Vous êtes sur la page 1sur 2

1.

Atividades logsticas de Apoio


Armazenagem; Manuseio de Materiais; Embalagem de Proteo; Obteno; Programao do Produto; Manuteno da Informao.

2. Armazenagem
Segundo Ronald Ballou (1993), refere-se administrao do espao necessrio para manter estoques. Tal administrao de espaos busca a otimizao, transitando, em conseqncia, em discusses que envolvem problemas de: localizao, dimensionamento de rea, arranjo fsico, configurao de armazns, entre outros. Com a antiga misso de guardar estoques, o que representava um custo a mais no negcio, a armazenagem depara-se com sua nova e imprescindvel misso, que gerenciar o fluxo fsico e de informaes. Nessa nova misso, a armazenagem passa a representar um instrumento de grande importncia no que diz respeito competitividade. Os produtos passam a ser armazenados de maneira mais eficiente (reduo de custos) e eficaz (qualidade), bem como fornecem as informaes necessrias para a manuteno da informao que veremos logo a seguir. Como fatores que determinaram a mudana da misso da armazenagem, podem-se citar: exigncias de qualidade, redues de desperdcio, entre outras. Os dois papis da Armazenagem so: O papel operacional (viso interna): conjunto de processos voltados para estocagem, movimentao e processamento de produtos e informaes. O papel estratgico (viso externa): Elo e coordenao no canal de distribuio: atender de forma eficaz mercados geograficamente distantes, procurando criar valor para os clientes.

3. Manuseio de Materiais
De acordo com Hong Yuh Ching (2001), refere-se movimentao dos produtos no local da armazenagem. O processo envolvido no manuseio de materiais vai desde o recebimento de mercadorias, no ponto de recebimento do depsito, sua movimentao at o local de armazenagem e, por fim, a movimentao do ponto de armazenagem at o ponto de despacho.

4. Embalagem de Proteo
Como o nome diz, sua finalidade a proteo dos produtos e das mercadorias. Um processo logstico, em nvel de excelncia, procurar utilizar-se de embalagens adequadas que possibilitem: Movimentar produtos sem quebras ou danos; Otimizar atividades de Manuseio e Armazenagem.

5. Obteno
a atividade que trata do fluxo de entrada dos produtos, deixando-os disponveis para o sistema logstico. Segundo Ronald H. Ballou (1993), a obteno trata da seleo das fontes de suprimento, das quantidades a serem adquiridas, da programao das compras e da forma pela qual o produto comprado.

6. Programao do Produto
Tal atividade de apoio abrange as aes presentes no fluxo de sada (distribuio), atentando para as quantidades que devem ser produzidas, quando e onde devem ser fabricadas.

7. Manuteno da Informao
Conforme Hong Yuh Ching (2001), ter uma base de dados para o planejamento e o controle da logstica. Tal base de dados deve ser mantida na empresa e envolve, entre outros, os seguintes seguimentos: Informao sobre clientes; Volume de vendas; Nveis de Estoque etc. As Atividades Logsticas de Apoio (Armazenagem, Manuseio de Materiais, Embalagem de Proteo, Obteno, Programao do Produto e Manuteno da Informao) do suporte indispensvel s Atividades Primrias da Logstica (Transportes, Manuteno de Estoques e Processamento de Pedidos). Trabalhando integradas, o bom desempenho de ambas responsvel pela excelncia logstica de qualquer organizao.

Vous aimerez peut-être aussi