Vous êtes sur la page 1sur 4

dicas01.

qxp

13/5/2008

16:47

Page 1

Ano I - N1 - Maio 2008

Evoluindo a informao
Com o intuito de colaborar com o aprimoramento dos profissionais do setor, o jornal Reparao Automotiva cria o encarte Dicas Tcnicas, colecionvel, com contedo fornecido por empresas, entidades e profissionais do mercado
crescente aumento de veculos novos tem feito com que cada dia mais cresa o interesse por parte de empresrios e profissionais da reparao automotiva em obter informao tcnica, infelizmente nem sempre to acessvel. Afinal, quando terminar o prazo de garantia, certamente esses veculos vo parar nas oficinas independentes. Num mercado que muda constantemente, a rapidez das informaes contribui significativamente para o desenvolvimento do setor da reparao de veculos, garantindo, cada vez mais, o entendimento de tecnologias de ponta e o atendimento eficaz e gil aos clientes. Com o objetivo de levar um contedo que colabore para o desenvolvimento do empresrio e profissional da reparao automotiva, o jornal Reparao Automotiva trar mensalmente as mais diversas dicas tcnicas, fornecidas por empresas, entidades e profissionais do setor, em formato colecionvel, sobre o funcionamento dos componentes automotivos, com uma linguagem de fcil compreenso e diagramao moderna.

Globalizao Foi-se o tempo em que as novidades tecnolgicas demoravam a chegar no Brasil. Na dcada de 90, as feiras internacionais de equipamentos para reparao apresentavam novidades completamente diferentes da nossa realidade na poca. Hoje, graas ao comprometimento de todo um mercado, as oficinas brasileiras tm acompanhado as evolues tecnolgicas mundiais, o que mostra que a reparao de veculos no Brasil tem evoludo rapidamente nos ltimos anos. A globalizao contribuiu, e muito, para a mudana desse cenrio.

Mercado
Segundo o GMA Grupo de Manuteno Automotiva, o Brasil tem hoje um contingente de 120 mil oficinas independentes, que empregam mais de 600 mil pessoas e faturam R$ 18,9 bilhes, com um mercado estimado em 25 milhes de unidades, somando automveis, caminhes e nibus. 45% desse nmero tem idade acima de 10 anos, com mais de 100 mil quilmetros rodados, e s no Estado de So Paulo 3,6 milhes de veculos j ultrapassaram os 20 anos de uso.

ndice

Pg. 2
Prna Editora & Marketing Ltda Jornal Reparao Automotiva Rua Pedro de Toledo, 129 - 10 andar CEP 04039-030 - Vila Clementino So Paulo - SP Jornalista Responsvel Silvio Rocha MTB: 30375 Departamento Comercial comercial@reparacaoautomotiva.com.br Fone: 11 5084-1090

Suspenso: cuidados para manter o conforto e a segurana do veculo Embreagem: dez mandamentos para a perfeita instalao Veculos a diesel: manuteno preventiva garante economia e reduo de emisses

Pg. 3 Pg. 4

dicas01.qxp

13/5/2008

16:47

Page 2

N1 - Maio 2008

Direo: desconforto e instabilidade podem ser sinais de problema com a suspenso

DPaschoal, rede de servios automotivos, fornece dicas tcnicas sobre os cuidados para manter o conforto e a segurana do veculo. Afinal, o sistema de suspenso automotiva responsvel por suavizar as trepidaes causadas pelo contato do pneu com o solo e garantir a estabilidade necessria para conduo do veculo. Diferente do que muita gente pensa, a suspenso no composta apenas de mola e amortecedores. Na prtica, o bom funcionamento do sistema depende das boas condies de todos os componentes, que renem aproximadamente 12 itens. O gerente de Engenharia de Produtos e Servios da Dpaschoal, Ricardo Pereira de

Lima, diz que o indicado o profissional da reparao avisar ao motorista que a reviso no sistema de suspenso deve ser feita a cada 5 mil quilmetros ou quando notar uma anomalia como rudos (rangido) ou carroceria instvel no momento de transpor algum obstculo. A falta de estabilidade do veculo especialmente em curvas ou at mesmo o desgaste irregular dos pneus tambm requerem ateno do condutor. Vale ressaltar que, em muitos casos, difcil identificar qual o componente que est com defeito". Por fim, o gerente ressalta que a falta de manuteno deste sistema pode sobrecarregar e comprometer o desempenho das demais peas, causar o desgaste prematuro ou mesmo irregular dos pneus.

