Vous êtes sur la page 1sur 26

SUMRIO 1 INTRODUO ..................................................................................................... 4 2 CONDUTOR ELTRICO ..................................................................................... 2.1 PROPRIEDADES ELTRICAS ........................................................... 2.2 PROPRIEDADES MECNICAS ......................................................... 2.

. 2.3 PROPRIEDADES QUMICAS ............................................................. 3 CORRENTE ELTRICA,TENSO E TEMPERATURA ............................... 3.1 CORRENTE ELTRICA ...................................................................... 3.2 TENSO ELTRICA ............................................................................ 3.3 TEMPERATURA ................................................................................... 3.4 INFLUNCIA DA CORRENTE ELTRICA NOS ISOLANTES .... 3.5 INFLUNCIA DA TENSO NOS ISOLANTES ................................ 3.6 INFLUNCIA DA TEMPERATURA NOS ISOLANTES ................. 3.7 INFLUENCIA SOBRE A CAPACIDADE DE CONDUO DE CORRENTE ............................................................................................ 4 FIOS E CABOS ELTRICOS ............................................................................. 4.1 FIOS ......................................................................................................... 4.2 CABOS ELTRICOS ............................................................................ 4.3 CONDUTOR ENCORDOADO REDONDO NORMAL .................... 4.4 CONDUTOR ENCORDOADO COMPACTADO .............................. 4.5 CONDUTOR FLEXVEL ...................................................................... 4 4 4 5 5 5 5 5 5 6 6 6 7 7 7 8 8 9

5 ISOLAO ............................................................................................................ 9 5.1 HISTRICO ........................................................................................... 9 5.2 CLORETO DE POLIVINILA (PVC) ................................................. 10 5.3 POLIETILENO RETICULADO (XLPE) E ETILENO-PROPILENO (EPR) ............................................................................................................... 10 6 ORIGEM E EVOLUO DA NBR 5410 INSTALAES ELTRICAS DE BAIXA TENSO ......................................................................................... 12 6.1 NBR 5410 e IEC 60364 ......................................................................... 12 6.2 APLICAO DA NBR 5410 ............................................................... 13 6.3 A NORMA NO SE APLICA A ......................................................... 13 6.4 SEO NOMINAL .............................................................................. 13 6.5 SEES MNIMAS ............................................................................. 14 7 DIMENSIONAMENTO DE CONDUTORES ELTRICOS .......................... 16 7.1 CAPACIDADE DA CONDUO DE CORRENTE (AMPACIDADE) ........................................................................................... 17 7.2 INSTALAO DE CONDUTORES ELTRICOS .......................... 18 7.3 NMERO DE CONDUTORES CARREGADOS ............................. 23 7.4 SEO DO CONDUTOR ................................................................... 23 7.5 FATORES DE CORREO NO DIMENSIONAMENTO DE CONDUTORES ...................................................................................... 24 8 BIBLIOGRAFIA ................................................................................................. 28

1 INTRODUO A NBR-5410 estabelece as condies que as instalaes eltricas de baixa tenso devem satisfazer a fim de garantir a segurana de pessoas e animais, o funcionamento adequado da instalao e a conservao dos bens. Este trabalho visa expor de forma clara e objetiva os padres aceitveis para uma boa execuo das instalaes eltricas brasileiras para assim priorizar sempre a segurana de todos os envolvidos seja os profissionais ou os usurios.

2 CONDUTOR ELTRICO toda matria que permite o estabelecimento de um fluxo de portadores de carga em seu meio compatvel com a ddp aplicada ao mesmo. Os materiais condutores so aqueles no qual existe uma superposio parcial entre as bandas de conduo e Valencia. Os materiais por possurem essa superposio parcial so denominados condutores eltricos. Em geral, na fabricao dos condutores, usa-se o cobre eletroltico e, em certos casos, o alumnio, tendo em vista suas propriedades eltricas e mecnicas, bem como custos ao longos dos anos. Na industria dos condutores eltricos os materiais mais utilizados so o cobre e o alumnio. O cobre leva vantagem em relao ao alumnio devido ao seu custo beneficio mais baixo e as suas caractersticas eltricas e mecnicas.

2.1 PROPRIEDADES ELTRICAS Resistividade / condutividade: a caracterstica eltrica de um material em ter afinidade de ser percorrido por um fluxo de portadores de carga. Apesar de ser grandezas diferentes possuem as mesmas caractersticas.

