Vous êtes sur la page 1sur 7

INTRODUO AO MTODO MEIR SCHNEIDER SELF-HEALING

Fernanda Leite Ribeiro Terapeuta e instrutora do mtodo Meir Schneider - Self-Healing

Em nossa sociedade fomos acostumados a acreditar que nossos olhos, diferentemente de outras partes do corpo, deterioram inexoravelmente ao longo da vida, sem a possibilidade de melhora. Consideramos inevitvel a necessidade do uso de auxlios pticos a partir de certa idade, assim como o advento das cataratas e, quem sabe, de uma degenerao macular senil. Sem dvida essa a trilha pela qual todos caminhamos, mas ser que no existe um meio de, ao menos, alivi-la? Embora pouco conhecido em nosso meio, possvel utilizar exerccios visuais como alternativa para melhorar a viso, tantos em casos onde houve alguma perda, como simplesmente para estimular hbitos mais saudveis. Essa tcnica foi introduzida no Brasil no incio dos anos 90 por Meir Schneider, um israelense naturalizado americano. Sua histria suficiente para atestar a eficcia do mtodo Meir Schneider - SelfHealing (autocura em portugus). Meir nasceu com cataratas e teria ficado cego pelo resto da vida, no fossem certos exerccios que aprendeu com um garoto de sua idade, aos 17 anos. Ele j tinha sido desenganado pela medicina tradicional, pois suas cataratas haviam sido removidas aos quatro anos, tarde demais para o desenvolvimento cerebral adequado das reas visuais. Insistente, praticou os exerccios propostos com afinco obsessivo, a ponto de criar uma viso funcional capaz de tir-lo para sempre da classificao cego legal, conferida pelo Estado de Israel. Seu grande orgulho reside na conquista de sua carta de motorista. Os exerccios visuais aprendidos na adolescncia faziam parte do mtodo Bates, nomeado a partir do Dr. William Bates, oftalmologista americano do incio do sculo XX. Podemos dizer que Bates foi um verdadeiro mdico holstico, que caminhava adiante do seu tempo, pois considerava que o olho faz parte de um sistema interdependente e que problemas de viso esto intimamente relacionados a estados emocionais. Afirmava que enxergamos 90% com o crebro e 10% com os olhos e o que assimilamos no a impresso da imagem na retina, mas nossa interpretao individual. A partir de sua experincia pessoal, Meir Schneider ampliou os princpios que lhe proporcionaram o aumento de percepo visual e aplicou-os a outros sistemas do corpo. Com isso criou o Mtodo Meir Schneider -Self-Healing , um sistema holstico de reabilitao que pretende desenvolver a inteligncia inata do corpo. Com as prticas constantes possvel almejar a regenerao de deficincias ou compensar perdas j ocorridas. Busca-se atuar sobre os padres neurais j fixados, quebrando-os e permitindo que novos circuitos se estabeleam. Os instrumentos utilizados so massagens, movimentao passiva e dinmica, movimentao inusitada, exerccios de respirao, visualizao e relaxamento, tudo isso de forma combinada. Embora o foco

dessa dissertao seja o aspecto da viso, gostaria de frisar que hoje o mtodo SelfHealing bem conhecido no tratamento de patologias neuromusculares e ortopdicas. Na verdade, Meir foi beneficiado pela maravilhosa plasticidade do crebro. Ao estimular a viso com exerccios de percepo, ele viabilizou reas inexploradas do crtex visual, contrariando o dogma cientfico que reza que a plasticidade do crebro perdura at 7 ou 8 anos de idade. Obviamente, o caso de Meir extremo, mas mostra um caminho que pode ser aproveitado por todos ns. Sabemos por experincia vivida que se deixarmos de utilizar certas partes do nosso organismo, elas adormecem por falta de estmulo. Por exemplo, ao quebrar uma perna fcil perceber a diminuio de massa muscular que ocorre aps a retirada o gesso. No diferente com a viso. A rotina do homem urbano se apia excessivamente na leitura, no uso do computador, na longa permanncia em ambientes fechados sob iluminao artificial. O horizonte extremamente limitado e desinteressante. Logo, a viso fica condicionada a esse padro limitado. Baseado na idia de que possvel modificar padres viciados de funcionamento, o Mtodo Meir-Schneider - Self-Healing lana mo de exerccios que procuram mostrar ao crebro que existem maneiras alternativas de utilizar seu potencial. So cinco princpios:

