Vous êtes sur la page 1sur 5

A Terra se formou h mais ou menos 4,5 bilhes de anos.

Ao longo desse tempo, ela sofreu inmeras transformaes Para estudar a longa vida de nosso planeta, conhecida como tempo geolgico, dividiuse o tempo em unidades chamadas eras. As eras, por sua vez, foram divididas em perodos, e os perodos em pocas. Poder-se-ia comparar as eras, perodos e pocas aos anos, meses e semanas de nosso tempo. Cada era se caracteriza pela forma como se encontravam distribudos os continentes e os oceanos, e pelo tipo de organismos que neles viviam. As eras geolgicas so: Pr-Cambriana (a mais antiga), Paleozica, Mesozica e Cenozica (a mais recente). Era Primitiva ou Proterozica ou Pr-Cambriana Se dividiu em Perodos Arqueano e Algonquiano. Nessa era ocorreu formao de grande parte das rochas que recobrem o planeta. Essa fase foi marcada por muitas erupes vulcnicas e terremotos. No final surgiram os primeiros seres vivos, nos fundos dos oceanos. Era Primria ou Paleozica Se dividiu em Perodos Cambriano, Ordoviciano, Siluriano, Devoniano, Carbonfero e Permiano. Durou mais de 380 milhes de anos. Os peixes proliferaram nos mares, enquanto grandes florestas cobriram boa parte do planeta. Era Secundria ou Mesozica Se dividiu em Perodos Trissico, Jurssico e Cretceo. Durou cerca de 140 milhes de anos. Em meio a terremotos e erupes vulcnicas, apareceram rpteis gigantescos, como os dinossauros e mais tarde, os primeiros mamferos e aves. Era Cenozica iniciou-se h cerca de 60 milhes de anos, dividindo-se em dois perodos: a) Perodo Tercirio quando os continentes assumiram a forma que hoje possuem. Nesse perodo, constituram-se as grandes cordilheiras conhecidas atualmente (Himalaia, Andes, Alpes, Montanhas Rochosas e outras) e surgiram animais como o cavalo, o mamute e outros mamferos. b) Perodo Quaternrio abrange o ultimo milho de anos, quando extensas camadas de gelo se formaram em torno do plo norte, estendendo-se por grande parte da Amrica do Norte, da Europa e da sia. Nesse perodo, deu-se o aparecimento do homem sobre a Terra. Durante o perodo de formao da Terra o planeta foi atingido por inmeros meteoros de vrios tamanhos, que elevaram substancialmente a temperatura da superfcie, formando um grande oceano de magma incandescente. Os materiais mais pesados afundaram e formaram o NCLEO ou ENDOSFERA, os mais leves ficaram prximos a superfcie, formando uma grande camada intermediria, conhecida como MANTO ou MESOSFERA e camada mais superficial formada por silcio, alumnio e magnsio, conhecida como LITOSFERA ou CROSTA terrestre.

Logo abaixo da litosfera, encontramos uma camada intermediria entre a crosta e o manto, denominada ASTENOSFERA, camada onde o material est quase sob estado de fuso e sobre o qual deslizam as placas tectnicas. Mais interiormente a MESOSFERA, tambm chamada de MANTO, podendo ser dividido em MANTO SUPERIOR e MANTO INFERIOR. E a 2.900 Km de profundidade temos o NCLEO ou ENDOSFERA formado essencialmente por nquel e ferro

Atravs de investigaes geofsicas atravs da propagao de ondas ssmicas, revelaram algumas alteraes na velocidade dessas ondas indicando diferenas qumicas entre uma camada e outra, a chamadas descontinuidades. Assim entre a Litosfera e a Astenosfera temos a descontinuidade de Mohorovicic e entre a Mesosfera e a Endosfera a descontinuidade de Gutemberg. A crosta formada por rochas e solos, podendo ser as rochas definidas como agrupamentos de compostos qumicos minerais. Solos so a parte exterior da crosta que est em contato direto e indireto com os agentes naturais. Quanto origem, as rochas podem ser classificadas em magmticas, sedimentares ou metamrficas.

ROCHAS MAGMTICAS, CRISTALINAS OU IGNEAS

ROCHA INTRUSIVA - GRANITO EXTRUSIVA - BASALTO

ROCHA

Rochas gneas, cristalinas ou magmticas formamse pelo resfriamento e solidificao dos minerais da crosta terrestre, que se encontram derretidos no interior da Terra, ou seja, o magma. Como os minerais ao passar do estado lquido para o slido se agrupam, tendem a formar cristais, so tambm chamadas de rochas cristalinas, podendo ser classificadas de intrusivas ou plutnicas quando o magma se resfria lentamente no interior da Terra (ex.: cristais e pedras preciosas), ouextrusivas ou vulcnicas quando o magma se solidifica rapidamente na superfcie, expelido pelas erupes vulcnicas (ex.: basalto).

ROCHAS METAMRFICAS

Rochas Metamrficas so as que resultam da transformao de outras rochas, pela ao do calor ou da presso do interior da Terra adquirindo outra estrutura. Essas transformaes acontecem devido a presso ou temperatura muito elevadas (ex.: mrmore, gnaisse e ardsia).

ROCHAS SEDIMENTARES

ROCHA SEDIMENTAR DETRITICA - ARENITO ORGNICA - CALCARIO

ROCHA SEDIMENTAR

Rochas Sedimentares So as que se formam por acumulao de materiais desgastados de outras rochas ou de restos de vegetais ou animais, atravs da compactao de sedimentos provenientes da eroso, do transporte e deposio de minerais (arenito e calcrio). Podem ser de compactao de resduos de outras rochas denominadas detrtica (arenito), orgnica (calcrio e carvo) ou qumica (estalagmites e estalactites), por exemplo.

PRINCIPAIS FORMAS DE RELEVO


http://conexaogeografia.hdfree.com.br/estrutura_geologica.htm

Vous aimerez peut-être aussi