Vous êtes sur la page 1sur 15

Autor: Pb.

Ubiratan

2
Famlia
Decorrido o turno de dias de seus banquetes, chamava J a seus filhos e os santificava; levantava-se de madrugada e oferecia holocaustos segundo o nmero de todos eles, pois dizia: Talvez tenham pecado os meus filhos e blasfemado contra Deus em seu corao. Assim o fazia J continuamente. (J. 1: 5)

Famlia - Lio 1 a: Suficincia das escrituras no que diz respeito nossa famlia que abrange, neste estudo, o relacionamento conjugal e relacionamento pais e filhos.

1. A bblia trata sobre a famlia


Tudo o que consta nas escrituras foi escrito para o meu ensino. Sendo assim, as escrituras vo nos ensinar como sermos bons maridos, boas esposas, excelentes pais, amveis filhos, preciosos avs e queridos netos. As escrituras nos ensinam como devemos criar os nossos filhos. Cri-los exige dos pais esforo e dedicao para que sejam amados filhos. Pois tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela pacincia e pela consolao das Escrituras, tenhamos esperana. (Rm. 15: 4) A bblia nos ensina, como famlia, a corrigirmos os nossos erros, a repreendermos uns aos outros para a glria de Deus, a ensinarmos uns aos outros para a glria de Deus e para que todos ns sejamos educados na justia para glria de Deus. Toda a Escritura inspirada por Deus e til para o ensino, para a repreenso, para a correo, para a educao na justia, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra. (2 Tm. 3: 16 e 17). O propsito de Deus que na minha e na sua famlia sejamos conhecidos como uma famlia de boas obras que de fato colaboram com a obra de Deus.

2. A cincia no tem a resposta para o relacionamento familiar


A cincia equivocada no trato do relacionamento familiar. A bblia tem a resposta para o relacionamento familiar.

A cincia comportamental se contradiz. Em vrias linhas de pensamento com solues para o relacionamento familiar, que muitas vezes se contradizem. Os que as seguem se tornam equivocados por experimentarem as variaes de terapias aplicadas famlia. Aborreo a duplicidade, porm amo a tua lei. (Sl. 119: 113.) O texto bblico diz: eu odeio os que so inconstantes, que no original significa duplicidade, isto , eu odeio ideias, pensamentos inconstantes. H uma duplicidade de pensamento nas cincias comportamentais familiares. H diferenas em determinados indivduos terapeutas. Uns dizem uma coisa, outros dizem outra (escolas diferentes). Ex.: homo afeio gentico x escolha (pensamentos duplos). O que eu devo seguir???? A bblia diz que o homossexualismo pecado. O homossexual deve ser amado e tratado. O homossexualismo deve ser tratado como pecado, porque assim que a bblia diz ser. Devo amar a lei do Senhor e no a duplicidade dos pensamentos que existem. Se a palavra de Deus diz sim sim e se diz no no. O que passar disso do maligno. Seja, porm, a tua palavra: Sim, sim; no, no. O que disto passar vem do maligno. (Mt. 5: 37.)

3. A bblia e o relacionamento conjugal como parte da grande famlia


Nunca se esquea disso: os nossos filhos tero grande segurana, estando na 2

Famlia - Lio 1: a Suficincia das escrituras no que diz respeito nossa famlia que abrange, neste estudo, o relacionamento conjugal e relacionamento pais e filhos.

idade que estiverem, quando demonstramos que amamos a me deles ou que amamos o pai deles. Isso verdade bblica, por isso Deus se preocupa muito com o relacionamento conjugal. H um livro inteiro na bblia chamado livro de cantares em que voc tem ali uma correo de algo que o homem estragou em Gnesis 3:16. Por causa do castigo da queda, a mulher iria competir com o marido. E mulher disse: Multiplicarei sobremodo os sofrimentos da tua gravidez; em meio de dores dars luz filhos; o teu desejo ser para o teu marido, e ele te governar. (Gn. 3: 16.) Marido e mulher esto sempre entrando em conflito porque estragamos o relacionamento conjugal por causa do nosso egosmo, daquilo que eu quero, do que eu acho, porque tem que ser assim, por causa da criao diferente e etc. Encontramos essa realidade quando comeamos a conviver como marido e esposa, aps o casamento. Esses conflitos precisam ser minimizados. Sabe como Deus fez para minimizar nossa situao??? Ele escreveu para ns uma carta viva. Que grita: me leiam, me ouam, faam isso que estou dizendo a vocs. Porque assim fazendo, o casamento de vocs vai dar certo. Leiam o livro de cantares para a prxima aula e aprenderemos como cnjuges a fortalecermos o nosso relacionamento.

