Vous êtes sur la page 1sur 79

Analisando os smbolos astrolgicos A partir de agora, estudaremos os smbolos astrolgicos, voltando a lembrar que a as trologia uma lngua, quanto

o mais voc aprende mais se desenvolve. Por isso em todas as lies pro cure descobrir como o que foi dito se aplica a voc, aos seus amigos, conhecidos... como por exem plo: com qual elemento e modalidade eu me identifico mais? Tenho carncia de algum? Quais so as minhas pos ies planetrias por signo e casa? Entre outras coisas. Voc pode se divertir, tentando analisar pe rsonagens das novelas, filmes, livros, peas, desenho animado e at mesmo observando estranhos na rua, faze ndo disso uma espcie de passatempo voc estar se divertindo ao mesmo tempo que comea a compreender os outros, se livrando aos poucos da intolerncia, que uma das principais responsveis pelos pr oblemas relacionamentos entre as pessoas. Quantas vezes voc j no sofreu, ou no se irritou simplesmente por no entender o comportamento dos outros? Compreendendo os outros, voc se chateia e se magoa me nos, podendo ento agir de uma forma mais construtiva, at mesmo porque este exerccio ajuda a aume ntar a inteligncia, a intuio, capacidade de reparar em pequenos detalhes, a entender o que est por trs dos problemas; o que sem dvida nenhuma ajudar nas suas resolues. Vale lembrar que sempre bom estudar outros livros de astrologia, estudando a viso de outros astrlogos, para que se aprofunde mais ainda. Porm lembre-se que mais importante que as minha s observaes e de outros astrlogos, a sua a mais importante. o seu jeito de encarar as coisas que vai guiar a sua vida! voc que tem que saber o que verdadeiro para voc. No adianta seguir cega mente a algum, isso dificilmente vai fazer o seu potencial se desenvolver, esse um trabalho que s voc pode fazer. Esse livro na verdade um curso de alfabetizao astrolgica. Voc est lendo, porque foi a lfabetizado na lngua portuguesa. Mas como foi o comeo desse processo? A primeira coisa foi ser apresentado ao alfabeto, nmeros, sinais de pontuao, etc. Sem isso voc nunca saberia ler ou escre ver em portugus. Depois voc aprendeu que dependendo do jeito como esses smbolos esto agrupados eles querem dizer algo, como as palavras e frases do texto que voc est lendo. Exatamente o mesmo ocorre com a astrologia. Voc aprende a conhecer os smbolos astr olgicos e o que eles querem dizer quando aparecem num determinado jeito, ao escrever ou le r um mapa astral. No confunda astrologia (esse conhecimento, que visa nos ajudar a entender ao home m), com astromancia (que tentar usar a astrologia, para fazer previses). O que voc vai aprender aqui, a astrologia,

um conhecimento que independe inclusive do fato dos astros influenciarem ou no as nossas vidas, para melhorar as nossas vidas. Introduo astrologia Para comear a entender a astrologia, necessrio que voc comece a imaginar a sua vida e a dos outros como se fosse uma pea que est sendo encenada. Os planetas so os atores, os signos os personagens que os atores estariam interpr etando na sua histria. As casas astrolgicas seriam o lugar no palco onde os atores/personagens estariam, os aspectos astrolgicos representariam como os atores interagem na sua pea. Alguns atores so mais apropriados para certos papis, mas no para outros. O mesmo va le para os locais no palco. Alguns personagens no interagem bem. Outros at se relacionam bem, mas por causa dos personagens, que esto representando, a qumica entre eles pode deixar a desejar . Com outros atores e personagens tudo pode correr as mil maravilhas. Independente disso tudo se a pea tiver um bom diretor (voc), que saiba transformar algo que aparentemente for negativo em algo produtiv o, e que saiba utilizar

o que j naturalmente estruturado, a pea ficar tima, caso contrrio ser um desastre, se do um disperdcio de tempo e recursos. Domiclio, exlio, exaltao e queda Signo Domiclio Exlio Exaltao Queda ries Marte Vnus Sol Saturno Touro Vnus Mar/Pluto Lua ______ Gmeos Mercrio Jpiter _____ ______ Cncer Lua Saturno Jpiter Marte Leo Sol Sat/ Urano _____ Mercrio Virgem Mercrio Jup/Netuno _____ Vnus Libra Vnus Marte Saturno Sol Escorpio Mar/Pluto Vnus _____ Lua Sagitrio Jpiter Mercrio _____ ______ Capricrnio Saturno Lua Marte Jpiter Aqurio Sat/Urano Sol Mercrio ______ Peixes Jup/Netuno Mercrio Vnus ______ Um planeta est em domiclio quando est no signo que ele rege. como um ator que est re presentando um papel que tem muito a ver com ele e com o qual ele tem uma grande empatia. Po r isso ele est muito a vontade no papel. Quando isso acontece, tudo de positivo e negativo, rep resentado pelo planeta, tende a ter mais facilidade de se expressar. Um planeta est em exlio, quando est no signo oposto ao que rege. Agora o ator se de para com um personagem com a qual ele no entende. No h empatia. Ele e seu personagem so muito di ferentes, conseqentemente acabar dando pouco de si, pois est fazendo o personagem mais por fa zer. Por isso a caractersticas dos personagens se sobressaem sobre a dele. O planeta em exlio perd e um pouco da sua fora natural para se adaptar ao signo onde est. Um planeta est exaltado quando a sua energia natural se combina muito bem com o s igno onde est. Aqui o ator e o personagem no tm empatia, mas a personalidade do ator acaba enriqu ecendo o perfil do personagem, lhe dando caractersticas extras, que tornam ambos mais atraentes p ara o pblico. Um signo est em queda, quando est num signo que muda completamente a sua natureza. como o ator que no convence num papel, ou convence tanto que voc no o reconhece. Ao contrrio do que pode parecer um planeta em domiclio, exaltao no quer dizer algo bo m, assim como um planeta em exlio ou queda seja algo ruim, isso mais uma questo do quanto v oc usa e tem conscincia das foras envolvidas.

H uma correspondncia entre os signos e as casas Primeira Casa Segunda Casa Terceira Casa Quarta Casa Quinta Casa Sexta Casa Stima Casa Oitava Casa Nona Casa Dcima Casa Dcima Primeira Dcima Segunda O mesmo relativo a domiclio, exlio, exaltao e queda de um planeta por signo, e vale para um planeta na casa correspondente ao signo. Por exemplo: marte est domiciliado na pr imeira casa, em exlio na stima, em exaltao na dcima e em queda na quarta. Posio dos signos por casa Apesar de um signo no estar em domiclio, exlio, exaltao ou queda numa casa, sempre bo m lembrar que ries est mais vontade na primeira e na dcima casa, que na stima, ou na q uarta, j que h uma associao entre um signo, a casa correspondente e o planeta que o rege.

necessrio ressaltar, que os signos de domiclio e exaltao no so os nicos signos em qu m planeta se sente vontade, nem os signos de exlio e queda no so os nicos, em que um p laneta no se encaixa muito bem, por isso necessrio entender o que significam o signo, o planet a e a casa, para que voc possa entender o que est acontecendo. Voltemos associao entre a astrologia e o portugus. Se voc lesse as seguintes frases: O livro est na biblioteca. O livro est no forno. O livro (planeta) estar na biblioteca (signo ou casa), no lhe causa espanto, afin al este um lugar adequado para um livro. J o livro estar no forno, algo diferente, j que o livro nu m forno, pode queimar, ou ficar engordurado por acidente. Sem falar que pode ficar esquecido se o dono o guardou no forno, porque no o usa pra cozinhar. O sol na quinta casa, pode manifestar mais suas caractersticas solares, no que na dcima primeira. Mas repito: isso no sinnimo de algo bom ou ruim. Algum com o livro guardado no forn o pode utilizlo melhor que algum que o guarde numa biblioteca, esquecido e juntando poeira.

Os elementos e as modalidades Estas so as duas formas de se agrupar os signos. Os elementos de um signo representam a forma como a energia dele se manifesta. A ssociando os signos a personagens de uma pea, os 4 elementos nos dariam o temperamento dos per sonagens: os os os os esquentadinhos (fogo) prticos (terra) intelectuais (ar) emocionais (gua)

Signos de fogo (ries, Leo, sagitrio) Estes signos so ardentes, cheios de energia, e entusiasmo, espontneos, individuali stas e autoconfiantes. Gostam geralmente de esportes e tm temperamento aventureiro. O lado mais negativo seria o egosmo e egocentrismo, autoritarismo, pouca pacincia e a tendncia a agir sem pensar. Como o fogo de uma fagulha pode causar um incndio, assim o entusiasmo do fogo, que contagioso, no s tomando conta de ns, mas tambm das pessoas ao nosso redor. Se voc observar, vai ver que os lderes que guiam, que inspiram as massas, tem os traos associados a este elemento bem desenvolvidos . O entusiasmo do fogo nos faz levantar mesmo nos momentos mais difceis. O fogo tambm, por suas c aractersticas egostas e autoconfiantes nos empurra para fazermos o que queremos, sem se importa r, sem dar importncia ao que os outros vo dizer. Alis, a expresso livre, desinibida e plena da nossa pers onalidade, um dos pontos chaves deste elemento que tambm muito necessrio para nos recuperarmo s mais rpido dos males fsicos, mentais e emocionais. Pessoas pouco ligadas a este elemento pod em ser desanimadas, sem entusiasmo, inexpressivas e ter dificuldades de expressar e desenvolver sua personalidade. Pode ser que atinjam o sucesso graas a capacidade de raciocnio (ar), intuio (gua) e a capacida de de trabalhar duro (terra), mas sem dvida, carecem da vitalidade conferida por este elemento. P essoas muito ligadas a este elemento, tendem a levar suas caractersticas aos extremos, podendo ser intrpi das, egostas e incapazes de enxergar as necessidades dos outros e por causa disso quase sempre fazem inim igos pelos motivos mais bobos, quase sempre trocando os ps pelas mos. O fogo quando fora de controle destri tudo ao seu redor. Signos da Terra (touro, Virgem e capricrnio) Estes signos so prticos, realistas, sensatos. Tm os ps no cho. So prudentes, trabalhad ores, conservadores, sensuais. Buscam conforto e segurana material, mas tambm podem ser materialistas, interesseiros e cticos.

O elemento terra est associado ao corpo fsico e ao mundo material. por meio dele q ue entramos em contato com o nosso corpo. por meio dos cinco sentidos que experimentamos o p razer e a dor e entramos em contato com o mundo material. por isso que este elemento est mais ligado aos s entidos que os outros trs. A terra d sustento a tudo que existe e esse elemento necessrio para dar sustento e forma ao que ns queremos. A terra pe os nossos ps no cho, tornando nossas expectativas realistas. Ela nos ajuda a ter pacincia, principalmente com os pequenos detalhes e nossas tarefas rotineiras . Nos d senso de responsabilidade, capacidade de esperar at que o nosso trabalho renda frutos. As pessoas pouco ligadas a este elemento tm dificuldades de traar metas, de discri minar o que importante do que no importa. Podem ter dificuldades para lidar com dinheiro. Com o no gostam e no tm pacincia de lidar com coisas chatas, elas podem ter dificuldade de terminarem s uas tarefas e assim

podem ser irresponsveis e terem dificuldade em conseguir o sucesso mundano (a no s er, que explorem os outros), j que dificilmente terminam seus projetos. J as pessoas que so muito ligadas a este elemento so muito materialistas. Tem pouca imaginao e criatividade pois esto presas demais ao lado material. Como precisam ver pra cr er, so muito cticas e podem se preocupar demais com as convenes sociais. So conservadoras e rgidas, podend o ser consideradas chatas e caretas. Signos do Ar (gmeos, libra e aqurio) Estes signos tm uma forte necessidade de se comunicar e se relacionar com os outr os. So intelectuais. Esto abertos pra novas idias, so idealistas, lgicos e costumam ter uma capacidade in telectual desenvolvida. Mas tambm podem ser frios, vivendo mais no mbito das idias. por meio do ar, que desenvolvemos nosso intelecto, que entendemos conceitos abst ratos, que nos comunicamos. Os signos de ar esto sempre em oposio aos signos de fogo. Enquanto o f ogo insensvel aos outros, o ar o elemento que nos lembra que no vivemos ss, que fazemos parte de um grupo e de uma comunidade e que necessrio para o nosso desenvolvimento e movimentao dentro deles, sabermos nos comunicar e relacionar com os outros; que necessrio aprender e transmitir o q ue aprendemos aos outros, porque o desenvolvimento do nosso grupo tambm importa no nosso desenv olvimento. Enquanto o entusiasmo do fogo fcil se espalha, como tambm fcil se extingue, o ar ci rcunda tudo o que existe. Ns o aspiramos pra dentro de ns e de forma to natural, que nem nos da mos conta que ele existe. Este simbolismo nos d uma idia da sutileza, mas tambm da fora do mundo das i dias e conceitos representado por este elemento. Uma idia preconceituosa pode nos dominar sem nem nos darmos conta do seu poder so bre ns. Por isso uma idia bem colocada pode ter um poder maior. Basta observar o poder do s meios de comunicao de massa. Por isso o ar tem um poder maior de formar opinies do que os outros trs elementos. As pessoas pouco ligadas a este elemento podem ter dificuldade em se comunicar, em aprender conceitos abstratos, em se relacionar, em parar para pensar fria e logicamente, sendo leva da por suas paixes (fogo), emoes (gua) e necessidade de segurana material (terra), como tm dificuldade de se com unicar e aprender, poder ser algum muito solitrio, mesmo que conviva com muitas pessoas, j que a interao com os outros estar prejudicada. Como o ar tende a vivenciar as coisas primeiro na mente, para depois coloc-las em prtica, muitas vezes passa a impresso de fazerem as coisas com uma rapidez e desembarao impressio

nveis, mas essa mesma tendncia nas pessoas muito ligadas a este elemento, podem lev-las a inrcia no mundo externo, j que preferem viver no mundo das idias, achando, que um bom pensamento vale mais que uma boa ao, como os intelectuais, que vivem pensando muito, mas realizando pouco. Signos de gua (cncer, escorpio e peixes) Estes signos possuem uma forte intensidade emocional, sensibilidade, necessidade de dar apoio e cuidar dos outros. Tem intuio em profundidade. Podem ser auto-indulgentes, auto-pi edosos e indecisos. Este elemento est associado ao inconsciente, porque por meio dele que entramos em contato com a nossa natureza espiritual.

Este elemento muito sensvel, por isso muito influencivel pelo ambiente em que est ( pessoas, lugares, situaes, etc). A gua o nico elemento que encontrado nos estados slido, lqu e gasoso. Este simbolismo j explica sua enorme sensibilidade ao ambiente em que est. graas gua que temos empatia com os outros. Por isso que podemos cuidar uns dos outros. Enquanto o ar representa o relacionamento no nvel intelectual, a gua representa o relacionamento no nvel emocional.

A gua capta coisas, que s vezes as palavras no conseguem explicar, a mente muitas v ezes no consegue perceber, ou entender. Este elemento nos faz mais bondosos, ternos, car idosos. graas gua que podemos entender o sofrimento de uma pessoa. Os signos de gua esto em oposio aos signos de terra. Enquanto os signos terrenos lig am ao mundo fsico, no qual necessrio ver para crer, a gua nos liga ao mundo da magia, dos sonhos, do sobrenatural, onde os milagres acontecem. Ele est associado a todos acontecimentos que de algum motivo desafiam a nossa noo de realidade (terra). Pessoas pouco ligadas a este elemento podem ser insensveis, serem pouco emotivas e podem ter dificuldade de lidar com sua espiritualidade e de entrar em contato com o seu inconsciente. J pessoas muito ligadas a esse elemento podem ser do tipo que sempre ajudam aos outros, mas no f undo se ressentem porque acham que so exploradas. Seu excesso de sensibilidade e a influncia do ambi ente podem fazer com que absorvam a personalidade das pessoas prximas, causando mudanas em seu temp eramento, de acordo com o local onde estejam. Esse ressentimento, pelo excesso de bondade e a enorme sensibilidade, podem levar essas pessoas a se tornarem cruis e rabugentas, ou a viverem num mund o de fantasias, ou se drogando e bebendo, como formas de se protegerem, j que essa enorme sensibilidade , se no for usada com sabedoria (terra), inteligncia (ar) e sabendo separar nossa identidade dos ou tros (fogo), pode se torna algo bastante opressor e destrutivo. Os quatros elementos so necessrios para o nosso desenvolvimento como seres humanos . Temos que aprender a nos desenvolver nessas quatro direes. Quando os elementos esto em ha rmonia, o que chamamos de realidade, est em equilbrio. Caso contrrio, como o fogo causa incndios, a terra terremotos, o ar terrveis ventanias e a gua inundaes, assim a nossa realidade pode ser um ambien te inspito, sendo algo difcil de se suportar. As qualidades Os signos de uma mesma qualidade tm como o prprio nome diz, certas qualidades em c omum. Agora vamos dividir os personagens da nossa pea: os ambiciosos (cardeal), os perseverantes (fixos) os espertos (mutvel). As qualidades esto associadas ao incio, meio e fim de cada estao do ano. Cardeal (ries, Cncer, Libra e Capricrnio) Esta qualidade representa o incio de cada estao.

Por isso esses signos representam ambio, esprito empreendedor, pioneirismo, iniciat iva e a vontade de buscar aquilo que se quer. Podem tambm ser apressados, imprudentes e dominador es. Esta qualidade representa a energia necessria para comearmos algo. A expresso: se no tem tu, vai tu mesmo , explica bem o que ela significa. Ela no esper a. Faz acontecer, abrindo o seu prprio caminho. As pessoas pouco ligadas a esta qualidade, podem ser muito paradas, do tipo que gostam de empurrar os seus problemas para os outros. Se contentam com pouco, porque no gostam de esq uentar a cabea. J as pessoas muito ligadas a ela podem ser muito ambiciosas. Esto sempre apressada s, fazendo um monte de coisas, mas no tendo tempo para aproveitar a vida. Tambm podem ter dif iculdade de terminar o que comeam.

Fixo (Touro, Leo, Escorpio e Aqurio)

Esta qualidade representa o meio das estaes, quando o trabalho correspondente a es tao correspondente est estabilizado, por isso representa lealdade, obstinao, determinao, fora, constncia, estabilidade, capacidade de se concentrar. Ela representa as qualidades necessrias para estabil izar, tudo o que comeamos, a frase: o apressado come cru , nos d uma idia, do que esta qualidade ag e, ela vai com calma e lentamente vai conseguindo o que quer. Ela tambm busca a segurana. As pessoas pouco ligadas a ela podem ter grandes idias, serem inteligentes e criativas, terem muit a iniciativa, mas no podem no concretizar, o que comeam, ou algum tem que terminar por elas. J as pessoas muito apegadas a ela, so teimosas, egostas e sofrem muito com as mudanas. Ela tambm se no forem ensi nadas desde pequenos, a se porem em movimento atavs dos esportes ou realizando pequenas taref as, podem se tornar mais preguiosas, que as pessoas das outras qualidades, que tiveram a mesma falha na sua criao. Mutvel (Gmeos, Virgem, Sagitrio e Peixes)

Esta qualidade representa o fim de cada estao, quando necessria uma adaptao da estao ue est terminando para a que est comeando. Por isso ela representa adaptabilidade, fle xibilidade, versatilidade, engenhosidade. A expresso: na vida voc tem, que aprender a se dobrar, seno voc se que bra a essncia do que essa qualidade representa. graas a ela que ns conseguimos nos adap tar a mudanas na vida. Ela nos diz quando a hora de ir a luta e comear (cardeal), e quan do hora de ficar (fixo). As pessoas pouco afeitas a esta mutabilidade, tendem a percorrer uma s direo, uma s linha de comportamento, sem perceberem quando a hora mais apropriada para mudar de rumo, podendo ser ou muito independentes (cardeal), ou teimosos (fixo). J pessoas muito ligadas a ela podem ser indecisas, incapazes de decidir um rumo p ara as suas vidas. Podem ser muitos dependentes dos outros, inconstantes e irresponsveis. Tendem a s er mentirosos e nos casos mais drsticos, podem se tornar criminosos (principalmente trambiqueiros ), porque os valores morais, podem ser fracos(adaptveis). Os signos mutveis tambm so chamados de signos comuns. Como acontece com os elementos o equilbrio das qualidades importante para uma vid a mais equilibrada e mais rica. Voc deve ter percebido, que as qualidades e os elementos podem ter coisas em comu m, ou no.

