Vous êtes sur la page 1sur 10

IBP1855 OUTORGA DE DIREITO DE USO DA GUA NA INDSTRIA DE PRODUO E REFINO DE PETROLEO Mrio Srgio S. Oliveira M. Sc..

Copyright 2012, Instituto Brasileiro de Petrleo, Gs e Biocombustveis IBP Este Trabalho Tcnico foi preparado para apresentao na Rio Oil & Gs Expo and Conferencen 2012, realizado no perodo de 17 a 20 de setembro de 2012, no Rio de Janeiro. Este Trabalho Tcnico foi selecionado para apresentao pelo Comit Tcnico do evento, seguindo as informaes contidas no trabalho completo submetido pelo autor. Os organizadores no iro traduzir ou corrigir os textos recebidos. O material conforme, apresentado, no necessariamente reflete as opinies do Instituto Brasileiro de Petrleo, Gs textos e Biocombustveis, Scios e Representantes. de conhecimento e aprovao do autor que este Trabalho Tcnico seja publicado nos Anais da Rio Oil & Gas Expo and Conferende 2012. ______________________________________________________________________________________________

RESUMO

A gua essencial para o desenvolvimento das atividades humanas. Seu uso permitido pela emisso da outorga de direito de uso da gua. A definio legal da outorga, pela Lei 9433/97, imprime o comando de desenvolvimento sustentvel, pois tem por finalidade assegurar o controle dos usos da gua em termos de qualidade e quantidade, referindo-se implicitamente s presentes e tambm futuras geraes. Neste contexto, o objetivo central deste trabalho discorrer acerca da utilizao da gua pela indstria petrolfera, demonstrando como as normas jurdicas ensejam custos e externalidades para os agentes da cadeia produtiva do petrleo. Mas do que mero esclarecimento aos atores envolvidos objetiva-se refletir o sistema com base na premissa econmica da gua, notadamente os temas: Os Recursos Hdricos na Contemporaneidade; O Regime Constitucional conferido s guas; A Correlao do Petrleo com as reservas aqferas, bem como o emprego destas pela indstria petrolfera; O papel desempenhado pela legislao ordinria e como obter um desenvolvimento sustentvel diante da questo hdrica e petrolfera. Busca-se propiciar, em ltima instncia, o debate e o repensar dos juristas acerca da necessria interao que a economia detm para a vivncia e continuidade do prprio Direito.

Palavra-chave: Outorga de direito do uso da gua. Petrleo. Recursos Hdricos.

______________________________ 1 Technical, PETROBRAS Master of Environmental Management.

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012

ABSTRACT
Water is vital for humans activity development and its use has to be permitted by a water Grant. The water grants legal definition given by the law n 9433/97 express the sustainable development principle, since its purpose is to quarantee water uses control in terms of quality and quantity, and also enable the access of water implicitly to present and future generations. In this context, the-main goo of this Master thesis is it discourses concerning the use of the water for the petroliferous industry, demonstrating as the rules of law cause costs or the agents of the oil. Objective to reflect the system on the basis of the economic paradigms of the water, especially: The water resources in the world; The conferred constitutional regimen to waters; The correlation of the oil with the water, as well as the for the oil industry; The legislation; and as to ahead get a sustainable development of the water and oil matter. Key-words: Granting the right of use of water Oil - Water Resources

