Vous êtes sur la page 1sur 80

Ploculando Desesperado, o chefe olha para o relgio, e, j no acreditando que um funcionrio chegaria a tempo de fornecer uma informao importantssima

para uma reunio, liga para o cara: Al! atende uma voz de criana, quase sussurrando. Al. Seu pai est? T... ainda sussurrando. Posso falar com ele? No disse a criana, bem baixinho. Meio sem graa, o chefe tenta falar com algum outro adulto: E a sua mame? Est a? T. Ela pode falar comigo? No. Ela t ocupada. Tem mais algum a? Tem... sussurra. Quem? O pulia. Um pouco surpreso, o chefe continua: O que ele est fazendo a? Ele? Ele t conversando com o papai, com a mame e com o bombelo... Ouvindo um grande barulho do outro lado da linha, o chefe pergunta assustado: Que barulho esse? o licpito. Um helicptero? . Ele tlosse uma equipe de busca. Minha nossa! O que est acontecendo a? o chefe pergunta, j desesperado. E a voz sussurra, com um risinho safado:

Eles to me ploculando.

Tadeu, Paulo. Proibido para maiores: as melhores piadas para crianas. So Paulo: Matrix, 2007. Postado por Luzia Joelma s 13:14 0 comentrios Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no Orkut Curso de Leitura e Produo Reportagem - Mdulo 06

Escola Pblica, ano 5. (...) Professora: Na semana passada, o trabalho foi feito em cima de qu? Alunos: Manchete Professora: Isso, manchete e... a gente ficou atento manchete e ao olho da reportagem. Ento hoje a gente vai ficar atento insero de vozes, a fala de algum dentro da reportagem, sabendo que a reportagem no a entrevista. Na reportagem, a gente tem resultados de entrevistas, depoimentos. Ento, quando vocs estiverem lendo a reportagem hoje, vocs fiquem atentos a esses detalhes, certo? Ento, eu vou ler uma reportagem pra vocs, que ela est dentro do suplemento infantil do jornal Folha de So Paulo. Foi editada no dia 22. 10. 05. O ttulo Meninas X Meninos. (A professora realiza a leitura da reportagem Meninas X meninos). Professora: Agora, a pergunta : quem foi que falou sobre o qu? Quem foi capaz de guardar o que foi dito sobre esse assunto? Antes de mais nada, que assunto essa reportagem? Alunos: Diferenas entre meninos e meninas. Professora: Diferenas entre meninos e meninas. E existem diferenas? Aluno: Existem, muitas, porque os meninos muito brigo, meninos tem preconceitos com meninas, meninas tem com meninos. Professora: Menina tem preconceito com menino e menino tem preconceito com menina? Aluno: Mas nessa histria tem uma menina que consegue jogar bola com os meninos. Aluno: Mas os dois grupos agem com preconceitos. Professora: Os dois grupos agem com preconceito?

Aluno: As meninas tem preconceito com os meninos. Professora: E os meninos, no? Aluno: Ela no brinca com os meninos porque os meninos criticam elas e porque no agentam as brincadeiras deles. E diz que menina no pode brincar de brincadeira de menino e a eles pegam e j que elas no podem brincar com eles, tambm no podem brincar com elas. Professora: O que que vocs acham disso? Alunos: Eu acho que porque quando o menino brinca, a machuca a menina e uma confuso. Professora: E menina no machuca menino, no? Aluno: porque, assim... Os dois... Professora: E a? Tem diferena: menino e menina? Aluno: Tem. Tem menina que quando v que t perdendo, vai pra cima da pessoa. A gente brinca de vez em quando. A a gente vai pro campo jogar bola, a a minha me vai pra cima e a me dele tambm, a minha me me segura e diz que pra jogar tambm, a me derruba e me joga no cho, a as meninas tome a fazer gol, tome a fazer gol. A quando eu pego a bola, eu empato tudinho. A comea a d-lhe rasteira, jogar no cho. Professora: E o que vocs acham disso? Alunos: Que futebol doido esse que segura um e joga no cho? Alunos: Tem que saber se ele que perdeu... Professora: Agora, deixa eu perguntar uma coisa pra vocs em relao a essa reportagem. Vocs concordam ou discordam do que essas pessoas que deram depoimento aqui falaram? Alunos: Eu discordo. Professora: Discorda de quem e por qu? Alunos: Eu discordo porque eles no devem viver brigando. Professora: Presta ateno pergunta: voc discorda do que as pessoas que deram depoimento aqui falaram? A voc concorda ou voc discorda do que foi dito? Leio novamente? Alunos: Eu discordo, porque diz a que as meninas, os meninos, ficam fazendo... A eu acho que no deve fazer isso. Os meninos tambm tem que saber perder. No ficar brigando. Alunos: No, mas tem algumas meninas que so muito impliconas tambm. Pera, nem tem tanta santinha, santinha assim, no.

Alunos: Eles colocam os negcios a pra quem l no fique desunido pra menina no reclamar com menino e o menino no reclamar com a menina e no ficar brigando um com outro. Professora: Voc pensa que essa reportagem foi escrita com o objetivo de levar as crianas a refletir sobre atitudes delas na hora da brincadeira? (...) Algum pensa diferente? Vocs concordam com Amanda? Alunos: Concordo, concordo. Professora: Ok. ... Ficou aqui bem enfatizado que as meninas quando perdem vo bater nos meninos. Alunos: ... D tapa nas costas, puxa o cabelo, d chute, d murro. Alunos: Mas, as meninas... Teve umas meninas que disse que quando perde at canta uma musiquinha. Alunos: Isso a j pra provocar. Professora: Ah... Isso j pra provocar. Alunos: eee. Alunos: Teve um dia que a gente tava na quadra, meninos contra meninas. A a gente fez gol, a as meninas comearam a reclamar, a deu um carrinho na pessoa deu-lhe chute. Alunos: As meninas tambm no ficavam paradas, a comeava a briga. Professora: Agora, deixa eu perguntar uma coisa: por que quando comeou a partida no misturou menino e menina? Alunos: Sei l, porque deixaram meninos contra meninas. Alunos: Oh tia, agora... Quando os meninos e as meninas jogarem bola, assim tambm tem que saber perder, porque depois, por exemplo, os meninos tem que saber perder o jogo. No sempre que a pessoa ganha, no. Professora: Olhe, eu no queria que a gente fugisse da reportagem. A reportagem diz aqui que tem o grupinho do futebol e o grupinho da panelinha. Por que isso? Alunos: Porque as meninas gostam de brincar com comidinha e os meninos gostam de brincar de futebol. Professora: E isso mesmo que acontece na realidade? Alunos: no. porque as meninas gostam de brincar de boneca e os meninos gostam de correr. Professora: Licena. Todos os meninos gostam de futebol? Alunos: No, nem todos

Professora: Todas as meninas gostam de panelinha? Alunos: No. Alunos: Na minha rua, professora, os meninos tavam conversando com as meninas, tudo tranqilo... De repente, os meninos ficavam arretando as meninas, ficavam dando murro pra c e ficavam um jogando pedra no outro, vum,vum, vum. A, minha me me chamou pra tomar banho, a quando eu fui, a a menina jogou uma pedra e bateu na cabea do meu irmo, a eu disse: vem embora. Dei uma pisa nele e pronto. (...) Professora: Agora eu vou ler... Agora essa reportagem tambm foi impressa no suplemento infantil do jornal Folha de So Paulo, sbado 18.11.2006, escrita por Patrcia Trucs da Veiga, Gabriela Romeu. A manchete: Preconceito, risque essa palavra do seu dicionrio. A professora realizou a leitura da reportagem Preconceito: risque essa palavra do seu dicionrio Professora: De que tema fala essa reportagem? Alunos: O racismo Professora: O racismo? Alunos: O racismo com os negros. Professora: Quem foram as pessoas entrevistadas? Alunos: Dizem os nomes das crianas. Professora: Quem lembra o que cada um falou? Alunos: Jssica falou que o menino no queria sentar perto dela porque era negra e iria tingir ele. Professora: O que Jssica disse? Alunos: Que o menino tinha que sentar perto dela. A ela sentava perto dele e ele cuspia e dava belisco nela. Professora: O menino no queria que ela sentasse perto dele, por qu? Alunos: No tingir ele. A outra, o menino chamava ela de bruxa por causa do cabelo dela. Professora: Era um menino que dizia isso ou eram os meninos? Alunos: Os meninos apelidavam ela de bruxa. Professora: E o que Marco disse?

Alunos: Tiravam onda, e chamavam de Macaco Aurlio. Samuel disse que o colega dele disse pra ele sair da brincadeira porque ele era negro e ele ficou calado. Se fosse eu, tomava umas providncias. Professora: Que providncias? Alunos: D-lhe um pau. Eu chamava a ROCAM, meu vi. Professora: Ok, vocs lembram de mais algum? Alunos: No, lembro no. Professora: Ok, ento as perguntas aqui sobre o que o texto trata? Alunos: O preconceito. Professora: E quem so as pessoas? No depoimento, o que foi dito? (Os alunos dizem os nomes e lem o que aconteceu com cada um). Professora: (...) Foram trazidas falas de depoimentos de pessoas sobre esse assunto. A eu pergunto a vocs agora. Isso aqui a insero das vozes na reportagem? Alunos: No. Professora: Isso o qu? Alunos: Um relato. Professora: Apenas isso? A gente pode considerar uma reportagem? Alunos: No, isso metade entrevista, metade relato. Professora: Agora, a insero dessas vozes, ela importante dentro da reportagem? Alunos: . Professora: Por qu? Alunos: Porque fala a pessoa que pode dizer, por exemplo, o que aconteceu com a senhora. Professora: E o que a fala de algum dentro da reportagem vai contribuir para reportagem? Qual a contribuio dessa insero de voz na reportagem? Alunos: Vai dizer o que aconteceu e que a senhora mesma vai contar. Professora: Vocs concordam com ela? Aluno: Eu entendo que nessas falas a, que no texto t dizendo como fosse assim, ele tava procurando as pessoas que foram atingidas pelo preconceito e o racismo. A, pra dar na reportagem e pra completar a entrevista.

Professora: Olha a fala dele, ele est dizendo que os depoimentos completam a reportagem. Vocs concordam com isso? Aluno: Concordo. Professora: Ento, quer dizer que essa insero de vozes dentro da reportagem, a gente pode dizer que ela tem esses dois papis: uma de dar legitimidade ao assunto e outra de dar uma contribuio para ilustrar a reportagem, aquele tema que t sendo abordado? Sim ou no? Aluno: Procurando as pessoas que foram atingidas e pela entrevista que completa o assunto. (...)

Folhinha UOL - So Paulo, sbado, 22 de outubro de 2005

MENINOS X MENINAS Na escola ou nas brincadeiras, garotos e garotas ficam separados e reclamam uns dos outros

Cada um na sua turma

Daniel Kfouri/Folha Imagem

Meninos e meninas brincam de cabo-de-guerra em escola, em So Paulo

GABRIELA ROMEU COLABORAO PARA A FOLHA

Voc j brincou de "menino-pega-menina"? O contrrio, "menina-pega-menino", tambm vale. Esse antigo jogo de perseguio -um pega-pega em que garotos e garotas so rivaisretrata bem a disputa entre a turma do futebol e o time da panelinha. Na escola ou no condomnio, comum ver meninos de um lado e meninas do outro. E, quando os dois grupos se encontram numa brincadeira, surgem as picuinhas: elas reclamam que eles "choram demais"; eles dizem que elas "s gostam de fofoca". Giovanna de Lolio, 7, prefere ficar com as meninas. "No gosto de quando eles falam: "Vocs no podem brincar com esse brinquedo, de menino'". E completa: "Acho que eles tm medo da gente". Mas nem toda garota gosta s de "coisa de menina". assim com Ana Beatriz de Azevedo, a Nina, 9, que nem liga para

boneca. "Prefiro brincar com os meninos, adoro futebol." Pedro Muarrek, 8, afirma: "Para uma garota, ela boa jogadora". Lvia Mancini, 8, tambm joga futebol com os meninos, mas diz que no gosta nadinha de quando eles perdem. "Eles ficam chorando, sabe?" Daniela Huli, 8, emenda: "A gente no liga se perde e at canta a musiquinha: "Perdedor, mas com orgulho!'". Leonardo Assef de Melo, 7, rebate: "Mas as meninas ficam bem nervosas quando perdem na brincadeira". "E gostam de empurrar e bater durante a perseguio (ou 'menino-pegamenina')", lembra Vitor Miller, 8.

Folhinha UOL - So Paulo, sbado, 18 de novembro de 2006

Educao Preconceito: risque essa palavra do seu dicionrio No seja vtima nem vil em uma histria que quase nunca tem final feliz

Eduardo Knapp/Folha Imagem

Giovanna e Andressa se abraam

PATRICIA TRUDES DA VEIGA EDITORA DA FOLHINHA

GABRIELA ROMEU DA REPORTAGEM LOCAL

Sabe quando uma histria sussurrada no seu ouvido? Foi assim, meio em segredo, que crianas negras contaram para a Folhinha histrias de preconceito racial que viveram.

Elas s toparam falar sobre o assunto porque o combinado era no revelar a sua identidade. Assim, alguns nomes so de mentirinha, mas as histrias -infelizmente- so bem reais.

Mas voc j deve estar perguntando: o que preconceito racial? O menino Anderson, 9, descobriu o que significa essa palavra de uma maneira bem triste. "A primeira vez que ouvi essa palavra, preconceito, foi quando minha me ficou indignada porque contei que s usava o elevador de servio." Por qu? "As pessoas diziam que negro no podia usar o elevador social", conta. "A ela me ensinou a dizer que eu tenho os mesmos direitos."

Ana, 13, vive faltando na escola. Sempre d uma desculpa para no freqentar as aulas, pois est chateada com as piadinhas de alguns meninos. "Ficam falando que sou uma bruxa por causa do meu cabelo", diz. s vezes, o preconceito comea no caminho da escola. Marco Aurlio, 11, conta que alguns colegas faziam piadas preconceituosas com o seu nome. "Diziam que meu nome era "Macaco Aurlio'", afirma.

