamento. O avaliador deve solicitar os principais dados tcnicos do equipamento a ser avaliado, dados esses que variam em funo do tipo de equipamento. 2.3- Levantamentos das Espessuras Mnimas da Chaparia do Equipamento ao Longo dos Anos. O avaliador deve pedir todos os levantamentos de espessura da chaparia do equipamento feitos desde a entrada em operao at a data da avaliao, a fim de se determinar uma mdia das espessuras mnimas medidas, considerando-se a situao de corroso uniforme e generalizada. Tais levantamentos normalmente so feitos atravs de ensaios de ultrasom, por empresas e/ou profissionais especializados e certificados para esse tipo de trabalho. O objetivo obter um quadro da mdia dos valores mnimos medidos conforme Tabela 1, abaixo: Tabela 1. Mdia dos valores mnimos medidos ao longo dos anos (corroso uniforme e generalizada) ANO t min (mm) 3

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012 1984 1986 1990 1992 1994 1998 2000 2002 2004 16 15,5 14 13,5 13,3 13 12,8 12 11,8

2.4- Clculo da Taxa Mdia Anual de Corroso (tc). partir da tabela anterior, pode o avaliador calcular uma taxa mdia de corroso que tem atuado sobre o equipamento ao longo dos anos, na situao de corroso uniforme e generalizada. Pelos dados da tabela acima, teramos: tc = (16 11,8) / (2004 1984) = 0,1 mm/ano. (1)

2.5- Clculo da Espessura Mnima Requerida Segundo os Critrios do API RP 579 (t r). Obs.: a aplicao das frmulas (2) e (3) abaixo considera que o nico esforo solicitante sobre o equipamento for resultante da Presso (P). Cargas de vento, peso de acessrios, esforos de tubulaes e recalques no foram levados em conta. a)Verificao pelas Tenses Circunferenciais Atuantes no Equipamento: P.R tr circ = ---------------------S . E 0,6 . P

(2)

b)Verificao pelas Tenses Longitudinais Atuantes no Equipamento: P.R ----------------------2. S . E + 0,4 . P

tr long =

(3)

c)Espessura Mnima Requerida: tr ser o maior valor entre os dois calculados: tr = mximo ( tr circ ; tr long ) 2.6- Clculo da Vida til Remanescente (nr).

(4)

partir da situao anteriormente adotada de predominncia de corroso uniforme e generalizada, o avaliador utilizar-se- da seguinte frmula: nr = ( tf tr) / tc , onde nr = vida til remanescente, em anos. tf = mdia das espessuras mnimas medidas no equipamento na ltima inspeo (ltimo ano medido). tr = espessura mnima requerida segundo critrios do API RP 579 (ver item 2.5). tc = taxa mdia anual de corroso (ver item 2.4). (5)

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012 2.7- Clculo do Preo Depreciado do Equipamento (Vd). Para o clculo do valor de usado do equipamento, devemos utilizar o Mtodo do Custo de Reproduo, no qual parte-se do Valor de Novo (Vn) e deduz-se a parcela devida depreciao. Para o clculo dessa parcela devida depreciao, existem diversas frmulas na literatura, a maioria delas utilizando-se de fatores como vida til total ou vida til remanescente do equipamento (Ex.: Depreciao Linear, Fundo de Amortizao, Cole, Ross Heidecke, etc). A vida til total normalmente tabelada para diversos tipos de equipamentos, e a vida til remanescente ser calculada conforme o item 2.6 acima (maior preciso). Para os objetivos desse trabalho poderamos utilizar qualquer uma das frmulas de depreciao citadas acima. Assim, optamos pela frmula da Depreciao Linear, por ser de fcil aplicabilidade e entendimento. Assim, temos: Vd = Vn x Coef. Deprec Onde: Vn = valor de novo do equipamento. (T + nr ) - T Coef. Deprec. = _______________ FD + FR (T + nr ) T = idade do bem, em anos. nr = vida til remanescente do equipamento, em anos (ver item 2.6). FR = frao residual do valor de novo = normalmente de 0,01 0,10. FD = frao deprecivel do valor de novo = 1 - FR = 0,99 0,9. (6)

3- CASO PRTICO
Avaliao de um vaso cilndrico horizontal, localizado em uma indstria de processo. Trata-se de um equipamento caro, cujo similar novo possui um preo estimado de R$ 5.000.000,00 (cinco milhes de reais); Foram levantados no setor de manuteno dessa indstria os seguintes dados tcnicos: vaso construdo segundo a norma Asme Seo VIII ano de construo = 1995 total de horas de operao = 50.000 horas dimetro interno do vaso = 1981mm material do costado do vaso = ao AS-285 Grau C temperatura de projeto = 90 C temperatura de operao = 42 C presso mxima de operao = 19 kgf/cm2 tenso admissvel do material = 970 kgf/cm2 tenso de escoamento do material = 2109,7 kgf/cm2 limite de resistncia do material = 3868 kgf/cm2 eficincia das juntas do costado (dado de projeto) = 0,85 mdia dos valores mnimos medidos de espessura na chaparia do vaso atravs de ensaios de ultrasom, desde a entrada em operao at hoje, conforme Tabela (2): Tabela 2. Mdia dos valores mnimos medidos do Vaso Cilndrico Horizontal

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012 ANO 1995 1997 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 t f (mm) 35 33,6 32,3 31,4 30,7 30,0 29,3 28,6 28,0

A Figura 4 abaixo mostra uma foto do Vaso tirada no campo.

