Vous êtes sur la page 1sur 15

Comunicacin Cientfica CIVA 2004 (http://www.civa2004.

org), 390-404

Alimentao natural em cultivos de girinos de R Touro (Rana catesbeiana Shaw, 1802)


Zuleika Beiruth, Claudia Maris, Nilza Nunes Felizardo, Fabiana Claro de Faria
Instituto de Pesca, APTA, Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de So Paulo (Brasil) Resumo A ranicultura uma boa opo para complementar a renda familiar e a oferta de alimento protico, exigindo espao e investimentos reduzidos e apresentando elevada produtividade. Este estudo avalia a disponibilidade e utilizao de alimentos naturais pelos girinos da r-touro (Rana catesbeiana), discutindo a possibilidade de melhorar a produo e utilizao destes recursos e diminuir os custos financeiro e ambiental do cultivo. Foram analisados o crescimento e a ingesto de algas do perifton por girinos de cultivos sombreados, verificando-se que estes ambientes so desfavorveis ao crescimento de algas palatveis. A anlise dos istopos estveis de C e N mostrou assimilao significativa de algas do perifton por girinos cultivados em tanques-rede iluminados. Conclui-se que possvel melhorar as condies de cultivo, aumentando-se a oferta de alimento natural. O cultivo em tanques rede, em locais iluminados promissor, havendo necessidade de estudos adicionais para aprimorar esta tcnica de manejo. Summary Natural feeding in Frog culture (Rana catesbeiana Shaw, 1802) The frog culture is a good choice to increase familiar incomes and the offer of protein, demanding little space and presenting good productivity. This research aims to contribute to the knowledge about the natural food resources availability and use in tadpole (Rana catesbeiana) culture ponds, in order to improve its production and use, decreasing cost and environmental impacts. Gut contents tadpoles from shadowed ponds were analyzed showing that those environments are favorable only to unpalatable algae. A test was carried out in illuminated ponds, were the tadpoles assimilated considerable amount of periphyton algae, as shown by stables isotopes analysis. Those results allow concluding that increasing the natural food availability is a promising technique to improve culture conditions in illuminated net ponds; even so additional research is needed to improve this kind of management.

Introduo
Rana catesbeiana (Shaw, 1802) a r-touro gigante, atinge 16 a 22 cm e peso mdio de 1.75 kg. Nativa dos EUA, foi introduzida no Brasil na dcada de 30 (1), adaptando-se s condies geolgicas e climticas, chegando a superar o desempenho apresentado em seu pas de origem (EUA: metamorfose 8 meses a 3 anos; 2.5 anos - maturidade sexual; Brasil: metamorfose entre 3 meses e 1 ano; 7 meses a 2 anos - maturidade sexual, e peso mdio comercial de 7 a 12 meses em mdia) (2 y 3). Sob temperaturas elevadas (23 a 28C), o girino atinge a fase de imago, com 3 a 4 g em 2 a 3 meses; o metabolismo acelera-se, o apetite aumenta e o animal ganha peso, apresentando rpido desenvolvimento. O acasalamento ocorre na primavera e vero no sul e sudeste do Brasil (2), e no norte e nordeste durante o ano todo, com a primeira desova em menos de um ano de idade. Na primeira postura, os reprodutores pesam de 250 a 300 g e produzem cerca de 3 000 ovos, na segunda duplicam o nmero de ovos e no ano seguinte a tendncia colocar mais ovos. Estas rs vivem at 16 anos e sua fase reprodutiva situa-se entre 1 a 6 anos. O abate ocorre quando atingem 12 a 13 cm e 150 a 200 g. No Brasil a ranicultura desenvolve-se como atividade zootcnica desde 1935, quando foi implantado o primeiro ranrio no Rio de Janeiro, a partir de matrizes trazidas do Canad (4). Em escala comercial uma atividade recente (5) cujo sucesso deve-se sobrevivncia elevada na fase entre ovo e metamorfose - acima de 90% (6). Esta espcie utilizada como alimento e animal de laboratrio para estudos de fisiologia, neurologia e toxicologia. Outras partes do corpo do animal como a pele e cabea podem ser aproveitas (3). O declnio de randeos nativos aps a introduo desta espcie sugere a possibilidade de associaes negativas (7 e 8) e assim, sua disperso para o ambiente natural deve ser evitada.