J Jssica, 7, era beliscada e cuspida por um colega da perua. O menino dizia que ela no podia sentar ao seu lado porque iria "tingir seu corpo", por ser negra.

Samuel, 10, tambm sofre com o preconceito racial de outras crianas. "Uma vez, na escola, um menino branco mandou eu sair da brincadeira porque eu sou negro. E falou: "Aqui s tem branco, voc no pode brincar aqui'." Samuel no disse nada. "S sa de perto."

Silncio O silncio no a melhor soluo, ensina Eliane Cavalleiro, professora da Faculdade de Educao da Universidade de Braslia. "Geralmente, a criana negra vive essa dor sozinha, porm deve pedir ajuda aos professores e aos pais. Ela tambm pode alertar o colega de que ele est sendo racista ou preconceituoso. E que racismo um crime." Postado por Luzia Joelma s 13:14 0 comentrios Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no Orkut Estratgias de leitura Leia atentamente o texto e responda as perguntas abaixo:

Com gemas preciosas para financi-lo, nosso heri desafiou bravamente os risos escarninhos que tentavam dissuadi-lo de seus planos. Vosssos olhos vos enganam, retrucou, um ovo e

no uma mesa tipifica este planeta inexplorado! E ento trs irms valentes se lanavam em busca de provas. Desbravando caminhos, algumas vezes atravs de vastides tranquilas, mais amide em meio a picos e vales turbulentos, os dias tornam-se semanas tantas quantas os vacilantes que espalhavam rumores a respeito do horizonte. Finalmente, no se sabe de onde, criaturas aladas e bem-vindas apareceram, anunciando um sucesso momentneo. In: Texto e Leitor, de ngela Kleimann, ed. Pontes/ Unicamp

Responda:

Quem nosso heri desafiou bravamente? O que tipifica este planeta inexplorado? O que fazem as trs irms valentes? Quem anunciou um sucesso momentneo? Postado por Luzia Joelma s 13:13 0 comentrios Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no Orkut Textos trabalhados com os amigos da leitura A JARARACA, A PERERECA E A TIRIRICA; de Ana Maria Machado Era uma vez e era mesmo, porque j no mais um terreno cheio de mato, desses que existiam aqui perto at algum tempo atrs. No era bem na cidade nem era ainda na roa, era quase na metade, entre uma casa e uma palhoa. E nesse terreno, com muito capim e um lamaal, com umas flores e uma jaqueira carregadinha de jaca, acabaram de encontrando uma tiririca, uma perereca e uma jararaca. A Tiririca era uma graminha rasteira, mida e fuleira... Dessas que todo mundo xingava e arrancava do jardim, num trabalho sem fim. E que nascia sempre de novo. Feito coisa que nunca morre na boca do povo. A Perereca era parecida com os sapos da lagoa. Mas pequenininha, sapinha -toa. Uma sapa sapeca. Moleca. Fulustreca. Pra l e pra c, de pulo em pulo, de pinote em pinote. Como bola de papel quando leva um piparote. Mas a Jararaca... ah, essa era uma bruaca. Uma dona perigosa. Uma cobra venenosa. Traioeira e preguiosa.

To diferentes... Devia estar cada uma na sua. A Tiririca no jardim. A Perereca na lagoa. A Jararaca no mato. Mas vieram se encontrar no fim de uma rua. No mato, no lixo e no vazio de um imenso terreno baldio. Uma rua ou uma estrada? Difcil de dizer na verdade. Um desses lugares que j no so roa e ainda no so cidade. E l viviam as trs, h mais de um ano e um ms. Cada uma sem se meter com a outra. Como quem chega, acha bom e fica. A Jararaca, a Perereca e a Tiririca. Mas a chegaram os outros. E os outros eram os homens. Queriam a terra e o espao. - Vamos limpar este terreno! Sem deixar nem um quintal pequeno. A Jararaca mais forte, logo declarou luta de morte. No esperou nada. Deu logo um bote, num rpido pinote. - Uma cobra! Pega! Acaba! Mata! Bate-que-bate. Vupt-vupt. Pegaram. Acabaram. Mataram. Quando viu isso, a Perereca resolveu sair. E explicou para a Tiririca: - No pense que eu estou fugindo e deixando voc sozinha. Mas que algum precisa estudar bem o inimigo. Saber seus pontos fracos. Escolher o momento de atacar. Aprender a brigar. Para ter chance de ganhar. E l se foi pulando. Do terreno para a estrada. Da estrada para o mato. Andou por aqui e por ali. Pelo Paran e pelo Piau. Pelo Oiapoque e pelo Chu. At que encontrou um sapo que lhe disse: - Para bem combater, preciso conhecer o terreno. E escolher onde somos fortes. Para ns, a beira dgua. E ela saiu pelas guas. Andou, pulou e nadou. Por riachos e regatos. Brejos e pntanos. Ribeires e fontes. Cachoeiras e cascatas. Igaps e igaraps isso quando foi chegando no paraso dos rios e das guas, a Amaznia. E foi l que aconteceu uma coisa que mudou sua vida. A Perereca viu a Pororoca. E nunca mais conseguiu parar de ver. Fascinada, deslumbrada, embasbacada, com aquela gua toda to movimentada e barulhenta, to cheia de vida e espumenta. Acho que est l at hoje, de boca aberta, babando. Do terreno e do inimigo nunca mais se lembrando. A Tiririca ficou. No era de briga e no brigou. No era de medo e no se mudou. No era de entrega e no se entregou. S ficou. Mas ficou pra valer. Viu o trator chegar e partir. A escavadeira trabalhar e sumir. A construo comear a subir. Dali no saiu. E enquanto mais pensavam que arrancavam a Tiririca, mais ela deixava uma muda, uma semente, um pedao de raiz na terra. Era seu jeito de ganhar aquela guerra. E ganhou.

O terreno virou prdio. Muito cimento e pouco jardim, que remdio? A pequena estrada que era de barro agora rua asfaltada, toda entupida de carro. Mas em cada canteiro, cada jardim, cada praa, cada vaso, cada xaxim, cada pouquinho de terra, a Tiririca ainda vence a guerra. Sempre brota novamente. Feito coisa que nunca some da lembrana da gente. Fonte: MACHADO, Ana Maria. A Jararaca, a Perereca e a Tiririca. So Paulo: Ed. Quinteto, 1993.

ETAPAS DE PROCESSAMENTO DA LEITURA PROFICIENTE

Nvel Literal (devem ser respondidas com as palavras do texto) (L-1) Onde moravam as personagens? Comprove com um trecho do texto.

(L-2) Por que a Jararaca morreu logo no incio?

(L-3) Por que a Perereca resolveu sair?

(L-4) O que mudou a vida Perereca? Voc j tinha ouvido falar nesse fenmeno?

(L-5) Quem ganhou a guerra? Por qu?

Nvel Interpretativo (devem ser respondidas a partir das entrelinhas do texto e das reflexes do leitor) (I -1) Por que a Jararaca foi a primeira personagem a reagir contra a invaso? Justifique.

(I 2) De que modo as trs personagens poderiam ganhar a guerra? Explique.

(I 3) Que tipo(s) de virtude(s) fizeram com que a Tiririca vencesse a guerra e as outras duas personagens no? Justifique.

(I 4) O que a autora quis dizer com a expresso: A Tiririca ficou. Mas ficou pra valer? Explique.

(I 5) Por que a Tiririca foi comparada a uma coisa que nunca some da lembrana da gente? Explique.

Nvel Crtico (devem ser respondidas atravs da extrapolao do texto para a realidade) (C-1) Que relao poderamos fazer entre a acelerao desordenada da construo civil e o enredo do texto? Por qu?

(C-2) Levando em conta o conselho dado pelo sapo, poderamos aplic-lo na rea de administrao de empresas? Justifique.

(C-3) Poderamos relacionar esse texto causa ecolgica? Como? Explique.

(C-4) Qualquer pessoa (dependendo do contexto) pode comportar-se como a Jararaca, a Perereca e a Tiririca? Justifique.

(C-5) Sob que aspecto esse texto pode contribuir para o Ensino Universitrio? Explique.

ONDE TEM BRUXA TEM FADA... Bartolomeu Campos Queirs Era um momento em que todos dormiam - at as ruas. Ningum, nem mesmo as folhas ou os ventos, viu a fada chegar. Pela manh, Maria do Cu acordou com o Sol. Saiu s e cedo para saber em que cidade estava. Percorreu ruas e praas entre o povo. Maria do Cu confundia a todos. Uns diziam:

bailarina artista de circo que anda em arame moa de novela visita de outras terras. Outros teimavam que era Resto de Carnaval Garota-propaganda Cigana que tira sorte. O mundo mudou, pensou Maria, idia vinda do cu. Nem mesmo os meninos conhecem as fadas e seus poderes. Maria do Cu, agora fada sem trabalho na Terra, passeando pelas caladas, pensava em coisas simples de fazer: Sorvete de sonho Algodo-doce de nuvem Sapo virar prncipe Vestido com finos fios de ouro e prata Carruagem de abbora Bicicleta para passeios areos Jardins com flores e falas. Mas Maria do Cu, que tudo podia, nada fazia. que as fadas s realizam encantamentos quando pedimos. E ningum pedia coisa alguma... Maria era uma fada que olhava e gostava de saber das coisas. Assim, escutando, ela descobriu que outros mgicos tinham invadido a Terra e faziam coisas incrveis: Bicicleta com trote de cavalo Chicletes com vitaminas do super-homem Refrigerante com sabor de vitria Televiso com poeira de guerra Petrleo com gosto de sangue Mssil mais feroz que a ambio.

Eles diziam onde as pessoas deveriam guardar seu dinheiro. Ento o dinheiro crescia, crescia, crescia e ficava to forte que os homens podiam comprar tudo: casa, carro, viagem, roupa, voto, poder, glria sem entrada e sem mais nada. A fada do cu sentiu que no tinha tamanhos poderes. Seus encantamentos s eram coisas de alegrar corao... Maria, fada na Terra, adormeceu pensando em retornar ao azul e ser novamente idia. Ela estava segura de que na Terra no havia mais lugar para fada especializada em produzir alegrias. Os mgicos prometendo o cu na Terra davam tantas tarefas aos homens que eles no tinham tempo para saber que faltava tempo para a alegria nascer. Maria do Cu, triste como o poente, amanheceu pronta para partir no ltimo raio de Sol, ao entardecer. Mas justo nesse dia ela encontrou um amigo. Menino que lhe pediu para aprender a ler e escrever sem ir escola. Coisa muito fcil para uma fada vinda do azul. Com um gesto breve e leve, Maria encostou uma ponta da estrela na cabea do menino. A alegria do menino foi to grande que aprendeu ainda geografia, histria, astronomia e poltica. Maria do Cu no partiu no pr-da-noite. Ficarei mais um dia, pensou ela, para usar mais a minha vara de condo. Acordou pela manh, feliz como um aluno em recreio, e saiu s, sem rumo, rua adiante. E ao primeiro menino ofereceu os seus poderes. - No disse o menino. Quero aprender a ler e a escrever na escola. Ontem continuou ele um colega aprendeu sozinho e foi levado pelos doutores para tratamento em hospital. Eles disseram que ele sabia mais do que devia. No sei o que faro com ele! Talvez tome injeo de esquecimento. Com isso, fiquei com medo de saber. O corao da fada disparou e s noite conseguiu organizar esta idia: - Menino s pode saber das coisas que j foram testadas pelos adultos. Na Terra no se pode aprender nada pelo corao. Ah, os mgicos! exclamou Maria. Maria no gostou de seu pensamento. Ela tinha certeza de que todos podemos saber muitas coisas s olhando o mundo. E menino aprende muito mais. Menino tem olhos novos e corao descansado. Naquela noite, o silncio no deixou Maria dormir. Com o pensamento livre, ela pensou o mundo secretamente. Pensou e viu que s se pode ser fada na Terra. Ser idia no cu no adianta nada. como ser homem sem corpo na Terra.

O silncio de Maria pensou ainda sobre os mgicos que moravam na Terra. Eles s fabricavam magias convenientes para eles. E, para facilitar a produo, eles enchiam o corao dos meninos de esperanas. Quando uma esperana comea a morrer eles fabricam uma nova. A esperana passou a ser uma certa doura que sossegava a todos. Assim, Maria do cu resolveu morar na Terra e se fazer fada definitivamente. Maria, sabendo agora das manhas dos mgicos, tinha no rosto um riso quase de raiva. Desceu para a praa, lugar onde o povo parava para pensar a esperana, vendo nas vitrines desejos de todas as cores, reuniu em roda os meninos e disse: - Sou fada. Vivi antigamente na Terra, fazendo virar verdade todos os sonhos dos homens. Teci cobertores com cantos de passarinho, para menino dormir um sono de floresta. Constru cidade de doce. Eram ruas cobertas de chocolates e casas de amor-em-pedaos. Dos chuveiros caam fios-de-ovos ou eram cheias de mel as piscinas. Viajei com amigos para o fundo do mar, escutando canto de sereias ou montando em cavalo-marinho. Dei poder aos sapateiros para construrem botas-de-sete-lguas para menino correr o mundo. Casei prncipes com princesas em casas de anes ou em palcios reais. Um dia, sa da Terra para um repouso. Hoje voltei e posso atender a qualquer pedido. Peam! Mas menino algum abriu a boca. Eles estavam misturados assustados e encantados com os poderes da fada Maria do Cu. De repente, um gritou: - Quanto custa, quanto? - Nada respondeu a fada. - De graa? perguntou outro. - Sim falou a fada. Eu trabalho pelo prazer de trabalhar. Enquanto trabalho e vocs ficam contentes vou aumentando a minha alegria. Alegria ningum seqestra. Eu durmo tranqila e sem guarda para vigiar a minha casa. Alegria s aumenta e nem precisa depositar. Ela rende juros no corao. - Os meninos estavam gostando da fada, mas no sabiam o que pedir. Viviam to acostumados a ter s esperana que a idia de ter uma coisa de verdade fazia o corao ficar aflito. - Mas a fada no desanimava. Ela sabia que menino tem tanto desejo adormecido! E continuava: - Peam viagens ao centro das sementes para ver a rvore antes de nascer. Peam ruas cobertas de msicas para o caminho ser cano. Ou, quem sabe, livros com folhas brancas para os olhos inventarem as histrias! Peam passarinho ensinado que dorme na palma da mo... Peam luz de luar com gosto de suspiro para que se tenha sonho doce...

