Vous êtes sur la page 1sur 9

Poder de polcia Saint-Clair Honorato Santos

Procurador de Justia

Helly Lopes Meirelles1 MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro, 2000, p. 122.1, conceitua Poder de Polcia como "a Faculdade de que dispe a Administrao Pblica para condicionar e restringir o uso e gozo de bens, atividades e direitos individuais, em benefcio da coletividade e do prprio estado."

No direito brasileiro encontramos o conceito legal de poder de polcia no art. 78 do Cdigo Tributrio Nacional2 Lei Federal 5.172, de 25 de outubro de 1966.2, que assim descreve:

"Art. 78 - Considera-se Poder de Polcia a atividade da administrao pblica que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prtica de ato ou absteno de fato, em razo de interesse pblico concernente a segurana, higiene, ordem, aos costumes, disciplina da produo e do mercado, ao exerccio de atividades econmicas dependentes de concesso ou autorizao do Poder Pblico, tranqilidade pblica ou ao respeito propriedade e aos direitos individuais ou coletivos".

Segundo o professor Leme Machado3 MACHADO, Paulo Affonso Leme. Direito Ambiental Brasileiro, 2001, p. 305/306.

3, Poder de Polcia Ambiental, nada mais que, atribuies conferidas a Administrao pblica para limitar e disciplinar, ato ou omisso diverso do interesse pblico, evitando a degradao do meio ambiente, atravs da preveno ou da reparao do dano.

Entende o autor que dessa forma, que a Administrao, identificada como a guardi, que se encontra no centro do conceito de poder de polcia, procura imunizar a relao entre o homem e o meio ambiente.

Dessa forma, nota-se que o poder de polcia age mediante ordens e proibies, atravs de normas limitadoras e sancionadoras, bem como pelo consentimento de polcia, pela fiscalizao e pela sano de polcia.

H elementos caracterizadores do poder de polcia, a saber: a discricionariedade, a autoexecutoriedade e a coercibilidade.

Conceituamos discricionariedade como o limite de liberdade atribudo ao administrador pblico, para agir de acordo com o lei, nos casos prticos que a lei no previu.

Depreende-se das palavras de Di Pietro4 DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. , 1996. p. 97.4, o seguinte entendimento sobre o conceito de autoexecutoriedade: " ... a possibilidade que tem a Administrao de, com os prprios meios, pr em execuo as decises, sem precisar recorrer previamente ao Poder Judicirio".

Desta conceituao, deve-se ter em mente que a Administrao pode tomar decises que a dispensam de dirigir-se a um juiz, para ento impor uma obrigao ao administrado. No caso de j ter tomado uma deciso executria, a faculdade de utilizar a fora pblica para obrigar ao administrado cumprir sua deciso.

Assevera Vladimir Passos de Freitas5 FREITAS, Vladimir Passos de. Direito administrativo e meio ambiente. Curitiba: Juru, 2003. p. 90.5 "como a administrao ambiental pode executar de ofcio os atos necessrios ao cumprimento de sua misso, no h que se falar em necessidade de mandado judicial para fazer cumpri-los ou querer dar ao administrativa o procedimento e as cautelas do processo penal."

Coercibilidade a imposio coativa das medidas adotadas pela Administrao, no uma faculdade para o particular.

Todavia, a Administrao pblica que determina e faz executar as medidas de fora que forem necessrias para execuo do ato ou aplicao da sano administrativa derivada do poder de polcia.

A competncia para o exerccio do poder de polcia ambiental determinada pela Constituio Federal, seguindo sua competncia legislativa.

Cumpre salientar, que tm competncia legislativa, conforme art. 23, incisos VI, VII e VIII da Constituio Federal, a Unio, os Estados e o Distrito Federal; e ainda, conforme dispe o art. 30 da mesma Carta, os Municpios, que possuem competncia para legislar sobre assuntos de interesse local e suplementar a legislao federal e estadual, no que couber.

J o art. 24, incisos VI e VII da mesma Carta, dita que todos os entes federativos: Unio, Estados e Municpios, tm competncia comum para exercer o poder de polcia ambiental.

Neste sentido, j dispunha a Lei 6.938/81, ao instituir o Sistema Nacional de Meio Ambiente SISNAMA, integrado pela Unio, Estados, Municpios e Distrito Federal, em seu art. 6, plenamente recepcionado pela Lex Legum de 1988.

Veja as reas de atuao elencadas na doutrina de Bandeira de Melo6 MELO, Celso Antnio Bandeira de. Curso de Direito Administrativo, 1999, p. 683.

6:

"Polcia de caa, destinada proteo da fauna terrestre; polcia de pesca, volvida proteo da fauna aqutica; polcia de divertimentos pblicos, visando a defesa dos valores sociais suscetveis de serem feridos por espetculos teatrais, cinematogrficos; polcia florestal, destinada proteo da flora; polcia de pesos e medidas, para a fiscalizao dos padres de medida, em defesa da economia popular; polcia de trfego e trnsito, para a garantia da segurana e ordem nas rodovias; polcia dos logradouros pblicos, destinada proteo da tranqilidade pblica; polcia sanitria, voltada defesa da sade pblica (controle de medicamentos, higiene, ndices acsticos); polcia da atmosfera e das guas, para impedir suas respectivas poluies; polcia edilcia, relativa s edificaes, etc."