1. INTRODUO
O Direito de guas no Brasil est desde 1934, apoiado em um Cdigo de guas, que infelizmente, no recebeu as complementaes preconizadas. Alm dessa lacuna normativa, Constituies e leis posteriores tornaram inaplicveis vrios desses dispositivos, e a experincia brasileira na gesto dos recursos hdricos s vem acontecer aps a promulgao da Constituio Federal de 1988 e o advento da Poltica Nacional de Recursos Hdricos (PNRH) atravs da Lei Federal n 9.433/97. com a implementao dos instrumentos de gerenciamento, a partir de ento, passou a ocorrer de forma mais incisiva, uma vez que seus objetivos e suas regras de funcionamento foram estabelecidos, bem como as responsabilidades de cada um dos atores envolvidos no sistema governos, empresas e sociedade civil. A gua essencial para o desenvolvimento das atividades humanas. No entanto, como um bem do domnio da Unio, dos Estados e do Distrito Federal, seu uso permitido mediante a emisso da outorga de direito do uso da gua, contudo os usos considerados insignificantes independem de outorga. A outorga um instrumento de comando e controle, por meio do qual, o Poder Pblico exercita seu poder de polcia, mediante a autorizao do uso da gua em condies e prazos pr-estabelecidos, sujeita fiscalizao e a suspenso temporria ou definitiva. Devido existncia de usos mltiplos em uma bacia hidrogrfica, diversos conflitos podem surgir. A outorga pode ser utilizada na mitigao e/ou soluo de conflitos pelo acesso gua. No entanto, a outorga, independente de ser um instrumento solucionador de conflitos, pautada no primado do desenvolvimento sustentvel, pois de acordo com sua definio legal dada pela Lei n 9.433/97, a outorga deve assegurar o controle quantitativo e qualitativo dos usos da gua e possibilitar o efetivo exerccio dos direitos de acesso gua referindo-se implicitamente s presentes e tambm s futuras geraes. Neste contexto, surgiu o questionamento quanto efetividade e aplicao da outorga como instrumento para a consecuo do desenvolvimento sustentvel na indstria de produo e refino de petrleo. O objetivo central deste trabalho analisar se a outorga de direito de uso de recursos hdricos pode ser considerada um instrumento para o desenvolvimento sustentvel.

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012 O aludido questionamento remeteu uma ampla anlise sobre alguns assuntos no mbito do processo de emisso das outorgas de direito de uso da gua, como: - A integrao da gesto dos recursos hdricos com a gesto ambiental; - A utilizao da outorga para ratear a gua disponvel entre as demandas existentes ou potenciais na bacia hidrogrfica; - A integrao da gesto de quantidade e gesto de qualidade de recursos hdricos; - A existncia e a integrao da retroalimentao entre os instrumentos de gesto da Poltica Nacional de Recursos Hdricos; - A concesso da outorga visando sustentabilidade dos recursos hdricos, mediante uma viso holstica dos recursos hdricos e por meio de gesto integrada, participativa e descentralizada. Neste trabalho, os estudos sobre a outorga de direito de uso das guas foram realizados com foco nas guas superficiais e subterrneas por diversos fatores, como a possibilidade de verificao de usos mltiplos da gua, abastecimento humano e industrial, lanamento e disperso de afluentes domsticos e industriais.

2. A OUTORGA DE DIREITO DE USO DA GUA


2.1. CONCEITO A outorga de direito de uso da gua uma autorizao, mediante a qual o Poder Pblico outorgante faculta ao outorgado o uso da gua, por prazo determinado, nos termos e condies expressas no respectivo ato. Para Granziera (2001, p.180), a outorga o instrumento pelo qual o poder pblico atribui ao interessado, pblico ou privado, o direito de utilizar privativamente o recurso hdrico.. O regime de outorga de direitos de uso de recursos hdricos tem como objetivos assegurar o controle quantitativo e qualitativo dos usos da gua e o efetivo exerccio dos direitos de acesso gua (art.11, da Lei 9.433/97).

2.2. NATUREZA JURDICA A Lei n 9.433/97 no utilizou os termos concesso e autorizao para outorga de direito de uso da gua, como foi disposto pelo Cdigo de guas. A referida lei apenas menciona o regime de outorgas, mantendo, em princpio, a sistemtica do Cdigo de guas. Contudo, a Lei n 9.984, de 17 de julho de 2000, que criou a Agncia Nacional de guas - ANA, em seu art. 4, inciso IV, determinou que a outorga ser concedida por meio de autorizao, revogando assim a utilizao dos institutos da concesso e da autorizao da outorga nos termos definidos pelo Cdigo de guas. Portanto, a natureza jurdica da outorga de direito de uso da gua de ato administrativo de autorizao. Pompeu (1992, p.173) define a autorizao administrativa como ato administrativo discricionrio, pelo qual se faculta a prtica de ato jurdico ou de atividade material, objetivando atender diretamente ao interesse pblico ou privado, respectivamente, de entidade estatal ou de particular, que sem tal outorga seria proibida..