1- Relaxamento - Deveramos constantemente sentir nossos olhos relaxados, mesmo naqueles momentos em que estamos sujeitos a condies visuais adversas. necessrio criar uma zona de neutralidade no crebro, um espao virtual para que a mudana possa acontecer. Exerccios para melhora da viso so uma explorao consciente, um processo de descoberta e no a repetio de uma rotina enfadonha e mecnica. 2- Equilbrio entre viso central e perifrica - A vida urbana provoca uma atrofia na percepo da viso perifrica. Ao passar uma grande parte do tempo diante de livros, televiso ou de uma tela de computador, tendemos a ignorar nosso campo perifrico.

3- Ajuste da viso a diferentes intensidades de luz - Devemos ser capazes de nos adaptar rapidamente a diferentes intensidades de luz. Todos ns j experimentamos situaes de grande contraste, como dirigir sob o sol forte e subitamente entrar num tnel escuro... Ou vice versa, sair de um cinema escuro e enfrentar a luz forte do dia. A intolerncia dos olhos diante dessas situaes provoca tenso, que resulta em franzido de testa e extrema fixao do olhar visando proteger e conquistar uma adaptao mais rpida. 4- Olhar pequenos detalhes - A viso central acontece numa pequenssima rea de alta resoluo na retina. Para que possamos enxergar qualquer detalhe com

nitidez necessrio que o olho faa pequenos movimentos sacdicos, imperceptveis a um observador. Olhos saudveis percorrem a imagem como um radar, correndo de um detalhe a outro leve e suavemente, sem nenhum esforo. Um dos maiores empecilhos da boa viso quando ocorre a fixao exagerada, o olhar congelado. Essa uma das condies mais degenerativas para nossos olhos, pois eles deixam de percorrer detalhes dos objetos. Reencontrar o gosto por observar detalhes e alternar distncia de foco so dois recursos bsicos para readquirir a agilidade necessria para a boa viso central. 5- Uso equilibrado dos olhos - Equilbrio relaxamento. Se um olho mais requisitado do que o outro, o dominante sofrer por excesso de uso e o outro, por supresso. Da mesma forma, se a viso perifrica for ignorada, a central ser excessivamente usada e com esforo. O desequilbrio produz uma enorme tenso visual e corporal. Mesmo quando um dos olhos, ou parte dele, est danificado, aconselhvel que seja estimulado em sua possibilidade de captar viso, nem que seja apenas percepo de luz. Nosso aparato visual construdo a partir da viso binocular e h melhora na percepo a partir do momento em que o crebro registra uma parceria.

Os exerccios so formatados para cada indivduo de acordo com sua necessidade e a qualidade da resposta. Muitas vezes h um excesso de fixao causado pela dificuldade de compreenso da imagem. A pessoa pisca pouco e tenta, atravs da fixao exagerada, alguma correspondncia com o padro conceitual conhecido. Nesse momento importante mudar o foco de ateno, talvez chamando a ateno para a viso perifrica para quebrar a fixao. O que importa alar mo de um recurso de ateno capaz de recuperar uma integrao cognitiva naquele momento.

O treinamento se utiliza de exerccios de coordenao visuo-motora, que buscam reatar uma fluncia entre o sistema vestibular e viso, prticas de visualizao, exerccios para recuperao de movimentao sacdica, estimulao perifrica e treino de binocularidade. Muitas vezes necessrio tambm trabalhar sobre padres corporais recm adquiridos para compensar a dificuldade de locomoo diante da falta de viso. Buscamos manter viva a ligao neural das partes comprometidas da melhor maneira possvel.