Quando voc estudar um signo, importante juntar as idias associadas ao elemento ea qualidade, que ele pertence, para compreend-lo melhor. ries fogo e cardeal Touro terra e fixo Gmeos ar e mutvel Cncer gua e cardeal Leo fogo e fixo Virgem terra e cardeal Libra ar e cardeal Escorpio gua e fixo Sagitrio fogo e mutvel Capricrnio terra e cardeal Aqurio ar e fixo Peixes gua e mutvel

Por exemplo: ries um personagem que tem muita energia e entusiasmo (fogo), que vo ltada para ir atrs de suas ambies (cardeal), entre outras coisas. A marca nada mais , que a juno do elemento e da qualidade, que tem uma influncia mai or na sua personalidade. Se for o elemento ar e a qualidade fixa, sua marca Aqurio, j qu e Aqurio o signo de ar fixo. A pessoa com esta marca teria um intelecto forte (ar) e seria consta nte (fixo), s pra citar uma das vrias possibilidades. No confunda marca com o signo. Uma pessoa com marca em aqurio, no quer dizer que se ja aquariana, apesar de que, se o sol ou a lua e ou ascendente estiverem no signo associado ma rca, sua fora ser muito maior e tambm ser mais fcil expressar a caractersticas do signo em questo. Como j dissemos os signos e as casas esto relacionadas, por isso: As As . As As As As As casas relacionadas aos signos de fogo so chamadas de casas da vida. casas relacionadas aos signos de terra so chamadas de casas dos bens materiais casas casas casas casas casas relacionadas relacionadas relacionadas relacionadas relacionadas aos aos com com com signos de signos de os signos os signos os signos ar so chamadas de casas dos relacionamentos. gua so chamadas de casas das concluses. cardeais so chamadas de casas angulares. fixos so chamadas de casas sucedentes. mutveis so chamadas de casas cadentes.

Os planetas nas casas angulares tm mais fora, porque nos empurram para agir, nas s ucedentes tm menos fora e nas cadentes menos fora (com exceo da nona onde junto com a dcima, ns diz emos que um planeta est elevado, quando contido nela). Quando h uma ausncia por elemento, ou qualidade por signo, esta carncia em parte at enuada quando as casas relativas a esse ponto de carncia estiverem preenchidas com algun s planetas. J quando so as casas que esto vazias, mas os signos correspondentes a elas esto cheios, o de sequilbrio ainda mais atenuado, com exceo da carncia de planetas nas casas angulares, que pode torna r uma pessoa mais sem iniciativa, do que algum sem planetas cardeais, mas com essas casas com vrios planetas. Lembre-se de procurar saber qual o seu elemento e a sua qualidade dominante, ou se h um equilbrio entre eles, se h alguma carncia. Tente fazer isso com os amigos, parentes, persona gens de livros, tv, cinema, para crianas e at personagens de desenhos animados. Faa tambm com as pes soas que voc encontra na rua, porque essas idias s vo ficar gravadas na sua cabea e tambm se desen volver atravs da associao de idias se voc praticar, como tudo descrito nesse livro, e no existe out ro treino mais eficaz do que procurar entender os outros e a ns mesmos. A partir de agora vamos falar dos signos, planetas, casas aspectos, como voc j sab

e , vamos falar deles como se a vida de uma pessoa fosse uma pea, mas claro que podemos utilizar outra metfora se for necessrio, para uma compreenso melhor do tpico especfico que estiver sendo expli cado. Os signos

Para a astrologia um signo, ao contrrio do que se pensa, no uma das doze constelaes, que possuem o mesmo nome dos signos. Na astrologia h um crculo imaginrio, chamado eclptica, que sobre o ponto de vista da terra os planetas giram em torno. Como todo crculo tem 360 grau s, a diviso dele por doze nos d um espao de 30 graus e este espao que chamamos de signo, por isso apesar das constelaes mudarem de posio (a constelao de Peixes por exemplo est no signo de ries), os signos n mudam, mas no vamos entrar em detalhes, j que isso no importante para o objetivo pr incipal do cur

so, que no provar, que os astros influenciam a nossas vidas, mas sim utilizar a l inguagem astrolgica para se conhecer melhor, coisa que pode ser feita independente de toda controvrsi a em torno da astrologia. Voc pode mapear sua personalidade por meio de um mapa astral imaginrio, sendo ele apenas um smbolo para o seu auto conhecimento. Como os signos so os personagens, os atores, (planetas), como quaisquer atores de talento, vo no decorrer do tempo representando vrios personagens. Para a astrologia, os personag ens que eles estavam representando no momento do seu nascimento so os mais importantes. Olhando a posio dos planetas pelos signos, podemos saber a data de nascimento de uma pessoa. Se voc tiver boa memria e gostar de novela, pode dizer que foi em 1985, que Regina Duarte representou a viva Porcina, por isso os signos no s nos ajudam a nos entendermos melhor, mas a nos localizarmos dentro de um temp o, fazendo parte de um contexto. Os personagens ries- um signo de fogo cardeal. A expresso: . eu quero , representa a essncia deste signo

ries egosta, infantil, impulsivo, ambicioso, criativo, vigoroso, luta por aquilo q ue quer, alis para ries a vida uma guerra, sua maior alegria ir pra batalha, ele muito energtico, com o os seus colegas e como seus colegas de fogo no muito de pensar, mas mais egosta que Leo e sagitrio e por causa do seu temperamento fogoso, tem menos chances de atingir suas ambies, que se us colegas cardeais, mas tem mais energia para ir atrs delas. independente e no tem medo de chutar o pa u do barraco, pra ter aquilo, que deseja. Ele muito competitivo, rpido, dinmico, sua energia par ece que inesgotvel, apesar de todos os signos de fogo se recuperarem rpido dos problemas da vida, ries e sagitrio levam vantagem sobre o fixo Leo, mas ries ainda mais rpido por ser cardeal. ries tem que aprender a no desperdiar suas energias, se quiser chegar em algum lugar. Ele no gosta de rec eber ordens trabalha melhor sozinho, ou tendo total liberdade, tambm gosta de comandar e pode ser bast ante autoritrio. Tende a ter fortes dores de cabea e febre bem altas e como os outros signos de fo go a sofrer acidentes . Tem uma sexualidade ardente, quando seu egosmo no atrapalha, graas sua criatividade e a alegria infantil, que ele ver a vida, se torna um timo amante. A energia de ries muito til, quando qu eremos dar incio para qualquer coisa, j que representa aquele nimo inicial irrefrevel,que no se deixa parar por nada e por ningum, s existe ele e o que ele quer, o seu egosmo nos impede de se rmos controlados pelos outros, porm tem a tendncia a fazer muitas besteiras e seu comportamento bel icoso e estourado,

se bem que sua raiva passageira, pode lhe causar a antipatia de muita gente. reg ido por marte. Touro- um signo de terra fixo, a expresso: eu tenho representa a essncia deste signo.

Ele forte, sensual, calmo, trabalhador, leal, constante, muito apegado as pessoa s e coisas, que tem, por isso muito ciumento e possessivo. lento, mas muito forte, tem dificulda de de aceitar mudanas, muito teimoso e conservador, quando cisma de fazer, ou no algo ningum consegue fazlo mudar de idia, quando ele empaca em um lugar ningum o remove. Todos os signos de terra so ligados a sensualidade, mas por causa de suas qualidades fixas, touro parece poder curtir mais o seu cor po, a natureza, as sensaes oferecidas pelos seus cinco sentidos, os prazeres que a vida oferece, p or isso explora o mundo atravs dos sentidos, por isso mais ligado ao seu corpo e ao mundo material. Por c ausa disso , quando ver algo, que lhe agrada, procura tirar o maior proveito e prazer possvel, odiand o ser apressado. Ele calmo doce, mas quando perde a cabea, pode ser muito violento e tende a guardar r essentimento mais at, que os outros signos fixos. Touro est associado a me terra, que d forma tudo, qu e com muita pacincia gerou tudo o que existe. Essa fora muito necessria para darmos forma aos nossos so nhos e tudo o que queremos, sem essa fora e pacincia descomunal difcil terminar qualquer coisa, talvez o segredo seja ter prazer no que se faz, ter uma relao sensual com o mundo ao seu redor.. To uro tambm gosta

muito de dinheiro, mas geralmente no para guard-lo, mas sim para us-lo como um inst rumento necessrio, para dar forma aos seus sonhos e projetos e para lhe proporcionar o luxo, confor to e os prazeres, que ele tanto gosta, alm de poder criar um mundo de beleza sua volta.tem uma boa voz tanto falando, como cantando, tem um enorme apreo as artes, principalmente a dana, a msica e a esc ultura. Gosta de jardinagem. Gosta de comer e pode ter problemas relativos ao excesso de peso, po de ter tambm problemas no pescoo,garganta e cordas vocais,mas costuma ser saudvel e resistente. Seu maior ponto fraco porm o medo de aceitar mudanas, que no s impede o seu crescimento, como pode trazer enormes sofrimentos, j que a vida exige mudanas. regido por Vnus. Gmeos- o signo de ar mutvel, a expresso: a est aqui e daqui pouco est l.

eu vou , resume a essncia deste signo, que ago

Gmeos inteligente, curioso, esperto, verstil, tem boa lbia, grande poder de comunic ao. Seus interesses mudam com freqncia e pode fazer vrias coisas ao mesmo tempo, nervoso, no gosta de ficar parado, no gosta de se expor suas idias, ou opinies, porque no gosta de se com prometer, j que suas idias podem mudar da noite pro dia. Ele tem uma grande capacidade de com ape nas um pequeno conhecimento superficial, conseguir extrair uma enorme quantidade de informaes, ma s isso pode, levlo a no se aprofundar em nenhum assunto. Tem pouco poder de concentrao, por isso muita s vezes seu ar culto e informado s na superfcie. Tambm simptico e agradvel, o que muitas vezes, az com que escape de suas atitudes irresponsveis e inconstantes. Gmeos tm inmeras necessida des e interesses e para cada um deles parece se tornar uma pessoa diferente. Tem uma tendncia a me ntir porque no gosta, que fiquem no seu p, e gosta assim como ries de colorir as coisas, mas se isso fic ar fora de controle pode tornar os dois mentirosos compulsivos, que nem sabe mais, o que mentira, ou o que realidade. Ambos podem tambm se tornar trambiqueiros, s que ries, por ser irrefletido, tem mai s chances de ser pego, do que gmeos. Suas habilidades em fazer vrias coisas ao mesmo tempo, so timas, quando o torna verstil, mas se torna destrutiva, quando causa dualidade, que faz com que no terminem nada, alm de esgotar suas energias e atacar seu sistema nervoso, acabando com sua sade. Alm do sistema nervoso,

o aparelho respiratrio e os braos so partes vulnerveis. Gmeos representa a capacidade e a necessidade de termos uma mente rpida e gil, para nos adaptarmos a qualquer situao, e que a curi osidade a ferramenta chave no processo de aprendizado e de comunicao. regido por mercrio. Cncer- o signo de gua cardeal, a expresso: eu sinto , resume a essncia deste signo. Cn inseguro, frgil, fcil de se magoar e de se influenciar, sensvel, como os outros sig

nos de gua, mas cardeal, por isso ambicioso e cheio de iniciativa, ento ele esconde sua fragilida de atrs de uma aparncia forte, como um caranguejo que usa sua carapaa, para se defender sua carne frgil. T odo signo cardeal busca alguma coisa, como cncer inseguro ele s pode buscar segurana. Cncer pode ser i ndeciso, mas quando descobre o que quer, vai atrs com uma tenacidade, que nenhum outro signo c onsegue igualar, o caranguejo quando agarra algo no solta, alis ele no de abrir mo de nada,ele um acumu lador de coisas, pessoas lembranas (sua memria excelente melhor, que as de Virgem e touro, que tambm tm tima memria). Esta ltima principalmente da infncia, fase que muito importante para e le. Ele tem dificuldade de crescer (cncer pode ser manipulador, como s uma criana adorvel pode ser ) e deixar de ser o filhinho do papai e principalmente da mame, porque muito apegado aos pai s, ao lar, ele alis precisa de um lar, para descansar e obvio se sentir seguro. Sua insegurana o faz trabalhar duro para ter dinheiro, que geralmente investe em investimentos seguros como imveis e poupanas. Existe at uma boa chance de que ele venha a enriquecer, mas se for muito inseguro pode se torn ar avarento. Sua insegurana faz com que se magoe facilmente, mais que os outros signos de gua. A facilidade d e se magoar faz com que seu estado de esprito varie muito, fazendo, que os outros o achem esquisi to seu temperamento.

Pode ser agressivo, aptico, ou ficar chorando num canto, ou se isolar. Pode inclu sive passar de um estado ao outro durante uma discusso. Apesar de ter uma forte necessidade de cuidar e ser cuidado, sua insegurana pode impedi-lo de fazlo. Ele tem que aprender a se libertar dos problemas originados da sua infncia, q ue lhe causam essa tremenda insegurana, ou seja, preciso, que ele cresa. Cncer tambm tem uma enorme necessidade de nutrir a si e os outros, por isso gosta de cozinhar e um excelente cozinheiro. A despensa da sua casa estar sempre cheia. Cncer nos ensi na, que se queremos realmente ter segurana necessrio enfrentarmos nossos medos vindos da infncia e supe rarmos nosso passado. Tambm podemos fazer do mundo um lugar seguro, quando aprendemos cu idar uns dos outros. Cncer pode sofrer do estmago, e no caso de uma mulher todo o aparelho repr odutor e os seios so reas sensveis. regido pela lua.

Leo- o signo de fogo fixo. A expreso eu sou , representa a essncia desse signo, que or ulhoso, vaidoso, criativo e um lder natural (todos os signos fixos tm boa capacidade de li derana, mas Leo se sobressai sobre os outros). Eles tm uma capacidade de se destacar, mesmo pe rto de outros mais bonitos, mais inteligentes, mais cultos e mais seja o que for, mas as atenes acaba m se voltando pra ele. Ele tende a ser dramtico, passional, para ele a vida um palco e mesmo que uma boa educao modere esse temperamento, de alguma forma ele vai procurar brilhar, se destacar, porque ele precisa ter os refletores em cima dele, seno como se ele desaparecesse. Uma de suas maiores habilidades con vencer aos outros, do que capaz, alis ele o mestre do marketing pessoal, ele diz: eu ou intel igente , eu sou o melhor trabalhador aqui e eu sou lindo , e como muitas vezes ele mesmo acredita tod a a sua postura reflita isso, ento os outros tambm acreditam. Ele com certeza sabe que imagem tudo e se preocupa sempre em ter a imagem certa, para o papel que pretende desempenhar. Isso pode s er se converter em umas das suas maiores fraquezas, j que pode lev-lo a ser um livro, que s tem uma bo a capa, mas que por dentro est em branco, sua aparncia pode ser pura fachada, at mesmo sua coragem extraordinria, pode ser de mentira, seu orgulho pode esconder um enorme complexo de inferiorida de e medo, por isso apesar de ter realmente muitos talentos, recursos e coragem genuna, ele pode pass ar a vida sendo uma mera imitao, do que ele realmente. Se seus pais no resistiram a tentao de mim-lo, e d r-lhe tudo nas mos, ele pode ser muito preguioso tambm. Leo gosta de mandar e que as coisas sej am como ele quer, e como os signos de fogo tende a no perceber claramente os direitos dos out ros, o que pode tornlo uma espcie de ditador, no ambiente em que vive, mas como gosta de ser adulado, po

de ser o alvo perfeito para, bajuladores cheios de segundas intenes. Apesar de, se chegar ao poder to dese jado, ele poder inclusive chegar aos extremos da crueldade, para mant-lo, no fundo a necessidade de poder, ou de brilho, ou de ateno, que ele precisa tanto, tem como mola propulsora uma enorme ne cessidade de dar amor aos outros, por isso esse signo no s um dos mais romnticos (todos os signos de fogo so romnticos, apesar de poderem sofrer muito nessa rea, j que seu temperamento dificul ta um relacionamento verdadeiro), mas tambm uns dos mais generosos e magnnimos, podendo se agir assim e no procurando alimentar seu ego frgil, vir a tornar-se um verdadeiro lder, que cuida dos seus li derados, ao invs de se aproveitar deles. Todos os signos de fogo so criativos, mas Leo mais que os outros dois, depois ele tm um enorme orgulho de tudo o que vem dele, por isso criar muito impo rtante para ele como fosse uma forma de se perpetuar por meios de seus filhos (filhos tudo, que depende de ns, pelo menos parcialmente para poder existir), por isso t-los muito importante para ele. Leo pode sofrer do corao e da coluna. regido pelo sol. Virgem- o signo de terra mutvel, a expresso: eu analiso resume a essncia desse signo. Virgem prtico, analtico, tem uma enorme capacidade de observao de detalhes, nenhum pormenor que seja escapa. Tem muitas vezes mania de perfeio, logo que v algo, sabe de cara o que est errado. Mas