III Congreso Iberoamericano Virtual de Acuicultura

390

O risco de eutrofizao dos ambientes a jusante do local de cultivo, aumenta pelo aporte de excretas e resduos de rao no aproveitados, caso no haja depurao e decantao da gua de escoamento. Na natureza o girino alimenta-se de vegetais e animais. Em condies extensivas seu cultivo j foi consorciado com a rizicultura onde os vegetais constituam o principal alimento (6), observando-se que a metamorfose era protelada e os girinos atingiam maiores dimenses, sugerindo que a dieta vegetal pode ser eficiente, atendendo tanto expectativa de um bom desenvolvimento dos girinos, como de diminuio dos nutrientes nos efluentes deste cultivo. Este estudo investiga as seguintes hipteses.
Tabela I Hipteses. Hiptse Viabilidade de incrementar a oferta de alimentos naturais em tanques sombreados Utilizao de alimentos naturais em tanques com arraoamento As algas contribuem para o crescimento dos girinos em ambientes iluminados Teste da hiptese Avaliao da eficincia de colonizao por perifton em substratos artificiais Anlise do trato digestivo Oferta de alimentos naturais em ambiente iluminado Indicadores Teor de matria orgnica, clorofila Presena, contribuio dos alimentos naturais na dieta 13 15 Deltas C N dos alimentos e tecidos dos girinos

Material e mtodos
Os girinos foram obtidos na Estao Experimental de Piscicultura e Ranicultura de Pindamonhangaba, So Paulo - Instituto de Pesca, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de So Paulo. Para o primeiro teste, utilizou-se 63 girinos, cultivados em tanques tradicionais (6.5 x 2.0 x 0.4 m) de engorda, instalados no interior de uma estufa agrcola coberta com tela sombrite 50% e plstico PVC (Figura 1), onde foram construdos tanques rede (Figura 2) com suporte metlico (0.6 x 0.6 x 0.2 m), cujos lados foram revestidos com tela de 7 mm de abertura de malha, para impedir a sada dos indivduos cultivados.
Figura 1 Tanques de alvenaria instalados na estufa agrcola.

III Congreso Iberoamericano Virtual de Acuicultura

391

Figura 2 Tanque rede.

Dentro destes tanques rede foram fixados suportes para colonizao por perifton (Figura 3). Esta estrutura foi colocada dentro de dois tanques.
Figura 3 Lminas de Poliestireno preparadas para serem utilizadas como substrato artificial para colonizao de perifton (suporte e flutuadores).

Os girinos foram coletados no perodo da manh, antes de receberem rao. Os indivduos retirados dos tanques foram imersos em gua e gelo para anestesi-los, evitando regurgitamento (Figura 4).

III Congreso Iberoamericano Virtual de Acuicultura

392

Figura 4 Aps removidos dos tanques os girinos foram imersos em gua com gelo, antes da diseco.

Aps este procedimento a coluna vertebral foi seccionada para o bito do animal. Procedeu-se ento a biometria, sendo os organismos preservados em formalina 4% neutralizada com NaOH. Posteriormente, extraiu-se o trato digestivo atravs de uma seco longitudinal da regio abdominal. Para as anlises do contedo do trato digestivo foram utilizados os seguintes mtodos: 1. Estimativa do peso: estimou-se o peso do trato digestivo repleto e aps remoo do contedo, o peso da parede foi estimado para clculo do peso do contedo, por subtrao. 2. Volumtrico ou mtodo do deslocamento: o trato digestivo repleto foi mergulhado em gua, calculando-se o volume deslocado. Removeu-se seu contedo e procedeu-se novamente determinao do volume deslocado para estimar o volume do trato digestivo vazio. Os dois mtodos foram associados, determinando-se pesos e volumes totais do contedo estomacal e dos organismos-alimento encontrados, calculando-se a porcentagem de contribuio para o total consumido. O bolo alimentar, aps extrado do trato digestivo, com auxlio de uma esptula, foi conservado em 20 ml de formalina 4%. Uma amostra de rao no ingerida, foi observada, para facilitar a discriminao entre rao e matria orgnica nos exames microscpicos. Os itens de maior dimenso (micro e macroinvertebrados) foram quantificados em microscpio estereoscpico, contando-se o total encontrado. Para os itens menores foram analisadas 2 ml da mistura com contedo estomacal, em microscpio invertido da Leitz no aumento de 40 vezes, pelo mtodo de decantao (9), contando-se o observado em 30 campos. O volume dos diferentes itens foi calculado atravs do uso de frmulas geomtricas semelhantes, aplicadas s dimenses obtidas para os diversos itens (10), obtendo-se o nmero mdio de organismos ingeridos por girino, a porcentagem de cada item e a quantidade total de alimentos. Avaliou-se o volume de cada item, identificando-se as algas e os microcrustceos, sempre que possvel. O volume de rao, devido alterao do volume resultante da compresso dentro do trato, foi calculado subtraindo-se do volume dos demais itens, o volume do contedo total do trato digestivo.
III Congreso Iberoamericano Virtual de Acuicultura