O TRATAMENTO: A educao visual feita atravs de sesses de uma hora, cuja periodicidade depende da necessidade do cliente. Normalmente o regime semanal. necessrio fazer os exerccios em casa diariamente durante o processo. Associadas s prticas visuais, sero propostos exerccios corporais, respiratrios e massagens de relaxamento. Essa uma parcela essencial do treinamento.

UM CASO: Carla portadora de retinose pigmentar em estgio avanado. Seu campo visual est bem reduzido, o que a obriga a usar bengala para locomoo. Em sua primeira consulta comigo, procurando checar sua capacidade visual, convidei-a a examinar um cartaz disposto uma distancia de 50 cm, embora fosse uma tabela snellen para ser lida a 20 ps. Aps um grande esforo, ela me descreveu um homem com chapu e culos. Percebi que no piscava e projetava a cabea para frente de tal forma que seu pescoo estava quase na posio horizontal. Peguei ento uma bola vermelha grande e convidei-a para jogar. Aps certa resistncia, pois ela acreditava ser incapaz de tal feito, aceitou. No incio, jogou algumas vezes a bola para o alto sozinha, para se acostumar com o movimento. Aps alguns minutos, j era capaz de jogar comigo. No final do exerccio era capaz de ler sete linhas da tabela com relativa facilidade. Mantivemos um regime de sesses semanais por alguns meses, onde recebeu massagens faciais e corporais, prticas respiratrias para relaxamento e melhora da circulao sangunea, fez exerccios de estimulao visual (jogo de bolas, olhar longe, discriminao de letras e formas) e de estimulao de viso perifrica. Aps oito meses de tratamento j conseguia ler uma revista ou textos com boa letra e contraste.

EXERCCIOS: Palming: Um dos exerccios mais importantes, pois induz o relaxamento que, por sua vez, amplia o efeito dos outros. Visa o relaxamento do aparato visual como um todo, mais especificamente, do nervo ptico e musculatura extrnseca dos olhos. Sente-se numa sala escura com os cotovelos apoiados na mesa. Aquea as mos, esfregando uma contra a outra e coloque-as em concha sobre os olhos fechados. Respire pausadamente e imagine algo preto. Pode ser uma paisagem noturna bem escura, um objeto preto se movendo contra um fundo negro, ou o que sua imaginao puder criar. Provavelmente voc perceber alguma informao luminosa competindo com a imaginao. No recuse. Deixe que o preto se imponha naturalmente, sem esforo. Faa isso por 10 minutos aps o sunning e sempre que sentir os olhos cansados. Tempo indicado: 1:00 h por dia. Para quem tem glaucoma, nunca fazer por mais de 10 minutos a cada vez. No entanto, pode ser feito vrias vezes ao dia. Este exerccio pode ser feito deitado, com um travesseiro aromtico cobrindo os olhos. Sunning:

Este exerccio ensina os olhos a se adaptarem a diferentes intensidades de luz e a aceitar luz forte sem tensionar ou resistir. De olhos fechados e direcionados para o sol, gire a cabea de um lado para outro, num movimento amplo. Procure no franzir os olhos para que a luz penetre sem resistncia. Aps alguns minutos (aproximadamente 5 minutos) , vire de costas para o sol e tampe os olhos num palming de um minuto, a fim de intensificar seus efeitos. Repita a seqncia vrias vezes. O ideal faz-lo trinta minutos por dia. Termine com um palming de dez minutos Sunning pode ser feito com lmpada, a uma distncia de um brao esticado. Prepare um abajur com fiao e soquete adequados para lmpada de 150 watts. Precaues: importante que o sunning no seja feito atravs de vidros ou com culos. Evite o sol forte do meio dia. A cabea deve estar em constante movimento, evitando superexpor alguma parte da retina. Os olhos devem estar bem fechados. Se o pescoo estiver tenso, com restrio de movimento, mova o corpo como um todo.