2.2 PROPRIEDADES MECNICAS Brilho Cada metal possui um brilho caracterstico que varia devido ao comprimento de onda emitido pelo material. Ductibilidade a capacidade de uma amostra de material sofrer grandes esforos em uma nica direo. Nos materiais eltricos essa caracterstica importante pois ela que mostra a facilidade na obteno de fios a partir de determinado elemento. Maleabilidade a capacidade de uma amostra de material sofrer grandes deformaes em pelo menos em duas direes simultaneamente. Essa caracterstica traduz a facilidade na obteno de chapas importante na indstria eltrica na produo de transformadores e capacitores. Dureza a propriedade de um material resistir penetrao, ou seja, a capacidade de riscar ou ser riscado, sendo uma caracterstica superficial.
4

Resistncia trao- o valor de tenso mecnica que se obtm a ruptura de uma determinada amostra. Sob determinadas condies de ensaios. Tenacidade (Resistncia fadiga) a capacidade de o material absorver energia devido deformao at a ruptura..

2.3 PROPRIEDADES QUMICAS Corroso: a degradao (modificao no tipo de ligao) eletroqumica de um material, quase sempre acontece de forma espontnea. Oxidao: a corroso diante a exposio do oxignio.

3 CORRENTE ELTRICA, TENSO E TEMPERATURA Vamos inicialmente conceituar grandezas fsicas importantes.

3.1 CORRENTE ELTRICA Corrente eltrica o fluxo ordenado de partculas portadoras de carga eltrica e definida como a razo entre o mdulo da quantidade de carga Q que atravessa certa seco transversal (corte feito ao longo da menor dimenso de um corpo) do condutor em um intervalo de tempo t. A sua unidade padro no SI para medida de intensidade de corrente o ampre (A).

3.2 TENSO ELTRICA Tenso eltrica a diferena de potencial eltrico entre dois pontos. Sua unidade de medida o volt.

3.3 TEMPERATURA uma grandeza fsica que calcula a energia cintica mdia do grau de liberdade de cada uma das partculas de um sistema em equilbrio trmico. Sua unidade de medida padro o Grau Celsius A abordagem desse conceito devido ao fato de essas grandezas influenciarem as propriedades dos isolantes de diversas maneiras, exigindo-se que sejam levadas em conta no ato de especificar um condutor eltrico, tendo em vista as vrias opes comerciais de isolantes dos condutores eltricos.

3.4 INFLUNCIA DA CORRENTE ELTRICA NOS ISOLANTES Todo condutor eltrico percorrido por uma corrente aquece, e os materiais suportam, no mximo, determinados valores de temperatura, acima dos quais eles comeam a perder suas propriedades fsicas, qumicas, mecnicas, eltricas etc.

3.5 INFLUNCIA DA TENSO NOS ISOLANTES A principal caracterstica construtiva dos cabos associada com a tenso eltrica a espessura da isolao. Ela varia de acordo com a classe de tenso do cabo e da qualidade do material utilizado e fixada pelas respectivas normas tcnicas aplicveis. Em geral, quanto maior a tenso eltrica de operao do cabo, maior a espessura da isolao.

3.6 INFLUNCIA DA TEMPERATURA NOS ISOLANTES A temperatura influencia os isolantes de maneiras diferentes, maneiras essas que esto relacionadas com o regime que o isolante est sendo submetido. 3.6.1 Temperatura em regime permanente: a maior temperatura que a isolao pode atingir continuamente em servio normal. a principal caracterstica na determinao da capacidade de conduo de corrente de um cabo. 3.6.2 Temperatura em regime de sobrecarga: a temperatura mxima que a isolao pode atingir em regime de sobrecarga. Segundo as normas de fabricao, a durao desse regime no deve superar 100 horas durante doze meses consecutivos, nem superar 500 horas durante a vida do cabo. 3.6.3 Temperatura em regime de curto-circuito: a temperatura mxima que a isolao pode atingir em regime de curtocircuito. Segundo as normas de fabricao, a durao desse regime no deve superar 5 segundos durante a vida do cabo.

3.7 INFLUENCIA SOBRE A CAPACIDADE DE CONDUO DE CORRENTE. Capacidade de corrente de condutores A capacidade de conduo de corrente de um condutor definida como a corrente mxima que pode ser conduzida continuamente por um condutor, em condies especificadas, sem que a sua temperatura em regime permanente ultrapasse um valor especificado. Por essa definio pode-se concluir que a corrente que circula por um condutor em regime nominal deve ser igual ou inferior capacidade de conduo de corrente do condutor. Esta prescrio tem o objetivo de garantir uma vida satisfatria aos condutores e suas isolaes, submetidos aos efeitos trmicos produzidos pela circulao de correntes de valores iguais s capacidades de conduo de corrente respectivas, durante perodos prolongados em servio normal.

4 FIOS E CABOS ELTRICOS 4.1 FIOS Um fio um produto macio, composto por um nico elemento condutor e uma tima soluo econmica na construo de um condutor eltrico, porm limitado com relao ao tamanho, alm de apresentar pouca flexibilidade, sendo assim, fcil de partir. O fio utilizado para transportar energia eltrica (corrente eltrica) de um ponto para outro de um aparelho ou de um circuito. Um exemplo de utilizao dos fios no interior das paredes de uma residncia, visto que l, eles no sero dobrados, no correndo assim, risco de partir devido a baixa flexibilidade.