393

Um segundo experimento, sem oferta de alimento artificial apenas com oferta dos alimentos naturais, destinado a determinar a porcentagem de contribuio destes alimentos na dieta dos girinos, foi realizado num tanque de alvenaria a cu aberto, no qual foram instalados 3 tanques rede expostos luz (1.0 x 1.0 x 0.4 m). Este experimento teve incio em 02/05/1999 quando de um mesmo lote de 400 girinos, aps ambientao no laboratrio, em 02/06/1999 separou-se, para o experimento, 120 animais. Tanque 1: com 10 bandejas contendo sedimento e portanto, organismos bentnicos como fonte de alimento natural (Figura 5); Tanque 2: com 10 bandejas contendo sedimento e 7 conjuntos de 16 lminas de poliestireno para colonizao pelo perifton; Tanque 3: instalou-se substratos artificiais para perifton - 21 conjuntos de 16 lminas de poliestireno.

Estes tanques foram cobertos com rede de nylon transparente, para evitar predao por organismos terrestres (Figura 6) e a disperso desta espcie para o ambiente natural.
Figura 5 Bandejas contendo sedimento com organismos bentnicos.

Figura 6 Tanques rede cobertos para evitar predao.

III Congreso Iberoamericano Virtual de Acuicultura

394

As avaliaes biomtricas foram realizadas em 02/06/99, 02/07/99 e 02/08/99 ao final deste segundo experimento. Ao longo do perodo foram realizadas determinaes das temperaturas mximas e mnimas, do nmero de girinos mortos e metamorfoseados, nos trs tanques deste experimento. Ao final do experimento foram obtidas amostras de cada item alimentar e do total dos tecidos dos organismos cultivados para anlise das razes isotpicas. Para pequenos organismos a anlise do animal total prov medida acurada da dieta (11). Estas amostras foram secas a 40C em estufa, at peso constante, trituradas, novamente desidratadas, embaladas em alumnio, guardadas em frasco hermtico, contendo slica gel e posteriormente enviadas para os laboratrios do CENA-USP para anlise (12).

Resultados
A seguir so relatados os resultados dos dois experimentos realizados.

Experimento I
A Tabela II e a Figura 7 ilustram variveis biomtricas e a variao dos itens no contedo do trato digestivo dos girinos cultivados nos tanques sombreados, dos animais analisados nas coletas sazonais realizadas entre 1995 e 1998.
Tabela II Biometria no cultivo sombreado Experimento I. Tanque
Data de colecta

MO3 11.00 5.40 8.00 0.55 0.28

MO2 5.00 6.28 7.74 0.69 0.28

MO3 6.00 4.66 7.18 0.60 0.28

MO3 10.00 7.72 9.51 0.91 0.28

MO3 11.00 0.94 4.05 0.20 0.28

MO3 10.00 1.32 4.78 0.29 0.41

MO3 10.00 1.77 5.01 0.31 0.38

12/05/95 21/06/95 21/06/95 30/10/95 15/12/97 29/12/97 12/08/98

N. organismos analisados Total Peso total (g) Comprimento total (cm) Contedo do trato digestivo Peso (g) 3 Volume (cm )

Figura 7 Volume dos itens do trato digestivo de girinos de Rana catesbeiana, nas coletas realizadas entre 1995 e 1998 nos tanques de alvenaria sombreados de cultivo no Experimento I.
100% 90% 80% 70% Volume % 60% 50% 40% 30% 20% 10% 0% MO3 12/05/95 MO2 21/06/95 MO3 21/06/95 MO3 30/10/95 Tanque Data MO3 15/12/97 MO3 29/12/97 MO3 12/08/98

Matria Orgnica n.id.

Rao

Areia

Frag, Animal

Frag. Vegetal Superior

Algas + Frag. Algas

III Congreso Iberoamericano Virtual de Acuicultura

395

Algas encontradas nos substratos artificiais implantados nos tanques de cultivo de Rana catesbeiana: Cyanophyceae Aphanothece nidulans, Chrococcus limneticus, Gloeotrichia echinulata, Merismopedia punctata, Raphidioides sp. Crucigenia tetrapedia, Didymogenes palatina, Scenedesmus arcuatus, S. quadricauda, Chlorococcales S. quadricauda var. longispina f. granulatus, Scenedesmus sp., S. acuminatus, S. opoliensis, Tetraedron muticum, T. trigonum Chlorophyceae Volvocales Volvocales sp.