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012 A discricionariedade da outorga norteada pelas prioridades de seu uso definidos no Plano de Bacia, aprovado pelo Comit de Bacia, aps a participao dos usurios e da sociedade na tomada de decises. A precariedade tambm uma caracterstica do ato de outorga. A precariedade representa a possibilidade de o rgo outorgante suspender ou revogar a outorga a qualquer momento, mediante motivao, mas sem direito a indenizao ao outorgado, por duas razes: pela vigncia da outorga estar limitada ao interesse pblico, mesmo que concedida com fundamentos em interesse particular, e pela inconstncia da disponibilidade hdrica no possibilitar o direito adquirido da outorga aos usurios outorgados. Curiosamente, a autorizao para uso da gua nos moldes como foi definida nas Leis n 9.433/97 e 9.984/2000, acabou resultando em um misto de concesso e autorizao, pois a outorga de direito de uso da gua destina-se tanto aos usos de utilidade pblica, quanto aos usos de exclusivo interesse privado. A precariedade do ato de autorizao, em algumas situaes, no maior que na concesso, pois para os usos de servios pblicos essenciais como abastecimento pblico e gerao de energia eltrica (Lei n 7.783, de 26 de junho de 1989), h que considerar no ato da outorga o interesse pblico na utilizao das guas, ou seja, a outorga deve se pautar pelo princpio da continuidade do fornecimento destes servios coletividade, como p.ex, estabelecer os prazos da respectiva outorga coincidentes com os prazos dos contratos de concesso ou ato administrativo de autorizao (pargrafo 4, art. 5, da Lei n 9. 984/2000). A outorga no simples faculdade de utilizao para o usurio, uma vez que a ausncia de uso por trs anos consecutivos pode resultar na suspenso definitiva ou por prazo determinado da outorga (inc. II, art. 15, da Lei n 9433/97).

2.3. A OUTORGA COMO INSTRUMENTO DE GESTO DAS GUAS A outorga, considerada um instrumento de comando e controle, est condicionada s prioridades de uso estabelecidas nos planos de bacias e deve respeitar a classe em que o corpo de gua estiver enquadrado e a manuteno das condies adequadas ao transporte aquavirio, quando couber (art.13, da Lei n 9.433/97). De acordo com o art.12, da Lei n 9.433/97, os usos da gua sujeitos outorga pelo Poder Pblico so: - derivao ou captao de parcela da gua existente em um corpo de gua para consumo final, inclusive abastecimento pblico, ou insumo de processo produtivo; - extrao de gua de aqufero subterrneo para consumo final ou insumo de processo produtivo; - lanamento em corpo de gua de esgotos e demais resduos lquidos ou gasosos, tratados ou no, com o fim de sua diluio, transporte ou disposio final; - aproveitamento dos potenciais hidreltricos; e - outros usos que alterem o regime, a quantidade ou a qualidade da gua existente em um corpo de gua. Em contrapartida, de acordo com o pargrafo 1, art. 12, da Lei n 9.433/97, independem de outorga pelo Poder Pblico: O uso de recursos hdricos para a satisfao das necessidades de pequenos ncleos populacionais; distribudos no meio rural e as derivaes; captaes; lanamentos e as acumulaes de volumes de gua considerados insignificantes.