4.2 CABOS ELTRICOS Cabo um condutor constitudo por vrios fios encordoados, isolados uns dos outros ou no. Um condutor eltrico pode ser constitudo por uma quantidade varivel de fios, desde um nico fio at centenas deles. Essa quantidade de fios determina a flexibilidade do cabo. Quanto mais fios, mais flexvel o condutor e vice-versa. Para identificar corretamente o grau de flexibilidade de um condutor, definida pelas normas tcnicas da ABNT a chamada classe de encordoamento. De acordo com essa classificao apresentada pela NBR NM 280, so estabelecidas seis classes de encordoamento, numeradas de 1 a 6 que so mostradas na tabela a seguir:

DESCRIO 1
Condutores slidos (fios)

CARACTERSTICAS
estabelecida uma resistncia eltrica mxima a 20C em w/km estabelecida uma resistncia eltrica mxima de 20C em w/km e um nmero mnimo de fios no condutor estabelecida uma resistncia eltrica mxima de 20C em w/km e dimetro mximo dos fios elementares do condutor

Condutores encordoados, compactados ou no

4, 5 e 6

Condutores flexveis

Tabela 01 Fonte: http://www.prysmianclub.com.br

Um fio um produto macio, composto por um nico elemento condutor. Tratase de uma tima soluo econmica na construo de um condutor eltrico, porm apresenta uma limitao no aspecto dimensional e na reduzida flexibilidade, sendo, em conseqncia, limitado a produtos de pequenas sees (at 16mm). Ou seja a nica
7

diferena que existe a flexibilidade, pois a capacidade de corrente a mesma, ou seja, um fio 1,5mm, um cabo 1,5mm, ou um cabo flexvel 1,5mm, possuem a mesma capacidade de conduo de corrente. Resumindo, a capacidade de corrente a mesma para as mesmas sees nominais, independentemente da classe do condutor. O que vai definir a classe a ser utilizada a aplicao e/ou a preferncia do projetista ou instalador. Existem algumas classificaes a que os cabos so submetidos de acordo com a sua as suas diversas aplicaes tais como:

4.3 CONDUTOR ENCORDOADO REDONDO NORMAL O termo condutor encordoado tem relao com a construo de uma corda, ou seja, partindo-se de uma srie de fios elementares, eles so reunidos (torcidos) entre si, formando ento o condutor. Essa construo apresenta uma melhor flexibilidade do que o fio. As formaes padronizadas de condutores encordoados (cordas) redondos normais so: 7 fios (1+6), 19 fios (1+6+12), 37 fios (1+6+12+18) e assim sucessivamente. Nessa formao, a camada mais externa possui o nmero de fios da camada anterior mais seis. Exemplo

Fonte: http://www.prysmianclub.com.br

4.4 CONDUTOR ENCORDOADO COMPACTADO Um condutor encordoado compactado uma corda na qual foram reduzidos os espaos entre os fios componentes. Essa reduo realizada por compresso mecnica ou trefilao. O resultado desse processo um condutor de menor dimetro em relao ao condutor encordoado redondo normal, porm com menos flexibilidade. Exemplo

Fonte: http://www.prysmianclub.com.br

4.5 CONDUTOR FLEXVEL Um condutor flexvel obtido a partir do encordoamento de um grande nmero de fios de dimetro reduzido. muito usado na fabricao de aparelhos portteis (maquinas de solda, aparelhos eletrodomstico, aspiradores industriais e domsticos, etc.) e tambm para alimentadores de maquinas moveis (escavadeiras, pontes rolantes, etc.)

5 ISOLAO A escolha correta do material isolante que recobre um condutor eltrico um item da maior importncia para a segurana, a qualidade e o desempenho de uma instalao eltrica. Apresentaremos os principais aspectos envolvidos nessa questo.