Oedogoniales Bulbochaete sp., Oedogonium sp.1, Oedogonium sp.2. no identificada Chlorophycea sp.1 filamentosa, Chlorophyceae sp.2. Ulothricales Zygnemaphyceae Euglenophyceae Bacillariophyceae Ulothrix tenuissima

Cosmarium abbreviatum var. minus, Mougeotia sp., Spirogyra weberi Trachelomonas volvocina var. punctata Pennales Centrales Achnanthes exigua, Cymbella minuta, Nitzchia palea Rhizosolenia sp.

Xanthophyceae

Characiopsis sphagnicola 4 espcies 8 espcies

No Identificadas do perifton No Identificadas do fitoplncton

Algas encontradas no contedo dos tratos digestivos dos girinos Cyanophyceae Cryptophyceae Anabaena sp.1, Anaebena sp.2, Oscillatoria sp. Cryptomonas sp.

Zygnemaphyceae Cosmarium sp., Staurodesmus lobatus Ankistrodesmus sp, Chorella sp., Coelastrum sp., C. reticuatum, Crucigenia tetrapedia, Monoraphidium contortum, Oedogonium sp., Oocystis sp, Peridinium sp., Pediastrum sp., P. tetras, Scenedesmus sp., S. opoliensis, S. quadricauda, S. bicaudatus, S. acuminatus, Tetraedron sp., T. trigonium Centrales Pennales Euglenophyceae Cyclotella sp, Rhizosolenia sp. Diatomcea sp., Navcula sp.

Chlorophyceae

Bacilariophyceae

Euglena sp., Phacus sp., P. longicauda, Trachellomonas sp., T. volvocina


396

III Congreso Iberoamericano Virtual de Acuicultura

Estes resultados mostram que no houve consumo significativo das algas do perifton, cujo crescimento foi estimulado (Figura 8).
Figura 8 Chlorophyceae filamentosa impalatvel, dominante nos suportes artificiais colocados nos tanques de cultivo sombreados.

Experimento II
A temperatura mxima variou entre 19 e 25C e a mnima entre 13 e 21C e estes extremos no se associaram a metamorfose ou a mortalidade. As Figuras 9 e 10 e a Tabela III descrevem os resultados da biometria dos girinos no Experimento II.
Figura 9 Comprimento dos girinos de Rana catesbeiana, nos 3 tratamentos de tanques-rede de cultivo no Experimento II.
11.00

10.00

9.00

8.00

7.00

6.00

5.00

4.00

3.00 incio (n=100) cm Tanque 1 (n=10) Bentos cm Tanque 2 (n=10) Bentos e perifton cm Tanque 3 (n=10) perifton cm

mdia (cm)

mxima (cm)

mnima (cm)

mdia + desvio padro (cm)

mdia - desvio padro (cm)

III Congreso Iberoamericano Virtual de Acuicultura

397

Figura 10 Experimento II: Peso dos girinos de Rana catesbeiana, nos 3 tratamentos de tanques-rede de cultivo.
30.00

25.00

20.00

15.00

10.00

5.00 incio (n=100) cm Tanque 1 (n=10) Bentos cm Tanque 2 (n=10) Bentos e perifton cm Tanque 3 (n=10) perifton cm

mdia (g)

mxima (g)

mnima (g)

mdia + desvio padro (g)

mdia - desvio padro (g)

Tabela III Variao do nmero de girinos e biometria inicial e final de cada tanque do experimento II. Tanque rede 1 Colonizaao estimulada Inicial N. girinos Mortalidade N. girinos Removidos para biometra N. girinos Metamorfose N. girinos Final N. girinos Comprimento (g) Inicial mdia Comprimento (cm) Final mdia Peso (g) Inicial mdia Peso (g) Final mdia Bentos 100 6 15 55 24 5.0 8.2 3.8 22.7 Tanque rede 2 Bentos e perifton 100 0 15 66 19 5.0 6.2 3.8 24.0 Tanque rede 3 Perifton 100 1 15 48 36 5.0 9.0 3.8 23.5

Os girinos alcanaram maior peso nos tanques rede em que havia oferta de bentos e perifton. Os girinos alimentam-se de rao, fito, zooplncton e da matria orgnica disponvel (6), mas a proporo de ingesto e assimilao de cada item nos cultivos, no conhecida. A anlise das razes dos istopos naturais de C e N indicam respectivamente a proporo de assimilao e o nvel trfico de cada item da dieta alimentar. A Figura 11 mostra a variao das razes 13C e 15N, por situao de cultivo. A Tabela IV mostra os resultados das posies trficas calculados pela frmula: [(15N do animal 15N do alimento)/3.4)+2] aplicada mdia de valores de N.
15