- Enquanto falava, a fada lia paisagens nos olhos dos meninos. De repente, uma voz de menina murmurou com medo: - Eu quero uma cama para dormir. Sem cama no posso pedir sonhos. Os meninos se calaram... A fada, assustada, olhou no corao da menina e viu a esperana balanando. Com gesto preciso, fez surgir, no centro da praa, uma cama de madeira polida e mais um colcho de algodo macio. - sua disse a fada. A menina, olhando de longe e com medo daquela verdade, respondeu: - No quero mais. No tenho casa para guardar a cama. A fada, sem vacilar, continuou seu trabalho, fazendo nascer, no meio da praa, uma casa, com janelas para os quatro cantos do mundo! E, dentro da casa, a cama. A alegria engoliu os meninos, que danavam roda em volta da casa, olhavam pelas janelas, subiam no telhado, fingiam sono sobre a cama. A alegria tambm uma maneira de menino organizar o corao. Pensou a fada. No meio da brincadeira que os meninos viviam, na praa, foram aparecendo magicamente O banqueiro O industrial O economista O arquiteto O deputado O professor O padre O delegado. Sem reparar na alegria dos meninos, o prefeito discursou: - Senhores, a praa foi feita para o povo pensar a esperana. No posso deixar essa casa plantada no meio dela. Como representante legtimo do povo, mandarei destru-la. O banqueiro perguntou ao industrial: - Como a casa foi construda, se ningum me pediu dinheiro emprestado?

O industrial respondeu: - Seu material de construo no foi comprado na minha indstria. contrabando. O economista disse: - No fui consultado sobre os preos da construo. O poltico discursou: - Minha gente, eu no usei minhas Medidas Provisrias. O arquiteto contou que no recebeu nenhuma encomenda do projeto e o professor lamentou a falta de cultura do povo. O padre apenas rezou: - Santo Deus! E o delegado, que tudo ouviu, apenas ordenou aos soldados: - Prendam imediatamente a pessoa que desobedeceu lei. O grito do delegado fez a tristeza visitar a cara dos meninos. Ento Maria, fada presa na Terra, falou com os olhos um segredo no pensamento de cada um deles. Eles entenderam to bem que o sorriso tomou conta do corpo inteiro deles, menos do dio dos soldados. Mas a fada olhou para todos, na praa, de maneira to desarmada que desarmou at os guardas. Ela partiu rua acima, carregando um corao muito livre mais um policial de cada lado. Maria, deixada numa cela com janela quadriculada, passou em revista o mundo. Um pensamento quadrado entrou pelas grades: O mundo pertence agora aos mgicos e s eles pensam poder modifica-lo. A fada compreendeu por que era importante, para os mgicos, os meninos terem esperana. A esperana uma coisa que sempre espera e nada faz. Enquanto Maria pensava, os meninos dormiam e sonhavam verdades que s eles e a fada podem sonhar. Nem o barulho das mquinas derrubando a casa da praa incomodava o sono. No outro dia, os meninos acordaram mais donos do segredo. Saram cedo para os seus deveres, evitando passar pela praa. No era mais preciso pensar a esperana nem ver a casa destruda. Maria foi levada para sala de interrogatrio. Assentou-se diante do delegado e ouviu a seguinte sentena: - Fada no nome nem sobrenome. Entrou na cidade sem passaporte, sem carteira de identidade, sem carteira profissional, sem ttulo de eleitor, sem carto de crdito e CPF. No

tem endereo de residncia nem CEP e diz ter como profisso realizar desejos. No filiada a nenhum sindicato e ensinou menino a ler e a escrever sem tcnica de professor. Construiu casa sem emprstimo, avalista e projeto, em lugar proibido. Falou mal da esperana. Contou segredo no corao dos meninos. Sorriu no momento da priso, desrespeitando as autoridades. Com certeza no foi informada de que vivemos numa democracia. Por tudo, Maria do Cu culpada e permanecer presa at que se prove o contrrio. A fada no entendeu nada. Era a primeira vez que escutava um adulto. Apenas pensou: So mgicos e ainda falam outra lngua. Maria, idia condenada, usou, naquela noite, os seus poderes de fada. Virou vaga-lume. Passou pelas grades e sobrevoou a cidade. Visitou cada menino e entrou em seu sonho. Viu que todos sonhavam com cidades onde a fantasia era possvel e necessria. Cidades onde as fadas moravam sem causar medo. Lugares onde a esperana no durava mais que meio-dia. Cidades sem mgicos e magias, mas cheias de encantamentos. O sonho dos meninos alegrou a fada-madrinha, que naquela madrugada partiu para outra parte do mundo. Se exilou, talvez, em outras terras. O certo que Maria do Cu passou pela Terra em forma de fada e vestida de anjo, mas s alguns viram. Passou breve, deixando com os meninos uma idia que trouxe do azul. Chegou como um arco-ris sem aviso. Desde a manh do dia seguinte at hoje, todos da cidade procuram a fada. Alguns acreditam que ela trocou de nome, vestiu-se com outros panos e vive na cidade. Outros afirmam que ela virou professora e ensina s crianas como se defender dos mgicos. Mas as crianas, que sabem do segredo, reparam na procura dos adultos e sorriem. Quando algum, impaciente e ameaado com o desaparecimento da fada, pergunta a um menino qual o segredo que ela soprou, ele responde: - Amanh eu falo. Amanh eu falo. Eu penso que Maria do Cu poder voltar a qualquer momento, sem aviso, e que s os mais atentos a vero. Mas os meninos no confirmam a minha idia.

Este um texto para ser Assimilado; Compreendido; Refletido e Transformado...

Fonte: QUEIRS, Bartolomeu Campos. Ontem tem bruxa tem fada... So Paulo: Moderna, 1983.

QUESTIONRIO CRTICO-REFLEXIVO SOBRE A LEITURA DO TEXTO: ONDE TEM BRUXA TEM FADA... Professora Sany Rios I-1) Por que Maria do Cu causou tantas opinies diferentes em relao sua aparncia, logo chegou?

IC-2) Logo na 1a pgina Maria do Cu percebe que outros mgicos tinham invadido a Terra e faziam coisas incrveis. Quem seriam eles? Por que receberam o nome de mgicos?

IC-3) Por que os doutores hospitalizaram o menino que tinha aprendido a ler e a escrever sozinho? Que tipo de ameaa ele representava?

C-4) Que tipo de interpretao crtica podemos fazer acerca da seguinte idia de Maria do Cu: Menino s pode saber das coisas que j foram testadas pelos adultos.

I-5) O que o autor quis nos dizer com frase: Naquela noite, o silncio no deixou Maria dormir.

IC-6) O que o autor quis nos dizer com as frases: Pensou e viu que s se pode ser fada na Terra. Ser idia no cu no adianta nada. como ser homem sem corpo na Terra.

I-7) Por que inicialmente Maria do Cu pensou em ir embora da Terra, mas depois desistiu?

I-8) Sempre compreendemos a Esperana como algo bom que nos alivia e conforta, mas, no texto em anlise, a palavra esperana encerra um outro sentido. Que sentido seria esse? Justifique sua resposta.

C-9) Aps ter pedido fada uma cama, a menina desiste do pedido, pois no tem casa para guardar a cama. A que tipo de situao social essa passagem do texto nos remete? Comente.

C-10) Na 4a pgina o texto sugere que sem reparar na alegria dos meninos vrios mgicos comeam a discursar. A que tipo de reflexo-crtica o conjunto desses discursos nos leva? Por qu?

I-11) De acordo com o texto, quais desses personagens (o banqueiro, o industrial, o economista, o arquiteto, o deputado, o professor, o padre, o delegado) poderiam ser considerados mgicos? Por qu?

C-12) Voc acredita na veracidade da frase: O mundo pertence agora aos mgicos e s eles pensam poder modifica-lo.? Argumente.

C-13) Que tipo de anlise crtico-interpretativa podemos fazer acerca da sentena descrita na sala de interrogatrio? Justifique sua resposta.

C-14) Ser que tambm podamos chamar Maria do Cu, de Esperana? Por qu?

C-15) O texto sugere que Maria do Cu voltar, mas que s os mais atentos a vero. Voc concorda? Argumente.

C-16) Maria do Cu contou um certo segredo que mudou a vida das crianas. Que segredo seria esse? Justifique sua resposta.

C-17) Sob que aspecto a leitura desse texto poderia ser importante para alunos e professores? Argumente.

1 O que os olhos no vem Ruth Rocha Havia uma vez um rei num reino muito distante;

que vivia em seu palcio com toda a corte reinante. Reinar para ele era fcil, ele gostava bastante.

Mas um dia, coisa estranha! Como foi que aconteceu? Com tristeza do seu povo nosso rei adoeceu. De uma doena esquisita, toda gente, muito aflita, de repente percebeu...

Pessoas grandes e fortes o rei enxergava bem. Mas se fossem pequeninas, e se falassem baixinho, o rei no via ningum.

Por isso, seus funcionrios tinham de ser escolhidos entre os grandes e falantes, sempre muito bem nutridos. Que tivessem muita fora, e que fossem bem nascidos. E assim, quem fosse pequeno, da voz fraca, mal vestido,

no conseguia ser visto. E nunca, nunca era ouvido.

O rei no fazia nada contra tal situao; pois nem mesmo acreditava nessa modificao. E se no via os pequenos e sua voz no escutava, por mais que eles reclamassem o rei nem mesmo notava.

E o pior que a doena num instante se espalhou. Quem vivia junto ao rei logo a doena pegou. E os ministros e os soldados, funcionrios e agregados, 2 toda essa gente cegou.

De uma cegueira terrvel, que at parecia incrvel de um vivente acreditar, que os mesmos olhos que viam pessoas grandes e fortes, as pessoas pequeninas

no podiam enxergar.

E se, no meio do povo, nascia algum grandalho, era logo convidado para ser o assistente de algum grande figuro. Ou seno, pra ter patente de tenente ou capito. E logo que ele chegava, no palcio se instalava; e a doena, bem depressa, no tal grandalho pegava.

Todas aquelas pessoas, com quem ele convivia, que ele to bem enxergava, cuja voz to bem ouvia, como num encantamento, ele agora no tomava o menor conhecimento...

Seria at engraado se no fosse muito triste; como tanta coisa estranha que por este mundo existe.

E o povo foi desprezado, pouco a pouco, lentamente. Enquanto que o prprio rei vivia muito contente; pois o que os olhos no vem, nosso corao no sente.

E o povo foi percebendo que estava sendo esquecido; que trabalhava bastante, mas que nunca era atendido; que por mais que se esforasse no era reconhecido.

Cada pessoa do povo 3 foi chegando convico, que eles mesmos que tinham que encontrar a soluo pra terminar a tragdia. Pois quem monta na garupa no pega nunca na rdea!

Eles ento se juntaram, discutiram, planejaram; e chegaram concluso que se a voz de um era fraca,

juntando as vozes de todos mais parecia um trovo.

E se todos, to pequenos, fizessem pernas de pau, ento ficariam grandes; e no palcio real seriam todos avistados ouviriam os seus brados seria como um sinal.

E todos juntos, unidos, fazendo muito alarido seguiram pra capital. Agora, todos bem altos nas suas pernas de pau. Enquanto isso, nosso rei continuava contente. Pois o que os olhos no vem nosso corao no sente...

Mas de repente, que coisa! Que rudo to possante! Uma voz to alta assim s pode ser um gigante! - Vamos olhar na muralha. - Ai, So Sinfrnio, me valha

neste momento terrvel! Que coisa to grande esta que parece uma floresta? Mas que multido incrvel!

E os bares e os cavaleiros, ministros e camareiros, damas, valetes e o rei, tremiam como gelia daquela grande assemblia, como eu nunca imaginei!

4 E os grandes, antes to fortes, que pareciam suportes da prpria casa real; agora tinham xiliques e cheios de tremeliques fugiam da capital.

O povo estava espantado pois nunca tinha pensado em causar to confuso, s queriam ser ouvidos ser vistos e recebidos sem maior complicao.

E agora os nobres fugiam, apavorados corriam de medo daquela gente. E o rei corria na frente, dizendo que desistia de seus poderes reais. Se governar era aquilo ele no queria mais!

Eu vou parar por aqui a histria que estou contando. O que se seguiu depois cada um v inventando. Se apareceu novo rei ou se o povo est mandando, na verdade no faz mal. Que todos naquela reino guardam muito bem guardadas as suas pernas de pau.

Pois temem que seu governo possa cegar de repente. E eles sabem muito bem que quando os olhos no vem nosso corao no sente.

Fonte: ROCHA, Ruth. O que os olhos no vem. Rio de Janeiro: Salamandra, 1994.

QUESTIONRIO CRTICO-REFLEXIVO SOBRE A LEITURA DO TEXTO: O que os olhos no vem; de Ruth Rocha

PARTE I - O ATO DE INQUIRIR (ORAL)

1) Este texto foi integralmente transcrito de um livro de Literatura Infantil, sabendo disso, que tipo de previses poderamos fazer?

2) Voc j ouviu falar na autora? Se a resposta for positiva relate oralmente o que sabe sobre ela.

3) Que tipo de expectativa(s) o fato dessa obra j ter alcanado o Record de mais de um milho de exemplares vendidos, pode gerar em voc?

