Vous êtes sur la page 1sur 2

A luta de classes no centro do sistema.

Sofia Manzano1
O movimento Ocupar (indignados de cidades americanas) que esto se manifestando nas praas pblicas das principais cidades dos EUA, e que no admite a participao de partidos e organizaes sindicais, est provocando a adeso dos sindicatos, como mostra a Greve Geral de hoje, em Oakland, na Califrnia. muito importante perceber que, a preocupao dos indignados com a manuteno dessa amorfa e descabeada assemblia nas praas, mas que, por outro lado, o movimento sindical norte americano, amarrado pelo reacionarismo da AFL-CIO, no tinha, at as greves de Wisconsin do ano passado, qualquer perspectiva de impulsionar lutas concretas e de massas. Mesmo em Wisconsin, o resultado das manifestaes de mais de 100.000 pessoas contra a aprovao da lei que rebaixa os direitos trabalhistas, acabou num acordo pssimo para os trabalhadores. Agora, em Oakland, cidade com um movimento sindical historicamente muito forte, desde os anos 20, e responsvel por greves gerais importantes na histria do movimento sindical norteamericano, se levanta novamente frente aos acontecimentos ocorridos por l (a represso policial, a mando do prefeito Democrata, deixou um manifestante gravemente ferido). Devemos nos atentar para as contradies da classe trabalhadora e perceber seus movimentos, vejam o que diz o texto abaixo: "enquanto os sindicatos continuam perseguindo sua agenda eleitoral, o movimento Ocupar promoveu uma arena para avanar a luta de classes, aqui e agora, nas cidades em todo o pas - (...) A greve geral de Oakland representa um grande avano na luta, com foco nos trabalhadores porturios, um dos sindicatos mais fortes dos EUA, e nos professores, a categoria mais organizada do pas."

While union officials will continue to pursue their electoral agenda, the Occupy movement is providing an arena for advancing the class struggle in the here and now, in cities around the country--for building support for and participation in
1

Sofia Manzano professora de economia da USJT e pesquisadora da Unicamp.

fightbacks against bosses and politicians who are attempting to impose a deep and permanent cut in living standards. The Oakland general strike call is a big advance in that effort, with its focus on longshore workers, one of the most powerful unions in the U.S., and teachers, who make up the largest group of organized workers in the country.
Os trabalhadores dos EUA carecem de uma estratgia revolucionria e de um operador poltico capaz de construir uma vanguarda. Por outro lado, na esfera ttica, tm demonstrado que so as contradies concretas que levaro mobilizao. Talvez devemos aprender alguma coisa com eles.

Vous aimerez peut-être aussi