Vous êtes sur la page 1sur 9

Revista Brasileira de Histria da Matemtica - Vol. 10 no 20 (outubro/2010-maro/2011 ) - pg.

213-221 A Filosofia da Matemtica de Popper Publicao Oficial da Sociedade Brasileira de Histria da Matemtica ISSN 1519-955X
N

A FILOSOFIA DA MATEMTICA DE POPPER Fbio Maia Bertato CLE UNICAMP - Brasil Resumo O critrio da demarcao de Popper claramente separa a matemtica das cincias empricas. Popper no desenvolveu de uma forma sistemtica uma filosofia da matemtica. Lakatos considerado o representante da ampliao e aplicao da filosofia da cincia de Popper matemtica. Todavia, Popper deixou em seus escritos diversos trechos e ensaios dedicados ou relacionados matemtica que nos fornecem suas respostas a alguns problemas da filosofia da matemtica. O objetivo do presente trabalho apresentar sucintamente algumas de suas idias que constituem o que podemos denominar Filosofia da Matemtica de Popper. Palavras-chave: Popper, Filosofia da Matemtica, Critrio da Demarcao. Abstract The criterion of demarcation of Popper clearly separates the mathematics of empirical sciences. Popper did not develop a philosophy of mathematics in a systematic form. Usually, Lakatos is considered the responsible for the application of the Poppers philosophy of science to the mathematics. However, one can find in Poppers writings his answers to some problems of the philosophy of mathematics. Our objective is to present briefly some of his ideas that constitute what we can call Poppers Philosophy of Mathematics. Keywords: Popper, Philosophy of Mathematics, Criterion of Demarcation. 1. Algumas consideraes sobre Popper e sua Filosofia da Cincia I. Karl Raimund Popper nasceu em 28 de julho de 1902, em Viena. Estudou filosofia, matemtica e fsica. Trabalhou na clnica de consulta infantil de Alfred Adler (1870 1937). Interessou-se por msica e por sua histria. Em 1928, doutorou-se em filosofia e um
RBHM, Vol. 10, no 20, p. 213-221, 2010 213

Fbio Maia Bertato

ano depois se habilitou para o ensino de matemtica e de fsica na escola secundria, escrevendo, para o exame, uma tese sobre problemas da axiomtica em geometria (incluindo um captulo sobre geometria no-euclidiana). Devido presena dos nazistas na ustria, Popper transfere-se para a Nova Zelndia em 1937. Popper publicou Logik der Forschung (Lgica da descoberta cientfica) em 1934, Poverty of Historicism em 1944 e 1945 e os volumes de Open Society and Its Enemies em 1945. Em 1946, Popper transferiu-se para a Inglaterra, para lecionar na London School of Economics. Nesse perodo deu continuidade a seus estudos sobre filosofia e filosofia da cincia, resultando em duas obras: Conjectures and Refutations (1963) e Objective Knowledge (1972). Sua autobiografia intelectual (Unend Quest) e sua obra Replies to my Critics so de 1974. Juntamente com John Carew Eccles (1903 - 1997) publicou, em 1977, o livro The Self and its Brain. Faleceu em 17 de setembro de 1994. II. Podemos dizer que as teses centrais da epistemologia popperiana so constitudas pela crtica ao princpio de induo e pelo estabelecimento de um critrio de demarcao da cincia. O Problema da Induo (ou Problema de Hume) pode ser apresentado como a indagao sobre a validade de sentenas (ou enunciados) universais que encontrem base emprica. De acordo com uma viso indutivista, uma inferncia indutiva se ela conduz a enunciados universais (hipteses e teorias) a partir de enunciados singulares ou particulares (observaes ou experimentos). O indutivismo proclama que um cientista pode chegar a concluses objetivas e intactas, apenas mediante registro, mensurao e descrio de seus achados, sem hipteses ou expectativas prvias1. Popper drstico. Para ele no existe mtodo indutivo:
Ora, est longe de ser bvio, de um ponto de vista lgico, haver justificativa no inferir enunciados universais de enunciados singulares, independentemente de quo numerosos sejam estes; com efeito, qualquer concluso colhida desse modo sempre pode revelar-se falsa: independentemente de quantos casos de cisnes brancos possamos observar, isso no justifica a concluso de que todos os cisnes so brancos (POPPER, 1974, p. 27).