isso tambm faz, com que perca muito tempo, com coisas suprfluas e atazanando e irr itando os outros. inteligente e tem boa memria, depois que perde sua timidez, se torna um excelente orador. Gosta de trabalhar e servir aos outros, no que servir represente ser subalterno, mas sim p or seus talentos e recursos voltados para o bem estar das pessoas, para ele importante ser til, porque at mesm o se no fizer isso, sua sade fsica e mental pode decair e como ele tende a ter pena de si mesmo, pode demorar muito tempo para se recuperar de uma doena, alis, Virgem quando preguioso, quase sempre se torn a hipocondraco, estado esse, que no passa da distoro, da sua necessidade do aperfeioamento, do nosso corpo por meios de hbito saudveis, de uma boa alimentao, da prtica de exerccios fsicos e vis tas regulares aos mdicos (que quando est desequilibrado podem se tornar regulares demais). Ele t ambm se preocupa com a higiene, limpeza e arrumao, que alm de ser uma forma de buscar um ambiente ma is saudvel uma forma de organizar e aperfeioar o ambiente a sua volta. Se juntarmos sua preo cupao com detalhes, higiene, limpeza, organizao e sade, se esses sentimentos no estiverem equilibrado, e ste pode ser um forte concorrente para uns dos mais chatos signos do zodaco. O desequilbrio pod e surgir de uma necessidade de ser puro por dentro, desejo esse que deve derivar das severas crti cas, que faz a si mesmo e ele ainda por cima tende descontar esse lado crtico em cima dos outros (principal mente se deixa de ser tmido, porque a ele se torna bem intrometido, competindo com sagitrio nesse quesito ), o que pode fazer dele mais chato ainda. Tem que aprender que uma coisa buscarmos o aperfeioamento, at a natureza ainda o estar buscando, o aperfeioamento no deve ser sinnimo de falha, ou de algo i nferior, mas de evoluo, de crescimento, que ficar se culpando por no ser perfeito s atrasa esse proc esso. De todos os signos esse o que menos nasceu para o comando, j que sua viso voltada para os deta lhes, o impede de ter uma viso global das coisas, que muito necessria para o comando. A lio de Virgem , que s com o trabalho, cuidado com a sade fsica e mental e estando atentos a nossas falhas , q ue podemos nos desenvolver como pessoas, e s quando o nosso trabalho voltado para o mundo que vivemos, ao in vs de exclusivamente pra ns que, podemos fazer com que ele melhore. Virgem pode sofrer do sistema nervoso e dos intestinos. regido por mercrio. Libra o signo de ar cardeal, a expresso: eu equilibro , resume bem o que esse signo representa. Libra o signo oposto a ries. Enquanto ries o mais individualista dos signos, libra pelo contrrio o signo que mais entende a necessidade de nos relacionarmos com os outros, enqua nto ries ativo, libra reativo. Libra ao contrrio dos outros signos cardeais consegue dar o melhor de si trabalhando em

parceria com os outros, at mesmo por ser um signo de ar, sua ao pode ser mais menta l do que fsica. Libra busca nos outros, caractersticas que equilibrem sua natureza, por isso ele precisa de um parceiro, um scio, um amigo e um relacionamento para poder por sua natureza cardeal pra for a, por que sozinho muitas vezes parece que ele no tem muita energia. Libra elegante, charmoso, tem b oa aparncia, um sorriso, que cativa os outros, inteligente tem tato e diplomacia, por isso os ou tros o acham agradvel e o apreciam, mas apesar de seu jeito suave, ele cardeal, por isso essas so suas arma s para conseguir o que quer e muitas vezes ele bem sucedido, mas tambm corre o risco de se tornar superf icial e viver pra agradar aos outros. Todas essas caractersticas, tambm o ajudam a ser muito bem sucedido na s suas conquistas amorosas, e como no gosta de ficar sozinho geralmente tem vrios casos de amor e po de ter inclusive vrios casamentos. A necessidade que libra tem de no desagradar e de buscar a harmo nia, pode lev-lo a ter dificuldade de tomar qualquer iniciativa, j que pode no tolerar o conf lito. Essa necessidade de harmonia faz com que ele seja muito sensvel a feira, ou a qualquer coisa, ou am biente que considere desarmnico. Ele pode mesmo se tiver que viver num lugar assim ficar at doente e co nfuso. O pior que nem sempre ele tem uma boa conscincia de si, por isso pode nem perceber o que o e st deixando to mal, precisando da ajuda das pessoas prximas pra isso. Por ter uma noo inata do que belo, agradvel, se sai bem nas artes, na arquitetura, no mnimo um apreciador dessas coisas.

Libra no busca equilbrio, s se relacionando, ou buscando a beleza, a esttica e evita ndo aos conflitos. Enquanto ries o mais parcial dos signos, libra busca a imparcialidade e a justia. Ele vive pesando os dois lados de uma questo, tendendo achar o ponto de equilbrio. Seus amigos no en tendem por que justo ele que odeia tanto os conflitos, sempre traz argumentos contrrios, ao que eles esto dizendo, podendo num dia contradizer, o que ele disse no dia anterior, acham que implicnci a, mas ele est tentando equilibrar as coisas. Essa tendncia a ver todos os lados de uma questo pode lev-lo a indeciso e a mudar constantemente de opinio, por uma hora os fatos tendem pra um lado depois p ra outro. Alis ele tende a buscar o equilbrio, fazendo algo e logo a seguir fazendo o oposto (depois de trabalhar muito, resolve no fazer nada -s pra exemplificar). Sua indeciso pode ser tamanha, que s vezes pode no saber, qual p de meia colocar primeiro. Se ele no perceber que algumas coisas no tm importnc ia como so feitas, que a ordem dos fatores no altera o produto, por isso gastar tempo com el as, pura bobagem. Os budistas dizem, que o caminho do meio o caminho da verdade, e este caminho, que libra aspira encontrar. Libra pode sofrer dos rins, supra-renais e de problemas relativos ao excesso de peso, tambm pode envelhecer precocemente. regido por Vnus. Escorpio -Este o signo de gua fixo, a expresso: gno.

eu controlo , resume a essncia desse s

S que o controle deveria ser de si mesmo, modificando e transformando, o que comp ulsivo e destrutivo na personalidade, em algo construtivo, mas como ele no sabe, que seu pior inimigo , ele pensa, que so os outros e o ambiente (lembre-se, que ele um signo de gua), por isso ele t enta controlar o mundo exterior. Essa necessidade de controle faz dele o mais enigmtico dos signos . No fcil, conheclo. Ele no tmido, mas no deixa sua personalidade, principalmente seus pontos fracos transparecerem, sabe guardar segredo sobre si mesmo, mas faz de tudo para descobrir os dos outro s, s vezes quando no projeta seus fortes temores e compulses nos outros, capaz at de adivinhar o que est se passando com os outros. Ele tambm possui uma grande capacidade de pesquisar (mais at que Vi rgem, capricrnio e aqurio, que tambm so excelentes pesquisadores). Ele quer saber sobre tudo, o que est oculto e escondido, todo tipo de mistrio costuma atra-lo, inclusive a morte (apesar do seu enorme medo dela). Se usar essa qualidade para olhar para dentro de si, pode ajud-lo a transformar caba lmente sua personalidade. Sua necessidade de ter controle, tambm pode lev-lo a ser vingativo (todos os signo s fixos tendem a guardam rancor, Leo por ser de fogo que, tende a esquecer primeiro), podendo cheg ar a ser cruel, j que para ele isso uma falsa prova de poder e de controle (ele se vingou, foi cru el, ento ele deu a ltima

palavra , ou seja, ele controlou a situao). Seja agindo de forma plcida, ou caridos a e sensvel, ou como um briguento, ou com uma lngua afiada, que quase sempre acerta os seus inimigos, a personalidade de escorpio mais complexa e tumultuada do que parece. Escorpio tem muita energia. Gos ta de impor respeito e geralmente ele busca o sucesso, ou o poder, seja como for ele geralme nte tem uma forte necessidade de se provar. Escorpio se joga em tudo com intensidade e sente tudo intensamente, para ele a vida no vale se vivida pela metade. Ou ele vive, ou se reprime por completo. Escorpio j unto com gmeos e Virgem o campeo do sarcasmo. Sua lngua pode ferir e ele a usa muitas vezes conscie ntemente. Escorpio muito sexual e isso somado a sua intensidade faz dele o signo mais ardente. Quan do aprende que a si mesmo que tem que controlar, ele capaz de se livrar de todos os seus males, q uando ele passa a ter o controle de sua vida ao invs de suas compulses, ele ter derrotado o nico inimigo, qu e pode destru-lo: sua prpria mente, deixando de ser um escorpio, que vive no lodo, para ser uma guia, que voa bem alto, longe das mesquinharias do cotidiano, na qual, parecia adorar se afundar. Essa a lio, que esse signo nos ensina, no o mundo que tem que mudar, mas a maneira como o vemos, e reagimos a ele e isso s possvel se nos encararmos de frente e enxergando o lado mais obscuro e profundo d a nossa personalidade, percebendo que muito da sujeira que vemos no mundo, fomos ns que a colocamos l. A g uia no entanto, no o nico animal em que o escorpio pode se transformar. Ele pode se transf ormar num lagarto cinzento, que no vingativo como o escorpio, mas tambm no sabe voar como a guia. Essa

criatura acaba sofrendo muito, porque reprime a intensa energia escorpinica, o qu e pode causar desespero, depresso, ou sentimento de isolamento, ele pode ser tambm invejoso, ou rancoroso, se lamuriando, muitas vezes sendo um saco de mgoas, o que pode ocasionar vrias doenas, essa amargu ra s vai embora se ele aprender a lidar com essa energia represada. Ele tambm pode ser um pouco d os trs, dependendo da fase do seu desenvolvimento. Se aprender a controlar suas energias ele pode s er um lder capaz de fazer grandes coisas pela humanidade. Escorpio pode sofrer de doenas venreas. regid o por marte e pluto. Sagitrio - o signo de fogo mutvel, a frase: eu aspiro , representa a essncia desse sign o, que deve ser o mais esperanoso. Sagitrio otimista, alegre, expansivo, tudo dele amplo (por isso tende a sofrer acidentes), tende a falar demais e alto, tem uma franqueza quase infantil , s vezes magoando os outros, mas no de propsito como escorpio. que em tudo ele planeja uma coisa de um d eterminado tamanho, mas quando ele executa parece, que ela aumentou de tamanho, ou que ele colocou mais energia do que o necessrio. O certo que, ele pode ser o rei das gafes. Adora a vida ao ar livre (ele precisa de grandes espao abertos e de liberdade), esportes (todos os signos de fogo gostam d e esportes), viagens e tudo ligado ao exterior. Adora animais (principalmente cavalos e ces). Ele um ser gregrio e que adora se divertir, tambm adora a msica. Sagitrio apesar do seu bom corao pode se tornar uma pessoa extremamente violenta. Pode ser o mais briguento e bravo signo do zodaco, porque por se de fog o, no difcil ele perder a cabea. Age, para s depois pensar, e como nele tudo amplo, lgico que sua agressividade tambm ampliada, mesmo que no fundo essa no seja ser sua inteno. Sagitrio tambm pode ser intransigente e intolerante ao impor suas crenas (se para ries o importante o que eu quero, para Leo, o que eu sou, para sagitrio o que eu acredito). Ele acha, que suas crenas so a verdade absoluta e assim, que ele prega e no gosta que discordem dele. inclusive meio profeta meio missionrio. Visa sua liberdade mais do que qualquer coisa e um otimista incorrigvel, por mais que passe por dificuldades, ele costuma achar, que tem sorte. Quando esse otimismo se transforma, em achar, que as coisas vo vir fceis, sem nenhum esfoo, ele pode no realizar nada, ou se transformar num margi nal, num malandro, ou um jogador compulsivo, que aposta todo seu salrio nas patas de um cavalo. Esse otimismo pode lev-lo, a ser descontente sempre com o presente, sempre aspirando um futuro melho r, e como o futuro s futuro at virar presente, ele se condena a ser infeliz e descontente com o presen te, no conseguindo aproveit-lo, pondo suas esperanas num futuro, que no vai chegar nunca e isso aos po ucos pode deteriorar sua personalidade, quando finalmente a sua ficha cair e ele se der conta da burr ada que fez, que passou

pela vida pulando de um lado pra outro, sempre buscando um novo passatempo, acha ndo, que a felicidade est na prxima estao. Este sem dvida o mais ansioso dos signos. Quer tudo pra ontem e quer experimentar de tudo um pouco. a ansiedade a responsvel por seu jeito. A ansiedad e algo ligado ao nosso lado animal, e sagitrio est ligado a ele mais do que qualquer outro signo. S agitrio porm est ligado tambm ao que mais humano em ns, enquanto a parte animal busca a expanso das sensaes fsicas, a parte humana desse signo, busca a expanso da mente, por meio da religio, da lei, da justia, da filosofia, do estudo superior, este lado de sagitrio srio, um pouco conservador, r espeitador da lei e da ordem, ele busca se desenvolver atravs do aprendizado. Assim que sua viso vai se a largando, ele vai se sofisticando e vai aprendendo no se livrar, mas entender, controlar e usar a noss a natureza animal de uma forma til, ou seja, ele passa de um bicho largado no mundo, para uma pessoa q ue tem conscincia de si mesma. Se seu lado humano no for desenvolvido, um dia mais cedo, ou mais ta rde, ele ter, que ver, que sua vida foi um fiasco, por mais otimista, que ele seja.. Sagitrio nos e nsina, que ns no nascemos humanos, mas sim animais, ser um ser humano exige o desenvolvimento de um potenc ial, que no instintivo: o aperfeioamento da nossa mente, afinal isso, o que nos defere dos an imais. Sagitrio pode sofrer do fgado, da bacia, dos quadris, na parte superior das pernas e pode ter p roblemas com excesso de peso. regido por jpiter.

Capricrnio - o signo de terra cardeal, a frase: eu posso , explica a essncia deste sig no. Por ser cardeal, ele ambicioso e ativo, por ser de terra, ele exige resultados concretos das suas aes, ele no est de brincadeira. Ele no to rpido como os outros signos cardeais, mas tambm no t inconstante quanto eles. As coisas podem acontecer lentamente com ele, mas assim , que ele vai atingindo suas metas. Capricrnio sabe poupar seu mpeto cardeal para quando ele for necessrio, no o desperdiando. muito econmico. Cumpridor dos seus deveres, responsvel, mas pode ser muito srio e com isso vir a sofrer, ser melanclico e at depressivo. Sua seriedade tambm pode levlo a ser reservado e auto-suficiente. Em pblico e em sociedade ele pode esconder esses trao s por trs de uma mscara, j que se preocupa muito com a aparncia que projeta e sua reputao. A opinio pbl ca muito importante para ele. Apesar de ser um trabalhador cumpridor dos seus dever es, o que ele quer mesmo chegar no topo e chega l pelos seus prprios meios, seguindo o caminho que el e mesmo traou para si, mesmo que contrarie o bom senso imediatista, ele vai trabalhando duro, aceitando responsabilidades, se tornando imprescindvel, at que chega ao topo. As coisas pode m ser lentas pra ele e s vezes ele se queixa disso, mas o tempo seu melhor aliado. Ele quando jovem pare ce mais velho, mas medida que avana na vida e conquista suas metas e se sente mais seguro, ele apren de a relaxar e comea a aparentar ter menos idade, do que tem. Ele vai aprendendo, que a vida no to sria, e o senso de humor, que quando jovem, assim como em cncer parecia ser mais um mecanismo de defesa, vai se tornando parte integrante da sua personalidade. Antes disso capricrnio pode por c ausa da sua seriedade, pode um dos signos mais caretas, pode ser to srio a ponto de ter dificuldade de se divertir, porque as tarefas esto sempre em primeiro lugar, mesmo quando podem ser adiadas. Esse tempe ramento severo, e s vezes at rabugento podem impedi-lo de ter relacionamentos ntimos satisfatrios, as pessoas se encantam com sua imagem pblica, mas quando o vem na intimidade, muitas vezes vo emb ora, isso pode torn-lo um solitrio, aumentando suas chances de ser melanclico. A seriedade ex cessiva no pode atrapalhar sua vida sentimental, ou causar depresso, mas pode tambm, impedi-lo de chegar ao seu to almejado topo, j que toda essa enorme seriedade, pode lhe dar medo de chegar, ou se realmente tem competncia de chegar aonde ele quer, e a ele comea a se boicotar, ou tendo uma atit ude irresponsvel (ele tem uma grande oportunidade no exterior, mas de repente engravida uma moa qu e no tem onde cair morta e tem que desistir de tudo), ou ouvindo um conselho, que visivelmente idio ta, ou tem que cuidar de algum e assim vai. No final ele no chega ao topo e fica se lamuriando, dizendo, que poderia ter chegado l se no fosse os outros. Capricrnio tambm gosta de trabalhar em obras de car idade em algum

tipo de associao, ou grupo beneficente, ele consciente do lado social. Com capricrn io aprendemos, que nem sempre o caminho mais fcil o que nos leva ao sucesso, que no adianta fugir das nossas responsabilidades, se queremos chegar em algum lugar, a auto-suficincia nos diz, que nossas vidas devem estar em nossas mos e se queremos vencer no podemos depender dos outros, ou esperar que eles nos conduzam ao topo. Capricrnio pode sofrer de problemas da pele, dos ossos, das juntas, dos dentes e nos cabelos. regido por saturno. Aqurio - o signo de ar fixo. A expresso eu sei , resume a essncia desse signo. Para fal ar de aqurio necessrio explicar que ele tem dois regentes: saturno e urano. A misso de aq urio est associada a urano, mas no mundo em que vivemos, servir a saturno o caminho mais fcil, porqu e o que a maioria segue. J que saturno quase sempre torna a vida mais pesada e sria demais, com ele ser feliz no fcil, principalmente para aqurio, que um signo de ar e vive no mundo das idias, que acaba tendo a mente cheia de idias melanclicas, depressivas e at mrbidas, parece que nesse caso el e muito mais infeliz, que capricrnio, que muitas vezes conta com seu senso de humor e os ps no cho (terra), para no ser dominado por completo pelo baixo astral, por isso aqurio ao seguir saturno no fez a escolha mais acertada, mas nem sempre fcil ter a coragem necessria, para desenvolver a nos sa natureza uraniana, mesmo para aqurio, j que ele nos impele a ser completamente livre e independente e somos ns

mesmos. Aqurio porm quando est ligado a urano no tende a sofrer, porque ele passa de uma pessoa que tem uma relao emocional com a vida, para algum que tem uma relao racional. Ele co mea a ver, o que acontece com ele e com o mundo sobre um ponto de vista mental, totalmente livre de medos e supersties, o importante no julgar, mas entender o que que est acontecendo, cada vez que ele t roca preconceitos por esclarecimentos, ele se torna mais livre, independente e feliz. O aquariano no se importa se gostam dele ou no, ou o que pensam dele e isso pode torn-lo nico, original, cria tivo, ou um rebelde excntrico, isso tudo associado ao bom intelecto, que o ar confere e a constncia qu e qualidade fixa confere, pode torn-lo um gnio, podendo ter muito sucesso mundano (mas seu temperam ento pode fazer com que ele tenha algumas quedas na vida, mas difcil mant-lo por baixo muito tempo e ele sempre volta), apesar de muitas de suas idias, podem estar to a frente dos seus contemporn eos, que o mundo s lhe dar valor aps a sua morte, mas no mnimo alguns admiradores ele ter. Pode ser mu ito rebelde e isso lhe trazer muitos problemas se essa tendncia for muito radical. Tambm pode se r muito frio, ao se relacionando com os outros de uma forma mais fraternal, mas no expressada, mesmo com os pais, cnjuge e filhos. Isso pode ser frustrante para os que vivem ao seu lado, j que para aquri o isso no parece trazer grandes sofrimentos, como tambm no o abalam os ataques que recebe dos outro s, pelo seu jeito incomum, pelo menos no se esse temperamento uraniano tiver realmente se incorpora do na sua personalidade, j que como escorpio que pode ser tambm a guia e o lagarto ao mesmo tempo, e sagitrio ter caractersticas tanto do seu lado animal e humano simultaneamente desenvolvidas, o mesmo acontece com aqurio, que pode ser parte saturnino e parte uraniano. Nesse caso ele no to imu ne assim. Aqurio apesar da sua busca incessante pela liberdade e individualidade, o signo que mai s tem noo de coletividade, pois sabe que a coletividade no passa da unio dos indivduos, por isso luta, para qu e os outros tenham liberdade, desde que no impea a dos outros. Independente de estarem ligados a urano, ou a saturno, aqurio sempre ver sua vida marcada por coisas fora do comum, s vezes at seu nascime nto j algo incomum, aqurio quando mulher pode ter filhos gmeos, seja como for tudo, o qu e incomum e repentino tende a acontecer com mais freqncia com aqurio do que com os outros signo s, independente de ser bom ou ruim. de impressionar o nmero de pessoas com o sol ou o ascendente em aqurio, que alcanam o sucesso relativamente cedo na vida. O aqurio gosta de explicar o que sab e (seu smbolo um homem, derramando o vaso do conhecimento sobre a humanidade) ele, e o seu signo oposto, Leo, costumam ser timos professores, o problema de Leo que nem sempre ele busca a verdade como a qurio,

