Vous êtes sur la page 1sur 38

3 - GERADORES DE VAPOR DGUA

3.1 - Definio Os geradores de vapor dgua (de agora em diante abreviados por GV), destinam-se produo de vapor de gua (saturado ou superaquecido) a partir da energia liberada por um combustvel. Podemos ter: - queima de combustvel com oxignio do ar (caldeiras convencionais) - reao nuclear ( reator nuclear ) - energia eltrica ( caldeiras eltricas )

3.2 - Componentes principais e funcionamento Unidades modernas e de porte maior so normalmente equipados com: - fornalha - vaporizador (trocador de calor) - superaquecedor (trocador de calor) - economizador (trocador de calor) - aquecedor de ar (trocador de calor) A fornalha o equipamento onde se desenvolve a queima do combustvel e liberao dos gases quentes da combusto. As cinzas pesadas caem por gravidade no cinzeiro, ao fundo da fornalha. As cinzas leves so levadas pelos gases. A temperatura da fornalha situa-se entre 900 a 1400C. O vaporizador (ou superfcie de vaporizao) compreende os trocadores de calor onde ocorre o aquecimento e a vaporizao da gua. Parte ou totalidade da superfcie de vaporizao pode estar dentro da prpria fornalha (paredes dgua). Em unidade bem dimensionadas as paredes dgua so menos de 10% da superfcie total de vaporizao e so capazes de absorver at 50% da energia liberada na combusto. A circulao de gua e vapor no vaporizador d-se por conveco natural ou por bombas, no caso de altas presses de operao. O superaquecedor um trocador de calor que recebe o vapor saturado produzido no vaporizador e, mediante troca de calor com os gases, eleva a temperatura de vapor transformando-o em vapor superaquecido. Em caldeiras de grande parte, os superaquecedores absorvem calor por radiao diretamente da fornalha (quando esto situados em seu topo) e tambm por conveco. O economizador um trocador de calor que pr-aquece a gua de alimentao da caldeira e normalmente est posicionado aps o superaquecedor (com relao ao trajeto dos gases). Tem a finalidade de aumentar o rendimento da caldeira e minimizar o choque trmico na entrada do vaporizador.

O aquecedor de ar um trocador de calor que aproveita o calor residual dos gases que passaram pelo economizador para pr-aquecer o ar de combusto. A temperatura dos gases na chamin situa-se entre 120 e 300C. O posicionamento relativo dos componentes principais na caldeira (trocadores de calor) feito de modo que o fluido quente (gases da combusto) e fluidos frios (gua, vapor e ar) circulem em contracorrente. A presso de operao controlada por pressostatos ligados ao sistema de alimentao de combustvel para a fornalha. Quando a demanda de vapor aumenta, a presso comea a cair e o sistema de alimentao deve fornecer mais combustvel e ar para a fornalha. Assim, com maior gerao de gases (e calor) na fornalha, a produo de vapor aumenta restabelecendo a presso de trabalho ao seu valor de set-point.

3.3- Tipos As caldeiras so classificadas em: a) Aquotubulares nas quais a gua e o vapor circulam por dentro dos tubos. b) Flamotubulares - nas quais os gases de combusto circulam por dentro dos tubos. c) Eltricas utilizam o efeito Joule para gerar calor a partir da energia eltrica.

As Aquotubulares so de uso abrangente, de pequeno a grande porte. Podem ser utilizadas para qualquer faixa de presso do vapor. Normalmente tm economizador e superaquecedor. As flamotubulares so de pequeno porte, para produes de at15 t/h vapor saturado, no mximo a 15 ata. As eltricas so convenientes quando h disponibilidade de energia eltrica a baixo custo. So utilizadas apenas para a produo de vapor saturado. Funcionam com resistncias eltricas ou eletrodos submersos.

3.3.1 Escolha do tipo baseada nas caractersticas de presso e produo da caldeira, bem como das exigncias da aplicao do vapor. Por exemplo, para vapor exclusivamente para processo podem ser usadas caldeiras flamotubulares. J para acionamento de turbinas utilizam-se caldeiras aquotubulares, devido necessidade de vapor superaquecido. A partir das caractersticas de cada tipo faz-se a opo entre aquo e flamotubulares, conforme a tabela a seguir.

Figura aquotubulares

Figura flamotubulares

Aquotubulares permitem altas presses e grandes produ- es ocupam pouca rea tm partida rpida -

Flamotubulares atendem bem a demandas variveis na produo de vapor so de construo fcil no exigem rigoroso tratamento da gua utilizam pouca alvenaria ocupam bastante rea tm partida lenta so pesadas permitem apenas baixas presses (at 15 ata)

permitem fcil instalao de superaquece- dor, economizador e pr-aquecedor de ar -

exigem bom tratamento da gua

so mais sensveis s variaes de deman- da de vapor -

so de construo mais complexa

Via de regra, instalaes de pequeno porte (at 15 t/h e 15 ata) para vapor saturado usam caldeiras flamotubulares, por serem mais baratas. Unidades de mdio e grande porte so geralmente aquotubulares.

