Vous êtes sur la page 1sur 3

MINISTRIO PBLICO FEDERAL

PROCURADORIA DA REPBLICA NO ESTADO DO ESPRITO SANTO Pea de Informao n 1.17.000.001520/2012-29

PROMOO DE ARQUIVAMENTO Motivo: Ausncia de dano ou irregularidade

Trata-se de documentao que noticia o possvel retorno das aulas do Curso de Direito da Universidade Federal do Esprito Santo UFES, o que supostamente prejudicaria os alunos, tendo em vista que no houve processamento de suas matrculas. Eis um brevssimo resumo, o suficiente para a deciso a seguir.

Pois bem. de conhecimento pblico, conforme amplamente divulgado na imprensa, que os professores da UFES declararam greve desde o dia 17 de maio de 2012, quando em Assembleia Geral aderiram ao movimento nacional. Nada obstante, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extenso CEPE editou a Resoluo n 23/2012 e resolveu manter inalterado o Calendrio Acadmico de 2012, bem como determinou, quando do encerramento da greve, a reprogramao, pela Pr-reitoria de Graduao desta Universidade (PROGRAD/UFES), do Calendrio Acadmico. Posteriormente, no dia 11 de junho, os servidores e tcnicos administrativos tambm paralisaram suas atividades na Universidade, o que ocasionou o fechamento da Biblioteca e do Restaurante Universitrio (RU). Entretanto, j retornaram as suas atividades desde o dia 27 de agosto, e com isso foram restabelecidos os servios prestados pelo RU e pala Biblioteca, bem como os demais demandas administrativas da Universidade. Conforme aduz a representao protocolada nesta Procuradoria, a grande maioria do corpo docente do Curso de Direito da UFES no paralisou suas aulas quando do incio da greve em maio, concluindo o primeiro semestre letivo de 2012. E, dando continuidade ao Calendrio Acadmico da Universidade, o segundo semestre se iniciaria no dia 6 de agosto, o que no ocorreu em nenhum curso da UFES. Entretanto, devido a conjuntura na qual se encontrava a Universidade, o

MINISTRIO PBLICO FEDERAL

PROCURADORIA DA REPBLICA NO ESTADO DO ESPRITO SANTO Chefe do Departamento do Curso de Direito convocou reunio da Cmara Departamental que composta por todos os docentes do curso e por representantes do corpo discente para que deliberassem acerca do retorno ou no das aulas. A maioria dos votos foi pelo incio do segundo semestre letivo de 2012. Sendo determinado pelo Chefe de Departamento o retorno para o dia 20 de agosto.

Quanto deciso de retorno das aulas apenas pelo Curso de Direito, no se vislumbra qualquer irregularidade. Inclusive, h que se ressaltar que a deciso do Chefe do Departamento do Curso de Direito de iniciar o segundo semestre letivo de 2012 est dentro de sua esfera de discricionariedade, podendo convocar o corpo docente para, se assim deliberar, voltar a ministrar aulas, no obstante os demais cursos estejam parados em decorrncia da greve que ainda no se findou. Tal postura regular no s porque no se observa qualquer ilegalidade no fato do Chefe do Departamento adotar as providncias cabveis para a retomada das atividades de ensino, razo de ser de qualquer Universidade, como ainda porque o exerccio de atividade paredista no compulsrio, dizer, um direito fundamental dos servidores que entenderam por bem no prestar os servios aos seus cargos inerentes, e no uma imposio por parte do Sindicato ou da maioria dos servidores. Em outras palavras, cada pessoa absolutamente livre para aderir ao movimento grevista ou no. No aderindo, o servidor tem o direito de exercer sua atividade laboral normalmente, se as circunstncias de fato possibilitarem.

No se olvide, inclusive, que o art. 9 da Constituio Federal de 1988, assegura a facultatividade de o trabalhador/servidor aderir ou no ao movimento paredista, in verbis: assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exerc-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender, sendo essa liberdade, no limite, protegida por tipo penal, sendo potencialmente criminosa a conduta que a restrinja por meio de violncia ou grave ameaa (artigo 197 do Cdigo Penal).

Ora, a Universidade existe para o ensino, pesquisa e extenso (artigo 207 da CF/88), e no pode ser tido como irregular o ato de dirigente de rgo que atua no sentido da execuo desses objetivos.

MINISTRIO PBLICO FEDERAL

PROCURADORIA DA REPBLICA NO ESTADO DO ESPRITO SANTO Tambm alega a representao que esse retorno s aulas antes da reprogramao do Calendrio Acadmico pela PROGRAD, poderia ser prejudicial aos alunos, uma vez que, antes de findada a greve, no h o processamento de suas matrculas, o que impossibilitaria uma vinculao oficial do aluno com a disciplina a ser cursada nesse perodo em que o Curso de Direito retomou as suas atividades e a matrcula no foi efetivada pela PROGRAD, criando-se um verdadeiro Calendrio Paralelo para o Curso de Direito. De igual maneira no h prejuzo aos alunos no fato de iniciarem as aulas sem terem suas solicitaes de matrcula processadas, uma vez que a matrcula em meio a essa situao peculiar pode ser feita de maneira retroativa, de forma a validar as aulas ministradas anteriormente a ela. Mesmo que se entendesse haver vcio na atividade administrativa pela realizao de aulas sem a prvia matrcula, o que se cogita apenas para argumentar, ainda assim, dado o quadro ftico, tal vcio seria absolutamente sanvel a posteriori.

Ante o exposto, no subsistindo qualquer providncia a ser adotada pelo Ministrio Pblico Federal, promovo o ARQUIVAMENTO liminar do feito. Informe-se ao Chefe de Departamento do Curso de Direito da Universidade Federal do Esprito Santo, bem como ao Centro Acadmico do Curso de Direito da UFES. Aps, arquive-se nesta sede com fundamento no art. 5 da Resoluo n 23/2007 do CNMP.

Vitria/ES, 04 de setembro de 2012.

ANDR PIMENTEL FILHO Procurador da Repblica

Vous aimerez peut-être aussi