Figura 4. Vaso Cilndrico Horizontal a ser avaliado para venda ou inventrio contbil. Soluo: 3.1- Verificao de Aplicabilidade. Podemos utilizar os critrios do API RP 579, pois o vaso foi projetado e fabricado segundo um dos cdigos permitidos para a sua aplicabilidade (Asme Seo VIII). 3.2- Dados Tcnicos do Equipamento. J fornecidos pelo setor de manuteno da indstria. 3.3- Levantamentos das Espessuras Mnimas da Chaparia do Equipamento ao Longo dos Anos. Tambm j fornecido pelo setor de manuteno. 3.4- Clculo da Taxa Mdia Anual de Corroso (tc). Pelos dados da tabela fornecida, teramos pela Frmula (1): tc = ( 35 28 ) / (2005 1995) = 0,7 mm/ano. 6

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012 3.5- Clculo da Espessura Mnima Requerida Segundo os Critrios do API RP 579 (t r). Verificao pelas Tenses Circunferenciais, pela Frmula (2): P.R 19 . (1981 / 2) tr circ = ---------------------- = ------------------------------ = 23,1 mm S . E 0,6 . P 970 . 0,85 0,6 . 19 Verificao pelas Tenses Longitudinais, pela Frmula (3): P.R 19 . (1981 / 2) tr long = ----------------------- = --------------------------------- = 11,4 mm 2. S . E + 0,4 . P 2. 970 . 0,85 + 0,4 . 19 Espessura Mnima Requerida: tr ser o maior valor entre os dois calculados, conforme Frmula (4). No caso tr = 23,1 mm 3.6- Clculo da Vida til Remanescente (nr). Conforme Frmula (5), temos: nr = ( 28 23,1) / 0,7 = 7 anos 3.7- Clculo do Preo Depreciado do Equipamento (Vd). Pela Frmula (6), temos: Vn = Valor de Novo do equipamento = R$ 5.000.000,00 T = idade do bem = 2005 1995 = 10 anos. nr = vida til remanescente do equipamento = 7 anos (calculado acima pelo API RP 579). FR = frao residual do valor de novo = normalmente de 0,01 0,10. Vamos adotar = 0,05 FD = frao deprecivel do valor de novo = 1 - FR = 1 0,05 = 0,95. (10 + 7 ) - 10 Coef. Deprec. = _______________ 0,95 + 0,05 = 0,44 (10 + 7 ) Vd = 5.000.000 x 0,44 = R$ 2.200.000 3.8- Comparao de Resultados: Apenas a ttulo de curiosidade, faremos o mesmo clculo do preo depreciado do equipamento, porm agora considerando valores orientativos de horas de vida til existentes na literatura tcnica. Assim, para tal tipo de famlia de equipamento vamos considerar um valor em torno de 100.000 horas de vida til. Refazendo os clculos para essa nova vida til, teramos tambm pela Frmula (6): Vn = Valor de Novo do equipamento = R$ 5.000.000,00 T = idade do bem ou horas de uso = 2005 1995 = 10 anos ou 50.000 horas. nr = vida til remanescente do equipamento = 100.000 50.000 = 50.000 horas FR = frao residual do valor de novo = 0,05 FD = frao deprecivel do valor de novo = 1 - FR = 1 0,05 = 0,95. (50000 + 50000 ) - 50000 Coef. Deprec. = _________________________ 0,95 + 0,05 = 0,53 (50000 + 50000 ) Vd = 5.000.000 x 0,53 = R$ 2.650.000 Concluso: clculo pelo API RP 579 = R$ 2.200.000,00 (valor menor) clculo pela tabela de vida til = R$ 2.650.000,00 (valor maior) O API RP 579 nesse caso seria mais conservativo em termos de valores, mas o importante frisar que trata-se de uma metodologia cientfica e mais precisa que a simples aplicao de uma tabela de vida til, pois envolve medies de espessuras por ultrasom e o clculo fsico da vida til remanescente atravs de conceitos de Resistncia dos Materiais.

4- CONCLUSES
Esta metodologia destina-se avaliao de preos de tanques, vasos e equipamentos de processo usados em plantas industriais segundo o conceito de Fitness-For-Service (adequao ao uso), conceito esse baseado nas recomendaes da norma API RP 579. 7

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012

Estima a vida til remanescente de um equipamento usado, baseado nos padres de aceitao da norma, e com esse dado tcnico, calcula o preo do mesmo. Devido ao clculo apurado e rigoroso da vida til remanescente, podemos afirmar que tal metodologia teria um grau de preciso superior quela obtida pelas tradicionais tabelas de vida til, to largamente utilizadas e conhecidas pelo mercado.

5. Referncias
NORMA API RP 579 API, 2003 DANTAS, R. A. Engenharia de Avaliaes: Uma Introduo Metodologia Cientfica Ed. Pini, 1998. GUEDES, J. C. - Avaliao de Bens Utilizando Metodologia Cientfica-Tese de Mestrado - COPPE/UFRJ, 1992. IBAPE - Engenharia de Avaliaes Pini, 1985. MOREIRA, A. L. Princpios da Engenharia de Avaliaes Ed. Pini, 1994. NORMA ABNT 14653-PARTE 5 Avaliaes de Mq., Equipamentos, e Complexos Industriais - ABNT, 2005. PERRY Chemical Engineers Handbook Ed. McGraw-Hill, 3 edio pg. 1822 (ver Boletim F, reviso janeiro 1942, do Servio de Rendas do Tesouro dos EUA)

Vous aimerez peut-être aussi