Vous êtes sur la page 1sur 8

TEMA 1: ESCOLA E FAMLIA UMA RELAO NECESSRIA E CONFLITUAL Primeiro Momento Enquadramento conceptual (da relao).

). Segundo Momento Ponto da situao (definir o conceito conflito; negociao como estratgia). Terceiro Momento Anlise crtica da multidimensionalidade da conflitualidade (interesses, expectativas, culturas). Identificao dos principais focos de tenso. Quarto Momento Reflexo sobre estratgias.

Primeiro Momento Enquadramento conceptual Perspectiva Sistmica (epistemologia circular e sistmica): Os problemas humanos no tm somente um sentido, mas uma funo no contexto mais lato em que emergem (contexto exterior famlia, como a escola ou o trabalho). A concepo sistmica da famlia parte da noo de sistema aberto (em interaco com o meio), que pode ser considerado subsistema numa ordem hierrquica (o indivduo faz parte do subsistema famlia, que faz parte do subsistema sociedade). Qualquer alterao no sistema familiar produz modificaes que devem garantir um novo equilbrio - homeostase sistmica (capacidade de manuteno do equilbrio do sistema), desafio estimular e desafiante para o desenvolvimento. Famlia sistema de relaes, com identidade prpria (identidade sistmica), organizado em funo de determinados objectivos comuns. Relaes intersistmicas Relaes com sistemas exteriores famlia. Relaes intrasistmicas Relaes entre os vrios subsistemas do sistema familiar. As interaces entre ambas as relaes e a famlia, enquanto sistema, so auto-reguladas e devem ser equilibradas e bem delimitadas, protegendo-se a identidade e a autonomia (num funcionamento adaptativo). Famlias aglutinadas ou enredadas Caso as interaces sejam demasiado grandes (ausncia de fronteiras). Famlias rigidificadas ou autoritrias Caso as interaces sejam muito restritas (rigidez de fronteiras).
TODOS OS CONCEITOS SISTMICOS DE SISTEMA ABERTO SE APLICAM ESCOLA

Transies normativas Acontecimentos expectveis no desenvolvimento da famlia: a entrada para a escola, a adolescncia, etc. Transies no normativas Acontecimentos no expectveis: divrcio, doena, desemprego, etc. A reflexo em estudo debrua-se sobre as transaces/interaco entre o sistema famlia e o sistema escola, principais sistemas de impacto na educao e formao das prximas geraes. Transaces equilibradas evitam situaes de aglutinao ou de rigidificao.

Perspectiva Ecolgica: Importncia das interaces entre o indivduo e os vrios contextos de vida onde,
directa ou indirectamente, participa (e se desenvolve); conjunto de cinco subsistemas, interligados, cujo centro o sujeito em desenvolvimento. 1- Microssistema: Contextos imediatos/interactivos do sujeito (famlia, escola, amigos). 2- Mesossistema: Inter-relaes entre dois ou mais microssistemas com os quais o sujeito interage (relao famlia-escola). 3- Exossistema: Estruturas particulares que afectam o contexto do sujeito, sem interaco deste (estatuto scio-econmico dos pais, poltica governamental). 4- Macrossistema: Contexto cultural que influencia os trs sistemas anteriores (micro, macro e exo) e que constituem a sociedade que directa ou indirectamente influi no sujeito (valores, crenas, acontecimentos histricos). 5- Cronossistema: Tempo em que o desenvolvimento do sujeito ocorre. ASSIM, o desenvolvimento do sujeito decorre numa rede complexa de inter-relaes entre vrios contextos de vida, prximos ou alargados. Dimenso Interpessoal (perspectiva sistmica e ecolgica) - Possibilita a relao do sujeito (intrapessoal) com o mundo (extrapessoal) onde interage.

Segundo Momento Ponto da situao (definir o conceito conflito; negociao como estratgia). Breve caracterizao dos contornos conflituais da relao A famlia o contexto primeiro e mais significativo do desenvolvimento do ser humano. Existe uma correlao positiva entre o envolvimento parental na escola e o sucesso educativo em termos de resultados escolares. A participao activa , igualmente, um exerccio do direito de cidadania, articulando-se a democracia representativa e a participativa. A relao famlia escola no surge da base (pais-professores) mas de uma regulamentao/legitimao Estatal, presente na Reforma do Sistema Educativo Portugus, sobre a participao dos pais. Esta relao objecto de estudos (mais ou menos cpticos) sobre a sua natureza e qualidade. Apesar da conflitualidade (diferentes valores, culturas, expectativas), imprescindvel uma maior participao dos pais/EE que fortalea uma comunicao construtiva e cooperante (mesmo que conflitual) e que respeite as fronteiras da identidade sistmica de ambos os sistemas.