AS PRINCIPAIS FUNES DO SISTEMA DE SUSPENSO E OS MOTIVOS DE TROCA SO: Amortecedor controla as molas e mantm a estabilidade do pneu e da roda em contato com o solo. Os fabricantes recomendam a troca preventiva a cada 40 mil quilmetros ou quando o mesmo apresentar algum defeito, como vazamento. Mola o componente responsvel pela sustentao da carroceria do veculo. Esta pea absorve irregularidades do terreno, controla a altura do automvel, alinhamento e equilbrio da suspenso. As molas atuam diretamente no conforto e devem ser substitudas quando sofrer alterao da sua forma original, como cortes, quebra, ferrugem, elos em atrito ou no caso do carro estiver fora de nvel. Coxins eles ligam o conjunto mola e amortecedor carroceria do veculo e tm a funo de absorver impactos. Trocas so recomendadas no caso de quebra, folga ou rolamento danificado. Bandeja / brao une a roda ao chassi por meio de buchas e pivs, determina o alinhamento de rodas, alm disso, contribui para manter o carro estvel. Sua troca necessria no caso de defeitos de buchas com folgas, desalinhadas ou empenadas. Piv este item garante a articulao da roda e sustenta a suspenso. O seu reparo indicado quando ocorrer folga ou rompimento. Rolamento de roda alivia o atrito ao rodar permitindo menor esforo ao deslizamento. Rudos indicam que a pea precisa ser substituda. Junta homocintica ela transmite a fora do motor para as rodas do veculo. Em caso de rudos, a mesma dever ser trocada. Bieleta / tirante eles so componentes que fazem a ligao da suspenso com a barra estabilizadora. Sua troca recomendada quando ocorrer folga, rompimento ou quando a borracha estiver danificada. Barra estabilizadora mantm a estabilidade do veculo nas curvas. Quando ocorrer uma quebra ou quando ela ficar irregular, o condutor dever providenciar a sua troca.

A falta de manuteno da suspenso pode sobrecarregar e comprometer o desempenho dos demais componentes

Mais informaes podem ser obtidas no site www.dpaschoal.com.br ou atravs da Central de Relacionamento DPaschoal: 0800 70 PNEUS.
A Dpaschoal colaborou com esta matria.

dicas01.qxp

13/5/2008

16:47

Page 3

N1 - Maio 2008

Os dez mandamentos
para a perfeita instalao da embreagem
ara quem no sabe, at chegar s mos do aplicador a embreagem transportada e manuseada por vrios intermedirios, podendo sofrer impactos e eventuais danos. Por este motivo, o profissional aplicador deve verificar e testar a embreagem, antes da instalao, prevenindo assim vrias inconvenincias.

VII

Testars a embreagem antes da montagem.


Coloque o volante sobre uma prensa ou balancim. Coloque o disco sobre o volante e o plat sobre o disco. Acione o plat at deixar a mola membrana na posio plana. Aperte os parafusos de fixao do plat no volante. Em seguida libere o plat. Voc perceber que os dedos da mola membrana se alinharo e que o disco ficar preso devido carga exercida pelo plat. Acione novamente o plat e verifique se o disco liberado. (Para os plats da linha leve, recomenda-se o curso de acionamento de 7 a 9 mm). Se o disco estiver livre, significa que o conjunto est em perfeito funcionamento.

I II III IV V VI

Preferirs peas de qualidade sobre todas as outras.


As embreagens SACHS so fabricadas com a mais alta tecnologia, atendendo a rigorosos padres de qualidade.

Evitars impregnao com leo ou graxa.


importante que as mos estejam isentas de leo ou graxa para manusear o plat e o disco. Verifique tambm as condies do retentor do volante e do retentor do eixo piloto e troque-os se necessrio.

VIII IX X

Montars o plat acionado.


