Vous êtes sur la page 1sur 18

CARLOS EDUARDO U.

BOTELHO, GISELLE LUZIA DZIURA, GISELE PINNA BRAGA

TRS TRATADISTAS DA ARQUITETURA E A NFASE NO USO DO ESPAO


GISELLE LUZIA DZIURA

Professora - Arquitetura e Urbanismo - UnicenP/Centro Universitrio Positivo dziura@unicenp.edu.br

da Vinci , Curitiba, v.v.33, ,n.n.1,1,p.p.9-18, 2006 da Vinci , Curitiba, 1-218, 2006

19

TRS TRATADISTAS DA ARQUITETURA E A NFASE NO USO DO ESPAO

RESUMO
Resgatar valores do passado traduz a preocupao com a histria e com a memria. Na Arquitetura, os tratados representam um papel fundamental na leitura do passado, envolvendo teorias e prtica de projeto. Essa releitura possui algumas distores, que com o tempo foram se perdendo ou sendo acrescentadas, mas ainda referenciadas nos dias atuais. Da literatura romana, resta-nos apenas um texto de arquitetura, o De architectura de Vitruvius. Os tratados arquitetnicos publicados no Renascimento Italiano nos sculos XV e XVI nos mostram os estudos tericos e a prtica de projeto, realizados por grandes mestres da arquitetura do passado, que se refletem em sua base, at os dias atuais. Vitruvius, Alberti e Palladio estruturam seus tratados basicamente na trade fundamental da arquitetura: solidez, utilidade e beleza (firmitas, utilitas e venustas). O presente artigo procura analisar e refletir a essncia da questo da funcionalidade nos espaos, demonstrando que a presena da multifuncionalidade (edificao destinada a abrigar duas ou mais atividades distintas) no um conceito novo. Palavras-chave: Funcionalidade, espao, tratado, multifuncionalidade, arquitetura.

ABSTRACT
To rescue the past translates the concern with the history, the memory. In the architecture, the treaties represent a fundamental paper in the past review, involving theories and practical of project. This review have many distortions that was lost and including data up to now and today they are mentionated. From roman literature remains an architecture workmanship, for exemple De architecturas Vitruvius. Thus, the architectural treaties published in the Italian Renaissance in centuries XV and XVI show the theoretical studies and practical of project maded by great masters of the architecture in the past and they influence us today. Vitruvius, Alberti and Palladio made theirs studies based in a triad that include aesthetic, functional and constructive premises. This article wants to analize and reflect the functionality question essence in the spaces, demonstrating that the multifunctionality presence (destined construction to shelter two or more distinct activities) is not a new concept. Key words: Functionality, space, treated, multifunctionality, architecture.

20

da Vinci , Curitiba, v. 3 , n. 1, p. 19-36, 2006

GISELLE LUZIA DZIURA

TRS TRATADISTAS DA ARQUITETURA E A NFASE NO USO DO ESPAO


GISELLE LUZIA DZIURA

1 INTRODUO Fundamental para discutir a multifuncionalidade dos edifcios questionar a funcionalidade dentro dos princpios arquitetnicos. A Idade Antiga abrangeu uma seqncia de civilizaes de aproximadamente quatro milnios da vida humana, sendo o perodo histrico mais longo. Alguns povos desapareceram, enquanto para outros suas histrias se misturaram com lendas. Das civilizaes antigas, duas foram particularmente importantes para a cultura romana, a etrusca e a grega. Esta pelo seu desenvolvimento filosfico, cientfico e literrio, e tambm pela influncia que trouxe do Oriente Prximo. E a etrusca pela sobrevivncia de elementos asiticos, que transmitiu aos romanos, como, por exemplo, a supervalorizao do pressgio. Os grandes tratadistas da arquitetura: Marcus Vitruvius Pollio, Leon Batista Alberti e Andra Palladio estruturam-se na trade fundamental: funcionalidade, construo e esttica; de maneira diferente, mas com princpios semelhantes em cada tratado. Para Vitruvius, a arquitetura consiste no ordenamento, disposio, eurritmia, proporo, convenincia e agenciamento. Esse ltimo refere-se funcionalidade, configurando os ambientes em espaos e usos. Sendo que o momento do agenciamento acontece de acordo com diversos usos (para os patriarcas, para a riqueza, para a celebrao, etc.). A questo da funcionalidade para Alberti importante, mas no essencial, pois na realidade a arquitetura s atinge seu ponto mximo quando reconhecida pelos aristocratas, os chamados "homens de glria". No entanto, no Livro 1, Alberti aborda a questo da multifuncionalidade, e faz referncia aos vrios pontos de acesso, denominados pontos nodais. Palladio discute a idia da preparao na trade arquitetnica assim como Vitruvius: a utilidade ou comodidade, a durabilidade e a beleza. A primeira relacionada com a funo do espao, que acontece quando esto localizados em seus prprios lugares, ou seja, todo edifcio para ser funcional, deve ter sentido e mtodo. A contribuio desse artigo, alm de discutir o uso do espao nos tratados de arquitetura, estuda a condio da arquitetura se situar em um lugar preciso e, ao configurar uma situao, constitui um quarto eixo fundamental da arquitetura, a importncia do lugar na concepo dos projetos. Aparecem ento os quatro elementos que hoje podem ser pensados em relao forma (esttica), condio material (construo), ao uso (programa) e s relaes com o lugar (contexto). Forma, funo, repertrio e contexto representam para a arquitetura quatro temas e quatro problemas fundamentais. Desde a Antiguidade os arquitetos se posicionam diante
da Vinci , Curitiba, v. 3 , n. 1, p. 19-36, 2006