4) O ttulo do texto remete a algum tipo de lembrana? Parecer ser conhecido?

5) A exemplo de nossa literatura de cordel, esse texto tambm foi escrito em versos redondilhos. O acrscimo desta informao altera de alguma forma as expectativas geradas at aqui? __________________________________________________________________

PAUSA

PARTE II LEITURA DO TEXTO __________________________________________________________________

PARTE III ETAPAS DE PROCESSAMENTO DA LEITURA PROFICIENTE Nvel Literal (devem ser respondidas com as palavras do texto) 1) (L) Que tipo de doena o rei tinha?

2) (L) Por que o povo foi desprezado?

3) (L) O que acontecia quando nascia um grandalho no meio do povo?

4) (L) Por que o povo percebeu que estava sendo esquecido?

5) (L) Como foi encontrada a soluo para o problema?

6) (L) Por que os nobres fugiram?

7) (L) Por que o povo se espantou com a fuga dos nobres?

8) (L) Por que, na verdade no faz mal, qualquer que seja o final dessa histria?

Nvel Interpretativo (devem ser respondidas a partir das entrelinhas do texto e das reflexes do leitor) 9) (I) Por que o rei achava fcil governar?

10) (I) Por que, mesmo os grandalhes nascidos no meio do povo, logo pegavam a doena real?

11) (I) O que o ditado popular: o que os olhos no vem, nosso corao no sente, tem a ver com a histria?

12) (I) Por que o povo percebeu que: quem monta na garupa no pega na rdea?

13) (I) Qual a importncia da unio do povo?

14) (I) Qual(is) o(s) motivo(s) dos xiliques e tremeliques dos nobres?

15) (I) Qual a importncia das pernas de pau estarem sempre presentes na vida daquele povo?

Nvel Crtico (devem ser respondidas atravs da extrapolao do texto para a realidade) 16) (C) Se estivssemos em ano eleitoral, simbolicamente, como estariam representadas nossas pernas de pau?

17) (C) Que principal tipo de doena vem contaminando nossos polticos atualmente?

18) (C) Enquanto estudantes (universitrios ou no), tambm estamos contaminados com algum tipo de doena comodista, a exemplo de nosso simblico rei?

19) (C) Ser que essa mesma doena, tambm, influencia na maneira como votamos?

20) (C) Poderamos dizer que, na verdade, a doena do rei no era nem um pouco ruim para ele? Justifique?

Sugestes da professora Sany Postados por Joelma Postado por Luzia Joelma s 13:09 1 comentrios Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no Orkut tera-feira, 4 de janeiro de 2011INTERPRETAO DE TEXTOS PARA CONCURSOS Ateno: As questes de nmeros 1 a 4 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

A gua mineral hoje associada ao estilo de vida saudvel e ao bem-estar. As garrafinhas de gua mineral j se tornaram acessrios de esportistas e, em casa, muita gente nem pensa em tomar o lquido que sai da torneira compra gua em garrafas ou gales. Nos ltimos dez anos, em todo o planeta, o consumo de gua mineral cresceu 145% e passou a ocupar um lugar de destaque nas preocupaes de muitos ambientalistas. O foco no est exatamente na gua, mas na embalagem. A fabricao das garrafas plsticas usadas pela maioria das marcas um processo industrial que provoca grande quantidade de gases, agravando o efeito estufa. Ao serem descartadas, elas produzem montanhas de lixo que nem sempre reciclado. Muitas entidades ambientalistas tm promovido campanhas de conscientizao para esclarecer que, nas cidades em que a gua canalizada bem tratada, o lquido que sai das torneiras em nada se diferencia da gua em garrafas. As campanhas tm dado resultado nos lugares onde h preocupao geral com o ambiente e os moradores confiam na gua encanada. Apenas nos Estados Unidos, os processos de fabricao e reciclagem das garrafas plsticas consumiram 17 milhes de barris de petrleo em 2006. Esses processos produziram 2,5 milhes de toneladas de dixido de carbono e outros gases do efeito estufa, poluio equivalente de 455.000 carros rodando normalmente durante um ano. O dano multiplicado por trs quando se consideram as emisses provocadas por transporte

e refrigerao das garrafas. O problema comprovado e imediato causado pelas embalagens de gua o espao que elas ocupam ao serem descartadas. Como demoram pelo menos cem anos para degradar, elas fazem com que o volume de lixo no planeta cresa exponencialmente. Quando no vo para aterros sanitrios, os recipientes abandonados entopem bueiros nas cidades, sujam rios e acumulam gua que pode ser foco de doenas, como a dengue. A maioria dos ambientalistas reconhece evidentemente que, nas regies nas quais no recomendvel consumir gua diretamente da torneira, quem tem poder aquisitivo para comprar gua mineral precisa faz-lo por uma questo de segurana. De acordo com relatrio da ONU divulgado recentemente, 170 crianas morrem por hora no planeta devido a doenas decorrentes do consumo de gua imprpria. (Adaptado de Rafael Corra e Vanessa Vieira. Veja. 28 de novembro de 2007, p. 104-105)

INTERPRETAO DE TEXTOS EXERCICIOS

1. Conclui-se corretamente do 2o pargrafo do texto que parte da soluo do problema apresentado est na (A) interferncia de ambientalistas no controle da fabricao das garrafas de plstico. (B) definio do espao onde as garrafas possam ser descartadas, evitando o entupimento de bueiros e o

acmulo de gua. (C) possibilidade, ainda que remota, de distribuio de gua mineral em regies onde no h gua canalizada. (D) substituio das embalagens plsticas, para que no restem resduos na natureza, degradando-a. (E) oferta de gua canalizada de boa qualidade, para diminuir o engarrafamento de gua mineral em todo o mundo.

2. O argumento que justifica a preocupao com o meio ambiente, de acordo com o texto, est na afirmativa: (A) A gua mineral hoje associada ao estilo de vida saudvel e ao bem-estar. (B) Nos ltimos dez anos, em todo o planeta, o consumo de gua mineral cresceu 145% ... (C) As garrafinhas de gua mineral j se tornaram acessrios de esportistas ... (D) Muitas entidades ambientalistas tm promovido campanhas de conscientizao ... (E) As campanhas tm dado resultado nos lugares onde h preocupao geral com o ambiente ... _________________________________________________________ 3. Identifica-se relao de causa e conseqncia, respectivamente, no segmento: (A) O foco no est exatamente na gua, mas na embalagem. (B) As campanhas tm dado resultado nos lugares onde h preocupao geral com o ambiente e os moradores confiam na gua encanada.

(C) Apenas nos Estados Unidos, os processos de fabricao e reciclagem das garrafas plsticas consumiram 17 milhes de barris de petrleo em 2006. (D) Como demoram pelo menos cem anos para degradar, elas fazem com que o volume de lixo no planeta cresa exponencialmente. (E) Quando no vo para aterros sanitrios, os recipientes abandonados entopem bueiros nas cidades, sujam rios e acumulam gua ... _________________________________________________________ 4. ... quem tem poder aquisitivo para comprar gua mineral precisa faz-lo por uma questo de segurana. (ltimo pargrafo) O segmento grifado evita a repetio, no contexto, de: (A) ter poder aquisitivo. (B) consumir gua da torneira. (C) comprar gua mineral. (D) evitar doenas decorrentes de gua no potvel. (E) reconhecer as regies onde a gua imprpria.

GABARITO:

001 - E

002 - B

003 - D

004 - C Postado por Luzia Joelma s 06:13 0 comentrios Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no Orkut A fonte dos exerccios http://analisedetextos.com.br Postado por Luzia Joelma s 06:12 0 comentrios Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no Orkut Exerccios de Lngua Portuguesa da Internet Anlise de textos Pginas

* Incio * 100 dicas * Glossrio * Privacidade * Parcerias * Sobre o blog

Mostrando postagens mais recentes com o marcador Avaliaes prontas de Lngua Portuguesa. Mostrar postagens mais antigas Mostrando postagens mais recentes com o marcador Avaliaes prontas de Lngua Portuguesa. Mostrar postagens mais antigas Avaliao pronta para Ensino Mdio

Voc, meu amigo professor, quer um exerccio para aplicar em seus alunos e verificar como anda o aprendizado? Essa sua chance de verificar isso e reformular seu projeto e planos de aula. Esta uma prova que apliquei numa turma de EJA, 2 EM.

exercicios_portugues_gabarito (214)

PELES DE SAPOS

Em 1970 e 1971, houve, no Nordeste brasileiro, uma enorme procura por sapos, que eram caados para que suas peles fossem exportadas para os Estados Unidos. L elas eram usadas para fazer bolsas, cintos e sapatos. Isso levou a uma drstica diminuio da 5 populao de sapos nessa regio. O sapo se alimenta de vrios insetos, principalmente mariposas, grilos e besouros. um animal voraz, isto , comilo. Quando adulto chega a comer trezentos besouros por dia. Sem os sapos, seus inimigos naturais, as mariposas, os 10 besouros e os grilos, proliferaram de maneira assustadora. Esses insetos invadiram as cidades. Mariposas e besouros concentraram-se em torno dos postes de iluminao pblica e tambm entraram nas casas, causando grandes transtornos. Os grilos, com seu cricri, no deixavam as pessoas dormirem. Em maio de 1972, na cidade de lati, em Pernambuco, a populao, em uma espcie de mutiro, varreu ruas e caladas, amontoando principalmente besouros, e tambm mariposas e grilos mortos, para serem levados por caminhes de lixo. Em apenas trs dias encheram-se mais de oitenta caminhes com esses bichos! O governo proibiu a caa de sapos e passou a fiscalizar a exportao de suas peles.

1) O ttulo do texto, Peles de sapos, representa: a) o motivo da invaso dos insetos nas cidades b) o objetivo econmico dos exportadores c) a razo de ter aumentado o nmero de grilos e mariposas d) uma riqueza importante do Nordeste brasileiro e) a causa da extino definitiva dos sapos

2) Uma informao conta com uma srie de elementos bsicos: o que aconteceu, quem participou dos acontecimentos, onde e quando se passaram, como e por que ocorreram os fatos etc. Considerando que o acontecimento bsico do texto 1 a caa aos sapos, assinale a informao que no est presente no texto: a) onde ocorreu: no Nordeste brasileiro. b) quando ocorreu: em 1970 e 1971. c) para que ocorreu: exportao de peles. d) como ocorreu: armadilhas especiais. e) conseqncia da caada: reduo da populao de sapos.

3) Assinale a frase em que o vocbulo destacado tem seu antnimo corretamente indicado: a) ...para que suas peles fossem exportadas... - compradas b) ...uma enorme procura por sapos... - imensa c) ...levou a uma drstica diminuio da populao... - progresso d) Quando adulto chega a comer... - filhote e) ...seus inimigos naturais,... - adversrios

4) O sapo se alimenta de vrios insetos, principalmente mariposas, grilos e besouros.; o emprego de principalmente nesse fragmento do texto indica que o sapo: a) tambm come outros insetos. b) s come mariposas, grilos e besouros. c) prefere mariposas a grilos e besouros. d) no come mariposas, grilos e besouros. e) s come insetos nordestinos.

5)Em 1970e 1971,houve, no Nordeste brasileiro, uma enorme procura por sapos, que eram caados para que suas peles fossem exportadas para os Estados Unidos. L elas eram usadas para fazer bolsas, cintos e sapatos. Isso levou a uma drstica diminuio da populao de sapos nessa regio.. Nesse primeiro pargrafo do texto os elementos sublinhados se referem a outros elementos do mesmo pargrafo; assinale a correspondncia errada: a) suas - dos sapos

b) L - Estados Unidos c) elas - as peles dos sapos d) isso - bolsas, cintos e sapatos e) nessa regio - Nordeste brasileiro

6) um animal voraz, isto , comilo.; o emprego de isto nesse segmento do texto mostra que: a) voraz e comilo so palavras de significados diferentes. b) o autor empregou erradamente a palavra voraz. c) o autor quer explicar melhor o significado de voraz. d) comilo vocbulo mais raro do que voraz. e) o autor no est interessado em que o leitor entenda o que escreve.

7) A mensagem que se pode entender do texto 1 : a) A matana indiscriminada de animais pode causar desequilbrios ecolgicos. b) A economia do pas est acima do bem-estar da populao. c) A unio da populao no resolve muitos de nossos problemas. d) Os insetos so inimigos dos homens. e) O governo no cuida da proteo aos animais.

8) "Desejo uma fotografia como esta o senhor v? como esta: em que para sempre me ria com um vestido de eterna festa." (Cecilia Meireles)

O pronome esta, que ocorre repetido no texto, indica: a. ( ) algo prximo a pessoa que fala. b. ( ) algo prximo a pessoa de quem se fala.

c. ( ) algo prximo a pessoa com quem se fala.

9) Preencha adequadamente os espaos vazios com os seguintes pronomes demonstrativos: este, esse, aquele. Se necessrio, efetue a concordncia. (2,0 pontos)

a) A mulher e mais tolhida socialmente do que o homem. A _____________________ permitem direitos que se negam ______________________.

b) Em 1944 ainda havia guerra. __________________ poca traumatizou a humanidade.

c) A entrevistada exigia que o reprter retificasse __________________ notcias que o jornal veiculara um dia antes.

d) ____________________ dados que tenho aqui, no os revelarei to cedo. Categorias: Avaliaes prontas de Lngua Portuguesa 0 comentrios

Compartilhe esse Artigo: Enviar por e-mail BlogThis! Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook Compartilhar no Google Buzz Avaliao pronta de concordncia nominal e verbal

exercicios_portugues_gabarito (262)

1) Assinale a frase em que o verbo no obedece s normas da boa concordncia: a) Fomos ns quem primeiramente lecionamos esta matria. b) Fomos ns quem primeiramente lecionou esta matria.

c) Fomos ns os que primeiramente lecionamos esta matria. d) Fomos ns que primeiramente lecionamos esta matria. e) Fomos ns que primeiramente lecionaram esta matria.

