Vous êtes sur la page 1sur 12

June 5, 2012 [FSICA NUCLEAR]

1. ndice

INTRODUO..2 APLICAES DOS ISTOPOS NA TCNICA...3 REACTOR NUCLEAR.4 FUNCIONAMENTO DE UM REACTOR NUCLEAR.....5 TIPOS DE REACTORES NUCLEARES....5 REACTORES NUCLEARES DE FISSO....6 PRINCIPAIS TIPOS DE REACTORES DE FISSO....6 SEGURANA..6 REACTORES NUCLEARES DE FUSO.........7 BOMBA ATMICA...8 TIPOS DE BOMBAS NUCLEARES....9 BOMBAS DE FISSO NUCLEAR......9 BOMBAS DE FUSO NUCLEAR (OU BOMBAS H).....10 CONCLUSO.11 BIBLIOGRAFIA12

June 5, 2012 [FSICA NUCLEAR]

2. Introduo
No presente trabalho, iremos desenvolver certos assuntos relacionados com a fsica nuclear, que um tema muito interessante de se estudar. Os temas estaro directamente ligados a aplicao tcnica dos istopos, os reactores nucleares e a bomba atmica, e como j havia mencionado no princpio, o captulo bastante interessante ento gostamos de pensar que o trabalho no ser muito difcil, visto que para alm da vontade de investigar acerca do tema que o grupo tem, ainda dispomos da regalia de ter vrias fontes onde encontrar tal informao que nos satisfaa e tambm satisfaa ao professor ao nosso dispor. Enfim, nos empenharemos muito para atingir os objectivos requeridos pelo professor, trabalharemos com muito esforo, dedicao e concentrao e esperamos chegar onde realmente pretendemos.

June 5, 2012 [FSICA NUCLEAR]

3. Aplicaes dos istopos na tcnica


Os istopos radiactivos (radioistopos) tm inmeras aplicaes na medicina, na indstria e na pesquisa cientfica. Os istopos radioactivos so comprovadamente eficazes como traadores em alguns mtodos de diagnsticos. Por serem quimicamente idnticos aos istopos estveis, tomam seu lugar nos processos fisiolgicos e podem ser detectados com equipamentos como o espectrmetro de raios gama.

Na rea da medicina, os radioistopos so empregues em tcnicas complementares de diagnstico, permitindo imagens com mais detalhes dos rgos internos do que as obtidas convencionalmente atravs de raios-X, sendo o tecncio-99 o radioistopo mais usado. O iodo-131 se emprega para avaliar, por exemplo, a actividade da glndula tireide, onde o istopo se acumula e no tratamento do cancro da tiride. Usa-se o fsforo-32 para identificar tumores malignos, porque as clulas cancerosas tendem a acumular fosfatos em quantidade maior do que as clulas normais. Istopos radioactivos como o cobalto-60 e o csio-137 so usados no tratamento do cncer, para minimizar os prejuzos causados a clulas vizinhas aos tumores.

Entre as aplicaes industriais dos radioistopos, a mais importante a gerao de energia a partir da fisso nuclear do urnio, nos reactores nucleares. Os istopos radioactivos tambm podem ser usados para medir a espessura de lminas plsticas e metlicas e para estudar os processos qumicos e biolgicos nas plantas, em detectores de fumo (Amercio-241), induzir mutaes genticas em plantas, com a finalidade de obter espcies vegetais mais resistentes, na esterilizao de alimentos, destruindo germes e bactrias atravs da irradiao por raios gama. A pesquisa geolgica e arqueolgica fez sensveis progressos com a utilizao de tcnicas de datao radiomtrica, principalmente com o carbono-14, que ajudou a reconstituir a sequncia de eventos pr-histricos e histricos e a determinar a idade de fsseis e restos arqueolgicos.