Popper contesta a viso daqueles que aceitam que as cincias empricas caracterizam-se pelo emprego dos mtodos indutivos.
Com rejeitar o mtodo de induo, poder-se-ia dizer privo a cincia emprica daquilo que constitui, aparentemente, sua caracterstica mais importante; isto quer dizer que afasto as barreiras a separar a cincia da especulao metafsica. Minha resposta a tal objeo a de que a razo principal de eu rejeitar a Lgica Indutiva consiste, precisamente, em ela no proporcionar conveniente sinal diferenador do carter emprico, no-metafsico, de um sistema teortico; em outras palavras,
1

Francis Bacon (1564-1626) foi o principal promotor do indutivismo e Liebig (1863) foi o primeiro cientista de destaque que o criticou como mtodo cientfico (cf. POPPER, 1974, p 31, n5 e MAYR, 1998, p. 45).

214

RBHM, Vol. 10, no 20, p. 213-221, 2010

A Filosofia da Matemtica de Popper consiste em ela no proporcionar adequado critrio de demarcao (POPPER, 1974, p. 34).

Popper denomina Problema de Demarcao (ou Problema de Kant) o problema de estabelecer um critrio que permita distinguir as cincias empricas, a Matemtica e a Lgica, e os sistemas metafsicos2. Popper considera os dois problemas como fontes de quase todos os problemas da epistemologia, sendo o ltimo o mais importante. Seu critrio de demarcao aparentemente simples: uma teoria cientfica se pode ser falseada (ou refutada) atravs da experincia.
como emprico ou cientfico se ele for passvel de comprovao pela experincia. Essas consideraes sugerem que deve ser tomado como critrio de demarcao, no a verificabiblidade, mas a falseabilidade de um sistema. Em outras palavras, no exigirei que um sistema cientfico seja suscetvel de ser dado como vlido, de uma vez por todas, em sentido positivo; exigirei, porm, que sua forma lgica seja tal que se torne possvel valid-lo atravs de recurso a provas empricas, em sentido negativo: deve ser possvel refutar, pela experincia, um sistema cientfico emprico. (Assim, o enunciado Chover ou no amanh, no ser considerado emprico, simplesmente porque no admite refutao, ao passo que ser emprico o enunciado Chover aqui, amanh) (POPPER, 1974, p. 42).

Esse critrio de demarcao ampliado contra possveis objees:


(...) procurei definir a cincia emprica recorrendo ao auxlio do critrio de falseabilidade; contudo, obrigado a admitir a procedncia de certas objees, prometi um suplemento metodolgico minha definio. Assim como o xadrez pode ser definido em funo de regras que lhe so prprias, a Cincia pode ser definida por meio de regras metodolgicas. Cabe proceder ao estabelecimento dessas regras de maneira sistemtica. Coloca-se, de incio, uma regra suprema, que serve como uma espcie de norma para decidir a propsito das demais regras e que , por isso, uma regra de tipo superior. a regra que afirma que as demais regras do processo cientfico devem ser elaboradas de maneira a no proteger contra o falseamento qualquer enunciado cientfico (POPPER, 1974, p.56).

Os dois problemas so tratados com profundidade especialmente em Logik der Forschung (POPPER, 1974) e em Conjectures and Refutations (POPPER, 1963). O conhecimento cientfico , para Popper, o melhor e mais importante tipo de conhecimento que a humanidade possui, porm no o nico. Para ele, as caractersticas centrais do conhecimento cientfico so: 1. 2. O conhecimento cientfico inicia-se com problemas prticos e tericos. Nossos sucessos em resolv-los levam a novos problemas. O conhecimento consiste na busca pela verdade a busca pelo objetivamente verdadeiro, por teorias explicativas.

Popper difere dos positivistas que desejavam no tanto uma boa demarcao e sim a derrubada total e aniquilao da Metafsica.

RBHM, Vol. 10, no 20, p. 213-221, 2010

215

Fbio Maia Bertato

3.

