Vous êtes sur la page 1sur 5

01/03/2011

Mundo e Informtica!!

INFORMTICA NA EDUCAO
Profa. Me. Viviane de F. Bartholo Potenza

Slides adaptados do material cedido pela Profa. Dra. Marlia Amaral

Mundo e Informtica!!

Introduo
Tarefa complexa; Envolve muitos fatores, ligados ao processo educacional e outros com aspectos de interface e implementao.

Desenvolvimento de software educativo:

01/03/2011

Introduo

Introduo

Considerar que:
Todo software desenvolvido para fins educacionais organizado e planejado para transmitir informaes sistematizadas, caracterizando um processo instrucional. Desenvolvimento de software educacional, quando feito de forma organizada, planejada e sistematizada na realidade uma tarefa tambm pedaggica.

Elaborao do software educativo visa:

Transmisso de informaes para atingir objetivos j estabelecidos. Destinados apenas a comunicar uma mensagem, ou buscam o ensino e aprendizagem.

Computadores na Educao

Computadores na Educao

Na rea educacional a utilizao de computadores vem fomentando discusses a respeito do processo de ensino e aprendizagem em todos os mbitos. Muitas pesquisas buscam a integrao do uso de computadores no meio educacional. Eles so utilizados por professores e alunos nas mais variadas formas sob a gide de diversos sistemas de ensino e teorias de aprendizagem.

Estas pesquisas provocam debates sobre questes didtico-pedaggicas.


Alguns educadores defendem a tese de que a utilizao de novas tecnologias, entre elas o computador, provocar uma mudana substancial com relao aos paradigmas pedaggicos atuais. Outros consideram que a introduo de novas tecnologias na educao no acabam trazendo mudanas substancias, funcionando apenas como ferramentas ou recursos auxiliares, no passando de inovaes conservadoras.

01/03/2011

Computadores na Educao

Computadores na Educao

A utilizao de computadores feita atravs de software.


Especficos para o ensino e aprendizagem Aplicativos, quando so usados para auxiliar o professor ou o aluno nos seus trabalhos.

Dependendo da forma de interao o software pode ser:


Informativo Interativo

Dependendo da forma de utilizao, os software educacional pode ser classificado em:


instruo auxiliada por computador, aprendizagem por descoberta, e ferramentas educacionais.

Dependendo da corrente pedaggica o software pode ser:


Instrucionista Construcionista

ABORDAGENS INSTRUCIONISTA E CONSTRUCIONISTA

Diagrama do Instrucionismo

INSTRUCIONISTA:

Esse paradigma consiste em implementar no computador uma srie de informaes e essas informaes so passadas aos alunos na forma de um tutorial, exerccioe-prtica, jogo, simulao. o paradigma que transfere para o computador a tarefa de ensinar, ou refora as atividades realizadas em sala de aula. O ensino instrucionista meio mais utilizado ainda nas escolas.

01/03/2011

ABORDAGENS INSTRUCIONISTA E CONSTRUCIONISTA

Diagrama do Construtivismo

CONSTRUCIONISTA:

Construcionista a abordagem pela qual o aprendiz constri, por intermdio do computador, o seu prprio conhecimento, o computador passa a ser apenas um suporte, em que aluno ensina o computador por meio da explorao, interao, investigao e descoberta, e o professor mediador. No construcionista o aluno constri algo de seu interesse, tornando aprendizagem mais significativa. Exemplo de atividades que podem ser desenvolvida neste paradigma, o uso da linguagem de programao Logo.

O que Informtica na Educao?

O que Informtica na Educao?

O termo "Informtica na Educao" significa a insero do computador no processo de aprendizagem dos contedos curriculares de todos os nveis e modalidades de educao. Para tanto, o professor da disciplina curricular deve ter conhecimento sobre os potenciais educacionais do computador e ser capaz de alternar adequadamente atividades tradicionais de ensino-aprendizagem e atividades que usam o computador.

No entanto, a atividade de uso do computador na disciplina curricular pode ser feita tanto para continuar transmitindo a informao para o aluno e, portanto, para reforar o processo tradicional de ensino (processo instrucionista), quanto para criar condies para o aluno construir seu conhecimento por meio da criao de ambientes de aprendizagem que incorporem o uso do computador (processo construcionista).

01/03/2011

Informtica na Educao

Vdeo: Tecnologia e Metodologia

Portanto, os desafios na implementao do computador na escola, objetivando uma mudana educacional so enormes. No entanto, se eles no forem atacados corremos o risco de perpetuarmos uma escola que j obsoleta. S que agora, ela ser obsoleta porm, usando a informtica.

Referncia

Vdeo: Aprendendo para Mudar, mudando para aprender.

http://www.nte-jgs.rct-sc.br/valente.htm

Vous aimerez peut-être aussi