21

TRS TRATADISTAS DA ARQUITETURA E A NFASE NO USO DO ESPAO

desses temas, com perguntas e atuaes. Muito provavelmente estes posicionamentos sero seguidos tambm no futuro, assumindo esse pensar construtivo que parece ser inerente vida humana. Embora, na presente anlise, a funo, ou multifuno, seja discutida, sua condio no adjetiva, mas subtrativa para a arquitetura, pois no constitui um simples agregado a suas qualidades formais ou construtivas. A arquitetura se entrelaa com os quatro eixos, com a realidade quotidiana e com sua histria, sendo a funo analisada segundo suas relaes com a forma, o contexto e a construo. 2 MARCUS VITRUVIUS POLLIO (1 SC. d.C.) A descoberta dos manuscritos de Vitruvius causou reverberao por muitos sculos. Seus textos nos fazem compreender como os antigos edifcios romanos eram concebidos e construdos atravs de informaes concretas sobre os materiais utilizados, as tcnicas empregadas e as intenes de desenhos, que somente as runas romanas divulgaram parcialmente. A revelao para o mundo do tratado de Vitruvius ocorreu em plena Renascena, devido revalorizao da cultura clssica, alm das descobertas de novos continentes, que ampliaram o conhecimento do Planeta. Vitruvius foi conservado, e provavelmente usado, durante mil e quinhentos anos. Sua leitura deixou de ser apenas objeto de especialistas e passou a integrar a cultura ocidental, desde as primeiras crticas datadas de 1404. Vitruvius foi citado ou comentado, mais de cem vezes, entre 1414 e 1547, pelos mais brilhantes intelectuais da poca, como Ghiberti, Alberti, Filarete, D. Joo de Castro, Philibert de LOrme e Palladio. A edio impressa em latim, em Veneza, considerada princeps do tratado de Vitrvio, data de 1485. Os Dez Livros so organizados e distribudos nos seguintes temas: - Livro Primeiro: discute o conceito de arquitetura e as condies mnimas para o assentamento das cidades e suas defesas (muralhas e fossos); - Livro Segundo: estuda a origem da arquitetura, materiais de construo; - Livro Terceiro: analisa a construo dos templos e sua adequao s ordens arquitetnicas; - Livro Quarto: continua as anlises do livro anterior, tratando da origem e sistematizao das ordens, das propores entre as partes, e em relao ao todo; - Livro Quinto: trata de outras construes pblicas: praas, baslicas, tesouros, prises, assemblias municipais, teatros, termas, ginsios, portos e obras subaquticas; - Livro Sexto: verifica as edificaes privadas, urbanas e rurais, para residncias dos cidados; - Livro Stimo: estuda os acabamentos, a pintura e a decorao das edificaes; - Livro Oitavo: discursa sobre a hidrulica; - Livro Nono: verifica a construo de grficos do movimento solar para efeito de conforto ambiental; - Livro Dcimo: estuda a mecnica. O Livro 1 discute o significado da arquitetura, assim como a cincia do arquiteto, que nasce da teoria e da prtica, devendo compor conhecimentos e saberes variados (histria, filosofia, matemtica, medicina, astronomia, msica).

22

da Vinci , Curitiba, v. 3 , n. 1, p. 19-36, 2006

GISELLE LUZIA DZIURA

A arquitetura consiste no ordenamento, disposio, eurritmia, proporo, convenincia e agenciamento de espaos. Esse ltimo refere-se funcionalidade, ou uso do edifcio, configurando a repartio dos vrios espaos e, nas obras, sua combinao e dispndio moderados pela aplicao do clculo. O momento do agenciamento dado quando os edifcios so tratados diferentemente de acordo com os usos, pois parece ser preciso construir habitaes urbanas diferentemente daquelas s quais afluem os produtos agrcolas; e tambm diferente dos financistas, dos opulentos, das pessoas refinadas e dos poderosos. Os agenciamentos so feitos conforme o uso, levando-se em conta seus usurios. Alm disso, salienta-se o carter, como sendo a qualidade da obra que reflete o tema, a funo e o proprietrio. Nesse livro, Vitruvius cita os trs atributos da arquitetura: solidez, utilidade e beleza (firmitas, utilitas e venustas). O edifcio, no entanto, ter a qualidade de solidez quando a profundidade dos alicerces tiver atingido as camadas mais rgidas do solo, e quando a escolha criteriosa de todos os materiais for adequada. Ter a qualidade de utilidade, quando se chegar a uma disposio correta e sem impedimento do uso dos espaos, e sua distribuio vantajosa e adequada entre as regies de acordo com seu gnero; e o da beleza quando o aspecto da obra se mostrar acolhedor e elegante, quando as dimenses dos elementos mantiverem justas as relaes de proporo. A utilidade (utilitas) ser discutida nos vrios edifcios citados por Vitruvius. Nas cidades, a diviso dos seus espaos em seu interior, a utilidade se faz primeiramente na escolha do lugar, que deve ser salubre e elevado; livre de neblinas e geadas; em regies temperadas; e observando a natureza ao redor. Depois de muradas as cidades, segue-se a diviso das reas entre as destinadas s praas, a orientao das ruas segundo os pontos cardeais, de uma forma conveniente para os ventos serem habilmente desviados das ruas (se frios, ferem; se quentes, entorpecem; se midos, enfraquecem). Definido o arruamento e praas, so estabelecidas as reas em funo dos recintos sagrados, do foro e dos demais lugares comuns. Os espaos destinados aos templos so atribudos aos deuses e da a sua posio e localizao na cidade. O Livro 2 trata da origem dos edifcios, e por que meios teriam sido desenvolvidos e progredidos at os dias atuais. As edificaes foram sendo construdas a partir de seu uso, e com imaginao, alcanando dessa forma uma qualidade artstica. O Livro 3 dispe sobre os templos cuja composio baseada nas propores do corpo humano. Dessa forma, aos projetar os templos, deve se ordenar os elementos da obra de modo que, separado, ou em conjunto, seu agenciamento acontea de forma harmoniosa, no que se refere convenincia e s propores. No Livro 5, as construes romanas pblicas tomam lugar com espaos multifuncionais (Fig. 1). Os foros romanos constituam espaos ao entorno dos locais de espetculos; ao longo de prticos eram instaladas bancas de cambistas e, nos pavimentos superiores, galerias que estariam corretamente dispostas, tanto para negcios privados quanto para proveito dos cofres pblicos. Suas dimenses eram executadas de modo a comportar uma multido de homens, no sendo um espao reduzido demais, e tambm no parecendo um foro deserto, em funo da escassez da populao; estabelecendo nas propores entre a largura e o comprimento, o agenciamento conveniente para sua funo.

