Vous êtes sur la page 1sur 6

Ficha de Trabalho Exemplo Internet - CEF

Ateno: as perguntas de escolha mltipla podem possuir mais do que uma resposta correcta 1- O TCP/IP : a) Um grupo de protocolos de transmisso de informao. b) Uma plataforma de publicao na web. c) Um protocolo de que define a forma da transferncia ficheiros. d) Um servidor de web. 2- A sigla de WWW significa: a) Web Wide Word. b) World Wide Web. c) Word Web Wide. d) Wide Web World. 3- O que o WWW: a) Um protocolo. b) Um servidor de web. c) Conjunto de documentos publicados e interligados na internet. d) uma plataforma que serve de publicao electrnica na web. e) um endereo nico de cada pagina na web. 4- O FTP : a) Um servidor de web. b) Uma plataforma de publicao na web. c) Um protocolo de transmisso informao. d) Um protocolo de que define a forma da transferncia de ficheiros. 5- O que entende por download e upload: a) Download e upload envio de ficheiros do computador b) Download e upload recepo de ficheiros no computador c) Download envio de ficheiros no computador e o upload recepo de ficheiros no computador d) Download recepo de ficheiros no computador e o upload envio de ficheiros do computador 6- O http : a) Um servidor de web. b) Um protocolo de transmisso da informao. c) Um protocolo de que define a forma da transferncia ficheiros. d) Um protocolo de que define a forma da transferncia de pginas web. 7- O URL : a) Um protocolo de transmisso da informao. b) Um software utilizado para visualizar e navegar nas paginas web. c) um endereo nico de cada recurso na web. d) o conceito de pesquisa na web. 8- Um Browser : a) Um servidor de web. b) Um software utilizado para visualizar e navegar nas paginas web. c) Um servidor de web. d) Uma plataforma de publicao na web. 9- O que entende por ISP: a) a velocidade que se atinge na Internet. b) a marca do modem utilizado na ligao. c) o browser utilizado na Internet. d) a companhia que proporciona, mediante pagamentos, a ligao Internet.

10- O que necessrio para se ligar Internet: a) Um computador. b) Um computador e um modem. c) Um computador, um modem e um ISP. d) Um computador, um modem, um ISP e umas colunas de som. 11- Antes da Internet, havia a: a) HyperNet b) HarpaNet c) ArpaNet d) FlautaNet 12- Em que dcada de 1900 surgiu a Internet a partir dessa rede anterior? a) 70 b) 80 c) 90 d) 60 13-O que o IP de uma mquina ? o endereo que identifica a mquina numa rede TCP/IP. 14-Quais destes so IPs? a) 213.190.45.55 b) 334555N 162244 c) 291777888 d) 123.45.67.89 e) 967778888 15-Considere o computador A com o IP 66.78.33.12 e o computador B com o IP 22.33.66.12. a) Esto ambos na mesma rede. b) Tm ambos o mesmo nmero de mquina. c) Esto em redes diferentes. d) Tm nmeros de mquina diferentes. 15-Indique de forma resumida o que faz o TCP? Transmite informao dividindo em pacotes, numera os pacotes, reconstri informao a partir dos pacotes e garante entrega dos pacotes. 16- O UDP geralmente usado para que tipo de aplicaes? Vdeo e Adio conferncia. 17-Porque se divide a informao a enviar pela rede em pacotes ? a) Os computadores gostam de puzzles. b) Para no ter de reenviar todos os dados no caso de erro de transmisso. c) Impede outras comunicaes no mesmo meio de comunicao. d) Permite outras comunicaes no mesmo meio de comunicao. 18- Um SWITCH um equipamento de rede que serve para: a) Enviar pacotes de uma mquina para outra dentro de uma mesma rede. b) Enviar pacotes de uma mquina para outra entre redes diferentes. c) Gastar dinheiro. d) Enviar pacotes de uma mquina para outra na Internet. 19 - Um ROUTER um equipamento de rede que serve para: a) Enviar pacotes de uma mquina para outra dentro de uma mesma rede. b) Enviar pacotes de uma mquina para outra entre redes diferentes. c) Gastar dinheiro. d) Enviar pacotes de uma mquina para outra na Internet. 20- Numa arquitectura cliente-servidor: a) O Cliente pede servios ao Servidor. b) O Cliente oferece servios ao Servidor.