(15)

III Congreso Iberoamericano Virtual de Acuicultura

398

Figura 11 13 15 Variao dos C e N dos itens alimentares e tecidos de girinos de Rana catesbeiana, nos 3 tratamentos de tanques-rede de cultivo no Experimento II.
20

15

Tanque 1: Oferta de alimentos: bentos 02/05/1999 Incio: 100 girinos 02/08/1999 Final: 24 girinos

Tanque 2: Oferta de alimentos: bentos e perifton Incio: 100 girinos Final: 19 girinos

Tanque 3: Oferta de alimentos: perifton Incio: 100 girinos Final: 36 girinos

-20

C
-40

13

Perifton

Bentos

Girinos

Tabela IV Posio trfica do consumidor em relao ao seu alimento. Girinos-bentos Tanque 1 Tanque 2 Tanque 3 1.45 1.41 Sem bentos Girinos-Perifton 2.26 2.27 2.52 Bentos-Perifton 2.81 2.86 Sem bentos

A Tabela V mostra a porcentagem de contribuio das fontes de alimento oferecidas, calculadas atravs da frmula: Onde: A(%) = (13C Cp - 13C Cb/ 13C Ca - 13C Cb)*100 A = % da fonte A no produto P; B = % da fonte B no produto P; 13Ca = Composio isotpica da fonte A; 13Cb = Composio isotpica da fonte B; 13Cp = Composio isotpica do produto P (13 e 14)

Tabela V Porcentagem de contribuio das fontes de alimento oferecidas. Tanque rede 1 Bentos Fontes em % Heterotrficas Autotrficas 13C 10-27 (19) 73-90 (81) 15N 26-36 (32) 64-74 (68) Tanque rede 2 Bentos + prifton 13C 55-68 (62) 32-45 (38) 15N 22-39 (31) 61-78 (69) Tanque rede 3 Perifton 13C 0 100 15N 0 100

[mnima-mxima (mdia)] Obs. Houve crescimento de perifton no tanque 1, embora a colonizao houvesse sido estimulada apenas para o bentos.
III Congreso Iberoamericano Virtual de Acuicultura

399

A Tabela VI os valores encontrados para 13C e 15N ao final do experimento, no total dos tanques (n=79 girinos).
Tabela VI 13 15 Valores encontrados para C e N ao final do experimento, no total dos tanques (n=79 girinos). C mdia Desvo padro Tecidos dos Girinos Macroinvertebrados bentnicos Perifton -29.77 0.55 -33.95 0.43 29.18 1.63
13

N mdia Desvio padro 12.52 0.08 14.44 0.05 11.37 0.68

15

Discusso
O ganho de peso antes da metamorfose decisivo por definir a base do desenvolvimento do animal adulto, devido ao fato destes indivduos perderem peso durante este processo (4). Nesta fase, em geral, os girinos cultivados recebem rao, como base de sua alimentao. Os cultivos aquticos com oferta de rao podem causar problemas de eutrofizao e disperso de doenas nos corpos dgua que recebem seus efluentes (16). Embora os cultivos em tanques abertos favoream o desenvolvimento dos girinos, os animais ficam mais expostos predao por insetos e aves e a alteraes bruscas de temperatura. Alm disto, estes tanques so menos eficientes em evitar o escape dos animais para o ambiente. Os adultos da Rana catesbeiana so predadores aquticos, alimentando-se de uma variedade de presas entre invertebrados e vertebrados, incluindo outros anfbios. O tamanho, em geral maior que o de outras espcies, e a ausncia, nas espcies nativas, de adaptaes de comportamento destinadas a prevenir a predao pela espcie extica, a causa do girino da R. catesbeiana, filtradores ou pastadores herbvoros que normalmente se alimentam de algas e detritos, se alimentarem acidentalmente de girinos menores de outras espcies, que permanecendo imveis, podem ser confundidos com outros alimentos (7). Este e outros motivos dependentes de fatores contextuais ligados ao ambiente e ao comportamento de espcies nativas, so mencionados na literatura, por contriburem para o impacto introduo da R. catesbeiana em ambientes naturais dos EUA, fora de sua rea de disperso natural. Em sistemas as populaes de anuros j sofrem declnio em resposta a outros impactos ambientais, causados pelo aumento da exposio aos raios UV, alteraes climticas, resduos de pesticidas e agrotxicos (17), entre os fatores mais comentados na literatura, causando vulnerabilidade a infeces e infestaes, mutaes e outros danos capazes de levar ao desaparecimento das espcies. A extino das espcies nativas diminui a resistncia dos ecossistemas aquticos tornando-os mais vulnerveis e neste caso pode ter influncia importante na Sade Pblica, pois os anfbios atuam como um dos controles naturais mais eficientes contra a proliferao excessiva de insetos, dentre os quais as moscas e mosquitos vetores de doenas humanas. Alm dos motivos tradicionais, no futuro prximo, haver os de sade pblica, para o cultivo de anuros, para reposio dos estoques naturais depauperados pelos impactos ambientais e desta forma, todo conhecimento adquirido sobre o comportamento deste grupo muito importante. Ainda que no Brasil a criao comercial de rs mesmo em tanques rede seja feita em lagoas artificiais e os rgos ambientais exijam lagoas de decantao para tratamento dos efluentes, as observaes mencionadas indicam a necessidade de testar a viabilidade de realizar cultivos de girinos de R. catesbeiana, oferecendo apenas alimentos naturais,
III Congreso Iberoamericano Virtual de Acuicultura