Constata-se assim, que a polcia administrativa manifesta-se em diferentes reas, buscando salvaguardar o bem estar social da comunidade, como por exemplo: a ordem pblica, a segurana pblica, higiene e sade pblica, moralidade pblica, a tranqilidade, a economia popular, as riquezas naturais, entre outros.

Observa dis Milar7 MILAR, Edis. Direito do Ambiente. So Paulo: RT, 2001, p. 283/2847:

"Cabe notar que o poder de polcia administrativa ambiental, a servio da comunidade e na defesa do patrimnio pblico, nunca ser eficazmente exercido sem uma pedagogia adequada s situaes. Ainda que ignorantia legis neminem excusat, constatamos e entendemos que muitos desvios nocivos ao meio ambiente provm de velhos vcios culturais, da falta de conscincia sobre problemas e exigncias ambientais, assim como da compulso de hbitos arraigados na populao geral. mais nobre educar do que punir, sem dvida. Mas, h casos em que a punio integra o processo pedaggico. Seja como for, quem exerce o poder de polcia administrativa ambiental deve estar preparado para ambas as medidas."

A jurisprudncia assim tm decidido:

"ADMINISTRAO PBLICA - PODER DE POLCIA - DEMOLIO DE PRDIO - DEFERIDA AO PODER DE POLCIA DA ADMINISTRAO PBLICA A DEMOLIO DE PRDIO CONSTRUDO CLANDESTINAMENTE; NO A CONSTRUO CONSENTIDA QUE S PODE SER DESFEITA POR COMANDO JUDICIAL DECORRENTE DE AO DE CONHECIMENTO, COM A OBSERVNCIA DO DEVIDO PROCESSO LEGAL."NI

(Processo: 019599100 - Origem: ANTONINA - VARA UNICA - Nmero do Acrdo: 8188 Deciso: Unnime - rgo Julgador: 3a. CAMARA CIVEL - Relator: NUNES DO NASCIMENTO Data de Julgamento: Julg: 24/03/1992)

"PROCESSUAL CIVIL. RECURSO ORDINRIO. MANDADO DE SEGURANA. ATOADMINISTRATIVO. EMBARGO E DEMOLIO DE CONSTRUES IRREGULARES. AUSNCIA DE PROVA PRECONSTITUDA. MATRIA CONTROVERTIDA. INEXISTNCIA DE DIREITO LQUIDO E CERTO.

1. Inadmissvel o mandado de segurana sem a indispensvel preconstituio da prova ou quando a matria controvertida exigindo dilao probatria.

2. Inexistncia de ilegalidade ou abusividade do exerccio do Poder de Polcia para demolir construes irregulares decorrentes de invaso de rea 'non aedificandi' do Municpio.

3. Direito lquido e certo incomprovado.

4. Recurso ordinrio improvido."

(ROMS 11688 / RJ ; RECURSO ORDINARIO EM MANDADO DE SEGURANA000/00223590 -Fonte DJ DATA:17/06/2002 PG:00229 Relator Min. FRANCISCO PEANHA MARTINS (1094) Data da Deciso 18/04/2002 - Orgo Julgador T2 - SEGUNDA TURMA- STJ)

"AO DEMOLITRIA. LEGITIMIDADE ATIVA DA AUTARQUIA. OBRIGAO DE FAZER FUNGVEL. CONSTRUO CLANDESTINA EM REA DE PROTEO AO MEIO AMBIENTE.

I Legitimidade: A autarquia, porque parcela do poder estatal, age por direito prprio e com autoridade pblica idntica da entidade poltica que a criou, apenas que modo descentralizado, em nome da eficincia ou da adequao ao interesse coletivo.

Pena pecuniria arbitrada de ofcio: Conquanto se trate de obrigao de fazer fungvel, tanto pode o Autor pleitear a cominao da pena pecuniria, quanto dado ao Juiz determinla de ofcio, fixando prazo razovel para cumprimento do preceito (CPC- art. 461, pargrafo 4).

II Mrito : A falta de licenciamento ou de autorizao para construir, mormente em rea de preservao ambiental, importa em manifesto ilcito administrativo que a lei sanciona com embargo e/ou demolio (Lei 2.452/78- artigo 4) que tanto pode se dar diretamente pelo Poder Pblico, em razo do princpio da auto-executoriedade nsito s atividades submetidas a controle da Administrao, quanto por deciso do Poder Judicirio, tanto mais quando constatada flagrante irregularidade e evidente desafeio lei municipal.

Apelo parcialmente provido."

(APELAO CVEL N. 70002585701, VIGSIMA PRIMEIRA CMARA CVEL, TRIBUNAL DE JUSTIA DO RS, RELATOR: GENARO JOS BARONI BORGES, JULGADO EM 16/10/2002)

REFERNCIAS

DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. 6. ed. So Paulo: Atlas,1996.

FREITAS, Vladimir Passos de. Direito Administrativo e Meio Ambiente. Curitiba: Juru, 1995.

MACHADO, Paulo Affonso Leme. Direito Ambiental Brasileiro. 7. ed. So Paulo: Malheiros, 2001.

MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. 25. ed., So Paulo: Revista dos Tribunais, 2000.

MELLO, Celso Antnio Bandeira de. Curso de Direito Administrativo. 11. ed. So Paulo: Malheiros, 1999.

MILAR, dis. Ao Civil Pblica em Defesa do Ambiente, Ao Civil Pblica - Lei 7347/85 - Reminiscncias aps dez anos de aplicao. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1995.

Atualizao 25/3/2008 - Damtom G P Silva

Vous aimerez peut-être aussi