June 5, 2012 [FSICA NUCLEAR]

4. Reactor nuclear
Designa-se por reactor nuclear toda a instalao na qual mantida e controlada uma reaco de fisso nuclear em cadeia com a finalidade de produzir energia elctrica. Um reactor produz grandes quantidades de calor e intensas correntes de radiao neutrnica e gama. Ambas so mortais para todas as formas de vida mesmo em quantidades pequenas, causando doenas, leucemia e, por fim, a morte. O reactor deve estar rodeado de um espesso escudo de cimento e ao, para evitar fugas prejudiciais de radiao. As matrias radioactivas so manejadas por controlo remoto e armazenadas em contentores de chumbo, um excelente escudo contra a radiao.

01- SUPORTE ESTRUTURAL 02- ACIONADOR HIDRULICO 03- VLVULA DE DESCARGA DE COMBUSTVEL 04- GRAFITE 05- NCLEO DO REATOR 06- EIXO OCO DA TELA 07- DESPRESSURIZADOR 08- SADA DE VAPOR 09- CONJUNTO ACIONADOR DA TELA 10- ALIMENTAO DE COMBUSTVEL 11- PRESSURIZADOR 12- ENTRADA DE GUA 13- GERADOR DE VAPOR 14- TELA 15- ANEL ABSORVENTE 16- CARCAA HEXAGONAL 17- TUBO DE FLUIDIZAO 18- CARCAA CIRCULAR 19- CMARA DE COMBUSTVEL 20- DISTRIBUIDOR 21- PERFURAES DE ENTRADA 22- ENTRADA DE REFRIGERANTE 23- SADA DE REFRIGERANTE 24- BOMBA CIRCUITO PRIMRIO 25- REFLETOR DE GRAFITE 26- BLINDAGEM BIOLGICA 1. Modelo de Reactor Nuclear num sistema de produo de energia elctrica de uma Usina Nuclear. Retirado do site: http://www.fem.unicamp.br/~em313/paginas/nuclear/nuclear.htm

June 5, 2012 [FSICA NUCLEAR]

4.1. Funcionamento de um reactor nuclear


Combustvel: Num reactor nuclear esto combinados o combustvel e o emprego de um material moderador. Normalmente utiliza-se urnio como combustvel com um contedo de cerca de 3 % de urnio-235, quase sempre na forma de dixido de urnio (U02), que prensado em forma de grandes pastilhas e que se introduzem em tubos com vrios metros de comprimento, fabricados com uma liga especial de zircnio. Tubos: os tubos tm a funo de evitar que os produtos resultantes da combusto do urnio, em parte gasosos e altamente radioactivos, contaminem o interior do reactor. Estes perigosos resduos no devem chegar ao lquido refrigerante do reactor, pois em caso de escape para o exterior, iria haver uma contaminao do ambiente. Material moderador: durante a reaco com urnio 235 libertam-se gigantescas quantidades de neutres. Este enorme fluxo chega ao moderador que rodeia os mdulos de combustvel ou at que est misturado em parte com esse, diminuindo-o, e por conseguinte controlando a reaco. Os melhores moderadores so a gua vulgar (H2O), a gua pesada, carbono de extrema pureza em forma de grafite e o berlio. Os moderadores lquidos tm uma funo importantssima, na medida em que atuam como meio refrigerante. Este no s absorve a energia trmica emitida pelo abrandamento dos neutres, mas tambm arrefece os mdulos de combustveis aquecidos pela reaco. Ao falhar a refrigerao, pode ocorrer a fundio do ncleo do reactor, destruindo as diversas proteces, podendo o seu contedo ser libertado para o exterior. Isto traria consequncias desastrosas para o meio ambiente. Barras de controlo: no ncleo do reactor introduzem-se as chamadas barras de controlo, compostas de um material que absorve parte dos neutres libertados durante a reaco. Retirando e introduzindo as barras, regulam-se as flutuaes no desenvolvimento da reaco em cadeia e pode-se conseguir que os mdulos de combustvel sejam utilizados uniformemente. A funo mais importante das barras de controlo a de fazer cessar as reaces nucleares subitamente em caso de perigo.

4.2. Tipos de reactores nucleares


Existem dois tipos principais de reactores nucleares utilizados nas usinas nucleares, das quais podemos destacar os reactores nucleares de fisso e os reactores nucleares de fuso.