c) O Servidor lida com um Cliente apenas. d) O Servidor lida com vrios Clientes. 21- Em aplicaes P2P como o eMule e Torrent: a) Cada computador serve de cliente e servidor. b) Cada computador liga-se a um servidor central. c) Existem vrios servidores centrais. d) Cada computador liga-se s a um servidor. 21- O conceito de portas na comunicao em redes via TCP/IP representa: a) Ligaes na caixa do computador. b) Aplicaes num computador. c) Buracos de ventilao. d) Portas minsculas no CPU. 21- Para aceder a pginas web, um computador: a) Liga-se porta 80 do servidor e recebe e pgina. b) Liga-se porta 80 do servidor, orientado para outra porta e ento recebe a pgina. c) Liga-se porta 33455 do servidor, orientado para a porta 80 e ento recebe a pgina. d) Liga-se porta 33455 do servidor e recebe e pgina. 22- Quando um PC A est ligado a uma mquina B para aceder a uma pgina web: a) H uma ligao fsica directa entre o A e o B. b) H uma ligao lgica entre o A e o B. c) Os pacotes com os dados passam por vrios equipamentos intermdios. d) Os pacotes com os dados passam directamente de A para B. 23- A sigla DNS significa: a) Domnios No Significativos. b) Domain Name System. c) Domain Name Song. d) Dadores Nunca Secam. 24- O DNS um servio que : a) Regista sempre que algum tenta aceder a um site. b) Resolve nomes em IPs. c) Resolve IPs em Nomes d) Funciona como uma lista telefnica. 25- Os nomes na internet seguem uma estrutura hierrquica porque: a) Sem estrutura todas a mquinas teriam de saber todos os nomes registados. b) Permite separar os nomes em domnios, atribuindo a sua gesto a entidades separadas. c) Cada entidade gestora de um domnio fornece servidores DNS que gerem apenas os subdomnios, respondendo apenas resoluo de nomes desse domnio. d) Permite construir nomes de forma organizada como num sistema de directrios. 26- O domnio hardware.com.pt: a) Representa uma entidade comercial. b) Representa um site da Patagnia. c) Representa um site de Portugal. d) Representa uma entidade governamental. 27 Quais dos seguintes so tecnologias de transporte de informao utilizadas na internet? a) Fibra ptica b) Cabos de cobre c) Sinais de Fumo d) Sinais Rdio 28-Que uma rede de computadores? a) Dois ou mais computadores embrulhados numa rede. b) Dois ou mais computadores comunicando entre si. c) Trs ou mais computadores embrulhados numa rede. d) Trs ou mais computadores comunicando entre si.

29-Quais dos seguintes termos representa uma rede local ? a) MAN b) WAN c) LAN d) ZAN 30-Quais dos seguintes termos representa vrias redes locais interligadas numa mesma rea metropolitana ? a) MAN b) WAN c) LAN d) ZAN 31-Quais dos seguintes termos representa vrias redes geograficamente distintas mas interligadas ? a) MAN b) WAN c) LAN d) ZAN 32- Qual a origem da Internet? a) Hobby de um estudante. b) Projecto universitrio de um estudante. c) Projecto do departamento de agricultura dos Estados Unidos. d) Projecto do departamento de defesa dos Estados Unidos. 33- Os endereos IP so: a) 4 bytes b) 4 pontos c) Representados por 4 nmeros decimais entre 0 e 255 separados por pontos. d) Representados por 4 bits entre 0 e 255 separados por pontos. 34-Quais destes termos representam tecnologias de acesso de internet: a) ADSJ b) ADSL c) RDIX d) RDIS 35-Que representa a medida mbps ? a) Master Banco Para Seguros b) Mega Bytes Por Segundo c) Mega Bits Por Segundo d) Mega Bits Por Soneca 36-Que representa a medida mBps ? e) Master Banco Para Seguros f) Mega Bytes Por Segundo g) Mega Bits Por Segundo h) Mega Bits Por Soneca 35-Qual a maior velocidade de acesso Internet ? a) 2mbps b) 4mBps c) 24mbps d) 6mbps e) 800kBps f) 1024kBps 36-O que uma gateway ? a) Para onde o computador envia os pacotes quando a rede do IP destino. b) Para onde o computador envia os pacotes quando no sabe a rede do IP destino. c) Porta de sada das aplicaes do computador. d) Porta de entrada das aplicaes do computador.