5.1 HISTRICO Os primeiros cabos isolados de que se tem notcia datam de 1795, utilizados em uma linha telegrfica na Espanha e eram isolados em papel. Seguiram-se os condutores cobertos por guta percha (uma planta nativa da ndia), os cabos em papel impregnado em leo, os cabos em borracha natural (incio do sculo XX), em borracha sinttica (EPR) e PVC (ambos logo aps a Segunda Guerra Mundial). Embora possussem excelentes caractersticas isolantes, os cabos isolados em papel foram perdendo aplicaes ao longo do tempo, principalmente devido dificuldade de manuseio durante a sua instalao, sobretudo na realizao de emendas e terminaes. Isso propiciou a popularizao dos cabos com isolaes slidas, tais como o PVC e o EPR. Isolao trata-se de um conjunto de materiais isolantes aplicados sobre o condutor, cuja finalidade isol-lo eletricamente do ambiente do ambiente que o circunda, como, por exemplo, de outros condutores e a terra e contra contatos acidentais, ou seja, a funo bsica da isolao confinar o campo eltrico gerado pela tenso aplicada ao condutor no seu interior. Com isso, reduzido ou eliminado o risco de choques eltricos e curtos-circuitos. Podemos comparar a camada isolante de um cabo com a parede de um tubo de gua. No caso do tubo, a parede impede que a gua saia de seu interior e molhe a rea ao seu redor. Da mesma forma, a camada isolante mantm as linhas de campo eltrico (geradas pela tenso aplicada) presas sob ela, impedindo que as mesmas estejam presentes no ambiente ao redor do cabo. No caso do tubo, no pode haver nenhum dano sua parede, tais como furos e trincas, sob pena de haver vazamento de gua. Da mesma forma, no podem haver furos, trincas, rachaduras ou qualquer outro dano isolao, uma vez que isso poderia significar um vazamento de linhas de campo eltrico, com subsequente aumento na corrente de fuga do cabo, o que provocaria aumento no risco de choques, curtoscircuitos e at incndios. Alguns cabos eltricos podem ser dotados apenas de condutor e isolao, sendo chamados ento de condutores isolados, enquanto que outros podem possuir adicionalmente a cobertura (aplicada sobre a isolao), sendo chamados de cabos unipolares ou multipolares, dependendo do nmero de condutores (veias) que possuem.

Fonte: http://www.prysmianclub.com.br

5.2 CLORETO DE POLIVINILA (PVC) O isolante PVC uma mistura de Cloreto de Polivinila puro (resina sinttica), plastificante, cargas e estabilizantes; sua rigidez dieltrica relativamente elevada, sendo possvel utilizar cabos isolados em PVC at a tenso de 6 kV; sua resistncia a agentes qumicos em geral e a gua consideravelmente boa; possui boa caracterstica de no propagao de chama. . O dimensionamento dos cabos em funo da isolao. . As duas principais solicitaes a que a camada da isolao est sujeita so o campo eltrico (tenso) e a temperatura (corrente).

5.3 POLIETILENO RETICULADO (XLPE) E ETILENO-PROPILENO (EPR) Os materiais de isolao XLPE e EPR foram desenvolvidos porque se desejava superar as limitaes tcnicas dos materiais de isolao convencionais e conseqentemente obter mais eficincia para os condutores de Mdia Tenso. Com eles, a classe trmica do cabo em regime contnuo pde ser ampliada para at 90C no caso do XLPE e para at 105C no caso do EPR, e esses materiais tambm trouxeram melhor desempenho frente s temperaturas mais elevadas, possveis de ocorrer em servio (sobrecargas ou curto-circuito). A partir da dcada de 1960, a Pirelli comea a fabricar os cabos MT isolados em EPR e, logo aps, tambm em XLPE. Atualmente utiliza estes compostos como isolao de cabos at 525 kV. Com mais de 40 anos de experincia na fabricao de cabos de MT, a Pirelli fabrica no Brasil cabos com os dois materiais isolantes e conhece bem a diferena entre eles. Basicamente, a principal diferena entre as isolaes em EPR e em XLPE est em sua capacidade de resistir umidade. Neste ponto, o EPR leva grande vantagem. Mesmo com o passar do tempo, a rigidez dieltrica de um cabo em EPR no muda muito: tanto novo quanto depois de envelhecido ela praticamente a mesma. J nos cabos em XLPE a rigidez dieltrica decai mais acentuadamente com o passar do tempo. Isso faz com que os cabos em XLPE precisem apresentar uma construo melhor protegida contra a penetrao da umidade do que os cabos isolados em EPR. Por outro lado, os cabos em XLPE apresentam custo mais atrativo. Em circuitos de MT, a preocupao com a presena de gua deve ser redobrada porque, como vimos, lida-se com uma tenso eltrica elevada diante de uma espessura
10

relativamente pequena de isolao. Com a umidade, essa capacidade de isolao se deteriora ao longo do tempo, deixando o conjunto eletricamente cansado. Por isso, importante observar certos cuidados ao lidar com circuitos de MT. Quando se est lanando o cabo, por exemplo, recomendvel que as pontas estejam seladas com capuz termocontrtil. Alm disso, deve-se evitar que a cobertura externa se danifique durante o seu puxamento. Se cada emenda no for suficientemente estanque pode se transformar em um ponto dbil no circuito. Resumindo, preciso evitar a entrada da gua de todas as formas, para que ela no migre pelo condutor, e/ ou por alguma outra interface possvel, reduzindo a eficincia do circuito.