Anotaes

________________

________________ ________________ ________________ ________________ ________________ ________________ ________________ ________________ ________________ ________________ ________________ ________________ ________________ ________________ ________________ ________________ ________________ ________________ ________________ ________________ ________________
3

Famlia - Lio 1 b: Suficincia das escrituras no que diz respeito nossa famlia que abrange, neste estudo, o relacionamento conjugal e relacionamento pais e filhos.

Resumo da lio anterior:


A bblia trata sobre a famlia; A cincia no tem a resposta para o relacionamento familiar; A bblia e o relacionamento conjugal como parte da grande famlia;

Notas sobre o texto bblico: A gua do fara era o item mercantil de grande valor (bonita e de porte elegante). A biga de fara era puxada por 2, 4 ou 6 cavalos, porm os cavalos da frente eram os mais belos (guas de fara) para ressaltar o seu poder e aparncia. como se ele dissesse para Sulamita: quando voc est no meio de outras, voc a mais formosa e valiosa. Guardada a devida proporo e possibilidade, a bblia ensina at o marido a dar presente para a sua esposa, observando que se trata de presente de uso pessoal e no utenslio domstico ou algo parecido. Marido!!! A sua mulher gosta muito de ganhar presente. Voc, Sulamita, merece joias: Formosas so as tuas faces entre os teus enfeites, o teu pescoo, com os colares. Enfeites de ouro te faremos, com incrustaes de prata (Ct. 1: 10-11). A bblia mostra tambm que a esposa aprecia o seu marido perfumado, cheirando bem. A Sulamita declara que Salomo cheiroso: 12. Enquanto o rei est assentado sua mesa, o meu nardo exala o seu perfume. 13. O meu amado para mim um saquitel de mirra, posto entre os meus seios. 14. Como um racimo de flores de hena nas vinhas de En-Gedi, para mim o meu amado (Ct. 1: 12-14). Notas sobre o texto bblico: 4

1. O livro de Cantares e o relacionamento conjugal


1.1. O relacionamento conjugal deve ser nutrido com confisso de amor de um ao outro O livro de cantares mostra que necessitamos ser nutridos, alimentados, saciados com palavras, confisses e com verbalizaes amorosas. Tanto a mulher quanto o homem querem isso... Mesmo conscientes que o nosso cnjuge sabe que o amamos, ela ou ele precisam ouvir: eu te amo. Em cantares Salomo e a Sulamita verbalizam confisses amorosas. A palavra de Deus est dizendo, falem um para o outro eu amo voc. Salomo elogia a Sulamita e d informao onde ela pode encontr-lo: Se tu no o sabes, mais formosa entre as mulheres, sai-te pelas pisadas dos rebanhos e apascenta os teus cabritos junto s tendas dos pastores (Ct. 1: 8). Salomo compara a Sulamita ao que havia de mais formoso e belo em sua poca: as guas de fara: s guas dos carros de Fara te comparo, querida minha (Ct. 1: 9).

Famlia - Lio 1 b: Suficincia das escrituras no que diz respeito nossa famlia que abrange, neste estudo, o relacionamento conjugal e relacionamento pais e filhos.

Mirra (um tipo de creme hidratante): produto carssimo com aroma muito gostoso. As mulheres colocavam entre os seios um saquinho com mirra para ficarem perfumadas. Racimo de flores buqu de flores. En-gedi um osis no oeste do mar morto. O mar morto cercado por um deserto terrvel, mas existem osis e um deles en-gedi que produz uns ramalhetes de flores, profunda e extremamente perfumados, que as mulheres gostavam de fazer perfumes, ou tambm para colocar nos cmodos da casa. A bblia est nos ensinando, neste texto, como reagir e nutrir o nosso relacionamento conjugal, com momento de romance, momentos de um amor arrebatador. 1.2. Todo casamento tem conflitos Aprendemos que o relacionamento conjugal deve ser mantido por meio de resolues de conflitos conjugais. No se mantm relacionamento se no houver resolues, no se mantm um relacionamento conjugal se a gente no sentar e resolver os nossos conflitos. Os versculos 2 a 6 do captulo 5 de Cantares mostram o estabelecimento de um conflito entre o casal, conforme a seguir: 2. Eu dormia, mas o meu corao velava; eis a voz do meu amado, que est batendo: Abre-me, minha irm, querida minha, pomba minha, imaculada minha, porque a minha cabea est cheia de