3.4 Trajeto dos fluidos em um GV Ar: atmosfera VENTILADOR AQUECEDOR DE AR FORNALHA Combustvel: estocagem SISTEMA DE ALIMENTAO FORNALHA (queima) gases quentes Gases: FORNALHA VAPORIZADOR SUPERAQUECEDOR ECONOMIZADOR AQUECEDOR DE AR EXAUSTOR CHAMIN atmosfera TANQUE DE CONDENSADO BOMBA ECONOMIZADOR VAPORIZADOR

gua:

vapor saturado BALO DE VAPOR SUPERAQUECEDOR aplicao

Vapor:

3.4.1 - Fluxograma simplificado

`Figura fluxograma

3.4.2 - Caractersticas principais de um GV - Capacidade ou produo ( kg/h , t/h ) - Presso do vapor ( kgf/cm2, ata, bar, kPa ) - Temperatura do vapor (se superaquecido) (C ) - Superfcie de vaporizao ( m2 ) - Superfcie de superaquecimento ( m2 ) - Rendimento - Consumo de combustvel (kg/h , referido a uma temperatura de alimentao de gua) - Presso de projeto ( kgf/cm2, ata, bar, kPa )

3.5 - Calor associado ao vapor e aos gases O calor disponvel na cmara de combusto o calor lquido liberado na queima do combustvel, mais o color associado aos fluxos de massa da combusto. qd = 1 B pci + Bh cb + BL har + BWL hw 1 B pci = calor liberado na queima Bheb = calor do combustvel BL har = calor do ar BWL hw = calor na umidade contida no ar h cb = Cpcb ( Tcb Ta ) har = Cpar ( Tar Ta ) hw = Cpw ( Tar Ta )

[ kcal / h , kW ]

qd

Calor disponvel na cmara de combusto ( kcal / h , kW )

1 = Rendimento da fornalha B = Vazo mssica de combustvel ( kg / h ) pci = Poder calorfico inferior do combustvel ( kcal / kg ) L = Vazo mssica de ar (kg/h ) W = Umidade do ar ( kg / kg ar seco ) Cp = Calor especfico mdio (kcal/kg C ) T = Ta = Temperatura ( C ) Temperatura de referncia (ambiente)

Sub-ndices: cb = combustvel ar = ar w = umidade do ar

Em qualquer componente do GV a energia absorvida pela gua / vapor : q = D ( hs he ) ( kcal / h , kW) D = produo da caldeira ( kg / h ) hs = entalpia na sada he = entalpia na entrada Para o caso do vapor saturado: h = ( 1-x ) hls + xhvs X = ttulo de VS hls = entalpia do liquido saturado hvs = entalpia do vapor saturado O calor associado aos gases : qg
=

B ( L + 1 ) C pg ( Tg Ta ) + B z Cpz ( Tg Ta )

qg = calor dos gases ( kcal / h ) Cpg = calor especfico mdio dos gases (kcal / kg C ) z = Contedo de cinzas leves ( kg / kg cb ) Cpz = calor especfico mdio das cinzas leves ( kcal / kg C ) Tg = temperatura dos gases ( C )

Dispondo-se de Cp = Cp ( T ) do gs, o Cp ( mdio ) numa faixa de temperaturas ser:

Cp =

1 T

T2

T1

Cp(T )dT

T = T2 T1

Exemplo: Um GV projetado para produzir vapor superaquecido a 130 ata e 520 C. Utilizando os dados da tabela abaixo e desprezando as perdas de carga, calcular o calor trocado: 1) no vaporizador ( q1 ) 2) no superaquecedor ( q2 ) 3) no economizador ( q3 )

(Figura)

Ponto 1 2 3 4 5

Dado T1 = 70C T2 = 110C x = 0,98 (ttulo) T4 = 530C T5 = 520C

Condio Lquido Lquido Vapor mido Vapor Superaquecido Vapor Superaquecido (**) valor calculado

Entalpia ( kcal / kg ) 70 (*) 110 (*) 630,5 (**) 816,1 (*) 809,7 (*)

(*) valor obtido de tabela

Balano de massa no atemperador: Balano de energia no atemperador:

D = D1 + D2 = 100 kg / s D 1 ( h 4 h 5 ) = D 2 ( h5 h 2 )

(1) (2)

Entalpias: h1 = 70 kcal/kg h2 = 110 kcal/kg h3 = ( 1-x ) hls + xhvs = ( 1- 0,98 ) 1531,16 + 0,98.2661,79 kcal/kg h3 = 2639 kJ/kg = 630,5 kcal/kg h4 = 3416,2 kJ/kg = 816,1 kcal/kg h5 = 3389,4 kJ/kg = 809,7 kcal/kg Resolvendo o sistema formado pelas equaes (1) e (2) temos: D 1 = 99,09 kg / s D 2 = 0,91 kg / s Logo q1 = D1 (h3 h2 ) = 51576 kcal / s q2 = D1 (h4 - h3 ) = 18391 kcal / s q3 = D ( h2 h1 ) = 4000 kcal / s 3.6 Fornalhas ( 70% ) ( 24,6% ) (5,4 % )

3.6.1 Definio o componente do GV destinado a converter a energia qumica do combustvel em energia trmica, ou seja, processar a queima do combustvel.

3.6.2 Classificao As fornalhas so classificadas quanto forma de queima do combustvel em 3 tipos.

a) Fornalhas de queima em suspenso: tm aplicao bastante abrangente. Destinam-se queima de combustveis lquidos, gasosos e slidos pulverizados, como por exemplo leo, carvo pulverizado e gs natural. Tambm vm sendo empregadas para serragem, casca de arroz e outros resduos industriais que possam ser modos. Possuem um ou mais queimadores. Dependendo da instalao o ar pode ser admitido como o ar primrio somente ou primrio secundrio. O primrio utilizado para nebulizao do leo combustvel ou o transporte de combustvel slido pulverizado. O ar secundrio lanado na nuvem de combustvel em queima para assegurar uma combusto total e estvel.

