Vous êtes sur la page 1sur 16

Formao continuada em MATEMTICA Fundao CECIERJ /Consorcia CEDERJ

Matemtica 2 Ano 3 Bimestre/2012 Plano de Trabalho

Matrizes e Determinantes

Tarefa 1

Cursista: Rodrigo da Costa Miranda Tutor: DAIANA DA SILVA LEITE

Sumrio

INTRODUO. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3

DESENVOLVIMENTO ativ. 1 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 4

AVALIAO ativ. 1 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 9

DESENVOLVIMENTO ativ. 2 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 10

AVALIAO ativ. 2 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 15

FONTES DE PESQUISA. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 16

INTRODUO

O nosso objetivo nesse plano de trabalho ser a de despertar nos nossos alunos o interesse pela matriz, e mostr-los a real importncia que a matriz tem no nosso mundo moderno, fazendo ento perceber a importncia de se absorver tal conhecimento. Dificuldade mais comum para na absoro dos conceitos de matrizes vem do grande numero de tipos e variaes de temos tanto de matrizes quando as formas varias de se calcular os seus determinantes, trazendo assim um espcie de pnico aos nossos alunos, porm ao entender a origem das matrizes isso trar uma base muito melhor uma vez que ser de suma importncia este conceito para alguns dos conceitos futuros, como, sistemas lineares Devido a grande variao de clculos e formas das matrizes, de extrema importncia que o aluno absorva bem os conceitos bsicos, para que no haja espao em nenhum momento para duvidas ou at mesmos confuses entre os conceitos, primordial que o aluno entenda desde o primeiro momento todos os tipos de matrizes e as possibilidades de clculos que podem ser desenvolvido com cada uma destas. Com softwares, os alunos se sentem muito mais a vontade, e a grande maioria tem muito mais intimidade, uma boa sada para sairmos do "marasmos do quadro negro", ento podemos desenvolver mtodos muito mais invasivos.

DESENVOLVIMENTO Atividade 1
Operaes com matrizes atravs do MathSys Durao prevista: 100 minutos rea de conhecimento: Matemtica Assunto: Matrizes e Determinantes Objetivos: Desenvolver conhecimento adquirido sobre operaes com matrizes. Pr-requisitos: aluno de 2 ano do ensino mdio, com conhecimento bsico de matrizes. Material necessrio: Software MATHSYS, Folha de atividades, laboratrio de informtica. Organizao da classe: Turma disposta em duplas em laboratrio de informtica de forma a propiciar um trabalho colaborativo. Descritores associados: H33 Efetuar clculos envolvendo as operaes com matrizes..

Ser necessrio instalar MathSys nos computadores, ele se encontra disponvel para download em vrios sites, por exemplo: http://www.4shared.com/get/1HRsdpfV/mathsys.html;jsessionid=1512F871B1A8CE3F 59634C59AE8C62AB.dc330, Acessado em 02/09/2012 as 15:30 Abrindo o software, vemos a seguinte janela, basta entrar em matrizes, no caso desta aula,usaremos a opo com duas matrizes:

Aps este primeiro passo seguiremos para o calculo propriamente dito. Inserindo assim as matrizes a serem calculadas. Junto com alunos pedimos para que eles observem que o conhecimento j adquirido, est presente no softwares uma vez que s podemos somar ou subtrair matrizes semelhantes e a multiplicao das mesmas s poder acontecer quando o nmero de colunas da primeira for igual ao numero de inhas da segunda, conforme a figura mostra:

Basta clicar em dimensionar matrizes e elas aparecero abaixo em branco pronta para insero dos dados das matrizes

Basta clicar em dimensionar matrizes e elas aparecero abaixo em branco pronta para insero dos dados das matrizes

Uma vez dimensionada as matrizes basta inserir os valores clicando com o mouse na direo de cada elementos, e digitando-os um a um: Soma ou subtrao ser assim:

Escrito a mo item por item ou podendo ser carregado uma matriz j feita no prprio software.

clicando em calcular o resultado aparecer imediatamente.

aps a soma e subtrao, faremos para a multiplicao:

Podemos simplesmente alternar , de soma ou subtrao ou ainda multiplicao e calcular o resultado, para as mesmas matrizes inicias, como feito no exemplo anterior. Exerccios de fixao do livro didtico, feitos nas aulas iniciais no caderno sero feitos no software, para correo visual deles. Como os alunos esto dispostos em duplas, sero avaliados de acordo com a participao, alm de ser necessrio que salvem em uma pasta no computador os resultados de todos os exerccios:

insira o nome de preferncia!!!

Para salvar clique neste boto!!!

AVALIAO DA APRENDIZAGEM: Neste momento, ser solicitado ao aluno que os alunos (duplas) elaborem questes diversificadas, para que as duplas postadas ao lado possam calcular a responde-las tanto no papel quanto no software (MATHSYS).

DESENVOLVIMENTO Atividade 2
Tipos de matrizes e determinantes atravs do MathSys Durao prevista: 100 minutos rea de conhecimento: Matemtica Assunto: Matrizes e Determinantes Objetivos: Desenvolver conhecimento adquirido sobre multiplicao de matriz por um numero, matriz inversa, transposta e determinantes. Pr-requisitos: aluno de 2 ano do ensino mdio, com conhecimento bsico em matriz determinantes. Material necessrio: Software MATHSYS, Folha de atividades, laboratrio de informtica. Organizao da classe: Turma disposta em duplas em laboratrio de informtica de forma a propiciar um trabalho colaborativo. Descritores associados: H32 Calcular o determinante de matrizes quadradas de ordem 2 ou 3

10

Uma vez j iniciada em aula anterior o software, basta abri-lo novamente, para o estudo de determinantes, s que atora trabalhando com apenas uma matriz ao invs de duas:

11

Feito o primeiro passo entramos na seguinte tela, que temos multiplicao por um escalar, determinante, matriz inversa e matriz transposta:

Escolho que desejo faze com minha matriz Solicito a matriz

Abaixo por exemplo teremos da matriz multiplicada pelo escalar "3", a mesma inversa, transposta e o seu determinante.

12

Digito manualmente cada um dos elementos. Solicito o resultado.

Resultado da matriz multiplicada pelo escalar 3

13

Determinante.

Inversa.

14

Transposta.

Assim ser solicitado aos alunos que refaam todos os exerccios, do caderno que foram extrados do livro didtico, em forma de auto correo. Os alunos avaliados de acordo com a participao e interesse.

AVALIAO DA APRENDIZAGEM: Neste momento, ser solicitado ao aluno que os alunos (duplas) elaborem questes diversificadas, para que as duplas postadas ao lado possam calcular a responde-las tanto no papel quanto no software (MATHSYS), os alunos sendo avaliados tambm pelos arquivos salvos, pelo prprio programa.

15

Bibliografia: http://www.4shared.com/get/1HRsdpfV/mathsys.html;jsessionid=1512F871B1A8CE3F 59634C59AE8C62AB.dc330, Acessado em 02/09/2012 as 15:30 MODELO DE PLANO DE TRABALHO Funo Polinomial do 1 Grau Curso de Aperfeioamento oferecido por CECIERJ referente ao 1 ano do Ensino Mdio 2 bimestre/2012 http://projetoseeduc.cecierj.edu.br/ava22/mod/folder/view.php?id=3243, acessado em 29/08/2012 as 22:50.

16

Vous aimerez peut-être aussi