Vous êtes sur la page 1sur 5

RodrigoRennQuestesCESPEparaoMPU08

Questes sobre o tpico Processo organizacional: planejamento, direo, comunicao,controleeavaliao.

Ol Pessoal, Espero que estejam gostando dos artigos. Hoje veremos outro tema que deveserestudadoparaesseconcursodoMPU!Processoorganizacional. (CESPE EMBASA / ADMINISTRAO 2010) Acerca do processo decisrio, julgue os itens a seguir. 1Apolticadaempresaservedeguiaparaatomadadedecisesprogramadas. 2Visespsicolgicos,pressesdetempoerealidadessociaisinfluenciamasdecisesreais. 3Aeficinciaorganizacionalfacilitadapelousodedecisesnoprogramadas. 4Nauniversidade,odesenvolvimentodenovosrecursosdidticosparausonassalasdeaula umexemplodedecisoprogramada. 5 As decises programadas maximizam a necessidade de gerentes ou administradores exercitaremseuscritriosparatomadadedeciso. Comentrios: 1. Decises programadas so decises rotineiras, sobre assuntos que j foram analisados antesejexisteumarespostapadro.Apolticadaempresa(assimcomoasregraseos procedimentos) um dos balizadores da atuao de um gestor para a tomada de uma deciso programada, pois fornece um norte para a deciso. J as decises no programadassocomunsquandooproblemanovo,oupoucofreqente,eogestordeve analisarosdadossuadisposio(muitasvezesincompletos)paraquepossatomaruma deciso.Gabarito:Certo. 2. A tomada de decises uma das principais tarefas de um gestor. Claro que a maneira queelepensasobreomundo,suavivncia,aurgnciadadecisoeoambienteemquevive afetaramaneiracomodecidir!Gabarito:Certo. 3. Aeficinciaorganizacionalfacilitadapelousodedecisesprogramadas,poiscomoelas so rotineiras, a sua padronizao conserva recursos materiais e de tempo (exemplo: se vocperdeohorriodaprovanafaculdadeevaisecretaria,oatendentejsabequando serasegundachamadaequantovocdeverpagardemulta.Estadecisodoatendente umadecisoprogramadasertomadasemprequeestecasoocorrer).Gabarito:Errado. 4. Comovimosacimanaquesto1,asdecisesnovasnormalmenteso noprogramadas! Quandoogestordeveanalisarumproblemaquenuncafoianalisadoantes,comcertezaele notemumarespostapronta.Gabarito:Errado. 5. As decises difceis e que demandam muito dos gerentes so as no programadas! Lembremsempredisso:Decisopadronizada,manualizadaprogramada!Decisonova, difcilequedemandaumaanlisemaiscomplexa,noprogramada.Gabarito:Errado.

(CESPEBASA/ADMINISTRAO2010)Comamudanaconstantedoscenrioseconmicos no mundo, inclusive no Brasil, surgem alguns fatores negativos sobre os quais dever se
1 http://www.euvoupassar.com.br EuVouPassarevoc?

concentraraatenodosadministradores.Questescomoreduzidocrescimentoeconmico, globalizao,regulamentaogovernamental,inflao,escassezdealgunsrecursos,altocusto dopetrleoeprotecionismointernacionaldeveroalertarasorganizaesparaautilizaoeo aperfeioamento dos mecanismos de planejamento que fomentem a flexibilidade e adaptaesdaorganizao.Comrelaoaesseassunto,julgueositensaseguir.(ADAPTADA) 6 O conceito de racionalidade limitada evidencia a impossibilidade de se conceber a organizaocomoumempreendimentoestritamenteracional. 7 A concepo de organizao como entidade pressupe que ela constitui um sistema frouxamenteunido,oqueimpossibilitaplanejamentos,namedidaemqueplanejarapalavra apropriada para se projetar um conjunto de aes para atingir um resultado claramente definido, quando se tem plena certeza da situao em que as aes acontecero e controle quaseabsolutodosfatoresqueasseguramosucessonoalcancedosresultados. 8Enquantoprojetarofuturoumprocessoqueenvolvedecidircomoagircombasenoque estocorrendonoambienteimediatoenofuturoprximo,planejaratraduodessadeciso emaesgerenciveis.Aprojeofuturaeoplanejamentodevemencontrarsenopontoem quesejapossveldivisarumaestratgiadeaoetraduzilaemumametaoualvo.

