Vous êtes sur la page 1sur 7

Anais do II Simpsio de Violo da Embap, 2008

RADAMS GNATTALI - Estudo n5 Para Violo Solo e Suas Relaes com a Msica Caipira1

Josemar Vidal Jr.2


RESUMO: Radams Gnattali foi compositor, instrumentista, regente e arranjador, gacho de nascena, viveu grande parte de sua vida no Rio de Janeiro. Possui uma obra ecltica, transitando sempre entre a msica popular e a erudita, sendo que seu trabalho compreende desde choros para grupo regional at concertos para violino e orquestra. O presente trabalho pretende discorrer sobre os elementos do seu Estudo n5 Para Violo Solo que fazem relao com a msica caipira brasileira. Palavras-chave: Msica; Violo; Viola; Anlise

RADAMS GNATTALI

Radams nasceu em 27/01/1906, em Porto Alegre. Seu pai, imigrante italiano, era pianista e fagotista. Desde tenra idade comeou a aprender piano, orientado por sua me, tambm pianista. Aos 14 anos de idade entrou para o Conservatrio de Porto Alegre para aperfeioar-se ao piano. Nesta poca j estudava viola, e, ao freqentar os blocos de carnaval e grupos seresteiros, tocava violo e cavaquinho. Todo seu empenho estava focado na carreira de concertista, o que logo lhe redeu concertos solo no Rio de Janeiro, tendo sempre uma critica favorvel. Nos anos 30 trinta mudou-se definitivamente para o Rio de Janeiro onde estreou como compositor com a apresentao de Rapsdia Brasileira, interpretada pela pianista Dora Bevilacqua. Tendo em vista as dificuldades da carreira de concertista passou a trabalhar com msica popular e, em 1934, foi contratado como arranjador pela gravadora Victor. Dois anos depois participou da inaugurao da Rdio Nacional onde trabalhou como pianista, maestro, compositor e arranjador. So desta

1
2

Trabalho apresentado ao II Simpsio Acadmico de Violo da Embap, de 6 a 11 de outubro de 2008. Formando do Curso Superior de Instrumento (Violo) da Escola de Msica e Belas Artes do Estado do Paran.

229

Anais do II Simpsio de Violo da Embap, 2008

fase arranjos antolgicos como o de Aquarela do Brasil (Ary Barroso) gravada por Orlando Silva. Gnattali inovou na orquestrao da msica brasileira incluindo naipe de cordas e metais e utilizando esses instrumentos de forma percussiva. Juntamente a sua carreira de arranjador o gacho continuava compondo e atuando como pianista. Nos anos sessenta foi contratado pela Rede Globo de Televiso onde trabalhou como arranjador compositor e regente. Na dcada de setenta encabeou um movimento de resgate do choro sendo incentivador de jovens instrumentistas como Raphael Rabello, Joel Nascimento, Maurcio Carrilho. Radams morreu no Rio de Janeiro em 1988.

MSICA CAIPIRA

O termo caipira vem do Tupi e a juno de caa (mato) com pir (que corta) Em termos gerais Roberto Corra define a msica caipira como sendo a msica produzida na regio Centro-sul do Pas e que preserva a essncia do meio rural. A partir da dcada de trinta, nas gravaes de discos em 78rpm produzidos e difundidos por Cornlio Pires, passou a ser mais conhecido no meio urbano o chamado estilo de duplas. Esse estilo utiliza ritmos tpicos do meio rural, e atravs deles que se definem os gneros desse tipo de msica. O canto , de maneira geral, entoado em dueto utilizando intervalos de tera ou sexta. A instrumentao quase sempre composta por viola3 e violo, conhecidos como casal. Ainda sobre a instrumentao Rosa Nepomuceno comenta: Embora a concertina, a rabeca e o pandeiro tenham integrado a orquestra da roa, a viola foi imprescindvel at como fundo para as declamaes do caipira. A harmonia dessas canes bastante simples no fugindo muito dos I, IV e V graus.

Entenda-se, nesse trabalho, o termo viola significando sempre viola caipira.

230

Anais do II Simpsio de Violo da Embap, 2008

ESTUDOS PARA VIOLO SOLO

Radams possui uma extensa obra para violo. Geralmente compunha j com algum intrprete amigo em mente, nessa srie cada estudo dedicado a um violonista de concerto brasileiro. Composta em 1967 a srie possui 10 estudos e em cada um deles podemos encontrar elementos tradicionais da msica brasileira. Em praticamente todos os estudos percebemos harmonias com alteraes de sexta e stima maior, que, afora sua histria impressionista e jazzista, tambm referenciam a msica brasileira, sobretudo dentro do samba e da Bossa-Nova4. Podemos tambm encontrar em alguns estudos, como no n6 e n3 , elementos rtmicos da msica afro-brasileira, com grande incidncia da clula rtmica semicolcheia-colcheia-semicolcheia, conhecida popularmente como brasileirinha.

ESTUDO N5

Afinao

No comeo da partitura existe uma indicao para que o interprete mude a afinao tradicional do violo5. A nova escordatura indicada a seguinte: R, Sol, R, Sol, Si, R (l-se da sexta para a primeira corda). Essa relao exatamente a de uma das afinaes tradicionais da viola caipira, chamada Rio-Abaixo.