2) Leia os perodos a seguir e assinale a opo correta: 1. Os Estados Unidos no s desenvolveu a indstria, mas tambm incentivou enormemente a agricultura. 2. A antiga Unio das Repblicas Socialistas Soviticas fez um acordo comercial com o Brasil. 3. Quaisquer de vs sereis barrados na fronteira. 4. Qualquer de vs seriam barrados na fronteira. 5. Os soldados bombeiros, estamos sempre de prontido.

a) Apenas o perodo 1 est correto. b) Apenas os perodos 1 e 3 esto incorretos. c) Apenas os perodos 1 e 4 esto incorretos. d) Apenas os perodos 1, 3 e 4 esto incorretos. e) Nenhuma das opes anteriores.

3) Assinale a opo em que a frase no pode ser completada com o verbo indicado entre parnteses: a) Trs quintos da turma _______ aula. (compareceram) b) Cinqenta e cinco por cento dos candidatos ________ classificao. (objetivaram) c) Mais de um problema __________ sem soluo. (ficou) d) J _________ cerca de duzentos executivos. (voltaram) e) __________ duas horas para o incio da prova. (faltava)

4) Assinale a alternativa correta: a) Na sala haviam muitas crianas.

b) Podia haver vinte pessoas na sala. c) Todos pareciam terem ficado zangados. d) Eu o maltratei faziam duas semanas. e) Fazem trs meses que ela se casou.

5) Assinale a alternativa em que h erro. a) Nunca tolerei as meio verdades. b) Os espritos conformes aceitam a dor. c) No h aula nos dias santos de guarda. d) Aquelas foram as ss palavras de carinho que ouvi na vida. e) Ele ficou toda a noite acordado.

6) ............. meio-dia .............; no cu, ................. as trovoadas de vero a) Era - meia - anunciava-se b) Eram - meio - anunciavam-se c) Era - meio - anunciavam-se d) Era - meia - anunciavam-se e) Eram - meia - anunciavam-se

7) No ................. meios de avis-los de que j ................ fazer anos que ................ em nosso estoque esses livros. a) houve - devem - falta b) houve - deve - faltam c) houve - devem - faltam d) houveram - devem - faltam e) houveram - deve - falta

8) Assinale a opo que preencha corretamente os espaos:

1. Segue, ________, a documentao 2. Pedro est ___________ com o servio militar 3. Os vigias esto sempre ___________. 4. Maria estava ____________ encabulada.

a) anexo, quites, alerta, meio b) anexo, quites, alertas, meia c) anexa, quite, alerta, meio d) anexo, quites, alertas, meio e) anexa, quite, alerta, meia

9) Ainda ............ furiosa, mas com ............... violncia, proferia injrias ............. para escandalizar os mais arrojados. a) meia - menas - bastantes b) meia - menos - bastante c) meio - menos - bastante d) meio - menos - bastantes e) meio - menas bastantes

10) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas das frases abaixo:

Vo ........... aos processos vrias fotografias. Paisagens as mais belas ............ Ela estava .............. narcotizada.

a) anexas, possveis, meio b) anexas, possvel, meio c) anexo, possveis, meia

d) anexo, possvel, meio e) anexo, possvel, meia Categorias: Avaliaes prontas de Lngua Portuguesa 0 comentrios

Compartilhe esse Artigo: Enviar por e-mail BlogThis! Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook Compartilhar no Google Buzz Exerccio de interpretao de textos - Remdios

exercicios_portugues_gabarito (268) UM ARRISCADO ESPORTE NACIONAL

Os leigos sempre se medicaram por conta prpria, j que de mdico e louco todos temos um pouco, mas esse problema jamais adquiriu contornos to preocupantes no Brasil como atualmente. Qualquer farmcia conta hoje com um arsenal de armas de guerra para combater doenas de fazer inveja prpria indstria de material blico nacional. Cerca de 40% das vendas realizadas pelas farmcias nas metrpoles brasileiras destinam-se a pessoas que se automedicam. A indstria farmacutica de menor porte e importncia retira 80% de seu faturamento da venda livre de seus produtos, isto , das vendas realizadas sem receita mdica. Diante desse quadro, o mdico tem o dever de alertar a populao para os perigos ocultos em cada remdio, sem que necessariamente faa junto com essas advertncias uma sugesto para que os entusiastas da automedicao passem a gastar mais em consultas mdicas. Acredito que a maioria das pessoas se automedica por sugesto de amigos, leitura, fascinao pelo mundo maravilhoso das drogas novas ou simplesmente para tentar manter a juventude. Qualquer que seja a causa, os resultados podem ser danosos. comum, por exemplo, que um simples resfriado ou uma gripe banal leve um brasileiro a ingerir doses insuficientes ou inadequadas de antibiticos fortssimos, reservados para infeces graves e com indicao precisa. Quem age assim est ensinando bactrias a se tornarem resistentes a antibiticos. Um dia, quando realmente precisar de remdio, este no funcionar. E quem no conhece aquele tipo de gripado que chega a uma farmcia e pede ao rapaz do balco que lhe aplique uma bomba na veia, para cortar a gripe pela raiz? Com isso, poder receber na corrente sangnea solues de glicose, clcio, vitamina C, produtos aromticos tudo sem saber dos riscos que corre pela entrada sbita destes produtos na sua circulao. (Dr. Geraldo Medeiros -Veja - 1995)

1) Sobre o ttulo dado ao texto - um arriscado esporte nacional -, a nica afirmao correta : a) mostra que a automedicao tratada como um esporte sem riscos. b) indica quais so os riscos enfrentados por aqueles que se automedicam. c) denuncia que a atividade esportiva favorece a automedicao; d) condena a pouca seriedade daqueles que consomem remdio por conta prpria. e) assinala que o principal motivo da automedicao a tentativa de manter-se a juventude.

2) Os leigos sempre se medicaram por conta prpria,... Esta frase inicial do texto s NO eqivale semanticamente a: a) Os leigos, por conta prpria, sempre se medicaram. b) Por conta prpria os leigos sempre se medicaram. c) Os leigos se medicaram sempre por conta prpria d) Sempre se medicaram os leigos por conta prpria. e) Sempre os leigos, por conta prpria, se medicaram.

3) O motivo que levou o Dr. Geraldo Medeiros a abordar o tema da automedicao, segundo o que declara no primeiro pargrafo do texto, foi: a) a tradio que sempre tiveram os brasileiros de automedicar-se. b) os lucros imensos obtidos pela indstria farmacutica com a venda livre de remdios. c) a maior gravidade atingida hoje pelo hbito brasileiro da automedicao. d) a preocupao com o elevado nmero de bitos decorrente da automedicao. e) aumentar o lucro dos mdicos, incentivando as consultas. Categorias: Avaliaes prontas de Lngua Portuguesa, Exerccios de Interpretao de Textos 0 comentrios

Compartilhe esse Artigo: Enviar por e-mail BlogThis! Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook Compartilhar no Google Buzz

10 exerccios prticos sobre uso de pronomes

Fi-lo porque qui-lo. Sempre que uso essa frase como exemplo em minhas aulas de colocao pronominal, vejo a estranheza no olhar dos alunos. Eu tambm fico assim, at porque h um erro a. A proposta desse post oferecer a chance de voc verificar se est em dia com os estudos sobre colocao pronominal.

exercicios_portugues_gabarito (46)

1) (Uelondrina 1998) - Assinale, a letra correspondente alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase apresentada. Sabiam que era para........providenciar o que V.Sa........, mas nem........nada. a) mim - solicitastes - me disseram b) eu - solicitastes - me disseram c) mim - solicitou - disseram-me d) eu - solicitou - me disseram e) mim - solicitastes - disseram-me

2) (Uelondrina 1998) - Informou-.......processo, e.......fez assinar o requerimento. a) o do - o b) o do - lhe c) lhe sobre o - lhe d) lhe sobre o - o e) lhe acerca do lhe

3) (Pucmg 1997) - Assinale a alternativa em que a sentena destacada (formulada segundo regras do portugus oral) tenha sido reestruturada de acordo com a norma escrita culta.

'Se eu ver ele, dou o recado pra ele.' a) Vendo-o, darei-lhe o recado. b) Na hiptese de o vir, eu lhe darei o recado. c) Se eu o ver, lhe darei o recado. d) Se o vir, darei o recado a ele. e) Quando v-lo, dar-lhe-ei o recado.

4) (Uelondrina 1999) - Me esquece. Lhe pedi j uma penca de vezes. Por favor, larga do meu p. Reescrevendo a frase anterior totalmente de acordo com a norma culta escrita, tem-se: a) Esquece-me. J pedi um tempo. Por favor, deixa isso pra l. b) Me esquea. J te pedi isso centenas de vezes. Por favor, me larga do p. c) Esqueas de mim. J te pedi muito. Por favor, pare de me cercar. d) Esquea-me. J lhe fiz esse pedido muitas vezes. Por favor, pare de insistir. e) Esquece. J lhe solicitei muitas vezes. Por favor, no assedie-me mais.

5) (Faap 1996) - tu que vens de longe, tu que vens cansada, entra, e sob este teto encontrars carinho: Eu nunca fui amado, e vivo to sozinho. Vives sozinha sempre e nunca foste amada.

A neve anda a branquear lividamente a estrada, e a minha alcova tem a tepidez de um ninho. Entra, ao menos at que as curvas do caminho se banhem no esplendor nascente da alvorada.

E amanh quando a luz do sol dourar radiosa essa estrada sem fim, deserta, horrenda e nua,

podes partir de novo, nmade formosa!

J no serei to s, nem irs to sozinha: H de ficar comigo uma saudade tua... Hs de levar contigo uma saudade minha... (Alceu Wamosy)

"e sob este teto encontrars CARINHO". Com pronome no lugar da palavra maiscula: a) e sob este teto encontrars-a b) e sob este teto te encontrars c) e sob este teto lhe encontrars d) e sob este teto encontrar-lo-s e) e sob este teto encontrar-te-s

6) (Ufpe 1996) - Assinale a alternativa que no apresenta desvio quanto sintaxe de colocao do pronome oblquo tono. a) "Ah, quem s? Lhe pergunto, arrepiado." (Bocage) b) "Te enganas, Cirene, pois at esse monte se sente abrasar ..." (Antnio Jos) c) "Suma-se, moleque." (Jos Lins do Rego) d) "Dessa vez, me decidi. Vou viajar nessa mquina." (Jorge Amado) e) "Morto depois Afonso, lhe sucede Sancho II." (Cames)

7) (Fuvest 1999) - Existe, hoje, uma percepo disseminada pela intelectualidade e por boa parte da opinio pblica mundial de uma grande e acelerada mudana operando em vrias dimenses da sociedade moderno-contempornea. No h, certamente, consenso sobre esse fenmeno, variando definies, terminologia e, sobretudo, avaliaes positivas, negativas ou matizadas. De qualquer modo, h uma tendncia macia para reconhecer o carter ampliado das mudanas econmicas e tecnolgicas que afetariam, com maior ou menor impacto, todas as sociedades do planeta, justificando o termo globalizao mesmo quando se critica a sua possvel banalizao como instrumento de conhecimento. (Gilberto Velho, Revista de Cultura Brasileira, 03/98, no. 1)

Substituindo por pronome pessoal oblquo o complemento de AFETARIAM, na mesma frase em que ocorre, obtm-se: a) afet-las-iam. b) afetariam-nas. c) as afetariam. d) lhes afetariam. e) afetar-lhes-iam.

8) (Uece 1996) - Segue a gramtica normativa a colocao do pronome tono da opo: a) O amor no est deteriorando-SE. b) Seu amor no tinha acabado-SE? c) Comunicaremos-LHE tudo sobre o amor. d) LHE provem que o amor digno. e) n.d.a.

9) (Mackenzie 1996) - I - TELESPECTADOR - Pois no... Senhor Castro Alves, eu conhecia o senhor muito de nome (...) e a... como ... a... a... "Cano da frica" ... JORNALISTA - "Vozes d'frica". TELESPECTADOR - Pois , essa da... (...) Gostei muito... Cheio de dramaticidade, muita verdade tambm... (Gianfrancesco Guarnieri)

II - Quando foi ali pela hora antes da madrugada a boina Capei chegou no cu. (Mrio de Andrade)

III - Mas o bom negro e o bom branco Da Nao Brasileira Dizem todos os dias (...)

Me d um cigarro. (Oswald de Andrade)

IV - Ia saindo pra campear a pedra porm os manos no deixaram. No durou muito a cabea chegou. Juque! bateu. - Que h? - Abra a porta pra mim entrar. (Mrio de Andrade)

V - No quero mais o amor, Nem mais quero cantar a minha terra. Me perco neste mundo. (Augusto Frederico Schmidt)

O erro gramatical pode constituir, num texto literrio, um recurso expressivo para construir determinados efeitos, que esto na inteno do autor. Os excertos desses autores apresentam esse recurso de persuaso. As "transgresses gramaticais" de mesma natureza esto nos excertos: a) I e III - concordncia nominal. b) II e IV - uso do pronome oblquo. c) III e V - colocao do pronome oblquo. d) III e IV - concordncia verbal. e) I e II - regncia verbal.

