Vous êtes sur la page 1sur 3

"Marketing Ps Eleitoral"

Carlos Manhanelli (*)

MARKETING:

Acredito que nunca uma palavra foi to mal interpretada quanto esta. Sua m fama remonta a etimologia. Vem de mercare (comerciar), meriri (servir por dinheiro) e merere (receber). Da derivam outras palavras como mercador, mercenrio, meretriz, e assim por diante. Muito tem contribudo as empresas para o marketing se tornar sinnimo de fomentador do consumismo, instrumento de lavagem cerebral, propaganda ilusria, venda agressiva, propaganda enganosa, pensando estar praticando marketing, quando na verdade sua ateno est voltada apenas para os lucros. nessa linha de ao que essas empresas desenvolvem produtos que elas consideram ideais, sem qualquer consulta ao pblico que visa atingir. Depois de prontos, com uma propaganda macia e uma equipe agressiva de vendedores, esperam atingir seus objetivos. Para estes "praticantes" marketing nada mais do que sinnimo de propaganda e vendas. Assim na populao fixou-se uma imagem negativa: marketing faz-lhe lembrar aquele bombardeio de anncios em rdio e televiso, ou aqueles cartazes de todos os tamanhos poluindo a cidade, ou ainda, aquele vendedor insistente, chato, que violenta a vontade e empurra um produto que voc jamais desejou ou sentiu necessidade. MARKETING POLTICO: Quantas definies j foram dadas a estas duas palavras que na verdade so alto explicativas. Marketing vem da juno da palavra da lngua inglesa Market que quer dizer mercado e do sufixo ing que quer dizer ao. Portanto temos como definio de Marketing = Mercado em ao , movimento de mercado. Ento Marketing a cincia que estuda o movimento do mercado. Marketing Poltico estuda o movimento e a reao dos que recebem as aes polticas. Temos assistido, pasmados, vrias aes de propaganda, venda, comunicao, relaes publicas, cerimonial, etc serem chamadas de aes de Marketing Poltico. Pois para que possamos prosseguir com este texto, vamos definir que: "S temos uma ao de marketing, quando ela derivada de um estudo do movimento do mercado que queremos atingir". Uma ao isolada de qualquer outra cincia no Marketing. Propaganda propaganda, Venda venda, Pesquisa pesquisa, etc. Partindo deste ponto, comearemos a penetrar no mundo do Marketing Poltico. Muitos tm explicado o Marketing Poltico, como sendo uma ao simplesmente eleitoral. Na nossa concepo, Marketing Poltico diferente do Marketing Eleitoral. No primeiro os estudos e o pblico so os que iro receber as aes polticas ou sociais derivadas dos mandatrios dos cargos executivos e legislativos. No segundo, o pblico e o estudo so aqueles que tero que ser convencidos a votar neste ou naquele candidato. Ento, o Marketing enquanto cincia para uso poltico, divide-se em duas matrias, o Marketing Eleitoral e o Marketing Poltico. Sobre o Marketing Eleitoral, muitos autores j consagraram vrias obras (inclusive este que agora escreve), mas pela prpria confuso entre as duas matrias, intitulam-se Marketing Poltico o uso exclusivo em campanhas eleitorais.