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012 Os critrios especficos de vazes e acumulaes de volumes de gua consideradas insignificantes devem ser estabelecidos nos planos de recursos hdricos, devidamente aprovados pelo respectivo Comit de Bacia Hidrogrfica ou, na inexistncia deste, pelo rgo outorgante. De forma geral, a outorga concedida aps avaliaes quanto compatibilidade entre demandas hdricas e a disponibilidade hdrica do corpo de gua, assim como pelas finalidades do uso e os impactos causados nos recursos hdricos. Nos rios do domnio da Unio, a ANA detm a competncia legal para conceder a outorga de direito de uso aos usurios. Nos rios do domnio dos Estados, os rgos gestores de recursos hdricos estaduais so competentes para outorgar o uso de suas guas. De acordo com o art. 15 da Lei n 9.433/97, a outorga pode ser suspensa total ou parcialmente, em definitivo ou por prazo determinado. Portanto, caracterizado o descumprimento de alguma das circunstncias previstas no aludido artigo 8, conclui-se que a discricionariedade do rgo cinge-se ao teor da suspenso. O prazo de vigncia da outorga no pode exceder a 35 anos, renovvel mediante a solicitao do outorgante e ao critrio do Poder Concedente.

2.4. A OUTORGA DE DIREITO DE USO DE RECURSOS HDRICOS E O DESENVOLVIMENTO


SUSTENTVEL

As presses sobre os recursos naturais, incluindo as guas, causadas por diversos fatores tais como - o crescimento populacional e desordenado nas reas urbanas, o consumo excessivo pela populao de bens que demandam o uso de recursos naturais, a ocupao indiscriminada do solo, o crescente processo erosivo, o desmatamento desenfreado das vegetaes e matas ciliares, as poluies difusas e pontuais incidentes nas bacias hidrogrficas, dentre outros - implicaram na elaborao de polticas pblicas e na criao de normas e regulamentos para implantar uma gesto dos bens ambientais nos moldes do desenvolvimento sustentvel. O termo "desenvolvimento sustentvel" oficialmente surgiu com o Relatrio Brundtland em 1987 e, em linhas gerais, enfatizou que a humanidade deve garantir as necessidades do presente sem comprometer a possibilidade das geraes futuras. A ideia de desenvolvimento sustentvel est associada ao trinmio "crescimento econmico-desenvolvimento humano-e meio ambiente". Ou seja, busca da consecuo do equilbrio do meio ambiente, da equidade social e da viabilidade econmica. Desde ento, o princpio do "desenvolvimento sustentvel" foi includo nas agendas governamentais, na elaborao de normas, nos discursos polticos, nas condutas "ecologicamente corretas" de instituies como os Ministrios Pblicos, rgos ambientais e gestores de recursos hdricos e no processo de gesto ambiental de diversas empresas. Em nosso ordenamento jurdico, a Carta Magna de 1988 inovou ao trazer um captulo dedicado exclusivamente ao Meio Ambiente, mas em especial, por ter inserido no caput do art.225, o princpio do desenvolvimento sustentvel, ao dispor que dever do Poder Pblico e da coletividade defender e preservar o meio ambiente ecologicamente equilibrado para as presentes e futuras geraes. 5

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012 Nesta esteira, a Lei n 9.433/97, adotou o princpio do desenvolvimento sustentvel como um dos objetivos da Poltica Nacional de Recursos Hdricos - PNRH, na forma de assegurar atual e s futuras geraes a necessria disponibilidade de gua, em padres de qualidade adequados aos respectivos usos. Para a consecuo deste e de outros objetivos, a PNRH estabeleceu cinco instrumentos de gesto de recursos hdricos, dentre eles, a outorga de direito de uso da gua considerada um instrumento de comando e controle, a qual atua no sentido de autorizar o uso da gua, como uma espcie de "comando", e ao mesmo tempo, faz incidir o "controle" sobre a autorizao do uso da gua mediante a fiscalizao dos usos realizada tambm pelo rgo outorgante. Nos moldes como foi definida pela Lei n 9.433/97, a outorga traduz o primado do desenvolvimento sustentvel, pois tem a finalidade de ao mesmo tempo assegurar o controle dos usos da gua, em termos de qualidade e de quantidade, e possibilitar o acesso "de todos" gua, referindo-se implicitamente s presentes e tambm futuras geraes, tendo vista que o direito gua considerado um direito fundamental a vida, protegido por nossa Constituio Federal. O acesso "de todos" gua no significa que todo e qualquer usurio ter autorizao para o uso da gua, at porque isto poderia comprometer a sustentabilidade hdrica. Com o aumento populacional, o modo de consumo da gua necessitar ser alterado e condicionado sustentabilidade. Em um futuro prximo, alguns usos podero ser revistos, outros at suprimidos. Na verdade, a expresso "acesso de todos gua" representa o empenho em manter a sobrevivncia humana, mediante a modificao do modo de consumo, o combate ao desperdcio e a preservao da qualidade da gua. Neste contexto, seria possvel considerar a outorga, alm de um instrumento de gesto de recursos hdricos, um instrumento para a promoo do desenvolvimento sustentvel.

