Vous êtes sur la page 1sur 9

FURTO

Art. 155 - Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia mvel: Pena - recluso, de 1 a 4 anos, e multa. ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ elementos do tipo: - subtrair abrange tanto a hiptese em que o bem tirado da vtima quanto aquela em que ele entregue espontaneamente, e o agente, sem permisso, retira-o da esfera de vigilncia daquele; neste ltimo caso, o furto distingue-se da apropriao indbita, porque, nesta, a vtima entrega uma posse desvigiada ao agente, enquanto no furto a posse deve ser vigiada (ex.: se algum est lendo um livro em uma biblioteca, coloca-o na bolsa e leva-o embora, o crime ser o de furto, mas, se o agente retira o livro da biblioteca com autorizao para que a leitura seja feita em outro local e dolosamente no o devolve, comete apropriao indbita; a subtrao de cadver humano ou de parte dele pode tipificar o furto, desde que o corpo pertena a algum e tenha destinao especfica (ex.: subtrao de cadver pertencente a uma faculdade de medicina ou a um laboratrio que esteja sendo utilizado em estudos ou pesquisas); fora dessas hipteses, o crime ser o de subtrao de cadver ou parte dele (art. 211). - coisa alheia mvel - fim de assenhoramento definitivo o agente deve ter a inteno de no devolver o bem vtima. ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ a consumao do furto se d quando o objeto tirado da esfera de vigilncia da vtima, e o agente, ainda que por breve espao de tempo, consegue ter sua posse tranquila; por isso, h mera tentativa se o sujeito pega um objeto, mas a vtima sai em perseguio imediata e consegue det-lo. - o agente tenta furtar uma carteira e enfia a mo no bolso errado, no caso da vtima no tiver portando ela crime impossvel. - o furto de uso no crime, ilcito civil, mas o agente deve devolver a coisa no mesmo local e estado em que se encontrava por livre e espontnea vontade, sem ser forado por terceiro. - furto famlico: o praticado por quem, em estado de extrema penria, impelido pela fome a subtrair alimentos ou animais para poder alimentar-se; no h crime nesse caso, pois o agente atuou sob a excludente do estado de necessidade. - furto de bagatela (princpio da insignificncia): o valor da coisa inexpressivo, juridicamente irrelevante (ex.: furtar uma agulha); ocasiona a excluso da tipicidade.

- um ladro furta outro ladro, o primeiro proprietrio sofrer dois furtos, pois a lei penal no protege a posse do ladro. - quando o agente entra na casa de algum para furtar, o crime de violao de domiclio fica absorvido pelo furto (princpio da consuno, segundo o qual o crime-meio absorvido pelo crime-fim). - se o agente, aps furtar, destri o objeto, o crime de dano fica absorvido; trata-se de post factum impunvel, pois no h novo prejuzo vtima. - se o agente, aps furtar, vende o objeto a terceiro de boa-f, tecnicamente haveria dois crimes, pois existem duas vtimas diferentes, uma do furto e outro do crime de disposio de coisa alheia como prpria (art. 171, 2, I) (Damsio E. de Jesus); a jurisprudncia, por razes de poltica criminal, vem entendendo que o subtipo do estelionato fica absorvido, pois com a venda o agente estaria apenas fazendo lucro em relao aos objetos subtrados. - no caso da trombada, se ela s serviu para desviar a ateno da vtima (furto qualificado pelo arrebatamento ou destreza), se houve agresso ou vias de fato contra a vtima (roubo). -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Exerccio arbitrrio das prprias razes Art. 345 - Fazer justia pelas prprias mos, para satisfazer pretenso, embora legtima, salvo quando a lei o permite: Pena - deteno, de 15 dias a 1 ms, ou multa, alm da pena correspondente violncia. nico - Se no h emprego de violncia, somente se procede mediante queixa. Art. 346 - Tirar, suprimir, destruir ou danificar coisa prpria, que se acha em poder de terceiro por determinao judicial ou conveno: Pena - deteno, de 6 meses a 2 anos, e multa. ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ furto / roubo: o 1 crime simples, tem apenas um objeto material, que a coisa, enquanto o 2 crime complexo, tem 2 objetos materiais, a coisa e a pessoa. - furto qualificado (destruio ou rompimento de obstculo) / roubo: no 1 a violncia praticada contra coisa (obstculo), enquanto no 2 ela praticada contra pessoa. - furto / estelionato: no 1 o agente subtrai a coisa da vtima, enquanto que no 2 ela entrega a coisa mediante fraude. - furto / apropriao indbita: no 1 o agente subtrai a coisa da vtima, enquanto que no 2 ele tem a posse da coisa e depois se apropria dela. - a pessoa que devolve intencionalmente troco errado para outra, prtica o crime de furto.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Causas de aumento de pena (furto noturno) 1 - A pena aumenta-se de 1/3, se o crime praticado durante o repouso noturno. - noite: ausncia de luz solar; repouso noturno: perodo em que as pessoas de uma certa localidade descansam, dormem, devendo a anlise ser feita de acordo com as caractersticas da regio (rural, urbana etc.); somente se aplica ao furto simples; prevalece o entendimento de que o aumento s cabvel quando a subtrao ocorre em casa ou em alguns de seus compartimentos (no tem aplicao se ele praticado na rua, em estabelecimentos comerciais etc.) e em local habitado (excluem-se as casas desabitadas, abandonadas, residncia de veraneio na ausncia dos donos, casas que estejam vazias em face de viagem dos moradores etc.). Causas de diminuio de pena (furto privilegiado) 2 - Se o criminoso primrio, e de pequeno valor a coisa furtada, o juiz pode substituir a pena de recluso pela de deteno, diminu-la de 1/3 a 2/3, ou aplicar somente a pena de multa. - autor primrio (aquele que no reincidente; a condenao anterior por contraveno penal no retira a primariedade) e coisa de pequeno valor (aquela que no excede a um salrio mnimo): presente os dois, o juiz deve considerar o privilgio, se apenas um, ele pode considerar; h srias divergncias acerca da possibilidade de aplicao do privilgio ao furto qualificado, sendo a opinio majoritria no sentido de que ela no possvel porque a gravidade desse delito incompatvel com as conseqncias muito brandas do privilgio, mas existe entendimento de que deve ser aplicada conjuntamente, j que a lei no veda tal hiptese. 3 - Equipara-se coisa mvel a energia eltrica ou qualquer outra que tenha valor econmico (energia trmica, mecnica, nuclear, gentica - ex.: subtrao de smen). Formas qualificadas (furto qualificado)