June 5, 2012 [FSICA NUCLEAR]

4.2.1. Reactores nucleares de fisso


Num reactor nuclear de fisso utiliza-se o urnio natural, na maior parte dos casos, uma mistura de U-238 e de U-235, por vezes enriquecido com extra U-235. O U-238 tem tendncia para absorver os neutres de alta velocidade originados pela diviso dos tomos U-235, mas no absorve neutres lentos to rapidamente. Assim, num reactor includa uma substncia moderadora que, juntamente com o urnio abranda os neutres. O U-238, por sua vez, j no os absorve to facilmente e a fisso continua.

4.2.1.1. Principais tipos de reactores de fisso


Reactores de gua normal: este tipo de reactores, de uso mais frequente, funciona com urnio ligeiramente enriquecido e gua normal como moderador: Reactores de alta temperatura: utilizados sobretudo no Reino Unido, figura entre os sistemas mais avanados. Oferecem vantagens em relao aos de gua normal, pois utiliza, como meio refrigerante, um gs (normalmente o hlio). Reactores reprodutores: com este tipo de reactores possvel aproveitar as limitadas existncias de urnio da Terra. Tal como se encontra actualmente o seu desenvolvimento, esta perigosa tcnica oferece a nica alternativa para assegurar o nosso abastecimento energtico, a no ser que no futuro de descubram novas fontes de energia, cujo aproveitamento possa ser conseguido de uma forma mais segura e econmica.

4.2.1.2. Segurana
Todos os componentes de um reactor nuclear (combustvel, moderador, meio refrigerante e as barras de controlo) encontram-se instalados dentro de um grande contentor sob presso. Fabricados com ao especial, cimento pr-esforado e rodeado com vrias envolturas, nestes contentores, as exigncias de impermeabilidade e estabilidade das camadas envolventes so extremamente elevadas, a fim de garantir que em todos os acidentes imaginveis, no seja permitida a fuga de material radioactivo. Os reactores nucleares tm como desvantagens os problemas relacionados com os resduos radioactivos, os elevados custos de construo, a grande potncia requerida para que sejam rentveis e as enormes exigncias no que diz respeito segurana.

June 5, 2012 [FSICA NUCLEAR]

4.2.2. Reactores nucleares de fuso


Fuso Nuclear - o processo no qual dois ou mais ncleos atmicos se juntam e formam um outro ncleo de maior nmero atmico. A fuso nuclear requer muita energia para acontecer, e geralmente liberta muito mais energia que consome. Os reactores de fuso ganharam grande destaque porque oferecem importantes vantagens em relao a outras fontes de energia. Eles utilizaro fontes de combustvel abundante, no apresentaro fuga de radiao acima dos nveis normais de radiao de fundo e produziro menos lixo radioactivo que os atuais reactores de fisso. A tecnologia para a execuo desse equipamento ainda no est disponvel, mas o funcionamento dos reactores no est to longe da realidade. No momento, os reactores de fuso esto em estgio experimental em vrios laboratrios pelo mundo. Em um reactor de fuso, os tomos de hidrognio se agrupam para formar tomos de hlio, neutres e grandes quantidades de energia. Esse o mesmo tipo de reaco utilizado pelas bombas de hidrognio e pelo Sol. Essa seria uma fonte de energia mais limpa, segura, eficiente e abundante do que a fisso nuclear. H vrios tipos de reaces de fuso. A maioria envolve os istopos de hidrognio denominados deutrio e trtio. Para obter a fuso, necessrio criar condies especiais para controlar essa tendncia: Alta temperatura: a alta temperatura fornece energia aos tomos de hidrognio para que eles superem a repulso elctrica entre os protes. Alta presso: a presso faz com que os tomos de hidrognio sejam comprimidos. Eles devem estar a 1x10-15 metros um do outro para que ocorra a fuso.

