Vous êtes sur la page 1sur 5

Tributos aduaneiros Os tributos sobre o comrcio exterior tm natureza predominantemente extrafiscal, ou seja, de interferncia no domnio econmico, com importante

papel no desempenho das exportaes, podendo estimul-las, quando a carga tributria reduzida, ou inibi-las, quando, ao contrrio, h um incremento no nus. O mesmo se diga com as importaes, principalmente quando se busca a reduo dos preos internos, diminuindo o peso tributrio de produtos similares oriundos do exterior, de modo a incrementar a competitividade, ou, ao contrrio, onerando a carga para proteger a indstria nacional, em determinados casos. Podero ser observados a seguir, de forma resumida, os tributos que podem ser institudos sobre o comrcio exterior, conforme previso da Constituio Federal: I- Imposto sobre importao de produtos estrangeiros II (art. 53, I, CF) Possui funo extrafiscal, servindo como importante instrumento de poltica econmica e por tal motivo, o constituinte o excluiu da obrigao de cumprir o princpio da anterioridade vedado cobrar tributos no mesmo exerccio financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou (art. 150, II, b, e 1, CF), e tambm o da legalidade (no tocante possibilidade de alterao de alquotas, dentro dos parmetros fixados em lei). O Cdigo Tributrio Nacional traz normas gerais e o Regulamento Aduaneiro normas especficas a serem observadas quanto ao imposto sobre importaes.

O II tem como fato gerador a entrada de produtos estrangeiros no territrio nacional, e como sujeito passivo da obrigao tributria o importador, o destinatrio de remessa postal internacional ou ainda o adquirente de mercadoria entrepostada, nos termos do Regulamento Aduaneiro, prevendo a lei tambm a figura do responsvel, como sujeito passivo em determinadas situaes. O lanamento do II feito por homologao, efetuando o sujeito passivo o recolhimento do imposto na data do registro da declarao de importao no Siscomex. Todavia, nada impede que, em condies especficas, seja realizado de ofcio. II- Imposto sobre exportao, para o exterior, de produtos nacionais ou nacionalizados IE (art. 153, II, CF) Igualmente possui funo extrafiscal, no estando sujeito ao princpio da anterioridade ou da legalidade, tendo suas normas gerais previstas no CTN e especficas no Regulamento Aduaneiro. O fato gerador do IE a sada do territrio nacional de produto nacional ou nacionalizado, na data do registro de exportao no Siscomex. O contribuinte o exportador e o lanamento efetuado por homologao, j que anteriormente conferncia das informaes pela SRF. III- Imposto sobre produtos industrializados IPI (art. 53, IV) Embora de arrecadao representativa para o Estado, o IPI tambm possui funo extrafiscal e no est sujeito aos princpios da anterioridade e da legalidade. Suas normas gerais so encontradas no CTN e as regras especficas na Lei 4.502/64 e no Regulamento do IPI (Decreto 4.544/02).

Em face da imunidade prevista na CF, o IPI no incide sobre produtos destinados ao exterior, sendo exigido na importao, para equalizao dos custos dos bens importados em relao aos de fabricao nacional. Seu fato gerador o desembarao aduaneiro, prevendo o Regulamento do IPI em seu artigo 37 situaes em que este no ocorre. O contribuinte ser o importador ou quem a lei equiparar a tanto, e o lanamento ocorre por homologao. IV- Imposto sobre operaes relativas circulao de mercadorias e sobre prestao de servios de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicao, ainda que as operaes e as prestaes se iniciem no exterior ICMS (art. 155, II, CF) A Lei Complementar 87/96 regulamenta o ICMS, prevendo tambm a regra de imunidade para produtos destinados exportao. O fato gerador pode ser o desembarao aduaneiro das mercadorias importadas, o recebimento pelo destinatrio de servio prestado no exterior, ou ainda, a aquisio, em licitao pblica, de mercadorias importadas apreendidas ou abandonadas. contribuinte a pessoa fsica ou jurdica que exera os atos acima mencionados, mesmo sem habitualidade ou intuito comercial. Em regra, o lanamento ocorre por homologao. V- Taxas, em razo do exerccio do poder de polcia ou pela utilizao, efetiva ou potencial, de servios pblicos especficos e divisveis, prestados ao contribuinte ou postos sua disposio (art. 145, II, CF)

Taxa de utilizao do Sistema Integrado de Comrcio Exterior: Instituda pela Lei 9.716/98, a taxa para utilizao do Siscomex tem como fato gerador, justamente, a utilizao do referido sistema, tendo como contribuinte o importador e devendo ser recolhida no momento do registro da declarao de importao. VI- Contribuies sociais do importador de bens ou servios do exterior, ou de quem a lei a ele equiparar (art. 195, IV, CF), bem como sociais e de interveno no domnio econmico incidentes sobre a importao de produtos estrangeiros ou servios (art. 149, 2 II, CF) a) Adicional ao frete para renovao da Marinha Mercante (AFRMM): Contribuio de interveno no domnio econmico criado pelo Decreto-lei 2.404/87, disciplinada atualmente pela Lei 10.893/04, incidente sobre o frete internacional aquavirio de qualquer mercadoria descarregada em porto brasileiro. b) Contribuio para o Programa de Integrao Social e de Formao do Patrimnio do Servidor Pblico incidente na Importao de Produtos Estrangeiros ou Servios - PIS/PASEP-Importao e a Contribuio Social para o Financiamento da Seguridade Social devida pelo Importador de Bens Estrangeiros ou Servios do Exterior COFINS-Importao: Contribuies sociais previstas pela Emenda Constitucional 42/03, que proporcionam nova fonte de financiamento para a seguridade social. O fato gerador dos referidos tributos constitui na entrada de bens estrangeiros no territrio nacional ou no pagamento, crdito, entrega, emprego ou remessa de valores a residentes ou domiciliados no exterior como contraprestao por servio prestado. O lanamento por homologao e podem ser contribuintes o importador, o contratante, ou ainda, o beneficirio dos servios.

Vale lembrar que, com exceo do ICMS, os demais so da competncia da Unio Federal.

Vous aimerez peut-être aussi