Vous êtes sur la page 1sur 9

O testemunho de um professor do ensino secundrio a propsito da construo da Grande Mentira Ramiro Marques Convido os leitores a lerem esta carta.

a carta de um professor de Fsica e Qumica de uma escola secundria do Norte do Pas que passou pela experincia de leccionar nos Cursos de Educao e Formao (CEF`s). Convm lembrar que os CEF`s foram apresentados pelo Governo como um exemplo a seguir por toda a Unio Europeia. Testemunhos como este so cada vez mais difceis de obter dado o clima de medo que se vive nas escolas bsicas e secundrias. Por ser um testemunho raro e difcil de obter, esta carta merece ser lida e divulgada por todos os cidados que teimam em ver a escola como uma comunidade onde se ensina e aprende e onde se adquirem prudncia) temperana, as e virtudes as coragem, intelectuais do compaixo, (inteligncia, (justia, respeito, sabedoria e virtudes carcter generosidade,

responsabilidade,

verdade, etc.) evidente que muitas escolas pblicas do nosso Pas deixaram de ser comunidades educativas onde se cultivam as virtudes intelectuais intelectuais e as virtudes do carcter. Tornaramse uma coisa totalmente diferente, uma coisa onde os professores tm cada vez mais dificuldade em ensinar e onde os alunos no conseguem aprender. Este testemunho ajuda-nos a perceber o processo de construo da GRANDE MENTIRA. Chamo GRANDE MENTIRA aos processos de engenharia social e de engenharia estatstica que, nos ltimos anos, tm sido conduzidos tendo em vista a promoo das progresses administrativas nos ensinos bsico e secundrio e a concesso de diplomas sem que os alunos faam prova de terem cumprido um percurso escolar mnimo ou de estarem sujeitos a uma avaliao do desempenho com o mnimo de rigor e verdade.

Exemplos de instrumentos usados para a construo da Grande Mentira: presses sobre os professores para garantirem a progresso automtica de todos os alunos; artifcios que tornem quase impossvel a reprovao de um aluno por faltas; CEF`s nos quais os alunos obtm o diploma do 9 ano de escolaridade em menos de um ano; mecanismos de certificao de competncias profissionais que, com base num simples porteflio, dem a equivalncia ao 9 ano e ao 12 ano sem que os alunos sejam avaliados, com o mnimo de rigor, em Portugus e em Matemtica. Poderia dar muitos outros exemplos. Todo o Processo de Bolonha tem vindo a constituir um outro mecanismo para a construo da Grande Mentira. Na maior parte dos casos, assistimos a um downgrade dos cursos, com a transformao das licenciaturas de 4 e 5 anos em bacharelatos de 3 anos e a transformao dos mestrados em meras licenciaturas. A GRANDE MENTIRA est em marcha e h-de conduzir o nosso Pas ao primeiro lugar europeu nos nveis de escolaridade, ainda que para tal seja necessrio criar uma autntica legio de licenciados semianalfabetos. O processo est em marcha.

Carta de um PROFESSOR ao PRESIDENTE Carta aberta ao Senhor Presidente da Repblica Portuguesa lhavo, 22 de Outubro de 2007 Senhor Presidente da Repblica Portuguesa Excelncia: Disse V. Excia, no discurso do passado dia 5 de Outubro, que os professores precisavam de ser dignificados e eu ouso acrescentar:

"Talvez V. Excia no saiba bem quanto!"

1. Sou professor h mais de trinta e seis anos e no ano passado tive o primeiro contacto com a maior mentira e o maior engano (no lhe chamo fraude porque talvez lhe falte a "m-f") do ensino em Portugal que d pelo nome de Cursos de Educao e Formao (CEF). A mentira comea logo no facto de dois anos nestes cursos darem equivalncia ao 9 ano, isto , aldrabando a Matemtica, dois igual a trs! Um aluno pode faltar dez, vinte, trinta vezes a uma ou a vrias disciplinas (mesmo estando na escola) mas, com aulas de remediao, de recuperao ou de compensao (chamem-lhe o que quiserem mas sero sempre sucedneos de aulas e nunca aulas verdadeiras como as outras) fica sem faltas. Pode ter cinco, dez ou quinze faltas disciplinares, pode inclusive ter sido suspenso que no fim do ano fica sem faltas, fica puro e imaculado como se nascesse nesse momento. Qual a mensagem que o aluno retira deste procedimento? Que pode fazer tudo o que lhe apetecer que no final da ano desce sobre ele uma luz divina que o purifica ao contrrio do que na vida acontece. Como se v claramente no pode haver melhor incentivo irresponsabilidade do que este.

2. Actualmente sinto vergonha de ser professor porque muitos alunos podem este ano encontrar-me na rua e dizerem: "L vai o palerma que se fartou de me dizer para me portar bem, que me dizia que podia reprovar por faltas e, afinal, no me aconteceu nada disso. Grande estpido!"