Aproveitando o plat acionado na etapa anterior, insira o cabo metlico entre a carcaa e a mola membrana. Retire o plat da prensa e desparafuse do volante. Pronto, agora s montar o conjunto no veculo e, depois de afixado, retirar o cabo metlico do plat.

Verificars sempre se a embreagem est inviolada.


A embreagem lacrada a sua garantia de que no esto faltando componentes e evita o risco de adquirir peas falsificadas.

Jamais fars adaptaes.


Instale sempre o conjunto especfico de cada modelo.

Verificars as condies do volante antes da instalao.


O volante deve estar isento de empenamento, trincas e espelhamento. Caso necessrio, faa a usinagem do volante. Em caso de volante pote, lembre-se de usinar as duas faces.

Trocars todo conjunto de embreagem.


Substitua o plat, disco e rolamento garantindo um desempenho melhor de todo o sistema. Um dos principais fatores que diferenciam o mecnico profissional do trocador de peas a habilidade para avaliar todo o sistema e verificar a pea adquirida, antes de efetuar a instalao. Com isto possvel obter a melhor performance do produto e a satisfao do cliente e no se corre o risco de fazer o mesmo servio duas vezes. ZF Sachs colaborou com esta matria.

No colocars o plat com as molas de retrocesso deformadas ou quebradas.


As molas de retrocesso so as molas chapa que afixam a placa de presso na carcaa do plat. Quando deformadas, podero gerar inmeros defeitos.

Verificars o sistema de acionamento.


Componentes como o garfo, tubo guia, cabo e buchas, quando em ms condies, podem gerar problemas como pedal duro e rudo de acionamento. Portanto, substitua-os se necessrio.
A ZF Sachs colaborou com esta matria.

dicas01.qxp

13/5/2008

16:47

Page 4

N1 - Maio 2008

Manuteno preventiva de veculos a diesel garante economia e reduo de emisses

elhorar o desempenho dos veculos, com economia de combustvel e ainda contribuir com o meio ambiente so hoje os grandes desafios das empresas que possuem frotas de veculos a diesel. Entre as estratgias para obter estes resultados, a Bosch, com a experincia da Rede Bosch Service, rede autorizada de oficinas mecnicas com 400 estabelecimentos especializados em manuteno de veculos a diesel, as oficinas Bosch Truck Service, recomenda a manuteno preventiva, orientao vlida no s para os frotistas, mas para todos os que tm e reparam veculos a diesel. A empresa destaca que o primeiro item a ser observado a presena de contaminantes no diesel. No tanque de combustvel do veculo podem ocorrer dois tipos de contaminao: por condensao, quando h mudana da gua do estado gasoso para lquido, pelo calor do prprio tanque; e por micropartculas abrasivas calcrias (poeira ou outros resduos) que se desprendem do solo ou da prpria carga e acabam entrando no tanque, muitas vezes, por m vedao da boca do tanque ou do encaixe do marcador de nvel. Tambm para reduzir os nveis destes agentes contaminantes, a Bosch recomenda que o tanque de combustvel esteja sempre cheio, o que evita a propagao da evaporao. Este cuidado tambm contribui para a durabilidade e eficincia do filtro de combustvel, que deve ser substitudo sempre de acordo com a recomendao do fabricante, constante no manual do veculo.

Filtro de leo, Common Rail e filtro de combustvel Bosch

Caso o filtro possua dreno, recomendvel fazer a drenagem diariamente, antes do primeiro funcionamento do veculo. s abrir o parafuso de purga e drenar uma pequena quantidade de diesel, para que eventuais resduos sejam eliminados. Em alguns sistemas, h um copo de sedimentao localizado no prprio filtro, que deve ser retirado periodicamente para limpeza e anlise do combustvel. Para completar, a Bosch recomenda a retirada da bomba injetora mecnica para

avaliao tcnica a cada 100 mil quilmetros. J no caso dos conjuntos injetores (bicos injetores), essa avaliao deve ser feita a cada 50 mil quilmetros. Todas as

avaliaes tcnicas de sistemas de injeo devem ser feitas em oficinas mecnicas especializadas, com equipamentos de teste especficos.

Mais informaes sobre a Rede Bosch Service podem ser obtidas no site www.boschservice.com.br.
A Robert Bosch colaborou com esta matria.

Vous aimerez peut-être aussi