6. Omodeloderacionalidadelimitada,descritoporSimon,relacionasecomadificuldadeque osadministradorestm,navidareal,detomardecisesdeacordocomomodeloracional, ou seja, muitas vezes no h o tempo necessrio para analisar o problema, no existem dados disponveis, os recursos so limitados, etc. O gestor toma a deciso com a maior racionalidadepossvel,dentrodesuaslimitaes.Porissoonomeracionalidadelimitada. Gabarito:Certo. 7. Essa frase no est errada, est erradssima! A organizao no um sistema frouxamente unido. O planejamento tem uma premissa bsica, que a incerteza. O planejamento busca exatamente reduzir esta incerteza! Portanto nunca temos plena certeza de que algo acontecer, muito menos controle absoluto dos fatores que asseguramosucesso(quemdera,nomesmo?).Gabarito:Errado. 8. Ok. Essa questo faz a diferenciao de uma projeo para o planejamento. Voc pode projetar um aumento nos preos das aes brasileiras na Bolsa de Valores, mas um planejamentodeveincluirnosaprojeo,masadefiniodosobjetivosemetas,bem como as aes necessrias para que os objetivos e as metas sejam atingidas. Gabarito: Certo.

(CESPE FINEP / ADM. DE MATERIAIS 2009) No que concerne a processo administrativo e habilidadesdoadministrador,assinaleaopocorreta.(ADAPTADA) 9Maisconhecimentostcnicossodemandadosdoadministrador,medidaqueelesobena hierarquiadaorganizao. 10Oadministradorquedesenvolvaaesdecoordenaresforosecomunicarexerceafuno administrativadedireo. 11Oadministradorquedefineamissodaorganizaorealizaafunodeorganizao. 12 O administrador que monitora o desempenho exerce a funo administrativa de planejamento.

2 http://www.euvoupassar.com.br

EuVouPassarevoc?

9. Aconteceexatamenteocontrrio!Quantomaisoadministradorsobenahierarquia,mais ele usa as habilidades humanas e conceituais, e menos utiliza as habilidades tcnicas. Gabarito:Errado. 10. Perfeito.Dirigirrelacionasecomacoordenaodotrabalhodaspessoasparaquepossam atingir objetivos comuns. Dirigir especialmente difcil, pois normalmente os objetivos individuaisedasorganizaesnoomesmo,egestordevecriarumequilbrioentreeles, de forma que as pessoas e as organizaes consigam atingir seus objetivos. Para exercer esta funo de forma eficaz o gestor deve ter domnio de temas como motivao e liderana.Gabarito:Certo. 11. Amissodeumaempresaarazodelaexistir.Paraquelafoicriada?Quaissosuas funes fundamentais? Por exemplo, uma faculdade pode ter como misso: gerar e transmitir conhecimento. A definio da misso da empresa est englobada no Planejamento,enonafunodeorganizao!Gabarito:Errado. 12. Quando um administrador est monitorando o desempenho ele est controlando, e no planejando!PortantoestexercendoafunodeControle!Estecontrolepodeserprvio, simultneo(ocasodomonitoramento)eposterior.Gabarito:Errado.

(CESPEMIN.ESPORTEADMINISTRADOR2008)Acercadadinmicadasorganizaesedos processosorganizacionais,julgueositenssubseqentes(ADAPTADA). 13Segundoaabordagemdesistemas,asorganizaessosistemasfechados,compostosde partesinterrelacionadaseinterdependentesquefuncionamcomoumtodo,tendooobjetivo dealcanarmetascomuns. 14Asprticaserituais,porconstituremacamadamaisprofundadaculturaorganizacional,so aspectoscujamudanarequermaistempo,planejamentoecuidados. 15 O estilo de liderana uma varivel que contribui de forma decisiva para o sucesso ou fracassodeprogramasdemudanaculturalplanejada. 16 No trabalho em equipe, o estilo de liderana democrtico, por compartilhar o processo decisrio,contribuiparaoaumentodamotivaodosmembrosdaequipe. 13. Segundoateoriadossistemas,asorganizaesdevemservistascomosistemasabertos,e no fechados! Sistemas abertos so aqueles que interagem com o ambiente externo (clientes,fornecedores,governo,etc.).Orestodafraseestcorreto,ouseja,aorganizao umsistemacomplexo,sendocompostopordiversaspartesinterdependentes.Gabarito: Errado. 14. Acamadamaisprofundadaculturaorganizacionalsoospressupostosbsicos,verdades inconscientes,quenosonemdiscutidasmais.Estespressupostosbsicossorealmente extremamentedifceisdemudar.Gabarito:Errado. 15. Exato.Oestilodelideranapoderser:autocrtico(ldertomaadecisosozinhoesomente comunica), democrtico (lder decide em conjunto com funcionrios e aceita sugestes antesdetomaradeciso)ouliberal(lderdliberdadeaossubordinadosparadecidirem comomelhoracharem).Oestilodelideranarealmenteumfatorqueafetaasmudanas planejadasdeculturaorganizacional.Gabarito:Certo. 16. Beleza. O estilo democrtico leva a uma maior motivao dos funcionrios, pois eles passamasesentirresponsveispeladecisotomada,tendoassimmaiormotivaopara queamesmatenhasucesso.Gabarito:Certo.
3 http://www.euvoupassar.com.br EuVouPassarevoc?

