Vous êtes sur la page 1sur 4

Resumo de Lngua Portuguesa 10 ano

O contrato:
um texto geralmente escrito, que estabelece um consenso mtuo entre dois ou mais indivduos ou entidades, em que cada uma das partes se submete a determinadas obrigaes e usufrui de certos direitos. Em caso de imcumprimento servir de garantia jurdica parte lesada.

Caractersticas do registo lingustico:


Utilizao de registo formal; Uso de um vocabulrio claro, objectivo e denotativo (para possibilitar a correcta interpretao das calusulas); Recurso a palavras ou expresses especficas (outorgante, contraente, clusula, vigncia, celebrao, cumprimento/incumprimento...); Construo frsica na terceira pessoa do singular ou do plural (consoante o nmero de outorgantes do contrato).

Estrutura do contrato:
Abertura - denominao do tipo de contrato e identificao das pessoas envolvidas ou seja os outorgantes; Encadeamento - condies do contrato manifestadas atravs de clusulas contratuais; Fecho - local e data onde foi celebrado o contrato e assinatura dos outorgantes devidamente reconhecida.

O dirio:
Relata os acontecimentos do dia a dia , registando, na perspectiva do seu autor peripcias/situaes actuais.

Caractersticas do discurso diarstico:


Indicao da data; Presena do eu; Predomnio de formas verbais da primeira pessoa; Recurso aos pronomes pessoais e aos determinantes possessivos referentes ao sujeito; Discurso subjectivo; Predomnio da conotao.

Actos de fala: Os actos de fala podem ser: Locutrios-produo de um enunciado;


Perlocutrio- efeito de um enunciado no interlocutor (exemplos: avisar, assustar, convencer, persuadir, etc) Ilocutrio- inteno do locutor ao proferir determinado enunciado ( por exemplo: Fumar prejudicial saude.

Resumo de Lngua Portuguesa 10 ano

Tipologia dos actos ilocutrios:


Tipos Assertivos Objectivos ilocutrios Demonstram a relao entre o locutor e a verdade do que enuncia. Actos possveis/ Marcas lingusticas Afirmar, sugerir,colocar uma hiptese... Predomnio de frases de tipo dclarativo. Ordenar, pedir, suplicar, avisar, convidar, requerer... Frases de tipo imperativo e interrogativo. Comprometer-se, prometer, garantir, jurar, asseverar, ameaar... Predomnio do futuro do indicativoou outro tempo /conjugao verbal com o mesmo valor. Agradecer, congartular-se, desculpar-se, felicitar, compadecer-se. Predomnio de frases do tipo exclamativo; emprego do modo conjuntivo. Baptizar, casar, abrir,/encerrar uma sesso, condenar/absolver.. . Predominio de frases de tipo de declarativo. Despedir, declarar, excluir, expulsar, sugerir... Predomnio de frases do tipo imperativo. Exemplos (Considero que) Cesrio Verde um grande poeta da literatura portuguesa. Acho que tu no tens razo. Quando sares, fecha a porta, por favor! No queres pensar no assunto?

Directivos

O locutor pretende lever o interlocur a fazer ou a dizer alguma coisa.

Compromissivos

O locutor demonstra a inteno de resliazar uma aco futura.

Assim que tiver tempo, vou viajar. Serei sempre teu amigo.

Expressivos

O locutor exprime um estado/espirito psicolgico face ao que enuncia.

O dia est lindo! Lamento que no tenhas conseguido!

Declarativos (declaraes)

O locutor, cujo estatuto reconhecido pelo(s) interlocutor(es), enuncia verbalmente um novo estado das coisas. O locutor possui uma autoridade especfica que lhe permite tomar decises sobre algo ou algum, surgindo em ntima relao com o valor de verdade do que enuncia.

Declaro-vos marido e mulher. Est encerrada a reunio!