No busca da certeza. Todo conhecimento humano falvel. O conhecimento cientfico sempre hipottico, conjectural. O mtodo da cincia o mtodo crtico: busca do erro e sua eliminao (cf. POPPER, 2000, p.3-5).

2. Conhecimento Objetivo e o Terceiro Mundo I. Popper defende a existncia de dois tipos de conhecimento, o subjetivo (que depende das disposies dos organismos, de um sujeito que conhece) e o objetivo (que consiste do contedo lgico de nossas teorias, conjecturas etc.). Exemplos de conhecimento objetivo so as teorias publicadas em revistas cientficas e em livros de uma biblioteca; discusses de tais teorias; dificuldades ou problemas conectados com tais teorias, etc.(cf. POPPER, 1972b, p. 73). Segundo Popper, podemos distinguir trs mundos ou universos: Primeiro Mundo (W1): o mundo de objetos fsicos ou de estados materiais. Segundo Mundo (W2): o mundo de estados de conscincia ou estados mentais, disposies comportamentais para agir. Terceiro Mundo (W3): o mundo de contedos objetivos de pensamento, especialmente de pensamentos cientficos, poticos e de obras de arte. Portanto, os conhecimentos subjetivos e objetivos so, respectivamente, habitantes de W2 e W3. Vejamos dois exemplos de conhecimento, um subjetivo e outro objetivo: Ex. 1 Sei que a conjectura de Goldbach no foi provada, mas creio que ser provada algum dia. Ex. 2 Levando em considerao o estado atual do conhecimento metamatemtico, parece possvel que a conjectura de Goldbach seja indecidvel. Para Popper, o Ex. 1 um conhecimento de W2 e o Ex. 2 um conhecimento de W3. Popper defendia que uma epistemologia concentrada em W2, ou no conhecimento subjetivo, irrelevante para o estudo do conhecimento cientfico. Popper considera-se um realista, um tanto como um realista ingnuo, e sugere a existncia de W1 e W2 e que estes dois interagem. Como argumento acerca da existncia (mais ou menos) independente de W3, consideremos duas experincias de pensamento: Experincia 1: Todas as nossas mquinas e equipamentos so destrudos, bem como todo o nosso aprendizado subjetivo, incluindo nosso conhecimento subjetivo de mquinas e equipamentos e de como us-los. Permanecendo bibliotecas e nossa capacidade de aprender com elas. Experincia 2: Todas as nossas mquinas e equipamentos so destrudos, bem como todo o nosso aprendizado subjetivo, incluindo nosso conhecimento subjetivo de mquinas e equipamentos e de como us-los.

216

RBHM, Vol. 10, no 20, p. 213-221, 2010

A Filosofia da Matemtica de Popper

Todas as bibliotecas tambm so destrudas e nossa capacidade de aprender com os livros permanece. Popper argumenta que na situao da Experincia 1, depois de muito sofrimento, nosso mundo poderia continuar a seguir em frente e na situao da Experincia 2, no haveria reaparecimento da civilizao por muitos milnios. Nossa capacidade de aprender com os livros se tornaria intil (cf. POPPER, 1972b, p. 106-108). Popper defende que W3 um produto natural do animal humano, amplamente autnomo e atravs de nossa interao com ele que o conhecimento objetivo cresce. Grande parte do terceiro mundo objetivo de teorias efetivas e em potencial e de publicaes e argumentos surge como um subproduto no pretendido das publicaes e argumentos produzidos efetivamente. O contedo de livros, no sua forma fsica, pertence a W3 (POPPER, 2000, p. 22). II. A idia de autonomia central na teoria de W3, embora seja uma criao humana, este mundo cria por sua vez seu prprio domnio de autonomia. Segundo Popper, os exemplos que mostrem que W3 autnomo so incontveis:
Talvez os [exemplos] mais impressionantes, e de qualquer modo os que deveramos conservar em mente como os nossos padres de exemplos, podem ser encontrados na teoria dos nmeros naturais. / Diversamente de Kronecker, concordo com Brouwer em que a seqncia dos nmeros naturais uma construo humana. Mas, embora criemos essa seqncia, ela por sua vez cria seus prprios problemas autnomos. A distino entre nmeros mpares e pares no criada por ns: uma conseqncia no pretendida e inevitvel de nossa criao. Os nmeros primos, sem dvida, so fatos autnomos e objetivos similarmente no pretendidos; e em seu caso bvio que h a, para ns, muitos fatos a descobrir: h conjecturas como a de Goldbach. E essas conjecturas, embora se refiram indiretamente a objetos de criao nossa, referem-se diretamente a problemas e fatos que de algum modo emergiram de nossa criao e que no podemos controlar ou influenciar: so fatos rduos e a verdade a seu respeito muitas vezes de rduo descobrimento (POPPER, 1975, p. 119-120).