3. O USO DE RECURSOS HDRICOS PELA INDSTRIA DO PETRLEO


A cadeia petrolfera, por vezes trabalhando sob uma lgica, busca colocar a disposio do consumidor final os recursos naturais (leo e gs natural principalmente) existentes no subsolo da Nao. Sua importncia passou de mera atividade econmica, para estratgica do mundo globalizado. Ocorre que, pesquisar, explorar, produzir, transportar, refinar, transportar, distribuir e comercializar no se resume aos bens afetos atividade fim da indstria. De regra, a gua participa da cadeia econmica, apesar de ser considerada, por vezes, indesejvel refugo pelos operadores econmicos. Entre tantas hipteses, importa mencionar alguns usos dos recursos hdricos no processo produtivo petrolfero. Com fluido de perfurao, a gua integra um dos tipos de fluidos utilizados na abertura de um poo. Os fluidos base de gua, que tem por funo prover a disperso dos materiais coloidais. Logicamente, tais recursos hdricos, quando usados, ensejam vantagens econmicas para a empresa, razo pela qual no podem ser adquiridos gratuitamente. Atingido um reservatrio (Lei n 9. 478/97), e afirmando sua viabilidade, busca o player da indstria coloc-lo em produo. No reservatrio no se encontra to somente petrleo, havendo outros fluidos na rocha, inclusive a gua. Buscam os tcnicos definir a saturao de determinada rocha-reservatrio, por meio do somatrio da saturao de leo, da saturao de gs e da saturao de gua subtraindo-se de um (1). A temtica da gua to recorrente para os especialistas da indstria, que saturao de gua em um reservatrio de petrleo.

