Vous êtes sur la page 1sur 3

FACULDADE DE FORTALEZA FAFOR CURSO: SERVIO SOCIAL DISCIPLINA: PERSPECTIVAS PROFISSIONAIS DO SERVIO SOCIAL PROFESSORA: ISABEL PONTES ALUNO:

: WALDEVAL SOUSA SIMESTRE LETIVO: 2012.1


Estudo Dirigido: tica Profissional

1. A partir da leitura dos textos, qual a sua compreenso sobre tica profissional? A tica pode ser vista como o comportamento do ser humano no desempenho de sua profisso,refere-se conduta de vida do individuo, o modo de agir e refletir sobre os atos frente moral, ou seja, tico um conjunto de valores morais e princpios que norteiam a conduta humana na sociedade. 2. Espontaneamente, a tica gera trs comportamentos. Quais e como se explicam? Questionamentos, sistematizao de reflexo e pratica concreta e podem ser entendido a partir desse esquema abaixo atravs da tica e moral.

TICA

MORAL

Normas ou regras de comportamentos, nos leva a analisar princpios e valores que se fundamenta em obrigao na sociedade.

a sistematizao da reflexo, que trata da moral e da tica,ou conjunto de normas de grupos especficos.

TERICA E REFLEXIVA

PRTICA : REALIZAAO DE VALORES QUE EXIGE O PROCESSO DE DELIBERAAO.

3. O que sujeito tico? O sujeito tico aquele que tem conscincia do significado de suas atitudes e da essncia dos valores morais, ou seja, ser tico implica em uma reflexo que justifique a ao. 4. Qual a relao entre tica e responsabilidade? Essa relao caminha bem junto quando pensamos que nosso dever exercer o servio social com tica e responsabilidade, direito nosso trabalhar com liberdade e autonomia, nosso direito buscar o aprimoramento profissional, dever nosso cuidar da vida e respeitar as pessoas, ou seja, o jeito de decidirmos algo, pois uma pessoa sem responsabilidade e tica uma pessoa sem valor diante dos outros, e ser responsvel tomar posse de suas prprias decises. 5. Como se pode definir tica profissional: Define-se a tica profissional como sendo um conjunto de normas de conduta que devero ser postas em prtica no exerccio de qualquer profisso, a tica profissional vai dizer o comportamento profissional com seus clientes/usurios e etcs. 6. Explique sua compreenso sobre a frase: A escolha por uma profisso optativa,mas ao escolh-la o conjunto de deveres profissionais passa a ser obrigatrio. Vejo a frase como uma chamada de alerta para o aluno perceber qual o seu verdadeiro comprometimento dele, para com a profisso a qual aderiu,valendo resaltar que preciso seguir essas regras e princpios para desenvolver um trabalho honesto com total convico de sua tica moral e responsabilidade da habilidade que vir desenvolver. 7. O que significa o juramento que todos faz ao concluir um curso por ocasio de colao de grau? Significa sua adeso e compromisso com a categoria profissional conforme vai ingressar. 8. Como se contrai a identidade profissional do assistente social? Contrai a partir da sua pratica, seu agir,seu trabalho,fazer,pensar,sentir e etc.Essa identidade construda aos poucos e ela s bem aceita quando voc assumi a postura tica exigida pela profisso.

9. Quais as exigncias ticas para o assistente social? Fidelidade, Respeito, Compromisso, Responsabilidade, Afetividade, Privacidade, Flexibilidade, Boa conduta e etc.

10. possvel ser tico na vida e no ser tico na profisso? No! Como diz, Edite Franke: A tica profissional s se efetivar se houver a tica pessoal. preciso, ou melhor, necessrio voc ter tica em ambas s partes, mas est difcil com essa crise tica que estamos passando. Mas cabe a ns sermos, mas forte do que esse sistema que tenta corromper nossa conduta diante da sociedade.

Se voc acha que a instruo cara, experimente a ignorncia. Benjamin Franklin

Vous aimerez peut-être aussi