da Vinci , Curitiba, v. 3 , n. 1, p. 19-36, 2006

23

TRS TRATADISTAS DA ARQUITETURA E A NFASE NO USO DO ESPAO

Figura 1 - Foro em Pompia. Fonte: Vitruvius (8). http://www.mediterranees.net/voyageurs/pompeia/plans/images/forum.gif.

As baslicas deveriam estar localizadas anexas ao foro, em suas partes mais quentes, para que, durante o inverno, os negociantes se reunissem sem problemas de intempries. Se o local disponvel fosse maior que o comprimento, construam-se galerias nas extremidades. (Fig. 2) O errio, a priso e a cria deveriam estar ligados ao foro. Depois de construdo o foro, deveria ser escolhido o local para o teatro, destinado a espetculos de jogos para os deuses imortais. A importncia do lugar salubre, e a posio solar e dos ventos, era fundamental, tanto para os jogadores quanto para os espectadores. A disposio do teatro deveria permitir som e viso perfeitos aos lugares destinados aos expectadores, obtido atravs do estudo das relaes entre o palco e a platia, para chegar a uma composio harmoniosa, e combinando-as, conforme a natureza do entorno e a grandeza do projeto. Os cenrios propriamente ditos tm suas disposies arranjadas de modo que as porFigura 2 - Baslica em Fano. Fonte: Vitruvius (8). tas duplas intermedirias contenham insgnias da corte rgia; os camarotes para os hspedes estrangeiros, e por trs, espaos aparelhados para cenrios. Atrs desses locais, deve haver paredes que se projetam para diante, uma das quais vem o foro, e outra vindo de fora do teatro, dando acesso cena. Para a instalao de balnerios, o lugar deve ser o mais quente possvel. As salas de banhos quentes e mornos devem ter suas janelas voltadas para o sul, tanto as masculinas quanto femininas. As dimenses devem atender a um grande nmero de homens. A piscina deve estar localizada diretamente abaixo da janela. Os sales de espera das piscinas devem ser espaosos.

24

da Vinci , Curitiba, v. 3 , n. 1, p. 19-36, 2006

GISELLE LUZIA DZIURA

Os ginsios, embora no seja do costume romano constru-los, foram esclarecidos e demonstrados como eram executados pelos gregos. So construdos sales com peristilos retangulares, com corredores perifricos de dois estdios (184 m) de comprimento, a partir dos quais so dispostos trs prticos simples e um quarto para o sul. Outros prticos so construdos para abrigar salas de conversao, a sala de banhos frios, a sauna, o coriceu, o conistrio, salo dos mancebos, um lugar para guardar leos e um tepidrio. O lado exterior constitudo de prticos, projetando-se passeios a cu aberto (galerias) e um estdio. O Livro 6 trata das edificaes privadas, cuja localizao determinada seguindose a orientao determinada pelas particularidades das regies e variedade de aspectos do firmamento. Mesmo nas edificaes privadas, a multifuncionalidade est presente, muitas vezes com a presena de comrcio, aluguis, depsitos no trreo e habitao no pavimento superior. (Fig. 3) Os trios dos edifcios so classificados da seguinte forma: toscana, corntica, tetrastila, em duas guas e abobadada (Fig. 4). Os trios em duas guas so mais utilizados em habitaes de inverno porque seus implvios no prejudicam a iluminao das salas de jantar. Os trios abobadados so exeFigura 3 - Disposio funcional das resid. privadas. cutados onde no h grandes vos a serem Fonte: Vitruvius (8). vencidos, e por cima dos quais, podem ser erguidas habitaes espaosas.

Figura 4 - Atrio Toscano residncia Pompia. Fonte: Vitruvius (8).