400

minimizando a descarga de nutrientes para os ambientes receptores e encontrando solues para evitar os problemas mencionados do cultivo desta espcie em tanques abertos. O sucesso da ranicultura depende do conhecimento do manejo alimentar adequado para a fase larval: girinos mais desenvolvidos tornam-se adultos com maior probabilidade de sobrevivncia e menor tempo de engorda at atingirem peso de abate 150 a 200 g (3). Na natureza, no incio do desenvolvimento embrionrio o girino alimenta-se das suas reservas de vitelo at passar para a fase de girinos em que se movem com desenvoltura procura de alimentos. Os girinos possuem boca com estruturas adaptadas para raspar o substrato (18). Muitos macroinvertebrados vivem associados ao perifton e a razes de macrfitas onde encontram abrigo e alimento e desta forma tambm servem de alimento para organismos raspadores. O primeiro experimento demonstrou que os animais cultivados em tanques sombreados consumiram mais rao na maioria das coletas, e que houve ingesto significativa de areia, provavelmente devido s lavagens peridicas e ao fato dos tanques serem de alvenaria, associados atividade de raspar o substrato, exercida pelos girinos. Tanto a produo como o consumo de algas no foi significativo em termos volumtricos, destacando-se um maior nmero de espcies de clorofceas do fitoplncton, no trato digestivo. O fitoplncton destes tanques era escasso, no sendo suficiente para contribuir significativamente com a cadeia trfica, o mesmo ocorrendo com as demais comunidades, uma vez que estes tanques, alm de serem de alvenaria, so sombreados permitindo apenas o desenvolvimento de algas adaptadas a baixa luminosidade. Dentre estas, as do perifton, que embora tivessem desenvolvimento abundante, eram em geral, de uma nica espcie e estreitamente aderidas ao substrato, dificultando inclusive, a remoo para anlises. Estas algas no foram capazes de contribuir de forma considervel para a nutrio dos girinos, no tendo sido encontradas nos contedos estomacais analisados, possivelmente por serem impalatveis, de difcil manipulao e digesto. Por este motivo no se considerou necessrio realizar a anlise das relaes isotpicas, concluindo-se que neste tipo de tanque, no h possibilidade de realizar um manejo para aproveitamento das comunidades naturais. Entretanto, observou-se que em tanques abertos luz, havia girinos provenientes de cultivos, que mesmo sem receberem alimento artificial apresentavam um crescimento aparentemente superior ao dos confinados nos tanques de alvenaria sombreados, indicando que tanques com iluminao natural poderiam propiciar condies nutritivas mais satisfatrias que as obtidas no cultivo sombreado. Para testar esta hiptese foi realizado o segundo experimento no qual se observou intenso crescimento de algas do perifton. O ambiente em que os tanques rede foram colocados, no fez prever um crescimento to intenso do perifton como o encontrado, j que as paredes do tanque de alvenaria no apresentaram em nenhum momento um desenvolvimento acentuado ou mesmo visvel, desta comunidade. No tanque rede 1, apesar da oferta apenas de bentos, devido disponibilidade de nutrientes houve crescimento de perifton, ainda que no to acentuado como nos demais tanques. A menor proporo de metamorfose ocorreu no tanque 3 (apenas perifton), indicando que a dieta vegetal pode ter contribudo para protelar a metamorfose confirmando as observaes relatadas em cultivos consorciados com a rizicultura. Tanques rede como estes, instalados em corpos dgua de maiores dimenses, com sistema de recuperao dos excrementos dos animais, podem funcionar como zonas de depurao em ambientes em que se deseja diminuir a eutrofizao, atravs da remoo de nutrientes: o perifton se desenvolve aproveitando os nutrientes disponveis e convertido em biomassa animal, economicamente aproveitvel.
401

