Vous êtes sur la page 1sur 4

PSCOLOGIA 1) Quem o fundador do Behaviorismo e quais as diferentes denominaes dessa tendncia terica?

2) Qual o objeto da psicologia para o Behavioristas e como ele caracterizado?

3) o que significa teoria S-R?


A teoria de aprendizado de Thorndike representa a estrutura original S-R da psicologia comportamental: o aprendizado o resultado de associaes formadas entre estmulos e respostas. Tais associaes ou "hbitos" se tornam fortalecidas ou enfraquecidas pela natureza e frequncia dos pares S-R. O paradigma para a teoria SR foi o aprendizado tentativa e erro, no qual certas respostas vm a dominar outras devido a recompensas. O cunho do conectivismo (como toda teoria comportamental) foi que o aprendizado pode ser adequadamente explicado sem se referir a quaisquer estados internos no observveis.

4) como o homem estudado pelo Behaviorismo?

5) qual o mais importante terico do Behaviorismos?

6) o que comportamento reflexo ou respondente? De exemplos.


O comportamento respondente ou reflexo inclui todas as respostas dos seres humanos, e de muitos organismos, que so eliciadas por modificaes especiais de estmulos do ambiente. Manifesta-se sempre que a pupila dos olhos se contraem ou se dilatam em resposta modificao na iluminao do ambiente; sempre que a boca enche de gua ao degustar um petisco; sempre que uma lufada de ar frio arrepiar a pele, sempre que derramarmos lgrimas ao descascar cebolas; dentre muitas outras maneiras.

7) Como pode ser considerado o comportamento respondente? De exemplos.


O Comportamento Respondente um tipo de interao em que a resposta emanada imediatamente aps a apresentao do estmulo. Ivan Pavlov descreveu a obteno do comportamento respondente condicionado como sendo formado por estmulos pareados que tm certa resposta. A forma mais simples do comportamento respondente reminiscente ao que Aristteles chamava de lei de contiguidade, que diz: "Quando duas coisas ocorrem juntas, o aparecimento de uma ir trazer a outra mente". O Comportamento respondente foi originalmente focado no comportamento respondente incondicionado, apresentado por inmeras espcies. Qualquer reflexo pode ser condicionado a responder a um estmulo anteriormente neutro. marcado por respostas desencadeadas por eventos que imediatamente as precedem (o estmulo eliciador) e relacionado com o Sistema nervoso perifrico (ou autnomo). Todos os comportamentos respondentes apresentam as seguintes caractersticas: - Surgem involuntariamente; - So controlados pelos eventos que o precedem, os estmulos eliciadores; - No so aprendidos, so universais.

8) o que comportamento operante? De exemplo.


O conceito de Condicionamento Operante foi criado pelo escritor e psiclogo Burrhus Frederic Skinner. Este refere-se ao procedimento atravs do qual modelada uma resposta no organismo atravs de reforo diferencial e aproximaes sucessivas. onde a resposta gera uma consequncia e esta consequncia afeta a sua probabilidade de ocorrer novamente; se a consequncia for reforadora, aumenta a probabilidade, se for punitiva, alm de diminuir a probabilidade de sua ocorrncia futura, gera outros efeitos colaterais. Este tipo de comportamento que tem como consequncia um estmulo que afete sua frequncia chamado Comportamento Operante. O conceito de Comportamento Operante difere do conceito de Comportamento respondente, estudado por Pavlov, porque o primeiro ocorre em um determinado contexto, chamado estmulo discriminativo, e gera um estmulo que afeta a probabilidade dele ocorrer novamente; o segundo diretamente eliciado por algum estmulo e uma reao fisiolgica do organismo. Uma resposta fisiolgica a um estmulo, como fechar o olho diante de algo que se aproxima dele, retirar o brao diante de uma agulhada, etc.

9) como se condiciona o comportamento operante? De exemplo.


O comportamento operante modelado a partir de nosso repertrio inato. As respostas que gerem mais reforo em mdia, tendem a aumentar de frequncia e se estabelecer no repertrio, ou seja, em um contexto semelhante tendem a ser novamente emitidas. O tipo de consequncia que aumenta a probabilidade de ocorrncia da mesma funo de resposta em contextos semelhantes, chama-se reforo. O reforo pode ser positivo, quando h a adio de um estmulo no ambiente que resulte no aumento da frequncia da resposta que o gerou; ou negativo, quando a resposta emitida remove algum estmulo aversivo, ou seja, que a pessoa tende a evitar, do ambiente.