o que faz deste um professor em geral mais confivel a lio que aqurio ensina que pode mos nos livrar de muitos sofrimentos, se nos livrarmos do nossos preconceitos e tudo que distor ce a nossa viso da vida, e quando fazemos isso passamos a enxergar a verdade e sermos livres. Aqurio ao co ntrrio do que se pensa no contrrio s tradies, mas somente das que no fazem mais sentido, ou seja para le a sociedade no pode ser uma priso com normas rgidas, por que seno no haver espao para o novo e mod rno, que muitas vezes melhor que o antigo. Aqurio pode ter problemas na parte inferior es das pernas e circulatrios. Peixes - o signo de gua mutvel. A expresso eu creio a essncia desse signo. Como a gua e mutabilidade so o elemento e a qualidade mais influenciveis, isso j nos dar uma boa pista, que peixes o signo mais influencivel. Ele realmente tem dificuldade de saber quem ele , de quais so seus problemas e quais so os dos outros. Sua empatia to grande, que ele mais parece uma massa disforme (mais do que qualqu er outro signo, importante ver o resto do mapa, para se ter uma idia de como a pessoa , j qu e a mnima influncia, faz toda diferena nesse signo), que vai ganhando forma dependendo do ambiente que est. Peixes tem mais que qualquer outro signo a necessidade de se ligar ao inconscien te, ou a Deus, natureza, ou cosmo, ou como voc quiser chamar. Por isso necessrio para ele desenvo lver sua espiritualidade, enquanto sagitrio se interessa pelo lado mais filosfico da religio, peixes se preoc upa com o

lado mais transcendental. Essa necessidade de se ligar a algo superior, pode ass umir duas formas, que vai depender dele e das influncias que atuam sobre ele, mas no final a escolha dele. Na primeira ele busca essa ligao, tentando fugir da realidade do mundo fsico, isso pode se manifestar atr avs de viver num mundo de fantasias, do uso de drogas e do lcool. como se ele se recusasse a ter c ontato com a realidade, permanecendo nela s o mnimo necessrio. Quando for esse o caminho escolhido, sua sade torna-se frgil, sendo geralmente atingido por qualquer infeco oportunista, porque seu corpo no tem interesse nenhum em se defender e se curar. Parece que toda sua energia est toda escoando p ara o inconsciente, sobrando s o mnimo para ele viver. Na segunda forma diferente. Parece que ele capaz de buscar energia dessa esfera ainda desconhecida e traz-la para o mundo fsico, se tornando uma pessoa forte e capaz de grandes feit os. Ele tambm tem compreenso que os homens, o planeta, o cosmo tudo um corpo s, e que ele alimen tado e at guiado por esse corpo. Independente do caminho escolhido, algo que peixes semp re possui uma grande bondade, s que quando age da primeira forma, ele muitas vezes se sente exp lorado (embora comum ser mesmo). Pode comear a ter pena de si mesmo, ou pode chegar a ser extrem amente cruel, a auto-indulgncia pode lev-lo para criminalidade. J quando mais bem resolvido, ele ag e de outra forma. Sabe que o excesso de solicitude no adianta nada, s aumentando o egosmo dos outros, por isso ele mais sbio e discriminatrio na hora de ajudar, e como no mole no fica se remoendo e s e fazendo de vtima, at mesmo porque ajuda porque quer e no porque se sente obrigado. Ele tmido,do ce, suave, com forte necessidade para cuidar dos menos afortunados, podendo trabalhar em ho spitais asilos, hospcios, prises e se no cuidar do seu lado mais negativo, ele corre o risco de ficar intern ado em algumas dessas instituies. Trabalhos assistenciais o atraem, se no trabalhar numa profisso l igada a isso, vai procurar faz-lo de alguma forma. Peixes nos ensina, que h uma enorme poder dentro de ns, que pode nos destruir, ou ser o combustvel para tudo o que queremos, que a espiritualidade o caminho para libertlo, mas sem o intelecto (ar), os ps nos cho (terra), e vitalidade (fogo), essa fora pode ser totalmente desperdiada em delrios inteis. As casas Enquanto a posio dos planetas est mais ligada ao dia do seu nascimento, a posio dos p lanetas por casa, est mais ligada hora e ao local do seu nascimento. Sem essas informaes um astrlogo no pode calcular o seu mapa. No adianta dizer: eu nasci no rio de janeiro, em tal dat a, mas no sei a hora , ou nasci no rio s terze horas, mas no sei quando , ou ainda nasci s treze horas em tal

data, mas no sei aonde . Nos trs casos no ser possvel se elaborar um Mapa Astral. Tudo isso p ara explicar que, simbolicamente, ele algo que localiza voc no tempo e no espao, e isso algo mu ito importante. O Mapa nos d um lugar como ponto de partida para podermos seguir na vida. No algo pra nos dominar, a no ser que voc queira. Mas conforme voc se entender por meio do seu mapa astral, voc pode fazer o que voc quiser com esse conhecimento. Ele pode ser o fim ou o comeo. Isso depende de voc, mas sem isso voc pode ficar vagando sem rumo pela vida. Por isso independente de haver ou no influncia dos astros, muito til se mapear a personalidade, nem que simbolicamente, porque suas chances de sucesso aumentam se voc sabe onde est, quem , e o que quer. muito difcil de se ch egar, se voc est perdido, e um mapa da sua personalidade vem bem a calhar. A astrologia no um nico mtodo capaz de fazer voc se conhecer, mas sem dvidas um dos melhores e mais completo, que ainda por cima ajuda voc conhecer aos outros e muit as coisas. Quando voc se pergunta onde est o meu sol, onde est minha lua, que signo est na cspid e do meio do cu, ou onde est a Vnus da pessoa que eu amo, jpiter da minha irm, ou o marte do meu chefe ou se o sol do seu pai faz quadratura com a lua, voc est passando mo numa linguagem , para entender

o seu comportamento e os dos outros. Por isso necessrio estudar e se aperfeioar no estudo da astrologia. Se voc dominar essa lngua como domina o portugus, voc s sofre nessa vida se quiser. O segredo fazer algo divertido, uma espcie de jogo, se tiver amigo(s), interessad os no livro, vocs podem se divertir, vendo quem consegue sacar melhor a personalidade dos amigos, parentes, personagens da tv,etc. Agora se lembre que apesar de est desenvolvendo sua intuio e seu raciocni o de uma forma divertida (fogo), o objetivo final dar um fim prtico (terra), ao conhecimen to, que voc est adquirindo, porque no adianta nada ficar dizendo: fulado de ries , e somente dar uma risadinha! I nformao poder, voc tem que aprender a us-la com sabedoria. Outra coisa importante, que um signo pode est na cspide (nome que damos ao incio da casa) de mais de uma casa, nesse caso a atividade das duas casas estaro unidas. Por exempl o: se sagitrio estiver na cspide da terceira e da quarta casa estas casas estaro interligadas. O mesmo ac ontece com o signo e casas opostas. Por isso gmeos estaria na cspide da nona e da dcima, que tambm estari am interligadas. Pode ocorrer tambm de um signo no ocupar a cspide de nenhuma casa, ficando totalmen te preso uma casa, dizemos ento que esse signo est interceptado, por que no tem uma sada. Exe mplo: vinte e sete graus de ries na cspide da terceira casa e dois graus de gmeos na cspide da qua rta casa. Touro ficou interceptado na terceira casa, o que isso significa? Que h dois signos prec isando ser expressos atravs da terceira casa. ries como est na cspide sai facilmente, mas touro vai precisar de um esforo de sua parte para sair, principalmente porque ries e touro so bem diferentes. Voc vai ter que aprender a equilibrar o dinamismo agressivo de ries, com a fora constante e lenta de touro. O signo oposto tambm estaria interceptado na casa oposta, ou seja escorpio estaria interceptado na dcim a casa. Agora esta explicao serve para quem, quer utilizar o conhecimento desse livro de u ma forma mais tradicional, mas se voc acha, que peixes est na cspide de todas as casas, ou que os signos aparecem nas cspides fora de ordem, com ries no ascendente, Virgem na segunda casa, capricrn io na terceira, se ries est numa casa e Leo e libra tambm interceptados. Se isso for vlido pra voc tud o bem. O importante que voc se entenda e se conhea e que conhea o simbolismo dos planetas, d as casas, dos signos, dos aspectos e saiba associ-los a voc. Aqui no necessrio que voc fique preso, mas apesar de ser bom, nem que a ttulo de curiosidade, seguir a ordem tradicional , para ver at que ponto ela funciona, mas tambm seria interessante para os que esto interessados na astrologia mas tradi cional, que brinquem um pouco tambm com os smbolos como uma forma de aumentar a sua percepo do significad o dos

smbolos astrolgicos, assim como aumentar sua criatividade e uma certa leveza a ast rologia, mas isso fica a critrio de vocs. Para saber o que acontece quando um signo est na cspide de uma casa, no tem segredo , s associar o que a casa e o signo significam, com a prtica voc vai melhorando. As casas Continuando comparando a vida com uma pea, as casas seriam os lugares do palco. C omo as casas esto associadas a hora do nascimento, podemos dizer, que correspondia, hora que v oc chegou na pea, os atores (planetas ), vivendo seus respectivos personagens (signos) no ficam parados no mesmo lugares(casas), eles se movem no decorrer da pea. As casas representam reas da nos sa vida. Os planetas representam as energias, que nos movem, os signos como elas se movem, e as casas aonde elas se movem. Primeira casa( o ascendente, ou signo em elevao) Esta casa comea com o grau exato do signo, que estava no horizonte no momento, qu e voc nasceu. a casa mais importante do mapa, ela representa seu incio no mundo(simboliza o nas cer do sol). Ele nos mostra sua personalidade externa, a sua individualidade, mostra como os outros o vem, representa o corpo fsico e sua aparncia fsica, a sade, os primeiros anos da infncia. O ascendent e a principal porta de entrada e sada das energias do seu mapa, e de certa forma por meio dele, que as energias do seu mapa vo ser expressas, j que por meio dele, que tentamos buscar nosso lugar no mundo, por isso

se algo estiver obstruindo o ascendente, sem dvida prejudicar a livre expresso de t odo o mapa, por meio do ascendente podemos estudar e entender, como nos expressamos e o que no n osso modo de se expressar pode nos ajudar, ou prejudicar, ou o que est ajudando e atrapalhando na nossa auto-expresso. Todos os planetas nas casas angulares tem muita fora, mas os planetas na primeira e na dcima casa tm mais fora. Os planetas na primeira interferem diretamente em tudo representado pe lo ascendente(sade, aparncia fsica, auto-expresso, etc), ele tambm precisam e ns temos uma necessidade ma ior de expresslos Os signos ascendentes ries-quande esse signo est no ascendente, tudo que est simbolizado no mapa (voc), te m que ser expresso, de uma forma agressiva dinmica, competitiva, energtica, buscando afirmao d a sua pessoa. Voc passa a imagem de algum corajoso, de pouca pacincia, cheia de energia, e que va i luta pelo. Voc tem iniciativa para ir atrs, daquilo, que voc quer, apesar da pouca persistncia e a necessidade de novos desafios. Touro-todo seu mapa tende a ser expresso com lentido, constncia, pacincia, ouvindo o ritmo do seu corpo, buscando praticidade. Voc passa a imagem de algum calmo, pacfico, forte, sensual, porm teimoso, que no gosta de ser apressado. Voc precisa de tempo para aprender e reali zar as coisas. Voc provavelmente tem uma boa voz, gosta de apreciar as coisas boas da vida, pode en gordar, porque gosta de comer. Ou um trabalhador extraordinrio, ou muito preguioso. Voc deve saber lidar co m dinheiro, apesar que, estudar vnus no seu mapa, vai indicar, se sua predisposio para gast-lo, maior, do que para ganh-lo. Gmeos-seu mapa tende a ser expresso aravs da agilidade mental, flexibilidade, boa comunicao, muito jogo de cintura. Voc passa a imagem de ser muito inconstante, sua mente rpid a faz, com que voc muitas vezes mude de idia, isso pode fazer, que achem voc pouco confivel, irresponsv el e voc pode ter uma tendncia a mentir, mas seu charme, inteligncia e lbia o ajudam muitas vezes a sair de situaes difceis. Voc pode falar um pouco demais e capaz de manter um certo ar juveni l por muitos anos. Cncer-a forte necessidade de segurana emocional pode atrapalhar a livre expresso do seu mapa, j que precisa se sentir seguro para faz-lo, pode ser um pouco manipulador (apesar do sol em cncer ter mais tendncia para isto), pra conseguir, o que quer, mas quando decide ir luta, v oc vai atrs do que quer com muita tenacidade. Voc tem uma forte ligao com a me (principalmente se for h

omem), com o lar, sua segurana depende de como foi sua infncia, porque voc tende a remoer o pa ssado. Voc passa a imagem de melindroso, introvertido, ou muito doce e carinhoso, ou muito ambici oso e interesseiro. Voc precisa confiar mais em voc, seno voc vai viver escondido na sua carrapaa toda vez, que se sentir ameaado. Leo-o seu mapa precisa ser expresso com brilho e destaque, voc tambm tem que expres sar a sua personalidade. Voc tem personalidade forte e tem carisma. Os outro o vem como algum corajoso e acreditam, em qualquer imagem, que voc passe, mas podem ach-lo pernstico, egocntrico , dominador e orgulhoso, ou ento generoso e amoroso e magnnimo, principalmente se voc j aprendeu a ser humilde. Seu porte pode ser altivo e majestoso, ou ento sensual. Voc vaidoso, pode ser exib icionista, ou dramtico. Virgem-as energias do mapa so expressas, por meio do trabalho, do servio, buscando sempre o aperfeioamentodelas, mas pode ser demasiado crtico consigo mesmo, o que pode acaba r atrapalhando na expresso delas. Os outros podem v-lo, como algum solcito e humilde, ou ento um cha to, cheio de manias, crtico e intrometido. capaz de conhecer as fraquezas dos outros e captar e o que forma as suas personalidades. Voc costuma parecer mais jovem do que Libra-o seu mapa expresso com charme, elegncia, buscando o equilbrio, mais s vezes parece, que necessrio, algum tipo de relacionamento central na sua vida, para que elas po ssam ser expressas.

Os outros o vem como uma pessoa simptica e agradvel, mas quee tambm pode ser indecis o e superficial. Pode ter tedncia a ganhar peso com a idade. Escorpio-este signo intensifica as energias do seu mapa, mas tambm a forma como vo c sente o mundo. Voc muito sensvel e complexo. Pode ser difcil conhec-lo. Voc se mostra pouco e tem uma forte necessidade de se afirmar, o que pode fazer com que os outros o vejam como algum muito duro, exigente, s vezes at cruel e vingativo. Voc tem muita energia, mas se no aprender a control-la e acabar sendo controlada por ela, voc pode ser muito destrutivo, por meio de atitudes com pulsivas. Sagitrio-este signo amplia todas as energias representadas pelo seu mapa, tudo fi ca exteriormente maior, do que interiormente. Voc busca se expandir e a crescer. Tende a ser alegr e e otimista, precisa ser sentir livre, bastante ansioso e por no saber esperar e querer, que as coisas sejam fceis pode fazer, com que voc no termine nada, na verdade nem se prepare pra comear, o que com o temp o pode acabar frustrando. Os outros podem v-lo como algum alegre, de bem com a vida, tagarela, i ntrometido, meio grosseiro, franco, agressivo, mas muitos percebem, que voc no faz por mal, j que pe rcebem, que voc meio estabanado. Voc tende a ser assim mas quando jovem, porque comum ao passar d os anos, voc entrar em contato com o lado humano de sagitrio e ento ir se modificando, para se tornar numa pessoa mais estabilizada e sofisticada. Capricrnio-com esse signo as energias do seu mapa devem ser expressas com respons abilidade prudncia, procurando conseguir fazer algo prtico, buscando o sucesso, voc guarda su as energias, inclusive quando criana voc pode ter sido muito doente, mas ficou mais forte conforme foi cr escendo,voc tambm se preoucupa com a imagem, que passa ao pblico. Os outros podem v-lo como alg um srio, responsvel, confivel, mas tambm ambicioso, frio e reservado. Voc parece mais velho q uando jovem e mais jovem quando fica velho. O excesso de seriedade, pode dificultar a expresso do seu mapa. Aqurio-quando este signo est no ascendente se manifesta, as energias do seu mapa so expressas de uma erente, indenpendente e se expressar com individualidade.os outros de, talvez frio, mas tambm como muito original, os, principalmente entre pessoas bomias e diferentes. e o verdadeiro comportamento aquariano forma nica e original. Voc quer ser dif podem v-lo como algum excntrico, rebel inteligente. capaz de ter muitos amig

Peixes-quando est no ascendente necessrio o desenvolvimento da espiritualidade, pa ra que as energias do mapa, possam realmente ser expressas, caso contrrio, elas podem ser d

isperdiadas com atitudes escapistas. Os outros podem v-lo como algum, que caridoso, simptico, prestativo, ma s talvez muito sonhador, pouco prtico e auto-indulgente. Sua vitalidade pode ser pouca e v oc pode ser um pouco cheio, meio sem forma e com tendncia a engordar. Nas prximas casa no vamos dar um deliniamento por signo propositadamente, para que voc comece a faz-lo. Vamos apenas dizer, o que significa cada casa, voc tem, que associar, o que acontece, quando um signo est na cspide de uma casa, quais so os pontos positivos e os negati vos, como tirar o melhor proveito desta posio e o que deve tomar cuidado e evitar, at mesmo porque mu itas destas coisas so subjetivas, ento cabe a voc, saber em que casa est um determinado signo e com iss o se aplica a voc. Eu poderia colocar um monte de frases, para explicar, mas a tendncia da maior ie seria ficar apegado a essas frases e repeti-las como papagaio, sem entender, o que elas significam, sem ao menos saber se fazem sentido para voc e voc teria dificuldade de por esse conhecimento em prtica, tornando este trabalho, mais um livro de auto-ajuda intil, que a nica coisa, que faz , fazer, com que voc t enha um linguajar, que na superfcie, d a idia, que voc se conhece e tem uma viso mais aprofun dada, mas na verdade o seu jeito de falar no passa de mera repetio, do que voc leu, para aprende algo no tem jeito, voc tem que por a cabea pra funcionar. Segunda casa-esta casa est associada as nossas finanas, as posses (menos imveis), c omo voc lida com dinheiro, como voc pode ganh-lo, ou o que o atrapalha de faz-lo, ou o que o faz perd-lo.