(CESPE MS/ADMINISTRADOR 2010) O processo de tomada de decises nas organizaes implicaoconhecimentoprviodascondiesessenciaisdaorganizaoedeseuambiente,da mesma forma que a avaliao das consequncias futuras advindas das decises tomadas. O sistemadeinformaesgerenciais,portanto,podecontribuirconsideravelmentecomogestor nageraodebenefciosparaaorganizao,vistoqueomesmocapazdemunilodedadose informaesparaumaadequadatomadadedeciso.Acercadesseassunto,julgueoprximo item. 17Considereaseguintesituaohipottica.Emumhospitalprivado,ogestordecidiuadquirir um sistema de monitoramento de cmeras e catracas eletrnicas e alterar todos os procedimentosrelativossegurana.Taldecisoocorreuapsadennciadeduaspacientes de que teriam sido molestadas por um mdico. Aps apurao dos fatos pela autoridade policial,concluiusequesetratavadeumfalsomdicoqueteveacessoaessaspacientesem um nico dia, no referido hospital. Apesar de nunca ter ocorrido tal fato anteriormente, tais decisesforamconsideradasimportantes.Nessasituao,adecisodeadquirirmaisumitem paraopatrimnio,almdaalteraodosprocedimentosdesegurana,caracterizaseporser programada. 17. Vocs lembram das questes anteriores? Estas questes de decises programadas e no programadas so bem simples. O problema novo? diferente? Ento no pode ser decisoprogramada,ok?Decisoprogramadadecisorotineira,muitasvezesjdescrita emummanualouregrasdeprocedimentos.Gabarito:Errado.

(CESPE UNIPAMPA/ ADMINISTRADOR 2009) Ao assumir uma nova posio como administrador, um empregado de determinada organizao se defrontou com as seguintes situaes:diversosempregadosdesenvolviamsuaprpriamaneiradeelaborarasplanilhasde prestaodecontasquedeveriamsersubmetidasaodepartamentofinanceiro;osempregados estavam frustrados com a remunerao recebida no desempenho de suas atividades. A principal medida adotada pelo novo administrador foi instituir um programa de cargos e salrioscomoobjetivodeavaliaromritodecadaempregadopormeiodeumaavaliaode desempenho do tipo escala grfica. Essa reestruturao de cargos demandou uma nova estrutura organizacional, com a criao de dois novos departamentos. Esses novos departamentosestoemconflito,poisseconsiderammerecedoresdorecebimentodamaior parte da proviso de recursos previstos. Com relao situao hipottica acima descrita, julgueositensaseguir,deacordocomasteoriasdaadministrao.(ADAPTADA) 18 O fato de os empregados desenvolverem sua prpria maneira de executar as tarefas constituiquadrosimilaraopreconizadopelateoriadaadministraocientficaquedefendea autonomiaeiniciativadoscolaboradoresnarealizaodesuasatividades. 19 De acordo com a teoria da administrao cientfica, o administrador ter um papel primordialnaotimizaodastarefasdesenvolvidaspelosempregados. 20Casodnfaseestrutura,oadministradorsepautarnospressupostosdateoriaclssica, queteveHenryFayolcomoumdeseusrepresentantes.
4 http://www.euvoupassar.com.br EuVouPassarevoc?

21Aovalorizarameritocraciacomoformadepromoo,oadministradorestarsepautando nateoriadaburocracia. 18. AAdministraoCientfica,lanadaporFrederickTaylor,secaracterizavaexatamentepor desenharumamelhormaneiradeexecutarumatarefa.Atravsdosestudosdetempose movimentos, se chegava a uma maneira ideal de fazer algum trabalho, que era ento padronizada. Esta concepo veio exatamente lidar com o problema de cada um fazer o trabalhodamaneiraqueachavamelhor,levandoaumaperdadetempoeesforofsico. Gabarito:Errado. 19. Beleza. A tarefa do administrador na Administrao Cientfica era exatamente focar nas tarefas(comootrabalhoeraexecutadonalinhademontagem,porexemplo),demaneira queotrabalhofossemaiseficiente,gerandobenefciosparaostrabalhadoreseospatres. Gabarito:Certo. 20. DiferentementedeTaylor,quefocavaseusestudosnastarefas,Fayolbaseouseutrabalho nas estruturas das organizaes. Foi Fayol quem primeiro analisou o que se chamou de processoadministrativo.Gabarito:Certo. 21. timo.UmdosprincpiosdaBurocraciaexatamenteameritocracia.Normalmentesnos lembramos das disfunes da Burocracia, como o excesso de formalismo, a excessiva rigidez, o foco em procedimentos e no em resultados, etc. Mas importante ter em menteestesprincpios,poissobastantecobrados.Gabarito:Certo. Porhojes!Qualquerdvidaestareidisponvelnoemailabaixo. Bonsestudosesucesso!! RodrigoRenn rodrigorenno@euvoupassar.com.br

5 http://www.euvoupassar.com.br

EuVouPassarevoc?

Vous aimerez peut-être aussi