Esquema simplificado de um sistema para queima de carvo pulverizado em suspenso

b) Fornalhas de queima em grelha aplicao restrita a unidades de pequeno ou mdio porte (at 200 t/h vapor), para combustveis slidos como carvo fssil, lenha, bagao de cana e outros resduos. No exige uma preparao rigorosa do combustvel. A alimentao pode ser: manual mecanizada controlada pelo operador automatizada funo da presso

c) Fornalha de queima em leito fluidizado: Permite um melhor aproveitamento na queima de combustvel de m qualidade, o combustvel permanece em suspenso no leito, sob ao de uma corrente ascendente de ar ( 1 a 6 m/s ), o tempo suficiente para que a combusto se complete. A vazo de ar maior comparada com queima em grelha e isto permite operar a temperaturas relativamente baixas (800 a 950C). Por isso possvel instalar trocadores dentro da fornalha, absorvendo at mais de 50% do calor liberado. A presena de carbono no cinzeiro mnima , inferior a de sistemas convencionais.

Queima em grelha

Leito fluidizado

3.6.3 - Tipos de paredes das fornalhas Refratria- o tijolo refratrio resiste bem ao calor mas no d bom isolamento sendo necessria uma camada de isolante aps o refratrio. De gua tubos com gua (do vaporizador) servem de parede. Propiciam maior produo por

rea de troca ( temperatura alta + radiao ) e economizam refratrios. Porm, diminui a temperatura na fornalha e alguns combustveis no queimam. Existem cmaras totalmente irradiadas (s paredes dgua) para combustvel de alto Pc.

3.6.4 Presso interna

Negativa para exaustor na chamin ( ou chamin natural ). utilizada para combustveis slidos com fornalha aberta para no haver escape de gases pela porta de alimentao de combustvel.(3 a 10 mm CA) Positiva para queima em suspenso. Pode ter apenas ventilador ou tambm exaustor. Super presso positiva para caldeiras compactas com alta velocidade de passagem do ar e grande perda de carga.

3.6.5 Dimensionamento das fornalhas Deve-se considerar: Forma e volume adequados ao tipo e quantidade de combustvel. Altura compatvel com a circulao de gua e tempo gasto na queima. Disposio dos queimadores para evitar contato direto da chama com os tubos. Dimenses adequadas da grelha. Temperatura adequada ao equipamento e ao combustvel.

Grandezas principais: - rea da grelha: Sg = p l - volume da cmara: V - rea de passagem: S0 = n e l

Fig. grelha

BLVar = S0 Car B - kg/s L kgar / kgcomb Car velocidade de passagem na grelha Car recomendado: 0,75 1,5 m/s para tiragem natural 2 5 m/s - para tiragem forada

Carga na grelha: Carga (kg / m2 / h) 80-130 150-300 70-150 200-300 60-120

Combustvel Lenha Lenha Carvo Carvo

Tiragem Natural Forada Natural Forada

Bagao de cana, serragem, Natural resduos de cereais Idem Idem Forada Forada

150-200 400-500

Volume da fornalha: Carga trmica na fornalha: (1kw = 860 kcal/h) K = B pci / V ( kcal / m3h ) Recomendao para fornalhas com paredes dgua: K ( kcal / m3h ) 170000 680000 430000 1000000 80000 250000 200000 370000 120000 320000 120000 400000

Combustvel leo ou gs

Tipo Aquotubular Flamotubulares

Carvo

Pulverizado Em grelha mvel

Lenha

Em grelha inclinada Em grelha mvel

3.7 - Perdas de calor no GV, rendimento,consumo de combustvel 3.7.1 perdas de calor: Parte da energia do combustvel no aproveitada para a gerao de vapor. a ) perda por combustvel cado nas cinzas Pl = z tz Pci ( kcal / kgcb )

z = kg cinzas / kg comb. tz = kg comb / kg cinzas combustvel nas cinzas do cinzeiro P1 = z tz Pci / Pci P1 = z tz 100 (%)

Pci = poder calorifico inferior do combustvel. b ) perda pelo calor sensvel contido nas cinzas P2 = z Cz ( tz ta ) ( kcal / kgcb )

p2 =

z C Z (t 2 t a ) * 100 [ % ] Pci

p1 + p2 = 1 a 3 % normalmente quando o combustvel tem cinzas c ) perda por formao de fuligem (carbono no queimado) P3 = mc ( L + 1 ) PCC ( kcal / kgcb )

p3 =

m c (L + 1) Pcc * 100 Pci

[%] ( kgc / kgg )

mc = conteudo de carbono ( fuligem ) nos gases Pcc = poder calorfico do Carbono ( P3 = 1 a 3 % normalmente )

d ) perda por presena de gases combustiveis na chamin

p4 =

(m

CO

Pci CO + m H 2 Pci H 2 (L + 1) Pci

100

[%]

( kcal / kgcb )

mCO = contedo de CO nos gases

( kgCO / kgg ) ( P4 1 % ) PciH2= poder calorfico inf. do H2

m H 2 = idem para o H2
PciCO= poder calorfico do CO

e ) perdas externas por conduo / conveco e radiao Complexo para ser calculado. Depende do tamanho do GV, do isolamento, dos cuidados na construo.

f ) perdas pelo calor contido nos gases da chamin

P6 = ( L + 1 ) CPg ( tg ta )

( kcal / kgcb )

p6 =

(mL0 + 1)C pg (t g t a )
pCi

*100

[%]

3.7.2 Rendimento do GV

Perdas na fornalha: P1 + P2 + P3 + P4 Perdas na superficie de aquecimento: : P5 + P6 a ) rendimento na fornalha: F =


calor liberado na fornalha

calor introduzido pelo comb.