Essa casa tambm representa, quais so seus valores pessoais e qual o valor, que voc tem de si prprio e como se valoriza. Terceira-esta casa est associada ao mundo circunvizinho. Parentes(principalmente irmos), vizinhos, viagens pelo pas, meios de locomoo. Tambm est associda ao uso da mente e a comunicao tanto escrita, quanto oral e aos estudos (com exceo da de nvel superior). Quarta-representa o nosso lar na infncia, 1 de nossos pais, nossas razes e a influn cia delas sobre ns, o lar que queremos montar e como tendemos atuar nele (o que afeta a vida das pessoas com que vivemos, se no moramos sozinhos), a velhice, a necessidade de segurana, propriedades e a no ssa privacidade. Quinta-representa os romances e casos amorosos, os jogos, os passatempo, os robe s e esportes, os filhos, a nossa criatividade e potencial artstico, as belas artes, a poltica e a g ravidez. Sexta-esta casa representa, qual a nossa relao com o trabalho, como trabalhamos e que tipo de trabalho nos atrai. Mostra como agimos em posies subalternas e que tipo de ajuda e o que tipode ajuda, ou problemas podemos esperar dos subordinados, se um dia o tivermos. Esta casa t ambm indica, como lhe damos com a questo da sade. A energia do signo, que est na cspide (ou intercepta do), se no for usada de uma forma construtiva pode afetar a nossa sade. Esta casa tambm rege os i nquilinos, os animais de estimao e nossa vontade de ser aperfeioar. Stima-esta casa rege as associaes (sociedades e casamento). Tambm rege o divrcio, os contratos, os processos, as negociaes e os acordos. O relacionamento com pblico e como ele rea ge a ns. Indica tambm os inimigos declarados. Indica que tipo de cnjugue ns buscamos, como p ode ser o nosso casamento. Oitava-rege o sexo, a morte, o ocultimos, a regenerao completa da personalidade, o s mistrios, a cirurgia. Tambm o apoio, que recebemos dos outros financeira,material, esperitual e fisicamente. Rege os bens do cnjugue, as heranas, seguros, testamentos, impostos, capital dos scios e penses. Nona-demonstra a nossa mente superior e seu aprimoramento atravs da lei, religio, cincia, ideais, educao superior, filosofia, psicologia e profundo aperfeioamento mental. Ta mbm se relaciona com as viagens ao exterior, e aos estrangeiros e tudo ligado ao estrangeiro. Rep resenta o clero, os sogros e os netos. Dcima (meio do cu)-indica qual a nossa profisso, como contrumos nossa carreira, noss a reputao,

como atuamos em sociedade. Tambm indica o status, a fama, a promoo, a ambio, o govern e as autoridades e como lidamos com elas, mostra nossas conquista e a influncia, qu e voc exerce no seu meio. Representa o outro pai, que no representado na quarta casa. Obs 1: quando algum s tem um dos pais, ou quando os papis de quem mais protetor, e quem mais a autoridade entre eles, no for muito bem dividido comum, que esse pai no pr imeiro caso e ambos os pais no segundo, assumam o temperamento, que o signo na quarta e da dcima casa indica. Obs 2: muitas pessoas se ligam mais a sexta casa, do que na dcima. Quando algum es t ligado na dcima, as caractersticas da sexta so apenas um complemento para o desenvolvimento d a carreira e na escolha do profisso e na forma como a pessoa atua nela. Agora se a pessoa s quer u m emprego, a sexta casa mais importante na escolha da ocupao. A dcima vai ter mais importncia somando c omo ela trabalha como subalterna (sexta), com a forma como ela lida com autoridades (dcim a), para saber, o que necessrio para que ela no perca o emprego por no lhe dar bem com os chefes. Dcima primeira-indica os amigos e tudo relacionados a nossas amizades. Nossos rel acionamentos com amigos e conhecidos. Indica tambm nossas maiores aspiraes. O dinheiro que receb emos da nossa profisso. Esta casa mostra os filhos adotivos, os enteados e tambm as circuntncias sobre as quais no temos controle. Tambm rege as associaes, agremiaes comunitria, clubes e grandes e pequ enas organizaes.

Dcima segunda-mostra o seu inconsciente, sua fora interiores, suas fraquezas ocult as, indica a necessidade de se desenvolver nos bastidores. Indica tristezas, sofrimentos, lim itaoes, obstculos, segredos, prises, confinamentos, hospitais, instituies mentais, restries, inibies, exlio, inimi secretos, perigos ocultos, autodestruio casos cladestinos e tudo que queremos esconder dos o utros. Tambm indica caridade e simpatia. aqui, que est esconddido o nosso lado mais sombrio e perigos o, mas tambm aqui, que est escondido nossos maiores recursos internos, que podem ser aflorados atavs do desenvolvimento da espiritualidade. Obs: uma coisa que importanta salientar, que no importando, qual seja a posio de sin o por casa, ou de planetas por signo, que o signo do sol, do ascendente e da lua, sempre atu am com muita fora em todas as reas do mapa, sempre rerfoando, ou brigando e ou complementando o que indicado por elas, isso tem que ser levado sempre em conta, para um correto deliniamento da a tuao de uma pessoa numa determinada rea. A sub-marca-representa uma casa comnfase no mapa, o processo para ach-la o mesmo d a marca. Exemplo: se voc tem 5 planetas angulares e seis planetas nas casas dos relacionam entos, sua submarca a stima casa, j que esta a casa de relacionamentos angular. Os hemisfrios e os quadrentes-ns dividimos o mapa em hemisfrios norte, sul, leste e oeste e em quatro quadrantes, cada um tendo um significado. O hemisfrio norte vai da primeira at a sexta casa. Quanto mais planetas voc tiver, mais voltado pra dentro de si mesmo, voc , sendo capaz de se conhecer melhor. Um excesso de pla neta indica uma pessoa, que vive trancada dentro de si mesma. O hemisfrio sul vai da stima at a dcima segunda casa. Quanto mais planetas voc tiver aqui, mais voc vai querer se projetar no mundo e talvez at, querer ser famoso. Pessoas c om excesso de planetas aqui, podem ter dificuldade de parar, o que esto fazendo, para olhar dentro de si mesmas, na busca da resoluo dos seus problemas. Hemisfrio leste-ocupa o espao, da tercceira, segunda, primeira, dcima segunda, dcima primeira e dcima. Quanto mais planetas nessas casas, quanto mais voc ambicioso, decidido, e gocntrico, gostando de agir por conta prpria , para que voc possa usar seu livre arbtrio. Hemisfrio leste-abrange o restante das casas, ou seja da nona at a quarta. Quanto mais planetas voc tiver aqui, mais voltado e dependente dos outros voc , ter que aprender, que mui tas vezes na sua vida, voc vai se envolver em situaes, em que voc no poder agir, da maneira que quer. O

mapa vai indicar o quanto fcil, ou no aprender essa lio. Os quadrantes-por causa dos hemisfrios, o mapa dividido em quatros quadrantes.cad a quadrante um ponto de interseo entre dois hemisfrios. Primeiro quadrante-ocupa a primeira, a segunda e a terceira casa. Pertence ao me smo tempo aos hemisfrios sul e leste. Mostra algum voltado pra si mesmo, mas que ao mesmo tempo gosta de agir por conta prpria, o tipo de pessoa, que gosta de controlar os outros nos bastidores. Segundo quadrante-ocupa a quarta, a quinta e a sexta casa. Indica uma pessoa, qu e gosta de criar, servir e cuidar dos outros e se relacionar num nvel de intimidade. Terceiro-ocupa a stima, a oitava e a nona casas. Indica uma pessoa, que quer se p rojetar, mas com o auxlio dos outros. Geralmente so as pessoas, com que se relaciona, que as levam ao sucesso. Os outros so a razo deles quererem subir na vida, j que suas metas so neles e no em si mesma. Quarto-este quadrante indica uma pessoa, que quer se fazer por si mesma, j que a interseo do hemisfrio sul, com o hemisfrio leste. A distribuio dos planetas pelos quadrantes, funciona como tudo na astrologia e na vida, a carncia indica um ponto, que tem que ser desenvolvido, o excesso indica, que voc tende a se importa muito com esse ponto e esquecer do resto. Porm uma destribuio equilibrada dos planetas pelos quadrentes pode ser indecisos graas a imparcialidade e assim podemos no agir na vida. Isto simboli za, que , por no

sermos perfeitos e buscarmos o aperfeioamento, , que nos movemos na vida, que no f inal o todo se e quilibra. Os planetas Os planetas so as energias, que nos movem. Como j dissemos so os atores, que do vida aos personagens, estando sempre em alguma rea do palco. Alm de falar sobre os planetas, falaremos do significado, quando um planeta est re trgrado (aparentemente se movendo pra trs), interceptado (dentro de um signo interceptado) e sem aspecto . Quando um planeta est retrgrado, parece, que seu efeito mais,interno, algum com mui tos planetas retrgados, pode parecer,ser misterioso, reservado e at tmido, o mesmo acontece se o planta reger

o signo, onde est o sol, o ascendente e a lua. J algum sem nenhum planeta retrgado, pode ser ela mesma sem nenhum bloqueio. Quando mercrio,vnus,ou marte esto retrgrados tambm no fci saber quema pessoa realmente , j que muitas coisas ocorrem internamente, sem ir p ara o mundo externo. O sol e a lua nunca ficam retrgrados. Planetas interceptados-um planeta interceptado est preso, apesar de muitas vezes sua fora e intensidade serem maiores, do que quando no esto interceptados. O difcil colocar essa energia e m movimento, de fazer algo com ela, mas tambm quando essa fora consegue se soltar, ningum a segu ra e ela chega aonde quiser. Quando o sol, a lua, o regente do ascendente, ou do signo qu e est interceptado esto interceptados, ou a pessoa tem vrios planetas nesta condio, parece, que a vida no an da e ela tem a sensao de est presa, trancada, pode ser mesmo difcil avanar na vida, at aprender a mex er com essa energia, que parece com um carro atolado na lama, com voc acelerando com a veloci dade total. O melhor caminho para tentar resolver o problema, tentar utilizar a energia do planeta, n a casa que ele rege. Ex; se urano estiver interceptado e aqurio estiver na terceira casa, ento umas das solues possveis, atravs do uso da mente, do desenvolvimento de alguma forma de comunicao. Planetas sem aspecto-se os planetas so os atores, os aspectos mostram como os ato res se relacionando durante a pea. Um planeta sem aspecto, no se relaciona com nigum, ele fica no seu c anto interpretando o seu personagem sozinho, indiferente a atuao dos outros, que no o atraplham, mas t ambm no ajudam. Esse ator solitrio, se concentra mais ainda no seu personagem e no luga r que ocupa, j que seu mundo se resume a isso. O sol, a lua, mercrio,vnus, marte so os chamados planetas pessoais, sua influncia ma

ior sobre ns, eles representam caractersticas com que temos um contato mais direto, por isso esses planetas so os mais importantes. Jpiter e saturno, so considerados os planetas de transio entre os pessoais eo transc endentais, eles ainda tem uma boa influncia sobre ns e representam reas importantes, que esto nos ab rindo para algo maior, nos fazendo sair do nosso mudinho particular. Urano, netuno e pluto so considerados os planetas transcendentais, porque esto muit os distantes e sua influncia pequena. Sua importncia por signo maior para se conhecer o comport amento das massas, do que para o estudo de um mapa individual, no mapa individual sua impor tncia maior porcasa e por aspectos, principalmente os feitos nos planetas pessoais. Quando envelhece mos tendemos a entrar em contato um pouco mais com a energia destes planetas. Os atores importante conhecer o perfil de cada ator e ento se perguntar, que papel ele est r epresentando na sua vida, em que lugar sua atuao maior e com que outros atores ele est atuando. Procure se exercitar, praticando da maneira, que j falamos antes nos outros tpicos do livro. O sol-o que o sol representa para ns? Bem se no fosse por ele, no haveria vida no n osso planeta, sua energia e calor essencial para isto. Tambm graas a inclinao da terra, a energia do sol no nos

chega com a mesma intensidade, nos dois hemisfrios durante o movimento de translao da terra, o que ocasiona as quatro estaes, que rege vrios ciclos da natureza. O sol tambm graas ao mo vimento de rotao da terra, faz, com que a face do nosso planeta, que esteja voltada para ele, esteje de dia e a contrria esteje na escurido da noite.. Sol tambm pode matar, causar incndios, secas, por iss o ele tambm tem seu potencial negativo.

O sol representa a nossa energia bsica, que precisamos desenvolver, ou deixar flu ir, para que nos energizarmos, nos sentirmos vivos e colocarmos nossa individualidade. Tambm como o sol simboliza a luz e graas a ela, que podemos ver, por isso representa como vemos a vida e o que real para ns. O sol por signo representa, o que nos energiza, o que somos. A casa onde ele est, r epresenta onde podemos nos destacar e brilhar e expressar mais fortemente a nossa personalidade. Ex: o sol na stima casa capacidade de brilhar com o pblico, ou no relacionamentos, na sexta no trabalho, na dcima na carreira. O signo eu sou de ries , solar o que chamamos de normalmente de nosso signo, quando se diz: ou eu sou de capricrnio , na verdade voc est dizendo, que tem o sol nestes signos, mas apesar d e ser o mais importante fator no mapa, o sol no o nico. Ele o ator principal da pea, mas no a pea!! Essa i errnea ocorre, porque mais fcil saber qual o seu signo solar, que saber sobre o si gno do ascendente e dos outros planetas e casas, se bem, que se voc nasceu nos dois primeiros, ou nos dois ltimos dias de um signo, seu signo solar pode ser outro, j que o sol no entra no mesmo dia certin ho nos signos todos os anos, como as pessoas pensam. certo porm, que a maioria das pessoas no nascem nem no incio e nem no fim do perodo estipulado para o seu signo, mas mesmo assim bobagem, voc ler nesses manuais de astrologia, que se voc nasceu no dia doze de fevereiro, voc de aqurio e se iludi r, que toda sua personalidade se resume a isso. Voc basicamente, o que representa o seu signo sol ar sim, mas o seu signo ascendente vai te dizer, como voc vai se expressar, sua lua como suas emoes a fetam sua vida, o seu mercrio como voc usa sua mente e se comunica e todos os outros fatores do seu mapa, que vo se somando, ou se ajudando, ou criando tenses e tudo isso somado a sua educao, o meio e a poca em que voc vive, o acaso, as escolhas que voc faz, o grau de conscincia do que voc , que , tranforma voc num ser nico. O sol ator principal da pea, um grande ator, famoso carismtico, com boa presena cnic a, que chama a ateno e rouba cena. Ele sabe se valorizar, tem um ego enorme, muito talent oso e criativo, gosta muito de por sua personalidade nas suas interpretaes. Gosta do palco e princ ipalmente dos aplausos, dramtico e s vezes exagerado. Quando est de bom humor generoso, caloroso, amoroso, mas

quando no est num bom dia, pode ser ditador, egosta e at cruel.

O sol interceptado-a pessoa com essa posio, passou por restries, h um sentimento de c arncia dentro de si, talvez at de abandono, j que para ela difcil se relacionar. No fcil pr ela se expressar, apesar de uma forte necessidade de faz-lo, mas quando consegue, ela se torna apta paraser e ter aquilo, que ela quiser. O sol sem aspecto-quando o sol no faz aspecto, a pessoa est livre para ser, o que ela na ntegra, j que nada a impede, que faa isso, mas isso pode ser algumas vezes desagradvel, j qu e essas pessoas no tem uma viso muito boa das coisas, podem ou magoar o sentimento dos outros, ou irrit-los, por causa desse temperamento muito livre e independente, que dependendo do signo ond e estiver, pode ser considerado muito grosseiro, ou esquisito. O sol tambm representa o pai, o marido e os homens em geral. A lua-a cada sete dias a lua muda de fase, indo da escurido da lua nova, at o seu brilho tmido, suave, frgil e romntico da lua cheia. A lua est associada as flutuaes do nosso humor e representa uns dos pontos mais frgeis do mapa. Ela est ligada ao nosso emocional, como nossas emoes funcionam e como atuam sobre ns, tambm representa a nossa auto-imagem (at que ponto ela bem foc alizada e o quanto ela interfere na nossa vida), tambm representa a nossa necessidade de segu rana emocional, ou seja, que tipo de atitudes nos fazem sentir seguros internamente, e o sacrifcios, que s vezes fazemos,

para setir essa sensao. Tambm indica nossas reaes instintivas e reflexivas e como cui damos e nos sentimos cuidados e protegidos pelos outros. Rege a me, a esposa e as mulheres em geral, os interesses pessoais, os desejos e necessidades, o magnetismo, o pblico em geral, a enfermage m, e os comerciantes. Eu considero a posio da lua, uma das mais importante do mapa, porque acho, que est e planeta, quando no tem sua energia bem equilibrada, por tudo que ele representa, um dos ma iores obstculos da nossa expresso. J que ela representa os primeiros anos da nossa infncia, aqueles an os em que somos mais vulnerveis, porque nesses anos nossa conscincia no est completamente desperta e ainda por cima somos bastante ignorantes. Como o conhecimento e a conscincia so os filtros que no s protegem das impurezas da vida, nesses primeiros anos somos completamente vulnerveis a elas. E como qualquer ser vivo, quando estamos vulnerveis tentamos nos defender, criando mecanismo de defes as, que se manifestam em tipo de aes, pensamentos e sentimentos, que mais tarde atrapalham nossas vidas, quando crescemos, porque como so hbitos ns o fazemos sem sentir, j so respostas automticas, que criamos para reagir aos estmulos externos, como uma forma de nos sentirmos adequados e seguros . Compreendendo posiao da lua por signo, por casa e os aspectos que ela forma e fazendo um auto-e xame de como se aplica nossa vida, podemos, nos ajudar a entender esses mecanismo, que criamos e tambm p odemos medir o quanto deixamos de ser um beb, para ser uma pessoa adulta. A lua um ator sensvel, fcil de se magoar, que nunca sabe realmente vai ser capaz d e desempenhar o seu papel, precisa de muito incentivo do diretor, para se sentir confiante e e ntrar em cena, apesar de sua capacidade nata de encantar o pblico, ela nem sempre tem conscincia de seu talento, nen das suas limitaes,j que ela tende a sair inconscientemente. A lua interceptada-indica a pessoa com uma certa dificuldade de se comunicar (po de haver at um problema fsico nesse sentido), porque as emoes ficam muito acentuadas. A pessoa pod e ser muito fechada emocionalmente, ter um forte sentimento de rejeio (talvez se sentir assim em relao a prpria me). Quando resolve esse problema, capaz de se comunicar extraordinariamente bem e ter grande apoio emocional para atuar na vida. A lua sem aspectos-a pessoa com essa posio, pode ser fria, distante, pouco interes sada em se envolver emocionalmente com os outros e as coisas, mas isso pode ser positivo, porque nos sas emoes, o medo de ser rejeitado, nossa auto-imagem e todas as coisas pela lua, quando isso ocorre no conseguem nos atrapalhar, para conseguirmos, o que queremos, por isso so aumentadas as chan ces de sucesso na

vida. Mercrio-este planeta na mitologia greco/romana o mensageiro dos deuses, que era o responsvel pela comunicao entre eles e os mortais. Ele representa a nossa mente, o intelecto, capacidade de aprender, de se comunicar, de raciocinar, de absorver as informaes e coordenao motora. Aprende r a usar mercrio representa aprender a pensar e a ser comunicar (tanto processando as info rmaes que recebemos, como processando as informaes que queremos expor) . graas a ele, que podemos observar, aprender, estudar e podemos formar idias , co nceitos, pensamentos e gracas a ele que temos destreza manual e coordenao motora. Sem ele no poderamos no s comunicar, porque no entenderamos os outros e nem conseguiramos, que eles nos compr eendessem, j que mercrio o porta voz dos deuses (outros planetas) e o mortais (o mundo), sem e le voc nem poderia ler esse livro, quanto mais entend-lo, qualquer coisa, que precisa de um raciocnio , ou que o ato de pensar esteja envolvido, envolve mercrio. Mecrio um ator verstil, inteligente, sabe se comunicar bem, tanto com os outros at ores, quanto com a platia, cuja a reao por menor que seja, ele capaz de perceber e entender e as sim se adapta a qualquer platia e tambm no perde a compustura, quando um ator erra o texto, porque ele tem o dom do improviso, nunca fica sem ter, o que dizer. Mercrio rege as viagens curtas, irmos e irms, a fala, a escrita, as cartas, meios d e transportes e o comrcio.