O conflito como processo psicossocial de desenvolvimento Conflito (no disfuncional): desequilbrio do sistema pessoal (sistema aberto), inerente condio humana (relaes), cuja mediao potencia o desenvolvimento pessoal e social (assimilao). Na relao interpessoal, o conflito uma divergncia entre interlocutores.

Processo de integrao/acomodao: reorganizao do sistema pessoal que integra, na estrutura j existente, informaes e experincias a que o sujeito vai acedendo. O sistema pessoal torna-se mais complexo. Perspectiva estrutural cognitiva (Piaget) O desenvolvimento do sujeito processa-se numa sequncia invariante conflitual para padres qualitativamente diferentes, de complexidade cognitiva crescente, que se manifestam na forma de compreender e agir sobre a realidade, transformando-a e transformando-se.

A negociao como forma privilegiada de lidar com o conflito Negociao: estratgia de mediao de conflitos na relao interpessoal, legitimada (nas sociedades de cultura democrtica) pelo direito de se poder assumir pontos de vista idiossincrticos e singulares (Kennedy et al. 1986). Negociao informal: Espontnea. Negociao formal: Intencionalizada, subsequente de fortes conflitos explcitos. Palavras-chave: abertura, empatia, transigncia, cooperao, cedncia/articulao, incorporao, viabilidade, compromisso. Estratgia de negociao interpessoal (ENI): processo de organizao metodolgica (para resoluo do conflito) focalizado nos processos cognitivo/emocionais de planificao e organizao da aco interpessoal, que permite ao sujeito saber as coisas que pode fazer (Coimbra, 1990). As ENI tm diferentes nveis (crescentes [Piaget]) de complexidade e qualidade. Uma estratgia impulsiva de fuga ou confronto fsico ser uma ENI0, uma estratgia de cooperao/cedncia ser uma ENI3. Situaes inegociveis: 1. Por ex., valores e crenas estruturantes e nucleares, que so mecanismos de auto-regulao de sistemas abertos para proteco da identidade e homeostase sistmica face a presses exteriores. 2. Como estratgia manipuladora para mascarar situaes ou ganhar tempo. ENI: tcnica que promete menos do que se deseja, mas oferece muito mais do que se obteria sem ela (Rubin, 1983).

Terceiro Momento Anlise crtica da multidimensionalidade da conflitualidade (interesses, expectativas, culturas). Identificao dos principais focos de tenso. De uma relao inquestionvel desconfiana At finais dos anos 60: Acordo implcito (correspondncia de valores) entre escola e famlia sobre contedos (o que aprender) e metodologias (como aprender), sob regulamentao unilateral da escola. Carcter punitivo do processo ensino/aprendizagem, com obedincia e passividade do aluno. Actualmente: Espiral progressiva de conflitualidade (emergncia de valores democrticos, alterao da instituio familiar, ) na atribuio de responsabilidades sobre o insucesso escolar numa escola de massas.

Informao no conhecimento. H que filtrar, seleccionar e organizar para evitar o analfabetismo funcional por ausncia de inter-relao, apoio e afecto. Frequentemente, por incapacidade familiar, a escola assuma a tarefa da educao, sem recursos para tal. Escola em crise: passividade do exerccio profissional face a directrizes superiores; opinies simplistas e demaggicas sobre a qualidade decrescente do ensino (apoiadas pelos meios de comunicao); dificuldade de transmisso do saber num ensino de massas sem hetero-regulao (falta de autoridade no sistema famlia), atribuio de responsabilidades inexequveis, que desprestigiam o ensino. Conflito Escola: Acusa a famlia de tentar transformar a escola num gigantesco parque de estacionamento, imputandolhe a resoluo de problemas de foro familiar. Famlia: Acusa a escola de ser livresca e academicista, inadequada realidade e com falta de interactividade. Expectativas Escola: No s instruir, mas transmitir aprendizagens essenciais, facilitadoras da compreenso do mundo actual e da integrao psicossocial do sujeito. Famlia: Assumir o papel de educadora, garantindo a construo de uma identidade pessoal e social segura.