4 - A pena de recluso de 2 a 8 anos, e multa, se o crime cometido: I - com destruio ou rompimento de obstculo subtrao da coisa; - a violncia deve ser contra o obstculo e no contra a coisa; a simples remoo do obstculo e o fato de desligar um alarme no qualificam o crime. II - com abuso de confiana, ou mediante fraude, escalada ou destreza; - abuso de confiana: que a vtima, por algum motivo, deposite uma especial confiana no agente (amizade, parentesco, relaes profissionais etc.) e que o agente se aproveite de alguma facilidade decorrente dessa confiana para executar a subtrao - ex.: furto praticado por empregada que trabalha muito tempo na casa; se o agente pratica o furto de uma maneira que qualquer outra pessoa poderia t-lo cometido, no haver a qualificadora. - mediante fraude: o artifcio, o meio enganoso usado pelo agente, capaz de reduzir a vigilncia da vtima e permitir a subtrao do bem - ex.: o uso de disfarce ou de falsificaes; a jurisprudncia vem entendendo existir o furto qualificado mediante fraude na hiptese em que algum, fingindo-se interessado na aquisio de um veculo, pede para experiment-lo e desaparece com ele. - escalada: a utilizao de via anormal para adentrar no local onde o furto ser praticado; a jurisprudncia vem exigindo para a concretizao dessa qualificadora o uso de instrumentos, como cordas, escadas ou, ao menos, que o agente tenha necessidade de realizar um grande esforo para adentrar no local (transpor um muro alto, janela elevada, telhado etc.); a escavao de tnel utilizao de via anormal; quem consegue ingressar no local do crime pulando um muro baixo ou uma janela trrea no incide na forma qualificada. - destreza: a habilidade fsica ou manual que permite ao agente executar uma subtrao sem que a vtima perceba que est sendo despojada de seus bens; tem aplicao quando a vtima traz seus pertences junto a si, pois apenas nesse caso que a destreza tem relevncia (no bolso do palet, em uma bolsa, um anel, um colar etc.); se a vtima percebe a conduta do sujeito, no h a qualificadora, haver tentativa de furto simples; se a conduta do agente vista por terceiro, que impede a subtrao sem que a vtima perceba o ato, h tentativa de furto qualificado pela destreza; se a subtrao feita em pessoa que esta dormindo ou embriagada, existe apenas furto simples, pois no necessrio habilidade para tal subtrao. III - com emprego de chave falsa; - chave falsa: a imitao da verdadeira, obtida de forma clandestina (cpia feita sem autorizao); qualquer instrumento, com ou sem forma de chave, capaz de abrir uma