Fonte: http://www.prysmianclub.com.br

Cabo de Alumnio Cobertos em XLPE Classe de Tenso 15kV Fonte: http://www.nexans.com.br

Capuz termocontrtil Rigidez dieltrica = > 20 KV / mm Fonte: http://www.frontec.com.br

Cabo de Alumnio Cobertos em XLPE Classe de Tenso 15kV Fonte: http://www.nexans.com.br


11

6 ORIGEM E EVOLUO DA NBR 5410 INSTALAES ELTRICAS DE BAIXA TENSO A primeira edio da norma brasileira de instalaes eltricas de baixa tenso, mais conhecida como NBR 5410, foi em 1941. Os textos preliminares que deram origem a esse documento inaugural foram origem de uma verso revisada do Cdigo de Instalaes Eltricas da Antiga Inspetoria Geral de Iluminao e de um anteprojeto elaborado por uma comisso de especialistas, ambos resultaram num projeto, cuja aprovao formal se deu em outubro de 1941, sob o ttulo Norma Brasileira para a Execuo de Instalaes Eltricas. A norma foi adotada em carter obrigatrio para todo pas, pelo extinto Departamento Nacional de Iluminao e Gs. Seguiram-se as edies de 1960, 1980, 1990, 1997 e a de 2004. Todas, desde a publicao de 1941, foram elaboradas no mbito da ABNT - Associao Brasileira de Normas Tcnicas, a nica oficialmente reconhecida, no Brasil, no campo da normalizao. Como em toda norma da ABNT, a elaborao da NBR 5410, e de suas sucessivas edies ou revises, segue os trmites do processo de normalizao vigentes no Brasil: a redao do documento preparada por uma comisso de estudo (CE), resultando em um projeto (no caso, projeto de reviso de norma), que submetido a consulta pblica. Obtendo maioria absoluta de aprovaes, esse projeto, com as sugestes de alterao acolhidas, passa ento a constituir norma de fato, to logo o documento oficialmente publicado pela ABNT. A comisso responsvel pela redao da NBR 5410 a CE-03:064.01: Comisso de Estudo de Instalaes Eltricas de Baixa Tenso. Dentro da estrutura da ABNT, ela est ligada ao CB-03 - Comit Brasileiro de Eletricidade. Durante bom tempo, entre a verso de 1980 e a dos 1990, a norma perdurava com um rtulo histrico de NB-3. A designao NBR 5410 s adquiriu essa condio de referncia quase unnime nos anos 90

6.1 NBR 5410 e IEC 60364 A NBR 5410 baseada na norma internacional IEC 60364 (Electrical Installations of Buildings). O alinhamento do documento brasileiro com a normalizao IEC vem desde 1980. A edio da norma brasileira introduzida naquele ano representou uma grande mudana em relao verso anterior, de 1960. O texto que vigeu durante as duas dcadas anteriores era adaptao bastante resumida da norma norte-americana, o NEC. As edies posteriores da NBR 5410, de 1990, 1997 e 2004, no alteraram em nada o alinhamento com a IEC. Mas no h uma identidade total entre a NBR 5410 e a IEC 60364, quer no contedo , quer na estrutura. Isso no quer dizer que haja conflitos. A filosofia, os aspectos conceituais so os mesmos. Os desvios de contedo referem-se, tipicamente, ao carter de certas regras, que, no documento IEC so geralmente mais abertas, como prprio de uma norma internacional, e mais definidas ou precisas no caso da NBR 5410.

12

6.2 APLICAO DA NBR 5410 A NBR 5410 estabelece as condies que as instalaes eltricas de baixa tenso devem satisfazer a fim de garantir a segurana de pessoas e animais, o funcionamento adequado da instalao e a conservao dos bens. A Norma aplica-se principalmente s instalaes eltricas de edificao, residencial, comercial, pblico, industrial, de servios, agropecurio, hortigranjeiro, etc. A Norma aplica-se: Em reas descobertas das propriedades, externas s edificaes; Reboques de acampamento (trailers), locais de acampamento (campings), marinas e instalaes anlogas; Canteiros de obra, feiras, exposies e outras instalaes temporrias. Aos circuitos eltricos alimentados sob tenso nominal igual ou inferior a 1000V em corrente alternada, com frequncias inferiores a 400 Hz, ou a 1500 V em corrente continua; Aos circuitos eltricos, que no os internos aos equipamentos, funcionando sob uma tenso superior a 1000 V e alimentados atravs de uma instalao de tenso igual ou inferior a 1000 V em corrente alternada (por exemplo, circuitos de lmpadas a descarga, precipitadores eletrostticos etc.); A toda fiao e a toda linha eltrica que no sejam cobertas pelas normas relativas aos equipamentos de utilizao; s linhas eltricas fixas de sinal (com exceo dos circuitos internos dos equipamentos).

6.3 A NORMA NO SE APLICA A Instalaes de trao eltrica; Instalaes eltricas de veculos automotores; Instalaes eltricas de embarcaes e aeronaves; Equipamentos para supresso de perturbaes radioeltricas, na medida em que no comprometam a segurana das instalaes; Instalaes de iluminao pblica; Redes pblicas de distribuio de energia eltrica; Instalaes de proteo contra quedas diretas de raios. Instalaes em minas; Instalaes de cercas eletrificadas.