Conflitualidade entre expectativas da famlia e a resposta efectiva da escola Nas sociedades modernas delega-se escola o que deveria ser uma misso conjunta com a famlia e com a comunidade alargada, surgindo a realidade conflitual de no conseguir concretizar o seu objectivo principal ao tentar concretizar objectivos que no lhe deveriam competir directamente. Competncias exigidas com o alargamento gradual da escolaridade obrigatria: 1. Dimenso cognitiva Competncias Instrumentais bsicas (leitura, escrita, clculo) e alargadas (Cincias Experimentais e TIC). 2. Dimenso Cultura/Social Competncias Transversais (saber-ser, saber-fazer, saber-transformar[-se], saber conviver) Os objectivos crescentes e incomportveis propostos/impostos escola num discurso normativo terico, sem parcerias de apoio, so exequveis na prtica, defraudando as expectativas e gerando conflitualidade social. Apesar de a escola defender um princpio de igualdade de oportunidade, os resultados de insucesso e abandono remetem-se maioritariamente a grupos desfavorecidos, resultando em excluso social. A escola ainda no assumida como um direito, mas to s um dever (Gonalves & Coimbra, 2000). Ainda hoje a escola incapaz de assegurar a uma percentagem significativa da populao um conjunto mnimo de saberes. Funo de suplncia: a famlia pretende imputar escola a tarefa contnua da custdia dos seus filhos. A cultura da escola e a cultura da provenincia da famlia

Cultura: conjunto de objectos matrias e simblicos, universo de experincias e significados partilhados por um grupo social ou etnia (Hutmacher, W., 1978, 62). A relao escola-famlia uma relao conflitual entre a cultura escolar (urbana, terica, classe mdia, catlica, androcntrica) e a cultura do contexto socio-cultural dos alunos (cultura local e idiossincrtica). A cultura escolar privilegia as famlias de cultura congnere (cultura socialmente dominante), podendo emergir um conflito inter-cultural. A melhor forma de resoluo proporcionar uma participao activa dos EE, como membro da comunidade educativa. A escola ter de respeitar e incorporar diferentes culturas. A escola continua a ser um instrumento poderoso na manuteno de desigualdades sociais, porque a realidade da escola nada tem a ver com determinadas realidades sociais. Marginaliza e menospreza culturas diferentes da sua (escola monocultural), responsabilizando a cultura familiar pelo insucesso escolar. Os EE, desrespeitados e desqualificados, demarcam-se da escola. Nas sociedades modernas, a escola tem desempenhado o papel paradoxal de sociabilizao e de reiterao do padro cultural socialmente dominante. Cultura endgena: grupos socio-culturais diferenciados da cultura portuguesa. So, de pleno direito, automaticamente cidados nacionais; so brancos, tm como lngua materna o portugus, fazem parte integrante da histria de Portugal (Silva, 2001, p.544). Cultura exgena: grupos culturais das minorias tnicas, provindos dos PALOPS e dos Pases do Leste Europeu, e at de outros continentes, que falam lnguas ou dialectos, por vezes de outras cores. So portadores das suas culturas de origem e no lhes concedida automaticamente a cidadania portuguesa (Silva, 2001, p.544). A escola deve ser intercultural (respeito incondicional pelas diferenas culturais); a construo de uma escola transcultural (interpenetrao de diferentes culturas conducente a uma transcultura, diferente e representante de todas as outras) poderia ser uma utopia (Silva, 2001, p.552). Escola e famlia: uma relao conflitual cooperante Envolvimento dos EE Vantagens: Sucesso escolar; valorizao do papel EE; conhecimento sobre o funcionamento escolar; alargamento de redes de apoio, desenvolvimento da conscincia de cidadania. Obstculos: assimetria por rigidez de fronteiras inter-sistmicas; relao politicamente imposta (mais por decreto que por vontade); A circunscrio da participao do EE indicadora de um objectivo poltico. Obstculos ao dilogo por parte da escola/professores Quanto mais se partilharem as responsabilidades, menos presso ser sentida e mais recursos sero mobilizados. Os EE podem/devem dar um apoio activo. Os professores tm de alterar a mentalidade (a escola no pertence corporao de docentes) e adquirir competncias de relacionamento inter-pessoal. Obstculos por parte da famlia para o dilogo cooperante A participao escolar no faz parte da tradio portuguesa.

Famlias distantes da cultura escolar, oriundas de contextos desfavorecidos, so as mais ausentes.

Quarto Momento Reflexo sobre estratgias. Rumo a um dilogo colaborativo A escola, como portadora da cultura dominante, deve tomar a iniciativa: se os EE no vo escola, deve a escola ir ao encontro das famlias (Sampaio & Felcio, 1997). Estratgias Anular o receio dos professores de serem invadidos e desautorizados. Sensibilizar (e formar) os professores para a temtica da participao activa dos EE. Esbater distncias e barreiras culturais. Definir (pelos rgos de gesto da escola) uma poltica global de envolvimento das famlias. Valorizar o papel educador da famlia como mais-valia para o sucesso. Garantir o funcionamento das Associaes de Pais e da representao de pais nos rgos onde tm assento. Convocar os EE para situaes positivas (cooperao e formao) e festivas (convvios). Participao no Projecto Educativo da Escola (com aces concretas de formao e lazer). Participao dos EE em actividades de complemento curricular, de formao, de convvio e de lazer.