10) (Pucmg 1997) - Assinale a opo cujo perodo, ao ser reescrito, est adequado norma culta da lngua. a) Puseram os ovos na geladeira, antes que a empregada pensasse em fazer outra omelete para o menino. PUSERAM-LOS NA GELADEIRA, ANTES QUE A EMPREGADA PENSASSE EM FAZER-LHE OUTRA OMELETE.

b) Para ns, muito difcil convencer o delegado. -NOS MUITO DIFCIL CONVENCER-LHE. c) No quero fazer a paciente esperar. NO QUERO FAZER ELA ESPERAR. d) Visitaria os presos se tivesse tempo. VISITARIA-OS SE TIVESSE TEMPO. e) Tem visto Helena ultimamente? TEM-NA VISTO ULTIMAMENTE? Categorias: Avaliaes prontas de Lngua Portuguesa, Exerccios de Gramtica 0 comentrios

Compartilhe esse Artigo: Enviar por e-mail BlogThis! Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook Compartilhar no Google Buzz 7 exerccios prtidos de colocao pronominal com gabarito

Dizem que 7 um nmero cabalstico e cheio de significaes. Outros afirmam que o nmero da perfeio. Se isso for verdade, esta uma excelente chance de voc fazer alguns timos exerccios prticos de colocao pronominal.

exercicios_portugues_gabarito (51)

1) (Unitau 1995) - "A questo central da pedagogia o problema das formas, dos processos dos mtodos; certamente, no considerados em si mesmos, pois as formas s fazem sentido na medida em que viabilizam o domnio de determinados contedos. O mtodo essencial ao processo pedaggico. Pedagogia, como sabido, significa literalmente a conduo da criana, e a sua origem est no escravo que levava a criana at o local dos jogos, ou o local em que ela recebia instruo do preceptor. Depois, esse escravo passou a ser o prprio educador. Os romanos, percebendo o nvel de cultura dos escravos gregos, confiavam a eles a educao dos filhos. Essa a etimologia da palavra. Do ponto de

vista semntico, o sentido se alterou. No entanto, a paidia no significava apenas infncia, paidia significava cultura, os ideais da cultura grega. Assim, a palavra pedagogia, partindo de sua prpria etimologia, significa no apenas a conduo da criana, mas a introduo da criana na cultura. A pedagogia o processo atravs do qual o homem se torna plenamente humano. No meu discurso distingui entre a pedagogia geral, que envolve essa noo de cultura como tudo o que o homem constri, e a pedagogia escolar, ligada questo do saber sistematizado, do saber elaborado, do saber metdico. A escola tem o papel de possibilitar o acesso das novas geraes ao mundo do saber sistematizado, do saber metdico, cientfico. Ela necessita organizar processos, descobrir formas adequadas a essa finalidade. Esta a questo central da pedagogia escolar. Os contedos no apresentam a questo central da pedagogia, porque se produzem a partir das relaes sociais e se sistematizam com autonomia em relao escola. A sistematizao dos contedos pressupe determinadas habilidades que a escola geralmente garante, mas no ocorre no interior das escolas de primeiro e segundo graus. A existncia do saber sistematizado coloca pedagogia o seguinte problema: como torn-lo assimilvel pelas novas geraes, ou seja, por aqueles que participam de algum modo de sua produo enquanto agentes sociais, mas participam num estgio determinado, estgio esse que decorrente de toda uma trajetria histrica?" (SAVIANI, D. "A pedagogia histrico-crtica no quadro das tendncias crticas da Educao Brasileira", adap. da fala em Seminrio, Niteri, 1985).

Leia as frases a seguir:

Essa a etimologia da palavra. A pedagogia o processo atravs 'do qual' o homem 'se' torna plenamente humano. Como torn-'lo' assimilvel pelas novas geraes..."

As palavras entre aspas so, respectivamente, no plano morfolgico: a) pronome relativo, pronome demonstrativo, conjuno integrante, pronome oblquo tono. b) pronome indefinido, pronome demonstrativo, conjuno condicional, pronome oblquo tnico. c) pronome demonstrativo, pronome relativo, pronome oblquo tono, pronome oblquo tono. d) pronome demonstrativo, pronome indefinido, pronome oblquo tnico, pronome oblquo tnico.

e) pronome indefinido, pronome relativo, conjuno integrante, pronome oblquo tono.

2) (Fatec 1997) - Assinale a alternativa em que a substituio do(s) termo(s) em destaque(s), na frase I, pelo pronome da frase II est correta. a) I - Deixe A MOA decidir com calma. II - Deixe ela decidir com calma. b) I - Entende que no h nada entre FULANO e os envolvidos no escndalo dos precatrios. II - Entende que no h nada entre eu e os envolvidos no escndalo dos precatrios. c) I - Espero, at que faam O CANDIDATO entrar na sala. II - Espero, at que faam ele entrar na sala. d) I - O homem, igual A SI mesmo. II - Eu, igual a mim mesmo. e) I - Poder escolher outros dois tcnicos para assessorar A DEPUTADA. II - Poder escolher outros dois tcnicos para lhe assessorar.

3) (Udesc 1996) - Assinale a alternativa gramaticalmente INCORRETA em relao colocao do pronome oblquo nas locues verbais e tempos compostos. a) Quero-lhe explicar porque no cumpri o prazo combinado. b) Eles foram se acalmando na medida em que a tempestade passava. c) Eu no lembrava se voc tinha solicitado-me um ou dois convites para o espetculo. d) O casal estava encontrando-se diariamente `as 19h. e) Ser que ela tinha se sentado na primeira fila por no enxergar bem?

24) (Fuvest 1996) - - Ah, no sabe? No o sabes? Sabes-lo no? - Esquece. - No. Como "esquece"? Voc prefere falar errado? E o certo "esquece" ou "esquea"? Ilumine-me. Mo diga. Ensines-lo-me, vamos. - Depende. - Depende. Perfeito. No o sabes.

Ensinar-me-lo-ias se o soubesses, mas no sabes-o. - Est bem. Est bem. Desculpe. Fale como quiser. (L.F. Verssimo, Jornal do Brasil, 30/12/94)

"ENSINAR-ME-LO-IAS, se o SOUBESSES, mas no SABES-O."

A frase estaria de acordo com a norma gramatical, usando-se, onde esto as formas em maisculo: a) Ensinar-mo-ias - o soubesses - o sabes b) Ensinarias-mo - soubesse-lo - sabe-lo c) Ensinarias-mo - soubesses-o - o sabes d) Ensinar-mo-ias - soubesses-o - sabe-lo e) Ensinarias-mo - soubesse-lo - o sabes

5) (Fei 1994) - Assinalar a alternativa correta quanto a colocao do pronome pessoal oblquo: a) O lugar para onde nos mudamos aprazvel. b) Embora falassem-me, no acreditei. c) Sempre lembrar-se- de ti. d) Darei-te o remdio conforme o prescrito. e) Isto abalou-me profundamente.

6) (Puccamp 1997) - Selecione a alternativa que preenche corretamente as lacunas. ........ deseducadamente caso no ........ a mim com respeito. J cheguei a ........ disso. a) Responderei a ele - dirija-se - o avisar b) Eu lhe responderei - se dirija - avis-lo c) Responder-lhe-ei - dirija-se - avis-lo d) Lhe responderei - se dirija - avis-lo e) Responderei-lhe - se dirija - o avisar

7) (Cesgranrio 1998) - Texto: "As Sem -Razes do Amor"

Eu te amo porque te amo. No precisas ser amante, e nem sempre sabes s-lo. Eu te amo porque te amo. Amor estado de graa e com amor no se paga.

Amor dado de graa, semeado no vento, na cachoeira, no eclipse. Amor foge a dicionrios e a regulamentos vrios.

Eu te amo porque no amo bastante ou demais a mim. Porque amor no se troca, no se conjuga nem se ama. Porque amor amor a nada, feliz e forte em si mesmo.

Amor primo da morte, e da morte vencedor, por mais que o matem (e matam) a cada instante de amor.

Carlos Drummond de Andrade

Assinale o item em que h o emprego do pronome LHE de forma inaceitvel na lngua culta. a) A reunio foi tarde, mas no lhe pude assistir. b) Ao poeta, enviei-lhe meus originais. c) Informei-lhe que sua obra seria publicada. d) Perguntei-lhe onde estava Eleonora. e) Jlia, o poeta escreveu-lhe belo poema. Categorias: Avaliaes prontas de Lngua Portuguesa, Exerccios de Gramtica 0 comentrios

Compartilhe esse Artigo: Enviar por e-mail BlogThis! Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook Compartilhar no Google Buzz Exerccios de Literatura sobre Arcadismo

Hoje, vamos treinar um pouco os contedos de Literatura. Faremos muitos exerccios sobre Arcadismo. Os exerccios j vm com gabarito.

exercicios_portugues_gabarito (28)

1) (UF - PR) - "Eu, Marlia, no sou algum vaqueiro, Que vive de guardar alheio gado; De tosco trato, de expresses grosseiro, Dos frios gelado e dos sis queimado. Tenho prprio casal e nele assisto D-me vinho, legume, fruta, azeite;

Das brancas ovelhinhas tiro o leite, E mais as finas ls, de que me visto.

Graas, Marlia bela, Graas minha Estrela!"

A presente estrofe reflete a temtica predominante no perodo: a) romntico b) parnasiano c) arcdico d) simbolista e) modernista

2) (UF - PR) - "Eu, Marlia, no sou algum vaqueiro, Que vive de guardar alheio gado; De tosco trato, de expresses grosseiro, Dos frios gelado e dos sis queimado. Tenho prprio casal e nele assisto D-me vinho, legume, fruta, azeite; Das brancas ovelhinhas tiro o leite, E mais as finas ls, de que me visto.

Graas, Marlia bela, Graas minha Estrela!"

O texto tem traos que caracterizam o perodo literrio ao qual pertence. Uma qualidade patente nesta estrofe : a) o bucolismo;

b) o misticismo; c) o nacionalismo; d) o regionalismo; e) o indianismo.

3) (Fuvest) - I. "Porque no merecia o que lograva, Deixei, como ignorante, o bem que tinha, Vim sem considerar aonde vinha, Deixei sem atender o que deixava."

II."Se a flauta mal cadente Entoa agora o verso harmonioso, Sabei, me comunica este saudoso Influxo a dor veemente; No o gnio suave, Que ouviste j no acento agudo e grave."

III."Da delirante embriaguez de bardo Sonhos em que afoguei o ardor da vida, Ardente orvalho de febris pranteios, Que lucro alma descrida?"

Cada estrofe, a seu modo, trabalha o tema de um bem, de um amor almejado e passado ou perdido. Avaliando atentamente os recursos poticos utilizados em cada uma delas podemos dizer que os movimentos literrios a que pertencem I, II e III so respectivamente: a) barroco - arcadismo - romantismo. b) barroco - romantismo - parnasianismo. c) romantismo - parnasianismo - simbolismo.

d) romantismo - simbolismo - modernismo. e) parnasianismo - simbolismo - modernismo.

4) (Cescem) - O Arcadismo, didaticamente, inicia-se, no Brasil, em 1768: a) com a fundao de Arcdia de Lusitana. b) com a publicao de poemas de Cludio Manuel da Costa (em Lisboa) e pela fundao da Arcdia Ulissiponense. c) com a publicao dos poemas de Cludio Manuel da Costa (em Lisboa) e pela fundao da Arcdia Ultramarina. d) pela vinda da famlia real para o Brasil. e) nenhuma das anteriores.

5) (Ufsc) - Considere as afirmativas sobre Barroco e o Arcadismo:

1. Simplificao da lngua literria ordem direta imitao dos antigos gregos e romanos. 2. Valorizao dos sentidos imaginao exaltada emprego dos vocbulos raros. 3. Vida campestre idealizada como verdadeiro estado de poesia-clareza-harmonia. 4. Emprego freqente de trocadilhos e de perfrases malabarismos verbais oratria. 5. Sugestes de luz, cor e som anttese entre a vida e a morte esprito cristo antiterreno.

Assinale a opo que s contm afirmativas sobre o Arcadismo: a) 1, 4 e 5 b) 2, 3 e 5 c) 2, 4 e 5 d) 1 e 3 e) 1, 2 e 5

6) (Puc rj) - Qual dessas afirmaes no caracterizava a poesia arcdica realizada no Brasil no sculo XVIII?

a) Procurava-se descrever uma atmosfera denominada locus amoenus. b) A poesia seguia o lema de cortar o intil do texto. c) As amadas eram ninfas, lembrando a mitologia grega e romana. d) Os poetas da poca no se expressaram no gnero pico. e) Diversos poemas foram dedicados a reis e rainhas, e tinham um objetivo poltico.

7) (Mackenzie) - Apontar a alternativa correta: a) Toms Antnio Gonzaga cultivou a poesia satrica em O Desertor. b) Na obra Cartas Chilenas, temos uma stira contra a administrao de Lus da Cunha Menezes. c) Nessa obra o autor se disfara sob o nome de Doroteu d) Para maior disfarce, o autor de Cartas Chilenas faz passar a ao na cidade do Rio de Janeiro. e) Toms Antnio Gonzaga tinha o pseudnimo de Doroteu.

8) (Santa Casa SP) Texto I a vaidade, Fbio, nesta vida, Rosa, que da manh lisonjeada, Prpuras mil, com ambio dourada, Airosa rompe, arrasta presumida.

Texto II Depois que nos ferir a mo da morte, ou seja neste monte, ou noutra serra, nossos corpos tero, tero a sorte de consumir os dous a mesma terra.

O texto I barroco; o texto II arcdico. Comparando-os, possvel afirmar que os rcades optaram por uma expresso: a) impessoal e, portanto, diferenciada do sentimentalismo barroco, em que o mundo exterior era projeo do caos interior do poeta. b) despojada das ousadias sintticas da esttica anterior, com predomnio da ordem direta e de vocbulos de uso corrente. c) que aprofunda o naturalismo da expresso barroca, fazendo que o poeta assuma posio eminentemente impessoal. d) em que predominam, diferentemente do Barroco, a anttese, a hiprbole, a conotao poderosa. e) em que a quantidade de metforas e de torneios de linguagem supera a tendncia denotativa do Barroco.

9) (Cescem) - Algum h de cuidar que frase inchada Daquela que l se usa entre essa gente Que julga, que diz muito, e no diz nada. O nosso humilde gnio no consente, Que outra coisa se diga mais, que aquilo Que s convm ao esprito inocente.