orvalho, os meus cabelos, das gotas da noite. 3. J despi a minha tnica, hei de vestila outra vez? J lavei os ps, tornarei a suj-los? 4. O meu amado meteu a mo por uma fresta, e o meu corao se comoveu por amor dele. 5. Levantei-me para abrir ao meu amado; as minhas mos destilavam mirra, e os meus dedos mirra preciosa sobre a maaneta do ferrolho. 6. Abri ao meu amado, mas j ele se retirara e tinha ido embora; a minha alma se derreteu quando, antes, ele me falou; busquei-o e no o achei; chamei-o, e no me respondeu (CT. 5: 2-6). Eis um conflito estabelecido entre a Sulamita e Salomo. Ao que nos d a entender Salomo se atrasou para estar com a Sulamita e ele, irritada, no abre a porta e argumenta: j despi a minha tnica, hei de vest-la outra vez? J lavei os meus ps, tornarei a suj-los? Nos versculos 10 a 16 do captulo 5 e versculos 4 a 10 do captulo 6, Sulamita e Salomo ponderam com respeito s qualidades do seu cnjuge. Apesar do conflito em que se encontram, surge um esforo para a criao de argumentos no ntimo do casal para o autoconvencimento de que no vale a pena continuar sofrendo a dor da separao, a quebra do relacionamento instaurados no conflito. Isto , aps o conflito, comeam a avaliar a continuidade daquele estado de dor e amargura, um vez que se amavam e tinham sentimentos e admirao profundos. 10. O meu amado alvo e rosado, o mais distinguido entre dez mil. 11. A sua cabea como o ouro mais 5

Famlia - Lio 1 b: Suficincia das escrituras no que diz respeito nossa famlia que abrange, neste estudo, o relacionamento conjugal e relacionamento pais e filhos.

apurado, os seus cabelos, cachos de palmeira, so pretos como o corvo. 12. Os seus olhos so como os das pombas junto s correntes das guas, lavados em leite, postos em engaste. 13. As suas faces so como um canteiro de blsamo, como colinas de ervas aromticas; os seus lbios so lrios que gotejam mirra preciosa; 14. as suas mos, cilindros de ouro, embutidos de jacintos; o seu ventre, como alvo marfim, coberto de safiras. 15. As suas pernas, colunas de mrmore, assentadas em bases de ouro puro; o seu aspecto, como o Lbano, esbelto como os cedros. 16. O seu falar muitssimo doce; sim, ele totalmente desejvel. Tal o meu amado, tal, o meu esposo, filhas de Jerusalm. (Ct. 5: 10-16) 4. Formosa s, querida minha, como Tirza, aprazvel como Jerusalm, formidvel como um exrcito com bandeiras. 5. Desvia de mim os olhos, porque eles me perturbam. Os teus cabelos descem ondeantes como o rebanho das cabras de Gileade. 6. So os teus dentes como o rebanho de ovelhas que sobem do lavadouro, e das quais todas produzem gmeos, e nenhuma delas h sem crias. 7. As tuas faces, como rom partida, brilham atravs do vu. 8. Sessenta so as rainhas, oitenta, as concubinas, e as virgens, sem nmero. 9. Mas uma s a minha pomba, a minha imaculada, de sua me, a nica, a predileta daquela que a deu luz; viram -na as donzelas e lhe chamaram ditosa; viram-na as rainhas e as concubinas e a louvaram. 10. Quem esta que aparece como a

alva do dia, formosa como a lua, pura como o sol, formidvel como um exrcito com bandeiras? (Ct. 6: 4-10) No devemos dormir sem antes resolvermos nossos problemas conjugais, pois sentiremos amargor e decerto pouco dormiremos, pois o (a) amamos e o que queremos reatar a nossa aliana e ficar em paz. Irai-vos e no pequeis; no se ponha o sol sobre a vossa ira, (Ef. 4: 26) Cuide do seu relacionamento conjugal, pois ele muito precioso. vida, traz inspirao, fora, alegria, conforto e segurana. Proteja o seu relacionamento conjugal contra aqueles que possam minar a confiana entre os dois. Quando obedecemos bblia, h perdo, h restaurao e h restituio. Viva uma vida conjugal e seja uma grande bno como marido ou esposa. E que seus filhos sejam como modelo e que voc tambm seja direo certa, um porto seguro para uma sociedade que no sabe mais qual o caminho seguir.