Alguns conceitos-chave Famlia sistema de relaes, com identidade prpria (identidade sistmica), organizado em funo de determinados objectivos comuns. Relaes intersistmicas Relaes com sistemas exteriores Relaes intrasistmicas Relaes entre os vrios subsistemas do sistema. Famlias aglutinadas ou enredadas Famlias onde interaces so muito grandes (ausncia de fronteiras). Famlias rigidificadas ou autoritrias Famlias onde interaces so muito restritas (rigidez de fronteiras). Transies normativas Acontecimentos expectveis. Transies no normativas Acontecimentos no expectveis. Sistema: conjunto de elementos ligados por determinadas variveis que, num contexto espacio-temporal, formam um todo interactuante. Microssistema: Contextos imediatos

Mesossistema: Inter-relaes entre dois ou mais microssistemas Exossistema: Estruturas particulares (estatuto scio-econmico dos pais, poltica governamental). Macrossistema: Contexto cultural (valores, crenas, acontecimentos histricos) que influencia os trs sistemas anteriores (micro, macro e exo) Cronossistema: Tempo em que se desenrola determinada situao Negociao: estratgia de mediao de conflitos na relao interpessoal, legitimada (nas sociedades de cultura democrtica) pelo direito de se poder assumir pontos de vista idiossincrticos e singulares. Negociao informal: Espontnea. Negociao formal: Intencionalizada, subsequente de fortes conflitos explcitos. Negociao interpessoal : processo de organizao metodolgica (para resoluo do conflito) focalizado nos processos cognitivo/emocionais de planificao e organizao da aco interpessoal, que permite ao sujeito saber as coisas que pode fazer Conflito (no disfuncional): desequilbrio do sistema pessoal (sistema aberto), inerente condio humana (relaes), cuja mediao potencia o desenvolvimento pessoal e social (assimilao). Na relao interpessoal, o conflito uma divergncia entre interlocutores. Assimilao: processo pelo qual o indivduo capta cognitivamente o ambiente e o organiza possibilitando, assim, a ampliao de seus esquemas. Na assimilao o indivduo usa as estruturas que j possui. Acomodao: modificao de um esquema ou de uma estrutura em funo das particularidades do objecto a ser assimilado. Processo de integrao/acomodao: reorganizao do sistema pessoal que integra, na estrutura j existente, informaes e experincias a que o sujeito vai acedendo. O sistema pessoal torna-se mais complexo. Dimenso Interpessoal: Possibilita a relao do sujeito (intrapessoal) com o mundo (extrapessoal) onde interage. Processo de integrao/acomodao: reorganizao do sistema pessoal que integra, na estrutura j existente, informaes e experincias a que o sujeito vai acedendo. O sistema pessoal torna-se mais complexo. Perspectiva estrutural cognitiva (Piaget) O desenvolvimento do sujeito processa-se numa sequncia invariante conflitual para padres qualitativamente diferentes, de complexidade cognitiva crescente, que se manifestam na forma de compreender e agir sobre a realidade, transformando-a e transformando-se. Cultura: conjunto de objectos matrias e simblicos, universo de experincias e significados partilhados por um grupo social ou etnia. Monocultural: cultura que defende um projecto civilizacional nico, procurando um igualitarismo universal. Cultura endgena: grupos socio-culturais diferenciados da cultura portuguesa. So, de pleno direito, automaticamente cidados nacionais; so brancos, tm como lngua materna o portugus, fazem parte integrante da histria de Portugal.

Cultura exgena: grupos culturais das minorias tnicas, provindos dos PALOPS e dos Pases do Leste Europeu, e at de outros continentes, que falam lnguas ou dialectos, por vezes de outras cores. So portadores das suas culturas de origem e no lhes concedida automaticamente a cidadania portuguesa. Intercultural: respeito incondicional pelas diferenas culturais. Transcultural: interpenetrao de diferentes culturas conducente a uma transcultura, diferente e diferente e representante de todas as outras. Competncias Instrumentais bsicas: leitura, escrita, clculo. Competncias Transversais: saber-ser, saber-fazer, saber-transformar(-se), saber conviver.

Vous aimerez peut-être aussi