1 = 100 ( P1 + P2 + P3 + P4 )

[%]

b) rendimento GV: =
calor aproveitado para produo de vapor.

energia do combustvel

= 1 pi = 1 pi ( p5 + p 6 ) = 1 ( p5 + p 6 ) = 1 ( p1 + p 2 + p3 + p 4 + p5 + p 6 )
6 4 1 1

[adimensional] ( ou x100 [%] )

3.7.3 Consumo de combustvel no GV

perdas GUA { D kg/h 1 h1 Comb. { pCi B kg/h GV D kg/h VAPOR { pV hv

Balano de energia em regime permanente: Eentra = Esai B Pci + D h1 = D hv + B Pci pi B Pci B Pci pi = D hv D h1 B Pci ( 1 - pi ) = D ( hv h1 ) B Pci = D ( hv h1 ) B =

D(hv h1 ) pCi

Se D, hv, Pci so fixos ento B varia com e 1

3.7.4 Reduo de consumo de combustvel: a) Aumentar rendimento ( diminuir perdas ) Reduzir P6:

p6 =

(mL0 + 1)C pg (t g t a )
pCi

Reduzir m controlando o teor de CO2 na chamin m =

CO2 max CO2

Manter tg ( na base da chamin ) mais baixa. O aumento de tg pode ser por incrustaes nos tubos ( lado da agua ), deposito de fuligem ( lado dos gases), quebra de paredes com passagem direta de gases da fornalha para chamin.

Instalar aquecedor de ar e/ou economizador

b) Reduzir P5 conservando ou melhorando o isolamento. c) Aumentar a temperatura da gua de alimentao ( 1 ): atravs da melhoria / conservao do sistema de retorno de condensado

3.8 - Transferncia de calor na fornalha 3.8.1 - Coeficiente de irradiao na fornalha: Calor gerado na fornalha: qF = F Pci Transfere-se por irradiao: qi Aquece a massa de gases na fornalha: qc Coeficiente de irradiao: = qi / qF ( kcal / kgcb )

Elementos que irradiam calor: partculas de combustvel queimado combustvel incandescente em suspenso partculas de cinzas em suspenso gases CO, H2O, CO2 paredes refratrias

3.8.2 - Temperatura mdia terica na cmara de combusto: ( tc ) Balano de energia na fornalha: (em relao a temperatura ambiente, ta e supondo adiabtica) calor recebido = calor cedido qF + qar + qcb = qi + qc qF = gerado na fornalha: qF = F Pci ( kcal / kgcb ) (*)

qar = trazido pelo ar: qar = L Cpar (taq ta ) ( kcal / kgcb ) qcb = trazido pelo comb: q3 = Ccb (tcb ta ) ( kcal / kgcb ) qi = F Pci: cedido por irradiao a agua dos tubos ( kcal / kgcb ) qc: cedido a massa de gases da combusto ( kcal / kgcb ) qc = ( L + 1 ) Cpg ( tc ta ) Substituindo em (*): F Pci + L Cpar ( taq ta ) + Ccb ( tcb ta ) = F Pci + ( L + 1 ) Cpg ( tc ta ) [kcal / kgcb]

Cpg mdio entre tc e ta

Se taq = ta e tcb = ta

Consideraes: maior menor tc: pode-se no atingir a temperatura de queima ou ter-se combusto irregular. menor Pci menor tc: baseado neste item e no anterior analisar a queima de combustvel de baixo Pci em fornalhas com alto coeficiente de irradiao. Ex: carvo, leo: = 0,3 0,5 Lenha , resduos: = 0,1 0,3 Alto cpg baixo tc: evitar gases com alto cpg, poe ex.: combustveis midos do cpg maior devido alto cp do vapor dgua em relao a outros gases. Maior m menor tc: grande excesso de ar prejudica a combusto. Tc praticamente no depende de B ( em regime permanente ).

3.8.3 - Calor transferido por radiao na fornalha

Calor irradiado:

Q1 = Si(Tc4 T p4 )

[ kcal/h ]

= cont. De Boltzmann ( 5,67 x 10-8 W /m2K4 = 4,875 x 10-8 kcal /hm2K4 ) = emissividade combinada. Depende do combustvel, contedo de CO2, H2O nos gases, da temperatura, e do material das superfcies irradiadas. Para oleo: = 0,75 0,95 Para carvo linhito, madeira: = 0,55 0,8 Refr.: STEINMULLER Stam Generation ( 1976 ) Si = Superfcie irradiada, normal chama ( m2 ) Si = fp Sp fp = fator de correo ( depende do arranjo dos tubos ). Ver tabela Hildo Pera ou aproximadamente: fp = 1 ( p/ S = de) fp = 0,9 ( p/ S = 2de) S = espaamento dos tubos

Sp = rea de tubos expostos chama Tc = temperatura da fornalha ( K ) TK = Tc + 273 Tp = temperatura da parede externa dos tubos ( K ) Tp = tv + 273 + ( 15 a 40 ) na superf. vaporizao Tp = tv + 273 + 50 no superaquecedor

3.8.4 - Clculo do coeficiente de irradiao

qi Qi = = Qi Si (Tc4 T p4 ) = 1 BpCi q1 Q1

[ kcal/h ]

iterativo j que tc = tc ( ) e = (tc), no linear. Procedimento: 1. Adota-se um valor para ( entre 0 e 0,5 ) 2. Calc. Tc 3. Calc. Qi 4. Calc. = Qi / QF 5. Corrige e volta a 2 at convergir

Outro caminho resolver a equao no linear para tc abaixo em um solver (soluo numrica).

tc =

1 pCi + LCp (t t a ) + Ccb(t t a )


ar

',

Si[(t c + 273) 4 T p4
B + ta

(L + 1)C pg

3.9 Vaporizador (parte convectiva) 3.9.1 - Superfcie de vaporizao do GV: rea dos tubos onde ocorre mudana de fase. composta de duas partes: a radiante (ou paredes de gua da fornalha) e a convectiva (no exposta fornalha). Esta segunda parte est sendo abordada aqui. O volume de gua da superfcie de vaporizao normalmente maior para flamotubulares. tubos 50 mm espessura 4 mm ( pequeno e mdio porte, circulao natural )