10) o que reforamento negativo e reforamento positivo? De exemplo.


Existem duas formas de reforo que so: o positivo e o negativo. Ambos tm como escopo ensinar e reforar um determinado comportamento. O indivduo aprende qual o comportamento desejvel para alcanar determinado objetivo. No reforo positivo quando o comportamento desejado alcanado um elemento de recompensa adicionado. Para exemplificar o reforo positivo consideremos um experimento onde um rato privado de comida. Quando este puxa determinada alavanca (comportamento desejado) disponibilizado o alimento (elemento de recompensa). Com o passar do tempo o rato ao sentir fome ir puxar a alavanca para receber o alimento. Desta forma o indivduo exposto ao reforo positivo aprende o comportamento adequado. J no reforo negativo um elemento punitivo adicionado ao ambiente e quando o comportamento desejado alcanado este, retirado. Para exemplificar temos novamente um experimento com um rato onde colocada uma corrente eltrica ligada a sua gaiola. Esta corrente provoca um desconforto ao animal (elemento punitivo). Quando puxada uma alavanca (comportamento desejado) a corrente eltrica desligada. Neste exemplo o choque eltrico colocado como elemento punitivo que eliminado ao conseguir o comportamento almejado. Aps algum tempo o rato associa o ato de puxar a alavanca a extino de seu desconforto e sempre que a corrente eltrica ligada vai direto a alanvanca. Como no reforo positivo, o negativo visa que o indivduo aprenda o comportamento adequado a determinada situao.

11) O que extino? De exemplo.

12) O que punio? De exemplo.


A punio muitas vezes confundida com o reforo negativo pois o elemento punitivo encontra-se inserido neste. Porm, ao contrrio do reforamento negativo, o objetivo da punio levar extino do comportamento, ou seja, com o passar do tempo, a probabilidade de ele ocorrer novamente diminui. O reforamento negativo, passa a idia de uma obrigao: um rato pode puxar uma alavanca (comportamento) para desligar uma corrente eltrica que o esteja infligindo um desconforto (reforo negativo). O reforamento negativo, no um evento punitivo: a remoo de um evento punitivo. Ambos utilizam de estmulos aversivos.

As punies podem ser de dois tipos: por adio (punio positiva), quando experincias aversivas so adicionadas, ou por subtrao (punio negativa), quando facilitadores do comportamento so subtrados. Ambas as tcnicas levam a aquilo que chamamos de extino.

13) O que generalizao? De exemplo.

14) O que discriminao? De exemplo.


Discriminao seria mencionar uma diferena de forma negativa, separar, segregar um indivduo dos demais por alguma razo especfica como raa, sexualidade, etc. Proibir homossexual de entrar em algum ambiente ou lugar, por causa de sua sexualidade discriminao.

REFERNCIA: http://teoriasdaaprendizagem.vilabol.uol.com.br/Trondicke.htm http://www.slideshare.net/afcechin/behaviorismo Skinner, B.F. Cincia e comportamento humano. 11 ed. So Paulo: Martins Fontes, 2003. 489 p. ISBN 8533619359 Skinner, B.F. Sobre o Behaviorismo. 16 ed. So Paulo: Cultrix, 2006. 216 p. ISBN 8531603609 Keller, F.S. (1973). Aprendizagem: Teoria do Reforo. So Paulo: EPU, pg 9. Thorndike, E. L. (1901). Animal intelligence: An experimental study of the associative processes in animals. Psychological Review Monograph Supplement, 2, 1109. a b c d Myers, D (1999) em "Introduo a Psicologia Geral", Rio de Janeiro: LTC - Livros Tcnicos e Cientficos Editora S.A. Skinner, B. F. (1974) em "Sobre O Behaviorismo" So Paulo: Editora Cultrix Skinner, B. F. (1971) em "Para Alm da Liberdade e da Dignidade" Lisboa: Edies 70

Vous aimerez peut-être aussi