Declarativos assertivos (declaraes assertivas)

Devem ler mais! (professor para os alunos) No ests apto a realizar este trabalho. ( chefe de uma empresa para um funcionrio)

Resumo de Lngua Portuguesa 10 ano

Autobiografia narrativa em que num autor d a conhecer momentos da sua vida sob a
forma documental e/ou ficcional. A autobiografia pode concretizar-se em memrias, dirios, cartas e auto-retratos.

Biografia texto predominantemente narrativo sobre as vivncias e experincias da vida


de determinada personalidade. Tanto a auto-biografia como a biografia podem ser ilustradas com fotografias.

Figuras de estilo:
Nvel fnico (sons): Figura: Aliterao repetio sucessiva de sons consonnticos. Assonncia repetio propositada de vogais em palavras sucessivas. Onomatopeia repetio de sons, com o objectivo de imitar rudos naturais.

Exemplo: Galgam os gatos, guturais, gritando. /Nas gotejantes, glcidas gateiras. Antnio

Feij

Rima correspondncia de sons das slabas finais das palavras a partir da slaba tnica.

J que no s capaz/dos efes e dos erres/dessa solerte mo/que a que preferes. Alexandre ONeill Sino de Belm, pelos ares que inda vm! /Sino de Belm, bate bem-bem-bem. /Sino da Paixo, pelos que l vo! /Sino da paixo bate bo-bo-bo. Manuel Bandeira Eram os pinheirais onde o cu poisa, /Era o peso e era a cor de cada coisa, /A sua quietude, secretamente viva, /E a sua exaltao afirmativa. Sophia de Mello

Breyner Andresen

Soneto poema constitudo por duas quadras e dois tercetos, sendo todos os versos decasslabos.

Funes sintcticas
Modificador do nome restrito o modificador do nome restrito quando contribui para determinar a referncia do grupo nominal (mas pode ser separado por virgulas). Exemplos: - O passeio pela ria foi agradvel. - Prefiro bifes grelhados. - As raparigas bonitas estavam na festa.

Modificador do nome apositivo o modificador do nome apositivo quando no contribui para determinar a referncia do grupo nominal. Exemplos: D. Dinis, o rei trovador, viveu na idade mdia. - O Ivo, muito satisfeito, partiu para ferias.

Resumo de Lngua Portuguesa 10 ano Modificador da frase (frsico) o modificador frsico uma orao subordinada com a funo de modificar outro constituinte (oraes subordinadas relativas, causais, temporais, finais, etc.). Exemplos: - O assunto que abordamos preocupa me. (subordinada relativa) - Comprou uma casa para viver com os filhos. (subordinada final)

Complemento do nome Funo sintctica de um constituinte do grupo nominal que se encontra direita do nome e seleccionado por ele. Geralmente um grupo preposicional. Exemplos: - A necessidade de ateno constante torna se cansativa. - A estaco do metro fica longe.

Crnica baseia se em factos da actualidade. Campo lexical o conjunto de palavras que com ela representam uma determinada rea da realidade. Exemplos: - Escola alunos, aulas, professores, quadro, ensinar, livros, aprender.

Campo semntico constitudo pelo conjunto de contextos em que a palavra surge e os significados que a representa. Ela tem os braos compridos. (membros superiores do corpo humano) O rio desagua por vrios braos. (esteiros) Anda de braos arregaados. (braos nus) Os barcos de cebolas esto pendurados. (cabos de cebolas atados) Ele est a braos com vrios problemas. (tem vrios problemas a resolver) Famlia de palavras ou palavras cognatas conjunto de palavras formadas por afixao ou composio que tm origem numa mesma palavra (so morfologicamente aparentadas). Exemplos: - gua desaguar, aguardente, gua-p, aguado, aguar. Anfora expresso cuja interpretao depende de uma outra expresso presente no contexto verbal antecedente. Exemplo: Ao longo, no alto mar, h ainda o exerccio da pesca. H la homens. No os vejo. Catfora expresso cuja interpretao depende de outra presente no contexto verbal subsequente. Exemplo: Com o meu irmo tudo foi diferente, sabe, as mulheres preferem-nos aos filhos.

Vous aimerez peut-être aussi