da Vinci , Curitiba, v. 3 , n. 1, p. 19-36, 2006

25

TRS TRATADISTAS DA ARQUITETURA E A NFASE NO USO DO ESPAO

As salas de jantar de inverno e sales de banho devero estar voltados para o ocidente invernal (luz vespertina e calor solar). Os dormitrios e as bibliotecas devem estar orientados para o nascente; as salas de jantar primaveris e outonais tambm devem estar voltadas para o nascente. As salas de jantar de vero devem estar voltadas para o norte, assim como as pinacote-cas, oficinas de pintura e tecelagem. Definidas as orientaes, observa-se, no caso de edifcios particulares, o uso de edifcios exclusivos para chefes de famlia, de modo que os recintos privativos tenham acesso restrito. Neste caso evidenciam-se as reas em que no entrem pessoas sem serem convidadas, em espaos como dormitrios, salas de jantar, quartos de banho, e demais aposentos que tenham as mesmas caractersticas de uso. Para as reas comuns, at mesmo as pessoas no solicitadas podero ter acesso, como vestbulos, trios, peristilos, e outras reas de usos semelhantes. Nos edifcios rurais, os domiclios deveriam ter como espaos principais, estbulos, armazns, celeiros, dispostos nos subterrneos dos edifcios; despensas e demais recintos deveriam ser construdos antes, tendo em vista que a preservao dos mantimentos estava em conformidade com o luxo. Do mesmo modo para prestamistas e rendeiros pblicos, as residncias deveriam ser mais cmodas, elegantes e seguras. J para advogados e peritos que recebem consultas, as residncias deveriam ser mais elegantes e espaosas; para os nobres que possuem cargos e magistraturas e que prestam servios aos cidados, deveriam possuir vestbulos rgeis altos, trios e ptios com peristilos vastos, passeios silvestres extensos, alm de bibliotecas, pinacotecas e baslicas. Uma das diferenas entre edifcios urbanos e rurais consiste que, na cidade, os trios costumam estar prximos a portas de entrada, e no campo, os peristilos deveriam ter trios ao redor de prticos pavimentados, voltados para as salas de conversao e para os passeios. Desse modo, conclui-se que para cada tipo de usurio (convenincia) os edifcios devem estar dispostos de uma maneira diferente. 3 LEON BATISTA ALBERTI (1404-1472) Considerado o homem universal do Renascimento por estudar vrias reas de conhecimento, Alberti buscou a arquitetura intelectual, aproximando a filosofia clssica com o pensamento cristo. De um lado, o Alberti diurno, voltado para as artes e para a construo de casas e espaos urbanos; de outro, o Alberti noturno, que se preocupou com o drama da existncia humana. A dificuldade em compreender o tratado de Vitruvius, e sua aproximao com disciplinas intelectuais, levou Alberti a escrever um tratado arquitetnico, intitulado De Re/ Edificatoria (Sobre a arte de edificar). Seu tratado comea com um comentrio sobre Vitruvius, esforando-se para compreender suas obscuras terminologias e descries, e atingindo concluses sobre a complexa arte dos edifcios, apesar de sua experincia de primeira mo. Segundo Pereira (2000, p.1), Alberti buscou entender a arquitetura como ordenada por princpios matemticos baseado na geometria e nas propores. Dessa forma, para Alberti, as regras da criao esto na natureza, conciliada atravs da expresso numrica, e formulando propores com o corpo humano. A arquitetura, tendo no conhecimento aplicado ao esforo, ao trabalho e produo, aparece como um meio de materializar um ideal scio-cultural.

26

da Vinci , Curitiba, v. 3 , n. 1, p. 19-36, 2006

GISELLE LUZIA DZIURA

A estrutura do tratado possui relaes estreitas com o de Vitruvius, sendo dividido em 10 livros segundo os princpios arquitetnicos compostos de trs partes: utilitas (livros 2 e 3) funcionalidade; firmitas (livros 4 e 5) solidez; e venustas (livros 6 a 9) beleza. Alberti escreveu sobre as origens da arquitetura, os materiais empregados, a construo dos edifcios pblicos e privados; sobre os ornamentos, referindo-se ao sagrado, ao pblico secular e aos edifcios privados; e finalmente sobre a restaurao de edifcios. A funcionalidade para Alberti necessria, mas no essencial. Situada entre as artes que atendem s necessidades e as que se dirigem s vantagens e ao deleite, a arquitetura um objeto intermedirio em que se conciliam a convenincia prtica, o gosto e o decoro e serve tanto comunidade quanto ao indivduo. Alm disso, a expresso numrica, base para a arquitetura intelectual, manifestada de modo a exceder a funcionalidade. Dessa forma, tomando o templo como exemplo, e considerada a edificao que se situa no vrtice da perfeio em que se hierarquizam as tipologias no tratado, deve ser composto e construdo como um organismo animal, imitando a natureza, devendo-se conformar todas as partes do seu corpo de modo que elas correspondam-se inteiramente umas s outras. Essa correspondncia difere de Vitruvius, por referir-se no apenas a uma relao numrica entre as partes, mas a uma relao estrutural e funcional que preside as coisas naturais e as obras construdas dentro de uma totalidade. O projeto arquitetnico abordado em duas partes: o lineamento, o qual constitudo pelo projeto, e a construo propriamente dita, o construccio. Atravs do lineamento se constri a articulao da parte com o todo. O programa aparece juntamente com a introduo dos sistemas de proporo que relacionam comprimento, largura a altura de cada parte, e aps a configurao da rea (arranjo esquemtico da planta, um contorno geomtrico). Concebido na mente, o projeto se aplica matria para dot-la de um carter intelectual, sendo responsvel por construir a forma da totalidade orgnica na qual se resolvam as exigncias da firmitas, da commoditas e da venustas. H uma preocupao com o carter das obras e o contexto no qual inserido, considerando ordens tipolgicas, de maneira que cada tipo de edifcio (ginsio, teatro, templo, etc.) exige diferentes stios e condies. O Palazzo Rucellai (1451) cuja fachada foi projetada por Alberti, possui uma fachada civil que aspira a condio clssica atravs da utilizao de trs nveis de ordens superpostas, como no Coliseu. (Fig. 5) A configurao e a posio da rea dependem do propsito e do uso do edifcio, seguido do programa e arranjo geral das funes, das dimenses e das formas. Essa ltima encontra sua origem na necessidade, desenvolvendo-se em funo da praticidade e embelezado pelo uso. Alberti admite a esttica, mas no de maneira autnoma, e sim como uma resposta s necessidades humanas em seus diversos aspectos funcionais, econmicos, prticos, higinicos ou construtivos. Segundo Alberti, a obra no se conclui quando termina sua construo, ao contrrio, justamente a que ela comea a adquirir sentido. A multifuncionalidade uma questo citada por Alberti no seu Livro 1, quando diz da sua preferncia por muitos pontos de acesso, o que chamamos de pontos nodais, os quais correspondem a pontos de navios e carros, ou ambos ao mesmo tempo.

da Vinci , Curitiba, v. 3 , n. 1, p. 19-36, 2006

27

TRS TRATADISTAS DA ARQUITETURA E A NFASE NO USO DO ESPAO

Figura 5 - Palazzo Rucellai. Fonte: Risebero (4) p.104.