3.9.2 - Circulao da gua Pode ser natural (at 160 bar) ou forada por bombas, neste caso para aumentar taxa de transferncia e reduzir a tendncia a incrustaes. Utilizam menores ( 25 a 35 mm ). Quanto

maior a presso mais difcil a circulao natural, por que a diferena de pesos especficos gua / vapor diminui. 3.9.3 Clculo da superfcie de vaporizao (parte convectiva): Sv [m2] ( gua vaporizando ) D Kg / h

______________tv _______________ Sv t1 gases quentes t2 recomendao: > tv + 120 B(L+1) ( z v )

v = 5 a 30 m/s

Calor trocado por conveco: Q = U Sv tl ( kcal/h ) U= coef. Global de troca ( kcal / hm2 C )

(1)

1 1 e 1 = + + U hg K ha
hg = coef. De filme do lado dos gases k = condutividade trmica do tubo ha = coef. De filme lado da gua. e = espessura do tubo

t l =

(t1 t v ) (t 2 t v )
ln t1 t v t2 tv
[ kcal/s ]

Q=

2KL T r2 ln r1 2r2 KL T e
( erro < 10% )

aproximada para: Q =

O calor trocado deve aquecer e vaporizar a gua: Q = D ( hv h1 ) - F B pci (2)

t2 calculada por Q = B ( L + 1 ) Cpg ( t2 t1 ) Igualando (1) com (2) calcula-se Sv necessria mnima.

Se houver duas superfcies de vaporizao com superaquecimento intermedirio deve-se calcular em separado. Para clculo de hg e ha consultar: Remi B.Silva ( cap. 7 ) Geradores de Vapor dgua Edson Bazzo ( cap 12 ) Gerao de Vapor ( p. 142 159 ) Valores da taxa de vaporizao: - Aquatubulares: at 200 [ kg vapor / m2h ] - flamotubulares: 30 40 [ kg vapor / m2h ] No calculo de U considerar: conveco externa conduo no tubo conveco interna radiao gasosa ha hg AQUO 5000 20000 30 -60
2

FLAMO 5000 6000 30 -60

[ kcal / m h C ]

Alguns valores kao = 50 kcal / m2h C hg = 70 W / m C 60 kcal / m h C


2

[ 60 W / m C ]

kincrustaes 0,1 0,3 kcal / m2h C 0,35 W / m C kfuligem, cinzas = 0,06 0,1 kcal / m2h C kv = 3200 30000 kcal / m2h C ka = 5000 25000 kcal / m h C
2

( vapor saturado mido ) ( gua )

3.9.4 Influncia das incrustaes

Incrustaes so sais depositadas nas paredes dos tubos do vaporizador na lado da gua. Carbonatos e silicatos de Ca e Mg. Quanto maior a presso, cai a solubilidade dos sais e h deposio nas paredes dos tubos. No lado dos gases h deposio de fuligem e cinzas. Fig 35

ef 1 1 1 e e = + + + i + coef. global p/ tubo sujo U hg K f K K i ha

Conseqncias: reduo na produo de vapor: D = Q / ( hv h1 ) Q = U A T

Diminui o rendimento do GV: devido aumento da temperatura na chamin e consequentemente aumento da perda P6

pCi pi pCi

p6 =

(L + 1)C pg (t g t a )
pCi

Aumenta consumo de combustvel para manter produo

BpCi = D(hv h1 ) B =

D(hv h1 ) pCi

Possibilidades de exploso ao e incrustaes tem coeficientes de dilatao diferentes e sob vairaes de temperatura surgem trincas por onde a gua pode entrar, vaporizar e superaquecer, causando superaquecimento da parede e rompimento ( golpe de fogo ). Ocorre em aquotubulares (presso interna).

3.10 - Superaquecedores de Vapor:

3.10.1 - Finalidade um trocador de calor de feixes tubulares destinado a superaquecer o vapor proveniente do vaporizador. Vapor superaquecido: para turbinas e maquinas a vapor processos a altas temperaturas. Para temperaturas moderadas em processo prefere-se vapor saturado, para manter temperatura constante. Desvantagens: maior custo, complexibilidade de operao, perdas de carga.

3.10.2 - Temperatura de superaquecimento

Presso ( atm ) 10 20 30 50 50 100 100 200 tsaq 150 C

TS ( C ) 180 212 234 264 264 311 311 366

TSAQ ( C ) 325 375 400 425 425 450 450 500

3.10.3 - Classificao

Radiantes troca de calor por irradiao (expostos chama da fornalha) Convectivos troca de calor por conveco (e radiao gasosa)

Os radiantes ( para temperaturas de superaquecimento mais altas ) so colocadas no topo da fornalha.

3.10.4 - Materiais: At 420 C ao carbono ( p < 50 atm ) 420 520 C - ao carbono-molibdnio ou ao liga Cr-Mo > 520 C ao inox Cr-Ni suportes e espaadores sujeitos a temperatura mais altas ao inox dimetros: 25 65 mm, velocidade: 12 20 m/s ( vapor )

3.10.5 - Controle da temperatura do vapor

Por desviadores de gases ( dampers ): pouco precisos Por atemperadores ( mais usado ) : ver figura na pgina seguinte Resfriam do VSAQ no balo de gua ( flamatubulares ) Uso de um queimador prox ao superaquec. Superaquecedor misto ( porte convectiva mais parte radiante)

Fig radiantes x convectivos

Com o aumento da produo, o fluxo de calor por conveco aumenta em proporo maior que a descarga de vapor ( superaq. convectivo ); mas a temperatura da fornalha praticamente no varia: fluxo por irradiao quase constante ( superaq. radiante ) Com a combinao dos dois tipos a temperatura de superaquecimento ser quase constante.