Skying: o sunning dos dias nublados. Comece com os olhos fechados, at conseguir certo conforto. Pisque constantemente com os olhos direcionados para as nuvens.Imagine que seus olhos so duas bocas, comendo luz. Faa por dois minutos e descanse em um pequeno palming por um minuto. Repita quantas vezes quiser, sempre obedecendo a idia do relaxamento e conforto. Termine com palming de 10 minutos.

Olhar longe: Esse exerccio relaxa a acomodao do cristalino. Indicado para melhorar o desempenho da viso prxima.

Olhe o horizonte com olho mais forte tampado, pesquisando os detalhes possveis durante 5 minutos seguidos. Destampe o olho e observe a mesma paisagem com os dois olhos por um minuto. Tampe novamente olho direito e procure observar os detalhes que escaparam na vez anterior.

Repita esse exerccio 4 vezes por dia.

Equilbrio binocular Coordenao visuo motora. Visa estimular o olho mais fraco para melhorar o desempenho visual binocular, assim como melhor uso da lateralidade corporal. Jogue bola contra a parede ou com um parceiro, mantendo o olho mais forte tampado por sete minutos. Fazer isso a cada duas horas.

Swinging: Movimento paralax. Estimula viso perifrica e estereopsia. De p, com as pernas confortavelmente separadas, posicione o dedo indicador na frente do nariz, com o brao levemente dobrado. Sem tirar os olhos do dedo, mova o corpo de um lado para outro o mais amplo que puder. Dedo, brao e corpo formam um eixo que se move em conjunto. Enquanto faz o balano, perceba que tudo parece se movimentar na direo oposta, como se voc estivesse observando a paisagem da janela de um trem. O movimento se intensifica. Pare, feche os olhos e visualize o que acabou de ver. Repita a seqncia quantas vezes quiser. Termine com um pequeno palming.

Exerccio das contas de Brock: Esse exerccio visa o treinamento do equilbrio binocular e dos estmulos de convergncia e divergncia. O material consiste em 6 contas de madeira de cores diferentes inseridas em um barbante de 3 metros de comprimento. Estique o fio diante do nariz, espalhe as bolinhas em distancias mais ou menos iguais e focalize os olhos na primeira bola. Enquanto v a primeira, observe que o restante do fio aparece duplicado. Olhe a segunda bola e ver um X a partir do centro. Olhe para a terceira e ver um V com a abertura em sua direo. Alterne as distancias.

Estimulao da Viso Perifrica:

Separe trs tiras pretas retangulares de 4, 6 e 8cm de comprimento. Coloque a de menor tamanho entre os olhos com a ajuda de uma fita crepe. Num quarto escuro, abane duas lanterninhas nas laterais da cabea enquanto olha para frente. O retngulo preto impede a viso central, deixando apenas a perifrica ativa. Repita o exerccio com a tira de tamanho mdio e depois com a maior. No final, tire o retngulo e constate o aumento da percepo de viso perifrica que adquiriu. Tempo mnimo: 5 minutos.

CONCLUSO: Viso muito mais do que o ato de captar as formas do mundo fsico. o exerccio de um poder. Quando praticamos exerccios, no lidamos apenas com o olho, mas com a maneira como acolhemos o que vem de fora, uma vez misturado com nosso estado interior. Por isso to importante valorizarmos a idia do relaxamento emocional. Precisamos cultivar uma zona interna de calma. A expectativa de resultados imediatos gera certa ansiedade que, por sua vez, dificulta o reconhecimento e apropriao das mudanas resultantes. Logicamente h um limite nos resultados que podemos alcanar, pois no podemos recuperar toda capacidade visual perdida. possvel, sim, melhorar nossa relao com a viso residual, focalizando a ateno no que est vivo e operante.

Vous aimerez peut-être aussi