Anotaes

________________ ________________ ________________ ________________ ________________ ________________ ________________


6

Famlia - Lio 2 a: Como conseguir ser um pai e uma me segundo o corao de Deus

Atualmente, percebem-se pais que, na maioria das vezes, por desconhecimento ou negligncia acabam por no saberem como tratar os seus filhos. A Bblia tem a ver com o nosso relacionamento pais e filhos como parte da grande famlia. Ns encontramos na Bblia referncias e mais referncias de como tratarmos, como lidarmos e de como criarmos os nossos filhos. Sabemos que para sermos pais bblicos demandar esforo e sofrimento, pois, tanto pai, me e filho tm a tendncia de no obedecer s Escrituras. Criar os filhos na disciplina e admoestao do Senhor, sem dvidas, exigir esforo e dedicao. Mas os resultados sero colhidos, porque os nossos filhos, queiramos ou no admitir, seguiro o nosso modelo. A criana criada por pais segundo o corao de Deus deve ser preparada para enfrentar o mundo. Ela tem que aprender a influenciar e no ser influenciada pelo mundo, embora convivendo numa sociedade corrompida e sem Deus. Devero ser influncia positiva na escola, com seus amigos da vizinhana e etc.

que era uma atitude cultural muito forte na poca, oferece as suas filhas. Cabe notar que embora vivendo numa sociedade completamente corrompida as suas filhas eram virgens. Ressaltamos que L vivia em Sodoma e Gomorra, lugar onde os indivduos j estavam em grau de promiscuidade de deturpao. L usar a mulher como objeto sexual era comum, normal, dirio, e agora estavam se usando homem com homem e mulher com mulher em Sodoma e Gomorra para dar vazo sua devassido, a ponto da palavra Sodoma virar um estereotipo de afeminado e de promiscuidade (Sodomia). Mas, as filhas de L eram virgens. Como que L conseguiu? O que L fez com suas filhas pra que numa sociedade promscua, depravada, deturpada sexualmente como era Sodoma e Gomorra, mantivesse as suas filhas virgens?

2. Precisamos aprender com J


Texto: J 1: 1 a 5 Precisamos aprender com J, que capaz de oferecer sacrifcios a Deus pelos pecados de seus filhos. Decorrido o turno de dias de seus banquetes, chamava J a seus filhos e os santificava; levantava-se de madrugada e oferecia holocaustos segundo o nmero de todos eles, pois dizia: Talvez tenham pecado os meus filhos e blasfemado contra Deus em seu corao. Assim o fazia J continuamente. (J. 1: 5)

1. Precisamos aprender com L


Texto: Gnesis 13: 12 e 13 e Gnesis 19: 1 a 11 L, vivendo em Sodoma, quando chegam os mensageiros de Deus, materializados em figura masculina, os homens daquela cidade que eram extremamente deturpados e depravados queriam que L lhes entregassem os mensageiros de Deus para cometerem torpeza com eles. L, para proteger os seus hspedes,

3. Precisamos aprender com gente negativa


3.1. Pais permissivos, filhos perdidos 7

Famlia - Lio 2 a: Como conseguir ser um pai e uma me segundo o corao de Deus

A histria de Eli e seus filhos. Essa a histria do sacerdote, do representante de Deus. Eli era um sacerdote de Deus, um homem que representava o Senhor na regio em que Samuel nascera. Assim como Eli, tambm todos ns somos sacerdotes em Cristo Jesus, pois depois que o vu se rasgou ns somos sacerdcio real. Sendo assim, uma vez convertidos, somos representantes de Deus nesta terra, e Ele quer que sejamos com a nossa famlia um modelo vivo de relacionamento que glorifica a Deus. Porque Eli se tornou to permissivo? Porque ele tinha medo de seus filhos, porque seus filhos se tornaram o centro da vida de Eli. O que chamamos de Filhocentrismo, na sociedade moderna, era o que estava acontecendo na vida de Eli. Podemos utilizar como figura dessa situao a de um nenm que cresce pra cima do pai e vira um gigante pra cima do pai. Podemos testemunhar muito disso em nossa sociedade atual, nenns que acabam gerando e determinando a rotina da famlia. Pais que esto para agradar e fazer aquilo que seus filhos querem que seja feito. Quando os pais deixam que os filhos cresam pra cima de cada um deles, isso traz estresse, aflies, desespero, porque esto preocupados em agradar ao homem e no a Deus. Muitas vezes queremos dar aos nossos filhos aquilo que no tivemos. Isso est errado. No entre nesse sistema mundano, secularizado, errado. Os nossos filhos no precisam ter o