A autonomia de W3 parcial: os novos problemas levam a novas criaes ou construes e podem acrescentar novos objetos a W3. E estes criaro novos fatos no pretendidos, novos problemas inesperados ou novas refutaes. H, portanto, um importante efeito de feed-back de W3 sobre W2. O exemplo dos nmeros naturais, alm de exemplificar o que Popper entende por autonomia, nos diz que objetos aritmticos so habitantes de W3. As maiores criaes dos seres humanos so, para Popper, as funes mais altas da linguagem humana, a funo descritiva e a funo argumentativa. Com a funo descritiva emerge a idia reguladora de verdade, isto , de uma descrio que se ajusta aos fatos. A funo argumentativa critica as descries do ponto de vista das idias reguladoras de verdade, de contedo e de verossimilitude. Popper considera o mtodo de construo de uma seqncia interminvel de numerais como uma das maiores invenes que foram possveis apenas pela inveno da linguagem e seu desenvolvimento. As instrues para tal construo podem ser formuladas
RBHM, Vol. 10, no 20, p. 213-221, 2010 217

Fbio Maia Bertato

linguisticamente ou em um programa de computador, podendo ser descrita como algo concreto. Mas a descoberta de sries de nmeros naturais infinitas (como a de primos) algo totalmente abstrato, um produto de W3 (POPPER, 2000, p. 23). O Terceiro Mundo de Popper ento objetivo, abstrato, autnomo, real e efetivo. Popper reconhece que W3 tem muito em comum com a teoria de Formas e idias de Plato, com o esprito objetivo de Hegel, com a teoria de um universo de proposies em si mesmas e verdades em si mesmas de Bolzano, apesar das diferenas. Considera, porm, que W3 se assemelha mais de perto ao universo de contedos objetivos de pensamento de Frege (cf. POPPER, 1975, p. 108). 3. A matemtica segundo Popper I. Em sua conferncia intitulada Science and Criticism 3, realizada em 1974, Popper inicia tratando de algumas observaes acerca do desenvolvimento da matemtica, especificamente do logicismo, do formalismo, do intuicionismo e seus representantes. Popper afirma que, enquanto estudante, foi fortemente influenciado pelo matemtico Hans Hahn, que por sua vez foi muito influenciado pela Principia Mathematica de Russell e Whitehead. Com relao s conseqncias dos teoremas de Gdel e de Tarski afirma (traduo nossa):
Mas este foi, de fato, o incio do fim o fim, isto , destas trs escolas de pensamento. Em minha opinio, tambm anunciou o incio de uma nova filosofia da matemtica. (...) Muitas teorias matemticas so, como as da fsica ou biologia, hipottico-dedutivas: logo a matemtica pura torna-se bem mais prxima das cincias naturais, cujas hipteses so conjecturas, do que aparentava, mesmo recentemente (POPPER, 2000, p. 56).