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012 Cada reservatrio detm especificidades prprias, caractersticas inerentes sua formao, razo pela qual difcil estabelecer um padro quantitativo de produo. Apesar disso, os fluidos que um reservatrio produz so conhecidos, razo pela qual um reservatrio tpico gera uma vazo de leo, de gs e de gua. Esta pode ser proveniente da prpria rocha-reservatrio, de aquferos vizinhos, ou ter sido injetada pelo agente econmico com o intento de conferir energia ao poo. Encontrando-se subjacente ou lateral ao poo, com a reduo de presso contida na rocha (pela produo do leo), o aqufero acaba por se tornar mecanismo que possibilita a elevao da presso do reservatrio e elevadas vazes de produo. Quando existem grandes volumes de gua na rocha, o processo torna-se continuo, propiciando elevado fator de recuperao. Percebe-se que, bem do Estado Membro, acaba por beneficiar a atividade exploratria de um agente econmico, por meio deste mecanismo de influxo de gua. Alm dos fluidos de perfurao, a gua tambm se apresenta nos fluidos injetados nos reservatrios, para a recuperao do mesmo (ampliao da produo pelo aumento de energia do reservatrio). Entre os mtodos convencionais, a gua, junto com o gs natural, apresenta-se como processo vivel para contumaz para ampliar a produo petrolfera. Podendo provir de quatro origens (gua subterrnea, gua de superfcies, gua do mar e gua produzida), percebe-se que os recursos hdricos compem as etapas dos projetos de injeo, posto se subdividirem em: captao dos recursos hdricos; tratamento da gua de injeo; injeo propriamente dita; e sistema de tratamento e descarte da gua produzida. medida que o poo tem reduzido sua vida econmica, a quantidade de gua produzida aumenta razo pela qual a indstria petrolfera busca meios de trat-la, e recuperar o leo. Pelo tratamento busca-se separar a gua e o leo por diversos processos fsico-qumicos, de forma que no ocorra desperdcio dos recursos fsseis. De regra, a gua, quando separada, descartada observando-se apenas parmetros ambientais estabelecidos pelos rgos competentes. Para se ter a compreenso do volume de gua que produzido, necessrio s consideraes a seguir aduzidas: Em mdia, para cada m/dia de petrleo produzida so trs a quatro m/dia de gua. H campos em que este nmero se eleva a sete ou mais. Nas atividades de explorao, perfurao e produo, a gua produzida responde por 98% de todos os efluentes gerados. (THOMAS, Jos Eduardo. Fundamentos de Engenharia de petrleo. p. 266). A Agncia Nacional do Petrleo, Gs Natural e Biocombustveis ANP rene a produo nacional de petrleo por unidade da federao e localizao (terra e mar). Fcil inferir que muita gua vem sendo produzida sem a sociedade e os Entes polticos, terem a devida contraprestao pelo uso destes recursos. A gua no utilizada apenas na primeira fase da cadeia. Nas refinarias de petrleo verifica-se nos usos: resfriamento de produtos; combate e preveno de incndio; gerao de vapor; lavagem e diluio de sais; lavagem em geral; no processo qumico; acionamento de mquinas; na condensao de vapor; como gua potvel. Tendo em vista que a indstria aufere vantagem econmica com a utilizao dos recursos hdricos, estes no podem ser empregados livremente pelo ator, sem nada haver de contraprestao sociedade.

4. CONSIDERAES FINAIS
A definio legal da Outorga pela lei n 9.433/97, imprime o comando de desenvolvimento sustentvel, pois tem por finalidade assegurar o controle dos usos da gua, em termos de qualidade e de quantidade, e possibilitar o acesso de todos gua, referindo-se implicitamente s presentes e tambm futuras geraes. 7

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012 A gua no simples questo ambiental. Representa vantagem econmica para as empresas de petrolferas que dela se utilizam, garantindo eficincia, competitividade e vantagem em detrimento dos competidores que no podem se valer de precioso bem. Em contrapartida, a sociedade fica merc dos interesses privados, submetida ao discurso da gua ser um resduo do processo produtivo, ou que a depletao dos reservatrios aquferos inerente produo petrolfera. Neste ordenamento jurdico, categoricamente, afirma que a gua um bem dotado de valor econmico, configurando os institutos passiveis de resguardarem os recursos hdricos (Outorga, Cobrana pelo uso da gua e participao da sociedade). No desenvolvimento da anlise, algumas realidades foram enfrentadas como: O rgo outorgante acaba tendo muitas dificuldades na anlise dos pedidos das outorgas, pois, por um lado, no receberam o respaldo do Plano de bacia, o qual no definiu quais os usos prioritrios nessas bacias, e por outro lado, os corpos hdricos no foram enquadrados em classes de usos, ento a avaliao dos aspectos de qualidade acaba sendo deixada de lado, pois o paliativo de enquadrar os cursos dgua em classe 2, no reflete o real estado de qualidade das guas. Portanto, as emisses das outorgas ocorreram e ocorrem sem obedincia do disposto no artigo 13, da lei 9.433/97. No entanto, o resultado mais relevante deste trabalhando foi constatar que as outorgas, na bacia somente podem ser consideradas sustentveis, ou seja, poderiam tornar-se um instrumento para promover o desenvolvimento sustentvel, desde que implementadas no contexto no sistema de retroalimentao dos instrumentos de gesto em especial atravs do sistema de informaes do plano de bacia e do enquadramento dos corpos hdricos em classes e que haja tambm um comprometimento dos setores usurios na conservao deste recurso, sejam nos aspectos quantitativos e qualitativos, mas em especial que o setor de saneamento exera predominantemente seu papel de usurio e, nos limites da realidade, seja menos poluidor dos corpos hdricos. Outro fator essencial na consecuo da outorga sustentvel a existncia de efetiva fiscalizao sobre os usos outorgados e os no outorgados, tendo em vista ser a fiscalizao uma das ferramentas mais eficazes para garantir o cumprimento da norma. o meio de detectar o descumprimento das normas pelos cidados e de efetiva aplicabilidade das penalidades aos degradadores deste recurso natural. Assim, a outorga deve ser vista como um instrumento de distribuio de gua entre os mais diversos usos dentro de uma bacia. Essa distribuio de gua deve ter alguns objetivos como, por exemplo, atendimento das necessidades ambientais, econmicas e sociais por gua, alem da reduo ou eliminao dos conflitos entre os usurios da gua e possibilidade de que as demandas futuras tambm possam ser atendidas, mas sempre levando em considerao os valores quantitativos e qualitativos da gua, pois esse o objetivo que o instrumento de direito de uso outorga espera alcanar. Portanto, a Lei n 9.433/97 dotou o pais de instrumentos eficazes na proteo do bem gua, assim como a viabilidade de acesso a esse bem. O que se precisa entender agora que o desperdcio leva a finitude, e que o principio basilar a preservao. Portanto, mesmo existindo leis que administrem esse recurso ambiental, todos com mudanas de habito e educao ambiental, pois as geraes vindouras iro se utilizar do mesmo recurso de que estamos usufruindo agora.