III Congreso Iberoamericano Virtual de Acuicultura

O aumento de rea disponvel para o crescimento do perifton uma forma relativamente fcil de promover a produo e a oferta de alimentos naturais. Para aprimorar esta tcnica e ampliar sua utilizao, so necessrios novos testes destinados a determinar as condies necessrias para elevar a taxa de sobrevivncia nesses ambientes e aprimorar tcnicas de recuperao dos dejetos dos animais, evitando desta forma os possveis impactos destes cultivos pela eutrofizao. O uso de tanques rede fechados, situados dentro de tanques abertos de cultivo impede o escape dos animais, e pode contribuir para minimizar o impacto da introduo do cultivo desta espcie, nos corpos dgua naturais. Muitos animais aquticos assimilam apenas a frao mais lbil do que consomem, pois a Matria Orgnica varia muito quanto sua digestibilidade e valor nutritivo (19) e desta forma nem sempre possvel determinar o que foi realmente assimilado apenas com os dados do contedo estomacal. Os animais tm composio similar dieta para as razes isotpicas de Carbono, que pode variar entre 0 e 1 por nvel trfico consecutivo, enquanto para Nitrognio a mdia de 3 a 5 maior que o contedo da dieta, por isto os istopos de Carbono podem indicar as fontes de Matria Orgnica e os istopos de Nitrognio fornecem uma estimativa do Nvel Trfico (20). Mesmo na presena de perifton, o bentos do tanque 2 teve maior contribuio para o 13C dos girinos. Nos demais casos as algas contriburam com a maior porcentagem do Carbono e do Nitrognio dos tecidos dos girinos. Utilizando-se a frmula para clculo da posio trfica partir das mdias encontradas para o 15N (15), verifica-se que a diferena do valor muito pequena entre girinos e bentos e que a maior diferena, ainda que muito pequena, ocorreu entre bentos e perifton. Os consumidores primrios bentnicos incluem em sua alimentao detritos e algas mortas que podem estar enriquecidos em 15N devido atividade bacteriana, alm disto, os organismos bentnicos teriam mais chances de estarem se alimentando tambm do fitoplncton decantado, alm do perifton. Este enriquecimento, portanto, no necessariamente reflete uma posio mais elevada destes organismos na cadeia trfica dos ambientes estudados, havendo exemplos semelhantes em ambientes naturais (15). Os baixos valores de 15N encontrados, indicam maior proporo de alimento auttrofo, enquanto os baixos valores de 13C indicam maior dependncia de vegetais inferiores, no caso as algas (21).

Concluso
No primeiro experimento concluiu-se que o alimento mais consumido foi a rao. O alimento natural (fitoplncton, zooplncton e bentos) no foi consumido, ou o foi de forma no considervel, uma vez que o ambiente favoreceu apenas o crescimento de algas impalatveis. Os resultados do segundo experimento permitem concluir que possvel melhorar as condies de cultivo, pelo aumento da oferta de alimento natural e tambm ampliar este potencial com a utilizao de tanques rede cobertos por material que permita a iluminao natural, instalados em corpos dgua isolados, evitando-se desta forma o superaquecimento e permitindo uma menor freqncia de troca de gua, lavagem e escapes destes animais para o ambiente natural. A utilizao das algas como alimento d um melhor aproveitamento dos nutrientes da gua no prprio cultivo, trazendo como vantagem adicional a possibilidade de diminuir o teor de nutrientes exportado para outros ambientes, reduzindo o impacto ambiental desta atividade.
III Congreso Iberoamericano Virtual de Acuicultura

402

Agradecimentos
Dra. Cacilda Thais Janson Mercante e Ocimar Pedro pelas fotos, s alunas Regina de Souza, Silvana Renata da Silva e Luciana Tegani, e aos tcnicos do Laboratrio do Centro de Estudos de Bacias Hidrogrficas pelo apoio nas coletas.