Fig. 7.4 pag 98 Bazzo

3.10.6 Dimensionamento (parte convectiva)

Q = D ( hs hv ) Q = Us SS tl

[ kcal/h ] (1) (2)

t l =

(t 2 t s ) (t 3 t v ) (t t ) ln 2 s (t 3 t v )

( para correntes cruzadas, aproximado) Calculo de t3: calor cedido para gases: Q = B ( L + 1 ) CPg ( t2 t3 ) ( 1 - S ) S = coef. que leva em conta perdas no superaquecedor ( 5 10% ) Referncia: US 20 35 kcal/ m2h C ) Com (1) calc. Q, com (3) calc. T3 e em (2) calc. SS ( m2 ) requerida. Parte radiante: Ver item 3.8.3 (transferncia de calor por irradiao na fornalha)

3.11 - Economizadores

So trocadores de calor convectivos destinados a elevar a temperatura da gua de alimentao do GV, aproveitando o calor dos gases de combusto.

3.11.1 - Finalidades

aumentar rendimento do GV vaporizao mais rpida ( no vaporizador) parte mais dissolvidos ( incrustaes ) so retidos no economizador.

Desvantagens: custo adicional, espao ocupado, perdas de carga.

Normalmente so instalados depois dos superaquecedor ou da superfcie de vaporizao e antes do aquecedor de ar. Em geral so tubos de ao carbono com d = 40 80 mm. FOFO para p < 30 bar so tambm utilizados para resistirem melhor corroso.

3.11.2 - Tipos Transversal

(Tubos com ou sem aletas)

Fig PERA

Longitudinal

Fig BAZZO

Cuidado: presena eventual de SO3 nas partes frias do economizador. Em geral para p < 15 bar tanto aquo como flamotubulares dispensam economizador, pois possvel obter-se temperatura de sada na chamin entre 240 280 C. ( tv = 198C , p = 15 bar ).

3.11.3 - Dimensionamento 2 gua 1 SE

D [kg/h]

Calor trocado: Q = UE SE tl [ kcal/h ]

__________________________ t4 Gases B ( L + 1 ) [kg/h] t5

Calor recebido pela gua: Q = D Cpgua ( 2 - 1 ) [ kcal/h ]

Calor cedido pelos gases: Q = B ( L + 1 ) CPg ( t4 t5 ) ( 1 - E ) E = coef. perdas no economizador ( 3 5% ) UE = 10 20 kcal / m2hC Cg = 8 12 m/s ( at 18 m/s em compactas )
C

gua = 1 1,5 m/s

Influncia do economizador no rendimento do GV: + 1% de rendimento a cada 15C de aquecimento da gua.

3.12 - Aquecedor de ar

Trocador de calor convectivo para pr-aquecer o ar de combusto aproveitando energia residual dos gases de combusto antes de sarem do GV.

3.12.1 - Vantagens / desvantagens

Aumento do rendimento do GV, diminui consumo ( 5 10% ) Melhor combusto ( maior tc ) Possibilita maior relao B/ Sg e Bpci/V ( carga na grelha e carga trmica na fornalha ). Possibilita uso de combustveis com alta umidade e ou baixo pci. So instalados no final do trajeto dos gases, antes da chamin Desvantagens: Custo adicional Espao ocupado grande Manuteno / limpeza Perdas de carga (requer ventilador de insuflamento)

3.12.2 - Tipos

Recuperativos: Transferencia de calor direta como em um trocador convectivo comum ( ar por dentro dos tubos). Tubos em ao C ou FOFO. dimetro = 40 100 mm capacidade: 40.000 70.000 kcal / h m3

Regenerativos: Transferencia indireta, atravs de um rotor metlico de placas corrugadas ( 2 4 RPM ). As placas so montadas em mdulos no rotor para facilitar a manuteno. Usa selos para minimizar fugas. Capacidade: at 150.000 kcal /h m3 ( mais compactos que os recuperativos )

3.12.3 - Temperatura de aquecimento Em funo do combustvel, instalao e fornalha. Ex: carvo pulverizado e leo: 150 320 C O pr aquecimento s no essencial em unidades de pequeno porte.

3.12.4 Cuidados Corroso pode ocorrer quando a temperatura do metal inferior a 120 C, no caso do leo combustvel, ou 80 C, para carvo pulverizado. H combinao qumica da umidade com SO3 formando H2SO4 que provoca rpida corroso do metal. A acumulao de cinzas tende a agravar o problema, criando isolamento trmico e acelerando a corroso.

3.12.5 Dimensionamento ar taq t5 Gases

BL [kg/h] ta tg B ( L + 1 ) [kg/h]

_______________________ SA

Calor trocado: [ kcal/h ]

Q = UA SA tl

Calor cedido para gases:

Q = B ( L + 1 ) CPg ( t5 tg ) ( 1 - A ) tg = 150 180C a = perdas de calor no aquecedor ( 5% ) Temperatura de aquecimento do ar: Carvo, lenha alimentao manual: 120 130 C Carvo, lenha alimentao mecnica: 150 170 C leo, carvo, pulverizado: 180 260 C

Calor recebido pelo ar: Q = BL Cpar (taq ta )

Valores para referencia: UA = 10 14 kcal/m2h C UA = 25 30 kcal/m2h C para Cg = Car 5 7 m/s para Cg = Car 8 12 m/s

Aumento de rendimento do GV: + 7 % rendimento a cada 100 C de queda nos gases

Seqncia de calculo de temperaturas, calores trocados e superfcie dos trocadores de calor do GV: Remi B. Silva cap. 14 (final). Seqncia completa caps. 3, 5, 14, 17 (final dos caps)

3.13 - Causas de exploses em GV

CAUSA DA EXPLOSO 1. Falta ou baixo nvel de gua

DESCRIO Aumento da temperatura dos tubos na superf. de vaporiz. com rompimento.