que ns no tivemos. Os nossos filhos precisam ter de ns amor, ateno e educao na disciplina e admoestao do Senhor. Se os seus filhos puderem ter uma bicicleta de marcha, timo. Mas se no puderem, continue dando amor, ateno e os educando na disciplina e admoestao do Senhor. Se os seus filhos podem ter um carro quando passarem no vestibular, d um carro, Mas se no podem, continue dando amor, ateno e os educando na disciplina e admoestao do Senhor. 3.2. Quais so os erros, e pecados que Eli cometeu contra Deus e que acabou sendo influncia na vida se seus filhos? Por que pisais aos ps os meus sacrifcios e as minhas ofertas de manjares, que ordenei se me fizessem na minha morada? E, tu, por que honras a teus filhos mais do que a mim, para tu e eles vos engordardes das melhores de todas as ofertas do meu povo de Israel? (1 Sm. 2: 29) E, tu, por que honras a teus filhos mais do que a mim,. Eli um exemplo de filhocentrismo, ele tem mais preocupao com o que os filhos pensam dele do que com o que Deus pensa dele. Ele tem mais preocupao em agradar aos filhos do que em agradar a Deus. Por isso que Deus diz: honras a teus filhos mais do que a mim, para tu e eles vos engordardes das melhores de todas as ofertas do meu povo de Israel. Deus no admite essa situao e Ele pode nos testar com respeito a isso, conforme fez com Abrao em relao ao seu filho Isaque. Por que Deus pede a Abra8

Famlia - Lio 2 a: Como conseguir ser um pai e uma me segundo o corao de Deus

o que sacrifique Isaque? Porque Isaque era para Abrao o filho central. Porque Abrao certamente estava se esquecendo de Deus por causa, agora, daquele filho da sua velhice, filho da promessa. E Deus quer ensinar a Abrao e ele acaba se tornando, na histria, o pai da f para todos ns, por causa da postura que Abrao teve, que Eli no teve. Qual foi a prova que Deus aplicou sobre Abrao?: Abro me entrega o teu filho. Prova pra mim que voc me honra mais do que a teu filho.. Ser que estamos honrando mais a nossos filhos do que a Deus? Ser que estamos permitindo que os nossos filhos assumam posturas, tenham relacionamentos, falem, verbalizem, sintam aquilo que a Bblia condena, por medo de que eles se voltem contra ns, de que eles no gostem mais de ns, de que na minha velhice eles no cuidem de mim? Ento eu preciso deixar que as crianas faam o que bem entendam, porque a eu vou ser um pai popular uma me muito legal e eu vou estar honrando mais aos meus filhos do que a Deus. Portanto, diz o SENHOR, Deus de Israel: Na verdade, dissera eu que a tua casa e a casa de teu pai andariam diante de mim perpetuamente; porm, agora, diz o SENHOR: Longe de mim tal coisa, porque aos que me honram, honrarei, porm os que me desprezam sero desmerecidos. (1 Sm. 2: 30) Traduzindo a ideia maior do texto bblico acima temos: Voc Eli me despreza por causa dos seus filhos, voc est desprezando a minha ordem, os meus mandamentos, desprezando aquilo que Eu pedi para voc

por causa dos seus filhos, porque voc honra mais aos seus filhos. Devermos ter ateno se estamos desprezando os princpios de Deus. A gente despreza os princpios de Deus, quando algum vem chamar a ateno dos nossos filhos porque eles erraram e colocamos panos quentes. Deveria haver uma palavra de repreenso a esse filho: Voc errou, voc tem que pedir perdo a essa pessoa. Faa isso agora... Quando disciplinamos o (a) nosso (a) filho (a) sofremos com ele (a) tambm, porque o (a) amamos, e justamente por am-lo (a) que muitas vezes somos obrigados a corrigi-lo (a). O nosso filho e filha sempre ser aquele nenm lindo que precisa da nossa proteo e por isso sofremos quando vemos o (a) nosso (a) querido (a) humilhado (a) sob a disciplina. Mas para o bem dele (a). A Bblia ensina utilizar a vara na disciplina. No deve ser utilizado outro objeto diferente do que a Bblia orienta. No pode haver violncia, mas a correo com a vara segundo orientao que Deus faz saudvel. Repetimos que orientao de Deus. Muitos interpretam que a vara quer dizer princpio a ser aplicado, mas a Bblia bem clara e especfica quanto ao objeto a ser utilizado que mesmo a vara. O chinelo, o cinto, a mo, o sapato no so adequados disciplina, conforme orientao Bblica. A utilizao desses traduz para a criana em violncia. Temos que ser fortemente contra a violncia domstica, mas a favor da disciplina Bblica. Quando voc usa a vara, obviamente 9

Famlia - Lio 2 a: Como conseguir ser um pai e uma me segundo o corao de Deus

com moderao, e com motivos bem claros para ambas as partes (pais e filhos), j no h permissividade, h a correo segundo os moldes de Deus. Mas, se estais sem correo, de que todos se tm tornado participantes, logo, sois bastardos e no filhos. (Hb. 12: 8) Deus declara que o filho que no disciplinado bastardo e no filho.

