Vous êtes sur la page 1sur 3

Universidade Federal Fluminense

PROFESSOR PESQUISADOR ANTONIO FERNANDO NAVARRO, M. Sc.

PROFESSOR ORIENTADOR MIGUEL LUIZ FERREIRA RIBEIRO, D. Sc.

CLASSIFICAO DO ASSUNTO Organizao da Produo

REFERNCIA BIBLIOGRFICA SILVESTRE, B.S.; DALCOL, P.R.T. As abordagens de clusters e de sistemas de inovao: modelo hbrido de anlise de aglomeraes industriais tecnologicamente dinmicas. Revista Gesto Industrial UTFPR, v.2, n. 04, p. 99-111, 2006.

PALAVRAS-CHAVE

Aglomeraes industriais; Clusters; Sistemas de inovao.

OBJETIVO O trabalho apresenta uma nova abordagem de organizao da produo, atravs da anlise de aglomeraes industriais com contedo tecnolgico significativo, atuantes na rea de petrleo e gs, na regio da Bacia de Campos/RJ. A partir dessa abordagem desenvolve um modelo hbrido para a anlise de aglomeraes, utilizando as vertentes de sistemas setoriais e tecnolgicos de inovao, buscando os aspectos relacionados ao desenvolvimento de capacitaes tecnolgicas, mudanas tecnolgicas e inovaes.

METODOLOGIA DE PESQUISA (E/OU MTODO DE CONSTRUO) O estudo foi desenvolvido em bases tericas, centrado nas abordagens de clusters e de sistemas de inovao setoriais e tecnolgicos, em funo do fato, segundo os autores, de possurem esses uma maior correlao com aglomerao industriais e por apresentar retrospecto recente de dinamismo e consolidao. Para tal, empregou uma reviso bibliogrfica anexa ao artigo, destacando modelo como o proposto, testado em aglomerao industrial de petrleo e gs na regio da Bacia de Campos, esse com

Escola de Engenharia Universidade Federal Fluminense Rua Passo da Ptria, 156, sala 265, bloco D So Domingos | Niteri | RJ | 24210-240 Tel.: +55 21 2629-5564 Fax: +55 21 2629-5420

1|3

Universidade Federal Fluminense

resultados promissores (SILVESTRE, 2006). A origem desse processo de abordagem foi baseado em trabalho desenvolvido por Alfred Marshall (1920), trabalhando em aglomerados, tambm conhecidos por distritos industriais, milieus, clusters, arranjos, sistemas e outras, partindo do pressuposto de que todas as empresas localizadas dentro de um aglomerado industrial aproveitam das vantagens ofertadas e do sinergismo das estratgias. Em outra avaliao que serviu como base para o estabelecimento do modelo, empregou-se conceito estabelecido por Albu (1997), no qual os clusters podem ser conceituados, alm do aspecto da aglomerao fsica, por sua especializao produtiva e pela existncia de uma rede de relacionamentos entre firmas, que podem ser de natureza mais ou menos complexa e, conseqentemente, mais ou menos dinmica e geradora de vantagens competitivas para as mesmas.
ALBU, M. Technological Learning and Innovation in Industrial Clusters in the South. Electronic Working Paper n 7, SPRU, 1997. MARSHALL, A. Principles of Economics. Eight Edition, Macmillan, London, UK, 1920. SILVESTRE, B. S. Aglomerao Industrial de Petrleo e Gs da Regio Produtora da Bacia de Campos: Conexes de Conhecimento e Posturas Tecnolgicas das Firmas. Tese de Doutorado, DEI/PUC-Rio, 2006.