Aps essa disposio, define-se a compartimentao, dividindo o todo em partes integradas harmonicamente, com um grau de preciso maior, escala e hierarquia. Deve-se levar em conta tambm os aspectos de conforto ambiental, a harmonia na ornamentao do todo e a combinao equilibrada de partes com distintas geometrias e dimenses. A seguir, as partes tomam lugar, abordando-se questes materiais mais especficas, como paredes, aberturas, coberturas. importante salientar que o todo forma as partes de maneira harmnica e integrada. De acordo com Brando (2000, p.189): Alberti procura as propores no apenas belas, mas convenientes obra como um todo (firmitas, commoditas e venustas). Dessa forma, as propores configuram o edifcio como um organismo que atinge os princpios da sua trade. Segundo Aalberti apud Brando (2000, p. 189), nessa totalidade tudo deve ser:

... distribudo como discrio e sistematizado convenientemente: a ordenao do conjunto se dispor de maneira tal que as partes no apenas contribuam para embelezar o edifcio inteiro, mas que tambm no fique cada uma por sua prpria conta destacada das outras, perdendo, por isso, seu prprio valor.

O tratado de Alberti envolve a compreenso da trade vitruviana e a base terica da arquitetura, de forma a resgatar valores e extrair do passado a sua essncia. Como cita Pereira (2000, p.5), a viso de arquitetura segundo Alberti um apelo constan-te a um processo intelectual de anlise e interpretao que no se limita a seu tempo e cultura, mas pode iluminar a compreenso do fenmeno arquitetnico mesmo na atualidade. Portanto, o tratado albertiano da arquitetura intelectual apresenta o passado, analisa o presente e questiona o futuro. A concepo arquitetnica de Alberti se constitui em concepo mental traduzida graficamente atravs de desenhos: a) configurao e posio da rea; b) programa e arranjo geral de funes, dimenses e formas; c) compartimentao; d) questes materiais mais especficas. Para entender a rea preciso relacionar o pblico e o privado; o sagrado e o profano; e dessa forma, como em Vitruvius, conclui-se que cada espao requer diferentes stios e condies, e sua forma e posio dependem do uso e do propsito. A rea representada graficamente onde aparecem as expresses matemticas que a definem. A expresso de sua essncia definida graficamente atravs de compartimento.

28

da Vinci , Curitiba, v. 3 , n. 1, p. 19-36, 2006

GISELLE LUZIA DZIURA

Segundo Alberti (Livro 1): ... a arquitetura um harmonioso trabalho que respeita a utilidade, dignidade (mrito) e prazer. Se a cidade parece uma grande casa e a casa se torna uma pequena cidade, as vrias partes da casa no podem ser consideradas como edifcios em miniatura? Portanto, edifcios em diferentes escalas, espaos pblicos e privados, merecem ser estudados de maneiras diferentes, pois cada um possui sua correta zona e posio. Casa e cidade so homlogos na medida em que se deixam controlar pelos mesmos princpios e regras universais. Tipologias so definidas na cidade segundo quatro categorias: edifcios pblicos universais, os pblicos particulares, os privados universais e os privados particulares. Sendo edifcio, a cidade concebida por Alberti segundo os mesmos critrios gerais da funo, da economia, do organismo e da permanncia. Todos precisam da cidade e dos seus servios pblicos, de tranqilidade, de sanidade, de segurana e de auto-suficincia. Os aspectos dos edifcios nascem da necessidade, nutrido de convenincia, de dignificado pelo uso e por fim sua satisfao. O Livro 2 trata da disposio funcional dos edifcios pblicos, os quais fazem parte do contexto urbano, com paredes altas, preenchendo o vazio urbano com torres e galerias. Ao redor dos edifcios pblicos deveria estar a defesa, seguida de um ptio coberto com prticos. Em frente a este edifcio deveria estar a priso. Edifcios privados: Descritos como miniaturas da cidade, as edificaes devem ser saudveis e oferecer toda facilidade e comodidade (convenincia). A casa privada foi a primeira a ser construda pela famlia, como um lugar de repouso, tendo como tema principal o seu uso, a funo e a posio social. O edifcio rural citado por Alberti diferente do habitar na cidade, pois h restries com relao disposio das paredes. No campo as restries so menores. As casas de campo so habitadas por senhores ou por homens da terra, alm de serem divididas naquelas construdas para negcios e aquelas pretendidas pelo prazer de morar bem. Como os senhores so interessados com o cultivo, a funo desses edifcios beneficiar e preservar os produtos colhidos da terra, assim como a estocagem da safra. Alguns mantinham uma casa de campo (villa) para o vero e outra para o inverno, e assim, variando de lugar para lugar, de acordo com o clima e as caractersticas da regio, combinando o quente com o frio, o mido com o seco. Alm desses elementos de disposio, as villas deveriam ter fcil acesso para os campos, generosa rea de recepo para convidados e vistas panormicas para a paisagem (pequenas cidades ao longe, montanhas, mar, jardins). Essas eram as vantagens da casa de campo. Cada casa dividida em zonas pblicas, semiprivadas e privadas. O espao pblico constitudo por uma grande rea em frente aos portes. Dentro dos portes no haveria escassez de espaos semiprivados, alas de jardins, passeios e piscinas. Ambas as reas com gramado ou pavimentadas deveriam possuir prticos ou loggias semicirculares, onde poderiam acontecer reunies, discusses, e tambm onde a famlia poderia passar o dia nas frias. O corao da casa o trio, ou o ptio, seguido em importncia da sala de jantar, com acesso para os aposentos privados e finalmente para a sala de estar. E assim o restante, de acordo com o seu uso. No trio realizava-se o foro pblico, incorporando uma confortvel entrada e abrindo para a luz, considerado o espao nobre. Essa funo predominante espacialmente transposta atravs das paredes altas que formam os espaos ou atravs da combinada Vinci , Curitiba, v. 3 , n. 1, p. 19-36, 2006