Popper destaca a importncia da intuio para o desenvolvimento de nossas teorias, citando Gdel que se baseou sobre a intuio e a imaginao matemtica, colocando-as sempre luz do exame racional. II. Popper faz uma apreciao e crtica da epistemologia de Brouwer em sua obra Objective Knowledge (cf. POPPER, 1975, p. 129, & 1972b, p. 128). Popper critica a doutrina de que a intuio fonte infalvel de conhecimento. Segundo ele, no h fontes autorizadas de conhecimento e nenhuma fonte particularmente digna de f e que a verdade est acima da autoridade humana (cf. POPPER, 1963, p. 29). Entende intuio como produto de nosso desenvolvimento cultural e de nossos esforos em pensamento discursivo.
A idia de Kant de um tipo padro de intuio pura compartilhado por todos ns (talvez no por animais, apesar de um equipamento perceptual similar) dificilmente pode se aceita. Pois, aps nos havermos adestrado em pensamento discursivo, nossa apreenso intuitiva torna-se extremamente diferente do que era antes (POPPER, 1975, p. 134).
3

Em comemorao pelo aniversrio do chamado Alpbach European Forum, cujo tema era o desenvolvimento intelectual e cientfico dos trinta anos anteriores (POPPER, 2000, p. 52).

218

RBHM, Vol. 10, no 20, p. 213-221, 2010

A Filosofia da Matemtica de Popper

Popper afirma que Brouwer estava certo ao reagir contra a tese de que a matemtica um jogo de linguagem formal, ou seja, de que no h objetos matemticos extralingsticos (ou contedos de pensamento). Mas isto no significa que podemos construir a matemtica sem linguagem, sem constante controle crtico. No pode haver crtica sem pr as construes em forma lingstica e trat-las como objetos de W3.
Embora o terceiro mundo no seja idntico ao mundo de formas lingsticas, ele surge juntamente com a linguagem. Isto explica por que, desde que nossas construes se tornem problemticas, sistematizadas e axiomatizadas, a linguagem pode tornar-se tambm problemtica, e por que a formalizao pode tornar-se um ramo da construo matemtica (POPPER, 1975, p. 136).

Os objetos matemticos so, para Popper, conhecimentos objetivos, cidados de W3. Como vimos, embora os contedos de pensamento sejam produtos humanos, levam consigo suas prprias conseqncias no pretendidas (ex. inveno: nmeros naturais; descoberta: nmeros primos). Os cidados mais frteis de W3 so os problemas e novos argumentos crticos. Surge um novo tipo de existncia matemtica: a existncia de problemas. Tambm um novo tipo de intuio: a intuio que nos faz ver problemas e nos faz compreender problemas antes de resolv-los. III. Podemos dividir as reflexes sobre a matemtica em duas filosofias da matemtica (cf. POPPER, 2000, p. 25): 1 A matemtica obra da espcie humana. Criao feita baseada em nossa intuio; ou nossa construo; ou nossa inveno. (Intuicionismo; construtivismo; convencionalismo). 2 A Matemtica existe objetivamente e independente da espcie humana. um campo de verdades objetivas, no criadas e sim confrontadas por ns. Podemos descobrir algumas dessas verdades. (Platonismo). Segundo Popper, essas duas filosofias opunham-se uma outra at a teoria de W3 mostrar que ambas podem estar certas em algum sentido. A matemtica obra nossa e adquire autonomia e, como obra nossa, falvel. IV. Sobre a aplicao da matemtica realidade, Popper escreveu um ensaio intitulado Why are the calculi of Logic and Arithmetic applicable to Reality? (POPPER, 1963, p. 201). Por que os clculos lgicos (clculo proposicional, de primeira ordem, etc.) que podem conter a aritmtica so aplicveis realidade? Popper d trs respostas: 1 Os clculos lgicos como uma regra so sistemas semnticos, isto , linguagens projetadas com a inteno de serem utilizadas para a descrio
RBHM, Vol. 10, no 20, p. 213-221, 2010