4 5

Como veremos no estudo n5 a harmonia simplificada. Em nota na partitura vemos *This tuning imitates the Viola Caipira

231

Anais do II Simpsio de Violo da Embap, 2008

RITIMO

Fazendo-se um paralelo com os ritmos mais freqentes do estudo e as clulas rtmicas apresentadas no livro de Roberto Corra, na caracterizao dos gneros da msica caipira, chegamos ao Cateret.

O Cateret6
no que tange a dana, se faz sinnimo de Catira, antiga dana religiosa indgena, incorporada ao festeiro do interior, onde foram mantidos os traos originais tanto na forma de execuo musical quanto na coreogrfica, entremeada de palmas e sapateados. No que se refere ao toque de viola e suas composies, o cateret foi o ritmo mais utilizado, principalmente em andamento mais lento, nas msicas de carter romntico, j contendo traos da incipiente urbanizao das cidades e dos costumes. As composies sobre temas caipiras ou rurais geralmente mantiveram o andamento mais acelerado.

Vejamos abaixo trs exemplos de variaes do ritmo cateret apresentados por Roberto Corra.

TORNEZE, Rui. Cancioneiro de Viola Caipira. So Paulo: Editora Irmos Vitale, 2003.

232

Anais do II Simpsio de Violo da Embap, 2008

Clula rtmica mais comum

Variao n3

Variao n4

Agora vejamos as clulas rtmicas mais presente no estudo n5.


Clula rtmica do inicio do estudo

Clula rtmica da segunda parte

Podemos, ento, ao se fazer a comparao, deduzir que a clula rtmica do incio do estudo, que se repetir vrias vezes na primeira parte e em alguns trechos da segunda, se enquadra na quarta variao. A segunda parte, por sua vez, faz um logo trecho em arpejo e podemos enquadr-la, por conseguinte, dentro da variao n3.

HARMONIA

Podemos dizer que estamos tratando de uma pea bastante simples com relao a harmonia, o que corrobora idiomaticamente com a msica caipira. Utilizando as cordas soltas temos, em vrias partes do estudo, a incidncia do acorde de sol maior com baixo na quinta (G/D). Excetuado a alterao de dominante individual do quarto grau7, que aparece com freqncia, encontra-

Na tonalidade de sol maior o F sustenido torna-se F bequadro para formar o acorde de Sol com Stima Menor, dominante individual do quarto grau, que o D maior.

233

Anais do II Simpsio de Violo da Embap, 2008

mos apenas trs pontos com notas no diatnicas a tonalidade de sol maior (cc. 9, 11 e 15). Todas essas alteraes esto presentes apenas na primeira parte da pea, que possui um carter mais livre. Dentro da segunda parte encontramos apenas acordes arpejado, que cadenciam sempre entre os I, IV e V, graus.

CONSIDERAES IDIOMTICAS GERAIS

Alm das semelhanas j citadas acima, podemos encontrar ouros elementos presentes no estudo em que se assomam caractersticas da msica caipira. O uso do instrumento de forma percussiva faz parte dos idiomatismos da viola, e, consequentemente, da msica caipira. Sobretudo na primeira parte do estudo, encontramos trechos com escalas em teras, anunciando um ponteado de viola. A utilizao de harmnicos naturais recurso frequentemente utilizado no toque de viola e sua reproduo ao violo com afinao em viola demonstra bem essa caracterstica. O uso de glissandos tambm ajuda a ambientar-nos dentro da sonoridade da viola caipira.

CONCLUSO

Como bem vimos, a deliberada atitude de Gnattali em fazer um estudo de violo com afinao semelhante a da viola nos deixa evidente que o compositor quis, assim, fazer uma homenagem a viola e a msica caipira e rural. Na primeira parte do estudo encontramos algumas alteraes na escala de sol maior que podem, talvez, nos remeter a msica coutry norteamericana, ou at mesmo ao Blues.

234

Anais do II Simpsio de Violo da Embap, 2008

Como bem pontua Zorzal8 em seu trabalho, encontramos nessa pea a utilizao da imitao como fonte de novidade, fazendo-a, assim, uma parte do repertorio violonstico de sonoridade toda peculiar.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BARBOSA, Valdinha & DEVOS, Anne Marie. Radams Gnattali O Eterno Experimentador. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1984. CORRA, Roberto Nunes. Viola Caipira. 2 ed. ampliada. Braslia: Viola Corra, 1989. CORRA, Roberto. A Arte de Pontear Viola. Braslia: Viola Corra, 2000. GARCIA, Walter. Bim-Bom: a contradio sem conflitos de Joo Gilberto. So Paulo: Editora Paz e Terra, 1999. NEPOMUCENO, Rosa. Msica Caipira: Da Roa ao Rodeio. 1 ed. Editora 34, 1999. TORNEZE, Rui. Cancioneiro de Viola Caipira. So Paulo: Editora Irmos Vitale, 2003. ZORZAL, Ricieri Carlini. Referncias estilsticas no Estudo V para violo de Radams Gnattali: a imitao como fonte de novidade. Disponvel em: http://www.ictus.ufba.br/index.php/ictus/search/authors/view?firstName=Ricieri& middleName=Carlini&lastName=Zorzal&affiliation=UFBA. Acesso em 13 de outubro de 2008.

ZORZAL, Ricieri Carlini. Referncias estilsticas no Estudo V para violo de Radams Gnattali: a imitao como fonte de novidade.

235

Vous aimerez peut-être aussi