CONCLUSO (PRINCIPAIS RESULTADOS, POLMICAS E CONCLUSES) A abordagem dos Sistemas Setoriais de Inovao complementa a abordagem dos sistemas de inovao (local, regional e nacional) e dos sistemas tecnolgicos. Essa abordagem foca a inovao em um setor especfico, ou seja, concentrado dentro dos limites setoriais, atravs de uma viso multidimensional, integrada e dinmica dos setores a fim de analisar a inovao. Essa abordagem pode ser afetada por 3 fatores bsicos: Conhecimento e tecnologia base particular de conhecimento, tecnologias e insumos do setor; Atores e redes so organizaes ou indivduos Instituies as quais possuem normas, rotinas, hbitos comuns, leis, e outros fatores mais, diferentemente da noo intuitiva em relao ao termo. necessrio ressaltar que to importante quanto a existncia de um sistema de conhecimento robusto a capacidade de absoro desse conhecimento pelas empresas envolvidas no processo. A abordagem de cluster geralmente empregada em um contexto que apresenta algumas caractersticas especficas, encontradas basicamente em aglomerados de produo e de transformao de produtos manufaturados. O modelo proposto foi aplicado com sucesso, segundo os autores, em estudo emprico realizado na aglomerao industrial de petrleo e gs da regio produtora da Bacia de Campos, gerando resultados promissores no entendimento dos aspectos j citados (SILVESTRE, 2006)
SILVESTRE, B. S. Aglomerao Industrial de Petrleo e Gs da Regio Produtora da Bacia de Campos: Conexes de Conhecimento e Posturas Tecnolgicas das Firmas. Tese de Doutorado, DEI/PUC-Rio, 2006.

OPINIO (PONTOS FORTES E FRACOS) Pontos fracos abordados: As premissas de que os clusters agregam vantagens para as empresas consorciadas ou grupadas tm sido mais observadas em pases intensamente inovadores do Hemisfrio Norte. H evidncias empricas que apontam para o fato de que a atividade econmica agrupada geograficamente de um setor particular, por si s no representa nenhuma vantagem para as empresas ali

Escola de Engenharia Universidade Federal Fluminense Rua Passo da Ptria, 156, sala 265, bloco D So Domingos | Niteri | RJ | 24210-240 Tel.: +55 21 2629-5564 Fax: +55 21 2629-5420

2|3

Universidade Federal Fluminense

localizadas. Para esse grupo de pesquisadores, se a teoria se apresenta promissora o mesmo no ocorre com os estudos empricos, que mostram resultados desapontadores. So os ditos clusters no-dinmicos, no-maduros, estticos, em declnio, atrasados, entre outros (MASKELL e MALMBERG, 2002; MARTIN e SUNLEY, 2001; BEAUDY e BRESCHI, 2003; BATISTA e SWANN, 1998; BOSCHMA, 2004). Ainda de acordo com os autores, h mais algumas limitaes da abordagem de clusters, tais como a carncia de validao emprica satisfatria dos mecanismos tericos apresentados. Pontos fortes abordados: Os clusters podem apresentar algumas vantagens para as empresas agrupadas, tendo em vista que, por estarem interligadas, teoricamente, encorajariam os fluxos de informao e a colaborao entre si.
BATISTA, R.; SWANN, P. Do firms in Clusters innovate more? Research Policy 27, pp. 525-540, 1998. BEAUDRY, C.; BRESCHI, S. Are firms in clusters really more innovative? Economics of Innovation and New Technologies, Vol. 12(4), pp. 325, 2003. BOSCHMA, R. Does geographical proximity favour innovation? Paper presented on 4th Congress on Proximity Economics, Marseilles, 2004. MASKELL, P.; MALMBERG, A. Localised Learning and Industrial Competitiveness. Localised Journal of Economis 23, pp. 167-185, 1999. MARTIN, R.; SUNLEY, P. Deconstructing clusters. Paper presented at the RSA Conference on Regionalising the Knowledge Economy, London, 2001.

Escola de Engenharia Universidade Federal Fluminense Rua Passo da Ptria, 156, sala 265, bloco D So Domingos | Niteri | RJ | 24210-240 Tel.: +55 21 2629-5564 Fax: +55 21 2629-5420

3|3

Vous aimerez peut-être aussi