Vous êtes sur la page 1sur 2

O CONTO TRADICIONAL

Lngua Portuguesa 7ano 2010/2011

Embora o conto seja hoje uma forma literria reconhecida e utilizada por inmeros escritores, a sua origem muito mais humilde. Na verdade, nasceu entre o povo annimo. Comeou por ser um relato simples e despretensioso de situaes imaginrias, destinado a ocupar os momentos de lazer. Dada a sua origem popular, o conto de que falamos aqui no tem propriamente um autor, entendido como um ser humano determinado, ainda que desconhecido. Na realidade ele constitui uma criao colectiva, dado que cada "contador" lhe introduz inevitavelmente pequenas alteraes ("Quem conta um conto, acrescenta um ponto."). O interesse dos intelectuais pelo conto popular surgiu no sculo XVII, quando, em 1697, Charles Perraut publicou a primeira recolha de contos populares franceses, que inclua histrias to conhecidas como "A Gata Borralheira", "O Capuchinho Vermelho" e "O Gato das Botas". Esse interesse pela literatura popular acentuou-se no sculo XIX, com os trabalhos dos irmos Grimm, na Alemanha, e Hans Christian Andersen, na Dinamarca. Em Portugal destacaram-se nessa tarefa investigadores como Tefilo Braga, Adolfo Coelho, Leite Vasconcelos e Consiglieri Pedroso. Estrutura Fruto da sua origem oral, estes contos tm quase sempre uma estrutura muito simples e fixa. A prpria frmula inicial ("Era uma vez...") e final ("...e foram felizes para sempre.") revelam isso. Essa estrutura pode ser traduzida da seguinte forma: Ordem existente - situao inicial; Ordem perturbada - a situao de equilbrio inicial destruda, o que d origem a uma srie de peripcias que s se interrompem com o aparecimento de uma fora rectificadora; Ordem restabelecida. Personagens A caracterizao das personagens sumria e estereotipada: os heris concentram em si os traos positivos, enquanto os viles evidenciam todos os aspectos negativos da personalidade humana. Dessa maneira personifica-se o bem e o mal e manifesta-se insistentemente a vitria do primeiro sobre o segundo. A caracterizao indirecta prevalece sobre a directa, visto que sobretudo pelas suas aces que as personagens revelam o seu carcter. Tempo e espao A frmula inicial ("Era uma vez..." ou outra equivalente) remete para o passado e, desse modo, funciona como um sinal de que se vai passar do mundo real para um mundo irreal, o mundo da fantasia, onde tudo possvel. Esse mergulho no imaginrio termina com a frmula final: "...e viveram felizes para sempre."

Prof.Rosa Oliveira1

O CONTO TRADICIONAL

Lngua Portuguesa 7ano 2010/2011

Ao longo do conto as indicaes de natureza temporal so sempre limitadas e vagas, no permitindo determinar com rigor a durao da aco ou a localizao num contexto histrico preciso. O mesmo acontece relativamente ao espao: um palcio, uma casa, uma fonte, uma floresta...

Simbologia Os contos tradicionais esto carregados de simbologia: dizem mais do que parecem dizer. A manifestao mais evidente a referncia sistemtica ao nmero trs, smbolo da perfeio desde tempos imemoriais. Mas h mais... A rosa aparece como smbolo do amor puro e total. O beijo desperta e faz renascer. A herona frequentemente a mais nova (e por isso a mais pura e inocente) e afirma-se por oposio s irms mais velhas e mesmo aos pais. O heri quase sempre tem que enfrentar uma srie de provas antes de alcanar o objecto - smbolo do amadurecimento que far dele um homem. Outras vezes sai da casa paterna em busca da autonomia. Texto adaptado de Teoria da Literatura 1. Elabora um esquema que resuma as principais caractersticas do conto.

Prof.Rosa Oliveira2

Vous aimerez peut-être aussi