29

TRS TRATADISTAS DA ARQUITETURA E A NFASE NO USO DO ESPAO

o de paredes altas e baixas, cobertos com abbadas, outros deixados abertos e outros parcialmente cobertos ou parcialmente fechados. Em alguns lugares poderiam ser includos prticos em um ou mais lados. No corao do edifcio estava o acesso para o vestbulo, que dignificava o espao e no poderia ser uma passagem estreita, tortuosa e de m qualidade. Teria uma consagrada capela, imediatamente visvel, com um altar, onde os convidados poderiam fazer uma promessa de amizade, ou os prprios familiares fazerem um pedido de paz e calma no retorno s suas casas. No vestbulo, eram recebidos os que vinham dar-lhes saudaes e consultar os amigos sobre alguma deciso. Aqui era conveniente ter janelas envidraadas com balces e prticos; parte da vista poderia admitir sol ou brisas, dependendo da estao. Alm disso, algumas pessoas preferiam os prticos para a face sul, porque no vero os arcos de sol seriam mais altos para os raios entrarem, enquanto no inverno seria baixo o suficiente. A traduo dos elementos nas funes dessa forma demonstrada nos escritos de Alberti. As salas de jantar esto no corao da casa. Como o uso e demanda, teria uma para o vero, uma para o inverno e uma para as meias estaes. A principal exigncia das salas de jantar de vero era a presena da gua e folhagens; no inverno um calor moderado da lareira. Ambas eram espaosas, alegres e suntuosas. As abbadas da sala de jantar de inverno, segundo Vitruvius, no eram adornadas com delicado trabalho de cornija devido a constante fuligem da lareira. A sala de jantar requer uma cozinha e uma copa para estocar alimentos, louas e toalhas de mesa; e no poderiam estar longe, a fim de evitar que os alimentos preparados esfriassem. Os quartos tambm eram diferenciados para o vero e o inverno. Assim como o homem e a mulher poderiam ter quartos separados. No porque tivessem discusses, mas para utiliz-los nas situaes de nascimento ou doena, ou ainda para uma noite de sono interrompida no vero. Cada quarto teria uma porta, e alm dessa uma porta comum, outra para facilitar buscas de outras companhias despercebidas. O quarto das mulheres teria um espao destinado a roupas, e o quarto dos homens um espao destinado a livros. O quarto dos avs, pela necessidade de silncio e aquecimento, deveria ter caminhos acessveis e uma pequena lareira. Mordomos, caseiros e criados, que eram geralmente de classe mdia, deveriam ter suas acomodaes decoradas e mobiliadas para conservar suas posies sociais. As empregadas domsticas e camareiras ficavam em lugares (reas) de responsabilidade, para facilitar os comandos de chamada imediatos e a estar mo para transportar qualquer coisa. A adega localizava-se no subsolo, num espao fechado, slido e livre de vibraes. Na organizao do espao e da forma, em funo das necessidades humanas, Alberti v o apogeu da histria da arquitetura na terceira fase italiana. Por ser funcional, por dirigir-se e fundar-se nas necessidades prticas dos homens, mais do que no culto aos deuses, a arquitetura romana supera a arquitetura grega, por ser til e no mais bela, ou melhor, mais bela porque til. Nela se multiplicam as tipologias e funda-se a arquitetura como espao interior. Adequando-se ao uso, ela promove o bem-estar do indivduo e da sociedade, nos edifcios privados e pblicos. Em funo da maior necessidade de vazio interior para abrigar a vida dos homens, a tradio estrusco-romana adotou, por exemplo, os arcos plenos, em contraste com o sistema triltico grego, de forma a utilizar abbadas voltadas para aumentar a eficcia e a utilidade social das construes.

30

da Vinci , Curitiba, v. 3 , n. 1, p. 19-36, 2006

GISELLE LUZIA DZIURA

4 ANDREA PALLADIO (1508-1580) De considervel importncia para o Renascimento, o tratado de Vitruvius, escrito em latim, era o ponto de partida de muitos arquitetos, apesar da dificuldade de sua compreenso devido falta de ilustraes e presena de termos tcnicos obscuros em latim, alm da mistura de grego e latim. Palladio estudou Vitruvius, Alberti e outros tratadistas, escreveu seu tratado e tornou pblicos seus desenhos e algumas obras. Palladio foi competente como arquiteto, pelos seus projetos e construes, e tambm como escritor. Publicou a reconstituio dos antigos edifcios romanos com seus desenhos, no I quattro libri dell architettura, desenvolvendo uma rigorosa interpretao da arquitetura clssica filtrada, pelos escritos de Vitruvius. Mais tarde esse tratado inspirou um movimento fora da Itlia, o Palladianismo. Suas freqentes visitas a Roma possibilitaram-lhe conhecer os monumentos antigos, que ainda existiam nas regies por onde passava, e interessar-se em compreender a fundo os valores estruturais e formais dos mesmos. Media-os e esboava-os, e mais tarde os incorporava sua prpria obra, no de modo superficial, mas com aguda inteligncia e aplicao, de quem desejava assimilar a lgica da construo e das partes ainda subsistentes desses monumentos. Portanto, o efeito de Roma no desenvolvimento da arquitetura de Palladio foi imediato. No desenho da Villa Vlamarana, em Vigardolo, e da Villa Pisani, em Bagnolo (1541 e 1542), adaptou detalhes do moderno e do antigo edifcio que tinha visto em Roma. Discutiu primeiramente as casas e os edifcios privados, para depois proceder com os edifcios pblicos. Tratou brevemente de estradas, pontes, praas, prises, baslicas, templos, teatros, banhos, aquedutos, fortificaes de cidades e portos. O Livro I apresenta a preparao, a fundao e os materiais necessrios a serem observados antes do incio do edifcio, procedendo descrio das ordens de arquitetura, considerando os diferentes tipos de espaos e as partes do edifcio. O Livro II caracteriza o morar, comeando com a casa privada grega e romana. O Livro III concerne os trabalhos pblicos praas, estradas, pontes e baslicas e faz um balano entre exemplares antigos e seus projetos. O Livro IV descreve parte o Tempietto de Bramante, voltando arquitetura antiga sagrada, e especialmente aos templos de Roma. Antes de iniciar a construo do edifcio, discutida a idia da preparao, constituda na trade arquitetnica, como em Vitruvius: a utilidade ou comodidade, a durabilidade e a beleza. A utilidade provm quando cada membro est em posio apropriada e bem situada, e com o que dignidade requer. Cada membro est corretamente posicionado quando as loggias, halls, salas, adegas e celeiros esto locados em seus prprios lugares. A durabilidade est garantida quando as paredes verticais esto no prumo, fortalecidas, e as funes estruturais so satisfatrias. A beleza deriva de uma elegante forma, do relacionamento do todo com as partes, e das partes entre elas com o todo. Os edifcios precisam parecer completos e com corpos bem definidos, de modo que cada membro combine com os outros, e com todos os membros necessrios para o que requerido. No Livro 2 demonstrada a mudana de centralidade do edifcio, do ptio para o vestbulo, que tratado como uma sala de espera, devidamente ornada.
da Vinci , Curitiba, v. 3 , n. 1, p. 19-36, 2006