2. Falha na vlvula de seguran- Excesso de presso provocana do ruptura dos tubos (ou do corpo, no caso de flamotubular)

3. Incrustaes

Superaquecimento localizado dos tubos, diminuio de resistncia e ruptura 4. Circulao insuficiente de Superaquecimento e ruptura agua nos tubos (p/ incrustaes e lodo) ou excesso de calor nos tubos (falta de refrigerao) 5. exploso por queima de ga- A fotoclula desliga o queima- ses na fornalha (gases dor (fecha o combustvel e acumulados) desliga o queimador). Um vazamento de combustvel enche a fornalha de gases combustveis. Quando religa-se o queimador, explode.

PROVIDENCIAS PARA EVITAR EXPLOSES controle automtico do nvel da gua ateno do operador alarme do nvel mnimo ( pouco abaixo do nivel do balo ) 2 vlvulas de segurana manuteno das vlvulas teste de funcionamento peridico ( acionar manualmente a descarga ) Tratamento da agua

descarga ou drenagem para expulsar o lodo acumulado Filtragem da gua

ventilao automtica para limpar a fornalha antes de ligar

3.14 - Tiragem xxxxxxxxxxxxxxxxx 9.1 Conceitos, classificao

A movimentao do ar e gases garantida pela ao de ventiladores centrfugos, associada ao efeito de suco da chamin. Tiragem natural: fornalha em depresso. Restrito a caldeiras pequenas com pequenas perdas de carga. Tiragem artificial ou mecnica: ao combinada de ventiladores e chamin. Pode ser: Forada: um ou mais ventiladores. Presso positiva na fornalha.

Induzida: exaustor imediatamente antes da chamin. Fornalha em depresso. No garante um controle adequado da presso interna e uma distribuio regular do ar na fornalha. Balanceada: um ou mais ventiladores e exaustores. Permite um controle da distribuio do ar de combusto.

9.2 Perdas de carga:

resumo das perdas: p1 = perda de carga nos dutos de ar ( retas , curvas, registros ) p2 = perda de carga no aquecedor de ar ( lado do ar ) p3 = perda de carga na fornalha. p4 = perda de carga na superfcie de vaporizao. p5 = perda de carga no superaquecedor p6 = perda de carga no economizador. p7 = perda de carga no aquecedor de ar ( lado dos gases ) p8 = perda de carga nos dutos dos gases. p9 = perda de carga na chamin.

Fig. : variao da presso esttica ( pg Seg)

Tiragem mecnica forada ou induzida: H = p Tiragem mecnica balanceada: Ventilador: H1 = p1 + p2 + p3 Exaustor: H2 = p4 + p5 + ... + p9

Para o dimensionamento dos ventiladores: Vazo: V = ( 1,1 a 1,2 ) Var Presso: H = ( 1,2 a 1,3 ) Hcalculado Determinao das perdas: Forma geral: p = k v2/2 p = perda de carga (mm CA, Pa ) = massa especifica ( hg/ m3 ) v = velocidade ( m/s ) k = coef. De perda de carga ( depende da geometria do componente ) ex: duto reto de seco constante

k = f L/ dh f = fator de atrito experimental, depende da rugosidade relativa e do Re . f = ( 0,01 0, 03 ) L = comprimento ( m )

Fig 43

Variao da presso esttica com tiragem balanceada K para outras geometrias: {Edson Bazzo cap 11 Idelcik , J. E. Memento des pertes da Charge, Ed, Paris, 1969 9.3 Chamin Depresso gerada pela chamin: pc = Hu ( ar - gases ) g [ 1 mm CA = 10 Pa ] Hu ( altura til da chamin 9 medida a partir do nvel dos queimadores ou da grelha ) [ m ] ar = massa especifica do ar na temperatura ambiente [ kg/m3 ] gases = massa especifica dos gases na temperatura mdia dos gases na chamin [ kg/m3 ] g = 9,81 m/s2 Reduo da temperatura dos gases na chamin. Tg = t1 0,2 Hu Hu [ m ] Velocidades recomendadas na chamin: Cg Tiragem natural: 4 8 m/s Tiragem mecnica: 6 12 m/s Adotar tiragem mecnica quando a relao [C ]

HU =

g ( ar g )

HU > 30 (recomendado ) d

d = dimetro da chamin

Calculo do dimetro:

B(L + 1)v g 3600

d 2
4

Cg

[ m3/s ]

vg = volume especifico dos gases na temperatura media da chamin [ m3/kg ] ( pg vg = Rg Tg ) 9.4 Ventiladores/ exaustores: potncia requerida:

N=

vg H 75

[ CV ]

Vg = vazo volumtrica de gases [ m3/s ] H = diferencial de presso [ mmCA ] = rendimento ( 65 75 % p/ centrfugos )

Modificao da vazo: Introduo de perdas de carga adicionais ( vlvulas de controle de vazo, dampers ). Variao da rotao ( redutores, acoplamento magntico/ hidrulico, motor de CC, turbina a vapor com velocidade varivel.)

10. Aparelhos de alimentao de gua:

10.1 Generalidades:

Presso de alimentao:

Presso de operao do GV Perdas de carga na tubulao Perdas de carga no economizador Margem de segurana 20 a 30 %

Vazo: V = ( 1,2 a 1,3 ) D para funcionamento continuo. V = ( 1,3 a 1,5 ) D para funcionamento descontinuo.

10.2 Tipos de aparelhos

Injetores de vapor p/ baixas presses e vazes, caldeira flamotubulares pequenas.

Fig 46

Bombas alternativas de embolo. Acionadas para motor eltrico ou a vapor. At 50 ton/h e 20 bar. Bombas centrifugas. . Acionadas por motor diesel, eltrico ou turbina a vapor. nico estagio para presso at 10 bar. Importante: Ter ao menos 2 aparelhos de alimentao.

