Vous êtes sur la page 1sur 4

Nos engenhos de acar, para onde foram levados, as cozinhas eram entregues s negras, pois, no comeo, os colonizadores vieram

sem suas mulheres. Responsveis pela alimentao dos senhores brancos e com a necessidade de suprir sua prpria demanda, os negros passaram a adaptar seus hbitos culinrios aos ingredientes da colnia. A cozinha africana privilegia os assados em detrimento das frituras. O caldo um item importante, proveniente do alimento assado ou simplesmente preparado com gua e sal. utilizado na mistura com a farinha obtida de diversos elementos.O modo africano de cozinhar e temperar incorporou elementos culinrios e pratos tpicos portugueses e indgenas, transformando as receitas originais e dando forma cozinha brasileira.

Alu

Bebida refrigerante feita de milho, de arroz ou de casca de abacaxi frmentados com acar ou rapadura, usada tradicionalmente como oferenda aos orixs nas festas populares de origem africana.

Cuscuz

uma herana dos povos islamizados da frica ,e composto de farinha de trigo ou de arroz e servida com carne e verdura, j as nossa cozinheiras introduziram leite de vaca e leite de coco mais carne-seca e o torresmo como complemento.

Munguz (Canjica)

Munguz uma iguaria feita de gros de milho (geralmente branco) cozidos em caldo aucarado, algumas vezes com leite de coco ou de vaca, a que se junta polvilho com canela

Acaraj

Bolo de feijo-macaa temperado temperado e modo com camaro seco, sal cebola, frito em azeite-de dend.

Abar

O abar tem a mesma massa que o acaraj: a nica diferena que o abar cozido, enquanto o acaraj frito. O preparo da massa feito com feijo fradinho, que deve ser quebrado em um moinho em pedaos grandes e colocado de molho na gua para soltar a casca. Aps retirada toda a casca, passa-se novamente no moinho, desta vez dever ficar uma massa bem fina. A essa massa acrescentam-se cebola ralada, sal, camaro seco e azeite de dend.
Bolo de feijo-macaa preparado com azeite-de-dend, envolvido em folha de bananeira e cozido em banho-maria.

Arroz-de-hau

Arroz cozido em apenas em gua, que pode ser servido com picadinho de carne-seca frita com molho de pimenta. 2.sem o molho de pimenta, comida oferecida ao orix oxal.

Bob

Bob um prato da culinria brasileira popular na cozinha da Bahia, de origem africana. Trata-se de um creme pouco consistente feito de mandioca, etc., cozidos e amassados com azeite-de-dend, pimenta, sal e um pouco de camaro seco. Pode ser servido quente, morno ou frio, como prato principal ou como acompanhamento.

Caruru

Comida feita a base de quiabo cortado, fervido e temperado com camares secos, azeite-de-dend, cebola e pimenta.

Quibebe

Papa ou pur de abbora (jerimum) com leite.

Vatap

Papa de farinha-de-mandioca temperada com azeite-de-dend e pimenta, servida com peixes e crustceos. FEIJOADA

E a nossa famosa feijoada, feita de acordo com o gosto de cada um. Mas nunca esquecendo que a feijoada surgiu nas senzalas, feitas pelos escravos que cozinhavam o feijo nas horas de seus intervalos e aproveitavam os restos de porco (rabinho e ps) jogados fora pelos seus senhores. Enquanto as melhores carnes iam para a mesa dos senhores, os escravos ficavam com as sobras: ps e orelhas de porco, lingia, carne-seca, eram misturados com feijo e cozidos num grande caldeiro.

Vous aimerez peut-être aussi