fechadura sem arromb-la (ex.: grampos, "mixas, chaves de fenda, tesouras etc.); no se aplica essa qualificadora na chamada ligao direta. IV - mediante concurso de duas ou mais pessoas. - concurso de duas ou mais pessoas: basta saber que o agente no agiu sozinho; prevalece na jurisprudncia o entendimento de que a qualificadora atinge todas as pessoas envolvidas na infrao penal, ainda que no tenham praticado atos executrios e mesmo que uma s tenha estado no locus delicti; essa qualificadora no poder ser aplicada juntamente com o crime de quadrilha ou bando (artigo 288) (unio permanente de pelo menos quatro pessoas com o fim de cometer infraes reiteradamente; crime formal e consuma-se com o mero acordo de vontades entre seus integrantes, mesmo que no consigam executar qualquer delito), uma vez que constituiria bis in idem. - se forem reconhecidas duas ou mais qualificadoras, uma delas servir para qualificar o furto e as demais sero aplicadas como circunstncias judiciais, j que o artigo 59 estabelece que, na fixao da pena-base, o juiz levar em conta as circunstncias do crime, e todas as qualificadoras do 4 referem-se aos meios de execuo (circunstncias) do delito. 5 - A pena de recluso de 3 a 8 anos, se a subtrao for de veculo automotor que venha a ser transportado para outro Estado ou para o exterior. - trata-se de qualificadora que, ao contrrio de todas as demais, no se refere ao meio de execuo do furto, mas sim a um resultado posterior, qual seja, o transporte do veculo automotor para outro Estado da Federao ou para outro pas; somente ter aplicao quando, por ocasio do furto, j havia inteno de ser efetuado tal transporte; sendo assim, uma pessoa que no teve qualquer participao anterior no furto e contratada posteriormente apenas para efetivar o transporte responde pelo crime de receptao, e no pelo furto qualificado, que somente existir para os verdadeiros responsveis pela subtrao; se o servio de transporte j havia sido contratado antes da subtrao, haver furto qualificado tambm para o transportador, pois este, ao aceitar o encargo, teria estimulado a prtica do furto e, assim, concorrido para o delito; essa qualificadora somente se aperfeioa quando o veculo automotor efetivamente transpe a divisa de Estado ou a fronteira com outro pas; a tentativa somente possvel se o agente, estando prximo da divisa, apodera-se de um veculo e perseguido de imediato at que transponha o marco divisrio entre os Estados, mas acaba sendo preso sem que tenha conseguido a posse tranqila do bem; o reconhecimento dessa qualificadora afasta a aplicao das do 4, j que o delito um s, e as penas previstas em abstrato so diferentes; mas por elas se referirem ao meio de execuo do delito, podero ser apreciadas como circunstncias judiciais na fixao da penabase (art. 59). FURTO DE COISA COMUM Art. 156 - Subtrair o condmino, co-herdeiro ou scio (crime prprio), para si ou para outrem, a quem legitimamente a detm, a coisa comum:

Pena - deteno, de 6 meses a 2 anos, ou multa. Ao penal 1 - Somente se procede mediante representao. Excludente de ilicitude 2 - No punvel a subtrao de coisa comum fungvel ( aquela que pode ser substituda por outra da mesma espcie, quantidade e qualidade), cujo valor no excede a quota a que tem direito o agente. CAPTULO II DO ROUBO E DA EXTORSO ROUBO Art. 157 - Subtrair coisa mvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaa ou violncia a pessoa, ou depois de hav-la, por qualquer meio, reduzido impossibilidade de resistncia: Pena - recluso, de 4 a 10 anos, e multa. ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ grave ameaa: a promessa de uma mal grave e iminente (de morte, de leses corporais, de praticar atos sexuais contra a vtima de roubo etc.); a simulao de arma e a utilizao de arma de brinquedo constituem grave ameaa; tem-se entendido que o fato do agente abordar a vtima de surpresa gritando que se trata de um assalto e exigindo a entrega dos bens, constitui roubo, ainda que no tenha sido mostrada qualquer arma e no tenha sido proferida ameaa expressa, j que, em tal situao, a vtima sente-se atemorizada pelas prprias circunstncias da abordagem. - violncia contra a pessoa: caracteriza-se pelo emprego de qualquer desforo fsico sobre a vtima a fim de possibilitar a subtrao (ex.: socos, pontaps, facada, disparo de arma de fogo, paulada, amarrar a vtima, violentos empurres ou trombadas - se forem leves, desferidos apenas para desviar a ateno da vtima, de acordo com a jurisprudncia, no caracteriza o roubo). - qualquer outro meio que reduza a vtima incapacidade de resistncia: ex.: uso de sonferos, hipnose, superioridade numrica etc. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- um crime complexo, pois atinge mais de um bem jurdico: o patrimnio e a liberdade individual (no caso de ser empregada