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012

5. REFERNCIAS
AGENDA 21. Conferncia das Naes Unidas sobre o Meio Ambiente. PNUMA. Cmara dos Deputados. Braslia, 1995. BRAGA, Benedito et al. Introduo engenharia ambiental. 2. ed. So Paulo: Prentice. Hall, 2004, 305 p. BRANCO, Samuel Murgel. Poluio: A morte de nossos rios. 2. ed. So Paulo: ASCETESB, 1983. 166 p. BRASIL. Constituio Federal (1988). Disponvel www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituiao.htm BRASIL. Lei n 9.433, de 08 de janeiro de 1997. Disponvel em http://www.ana.gov.br/Legislacao/default2.asp BRASIL. Lei n 9.984, de 17 de julho de 2000. Disponvel em http://www.ana.gov.br/Legislacao/default2.asp DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. 14 ed. So Paulo: Atlas, 2002, p.558-568. FIORILLO, Celso Pacheco. Curso de Direito Ambiental Brasileiro, 1. ed. So Paulo: Saraiva, 2000.104 p. GRANZIERA, Maria Luiza Machado. Direito das guas: Disciplina Jurdica das guas Doces. 1. ed. So Paulo: Atlas, 2001. 245 p. KETTELHUT, Jlio Thadeu Silva. Aspectos legais, institucionais e gerenciais de Recursos. Hdricos no Brasil. In: FREITAS, Marcos Aurlio Vasconcelos (Coord.); O Estado das guas no Brasil 1999. 2. ed. Braslia: Agncia Nacional de Energia Eltrica, Ministrio de Meio Ambiente e Ministrio de Minas e Energia, [1999]. p.22-26. LANNA, Antnio Eduardo. A gesto dos Recursos Hdricos no contexto das polticas. ambientais. In: MUOZ, Hctor Ral (Coord.). Interfaces da Gesto dos Recursos. Hdricos: desafios da Lei de guas. 2. ed. Braslia: MMA/SRH, 2000. p.75-109. MACHADO, Paulo Affonso Leme. Direito Ambiental brasileiro. 11. ed. So Paulo: Malheiros Editores Ltda., 2003.1064 p. PETROBRAS, 2003, O processo de refino. On line. Disponvel na Internet em: HTTP//WWW.petrobras.com.br. POMPEU, Cid Tomanik. Direito de guas no Brasil. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2006. 512 p. POMPEU, Cid Tomanik. Autorizao administrativa. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1992.

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012

10

Vous aimerez peut-être aussi