Mercrio retrgrado-indica que a pessoa pode ter dificuldade de se comunicar, princi palmente verbalmente, a pessoa prefere se comunicar por escrito. Seu pensamento porm tende a ser profun do e mais sensvel, j que mais interiorizado e tambm por causa disso faz menos julgamentos pre cipitados.. Se o processo de comunicao no for amadurecido a pessoa pode se refugiar no silncio, j que no conseguem falar sobre seus sentimentos. Mercrio interceptado-tambm indica dificuldade de se comunicar, a pessoa porm tem um jeito seu de se comunicar, que parece ser nico e por isso sente como se as pessoas no a compreendam. H uma forte necessidade de se comunicar, mas at que aceite e aprenda a lidar, com s uas idias diferentes, issi pode ser difcil, mas quando consegue admirada pelos outros pela sua forma de pensar. Mercrio sem aspectos-a mente se separa do resto do mapa, parece que a pessoa capa z de se observar de fora, indeferente aos problemas. E seja, o que voc esteja fazendoa sua mente no para, isso pode deix-lo cansado e nervoso (pessoas com muito ar no mapa podem ter um tempera mento parecido). A meditao, a ioga e similares podem ajudar a resolver o problema, ajudando a mente a descansar. s vezesa pessoa capazde pensar nas situaes mais adversas, porm a o risco do que voc ap render no for absolvido pelo resto da sua personalidade. Mercrio antes, ou depois do sol-quando mercrio estar antes do sol, ex: sol a doze graus de capricrnio, se mercrio estiver desde onze graus pra frente de capricrnio, ou qualquer grau de sagitrio (para astrologia mercrio nunca se afasta mais do que vinte e oito graus do sol). Esta p osio como se a pessoa andasse num mundo bem iluminado. J a pessoa com mercrio depois do sol, que no noss o exemplo seria algum, com mercrio a partir dos treze graus. Isto indica uma pessoa, que tem que andar num mundo tateando no escuro. Nenhuma das posies aumenta o diminui a inteligncia, mas em quai s das situaes, voc acha, que mais fcil sua mente trabalhar? Se tem dvida experimente agir no escur o e depois no claro e voc vai ver, onde a capacidade de compreenso maior e mais fcil. Nesse si mbolismo mercrio antes do sol, representa o poder da nossa concincia (sol) de iluminar a nossa men te ( mercrio), ambos trabalhando juntos, para extinguir a culpa, o remorso, de antever algo, qu e vai acontecer, para esclarecer os enganos que nos fizeram acreditar nessa vida. Vnus-este planeta representa a nossa capacidade de dar e receber afeto, aquilo qu e gostamos de fazer e que nos d bem estar fsico, que tipos de relacionamentos queremos e como no s comportamos neles, se temos dotes artsticos e nossa sensualidade. Vnus num mapa de um homen in dica, que tipo de

mulher o atrai sexualmente e no mapa de uma mulher, indica um lado, que ela deve desenvolver, se quer entrar em contato com sua feminilidade. Aprendemos, que mercrio, que processa as informaes, que recebemos do mundo exterior, mas so os nossos cinco sentidos, que trazem essas in formaes at ns e eles esto ligados a vnus graas a ela, que podemos sentir o mundo, que nos rodeia. S em vnus a nossa mente no teria nada paratrabalhar, imagine uma pessoa, que nasceu cega, surda, se m olfato, paladar e sem tato, seria impossvel, para ela saber, que o mundo existe, ter qualquer exper incia, ou criar , querer, ou desejar alguma coisa, seria incapaz de sentir o mundo. Talvez nem soubesse, q ue existe. Vnus um ator simptico, agradvel, de boa paz, bonito e tem poder de encanto e conqui sta outro com seu charme. Apesar de estar louco pre se casar, mas enquanto esse dia no vem, ele no dispensa os seus casos. Seu poder estar na sua beleza e charme, sua natureza ligada a estt ica e a harmonia, coloca sempre a servio das suas atuaes.seus maiores defeitos que pode ser preguioso e indol ente. Vnus retrgrado-de todos os planetas, que tm movimento retrgrado, vnus o mais prejudic ado, porque representa a necessidade de dar afeto, quando sua energia interiorizada, e at que a pessoa lide com ela de forma mais amadurecida, ele pode ter dificuldade de demonstrar afeto, a pessoa pode ser tmida ou muito imediatista na forma de demonstrar afeto e viver trocando de casos amor osos.

Vnus interceptado-a sua vida amorosa pode ser colocada em segredo. Voc apesar da s ua enorme necessidade de dar afeto, pode achar, que nunca experimentou um amor de verdade e talvaz realmente tenha dificuldade de conseguir, por causa dessa intensidade do seu desejo de se relacionar. Vnus sem aspecto-a pessoa tambm pode viver a sua vida, como no tivesse necessidade de amor, autosuficiente e desligada e aparenta ser muito, fria, ou a pessoa pode ter vrios casos de amor, mas por mais que ame e seja amada, nunca consegue se sentir amada. Marte-representa a nossa capacidade de ir luta, de buscarmos o que queremos, a n ossa necessidade de se afirmar e de se por a prova, nossa agressividade, os estmulos fsicos que nos energizam e a nossa sexualidade. Marte assim como o sol represente algo, que nos energiza, s que o so l representa algo, que temos que ser e marte est ligado ao, ao desejo, a energia de marte precisa semp re de um estmulo externo para se manifestar, atrav dele , que vamos atrs daquilo, que queremos. Sem marte no vamos pra lugar nenhum, porque faltaria a energia necessria, sempre que voc est indo atrs de algo a energia de marte, que voc est usando. A lado mais negativo de marte, quando sua en ergia no usada corretamente, a violncia, mas impossvel sem ele, nos lanarmos no mundo externo. Mar te no mapa de uma mulher indica o tipo de homem pelo qual ela se sente atrada sexualmente e no mapa de um homen o tipo de caractersticas, que ele tem que adotar se quiser entra em contato com s ua virilidade. Marte um ator forte, vigoroso, viril, muito competitivo e quer ser sempre o melh or e isso, que impulsiona a sua carreira e faz, com que se destaque, mas seu gnio no fcil de lidar , pode ser muito agressivo e violento, no s com os outros atores, mas com a platia, por isso ele sem pre bem vindo, ou compreendido, mas por mais que apanhe, ou seja humilhado ele sempre volta pra ba talha. Marte retrgrado-com esta posio a pessoa se torna menos agressiva, competitiva, isso pode ser positivo, porque pode impedir, que voc tenha muitas aes precipitadas, tambm sua comp etitividade voltada pra dentro, e por isso pode ser usada para seu auto-aperfeioamento, ou se ja, ao invs de se preoucupar em ser melhor que outros, voc se preoucupa em ser melhor, do que voc foi ontem. Vo c pode ser mais lento, mas por no ser afobado, acaba ganhando tempo, por tomar decises ma is acertadas. Marte interceptado-voc tem muita energia e vigor, mas difcil, lidar com ela de mod o produtivo, voc pode ser agressivo, ou o tipo fechado cheio de tenses. Entretanto, quando cons egue usar essa energia e ter controle sobre ela, voc pode conseguir tudo, o que quer.

Marte sem aspectos-quando isso ocorre a pesdsoa tem uma enorme energia e capacid ade de ir luta, mas corre o risco de exaurir suas energias. Jpiter-este planeta est simboliza a nossa necessidade de crescer, de se expandir, de atrair a sorte e as oportunidades. Rege a riqueza, os grandes negcios, a mente superior, o otimism o, a altura, o crescimento, as aspiraes, a prosperidade, a moralidade, a indulgncia, a educao superior, a mente f ilosfica, o estrangeiro, os esportes, a caa e o amor pelos animais. Jpiter outro planeta, qu e nos enche de energia e que pode fazer bem a nossa sade, s que a energia de jpiter est associada, aquela s ensao, que temos, quando confiamos em ns mesmos, achamos, que podemos tudo, pode vir, o que vier, q ue ns aguentamos, que tudo vai d certo, quando temos essa f em ns mesmos, representada por jpiter ns no s sentimos to bem, a vida se torna algo mais fcil e divertida. Quando confiamos em ns dessa forma muitas pessoas tambm acreditam e assim as oportunidades vo surgindo e como a vida o que a gente acredita, se voc acredita,que pode, voc pode mesmo, por causa disso, quando desenvolvemos a energia de jpiter, costumamos atrair, o que chamam de sorte, segundo dissem, ns s envelhecemos , quando deixamos de nos relacionar com jpiter, porque quando perdemos a f na vida e em ns mesmos, s n os resta tristemente esperarmos o nosso fim. Sem a energia de jpiter impossvel haver cresci mento, ou expanso, em qualquer rea, em que somos pessimistas e derrotistas, ns nem temos chances de v enceer. Jpiter representa a necessidade de crescer e se expandir tanto fsica, mental, espiritual e materialmente. Jpiter amplia, tudo o que toca, tanto pelo lado positivo, como pelo negativo, tambm pode nos levar ao exa

gero e a cometer excessos. Estudando jpiter no mapa entendemos, o que ajuda, ou a trapalha nosso processo de crescimento e como comear a utilizar ao nosso favor. Jpiter um ator mais alto, sempre acha, que tudo vai acabar bem, no importa os alto s e baixos, que sua carreire lhe imponha, sempre acha, que no final ele vai ter algum lance de sorte e tudo vai se acertar, seu sucesso se deve mais ao fato da sua vontade de crescer constantemente. Ele p orm estabanado, muito bom paraver, o que est longe, mas tem dificuldade de ver o que est perto. Jpiter retrgrado-indica uma pessoa, que elabora por ela mesma suas crenas, filosofi a de vida e moral, no aceitando, cegamente o que estabelecido. Ela tem uma capacidade de ver o todo, sem perder de vista o detalhes. Tambm valoriza mais o crescimento interno, do que o externo. Jpiter interceptado-voc pode ter sofrido dificuldade no comeo da sua vida. O seu po tencial de crescimento e seu entusiasmo esto restritos. Voc precisa desenvolver os seus valor es, conforme faz isso, aprende a tirar proveito das oportunidades de uma forma completamente dos outros . Jpiter sem aspectos-indica uma pessoa, que no tem medo de expor suas crenas, que ge ralmente no so ortodoxas ao mundo, o que podem fazer, com que paream aos olhos dos outros me io excntrica, j que no se importa, com o que digam ao seu respeito. Usado de forma construtiva a pessoa capaz de ser brilhante e oferecer novos conceitos ao mundo. Negativamente, principalmente no mapa de uma pessoa ambiciosa, a pessoa pode querer crescer e se expandir de qualquer forma, custe, o que custar.

Saturno-saturno representa a necessidade de ser responsvel, de cumprimos com os n ossos deveres, atingirmos as nossas metas. Ele simboliza a disciplina, a responsabilidade, a or ganizao, a ambio, as limitaes, as tristezas, a demora, as pessoas idosas, a profundidade, a pacincia, a sabedoria, a tradio, o convencionalismo e o uso produtivo do tempo e o processo de amadurecimento. Pens e em todo, que voc aprendeu sobre os signos, planetas e casas, o que seria deles, se no fossemos res ponsveis, no comprirsemos com nossas obrigaes, no tiversemos um mnimo de disciplina? Sem dvida nehuma no faramos muita coisa com eles, tem que haver algo em ns, que nos ponha na linha, esse algo : saturno. O problema que esse senso de disciplina, acaba virando seriedade, medo de falhar, j que somos forados a sermos diciplinados, isso uma obrigao, no uma opo, que fazemos para construir algo na vida. Ento nossa relao com saturno, ou un excesso de seriedade, que nos faz acreditar, qu e a vida grave, o que geralmente nos paralisa, ou ento no queremos saber de responsabilidades nemh uma vivendo da

iluso, que vamos, chegar aonde queremos agindo dessa forma, estudando saturno no nosso mapa, podemos aprender a fazer as pazes com ele. Saturno no mapa sempre mostra um ponto, que i mportante pra ns e por ser to importante, ns muitas vezes ficamos paralisados na sua frente e evi tamos ter contato com essa rea, ou tendemos a forar a barra. Saturno sempre representa um desafio, q ue quano aprendemos a enfrentar, somos capazes de sermos profundos, sermo responsveis, disciplinados e ir longe em todos os assuntos, que ele est envolvido. Geralmente aprendemos a lidar com a ene rgia de saturno conforme envelhecemos (o tempo geralmente o nosso melhor aliado, quando se trata de satur no), mas se com o passar do tempo no melhoramos, pode ter certeza, que os problemas ento repre sentados por ele tendem a ser agravar, trazendo coisas como solido, melancolia, depresso, restries, a margura. O segredo entender, que tudo na vida importante, mas nada srio. Se quiser entender melhor s eu saturno, procure entender, o que voc sente e pensa e como age nas situaes, que voc~e tem med o de falhar, que precisa ser responsvel e como voc se relaciona com seus deveres. Fazendo isso voc p ode entender o seu saturno e saber, o quanto voc est ligada a ele. Saturno- um ator srio, sempre est com o seu texto decorado, nunca se atrasa, as pes soas podem sempre contar com ele, porque super responsvel. Sua escalada ao sucesso foi dura, no virou um grande ator da noite pro dia, chegou at acreditar algumas vezes, que no conseguiria, mas com o tempo ele foi subindo, at que chegou l, graas aos seus esforos, j que ele nunca pode contar mui to com a sorte na vida. Saturno tende a restringir a energia de tudo, que toca, mas tambm confer e uma forte ambio.

Saturno retrgrado-quando um planeta est retrgrado, como j dissemos, o seu movimento mais interno, o que geralmente aumenta a sua profundidade, no caso de saturno, isso v ai depender de como reagimos ao desafio representado por ele, se for com medo, esse medo e senao de ina dequao, essa incapacidade de lidar com a rea representada por ele de uma forma til, muito mais forte, assim como a restrio e a limitao nessa rea da vida. J as reargimos com responsabilidade, dedicao, seguimos vencer o medo, a capacidade de conseguirmos, o que queremos, aumentada, o que no s leva com certeza ao sucesso. Saturno interceptado-quem tem essa posio, tem uma enorme capacidade de detectar o problemas dos outros e pode ajudar a resolv-los. Porm as coisas, que abalam os outros normal mente no o abala. Ele tende a ver os seus problemas com muito fatalismo. Saturno com sua fora aumen tada, aumenta o medo e a pessoa pode ser muito bloqueada, necessrio, que ela aprenda a correr ris cos e buscar sair da sua concha, para usar todo o seu potencial de concretizao de saturno. Saturno sem aspecto-indica uma pessoa, que pode ser to rgida consigo mesma e se fa zer cobranas o tempo todo, que pode achar, que a vida no oferece alegrias, s trabalho, por mais que se esforce, nunca est satisfeito, sempre acha, que falhou. A pessoa pode ser muito solitria, q ue s vive para o trabalho e deveres. Quando se trata deuma pessoa mais mole esta posio pode ser til, porque a juda a ser mais forte e esforada, mas quando se trata de algum, que j tem tedncia a ser tenso, muito exigente e sensvel, pode ser uma energia muito dura para se lidar. Urano, netuno e pluto so planetas trancendentais, porque sua influncia pequena sobr e ns, por ficarem muito ano num signo sua importncia por signo mnima, sua importncia maior po r casas e por aspectos e mesmo assim no to forte assim. No vamos falar deles, quando ficam se m aspectos, ou retrgrados, porque no necessrio, vamos s falar, quando esto interceptados. Urano-representa a necessidade de ser experimental, original, rebelde, independe nte, inventivo, diferente. Rege as invenes, a cincia, a eletricidade, a astrologia, o ocultismo, a luz, a psic ologia, a compreenso das leis da natureza, os raios x, os avies, o humanitarismo, as mudanas sbitas, as revolues, o individualismo, as rebelies, a engenhosidade e a autonomia. Urano , o que nos faz buscar coisas novas, novos meios, romper com tradies, que no so mais teis. sua inflncia, que faz a humanidade avanar, tanto , que ele rege a cincia, a tec nologia e o esoterismo. Ele inimigo da hipocrisia. Ele representa a modernidade, o novo, o que no comum. Sua ao rpida e inesperada e s vezes violenta e s vezes violenta, sempre tranforma nossas v

idas, quando resolve agir, mas quando isso acontece, s o que arcaico e no serve mais tende a cair. Urano um ator excntrico, intelectual, frio, sempre a frente do seu tempo, e por c ausa disso s vezes mal compreendido, mas seu jeito diferente e nico, memo assim principal responsvel por seu sucesso, muito talentoso. No importa o local, o personagem que est interpretando, ou comquais atores esteja se relacionando, suas aes so sempre imprevisveis. Os outros nunca so indiferen tes a ele, ou o amam, ou o odeiam. Urano interceptado-pode indicar certa timidez inicial, principalmente na hora de expressar a sua originalidade, porque existe o medo do ridculo. Apesar da necessidade de ser original e criativo , necessrio se desenvolver a energia de urano, vencendo o excesso de sensibilidade. Netuno-est ligado a espiritualidade, a imaginao, a iluso, desiluso, aos sonhos, ao mi sticismo, os precentimentos, ao que inatingvel, a segunda viso, o sonambolismo, os transes, a hipnose, a imaterialidade. Rege os assuntos martimos, os lquidos, a msica, o cinema, o teatro, a televiso, o mi strio, o petrleo, os anestsicos, as fragncias, a poesia, a cor, a dana, as drogas, o alcoolis mo. Netuno est relacionado a tudo, que nos tira da realidade material, atravs dele, qu e experimentamos outras noe de realidade e que aprendemos, que a realidade no to definido e concreto como queremos acreditar. Qualquer coisa, que interfira nos nossos cinco sentidos muda a nossa percepo da realidade e por meio disso podemos v coisas, que no vmos antes, mas essa busca, que muitas ve zes puro

escapismo, pode nos levar a nos iludir, nos trazendo um monte de necessrios, porque podemos acreditar em muitas coisas sem ao menos question-las. O ibe a influncia de netuno, mas a falta completa, nos tira quaquer bom senso. Netuno so, com certo ar de mistrio, que encanta o pblico, que nele pode projetar todas as nhos.

sofrimentos des excesso de razo in um ator glamuro suas fantasias e so

Netuno interceptado-voc pode ser muito sonhador, no gostando de ser afirmar e se m anifestar, prefere que os outros o guiem, pode ser muito fechado, no seu mundinho e isso po de ser prejudicial, poeque voc pode se tornar um ermito de to recluso. Usado de uma forma construtiva, aumenta a imaginao, sendo timo para msicos, escritores e artistas em geral.