Anotaes

Anotaes

________________ ________________ ________________ ________________ ________________ ________________ ________________ ________________ ________________ ________________ ________________ ________________ ________________ ________________ ________________

________________ ________________ ________________ ________________ ________________ ________________ ________________ ________________ ________________ ________________ ________________ ________________ ________________ ________________ ________________ ________________ ________________ ________________ ________________ ________________
10

Famlia - Lio 2 b: Como conseguir ser um pai e uma me segundo o corao de Deus

Resumo da lio anterior:


A bblia trata sobre a famlia; A cincia no tem a resposta para o relacionamento familiar; A bblia e o relacionamento conjugal como parte da grande famlia; A lio continua com o texto de 1 Samuel: Ento, suscitarei para mim um sacerdote fiel, que proceder segundo o que tenho no corao e na mente; edificar-lhe-ei uma casa estvel, e andar ele diante do meu ungido para sempre. (1 Sm. 2: 35) Notas sobre o texto bblico: Suscitarei sobre mim um sacerdote fiel, que proceder segundo o que tenho no corao e na mente. Eli e seus filhos no tinham na mente o que de fato Deus tem no corao e na mente. Edificar-lhe-ei uma casa estvel, e andar ele diante do meu ungido para sempre. - O Senhor fala que Eli desestabilizou a sua casa e a casa de Deus (Eli era sacerdote do templo). Por isso que Deus diz quando a igreja precisa escolher um lder espiritual deve verificar se ele governa bem a sua casa. (1 Tm. 3). Se o homem no capaz de cuidar bem da casa dele e governar bem os seus filhos (crianas ainda no processo de disciplina e admoestao - sentido bblico no original), essa pessoa no serve para ser pastor dos meus filhos, porque ele no sabe cuidar dos dele. Como ele vai nos ensinar a cuidar bem dos nos-

sos? Cabe observar aqui que no se trata de filhos adultos, mas filhos ainda que esto sob a orientao dos pais. Se o filho criado conforme a orientao de Deus e na maior idade ele, por escolha prpria, decide pelo mau caminho, Deus no imputa isso como pecado aos seus pais (ver a histria de Samuel e seus filhos A Bblia clara em dizer que os filhos de Samuel no seguiram os passos de Samuel). Uma famlia instvel na igreja traz instabilidade igreja. A ovelha da igreja amada da igreja, se ela sofre ou se perde a igreja sofre. As famlias da igreja so afetadas se uma famlia est instvel. O que aconteceu com os filhos de Eli nessa histria? Deus fala o que ia fazer com os filhos de Eli, o que eles estavam fazendo primeiro com Deus. 12. Eram, porm, os filhos de Eli filhos de Belial e no se importavam com o SENHOR; 13. pois o costume daqueles sacerdotes com o povo era que, oferecendo algum sacrifcio, vinha o moo do sacerdote, estando-se cozendo a carne, com um garfo de trs dentes na mo; 14. e metia-o na caldeira, ou na panela, ou no tacho, ou na marmita, e tudo quanto o garfo tirava o sacerdote tomava para si; assim se fazia a todo o Israel que ia ali, a Sil. 15. Tambm, antes de se queimar a gordura, vinha o moo do sacerdote e dizia ao homem que sacrificava: D essa carne para assar ao sacerdote; porque no aceitar de ti carne cozida, seno crua. 16. Se o ofertante lhe respondia: Queime -se primeiro a gordura, e, depois, toma11