3. muito fcil falar de alunos problemticos a partir dos gabinetes mas a distncia que vai deles at s salas de aula

abissal. E -o porque quando os responsveis aparecem numa escola levam atrs de si (ou sua frente, tanto faz) um magote de televises e de jornais que se atropelam uns aos outros. Deviam era aparecer nas escolas sem avisar, sem jornalistas, trazer o seu carro particular e no terem lugar para estacionar como acontece na minha escola. Quando aparecem fazem-no com crianas escolhidas e pagas por uma empresa de casting para ficarem bonitos (as crianas e os governantes) na televiso. Os nossos alunos no so recrutados dessa maneira, no so louros, no tm caracis no cabelo nem vestem roupa de marca. Os nossos alunos entram na sala de aula aos berros e aos encontres, trazem vestidas camisolas interiores cavadas, cheiram a suor e a outras coisas e tm os dentes em msero estado. Os nossos alunos esto em estado bruto, esto tal e qual a Natureza os fez, cresceram como silvas que nunca viram uma tesoura de poda. Apesar de terem 15/16 anos parece que nunca conviveram com gente civilizada. No fazem distino entre o recreio e o interior da sala de aula onde entram de bon na cabea, headphones nos ouvidos continuando as conversas que traziam do recreio. Os nossos alunos entram na sala, sentam-se na cadeira, abrem as pernas, deixam-se escorregar pela cadeira abaixo e no trazem nem esferogrfica nem uma folha de papel onde possam escrever seja o que for. Quando lhes digo para se sentarem direitos, para se desencostarem da parede, para no se virarem para trs olham-me de soslaio como que a dizer "Olha-me este!" e passados alguns segundos esto com as mesmas atitudes.

4. Eu no quero alunos perfeitos. Eu quero apenas alunos

normais!!! Alunos que ao serem repreendidos no contradigam o que eu disse e que ao serem novamente chamados razo no voltem a responder querendo ter a ltima palavra desafiando a minha autoridade, no me respeitando nem como pessoa mais velha nem como professor. Se nunca tive de aturar faltas de educao aos meus filhos por que que heide aturar faltas de educao aos filhos dos outros? O Estado paga-me para ensinar os alunos, para os educar e ajudar a crescer; no me paga para os aturar! Quem vai conseguir dar aulas a alunos destes at aos 65 anos de idade? Actualmente s vai para professor quem no est no seu juzo perfeito mas se o estiver, em cinco anos (ou cinco meses bastaro?...) os alunos se encarregaro de lhe arruinar completamente a sanidade mental. Eu quero alunos que no falem todos ao mesmo tempo sobre coisas que no tm nada a ver com as aulas e quando peo a um que se cale ele no me responda: "Por que que me mandou calar a mim? No v os outros tambm a falar?" Eu quero alunos que no faam comentrios despropositados de modo a que os outros se riam e respondam ao que eles disseram ateando o rastilho da balbrdia em que ningum se entende. Eu quero alunos que no me obriguem a repetir em todas as aulas "Entram, sentam-se e calam-se!" Eu quero alunos que no usem artes de ventrloquo para assobiar, cantar, grunhir, mugir, roncar e emitir outros sons. claro que se eu no quisesse dar mais aula bastaria perguntar quem tinha sido e no sairia mais dali pois ningum assumiria a responsabilidade. Eu quero alunos que no desconheam a existncia de expresses como "obrigado", "por favor" e "desculpe" e que as usem sempre que

o seu emprego se justifique. Eu quero alunos que ao serem chamados a participar na aula no me olhem com enfado dizendo interiormente "Mas o que que este quer agora?" e demorem uma eternidade a disponibilizar-se para a tarefa como se me estivessem a fazer um grande favor. Que fique bem claro que os alunos no me fazem favor nenhum em estarem na aula e a portarem-se bem. Eu quero alunos que no estejam constantemente a receber e a enviar mensagens por telemvel e a recusarem-se a entregar-mo quando lho peo para terminar esse contacto com o exterior pois esse aluno "no est na sala", est com a cabea em outros mundos. Eu sou um trabalhador como outro qualquer e como tal exijo condies de trabalho! Ora, como que eu posso construir uma frase coerente, como que eu posso escolher as palavras certas para ser claro e convincente se vejo um aluno a balouar-se na cadeira, outro virado para trs a rir-se, outro a mexer no telemvel e outro com a cabea pousada na mesa a querer dormir? Quando as aulas so apoiadas por fichas de trabalho gostaria que os alunos, ao sair da sala, no as amarrotassem e deitassem no cesto do lixo mesmo minha frente ou no as deixassem "esquecidas" em cima da mesa. Nos ltimos cinco minutos de uma aula disse aos alunos que se aproximassem da secretria pois iria fazer uma experincia ilustrando o que tinha sido explicado e eles puseram os bons na cabea, as mochilas s costas e encaminharam-se todos em grande conversa para a porta da sala espera que tocasse. Disse-lhes: "Meus meninos, a aula ainda no acabou! Cheguem-se aqui para verem a experincia!" mas nenhum deles se moveu um milmetro!!! Como possvel, com alunos destes, criar a empatia necessria para uma aula bem sucedida? por estas e por outras que eu NO ADMITO A NINGUM, RIGOROSAMENTE A NINGUM, que ouse pensar, insinuar ou dizer que se os