13

6.4 SEO NOMINAL Os condutores (fios e cabos) so caracterizados pela seo nominal referente grandeza do condutor respectivo. A seo de um condutor no inclui a isolao e a cobertura, caso exista. As sees nominais so dadas em milmetros quadrados (mm) de acordo com uma srie definida pela IEC (International Electrotechnical Commission), e internacionalmente aceita, conforme a tabela 02.

Tabela 02 Sees Mtricas IEC (Sees Nominais em mm) Fonte: Cavalin & Cervelin, 231

6.5 SEES MNIMAS 6.5.1 Condutor Fase A seo do condutor fase, em circuitos de corrente alternada, e dos condutores vivos, em circuitos de corrente contnua, segundo a NBR 5410:2004, no item 6.2.6.1, no devem ser inferior aos valores da tabela 03.

Tabela 03 Seo mnima dos condutores Fonte: NBR 5410:2004, ABNT


14

6.5.2 Condutor Neutro A NBR 5410:2004, no item 6.2.6.2 determina que: a) O condutor neutro no pode ser comum a mais de um circuito. b) O condutor neutro de um circuito monofsico deve ter a mesma seo do condutor de fase. c) Num circuito trifsico com neutro e cujos condutores de fase tenham uma seo superior a 25 mm2, a seo do condutor neutro pode ser inferior dos condutores de fase, desde que no sejam inferiores aos valores indicados na tabela 04, em funo da seo dos condutores de fase.

Tabela 04 Seo Reduzida do Condutor Neutro Fonte: NBR 5410:2004, ABNT

6.5.3 Condutor de Proteo Eltrica (PE) Uma alternativa para calcular a seo do condutor de proteo atravs da tabela 05. Quando a aplicao da tabela conduzir a sees no padronizadas, devem ser escolhidos condutores com a seo padronizada mais prxima. A tabela 05 valida apenas se o condutor de proteo for constitudo do mesmo metal que os condutores de fase. Quando este no for o caso, dever ser consultada a IEC 60364-5-54.

15

Tabela 05 Seo mnima do condutor de proteo Fonte: NBR 5410:2004, ABNT A seo de qualquer condutor de proteo que no faa parte do mesmo cabo ou no esteja contido no mesmo conduto fechado que os condutores de fase no deve ser inferior a: a) 2,5 mm2 em cobre/16 mm2 em alumnio, se for provida proteo contra danos mecnicos; b) 4 mm2 em cobre/16 mm2 em alumnio, se no for provida proteo contra danos mecnicos. Um condutor de proteo pode ser comum a dois ou mais circuitos, desde que esteja instalado no mesmo conduto que os respectivos condutores de fase e sua seo seja dimensionada conforme a norma, seguindo com base na maior seo de condutor de fase desses circuitos.

7 DIMENSIONAMENTO DE CONDUTORES ELTRICOS O dimensionamento de um condutor eltrico o procedimento pelo qual se defini a seo mtrica do condutor a ser utilizado, capaz de permitir a passagem da corrente eltrica, sem aquecimento excessivo e que a queda de tenso seja mantida dentro dos valores limites estabelecidos por norma. A seo dos condutores dever ser especificada de forma que atenda, no mnimo, a todos os seguintes critrios: 1. 2. 3. 4. Capacidade de conduo de corrente; Proteo contra sobrecarga; Proteo contra curto-circuitos; Proteo contra choques eltricos por seccionamento automtico da alimentao (esquemas TN e IT); 5. Limites de queda de tenso; 6. Sees mnimas indicadas em norma.

16

7.1 CAPACIDADE DA CONDUO DE CORRENTE (AMPACIDADE) O condutor eltrico ao estar submetido a uma ddp e com uma carga conectada, faz surgir em suas extremidades uma corrente eltrica. Essa corrente ao passar pelo condutor, em virtude do efeito Joule (definido pela equao 01) tende a elevar a temperatura do condutor. Todo cuidado dever ser tomado de modo a no danificar o condutor.

Fonte: Halliday & Resnick, 149 A NBR 5410:2004, define por meio de tabelas a seo mnima dos condutores, de acordo com a corrente eltrica a ser percorrida nesse condutor. Essa corrente tambm poder ser chamada de corrente nominal ou corrente de projeto. Podemos definir como corrente nominal, ou corrente de projeto, a corrente suportada pelos condutores de um circuito de distribuio ou circuito terminal, levandose em considerao as suas caractersticas normais. Dependendo do tipo do circuito, pode ser utilizada uma das seguintes equaes:
Resistivos (Lmpadas incandescentes e resistncias) Indutivos (Reatores e motores)

Circuitos monofsicos F+N F+F 2F + N

Equilibrados (3 Fases) Circuitos Trifsicos Desequilibrados (3 Fases + neutro)

Tabela 07 Fonte: Tabela adaptada (Cavalin & Cervelin, 239) Sendo:

In Corrente nominal (ou de projeto) do circuito, em amperes, (A). Pn Potncia eltrica nominal (ou de projeto) do circuito, em watts, (W). V Tenso eltrica (entre fases ou entre fase e neutro), em volts, (V).