Pluto-representa a nossa capacidade de mudar cabalmente a nossa personalidade, o que no pode ser visto, as fobias, as obsesses, a transmutao, os comeos e os fins, a morte, o ren ascimento, o isolamento, a coero, a regenerao e a degenerao, a exposio de tudo o que est guardado em segredo, complexidade e os problemas que s podemos resolver sozinhos. Rege os processos de cpias, as massas, o desperdcio, a energia atmica, o crime, os fatores grupais, o desaparecimento, o sequestro, o anonimato, os vrus e as bactrias, os lugares vazios, os encanamentos, as ditaduras, as causas populares. Pluto o planeta, que nos chama para fazer uma verdadeira faxina nas nossas vidas, comeando com aquelas sujeiras, que esto bem incrustadas no fundo do nosso inconsciente, co mo tudo aquilo que obsessivo, compulsivo e destrutivo. Ele quer nos ajudar a nos livrar pra sempre desse lixo, mas nem sempre ns queremos e por isso pluto, como urano, pode agir de repente, indepedente da nos sa vontade, de uma forma violenta e rpida, rompendo com tudo, que consideramos imutvel. Pluto est a ssociado a morte , mas no somente a morte fsica, de tudo que no serve, para que renasa melhor. Essa sua misso e quando ele comea cumpr-la no tem volta, nada consegue det-lo. Plyto tambm representa uma grande quantidade de energia (ele rege a energia nuclear), por isso s vezes, quem tem sua influncia no mapa, tem uma enorme necessidade de energia de ter poder sobre os outros de domi n-lose control-los, principalmente se a energia de pluto no for usada, para se transformar e ento essa necessidade de contrle pode se transformar inclusive em crueldade. Sua energia tambm pode ser usada para alimentar nosso lado compulsivo e doentio, ao invs de destrui-lo. Pluto um ator intenso, magntico, que quase sempre domina a platia e os outros atore s, j que poucos resistem a sua fora. Pluto interceptado-indica uma pessoa, que tem uma energia intensa, por isso mais do que numca,

necessrio aprender a control-la e us-la, para isso necessrio, quea pessoa investigue suas motivaes mais ocultas, o esoterismo, ou a psicanlise podem ser uma maneira de faz-lo Os aspectos J que os planetas so os atores, os aspectos entre eles, indica como eles se relaci onam na trama, quanto mais aspectos um planeta fizer, mais influente ele na pea. Alguns aspectos so considerados mais fceis, como o trgono e o sextil, eles so chamados de aspectos harmnicos. Outros geram tenso e desafio e so chamados de aspectos desafiadores estes aspectos so a quadratura, a o posio e quincunce. E h a conjuno, que para sabermos se harmnica, ou desafiadora vai depender dos planet as, que esto formando esta conjuno e dos outros aspectos, que esses planetas formam. Apesar que de certa forma, a natureza dos planetas que esto envolvido num determinado aspecto sempre important e. Ex: o sol e saturno sempre vo precisar de algum tipo de ajuste, basta s imaginar algum com a personalid ade do sol, com algum com a personalidade de saturno se relacionando, que vocs percebero, que e sse relacionamento no a coisa mais fcil, um se doa, brilha e o outro restringe srio, por isso sempre i mportante entender as energia dos planetas envolvidos num aspecto, para que voc compreenda, o que est ocorrendo. H o costume de se chamar o s aspectos harmnicos de bons e os desafiadores de maus, mas isso no verdade, todo aspecto depende da nossa fora de vontade, para ser usado de um je ito bom,ou ruim, o que acontece, que, os hamnicos so mais fceis de lidar, j os desafiadores geram ten so. O que ,

que fazemos geralmente, quando sentimos alguma tenso dentro de ns? Ou nos reprimim os, ou tentamos nos aliviar, fazendo alguma coisa destrutiva, praticando algumas vezes algum tip o de violncia contra ns, ou contra os outros, porque sempre procuramos o caminho mais fcil e mais fcil p or exemplo d um soco em algum (principalmente se for mais fraco), do que trabalhar o excesso d e agressividade, mas essa energia no precisa se diperdiadas em socos, mas pode se investida para nos aj udar a lutar pelo, que queremos por exemplo. Quando reprimos a energia criamos mais tenso ainda, o que v ai nos esmagando, ns podemos ento alternar momentos de extrema represso, com momentos de exploses, ou ento muitas doenas. Temos que aprender, a vencer esses desafios, a no ter medo do trabalho nec essrio para isso. Todos ns apesar disso precisamos ter os dois tipos de aspectos , porque a p essoa sem aspectos desafiadores, como bvio, no possui desafios, que a impulsione a se mover, ela pode ter muitos ta lentos e recursos, mas nada a impulsiona. J algum s com aspectos desafiadores, tem muita ene rgia e se no aprender a trabalh-la, ele pode ser como uma panela de presso, com a vlvula intopid a, mas se aprender a criar um escape paraessa energia, vai mais longe, que algum, que s tem aspectos harmnicos. Normalmente porm o dois aspectos so muito importantes, porque os harmnicos criam os talentos e oprtunidades, que servem de vazo, para a forte energia dos aspectos desafiadores, os dois junto s assim em conjunto, que nos levam a sermos bem sucedidos. No exemplo, que demos do aspecto , que gera agressividade, se um dos planetas do aspecto, fizer com outro planeta um aspecto harmnico, esse aspecto pode ser o canal de vazo para essa agressividade, se aspecto der dotes artsticos, a art e um bom caminho, se for ganhar dinheiro, ou nos esportes, ou outra maneira, o caminho seria esse. , o importante, que j existe o canal, para que voc possa aprender a lidar com essa energia e tranform-la em alg o a seu favor e no contra voc. Este outro lado positivo da astrologia, que no s nos ajuda a enxerguar nossos pontos fraco e seus motivos, bem como encontrar caminhos para utiliz-los ao nosso favor. Alm de nos fazer muitas vezes perceber nosso recursos, porque como acontece com o nosso corpo, que ns mui tas vezes esquecemos, que ele existe, se ele no reclamar, ns tambm muitas vezes no lembramos dos nossos po tenciais, porque eles no nos incomodam, nos estudando por meio da astrologia, podemos comear a descobrilos. Os tipos de aspectos A conjuno-acontece, quando dois planetas esto muito prximos um do outro (uma conjuno exata tem zero grau). Na conjuno como na cena , que esto interpretando, a energia d os dois planetas esto to ligadas, que ela se tornaram uma s, como geralmente ele esto na mesma casa ( no mesmo lugar)

e no mesmo signo (interpretando o mesmo personagem), h uma nfase maior no signo e na casa envolvida, indicando, que h um foco de atividade l. Como os planetas se transforma ram em um , h muita energia, j que uma energia no sai sem a outra. Por isso necessrio, mais que q ualquer outro aspecto depende muito dos planetas envolvidos e dos aspectos, que recebem. Uma pessoa co m muitas conjunes costuma ter muita iniciativa. Uma pessoa sem conjues pode ter muitos recursos e ta lentose uma viso ampla, mas pode ser muito indecisa. O sextil-acontece quando dois planetas, esto num ngulo de sessenta graus, isto aco ntece geralmente, quando os planetas esto cada um num signo masculino(os signos de ar e fogo) que so extrovertidos, ou nos signos femininos (os signos de gua e terra)que so introvertidos. como se o atores estivessem, tendo uma conversa agradvel, como eles pertence a elementos e modalidades diferen tes, cada traz informaes totalmente novas para o outro, o que bastante enriquecedor, por iss o este aspecto est associado a oportunidades e auto-expresso. A falta de sextis quando compensada po r uma boa concentrao de trgonos, no gera muito problemas, o mesmo vale para os trgonos. Quadratura-ocorre quando dois planetas esto num ngulo de noventa graus, o mais des afiador e tenso dos aspectos. Ocorre geralmente, quando um planeta est num signo passivo e o outro num ativo, mas na mesma qualidade. Corresponde a dois atores/personagens, tendo uma acalora da discurso, por

isso h muita energia nessa cena. Este aspecto alm de dar muita energia, d tambm um e norme poder de deciso. O nosso maior potencial tanto pro bem, quanto pro mal est nas quadraturas, por isso ns temos, que aprender a us-las, entender, o que ela significam, porque se no o fizermos, el as sero vistas como obstculos, que impedem o nosso desenvolvimento, mas se comearmos a entender, que s ua forte energia no passa do combustvel, que nos leva, para onde quisermos. A quadratura est associa da ao, se for uma quadratura cardeal, a ao rpida, fixa lenta e constante, se mutvel depende mais d os outros e dos acontecimentos externos, do que da pessoa, por causa da flexibilidade. Uma p essoa com muita quadratura tem muita energia e pode ser tensa, at violenta at aprender a us-la de alguma forma . As pessoas que no possuem quadraturas no mapa, muitas vezes no conseguem perceber os problema s, que sua vida tem, tudo azul pra ela, mesmo que seu mundo esteja desmoronando, alm dessa limitao, elas tambm no tm vontade de agir e quando a vida as obrigam, a ter que resolver algum problem a, elas no sabem como agir, ou fogem, ou ficam ressentidas, se elas no tiverem outros fatores no m apa, que supram essa carncia, capaz delas, no realizarem muita coisa na vida. O trgono-ocorre quando os planetas esto h uma distncia de cento e vinte graus, os pl anetas em trgono geralmente pertencem as qualidades diferentes, mas ao mesmo elemento. So do is atores interpretando personagens com temperamento muito semelhante, por isso h uma enorme harmonia na cena. Como os planetas esto no mesmo elemento, eles tem muita coisa em comum: fogo (energia) , terra (praticidade), ar (intelecto) e gua (sensibilidade), s para citar uma dessas caractersticas, que so reforadas, quando este aspecto ocorre, por isso o trgono representa um talento natural. o as pecto mais harmnico, que h, j que as energias dos dois planetas fluem com muita facilidade, mas por cau sa disso, ele o mais passivo dos aspectos, ele no impulsiona a nehuma ao. Se uma pessoa com muitos aspec tos desafiadores, j tende a escolher o caminho mais fcil, imagina algum com muito trgonos e nenhum asp ecto desafiador para compensar, lgico, que ela vai ser comodista, que praticamente tem, que ser c arregada no colo. Enquanto a quadratura significa, o que podemos conquistar, o trgono, o que temos naturalmente sem fazer nenhum esforo. O quincunce-ocorre, quando dois planetas forman um ngulo de cento e cinquenta gra us. Normalmente acontece entre signos de qalidades e elementos diferentes e sendo um masculino e o outro feminino, por isso no h nada em comum entre eles. Aqui os atores interpretando os personagen s mais diferentes entre si, esto contracenando, apesar de no haver a tenso da quadratura, muito difcil para eles se relacionarem e unir suas energias, j que eles no se entendem e esto indo cada um pa

ra uma direo completamente diferente do outro. s ajustes e este o significado deste aspecto, sempre e ajustadas para podermos atuar nelas e irmos em frente. Os casas em questo. Pessoas sem quincunce parecem no os ajustar as situaes, que a vida nos impe.

Se ele quiserem cooperar entre si necessrio vrio que aparece no mapa indica reas, que precisam s ajustes esto associados aos planetas, signos e enxerguar a necessidade, que s vezes temos, que n

A oposio-ocorre, quando dois planetas esto a distncia de cento e oitenta graus. Dois planetas em oposio geralmente so da mesma qualidade e ambos so ou masculinos, ou femininos. v erdade, que os signos opstos tm muita coisa em comum, mas verdade tambm, que para equilibr ar o comportamento de um signo necessrio buscar caractersticas contidas no signo oposto, que supre mu itas da carncias um do outro, ou seja, em muitas coisas eles so completamente opostos. Qua ndo planetas esto em oposio, parace, que um planeta lembra o outro de sua carncia, o que nem sempre a gradvel, at que aprendemos a equilibrar essas energias. Na nossa pea isto significaria a j clss ica cena do casal, que finge, que se odeia, que vive aos tapas, porque no quer admitir, que se amam e qu e precisam um do outro, porque acham isso uma fraqueza, quando no fundo eles no querem ver um ponto vulne rvel dentro deles. Quando eles entendem, que se amam e passam a ser relacionar como um casal , tudo muda, a troca de energia entre eles deixa de ser algo destrutivo, para algo bem agradvel. S que somos ns, que temos, que aproximar o casal, compreendendo, o que que tem, que ser equilibrado. A opos io um aspecto,

que nos d conscincia dos outros e das nossas necessidades. Quando no h oposies no mapa , a pessoa no tem capacidade nata desuas carncias e da necessidade de se relacionar, e enquan to isso no acontece os seus relacionamentos no daro certo, se lembra do casal da pea? como se um deles no conseguisse enxergar de jeito nenhum nem suas carncias e nem as dos outros, a vida deles s pod e ser uma srie de desencontros, pelo menos at ele resolver o problema.

Obs: lembre-se sempre, que quando planetas fazem aspectos, os planetas, as casas e os sinos se juntam e voc precisa juntar todos esses elementos, isso no simples, mas tambm no difcil. Vo tamos a insistir, que uma astrologia uma lngua, que voc vai melhorar conforme pratica e a v oc vai ver como mais fcil, do que parecia no comeo.como qualquer lngua, ns comeamos usando as pralavr as e expresses mais simples, que consiguimos aprender primeiro, depois vamos aprimorando e sofi sticando o nosso vocabulrio, ou seja, trabalhe primeiro com, o que voc j entendeu, no tente ent ender tudo de uma vez e nem espere entender tudo para comear a praticar, v estudando e v pratican do, um alimenta ao outro. A quando voc menos perceber estar com uma fluncia incrvel nessa nova lngua. Os planetas formando aspectos O sol-um planeta quando faz aspecto com o sol, interfere de uma forma positiva, ou negativa com a nossa capacidade de auto-expresso, vitalidade e bemestar. J o sol o confere ao pla neta ou bem estar, vitalidade, criatividadee expresso e brilho, ou egosmo, egocntrismo, arrogncia. A lua-quando um planeta faz aspecto com a lua, ele influe no nosso emocional, na nossa autoimagem, na forma como reagimos ao mundo, nos condicionamentos vindo da infncia. O s aspectos harmnicos ajudam a nos sentir mais seguros, confiantes e termos uma auto-imagem bem focali zada. J os desafiadores, se forem com o sol, mercrio e vnus dificultam a expressar o que sent imos, se for com os outros planetas, mostram um senso de inadequao, para lidar com as exigncias da vida . Quando um planeta est em conjuno com a lua, existe uma falta de conscincia na expresso desse pl aneta, que tende a ser automtica. J a lua empresta uma sensao de contentamento interior nos aspectos harmnicos e de sensibilidade exagerada e insegurana nos aspectos desafiadores. Mercrio-um planeta quando faz aspecto com mercrio, interfere na nossa capacidade d e aprender, pensar, se comunicar e com nossa coordenao e sistema nervoso. Os aspectos harmnicos nos do facilidade para se comunicar e aprender. Os desafiadores dificultam esse processo. J mercrio confere nos aspectos harmnicos capacidade de usar a inteligncia, a comunicao e o intelecto na rea em questo. J nos desafiadores confere nervosismo, inquietao, confoso, ou agir de forma fria e r

acional. Vnus-quando um planeta faz aspecto, ele interfere com a nossa forma de dar e rece ber aspecto, bem estar emocional, com o que nos d prazer, nossa sensualidade, nossa capacidade artstica e tudo representado por vnus. Os harmnicos enriquecem a manifestao de sua energia. J os desafiadores inte rferem em tudo relacionado a ele, principalmente no que se refere a nossa capacidade de demonstrar afeto nos nossos relacionamentos. J vnus confere beleza e harmonia os aspectos harmnicos e preguia e autocomplacncia aos aspectos desafiadores. Marte-quando umplaneta faz aspecto com marte, ele interfere com tudo, que seja r elacionado a ele. Os harmnicos so elementos extras, que temos quando se trata de irmos luta e nos af irmarmos. Os desafiadores, podem cercear a nossa agressividade, ou dar-lhe uma tendncia a violncia. Marte con fere aos planetas, com que forma aspecto uma grande energia. Os harmnicos nos impulsiona a irmos luta nessa rea. Os desafiadores podem nos tornar impulsivos, impacientes e violentos. Jpiter-quando um planeta faz aspecto com jpiter, tudo o que simbolizado por ele, i nfluenciado por este planeta. Os aspectos harmnicos facilitam o nosso crescimento e expanso. O s desafiadores atraplham na nossa autoconfiana. J jpiter sempre amplia tudo, o que toca.nos aspect os harmnicos nos d confiana e entusiasmo para nos desenvolver. Nos desafiadores, pode no s continuar tendo essa confiana, como ela pode ser maior, o que nos leva a comoter todo tipo de excessos, apesar, que esses excessos possam tambm se cometidos nos aspectos harmnicos, s que aqui mais fcil de polici-los e de

dar um direcionamento mais positivo. sempre necessrio porm est sempre em contato co m o lado, mais elevado de jpiter para se evitar esse excessos. Saturno-sempre que um planeta forma aspecto com saturno, ele interfere com a nos sa capacidade de sermos responsveis, entre outras coisas. Os harmnicos nos ajudam a sermo respon sveis e termos uma relao mais equilibrada com os nossos limites, a enfrentar nossos medos e limit aes. J os desafiadores tornam o lado mais negativo de saturno mais forte. J saturno quando faz aspecto h armnico, nos d capacidade de sermos profundos e ir fundo e ter disciplina na rea em questo. J os d esafiadores podem nos inibir ou limitar, ou nos fazer demasiados egosta nessas reas. Urano-quando um planeta forma aspecto com urano, ele interfere na nossa original idade, nossa inventividade e na nossa busca de individualidade dentre outras coisas. Urano, quando faz aspe cto confere nos aspectos harmnicos um toque de originaliade, inventividade e a express-lo de u ma forma individual. J os desafiadores geram excentricidade, rebeldia. Netuno-quando um aspecto faz aspecto com netuno, ele interfere na nossa busca de desenvolvimento da nossa espiritualidade e no nosso inconsciente. Netuno confere aos planetas, c om quem faz aspectos harmnicos imaginao, inspirao e dotes artsticos. J nos desafiadores, iluso, decepo, e fantasias. Pluto-quando um planeta faz aspecto com pluto, ele interfere com a nossa capacidad e de nos transformarmos por inteiro. J pluto confere aos planetas, com que forma aspecto ha rmnico intensidade e capacidadede ir fundo naquilo representado pelo planeta. Os desafiadores podem originar comportamentos compulsivos, obssessivos e crueldade, bloqueios por causa da nece ssidade de controle. Os aspectos que os planetas formam com o ascendente e com o meio do cu, tambm so im portantes. As configuraes-quando os planetas (e o ascendente e o meio do cu) formam aspectos, algumas vezes vrios planetas esto unidos, no que ns chamamos de configurao, porque formam uma figura no mapa. Como une vrios planetas e geralmente vrios signos e casas, as configuraes so mu ito importante. O stellium-ocorre, quando trs ou mais planetas esto ligados entre si atravs de uma conjuno, ele enfatiza bastante o signo e a casa envolvidos. A pessoa tende a ser muito vo ltada para essa rea. A cruz t-essa configuraoconsiste em dois ou mais planetas em oposio, fazendo ambos q

uadratura a um terceiro planeta. Aqui necessrio equilibrar a oposio e resolver o desafio de d uas quadraturas. D pra perceber o quanto este configurao energtica e tensa. O terceiro planeta, que o ponto focal, o caminho para tentar se administrar toda essa energia. A casa oposta a d o foco, tambm pode ser o caminho. Por isso esse terceiro planeta tambm muito importante. A grande cruz-aqui temos quatro qadraturas e duas oposies, envolve no mnimo quatro planetas e quatro casas, o que gera muita tenso. Ex: sol aos dois graus de libra, lua aos ci nco graus de cncer, marte aos quatro graus de riese saturno aos sete graus de capricrnio. Como so muitas reas envolvidas e a quantidade de energia, que deve ser trabalhada., esse sem dvida um ponto muito im portante no mapa. A pessoa precisa tomar conscincia desse enorme potencial energtico, que trs dentro de si e comear a us-lo de uma forma produtiva, conforme faz isso, ela se torna capaz de grandes es foros, podendo ir longe na vida. Obs: tanto a cruz t e a grande cruz, so classificadas em cardeais, fixas e cardea is, j que os planetas que as formam, geralmente esto na mesma qualidade. A tenso no s traz o pior dos plan etas, mas o pior da qualidade, at que se aprenda a usar sua energia de uma maneira construtiv a. Yod-ocorre quando dois planetas formam um sextil, ambos fazendo quincunce comum terceiro planeta, que chamado de dedo de deus e o ponto focal, porque a necessidade de fa zer ajustes (quincunces) , o que nos faz, usara oportunidades criadas pelos sextis.