11. Acessrios dos geradores de vapor.

Fig 47

Vlvula principal de sada de vapor- globo ou gaveta, usada na partida e na parada. Vlvulas de segurana de mola ou contrapeso, com dimenses adequadas com o tamanho da GV, 2 ao menos, checados periodicamente. Abrem a 110% da presso de trabalho. Vlvula de reteno impede o fluxo de retorno para a bomba. Vlvula de descarga ( drenagem ) para eliminar lodo das partes baixas. Normalmente de abertura rapida para no descarregar muita gua. A freqncia de abertura depende da qualidade da gua. Vlvula de controle do nvel de gua comandada por sensor no balo de vapor para regular a vazo da bomba. Corpo de nvel com indicador com vidro para observao e um sistema de controle de nvel ( para eletrodos ou bia ). Manmetro e pressostato para verificao e controle da presso de operao. Sopradores de fuligem para aquotubulares. Podem ser fixos ou retrateis ( para regies prximos a fornalha ). Vlvula para vapor de servio tipo, 10% da rea da vlvula principal. Para bombas de alimentao, injetores, aquecimento de leo. Vlvula de escape de ar tipo globo, para entrada/sida de ar em paradas/partidas, 1. Instrumentao de controle:

medidores, indicadores, controles e registradores de vazo e temperaturas de gua, vapor, combustvel e ar. Idem par4a presso da gua, do vapor e do leo. Registrador do nivel de gua.

3.14 - Tratamento da gua de alimentao 3.14.1 - Generalidades Fontes de gua: rede de distribuio municipal, rio lago, poo artesiano. Classificao das impurezas: a) Slidos dissolvidos sais ( carbonatos ,sulfatos, silicatos ) que provocam incrustaes. b) Slidos em suspenso lodo, areia argila, matria orgnica ( colides ) que provocam entupimento. c) Lquidos insolveis leos, gorduras, graxas, sabes que formam espuma e conseqente arraste de gua. d) Gases dissolvidos inertes ( N2 ) ou agressivos ( O2, CO2, SO2 ) que provocam corroso em juntos tensionados e a alta presso.

3.14.2 - Tratamento Antes do tratamento propriamente dito necessrio fazer-se a anlise da gua para se determinar entre outras coisas: a) dureza ( concentrao de carbonatos ,sulfatos, silicatos e cloretos de clcio ) mg/l ou grau de dureza. b) pH c) Alcalinidade presena de ions de sais ( bicarbonatos carbonatos ,sulfatos, silicatos, didroxidos, fosfatos, etc. ) d) Cloretos, fosfatos, slidos totais, matria orgnica (causa corroso no superaquecedor) e) Concentrao de O2 livre e gases dissolvidos Slica (provoca incrustaes difceis de remover) Aps o que pode-se determinar a forma de tratamento - que pode ser do tipo externo, interno ou combinado - e os processos e teores de produtos qumicos necessrios.

3.14.3 - Tratamentos Externos

a) Clarificao para remoo dos solidas em suspenso. Compostos de Al promovem a coagulao e conseqente decantao. b) Filtrao aps a clarificao, para remover partculas menores que no decantam. c) Reduo de sais diminuir a dureza. - Abrandamento: para reduzir os sais de Ca e Mg, que so substitudos para Na da resina zeolita ( natural ou resinas sintticas, normalmente duas colunas ( 1 em funcionamento e outra em regenerao por NaCl ). No retem silicatos. A determinao da freqncia de regenerao feita atravs da anlise da gua da resina ou por estatstica.

- Desmineralizao: retem todos os tipos de ons, tambm atravs de resinas sintticas. So duas colunas, a 1 para os ctions e a 2 para os nions. Para caldeiras de alta presso ( > 30 bar). Regeneradores, H2SO4 e NaCl. A destilao tambm elimina todos os sais das guas naturais mas muito dispendioso. d) Filtragem com carvo ativo: para reter lquidos insolveis. e) Desgasificao (desaerao) eliminao dos gases dissolvidos. Por aquecimento a presso atmosfrica ou levemente pressurizado. Devido diminuio da solubilidades ocorre o desprendimento de O2, CO2 e outros gases. O tanque de desgaseificao deve ficar bem acima da bomba para evitar cavitao, j que a gua esta prxima do ponto de ebulio.

3.14.4 - Tratamento Interno Para guas de baixa dureza e no turvas (sem slidos em suspenso). So adicionados produtos qumicos que reagem no interior da caldeira. Baseados geralmente no trifosfato de sdio. A adio dos qumicos pode ser feita no tanque de gua ou na tubulao de suco da bomba de alimentao por um dosador contnuo. As reaes que ocorrem dentro da caldeira precipitam os sais de Clcio em forma no aderente, formando um lodo que se acumula na partes inferiores do vaporizador e podem ser descarregadas pela drenagem de fundo periodicamente. No caso de haver bastante oxignio dissolvido, usa-se o sulfito de sdio.

Na 2 SO 3 +

1 O 2 Na 2 SO 4 2

3.15 - Operao, manuteno e inspeo dos GVs

Na operao e manuteno regular deve-se seguir as orientaes do manual do fabricante. Quanto inspeo, esta obrigatria por lei, devendo ser no mnimo anual ou toda vez que o GV sofrer modificao ou manuteno no sistema pressurizado. Deve ser feita por engenheiro ou empresa credenciada pelo Ministrio do Trabalho. Envolve as seguintes etapas: - exame de registros ( livro de ocorrncias ) - exame externo ( em funcionamento ) - exame interno - fixao da presso mxima de trabalho - teste hidrosttico de presso (a frio, 50% acima da presso de trabalho) - prova das vlvulas de segurana (em operao) - prova do sistema de alimentao de gua

Vous aimerez peut-être aussi