Rendimento Cos Fator de potncia (coseno do ngulo de defasagem entre a tenso e a corrente)
17

Uma vez calculada a corrente nominal, ou corrente de projeto, poderemos estabelecer a seo mnima do condutor por uma das tabelas de 31 a 34 da NBR 5410-2004

7.2 INSTALAO DE CONDUTORES ELTRICOS Em uma instalao eltrica, necessrio definir a maneira com que os condutores sero instalados (em eletrodutos embutidos ou aparentes, em canaletas ou bandejas, subterrneos, diretamente enterrados ou ao ar livre, em escadas para cabos, cabos unipolares, multipolares, etc). A maneira de instalar exerce certa influncia no que se refere capacidade de troca trmica entre os condutores e o ambiente, em consequncia, na sua capacidade de conduo de corrente eltrica.

7.2.1 MTODOS DE INSTALAO A NBR-5410:2004, possui na tabela 28 um mostrurio das linhas eltricas. Cada tipo de instalao identificado por um nmero, descrita como apoio de um esquema ilustrativo e associada a um mtodo de referncia, como citado na norma. por meio dessa referncia que o projetista encontra em outras tabelas a seo do condutor que atender ao circuito projetado. A partir da Tabela 28 (NBR-5410:2004) o projetista poder dimensionar a seo mnima dos condutores da instalao projetada, pela capacidade de conduo de corrente dos condutores pelas Tabelas 31 a 34 (NBR-5410:2004), fatores de correo nas tabelas 34 a 42 (NBR-5410:2004). A utilizao dessas informaes permitem, de modo coerente, o dimensionamento dos condutores. A norma relaciona, na tabela 28 cerca de quarenta tipos de instalaes (ou linhas) cada uma com um nmero de identificao, mas muitas delas se equivalem se analisadas sob o ponto de vista do comportamento trmico e, portanto, so equivalentes. As tabelas de capacidade de conduo de corrente (Tabelas 31, 32, 33 e 34) informam para cada seo de condutor (mm2), a capacidade que conduo de corrente que a seo proporciona, em cada um dos arranjos correspondentes.

18

No que se refere aos cabos cuja capacidade de conduo de corrente informada: Tabelas 31 e 33 Referem-se a condutores com isolao de PVC. Tabelas 32 e 34 Referem-se a condutores com isolao de EPR/XLPE. No tocante aos arranjos de referncia, as tabelas 31 e 32 cobrem os arranjos de referncia: Tabelas 31 e 32 Cobrem os arranjos de referncia A2, A1, B2, B1, D e C. Tabelas 33 e 34 Cobrem os arranjos de referncia E, F e G.
A norma tambm fornece fatores de correo que podem ser: 1. Temperatura ambiente; 2. Agrupamento de circuitos; 3. Temperatura do solo; 4. Resistividade do solo;

19

MTODOS DE INSTALAO

Tabela 06a Fonte: NBR 5410:2004, Tabela 33

20

Tabela 06b Fonte: NBR 5410:2004, Tabela 33

21

Tabela 06c Fonte: NBR 5410:2004, Tabela 33

22

7.3 NMERO DE CONDUTORES CARREGADOS Entende-se por condutores carregados aquele que efetivamente percorrido pela corrente eltrica no funcionamento normal do circuito. Os condutores fase e neutro so considerados condutores carregados. O nmero de condutores carregados definido pela tabela 46 da NBR 5140:2004.

Esquema de Condutores Vivos do Circuito


Monofsico de dois condutores Monofsico a trs condutores

Nmero de Condutores Carregados


2 2

Exemplo de Aplicao
Circuitos de distribuio (Iluminao, tomadas, etc) Circuitos alimentadores de transformadores monofsicos em tap (derivao) central no secundrio Circuitos de distribuio de aparelhos de ar condicionados, chuveiros eltricos, ligados entre F-F=220V Alimentadores gerais de quadros bifsicos Circuitos de distribuio para banco de capacitores, motores trifsicos, etc. Alimentadores gerais de quadros trifsicos

Duas fases sem neutro Duas fases com neutro Trifsico sem neutro Trifsico com neutro

2 3 3 3 ou 4

Tabela 08 Fonte: NBR 5410:2004, Tabela 46

7.4 SEO DO CONDUTOR Quando conhecidas as informaes anteriores, ou seja: a. Tipo de isolao do condutor (Tabelas 31 a 34 da NBR 5410:2004); b. Maneira de instalar o circuito (Tabela 33 da NBR 5410:2004); c. Corrente nominal de projeto (In), em amperes (A); d. Nmero de condutores carregados do circuito. Consultamos uma das tabelas (NBR 5410:2004, Tabelas 36 a 39) e na coluna correspondente aos dados obtidos anteriormente encontraremos a seo do condutor.