Os versos de Cludio Manuel da Costa lembram o fato de que: a) a expresso exata, contida, que busca os limites do essencial, trao da literatura colonial brasileira e dos primeiros movimentos estticos ps-Independncia. b) o Barroco se esforou por alcanar uma expresso rigorosa e comedida, a fim de espelhar os grandes conflitos do homem. c) o Arcadismo, buscando simplicidade, se ops expresso intrincada a aos excessos do cultismo do Barroco. d) o Romantismo, embora tenha refugado os rigores do formalismo neo-clssico, tomou por base o sentimentalismo originrio desse movimento esttico. e) o Romantismo negou os rigores da expresso clssica e lusitana, mas incorporou a tradio literria da poesia colonial.

10) (Ffsc) - Os autores rcades brasileiros apresentam uma obra divorciada das necessidades brasileiras, na segunda metade do sculo XVIII. Como processo de defesa liderana do pblico, tais letrados criam: a) poemas de profundo subjetivismo; b) os contos regionais de minerao; c) a dialtica; d) as academias; e) a literatura romntica.

11) (Cescea) - A poesia parece fenmeno mais vivo e autntico (...) por ter brotado de experincias humanas palpitantes. (Ele) dos raros poetas brasileiros, certamente o nico entre os rcades, cuja vida amorosa importa para a compreenso da obra. O lrico ouvidor soltava os seus amores em liras apaixonadas, que tinham, naquele ambiente de Vila Rica, um sabor novo e raro. Assim a crtica literria tem-se manifestado sobre o poeta: a) Cludio Manuel da Costa b) Toms Antnio Gonzaga c) Alvarenga Peixoto d) Gonalves de Magalhes e) Baslio da Gama

12) (Puc) - Relacione as colunas: 1.Glauceste Satrnio 2.Alcindo Palmirendo 3.Dirceu 4.Termindo Siplio 5.Lereno

( ) Toms Antnio Gonzaga

( ) Cludio Manuel da Costa ( ) Baslio da Gama ( ) Caldas Barbosa ( ) Silva Alvarenga a) 3, 1, 5, 2, 4 b) 3, 1, 4, 5, 2 c) 1, 2, 3, 4, 5 d) 3, 2, 4, 1, 5 e) 3, 1, 4, 2, 5

13) (Fatec) - "Voltaram baila os deuses esquecidos, as ninfas esquivas, as niades, as orades e os pastores enamorados, as pastoras insensveis e os rebanhos numerosos das buclicas de Tecrito e Virglio." (Ronald de Carvalho, PEQUENA HISTRIA DE LITERATURA BRASILEIRA) O trecho acima refere-se ao seguinte movimento literrio: a) Romantismo. b) Barroco. c) Arcadismo. d) Parnasianismo. e) Naturalismo.

14) (Ufviosa) - Leia o texto a seguir e faa o que se pede: Ornemos nossas testas com as flores E faamos de feno um brando leito; Prendamo-nos, Marlia, em lao estreito, Gozemos do prazer de sos amores. Sobre as nossas cabeas, Sem que o possam deter, o tempo corre,

E para ns o tempo, que se passa, Tambm, Marlia, morre. (TAG, MD, Lira XIV) Todas as alternativas a seguir apresentam caractersticas do Arcadismo, presentes na estrofe anterior, EXCETO: a) Ideal de UREA MEDIOCITAS, que leva o poeta a exaltar o cotidiano prosaico da classe mdia. b) Tema do CARPE DIEM - uma proposta para se aproveitar a vida, desfrutando o cio com dignidade. c) Ideal de uma existncia tranqila, sem extremos, espelhada na pureza e amenidade da natureza. d) Fugacidade do tempo, fatalidade do destino, necessidade de envelhecer com sabedoria. e) Concepo da natureza como permanente reflexo dos sentimentos e paixes do "eu" lrico.

15) (Ufviosa) - Leia o fragmento de texto a seguir e faa o que se pede:

Esprema a vil calnia muito embora Entre as mos denegridas, e insolentes, Os venenos das plantas, E das bravas serpentes.

Chovam raios e raios, no seu rosto No hs de ver, Marlia, o medo escrito: O medo perturbador, Que infunde o vil delito.

[...]

Eu tenho um corao maior que o mundo.

Tu, formosa Marlia, bem o sabes: Eu tenho um corao maior que o mundo. Tu, formosa Marlia, bem o sabes:

Um corao .... e basta, Onde tu mesma cabes.

(TAG, MD, Parte II, Lira II)

Sobre o fragmento de texto de Toms Antnio Gonzaga, Marlia de Dirceu, assinale a alternativa FALSA: a) a interferncia do mito na tessitura dos poemas, mantendo o poeta dentro dos padres poticos clssicos, impede-o de abordar problemas pessoais. b) a interpelao feita a Marlia muitas vezes pretexto para o poeta celebrar sua inocncia e seu destemor diante das acusaes feitas contra ele. c) a revelao sincera de si prprio e a confisso do padecimento que o inquieta levam o poeta a romper com o declogo arcdico, prenunciando a potica romntica. d) a desesperana, o abatimento e a solido, presentes nas liras escritas depois da priso do autor, revelam contraste com as primeiras, concentradas na conquista galante da mulher amada. e) embora tenha a estrutura de um dilogo, o texto um monlogo - s Gonzaga fala e raciocina.

16) (UF de Viosa) - Marlia de Dirceu, famosa obra arcdica brasileira, inspirada em Maria Dorotia de Seixas Brando, foi escrita por: a) Manuel Incio da Silva Alvarenga. b) Incio Jos de Alvarenga Peixoto. c) Toms Antnio Gonzaga. d) Jos Baslio da Gama. e) Cludio Manuel da Costa.

17) (Ufpe) - Em Literatura, um grupo de escritores, no sculo XVIII, defendeu o bucolismo, a necessidade de revalorizao da vida simples, em contato com a natureza. Estamos fazendo referncia aos escritores do: a) ROMANTISMO, para quem, encontrar-se com a natureza significava alargar a sensibilidade. b) ARCADISMO, propondo um retorno ordem natural, como na literatura clssica, medida que a natureza adquire um sentido de simplicidade, harmonia e verdade. c) REALISMO, fugindo s exibies subjetivas e mantendo a neutralidade diante daquilo que era narrado; as referncias natureza eram feitas em terceira pessoa. d) BARROCO, movimento que valorizava a tenso de elementos contrrios, celebrando Deus ou as delcias da vida nas formas da natureza. e) SIMBOLISMO quando estes escritores se mostravam mais emotivos, transformando as palavras em smbolos dos segredos da alma. A natureza era puro mistrio.

18) (Ufviosa) - Sobre o Arcadismo no Brasil, podemos afirmar que: a) produziu obras de estilo rebuscado, pleno de antteses e frases tortuosas, que refletem o conflito entre matria e esprito. b) no apresentou novidades, sendo mera imitao do que se fazia na Europa. c) alm das caractersticas europias, desenvolveu temas ligados realidade brasileira, sendo importante para o desenvolvimento de uma literatura nacional. d) apresenta, j, completa ruptura com a literatura europia, podendo ser considerado a primeira fase verdadeiramente nacionalista da literatura brasileira. e) presente sobretudo em obras de autores mineiros como Toms Antnio Gonzaga, Cludio Manuel da Costa, Silva Alvarenga e Baslio da Gama, caracteriza-se como expresso da angstia metafsica e religiosa desses poetas, divididos entre a busca da salvao e o gozo material da vida.

19) (UF Viosa) - Os autores de Vila Rica, Caramuru e Uruguai foram, respectivamente: a) Cludio Manuel da Costa, Santa Rita Jaboto e Graciliano Ramos. b) Cludio Manuel da Costa, J. de Santa Rita Duro e Jos Baslio da Gama. c) Santa Rita Duro, Manuel Botelho de Oliveira e Adonias Filho. d) Jos Baslio Gama, Nuno M. Pereira e Toms Antnio Gonzaga. e) Cnego Lus Vieira da Silva, Alvarenga Peixoto e Plnio Salgado.

20) (Ufviosa) - Fazendo um paralelo entre Romantismo e Arcadismo, podemos concluir que: a) o Arcadismo prenuncia o Romantismo, porque j apresenta ruptura radical com os cnones literrios clssicos. b) o Arcadismo antecede o Romantismo na evaso da realidade pelo sonho, pela fantasia e pelo mergulho nas profundezas do "eu". c) o Romantismo prolonga aspectos do Arcadismo na idealizao da natureza, da mulher e do amor. d) o Romantismo d continuidade ao Arcadismo na atrao pelos conflitos entre a alma e a matria. e) o Arcadismo e o Romantismo perseguem o ideal de expresso livre de esquemas prestabelecidos.

21) (Ufviosa) - Leia a estrofe de Toms Antnio Gonzaga e faa o que se pede: Os teus olhos espalham a luz divina, A quem a luz do sol em vo se atreve; Papoila ou rosa delicada e fina Te cobre as faces, que so cor da neve. Os teus cabelos so uns fios de ouro; Teu lindo corpo blsamo vapora. Ah! no, no fez o Cu, gentil Pastora, Para glria de amor igual Tesouro. (TAG, MD, Parte I, Lira I)

Sobre a personagem central feminina, podemos afirmar que: a) Marlia mostrada, ao mesmo tempo, como pessoa e como encarnao do Amor, como categoria absoluta. b) Apesar da beleza deslumbrante da amada, no se verifica, na construo dessa personagem, qualquer idealizao clssica da mulher. c) O poeta dirige-se a Marlia unicamente como sua noiva e futura esposa.

d) A beleza luxuriante de Marlia contrasta com o ideal de serena fruio dos prazeres sadios da vida. e) Marlia, pela sua intensa sensualidade, representa o ideal de amante e no o de noiva ou esposa.

22) (Uelondrina) - Sou Pastor; no te nego; os meus montados So esses, que a vs; vivo contente Ao trazer entre a relva florescente A doce companhia dos meus gados.

Os versos acima so exemplos a) do esprito harmonioso da poesia arcdica. b) do estilo tortuoso do perodo barroco. c) do refinamento e da ostentao da poesia parnasiana. d) do intento nacionalista na poesia romntica. e) do humor e do lirismo dos primeiros modernistas.

23) (Mackenzie) - Sobre o Arcadismo no Brasil, incorreto afirmar que: a) Cludio Manuel da Costa, um de seus autores mais importantes, embora tenha assumido uma atitude pastoril, traz, em parte de sua obra potica, aspectos ligados lrica camoniana. b) em "Liras de Marlia de Dirceu", Toms Antnio Gonzaga no segue aspectos formais rgidos, como o soneto e a redondilha em todas as partes da obra. c) nas "Cartas Chilenas", o autor satiriza Lus da Cunha Menezes por suas arbitrariedades como governador da capitania de Minas. d) Baslio da Gama, em "O Uraguai", seguiu a rgida estrutura camoniana de "Os Lusadas", usando versos decasslabos em oitava-rima. e) "Caramuru" tem, como tema principal, o descobrimento da Bahia por Diogo lvares Correia, apresentando, tambm, os rituais e as tradies indgenas.

24) (Mackenzie) - Assinale a alternativa que NO apresenta um trecho do Arcadismo brasileiro.

a) "Se sou pobre pastor, se no governo Reinos, naes, provncias, mundo, e gentes; Se em frio, calma, e chuvas inclementes Passo o vero, outono, estio, inverno;" b) "Destes penhascos fez a natureza O bero em que nasci! oh quem cuidara, Que entre penhas to duras se criara Uma alma terna, um peito sem dureza!" c) "Musas, canoras musas, este canto Vs me inspirastes, vs meu tenro alento Erguestes brandamente quele assento Que tanto, musas, prezo, adoro tanto." d) "Meu ser evaporei na lida insana Do tropel das paixes que me arrastava, Ah! cego eu cria, ah! msero eu sonhava Em mim, quase imortal, a essncia humana!" e) "No vs, Nise, este vento desabrido, Que arranca os duros troncos ? No vs esta, Que vem cobrindo o Cu, sombra funesta, Entre o horror de um relmpago incendido?"

25) (FUB - SC) - Todos os autores abaixo, relacionados pertencem escola mineira do Arcadismo, exceto: a) Jos Baslio da Gama. b) Eusbio de Matos. c) Manuel Incio da Silva Alvarenga. d) Toms Antnio Gonzaga. e) Frei Jos de Santa Rita Duro.

26) (Cescea) - Entre outras caractersticas do Arcadismo, encontramos: a) utilizao, pelos poetas, de pseudnimos pastoris. b) condenao do Barroco, que prevaleceu no sculo XVI, nas suas formas de cultismo e conceptismo. c) a arte no deve ser concebida como imitao da natureza. d) o cultismo e o conceptismo. e) o subjetivismo e o egocentrismo.

27) (UF - PR) - "Eu, Marlia, no sou algum vaqueiro, Que vive de guardar alheio gado; De tosco trato, de expresses grosseiro, Dos frios gelado e dos sis queimado. Tenho prprio casal e nele assisto D-me vinho, legume, fruta, azeite; Das brancas ovelhinhas tiro o leite, E mais as finas ls, de que me visto.

Graas, Marlia bela, Graas minha Estrela!"

O autor dos versos : a) Gonalves de Magalhes b) Gonalves Dias c) Toms Antnio Gonzaga d) lvares de Azevedo e) Casimiro de Abreu Categorias: Avaliaes prontas de Lngua Portuguesa, Exerccios de Literatura 0 comentrios

Compartilhe esse Artigo: Enviar por e-mail BlogThis! Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook Compartilhar no Google Buzz Lista de exerccios sobre classe de palavras variveis

Abaixo voc encontrar uma lista de exerccios sobre classes de palavras variveis, isto , aquelas que admitem flexo de gnero, nmero e grau. Todos os exerccios de gramtica abaixo vm com gabarito. Essa a melhor forma, alm da explicao do prprio professor, de estudar para o vestibular.

exercicios_portugues_gabarito (62) LISTA DE EXERCCIOS SOBRE CLASSES DE PALAVRAS VARIVEIS

1) Assinale a alternativa em que as palavras so, normalmente, adjetivos. a) azul, cu, mesa. b) claro, azul, nobre. c) nobreza, limpo, certo. d) limpeza, nobre, azul. e) oval, mesanino, verde.