219

Fbio Maia Bertato

de certos fatos. Se eles servem para tal propsito ento no h surpresa em aplic-los realidade. O desenvolvimento da matemtica, que em certo sentido o desenvolvimento artificial de certas partes de nossas linguagens ordinrias, mostra que com novos significados lingsticos novos tipos de fatos podem ser descritos. O uso de um clculo aritmtico s permite descrever relaes que simplesmente no existiriam sem ele (POPPER, 1963, p. 213). 2 Os clculos lgicos so projetados de uma maneira que no servem para o propsito de descreverem certos fatos. A aritmtica dos nmeros naturais (ou dos nmeros reais) serve para descrever certos fatos, outros no (POPPER, 1963, p. 211). 3 Um clculo aplicado realidade perde o carter de clculo lgico e torna-se uma teoria descritiva que pode ser empiricamente refutvel. Se o clculo considerado irrefutvel no aplicvel realidade. Consideremos a proposio 2 + 2 = 4. Se a aplicamos mas, 2 mas + 2 mas = 4 mas pode ser considerada irrefutvel e logicamente verdadeira. Porm, esta assero no descreve fato envolvendo mas e a aplicao realidade seria s aparente (significa que uma forma de descrever a realidade equivalente outra). Se a sentena 2 + 2 = 4 serve para calcular, isto , para descrever certos fatos fsicos (e o smbolo + representa uma manipulao fsica), ento a interpretao de 2 + 2 = 4 torna-se uma teoria fsica e, portanto, refutvel (POPPER, 1963, p. 211). Concluses Mesmo com a ausncia de uma apresentao exclusiva e sistemtica de uma filosofia da matemtica de Popper, parece razovel detectar em seus escritos algumas respostas dadas a problemas concernentes ao tema. Atravs de sua epistemologia e de sua tese de um terceiro mundo, podemos considerar que o conhecimento matemtico um conhecimento objetivo, que a matemtica uma criao humana e pertence espcie de conhecimento mais nobre e importante. Segundo sua concepo de verdade, distinta de certeza, o conhecimento matemtico pode ser considerado conjectural (especialmente as hiptese ou axiomas de uma teoria matemtica), uma verdade incerta. Com relao aplicabilidade da matemtica realidade, Popper d respostas que dependem do significado de realidade e aplicao. Podemos ampliar uma de suas respostas a toda a matemtica: o uso de uma teoria matemtica s permite descrever relaes que simplesmente no existiriam sem ela. Bibliografia BOCHENSKI, I. M.(1962). A filosofia Contempornea Ocidental. Traduo de Antnio Pinto de Carvalho. So Paulo: Editra Herder.
RBHM, Vol. 10, no 20, p. 213-221, 2010

220

A Filosofia da Matemtica de Popper

HELFERICH, C. (2006). Histria da Filosofia. Traduo de Luiz Srgio Repa et al. So Paulo: Martins Fontes. MAYR, E. (1998). Desenvolvimento do Pensamento Biolgico: Diversidade, evoluo e herana. Traduo de Ivo Martinazzo. Braslia, DF: Editora Universidade de Braslia. MOLINA, J. A. (2001). Lakatos como filsofo da matemtica. In: Episteme, Porto Alegre, n. 13, p. 129 153. POPPER, K. (1963) Conjectures and Refutations: The Growth of Scientific Knowledge. London: Routledge and Kegan. POPPER, K. (1972a). The Logic of Scientific Discovery. London: Hutchinson of London. POPPER, K. (1972b). Objetive Knowledge: an Evolutionary Approach. Oxford: Clarendon Press. POPPER, K. (1974). A lgica da Pesquisa cientfica. So Paulo: Editora Cultrix. POPPER, K. (1975). Conhecimento Objetivo: uma abordagem evolucionria. Traduo de Milton Amado. So Paulo: Ed. Da Universidade de So Paulo. POPPER, K. (1976). Unended Quest: An Intellectual Autobiography. Fontana. POPPER, K. (1977); Autobiografia Intelectual. Traduo de Lenidas Hegenberg e Octanny Silveira da Mota. So Paulo: Editora Cultrix. POPPER, K. (2000); In search of a better world: Lectures and essays from thirty years. London: Routledge. REALE, G. (1991). Histria da filosofia: Do Romantismo at nossos dias / Giovanni Reale, Dario Antiseri. So Paulo: Paulus. RUSSELL, B. (2003). Histria do Pensamento Ocidental. Traduo de Laura Alves e Aurlio Rebello. Rio de Janeiro: Ediouro.

Fbio Maia Bertato Universidade Estadual de Campinas E-mail: fmbertato@cle.unicamp.br

RBHM, Vol. 10, no 20, p. 213-221, 2010

221

Vous aimerez peut-être aussi