Vous êtes sur la page 1sur 2

Eletrotcnica

____________________________________________________________ Exerccios 1) Faa as converses que se pede:

2) Determine a ddp que deve ser aplicada a um resistor de 6 atravessado por uma corrente elrica de 2A.

3) Um chuveiro eltrico submetido a uma ddp de 220V, sendo percorrido por uma corrente de 10A. Qual a resistcia do chuveiro?

4) Uma lmpada incandescente submetida a uma ddp de 110V, sendo percorrida por uma corrente de 5,5A. Qual nessas condies, o valor da resistncia eltrica do filamento da lmpada?

5) Joana montou um circuito eltrico, constitudo por uma fonte de alimentao, uma resistncia de 100 Ohm e um interruptor, tal como mostra a figura ao lado. Determine qual o valor da intensidade da corrente que percorre o circuito, sabendo que a diferena de potencial lida no Voltmetro de 30 V.

6) Quando se mediu a diferena de potencial nos terminais de uma resistncia eltrica, verificouse que o valor obtido era de 12V, quando a intensidade de corrente era de 800 mA. Determine a intensidade da corrente no circuito eltrico, se a diferena de potencial for aumentada para 36V.

____________________________________________________________

Eletrotcnica
____________________________________________________________ 7) Complete a tabela com os dados que faltam:

8) Nos choques eltricos, as correntes que fluem atravs do corpo humano podem causar danos biolgicos que, de acordo com a intensidade da corrente, so classificados segundo a tabela a seguir. Considerando que a resistncia do corpo em situao normal da ordem de 1500 ohns, em qual das faixas acima se enquadra uma pessoa sujeita a uma tenso eltrica de 220V? a) ( ) I; b) ( ) II; c) ( ) III; d) ( ) IV; e) ( ) V;

9) Alguns cabos eltricos so feitos de vrios fios finos tranados. Um certo cabo tem 150 fios e a corrente total transmitida pelo cabo de 0,75A quando a diferena de potencial 220V. Qual a resistncia de cada fio individualmente, em k?

10) No circuito a seguir, qual a leitura do ampermetro?

____________________________________________________________

Vous aimerez peut-être aussi