31

TRS TRATADISTAS DA ARQUITETURA E A NFASE NO USO DO ESPAO

A funo dos espaos constitui: As loggias so usualmente construdas na frente ou atrs das casas e, se elas so construdas no meio, devem ser nicas ou no mximo duas. Possuem muitos usos, como passear, comer e outros passatempos. O seu tamanho proporcional ao edifcio. A entrada das casas um espao pblico e serve como lugar onde as pessoas esperam o senhor da casa para receb-las, desempenhando diversas funes: saudaes, negcios, consultas. O salo de festas deve possuir grandes dimenses, e se destinar a banquetes, comdias, casamentos e outros entretenimentos. Sua forma retangular possibilita que as pessoas se renam e observem os acontecimentos. Os demais aposentos so distribudos em ambos os lados da edificao. A disposio das residncias deve ser adequada ao uso da famlia, devendo-se tomar cuidado no somente com os elementos (loggias, ptios, salas, escadas) mais importantes, mas com a iluminao e acessos, assim como com as partes menores e subordinadas s maiores e de maior prestgio. Similarmente, a razo consiste na comparao com o corpo humano, que possui as partes mais belas, como tambm as menos agradveis. No entanto, as partes so dependentes entre si, e com relao ao todo, de modo que sem essa relao perderia sua dignidade e beleza. Alm disso, as partes devem corresponder com a escala do empreendimento, ou seja, articulao dimensional, similarmente ao corpo humano; com a presena de partes ocultas (partes utilitrias, no devem ser vistas) e partes expostas (so dependentes das ocultas), analogamente aos espaos servidos e espaos serventes de Louis Kahn. Espaos interiores tambm poderiam possuir mltiplas funes, servindo de apoio s outras duas laterais, com mezaninos, estdios e bibliotecas. Dessa forma, espaos como adega, depsitos, despensa, cozinha, pequenos quartos, lavanderia, fornos e outros espaos do dia-a-dia, esto localizados na parte mais baixa do edifcio, ou parcialmente no subsolo, que, neste caso, possuem duas vantagens: a parte de cima da casa no incomoda a parte de baixo e proporciona um visual elegante do edifcio elevado. (Fig. 6) Os quartos de vero devem ser espaosos e orientados para o norte, os quartos de inverno para o sul e oeste, e os quartos de primavera e outono para leste. A sala de estudos e as bibliotecas so orientadas da mesma forma porque so usadas mais no perodo da manh do que nos outros perodos do dia. Exemplos: Residncia Count Valerio Chiericati, Vicenza. (Fig. 7). A parte mais baixa do edifcio destinada loggia. O andar trreo elevado destinado aos fluxos. A sala est localizada acima da loggia, no meio da fachada. Residncia Count Iseppo de Porti: Possui duas entradas para dois pblicos diferentes. O trreo abobadado. O ptio divide a casa em duas partes. A escada principal est localizada ao lado do ptio e sua posio central permite o acesso para ambos os lados do edifcio. O servio est localizado no subsolo.
Figura 6 - Villa Cornaro Gable, Padova 1551-53. Fonte: CONSTANT (3) p. 64.

Edifcio de Count Ottavio de Thiene e Count MarcAntonio, em Vicenza:


da Vinci , Curitiba, v. 3 , n. 1, p. 19-36, 2006

32

GISELLE LUZIA DZIURA

O edifcio possui uma particularidade de lojas no trreo, as quais possuem um mezanino para uso dos lojistas. A casa forma um bloco cercado por quatro ruas. A entrada principal (voltada para a rua mais movimentada da cidade) possui uma loggia que a diferencia das outras trs entradas. O servio est localizado inteiramente no subsolo, pois no possui problemas com lenol fretico. Como se verifica nas obras do Palladio, a planta do palcio revelada na fachada, onde a superfcie mural do edifcio caracterizada pela sobreposio dos blocos de pedra, manifestando sua macia unidade e que, na planta, corresponde a uma base quadrangular regular com quatro salas nos cantos ligadas por salas autnomas, com exceo da entrada principal. O edifcio pode ser caracterizado como Figura 7 - Residncia Count Valerio Chiericati, Vi-cenza. Fonte: PALLADIO (5) p. 82. multifuncional, por possuir duas funes, comrcio (lojas) espao pblico, habitao e defesa (razo pela qual o edifcio apresenta caractersticas arquitetnicas tipo fortaleza). 5 CONCLUSO: UM PARALELO FUNCIONAL DOS TRATADOS Muitas diferenas e semelhanas ocorrem nos tratados estudados. Primeiramente no ttulo, h diferena entre o tratado de Vitruvius De Architectura, e o de Alberti que substituiu a arqui-tetura pelo edificar, reforando o propsito construtivo e concreto a que se destina a arte. Por isso, a imitao do De Reaedificatoria dirige-se mais Antiguidade Clssica. Alberti elaborou os princpios de uma habitao adequada s novas necessidades das cidades e dos homens modernos, s novas condies materiais, tcnicas e econmicas de sua poca, aos novos anseios expressivos e teoria. Por sua multifuncionalidade, pelos esforos e custos requeridos, pela racionalidade com que ela se concreta no mundo, pela extenso dos conhecimentos e pela sntese atingida, a arquitetura revela-se como a principal responsvel pela idia pretendida por Alberti ao compor as cidades, os edifcios e a alma dos seus cidados. Os dez livros de Alberti foram organizados a partir da diviso vitruviana da arquitetura em firmitas, commoditas ou utilitas e venustas. Alberti acrescentou as utilidades pblicas e privadas da edificao, diante das diversas necessi-dades de vida, e de acordo com as ocasies. Da mesma forma ocorre com Vitruvius e Palladio. Alberti procurou com as runas demonstrar o sentido e o mtodo que antes permaneciam o-cultos, diferente de Vitruvius, que apenas as descreve. Como cada arquiteto v firmitas, commoditas e venustas de uma maneira. Para Alberti consti-tui o carter intelectual, sendo colocadas para organizar a arquitetura, como o texto do tratado, a fim de poder controlar o lineamento (a forma do projeto) e concili-lo com as trs dimenses da trade vitruviana. Embora haja algumas diferenas entre os tratados, alguns objetivos possuem em comum, co-mo a simultaneidade da durao, economia, funcionalidade, praticidade, facilidade construtiva e dignidade esttica, sem privilegiar um aspecto ao outro, mas equilibrando-as
da Vinci , Curitiba, v. 3 , n. 1, p. 19-36, 2006

33

TRS TRATADISTAS DA ARQUITETURA E A NFASE NO USO DO ESPAO

dentro das exigncias estreitamente conexas a ele requeridas. Isto se aplica ao todo (a casa), suas partes (os cmodos) e cidade. Cada membro tem seu lugar e dimenso prprios, e de acordo com sua utilidade e convenincia dentro do todo. A trade arquitetnica exposta nos tratados busca responder s vrias exigncias econmicas, aos aspectos construtivos, aos aspectos estticos, ao uso e s necessidades que solicitaram sua existncia. Na totalidade, cada parte deve reconhecer sua funo no todo dentro do qual ela se define como parte. Dispor tudo segundo sua importncia e funo, conclui o segundo captulo do Livro II de Alberti; verificar se cada ponto foi bem definido e tenha recebido a colocao que lhe convm, inicia o captulo. No todo cada parte tem sua dignidade e seu papel prprio, em que o valor da parte dado por sua capacidade de realizar bem a funo que se faz necessria. Alberti alicera a capacidade da arte de resistir fortuna, ao tempo e diluio das aparncias. Para Vitruvius nada deve mais preocupar o arquiteto seno que os edifcios tenham, com relao a cada uma de suas partes, perfeio no conjunto. Assim que a relao entre as propores estiver definida e a simetria explicada por meio de clculos, ser ento apropriado considerar com agudeza de esprito de acordo com a natureza local, o uso ou o aspecto. No h como recuperar a inteno original dos autores dos tratados, supostamente escondida atrs da obra, tal como acreditava ser possvel a interpretao dos textos sagrados. No cenrio atual, observa-se que as funes no s prescrevem o tamanho dos espaos, mas tambm sua forma, devendo permitir que sejam realizadas convenientemente. A forma determinada pelo fato da maioria das funes constam numa srie de aes conectadas com lugares (localizaes) determinados. Assim, as funes esto mais ou menos conectadas com lugares especficos, mais ou menos complexas, e mais ou menos isoladas e independentes. Isso significa que no s exigem um espao determinado, mas interconectar um certo nmero de lugares de ao. Sendo assim, o tema multifuncional no pode ser estudado separadamente dos aspectos fun-cionais do entorno. E todas as atividades podem ter uma certa independncia (por exemplo, as funes de uma habitao), mas que ao mesmo tempo podem configurar sistemas multifun-cionais, no perdendo sua identidade e outras qualidades espaciais e estticas.

34

da Vinci , Curitiba, v. 3 , n. 1, p. 19-36, 2006

GISELLE LUZIA DZIURA

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
ALBERTI, L. B. On the art of building in ten books (traduzido por Leach Rykwert e Tavernor). Cambridge: MIT Press, 1988. BRANDO, C.A. L. Quid tum? O combate da arte em Leon Battista Alberti. Belo Horizonte: UFMG 2000. CONSTANT, C. The Palladio guide. New York: Princeton Architectural Press, 1993. KATINSKY, J. R. Vitrvio da arquitetura. So Paulo: Hucitec, 1997. PALLADIO, A. The four books on architecture (traduzido por Tavernor e Schofield). Cambridge: MIT Press, 1997. PEREIRA, C. C. Geometria e propores na obra de Leone Battista Alberti. [S.l.: s.n.]. RISEBERO, B. Historia dibujada de la arquitectura occidental. Madrid: Hermann Blume, 1982. TUFFANI, E. Estudos vitruvianos. So Paulo: HVF Representaes, 1993. VITRUVIUS, M. P. The ten books on architecture. Traduo de: M. Morgan. New York: Dover, 1960. WUNDRAN, PAPE, MARTON. Palladio. Traduo de: Casa das Lnguas. Taschen: Koln, 1994.

da Vinci , Curitiba, v. 3 , n. 1, p. 19-36, 2006

35

TRS TRATADISTAS DA ARQUITETURA E A NFASE NO USO DO ESPAO

36

da Vinci , Curitiba, v. 3 , n. 1, p. 19-36, 2006

Vous aimerez peut-être aussi