Esta obra tem a pretenso de avanar a discusso sobre o Marketing Poltico ou Marketing Ps - Eleitoral, ou ainda o Marketing Pr - Eleitoral, Marketing do executivo e do legislativo, Marketing Institucional Poltico, Marketing Permanente ou como queiram denominar. Vamos aos fatos: Polticos normalmente se elegem e esquecem o eleitorado. Um dos grandes erros da maioria dos polticos achar que seus eleitores no guardam rancor do esquecimento a que so relegados. De quatro em quatro anos o eleitor se vinga do voto que deu na eleio anterior. Por esse motivo, muitos j tiveram suas curtas carreiras naufragadas, por falta de viso de longo prazo. Os parlamentares que no conseguiram se reeleger, ou os mandatrios do executivo que no conseguiram eleger seu sucessor, desperdiaram a mais poderosa e barata arma do Marketing Eleitoral que um poltico pode dispor: seu prprio mandato. Muitos dos polticos modernos, j se conscientizaram que a populao tem carncias constantes e que entre estas carncias est a afetiva. Se fazer lembrar durante todo o mandato, caracteriza-se como uma das formas de se fazer lembrado e na poca da campanha eleitoral, fica mais fcil o trabalho de amarrao do voto. Este trabalho deve iniciar logo aps a eleio. Sabemos que todos candidatos, principalmente os vencedores, querem e precisam de um perodo de descanso aps as eleies, que o consumiram com agendas apertadas, compromissos inadiveis, reunies interminveis e os famosos cafezinhos. Infelizmente, cabe ao candidato ainda um ultimo esforo para que possa preparar e pavimentar o caminho de seu mandato: Agradecer os apoios. No,no aquele discurso genrico que voc fez achando que todo mundo j ouviu seu agradecimento. Este infelizmente no vale. E no use como argumento para no faze-lo a montagem da equipe, a demanda da imprensa, as viagens, as preparaes para cumprir bem o mandato, as reunies com outros polticos, etc, pois todas estas eu e seus eleitores j conhecemos. Outro argumento bastante conhecido o de que "visitar as bases agora s receber cobrana das promessas de campanha". Ledo engano, seus eleitores sabero reconhecer que o momento e a hora no so apropriadas para qualquer cobrana.

Prepare-se para fazer a "via sacra" e agradecer a todos os seus eleitores, ou ao menos aos que lhe ajudaram diretamente, pelo voto, ou conforme-se com a imagem de: "agora que ele se elegeu, no precisa mais de ns" e amargue na prxima eleio o prejuzo que certamente esta atitude causar. um momento bastante importante, pois voc estar chegando no seu terreno, onde voc conseguiu a vitria, voc um vitorioso agradecido. O fato de visit-los reafirma o pacto efetuado entre vocs e fortalece os laos de confiana e credibilidade lanados durante a campanha. Se for o seu primeiro mandato, ai que esta visita fundamental, pois ira formar a primeira impresso, que para a maioria das pessoas definitiva e nica (a primeira impresso a que fica). Se a primeira impresso for favorvel, o eleitor tende a ver com tolerncia, boa vontade e compreenso seus atos, e acaba consolidando uma imagem positiva sobre sua personalidade poltica. Como sabemos, imagem boa tudo o que um poltico precisa para ser bem sucedido.

Um poltico dever ser muito cuidadoso com a primeira impresso que causa, pois no ter uma segunda chance (uma segunda impresso). A primeira impresso tende a consolidar-se na mente das pessoas que o conhecem e difundir-se atravs do boca a boca. A organizao desta primeira visita fundamental. Todos devem ser envolvidos, desde as lideranas locais, visitas as autoridades, aos meios de comunicao, ao comercio, as associaes e comunidades. Voc agora uma autoridade e como tal seus eleitores esperam seu comportamento. O cuidado com o que diz, a coerncia entre o que disse em campanha, o que diz agora, o que faz e suas primeiras iniciativas, estaro sendo minuciosamente estudadas para saber suas reais intenes. Deve-se levar como mensagem inicial, como ser a forma de comunicao entre seu gabinete e os eleitores, correspondncia, visitas, reunies, solicitaes de agendas, etc, convite para que todos compaream ao seu gabinete para ajuda-lo a construir o mandato atravs de sugestes, crticas e novas idias, reafirmar seus compromissos de campanha, informar quais sero suas aes prioritrias, projetos e atividades assim que assumir, informaes sobre o quadro poltico atual e claro, a confiana que tiveram em depositar o voto em seu nome e elege-lo. Lembre-se voc como poltico vive de imagem e construir uma imagem de poltico confivel e com credibilidade nos dias de hoje, todo o diferencial que se procura.
(*)Carlos Manhanelli Presidente da Associao Brasileira dos Consultores Polticos, Autor dos Livros "Eleio Guerra" , "Estratgias Eleitorais", "A Conquista do Voto" e no prelo "O Marketing Ps-Eleitoral". coordenador do Curso de Especializao em Marketing Poltico Eleitoral. Site: www.manhanelli.com.br e-mail: marketingpolitico@manhanelli.com.br .

Vous aimerez peut-être aussi