Famlia - Lio 2 b: Como conseguir ser um pai e uma me segundo o corao de Deus

rs quanto quiseres, ento, ele lhe dizia: No, porm hs de ma dar agora; se no, tom-la-ei fora. 17. Era, pois, mui grande o pecado destes moos perante o SENHOR, porquanto eles desprezavam a oferta do SENHOR. (1 Sm. 2: 12-17) Notas sobre o texto bblico: No vrs 12: Belial uma palavra no hebraico que tudo o que se pensar de mau cabe nessa palavra, ou seja, promiscuidade, crueldade, violncia, maledicncia, desobedincia etc. A lei dizia que no sacrifcio primeiro era para o Senhor depois para o sacerdote, mas Eli fazia ao contrrio, primeiro para ele e seus filhos depois o que sobrava dava para o Senhor. Pais so modelos. Eli estava passando para os filhos o desrespeito, desprezo Lei de Deus. E pior, estava passando para os filhos o entendimento de que mesmo sendo representante de Deus naquele lugar, sendo ele sacerdote, era o primeiro a quebrar as Leis e desonrar a Deus mostrando profunda duplicidade de carter. Era, porm, Eli j muito velho e ouvia tudo quanto seus filhos faziam a todo o Israel e de como se deitavam com as mulheres que serviam porta da tenda da congregao. (1 Sm. 2: 22) Eli honrava mais seus filhos do que a Deus. Mesmo sabendo que praticavam sexo ilcito, se prostituam, eram adlteros, Eli no falava nada. Por que pisais aos ps os meus sacrifcios e as minhas ofertas de manjares,

que ordenei se me fizessem na minha morada? E, tu, por que honras a teus filhos mais do que a mim, para tu e eles vos engordardes das melhores de todas as ofertas do meu povo de Israel? (1 Sm. 2: 29) Eli, junto com seus filhos desprezavam (significado de Por que pisais aos ps) os sacrifcios a Deus. Nos versculos 30 a 36 vemos as consequncias do pecado de Eli e de seus filhos. 30. Portanto, diz o SENHOR, Deus de Israel: Na verdade, dissera eu que a tua casa e a casa de teu pai andariam diante de mim perpetuamente; porm, agora, diz o SENHOR: Longe de mim tal coisa, porque aos que me honram, honrarei, porm os que me desprezam sero desmerecidos. 31. Eis que vm dias em que cortarei o teu brao e o brao da casa de teu pai, para que no haja mais velho nenhum em tua casa. 32. E vers o aperto da morada de Deus, a um tempo com o bem que far a Israel; e jamais haver velho em tua casa. 33. O homem, porm, da tua linhagem a quem eu no afastar do meu altar ser para te consumir os olhos e para te entristecer a alma; e todos os descendentes da tua casa morrero na flor da idade. 34. Ser-te- por sinal o que sobrevir a teus dois filhos, a Hofni e Finias: ambos morrero no mesmo dia. 35. Ento, suscitarei para mim um sacerdote fiel, que proceder segundo o que tenho no corao e na mente; edificarlhe-ei uma casa estvel, e andar ele diante do meu ungido para sempre. 36. Ser que todo aquele que restar da tua casa vir a inclinar-se diante dele, 12

Famlia - Lio 2 b: Como conseguir ser um pai e uma me segundo o corao de Deus

para obter uma moeda de prata e um bocado de po, e dir: Rogo-te que me admitas a algum dos cargos sacerdotais, para ter um pedao de po, que coma. (1 Sm. 2: 30-36) Embora conscientes de que estamos no perodo da graa em que o sacrifcio de Jesus nos purifica de todo o pecado, quando o confessamos a Deus, nos versculos anteriores percebemos o grau de indignao que tal situao estabelece diante de Deus. No contexto acima, embora gozando da graa e do perdo de Deus, as consequncias que podemos gerar na nossa descendncia pelo modelo errado e impuro que porventura tenhamos estabelecido por meio de nosso mau testemunho no passado, nos leva ao entendimento da necessidade de pedir a interveno de Deus nas vidas daqueles que influenciamos mal e de mantermos um testemunho de vida transformada, seguros de que Deus fiel para promover e dar a oportunidade da restaurao. 1. Como ser filhos segundo o corao de Deus A Palavra aos filhos simples, objetiva e bsica sendo, portanto, fundamental da mesma forma que os elementos bsicos so o alicerce da perpetuao dos sistemas complexos. O que falar ao ser humano que se encontra no meio ou no final do percurso da vida? Muita coisa tem que ser dita, pois h muito o que refletir, consertar, redirecionar, restaurar num curso de vida onde as vicissitudes (dificuldades, lutas, reveses) causaram e continuam causando danos e estabelecendo perguntas sem