Referncias
1. ARRUDA SOARES H, FONTANELLO D, MANDELLI J, REIS JM, PENTEADO LA, CAMPOS BES. Efeito da densidade de populao no ganho de peso de girinos de R-touro (Rana catesbeiana Shaw, 1802). B. Inst. Pesca 1983; 10:47-51 2. PENTEADO LA, FONTANELLO D, ARRUDA SOARES H, MANDELLI J, JUSTO CL, CAMPOS BES. Efeitos da altura da coluna de gua sobre o ganho de peso de girinos da Rana catesbeiana SHAW, 1802 (r-touro), em cultivo intensivo. B. Inst. Pesca 1985; 12(2):37-41 3. FERREIRA CM, PIMENTA AGC, PAIVA-NETO JS. Introduo Ranicultura. Boletim Tcnico do Instituto de Pesca 2002; 33 4. HOFFMANN DF, LEBOUTE EM, SOUZA SMG. Efeito da temperatura no ganho de peso de girinos de r touro, Rana catesbeiana Shaw, 1802. Anais do VI Simpsio LatinoAmericano de Aquicultura e V Simpsio Brasileiro de Aquicultura, 1988. Florianpolis, SC, 17 a 22 de abril de 1988:799-803 5. WIRZ RR, FONTANELLO D, SOARES HA, FREITAS EAN, TEIXEIRA FILHO AR. Ganho de peso de r-touro (Rana catesbiana Shaw, 1802) criada em gaiolas, com raes de diferentes nveis proticos, consorciada com larvas de Diptera (Musca domestica). B. Inst. Pesca 1992; 19:83-8 6. FONTANELLO D, ARRUDA SOARES H, MANDELLI J, JUSTO CL, PENTEADO LA, CAMPOS BES. Influncia de protena animal e vegetal no desenvolvimento ponderal de girinos de Rana catesbeiana Shaw, 1802, criados em ranrio experimental. B. Inst. Pesca 1985; 12(2):43-7 7. KIESECKER JM, BLAUSTEIN AR. Population differences in responses of red-legged frogs (Rana aurora) to introduced Bullfrogs. Ecology 1997; 78(6):1752-68
III Congreso Iberoamericano Virtual de Acuicultura

8. KIESECKER JM, BLAUSTEIN AR. Effects of introduced bullfrogs and smallmouth bass on microhabitat use, growth, and survival of native red-legged frogs (Rana aurora). Conservation Biology 1998; 12(4):776-87 9. SOURNIA A. Phytoplankton manual. Paris: Unesco, 1978. 10. WETZEL RG, LIKENS GE. Limnological analyses. 2nd ed. New York: SpringerVerlag Ed., 1991 11. TIESZEN LL, BOUTTON TW, TESDAHL KG, SLADE NA. Fractionation and turnover of stable carbon isotopes in animal tissues: 13 implications for delta C analysis of diet. Oecologia 1983; 57:32-7 12. ARAUJO-LIMA CARM, FORSBERG BR, VICTORIA R, MARTINELLI L. Energy sources for detritivorous fishes in the Amazon. Science 1986; 234(2):1256-8 13. SCHROEDER GL. Stable isotope ratios as naturally occurring tracers in aquaculture food web. Aquaculture 1983a; 30:203-10 14. SCHROEDER GL. The role of natural foods in Tilapia growth: a study based on stable isotope analysis. Proceedings of the International Symposium on Tilapia Aquaculture, 1983. Nazareth, Israel, 1983 15. VANDER ZANDEN VMJ, RASMUSSEN JB. 13 15 Primary consumer C and N and the trophic position of aquatic consumers. Ecology 1999; 80(4):1395-1404 16. BEYRUTH Z, TANAKA FM. Biovolume of the phytoplankton in aquaculture tropical ponds. Verh. Internat. Verein. Limnol 2001; 27(5):689-95 17. RIND D. The Suns Role in Climate Variations. Science, 2002; 296:673-7 18. MARGALEF R. Limnologia. Barcelona; Ed. Omega, 1983

403

19. HAMILTON SK, Lewis WM, Sippel SJ. Energy sources for aquatic animals in the Orinoco River floodplain: evidence from stable isotopes. Oecologia 1992; 89:32430 20. PETERSON BJ, FRY B. Stable isotopes in ecosystem studies. Ann. Ver. Ecol. Syst. 1987; 18:293-320

21. VANDER ZANDEN M, CABANA G, RASMUSSEN JB. Comparing trophic position of freshwater fish calculated using stable 15 nitrogen isotope ratios (delta N) and literature dietary data. Can. J. Fish. Aquat. Sci. 1997; 54:1142-58

III Congreso Iberoamericano Virtual de Acuicultura

404

Vous aimerez peut-être aussi