2) Assinale a alternativa em que o verbo no esteja expressando fato certo, preciso, decidido. a) Se eu cuidasse... b) Estarei em Londres amanh. c) Falei com seus pais. d) Estivera pensando muito. e) Tem havido chuvas.

3) Assinale a allternativa em que s haja palavra que seja artigo. a) do, se, p, l. b) as, v, um, xis. c) o, as, uma, os. d) j, o, as, umas e) n.d.a

4) Assinale a alternativa em que a palavra s pode ser substantivo. a) certo. b) anulado c) satisfeito d) amplo e) mesa

5) Assinale a alternativa em que a palavra foi substantivada. a) o filho b) o lago c) a lmpada d) o viver e) a estncia

6) Sabe-se que os verbos expressam fatos ou estados num conceito de tempo (ontem, hoje ou amanh). Isto aponta para os tempos presente, pretrito e futuro. Do texto seguinte, selecione a alternativa na qual os verbos estejam no presente, no pretrito ( = passado) e no futuro, respectivamente. Encontrei meus documentos. Estou muito mais tranqilo. Meu problema o medo que tenho de que algum os use indevidamente. Tomarei muito mais cuidado com aquilo que parece importante para minha vida. Serei mais atencioso, no existe qualquer dvida.

a) Encontrei, Tomarei, existe, parece. b) use, Encontrei, Tomarei. c) Tomarei, use, existe. d) parece, serei, use. e) tenho, serei, encontrei.

7) (FAAP 1996) - tu que vens de longe, tu que vens cansada, entra, e sob este teto encontrars carinho: Eu nunca fui amado, e vivo to sozinho. Vives sozinha sempre e nunca foste amada.

A neve anda a branquear lividamente a estrada, e a minha alcova tem a tepidez de um ninho. Entra, ao menos at que as curvas do caminho se banhem no esplendor nascente da alvorada.

E amanh quando a luz do sol dourar radiosa essa estrada sem fim, deserta, horrenda e nua, podes partir de novo, nmade formosa!

J no serei to s, nem irs to sozinha: H de ficar comigo uma saudade tua... Hs de levar contigo uma saudade minha... (Alceu Wamosy)

RICA a rima que se processa entre palavras de classe gramatical diferente, como esta: a) cansada / amada

b) estrada / alvorada c) ninho / caminho d) radiosa / formosa e) sozinha / minha

8) (Ufrs 1996) - Dos anais da repblica: - O senhor no tem medo de nada, presidente? - Nada. - Nem barata? Pausa de segundos. Digo a verdade, ou minto para parecer mais humano? [...] No. Melhor ser curto e sincero. - Nem barata. (Verssimo, L.F. Ortopterofobia. In: COMDIA DA VIDA PBLICA . Porto Alegre: L&PM, 1995. p.237)

Assinale a alternativa que apresenta duas palavras que NO sejam da mesma famlia. a) anais (L. 1) - bianual b) presidente (L. 2) - presidir c) senhor (L. 2) - senhorio d) minto (L. 5) - desmentido e) curto (L. 7) - curtir

9) (Fei 1997) - "No o homem um mundo pequeno que est dentro do mundo grande, mas um mundo grande que est dentro do pequeno. Baste por prova o corao humano, que sendo uma pequena parte do homem, excede na capacidade a toda a grandeza do mundo. (...) O mar, com ser um monstro indmito, chegando s areias, pra; as rvores, onde as pem, no se mudam; os peixes contentam-se com o mar, as aves com o ar, os outros animais com a terra. Pelo contrrio, o homem, monstro ou quimera de todos os elementos, em nenhum lugar pra, com nenhuma fortuna se contenta, nenhuma ambio ou apetite o falta: tudo confunde e como maior que o mundo, no cabe nele".

Observe as palavras indicadas no texto: "por" (ref. 1); "indmito" (ref. 2); "as" (ref. 3); "pra" (ref. 4). Assinale a alternativa que analise corretamente a classe gramatical destas palavras: a) verbo - substantivo - pronome - preposio b) preposio - substantivo - artigo - verbo c) verbo - adjetivo - artigo - verbo d) preposio - adjetivo - artigo - preposio e) preposio - adjetivo - pronome - verbo Categorias: Avaliaes prontas de Lngua Portuguesa, Exerccios de Gramtica 0 comentrios

Compartilhe esse Artigo: Enviar por e-mail BlogThis! Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook Compartilhar no Google Buzz 6 timos exerccios de adjetivo

Adjetivo a classe de palavras invarivel que que acompanha e modifica o substantivo. Neste post voc poder fazer seis timos exerccios de Lngua Portuguesa com adjetivos e locues adjetivas.

bebe_fofo

EXERCCIOS DE LNGUA PORTUGUESA SOBRE ADJETIVO

1) (Unitau 1995) - "Certas instituies encontram sua autoridade na palavra divina. Acreditemos ou no nos dogmas, preciso reconhecer que seus dirigentes so obedecidos porque um Deus fala atravs de sua boca. Suas qualidades pessoais importam pouco. Quando prevaricam, eles so punidos no inferno, como aconteceu, na opinio de muita gente boa, com o Papa Bonifcio VIII, simonaco reconhecido. Mas o carisma da prpria Igreja, no de seus ministros. A prova de que ela divina, dizia um erudito, que os homens ainda no a destruram.

Outras associaes humanas, como a universidade, retiram do saber o respeito pelos seus atos e palavras. Sem a cincia rigorosa e objetiva, ela pode atingir situaes privilegiadas de mando, como ocorreu com a Sorbonne. Nesse caso, ela mais temida do que estimada pelos cientistas, filsofos, pesquisadores. Jaques Le Goff mostra o quanto a universidade se degradou quando se tornou uma polcia do intelecto a servio do Estado e da Igreja. As instituies polticas no possuem nem Deus nem a cincia como fonte de autoridade. Sua justificativa impedir que os homens se destruam mutuamente e vivam em segurana anmica e corporal. Se um Estado no garante esses itens, ele no pode aspirar legtima obedincia civil ou armada. Sem a confiana pblica, desmorona a soberania justa. S resta a fora bruta ou a propaganda mentirosa para amparar uma potncia poltica falida. O Estado deve ser visto com respeito pelos cidados. H um espcie de aura a ser mantida, atravs do essencial decoro. Em todas as suas falas e atos, os poderosos precisam apresentarse ao povo como pessoas confiveis e srias. No Executivo, no Parlamento e, sobretudo, no Judicirio, esta a raiz do poder legtimo. Com a f pblica, os dirigentes podem governar em sentido estrito, administrando as atividades sociais, econmicas, religiosas, etc. Sem ela, os governantes so refns das oligarquias instaladas no prprio mbito do Estado. Essas ltimas, sugando para si o excedente econmico, enfraquecem o Estado, tornando-o uma instituio inane." (Roberto Romano, excerto do texto "Salrios de Senadores e legitimidade do Estado", publicado na Folha de So Paulo, 17/10/1994, 1 caderno, pgina 3) Em:

I - CERTAS instituies encontram sua autoridade na palavra divina. II - Instituies CERTAS encontram caminho no mercado financeiro.

As palavras, em destaque, so, no plano morfolgico e semntico (significado) a) adjetivo em I e substantivo em II, com significado de "algumas" em I e "corretas" em II. b) substantivo em I e adjetivo em II, com significado de "muitas" em I e "ntegras" em II. c) advrbio em I e II, com significado de "algumas" em I e "algumas" em II. d) adjetivos em I e II, com significado de "algumas" em I e "ntegras" em II. e) advrbio em I e adjetivo em II, com significado de "poucas" em I e "poucas" em II.

2) (FAAP 1996) - SONETO DE SEPARAO

De repente do riso fez-se o pranto Silencioso e branco como a bruma E das bocas unidas fez-se a espuma E das mos espalmadas fez-se o espanto.

De repente da calma fez-se o vento Que dos olhos desfez a ltima chama E da paixo fez-se o pressentimento E do momento imvel fez-se o drama.

De repente, no mais que de repente Fez-se de triste o que se fez amante E de sozinho o que se fez contente

Fez-se do amigo prximo o distante Fez-se da vida uma aventura errante De repente, no mais que de repente. (Vincius de Morais)

Na segunda estrofe h dois adjetivos: a) calma e vento b) olhos e chama c) ltima e imvel d) paixo e pressentimento e) momento e drama

3) (Uelondrina 1994) - Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase apresentada. Elas ficaram ...... impressionadas com seus poderes ...... . a) meio - supra-sensoriais b) meias - supras-sensoriais c) meio - supras-sensoriais d) meias - supra-sensorial e) meio - supra-sensorial

4) (Pucmg 1997) - Assinale a alternativa em que a mudana de posio do termo destacado no implique a possibilidade de mudana de sentido do enunciado. a) Belo Horizonte j foi uma LINDA cidade. Belo Horizonte j foi uma cidade LINDA. b) Filho MEU no ir para o exrcito. MEU filho no ir para o exrcito. c) Meu carro NOVO maior. Meu NOVO carro maior. d) Por ALGUM dinheiro ele seria capaz de vender a casa. Por dinheiro ALGUM ele seria capaz de vender a casa. e) Com uma SIMPLES dose do medicamento ficou curada. Com uma dose SIMPLES do medicamento ficou curada.

5) (Cesgranrio 1992) - O NOVO PLANETA DOS HOMENS

1 Uma recente pesquisa americana, concluda em 1985, busca apreender as reaes e os sentimentos dos homens aps vinte anos de emancipao feminina, para da projetar a provvel tendncia futura da vida entre os sexos. O livro COMO OS HOMENS SE SENTEM, do jornalista Anthony Astrachan, aposta numa "revoluo masculina irreversveis, que teria se iniciado na dcada de 70, impulsionada por dez anos de avano feminino. O autor faz uma minuciosa anlise das conseqncias, para o homem, da entrada da mulher nos vrios setores da sociedade: indstria, servios, exrcito, mundo empresarial e profisses liberais. Ele conclui que a revoluo feminina efetivamente gerou reformulaes profundas nos papis sociais e na identidade masculina, s custas de um alto preo efetivo e emocional. 2 s reaes negativas dos homens, desencadeadas pelas transformaes no equilbrio de poder entre os sexos, Astrachan oferece uma curiosa explicao: " possvel que os homens tenham reivindicado a liderana h muito tempo, e a tenham mantido atravs dos tempos

para compensar a sua incapacidade de gerar filhos." Mas, observa o autor, ao mesmo tempo que o homem luta para no abandonar a fantasia do poder, continuando a lidar com a mulher emancipada a partir de antigos e conhecidos padres, ao coloc-la no lugar de me, amante, esposa ou irm e negar-lhe a competncia profissional, tem aumentado o nmero de homens que incorporaram outras atitudes. O fenmeno apontaria para um homem realmente novo, capaz de usufruir e contribuir para uma sntese positiva entre os sexos. 3 No to otimista, a escritora e filsofa Elisabeth Badinter 90 no v ainda configurado um "novo homem". Para o homem, abordar o terreno feminino "desvirilizante", ao passo que a mulher se valorizou ao adentrar o mundo masculino. Sem dvida, segundo ela, a evoluo maior depende da recolocao dos homens, mas esse projeto " ainda um fenmeno muito marginal e se d apenas numa minoria sofisticada". 4 Para a realidade brasileira, essas questes assumem diferentes contornos, matizadas por uma crise que, no limite, torna perigosas as prospeces. Poucos so os que se arriscam: "O homem est sendo obrigado a se adaptar crise permanente com uma revoluo permanente", diz o escritor Srgio Sant'Anna. Ele v, ainda, mudanas na famlia e nas relaes do homem com a paternidade, mas sente que, no momento, "as pessoas esto muito inseguras, desprotegidas e tendem a voltar a padres conservadores". Mas adverte: "Essa no uma transformao que se d ao nvel ideolgico e intelectual; os que a fizeram se deram mal. Ela supe crises emocionais profundas." 5 A feminista Rose Marie Muraro, embora admita um retrocesso violento aos comportamentos machistas e convencionais na dcada de 80, prev a vitria inconteste dos comportamentos libertrios. Quanto luta feminista, ela reconhece que os homens tiveram pouco tempo para incorporar as transformaes da dcada de 70. Acreditando que a definio vir na prxima dcada, Rose finaliza: "Hoje a mulher no mais a imagem do desejo alheio, (...) mas sujeito de seu prprio desejo." Mas tudo isso no esconde uma mgoa: "(...) Tive um cncer e uma lcera ao viver o mundo masculino, sendo mulher no setor pblico. Tive de me masculinizar, pois l quem no mata, morre." 6 Sem rancores, mas no menos inquieta, a psicanalista Suely Rolnik assume toda sua crena na potncia criativa do desejo humano: "O que eu vejo hoje uma aliana entre homem e mulher. uma histria nascente de cumplicidade entre o homem e a mulher." (Yudith Rosenbaum, Revista LEIA, n 128, 1989, p. 36-38, com adaptaes.)

Em qual das opes h uma anlise ERRADA quanto variao nominal de gnero ou de nmero? a) homem - mulher Substantivos que indicam oposio semntica de sexo atravs de vocbulos distintos. b) jornalista - amante Substantivos com uma s forma para os dois gneros.

c) o rapaz ALEMO - a moa ALEM Adjetivos cujo plural apresenta grafia e pronncia iguais. d) muito frio - frissimo Formas do superlativo absoluto: o analtico e o sinttico. e) vice-diretor - beija-flor Compostos cuja flexo de plural s ocorre no segundo elemento.

6) (Ita 1995) - As questes a seguir referem-se ao texto adiante. Analise-as e assinale, para cada uma, a alternativa incorreta.

Precisamos descobrir o Brasil

Vous aimerez peut-être aussi