Vous êtes sur la page 1sur 2

RESUMO DAS ESTRATGIAS EXISTENTES: Estratgia de crescimento: caracterizada pelo aumento do nvel de operaes da organizao e pode ser promovida

da interna ou externamente. O crescimento pode ser interno quando a organizao adota a estratgia de expanso direta, desenvolvendo e alargando os mercados onde est presente ou sua gama de produtos (acompanhada pelo aumento de capacidade produtiva e nmero de funcionrios). A estratgia de expanso direta pode ser classificada como: Estratgia de penetrao no mercado: aumento do volume de vendas nos mercados onde a organizao j est presente. Estratgia de desenvolvimento de produto: oferta de novos produtos nos mercados onde a organizao est inserida. Estratgia de desenvolvimento de mercado: entrada da organizao em novos mercados geogrficos ou novos segmentos. O crescimento externo ocorre quando a organizao expande sua atividade atual ou entra em novas reas de negcio por meio de fuses ou da aquisio de outras organizaes. Fuso: ocorre quando duas empresas, geralmente de tamanhos idnticos, juntam suas operaes e passam a operar como uma s. Aquisio: consiste na compra de uma empresa que passa a atuar como parte de uma organizao maior. As estratgias de crescimento tambm podem ser classificadas de acordo com sua relao com os negcios da empresa. Estratgia de diversificao relacionada: quando a organizao entra em novos negcios que lhe permitem partilhar recursos, conhecimentos e habilidades e, dessa forma, obter sinergias. Estratgia de diversificao no relacionada: quando uma organizao entra em novos negcios ou indstrias no relacionadas como seu negcio original. Outro tipo de estratgia de crescimento : Estratgia de integrao vertical: uma empresa expande suas atividades passando a executar outras atividades da cadeia de produo do produto, que antes era de responsabilidade de um fornecedor ou cliente. Estratgia de integrao horizontal: quando uma empresa adquire uma concorrente. Estratgia de estabilidade: adotada por empresas que buscam manter o mesmo tamanho ou crescer de forma controlada, sendo caracterizada pela ausncia de mudanas significativas nas orientaes estratgicas da organizao. Essas empresas optam por oferecer os mesmos produtos ou servios aos mesmos clientes de forma a manter sua participao no mercado e rentabilidade.

Estratgia de retrao: caracterizada pela reduo do nvel de operaes de uma organizao e ocorre quando a empresa passa por um perodo de dificuldades. tpica de organizaes que operam em indstrias em declnio ou que buscam revitalizar-se. A estratgia de saneamento consiste na tentativa de recuperao de rentabilidade de um negcio que apresenta desempenho abaixo do esperado. Alguns exemplos de estratgias de saneamento so: Reestruturao: implementao de um conjunto de medidas que visa reduzir os custos de uma unidade de negcio por meio da eliminao de linhas de produtos, da venda de ativos, da substituio dos administradores ou de mudanas na estrutura organizacional. Reengenharia: mapeamento dos processos produtivos de forma a identificar redundncias e desperdcios e, assim, aumentar a eficincia operacional. Downsizing: reduo do nmero de trabalhadores de forma a revitalizar a organizao. A estratgia de sada deve ser utilizada sempre que a corporao verificar que no h razes para recuperar um negcio que apresenta mau desempenho ou quando esse negcio deixa de ser estrategicamente interessante para a organizao. Desinvestimento: venda de unidades de negcio que no parecem ser centrais para a organizao. Liquidao: encerramento das operaes de uma unidade de negcio e venda de seus ativos.

Vous aimerez peut-être aussi