37 Quais dos seguintes so factores que influenciam a largura de banda ? a) Trfego de dados b) Distncia entre computadores comunicando entre si. c) Temperatura e Humidade d) Nmero de equipamento intermdio por onde os pacotes tm de passar. 38- O que T3 ? a) Uma categoria para classificar apartamentos. b) Um filme do Exterminador Implacvel. c) Uma categoria para classificar a largura de banda de uma ligao. d) Uma categoria para classificar a latncia de uma ligao. 39 Para que serve o comando tracert executado na consola? a) Para descobrir que saltos em altura fazem os pacotes. b) Para descobrir que saltos fazem os pacotes desde a origem ao destino. c) Para descobrir que demora levam os pacotes desde a origem ao destino. d) O professor disse que no vinham perguntas sobre comandos. 40 Numa vdeo conferncia via MSN entre os computadores A e B: a) H um servidor central por onde o A e B trocam os dados. b) A e B so clientes e servidores simultaneamente. c) A servidor e B cliente. d) B servidor e A cliente. 41- O acrnimo P2P significa : a) Piedra To Piedra b) Pirre To Pirre c) Peer To Peer d) Pouco a Pouco 42 Um servidor HTTP normalmente espera por pedidos a pginas web em que porta ? a) 90 b) 80 c) 91 d) 81 42 Porque que as aplicaes servidor recebem os pedidos numa porta, mas depois orientam para outra porta ? a) Gostam de ver os clientes a andar s voltas. b) Reduzir os tempos de espera. c) Porque podem. d) Para fazerem os computadores clientes pensar que so especiais. 43 Quando estou a carregar uma pgina no browser : a) O browser cria vrias ligaes para puxar os vrios recursos da pgina. b) O browser fica espera que os recursos apaream magicamente. c) O browser cria uma ligao que usada para puxar cada recurso da pgina. d) O browser fica parado e depois crasha. 44- O que que representado por 213.190.67.44:45788 ? a) uma pgina num browser. b) uma aplicao numa mquina ligada numa rede. c) uma aplicao numa mquina ligada numa rede. 45 Porque que surgiu o DNS ? a) Porque um estudante precisava de um projecto de fim de curso. b) Porque ningum vai memorizar um IP e escrev-lo sempre que for visitar um site. c) Porque assim h trabalho para os professores de informtica. d) Porque os IPs sem nome tm problemas de identidade.

46 Para que serve uma cache DNS ? a) Para guardar o cash. b) Para guardar todos os nomes de todos os sites do mundo. c) Para guardar todos os IPs de todos os computadores do mundo. d) Para guardar os nomes dos domnios que visitei e os seus IPs. 47 O que que acontece se a cache DNS for apagada e eu quiser aceder ao site google.com ? a) O computador no sabe o IP do google.com e no consegue ligar. b) O computador liga para o 118 e pergunta o nmero do google.com, depois liga para l. c) O computador tenta adivinhar o IP do google.com, depois liga para l. d) O computador acede a um servidor DNS e pede o IP do google.com, depois liga para l. 48 - O domnio auda.org.au: a) Representa uma entidade comercial. b) Representa um site da Austrlia. c) Representa um site do Japo. d) Representa uma organizao. 49-Considere o computador A com o IP 66.78.33.12 e o computador B com o IP 66.78.33.24. a) Esto ambos na mesma rede. b) Tm ambos o mesmo nmero de mquina. c) Esto em redes diferentes. d) Tm nmeros de mquina diferentes. 50-Considere o computador A com o IP 66.78.33.12 e o computador B com o IP 66.78.33.12. a) Esto ambos na mesma rede. b) Esto em redes diferentes. c) Tm nmeros de mquina diferentes. d) Tm ambos o mesmo nmero de mquina. e) Nenhum deles consegue comunicar. 51 Os computadores A e B esto numa mesma rede. Podem ambos possuir o mesmo IP 10.0.0.144 ? E porqu ? No podem porque cada mquina precisa de um nmero nico especfico para poderem comunicar entre si. 52 Se quiser adquirir um site para a minha empresa, o que que fao ? a) Compro alojamento e domnio numa empresa, e escrevo o domnio nos cartes da empresa para as pessoas visitarem. b) Compro alojamento numa empresa, e escrevo o IP do servidor nos cartes da empresa para as pessoas visitarem. c) Compro alojamento e domnio numa empresa, e escrevo o IP do servidor nos cartes da empresa para as pessoas visitarem. d) Vou ao mercado dos lavradores, compro domnio, e escrevo o domnio do servidor nos cartes da empresa para as pessoas visitarem.

Bom Trabalho !!!

Vous aimerez peut-être aussi