Vous êtes sur la page 1sur 3

AUTARQUIAS

Como toda a gente sabe, quando as pessoas nascem ficam ligadas a uma famlia e a uma terra. Mas nem sempre tm a noo de que tambm ficam automaticamente ligadas s autarquias. E o que so autarquias? A resposta simples: so parcelas em que o pas est dividido para melhor se organizar. As parcelas mais pequenas so as freguesias. Um conjunto de freguesias forma um Concelho.

Em conversa corrente, um rapaz pode apresentar-se dizendo que se chama Mrio de Sousa e de Sintra. Mas se for preencher papis para o bilhete de identidade, a apresentao tem que ser mais pormenorizada, ou seja, tem de incluir o nome todo, os nomes dos pais, a indicao da freguesia e do concelho onde nasceu. Ento esse Mrio ser, por exemplo, Mrio Eduardo Campos de Sousa, filho de Jos Eduardo de Sousa e de Marlia Campos, natural de freguesia de S. Martinho, e do Concelho de Sintra. E nesses mesmos papis ter de indicar a freguesia e o concelho onde vive, que podem ser os mesmos onde nasceu ou no. Nas freguesias e concelhos do pas h problemas e questes que tm que ser resolvidas por quem l vive, conhece bem o lugar e capaz de procurar e encontrar as melhores solues. Como Portugal um pas democrtico, o povo que escolhe os homens e mulheres que considera mais competentes. Escolhe votando, pois de 4 em 4 anos h eleies para os habitantes de um lugar elegerem a quem deve ser entregue o poder local. Nas freguesia, h uma Junta de Freguesia com um presidente e uma Assembleia de Freguesia. Nos concelhos, h uma Cmara Municipal com um presidente, vereadores encarregues de diferentes sectores como educao, desporto, habitao, etc. e Assembleia Municipal. As eleies para as Juntas de Freguesia e para as Cmaras Municipais chamam-se eleies autrquicas. Podem votar todos os moradores com mais de 18 anos.

OS RGOS DO PODER LOCAL


Portugal um pas democrtico, logo o povo que escolhe os seus representantes para exercerem o poder local, nas eleies autrquicas, que se realizam de quatro em quatro anos.
PODER LOCAL

FREGUESIA

MUNICPIO

Assembleia de Freguesia

Junta de Freguesia

Assembleia Municipal

Cmara Municipal

Eleita pelos cidados com mais de 18 anos na freguesia.

Eleita pelos cidados com mais de 18 anos no municpio.

* Nas freguesias com 150 eleitores ou menos, a Assembleia de Freguesia

substituda pelo Plenrio de Cidados Eleitores.

A Junta de Freguesia e a Cmara Municipal so rgos com poder executivo. Por isso, so elas que se responsabilizam por pr em prtica as medidas necessrias ao bem-estar e conforto das populaes. A Junta de Freguesia formada por um presidente secretrio e um tesoureiro. A Junta de Freguesia tem como funes: - conferir atestados de residncia; - conferir provas de vida; - zelar pelos bens pblicos da freguesia (jardins, cemitrios, praas,...); - informar e requerer Cmara Municipal obras de interesse local. A Cmara Municipal formada por um presidente, um vice-presidente e vrios vereadores. Cada um dos vereadores responsvel por um sector - desporto, cultura, ambiente, obras, higiene, limpeza, etc. Compete Cmara Municipal: - Construir instalaes desportivas (pavilhes, piscinas, campos de futebol,...); - Fazer o licenciamento de obras de construo civil; - Construir escolas do 1. ciclo; - Definir as reas destinadas a habitaes, construo de fbricas, a parques desportivos, etc. Municipal; - Construir e reparar estradas e caminhos; - Instalar redes de saneamento, de distribuio da gua e electricidade, fazer a recolha de lixo. A Assembleia de Freguesia e a Assembleia Municipal so rgos com poder deliberativo. Como tal, discutem e apresentam propostas de soluo para os problemas da freguesia ou do municpio. As eleies para as Juntas de Freguesia e as Cmaras Municipais chamam-se eleies autrquicas. Plano Director

Vous aimerez peut-être aussi