23

7.5 FATORES DE CORREO NO DIMENSIONAMENTO DE CONDUTORES Na prtica de dimensionamento de condutores, se faz necessrio efetuar correes para que se possa adequar cada caso especfico s condies da instalao. So duas as correes necessrias: Fator de correo de temperatura (FCT); Fator de correo de agrupamento (FCA);

7.5.1 FATOR DE CORREO DE TEMPERATURA (FCT) O valor de temperatura ambiente a ser utilizado a temperatura do meio onde os condutores sero instalados, considerando-se no carregados. Caso a temperatura seja diferente de 30 Celsius pra condutores no enterrados e de 20 para condutores enterrados (no solo), aplicam-se os fatores de correo da tabela 40 (NBR 5410:2004).

Tabela 09 Fonte: NBR 5410:2004, tabela 40


24

7.5.2 FATOR DE CORREO DE AGRUPAMENTO (FCA) O fator de correo de agrupamento aplicado a vrios circuitos, quando instalados num mesmo eletroduto, calha, bloco alveolado, bandeja, agrupados sobre uma superfcie, ou ainda para cabos ou eletrodutos enterrados, ou cabos diretamente enterrados no solo.

7.6 LIMITE DE QUEDA DE TENSO O valor da tenso Na prtica de dimensionamento de condutores, se faz necessrio efetuar correes para que se possa adequar cada caso especfico s condies da instalao. Ocorre uma queda de tenso provocada pela passagem da corrente em todos os dispositivos do circuito: interruptores, condutores, conexes, etc. Essa queda no deve ser superior aos limites estabelecidos pela norma NBR 5410:2004, de modo que no haja prejuzo ao funcionamento dos equipamentos conectados ao circuito.

Fonte: Cavalin & Cervelin, 251

25

A reduo da tenso no deve ser superior a estabelecida pela norma na tabela a seguir:

Tabela 10 Fonte: Adaptado conforme NBR 5410:2004

Equao para clculo da queda de tenso

e (%) Queda de tenso admissvel V Tenso do circuito Ip Corrente de projeto (Nominal) L Comprimento do circuito em Km
Fonte: Cavalin & Cervelin, 252

7.7 EXEMPLOS EXEMPLO 1 O circuito de um chuveiro monofsico possui potncia de 4.500 Watts. Considere T=30 e que o nmero de circuitos agrupados seja 3 (no pior trecho do eletroduto onde passa o circuito do chuveiro) Chuveiro Carga resistiva S = P = 4.500 Watts V = 220 Volts Onde: S = Potncia aparente e P = Potncia ativa

Logo o condutor a ser escolhido dever ser o de seo # 4mm2


26

EXEMPLO 2 Clculo de queda de tenso para o circuito do chuveiro, considerando as distncias no diagrama unifilar abaixo:

Sd = 4.500 x (1,5 + 2,1 + 2,8 + 1,2 + 0,8) Sd = 37.800 VA.m De acordo com a tabela da VA.m mximo, o condutor dever ser no mnimo de #6mm2.

Tabela 11 Fonte: adaptado de Cavalin & Cervelin, 253

27

8 BIBLIOGRAFIA CREDER, Hlio. Instalaes eltricas. 15 edio, Editora LTC, 2007. CAVALIN, Geraldo & SERVELIN, Severino. Instalaes eltricas prediais, Editora rica, 2008. HALLIDAY, David. Fundamentos de fsica, volume 3: eletromagnetismo, 8 edio, Editora LTC, 2009. PRISMIANCLUB. NBR 5410 dimensionamento de condutores. Disponvel em <http://www.prysmianclub.com.br/revista/PClub_18/frame_pirelliresp.html> Acesso em: 29 de maro de 2011. NEXANS. Catlogo Eletrnico. Disponvel em <http://www.nexans.com.br> Acesso em: 21de maro de 2011. FRONTEC. Catlogo Eletrnico. Disponvel em <http://www.frontec.com.br> Acesso em: 21de maro de 2011. WIKIPDIA, A enciclopdia livre. Temperatura. Disponvel em <http://pt.wikipedia.org/wiki/Temperatura> Acesso em: 28 de maro de 2011. PCORA, Jesus Djalma & SILVA, Ricardo Gariba. Unidades Mtricas Correlacionadas Temperatura. Disponvel em <http://www.forp.usp.br/restauradora/pg/textos_tecnicos/metrologia/metrologia_temp eratura.html> Acesso em: 28 de maro de 2011.

28

Vous aimerez peut-être aussi