respostas. Vidas, na sua maioria, que se iniciaram sem o conhecimento, comunho e orientao de Deus. Entretanto, aos filhos, a Palavra de Deus ensina o simples, o bsico sobre o qual se estabelecer uma vida honrada, digna, um modelo a ser seguido por uma humanidade carente e perdida, sem Deus. Pois o bsico o tudo, a raiz, o fundamento, o elemento cristalizador. A Palavra ensina a honrar pai e me (primeiro mandamento com promessa). Honra a teu pai e a tua me, como o SENHOR, teu Deus, te ordenou, para que se prolonguem os teus dias e para que te v bem na terra que o SENHOR, teu Deus, te d. (Dt. 5: 16) A mais preciosa honra acontece longe das vistas daquele que honrado. Quando voc mantm obedincia e segue os conselhos dos seus pais, mesmo estando longe, a que voc realmente exalta o nome deles. Quando voc tem atitudes notveis longe das vistas dos seus pais a seguinte pergunta estar na mente daqueles que estiverem testemunhando o seu bom procedimento. Quem sero os pais dessa criana, desse adolescente ou desse jovem?? Certamente so bons pais por participarem da educao de uma pessoa to especial. Entretanto, se o seu procedimento for mau, de forma inversa pensaro sobre os seus pais. Portanto, filho(a): a melhor forma de demonstrar o seu amor pelos seus pais honr-los. quando voc honra os seus pais voc est trazendo beno para sua vida atual e futura (para que se prolonguem os teus dias e para que te v bem na terra que o SENHOR, teu 13

Famlia - Lio 2 b: Como conseguir ser um pai e uma me segundo o corao de Deus

Deus, te d.). guarde os mandamentos e os ensinamentos do Senhor para que tudo de bom acontea com voc e com seus filhos (quando voc se casar e tiver filhos) na terra dada pelo Senhor (Deuteronmio 4.40). ande no caminho que o Senhor te orienta andar para que voc tenha sucesso nessa vida (Deuteronmio 5.33). no se prostitua ou seja adltero, por ser um caminho que alm de desagradar profundamente a Deus trar danos sua vida (Ler Provrbios abaixo). 3. porque os lbios da mulher adltera destilam favos de mel, e as suas palavras so mais suaves do que o azeite; 4. mas o fim dela amargoso como o absinto, agudo, como a espada de dois gumes. 5. Os seus ps descem morte; os seus passos conduzem-na ao inferno. 6 Ela no pondera a vereda da vida; anda errante nos seus caminhos e no o sabe. 7. Agora, pois, filho, d-me ouvidos e no te desvies das palavras da minha boca. 8. Afasta o teu caminho da mulher adltera e no te aproximes da porta da sua casa; 9. para que no ds a outrem a tua honra, nem os teus anos, a cruis; 10. para que dos teus bens no se fartem os estranhos, e o fruto do teu trabalho no entre em casa alheia; 11. e gemas no fim de tua vida, quando se consumirem a tua carne e o teu corpo, 12. e digas: Como aborreci o ensino! E desprezou o meu corao a disciplina!

(Pv. 5: 3-12) no se vicie, no tenha vida desregrada, pois isso no agrada a Deus e esse caminho poder trazer problemas irreversveis para voc e aos que te amam (leia os textos abaixo). Ai dos que se levantam pela manh e seguem a bebedice e continuam at alta noite, at que o vinho os esquenta! (Is. 5: 11) Andemos dignamente, como em pleno dia, no em orgias e bebedices, no em impudiccias e dissolues, no em contendas e cimes; (Rm. 13: 13) invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como j, outrora, vos preveni, que no herdaro o reino de Deus os que tais coisas praticam. (Gl. 5: 21) Porque basta o tempo decorrido para terdes executado a vontade dos gentios, tendo andado em dissolues, concupiscncias, borracheiras, orgias, bebedices e em detestveis idolatrias. (1 Pe. 4: 3) Finalmente, ame o teu Deus de todo o seu corao, de toda a sua alma e de toda a sua fora (Deuteronmio 6.5). Se voc for uma filha ou um filho segundo o corao de Deus, certamente ser esposa ou esposo, me ou pai, av ou av segundo o corao de Deus. Que o nosso Deus abenoe os nossos queridos filhos.

14

Famlia - Lio 2 b: Como conseguir ser um pai e uma me segundo o corao de Deus

Anotaes

Anotaes

________________ ________________ ________________ ________________ ________________ ________________ ________________ ________________ ________________ ________________ ________________ ________________ ________________ ________________ ________________ ________________ ________________ ________________ ________________ ________________

________________ ________________ ________________ ________________ ________________ ________________ ________________ ________________ ________________ ________________ ________________ ________________ ________________ ________________ ________________ ________________ ________________ ________________ ________________ ________________
15

Vous aimerez peut-être aussi