O grande trgono-corresponde a trs ou mais planetas, esto formando um trgono entre si . Ex: sol aos sete graus de ries, jpiter aos nove graus de Leo e urano aos seis graus de sagi trio. Como percebeu num grande trgono os planetas esto geralmente no mesmo elemento, o nosso exemplo u m grande trgono de fogo, se os planetas estivessem em signos de ar, seria um grande trgono de ar e assim por diante. H geralmente uma forte ligao com o elemento em questo. H uma enorme quantidade de tal entos, j que une trs signos e trs casas, mas necessrio algum desafio, em forma de aspectos d esafiadores, para que possa ser utilizados, seno eles podem ser disperdiados. O papagaio-consiste num grande trgono, tendo um dos seus planetas formando uma op osio com um planeta, que forma um sextil com os outros dois. A oposio d o desafio necessrio p ara se usar os trgonos e os sextis. O lado negativo do papagaio, que como ele envolve tantos pla netas, casas, signos e tantos aspectos, que, a pessoa pode ficar centrada nesta configurao (principalment e se envolverem planetas pessoais), sendo negligenciado o restante do mapa. O bumerangue-consiste em um yod, cujo o ponto focal recebe uma oposio de um planet a. Aqui a pessoa tende usar os sextis para equilibrar a oposio, esquecendo dos quincunces, s que os ajustes, que no forem feitos, com passar do tempo trazem frustraes. O grande sextil-corresponde em seis sextis unindo todo o mapa. Este planeta une seis planetas, seis casas e seis sextis, h muitas oportunidades e habilidade de comunicao, mas por ser muito verstil e existir tantas oportunidades, pode haver disperdcio de energia, de novo necessrio algum desafio para ajudar na utilizao desse potencial.

O retngulo mstico-esta configurao contm dois sextis, dois trgonos e duas oposies. Ex: turno em dez de libra, netuno em oito de Leo, sol em onze de aqurio e marte em treze de r ies. Saturno e netuno forman um sextil, assim como o sole marte, saturno e o sol formam um trg ono, assim como netuno e marte, saturno e marte formam uma oposio, assim como sol e netuno. As opo sie criam a energia necessria para se usar os trgonos e os sextis, mas assim como o papagaio, a pessoa pode ficar muito centrada nessa configurao, negligenciando o restante do mapa. Orbe-quando planetas fazem aspectos, h uma certa distncia tolerada, que permite, q ue os planetas ainda formem aspecto. Orbes-conjuno dez graus, sextil seis, quadratura oito, trgono oito, quincunce cinco e oposio dez. importante saber, que quando a orbe maior que cinco, o aspecto perde muito de su

a fora e quanto menor for a orbe, mais forte o aspecto. Um aspecto tambm tem mais fora, qua ndo um planeta mais rpido, est se aproximando do mais lento (a lua em dez de sagitrio, est se aprox imando do sol em doze de Leo) e mais fraco quando o oposto ocorre (a lua em doze de sagitrio, est se afastando do sol em dez de Leo). A ordem de planetas do mais rpido para o mais lento : 1) lua, 2) me rcrio, 3) vnus, 4) sol, 5) marte, 6) jpiter, 7) saturno, 8) urano, 9) netuno, 10) pluto. Regncia Quando um planeta est num signo, ou quando um signo est na cspide, ou interceptado dentro de uma casa, tambm importante saber, onde est o planeta regente, para que voc possa te r acesso a informaes complmentares. Por exemplo: se o sol, ou o ascendente estiverem em ries, isto nos d uma enorme necessidade de ir luta, de nos afirmarmos, s que no o ascendente e nem o so l que fazem isso, mas sim marte (o regente de ries), o nosso marte, que nos diz como vamos lu ta, o quanto somos competitivos. Um ariano com o marte tambm em ries, diferente de um ariano com o ma rte em aqurio, ou em touro, ambos tem a mesma necessidade de se afirmar, mas eles, se afirmam d e maneiras diferentes e o mesmovale pra casa do planeta regente. Um ariano com marte na primeira casa, diferente de um com marte na stima, ou na terceira. O regente do ascendente chamado de regente do mapa, porque o ascendente a casa m ais importante do mapa e atravs do seu regente, que em parte ele vai se desenvolver.

Uma casa se une de certa forma, a casa do planeta em que est, o planeta que rege o signo, que est na sua cspide, ou interceptado nela.ex: algum com ascendente em sagitrio e com jpite r na oitava, tem de certa forma a primeira e a oitava casas interligadas. Para escorpio por signo marte mais importante como regente, do que pluto, para aqur io saturno prevalece sobre urano e para peixes jpiter sobre netuno, mas por casas os dois re gentes tm importncia.

Recepo mtua-ocorre, quando dois planetas esto um no signo de regncia do outro. Ex: ma rte em Leo e sol em ries, esto em recepo mtua. H uma forte ligao entre eles e as casas o sto, que facilita, que eles utilizem o melhor de cada planeta. importante salientar, que a recepo mtua, s vale para os signos e no para as casas.ex: mercrio na nona e jpiter na terceira no e sto em recepo mtua. O que pode ocorrer como algo parecido voc ter ,por exemplo o regente da terc eira casa na nona e o regente da nona na terceira casa, a sim h uma forte unio da terceira com nona c asa. Dicas para utilizar melhor este livro A primeira coisa que voc tem, que aprender, que s aprende astrologia, quem se dive rte enquanto estuda e tem prazer, quanto mais relaxado voc estiver e divertido for, mais vonta de de estudar, voc vai ter, porque ficar se cobrando muito, como se fosse pra forca, voc vai se desapont ar, porque so muitos pontos para ser interligados, voc vai achar, que nunca vai conseguir, que demais pra voc. Lembre-se de comear com aquilo, que voc j conseguiu absorver. Voc entendeu um ponto novo , ento comece observar a si mesmo e os outros, personagens da tv, livros, cinema, estranhos na rua (parte do aprendizado depende da sua capacidade de observao, quem no liga pro outros nunca vai se desenvo lver nessa lngua), como elas se comportam, como voc as classificaria, quais so seus pontos for tes e suas limitaes. Fazendo isso voc no s aumenta seus conhecimentos de astrologia, mas aprende a conhe cer pessoas e a entend-las. Fazendo isso a astrologia vai se tornando um robe, que vai estudar nos seu momen tos de folga, ou at quando estiver zangado, ou triste e quiser se distrair, mas o conhecimento apr endido pode ser colocado em prtica durante o dia inteiro. Com o passar do tempo, voc vai perceber, que voc v ai se magoar e se irritar menos com o comportamento dos outros, primeiro porque voc vai se diver tir, tentando descobrir, porque a pessoa est agido de determinada maneira e depois porque muitas vezes voc j vai entender de cara o comportamento do outro, e quando voc entende algo, a sua resposta costu ma ser bem diferente, do que quando voc no entende.

Agora vamos d dicas prticas para utilizao do livro 1-estude os elementos e qualidades 2-estude os planetas 3-estude os signos, levando em conta o elemento, a qualidade e o planeta regente , para ajudar numa compreenso maior de cada signo. 4-estude as casas, hemisfrios e quadrantes. Faa amesma coisa com a casa, que voc fe z com os signos. 5-estude o sol, a lua e o ascendente por signo 6-estude os planetas no signo 7-estude os planetas por casas 8-estude os aspectos que os planetas formam entre si e com o ascendente e o meio do cu. 9-e porfim estude todos o fatoresrestantes. Dicas para se interpretar um mapa astral Apesar do curso ter como baes a montagem do seu mapa astral por meio da observao, como se voc estivesse mapeando a sua personalidade, no por isso, que algumas dicas, que so usadas, para se interpretar um mapa astral, no so vlidas, por isso vo umas dicas:

1) tenha uma viso geral do mapa, quantos planetas esto em cada quadrante e hemisfri o, se h alguma configurao, ou carncia, ou excesso de planetas por signo, ou qualidade. Se h planetas, que formam muito aspectos, ou sem aspectos. Se h carncia de algum aspecto no mapa. Vej a se h marca, ou sub-marca. Veja se h planetas em domiclio, exlio, exaltao e queda. 2) faa um apanhado com os signos do sol, da lua e do ascendente, porque aqui esto os trs pontos mais influentes do mapaa indentidade (ascendente), a base da personalidad e (sol) e o emocional e a auto-imagem (lua), por isso preciso interligar os trs para se entender a essncia de uma pessoa. 3) depois estude as casas por ordem, vendo o signo, que est na cspide, os planetas nelas (os planetas tambm devem ser interpretados), v se h planetas ou signos interceptados. D epois estude os aspectos. claro, que voc pode e deve criar com o tempo, um modo que seja seu, de interpretao, que voc se sinta mais vontade e seja mais fcil para voc, as dicas aqui so, s para voc ter, po r onde comear. Consideraes finais importante salientar, que a astrologia, no um mtodo de cura, nem faz milagres. O q ue a astrologia nos d, um conhecimento sobre ns mesmos, que pode nos ajudar a organizar a nossa vi da e vivla de uma forma melhor, mas ela uma auxiliar no processo de cura, que nos dar infor maes e informao poder, mas somente se a usarmos, por isso indispensvel, que busquemos nos livrar, dos nossos problemas. O bom da astrologia que, podemos escolher o mtodo, que acharmos melhor : sozinhos, fazendo terapia tradicional, ou aternativa, por meio da religio, mas tudo fica mais fcil d epois do conhecimento, que a astrologia nos d. Agora, eu acho importante dizer, que alguns problemas precisam do auxlio de um ps iquiatra, que algumas vezes, podem receitar um remdio, que ajudar a resolver o problema. Alguns problemas tambm podem ter uma causa orgnica, algum tipo de doena e necessrio voc est ciente de tudo i sso, se voc estiver interessado em resolver os seus problemas. Um abrao Marcelo assis da silva Perguntas Elaborei algumas perguntas, que voc pode fazed, para lhe auxiliar, a localizar os planetas e as casas no signo. Cada signo tem uma srie de perguntas, que se um planeta, ou uma casa co

nseguir ter o maior nmero de resposta sim, isto significa, que de alguma forma o planeta, ou a casa esto associado a este signo. ries 1) sou competitivo nessa rea? 2) eu tendo a ser impaciente, gil nessa rea? 3) eu tendo a ser inconstante nessa rea, porque quero sempre novos desafios? 4) eu sou muito agessivo nessa rea? Ou tendem, a serem agressivos comigo aqui? 5) eu tendo a agir primeiro e depois pensar nessa rea? 6) eu tendo a ser egosta nessa rea? 7) eu tendo a ter muita energia nesta rea? 8) eu gosto de dominar nessa rea, ou no caso de alguns planetas e casas atraio pe ssoas, que me dominem? 9) meu temperamento fogoso e eu expresso qualidades cardeais nessa rea? 10) nessa rea, eu sinto, que os atributos de ries so fortes, tanto no que se refere a mim, mas como nas reas referentes ao outros, atraio pessoas com essas caractersticas? Touro 1) eu sou lento nessa rea? 2) eu sou constante nessa rea?

3) eu sou sensual nessa rea? aqui, que eu sou guiado, mas do que nunca pelos cinc o sentidos? 4) eu sou calmo e paciente nessa rea? 5) eu sou teimoso nessa rea? 6) eu sou ciumento e possessivo? 7) eu sou forte nessa rea? 8) eu tendo a ser comodista nessa rea? 9) o meu comportamento nessa rea tem o temperamento terreno e qualidades fixas? 10) nessa rea, eu sinto, que os atributos de touro so fortes, tanto no que se refe re a mim, mas como nas reas referente aos outros, atraio pessoas com essas caractersticas? Gmeos 1) eu tenho necessidade deme comunicar nessa rea? Ou comunicar, o que acontece co migo? 2) eu tendo a ser inconstante nessa rea? 3) eu tendo a ser verstil e a ter, ou fazer mais de uma coisa nessa rea? 4) eu sou curioso, pelo menos mentalmente nessarea? 5) eu tendo a dispersar minhas energias nessa rea? 6) eu tendo a ser perspicaz nessa rea? 7) eu tenho facilidade de me adaptar nessa rea? 8) eu tendo a ter pouca persistncia nessa rea? 9) eu tenho caractersticas mutveis e temperamento areo nessa rea? 10) nessa rea, eu sinto, que os atributos de gmeos so fortes, tanto no que se refer e a mim, mas como nas reas referentes aos outros, atraio pessoas com essas caractersticas? Cncer 10 eu sou muito sensvel nessa rea? 2) eu busco segurana nessa rea? 3) eu sou tenas nessa rea? 4) eu quero cuidar dos outros, ou que cuidem de mim nessa rea? 5) eu sou muito emocional nessa rea? 6) eu tenho medo de me doar nessa rea?

7) eu sou intuitivo nessa rea? 8) eu sou cauteloso demais nessa rea? 9) eu tendo a ter o temperamento aquoso e qualidades cardeais nessa rea? 10) nessarea, eu sinto, que os atributos de cncer so fortes, tanto no que se refere a mim, mas como nas reas referentes aos outros, atraio pessoas com essa caractersticas? Leo 1) eu sou autoconfiante nessa rea? 2) eu sou dramtico nessa rea? 3) eu sou egocntrico nessa rea? 4) eu sou orgulhoso nessa rea? 5) eu tenho vontade de brilhar nessa rea? 6) eu tenho vontade de liderar ou dominar nessa rea? 7) eu sou caloroso nessa rea? 8) eu quero ser o centro das atenes nesse rea? 9) eu tenho o temperamento fogoso e as qualidades fixas nessa rea? 10) nessa rea, eu sinto, que os atributos de Leo so fortes, tanto no que se refere a mim, mas como nas reas referentes aos outros, atraio pessoas com essas caractersticas?

Virgem 1) eu sou analtico aqui? 2) eu sou crtico e perfeccionista aqui? 3) eu gosto de servie e ser til aqui? 4) aqui eu sou inibido, ou no ser caloroso, por exigir demais de mim? 5) eu sou metdico aqui? 6) eu sou difcil de agradar aqui? 7) eu busco me aperfeioar aqui? 8) eu sou diligente nessa rea/ 9) eu tenho o temperamento terreno e qualidades mutveis nessa rea? 10) nessa rea, eu sinto, que os atributos de Virgem so fortes, tanto no que se ref ere a mim, mas como nas reas referentes aos outros, atraio pessoas com essas caractersticas. Libra 1) eu tenho a necessidade de equilibrar as ciosas aqui? 2) eu busco a harmonia nessa rea? 3) eu busco a beleza e a harmonia aqui? 4) eu preciso fazer algo em conjunto com algum parceiro aqui? 5) eu busco ser refinado nessa rea? 6) eu sou indeciso nessa rea? 7) eu sou cordial nessa rea? 8) eu tendo superficial aqui? 9) eu tenho temperamento areo e qualidades cardeais aqui? 10) nessa rea, eu sinto, que os atributos de libra so fortes, tanto no que se refe re a mim, mas no que se refere aos outros, atraio pessoas com essas caractersticas. Escorpio Eu tenho sentimentos e emoes profundas aqui? 2) eu quero ter o controle nessa rea? 3) eu sou compulsivo nessa rea? 4) eu sou penetrante nessa rea? 5) eu sou investigativo nessa rea? 6) eu sou ciumento nessa rea? 7) eu sou desconfiado nessa rea? 8) eu sou passional nessa rea? 9) eu tenho o temperamento aquoso e qualidades fixas nessa rea

10) nessa rea, eu sinto, que os atributos de escorpio so fortes, tanto no que se re fere a mim, mas no que se refere aos outros, atraio pessoas com essas caractersticas. Sagitrio 1) eu sou expansivo aqui? 2) eu preciso de liberdade aqui? 3) eu sou otimista aqui? 4) eu busco aperfeicoar minha mente e esprito aqui/ 5) eu cometo excessos aqui? 6) eu sou franco aqui? 7) eu sou entusiasmado aqui? 8) eu tendo a ser amistoso nessa rea? 9) eu tenho o temperamento fogoso nessa rea e qualidades mutveis?

10) nessa rea, eu sinto, que os atributos de sagitrio so fortes, tanto no que se re fere a mim, mas no que se refere aos outros, atraio pessoas com essas caractersticas. Capricrnio 1) eu sou srio aqui? 2) eu sou responsvel, ou me preoucupo demais com minhas responsabilidades aqui? 3) eu sou cauteloso nessa rea? 4) eu sou fatalista aqui? 5) eu sou inibido nessa rea? 6) eu sou prtico aqui? 7) eu sou tradicional nessa rea? 8) eu souescrupuloso aqui? 9) eu tenho o comportamento terreno e qualidades cardeais aqui? 10) nessa rea, eu sinto, que os atributos de capricrnio so fortes, tanto no que se refere a mim, mas no que se refere aos outros, atraio pessoas com essas caractersticas. Aqurio 1) eu busco ser independente aqui? 2) eu busco minha individualidade aqui? 3) eu busco ser progressista aqui? 4) eu sou impevisvel, ou as coisas que me acontecem aqui so? 5) eu sou frio, impessoal, totalmente mental, desligado emocionalmente aqui? 6) eu sou altrusta aqui? 7) eu sou liberal nessa rea? 8) eu sou original nessa rea? 9) aqui, eu tenho um temperamento areo e qualidades fixas? 10) nessa rea, eu sinto, que os atributos de aqurio so fortes, tanto no que se refe re a mim, mas no que se refere aos outros, atraio pessoas com essas caractersticas. Peixes 1) eu sou muito imaginativo aqui/ 2) eu sou muito sonhador aqui? 3) eu procuro fugir da realidade aqui?

4) nessa rea h muitas confuses e enganos? 5) eu tendo a me sacrificar aqui? 6) eu sou melanclico aqui? 7) eu sou caridoso nessa rea 8) eu no nenhuma praticidade nessa casa? 9) eu tenho o comportamento aquoso e mutvel nessa area? 10) nessa rea, eu sinto, que os atributos de peixes so fortes, tanto no que se ref ere a mim, mas no que se refere aos outros, atraio pessoas com essas caractersticas. Esse teste tambm serve para voc saber, o quanto do potencial de cada signo, voc j co nseguiu desenvolver.

Vous aimerez peut-être aussi