grave ameaa) ou a integridade corporal (nas hipteses de violncia). so sujeitos passivos, o proprietrio, o possuidor ou detentor da coisa, bem como qualquer outra pessoa que seja atingida pela violncia ou grave ameaa. - se o agente emprega grave ameaa concomitantemente contra duas pessoas, mas subtrai objetos de apenas uma delas, pratica crime nico de roubo, j que apenas um patrimnio foi lesado; no obstante, esse crime possui duas vtimas. - se o agente, em um s contexto ftico, emprega grave ameaa contra duas pessoas e subtrai objetos de ambas, responde por dois crimes de roubo em concurso formal, j que houve somente uma ao (ainda que composta de dois atos) - ex.: assaltante que entra em nibus, subjuga vrios passageiros e leva seus pertences. - se o agente aborda uma s pessoa e apenas contra ela emprega grave ameaa, mas com esta conduta subtrai bens de pessoas distintas que estavam em poder da primeira, comete crimes de roubo em concurso formal, desde que o roubador tenha conscincia de que est lesando patrimnios autnomos - ex.: assaltante que aborda o funcionrio do caixa de um banco e leva dinheiro da instituio, bem como o relgio de pulso do funcionrio, tem total cincia de que est lesando patrimnios distintos. --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 1 - Na mesma pena incorre quem, logo depois de subtrada a coisa, emprega violncia contra pessoa ou grave ameaa, a fim de assegurar a impunidade do crime ou a deteno da coisa para si ou para terceiro. - no roubo prprio (caput), a violncia ou grave ameaa so empregadas antes ou durante a subtrao, pois constituem meio para que o agente consiga efetiv-la; no roubo imprprio ( 1), o agente inicialmente quer apenas praticar

um furto e, j se tendo apoderado do bem, emprega violncia ou grave ameaa para garantir a impunidade do furto que estava em andamento ou assegurar a deteno do bem. - o roubo prprio pode ser cometido mediante violncia, grave ameaa ou qualquer outro meio que reduza a vtima incapacidade de resistncia; o roubo imprprio no admite a frmula genrica por ltimo mencionada, somente podendo ser cometido mediante violncia ou grave ameaa. - o roubo prprio consuma-se, segundo entendimento do STF, no exato instante em que o agente, aps empregar a violncia ou grave ameaa, consegue apoderar-se do bem da vtima, ainda que seja preso no prprio local, sem que tenha conseguido a posse tranqila da res furtiva (ou res furtivae - pl.); o roubo imprprio consuma-se no exato momento em que empregada a violncia ou a grave ameaa, mesmo que o sujeito no consiga atingir sua finalidade de garantir a impunidade ou assegurar a posse dos objetos subtrados. - o princpio da insignificncia no aceito no roubo. Causas de aumento de pena 2 - A pena aumenta-se de 1/3 at 1/2: I - se a violncia ou ameaa exercida com emprego de arma (prpria ou imprpria); - a aplicao da majorao s se justifica quando a arma tem real potencial ofensivo. II - se h o concurso de duas ou mais pessoas (v. comentrios ao art. 155, 4, IV); III - se a vtima est em servio de transporte de valores e o agente conhece tal circunstncia; - ex.: roubo a carro-forte, a office-boys que carregam valores para depsito em banco, a veculos utilizados por empresas para carregar dinheiro ou pedras preciosas etc. IV - se a subtrao for de veculo automotor que venha a ser transportado para outro Estado ou para o exterior (v. comentrios ao art. 155, 5); V - se o agente mantm a vtima em seu poder, restringindo sua liberdade.

- se a vtima mantida em poder do assaltante por breve espao de tempo, to-somente para possibilitar sua fuga do local da abordagem, incidir essa qualificadora (ex.: agente aborda pessoa que sai do caixa eletrnico e a c

Vous aimerez peut-être aussi