meus alunos no aprendem a culpa minha!!! 5. No ano passado tive uma turma do 10 ano dum curso profissional em que um aluno, para resolver um problema no quadro, tinha de multiplicar 0,5 por 2 e este virou-se para os colegas a perguntar quem tinha uma mquina de calcular!!! No mesmo dia e na mesma turma outro aluno tambm pediu uma mquina de calcular para dividir 25,6 por 1. Estes alunos podem no saber efectuar estas operaes sem mquina e talvez tenham esse direito. O que no se pode dizer que so alunos de uma turma do 10 ano!!! Com este tipo de qualificao dada aos alunos no me admira que, daqui a dois ou trs anos, estejamos frente de todos os pases europeus e do resto do mundo. Talvez estejamos s que os alunos continuaro a ser brutos, burros, ignorantes e desqualificados mas com um diploma!!!

6. So estes os alunos que, ao regressarem escola, tanto orgulho do ao Governo. S que ningum diz que os Cursos de Educao e Formao so enormes ecopontos (no sejamos hipcritas nem tenhamos medo das palavras) onde desaguam os alunos das mais diversas provenincias e com histrias de vida escolar e familiar de arrepiar desde vrias repetncias e inmeras faltas disciplinares at famlias irresponsveis. Para os que tm traumas, doenas, carncias, limitaes e dificuldades vrias h mdicos, psiclogos, assistentes sociais e outros tcnicos, em quantidade suficiente, para os ajudar e complementar o trabalho dos professores? H alunos que tm o sublime descaramento de dizer que no andam na escola para estudar mas para "tirar o 9 ano". Outros h que, simplesmente, no sabem o que andam a fazer na escola E, por ltimo, existem os que se passeiam na escola s para boicotar as aulas e para infernizar a vida aos professores. Quem

que consegue ensinar seja o que for a alunos destes? E por que que eu tenho de os aturar numa sala de aula durante perodos de noventa e de quarenta e cinco minutos por semana durante um ano lectivo? A troco de qu? Da gratido da sociedade e do reconhecimento e do apreo do Ministrio no , de certeza absoluta!

7. Eu desafio seja quem for do Ministrio da Educao (ou de outra rea da sociedade) a enfrentar ( o verbo mesmo esse, "enfrentar", j que de uma luta se trata), durante uma semana apenas, uma turma destas sozinho, sem jornalistas nem guarda-costas, e cumprir um horrio de professor tentando ensinar um assunto qualquer de uma unidade didctica do programa escolar. Eu quero saber se ao fim dessa semana esse ilustre voluntrio ainda estar com vontade de continuar. E no me digam que isto demagogia porque demagogia falar das coisas sem as conhecer e a realidade escolar est numa sala de aula com alunos de carne, osso e odores e no num gabinete onde esses alunos so nmeros num mapa de estatstica e eu sei perfeitamente que o que o Governo quer so nmeros para esse mapa, quer os alunos saibam estar sentados numa cadeira ou no (saber ler e explicar o que leram seria pedir demasiado pois esse conhecimento justificaria equivalncia, no ao 9 ano, mas a um bacharelato). preciso que o Ministrio diga aos alunos que a aprendizagem exige esforo, que aprender custa, que aprender "di"! preciso dizer aos alunos que no basta andar na escola de telemvel na mo para memorizar conhecimentos, aprender tcnicas e adoptar posturas e comportamentos socialmente correctos.

Se V.Excia achar que eu sou pessimista e que estou a perder a sensibilidade por estar em contacto dirio com este tipo de jovens pergunte a opinio de outros professores, indague junto das escolas,

mande algum saber. Mas tenha cuidado porque estes cursos so uma mentira

Permita-me discordar de V. Excia mas dizer que os professores tm de ser dignificados pouco, muito pouco mesmo Atenciosamente Domingos Freire Cardoso Professor de Cincias Fsico-Qumicas Rua Jos Antnio Vidal, n 25 C 3830 - 203 LHAVO Tel. 234 185 375 / 93 847 11 04 E-mail: dfcardos@gmail.com

Vous aimerez peut-être aussi