2. Modelo de reactor nuclear de fuso. Fonte: http://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2010/02/reator-fusao-nuclear.jpg

June 5, 2012 [FSICA NUCLEAR]

4.3. Aplicaes do reactor nuclear


uma cmara de resfriamento hermtica, blindada contra a radiao, onde controlada uma reaco nuclear para a obteno de energia, produo de materiais fissionveis como o plutnio para armamentos nucleares, propulso de submarinos e satlites artificiais ou para pesquisas. Uma central nuclear pode conter vrios reactores. Actualmente apenas os reactores nucleares de fisso so empregados para a produo de energia comercial, porm os reactores nucleares de fuso esto sendo empregados em fase experimental. De uma forma simples, as primeiras verses de reactor nuclear produzem calor dividindo tomos, diferentemente das estaes de energia convencionais, que produzem calor queimando combustvel. O calor produzido serve para ferver gua, que ir fazer funcionar turbinas a vapor para gerar electricidade. Um reactor produz grandes quantidades de calor e intensas correntes de radiao neutrnica e gama. Ambas so mortais para todas as formas de vida mesmo em quantidades pequenas, causando doenas, leucemia e, por fim, a morte. O reactor deve estar rodeado de um espesso escudo de cimento e ao, para evitar fugas prejudiciais de radiao. As matrias radioactivas so manejadas por controlo remoto e armazenadas em contentores de chumbo, um excelente escudo contra a radiao.

5. Bomba atmica
A Bomba atmica uma arma de energia nuclear que possui um grande poder de destruio. Foi idealizada durante a Segunda Guerra Mundial quando houve a necessidade de desenvolver novas armas de combate. Partindo desta necessidade, os cientistas europeus que haviam sido expulsos dos seus pases devido ao nazi-fascismo, foram para os Estados Unidos com o intuito de pesquisar o tomo partindo das teorias de Albert Einstein. Acreditavam que, se as partes de um tomo atingissem outra parte de outro tomo a partir de reaces originadas a do urnio e do plutnio, gerariam uma grande carga de energia resultando numa exploso atmica. Em 1942, os cientistas realizaram a primeira experincia atmica e obtiveram xito. uma arma explosiva cuja energia deriva de uma reaco nuclear e tem um poder destrutivo imenso, dependendo da potncia uma nica bomba capaz de destruir uma grande cidade inteira. As bombas atmicas so normalmente descritas como sendo apenas de fisso ou de fuso com base na forma predominante de liberao de sua energia. Esta classificao, porm, esconde o fato de que, na realidade, ambas so uma combinao de bombas: no interior das bombas de hidrognio, uma bomba de fisso em tamanho menor usada para fornecer as condies de temperatura e presso elevadas que a fuso requer para se iniciar. Por outro lado, uma bomba de fisso mais eficiente quando um dispositivo de fuso impulsiona a energia da bomba. Assim, os dois tipos de bomba so genericamente chamados bombas nucleares.

June 5, 2012 [FSICA NUCLEAR]

5.1. Tipos de bombas nucleares

5.1.1. Bombas de fisso nuclear


Se baseia no rompimento de ncleo de tomos pesados, atravs do seu bombardeamento com neutres, como alguns istopos do Urnio (natural), ou at mesmo de Plutnio (artificial). Como resultado, originam-se geralmente 2 tomos diferentes, de somatrio de massas menor que o tomo original. Este mtodo utilizado em usinas nucleares, porm, de forma controlada, aproveitando a energia para a produo de vapor, que movimentar turbinas. Na fisso nuclear, quando ocorre o incio da reaco atravs do bombardeamento de ncleos pesados por neutres, h a liberao de novos neutres que iro reagir com outros tomos, e assim por diante, originando a reaco em cadeia. A reaco continua at que o material acabe, ou at que se interfira na reaco, diminuindo a energia dos neutres, ou at mesmo absorvendo estes neutres com materiais absorventes.

3. Modelo da fisso nuclear, usado nas bombas de fisso Fonte: http://wmnett.com.br/quimica/wp-content/uploads/2011/05/image291.gif

June 5, 2012 [FSICA NUCLEAR]

5.1.2. Bomba de Fuso Nuclear (ou Bomba H)


Baseiam-se na chamada fuso nuclear, onde ncleos leves de hidrognio e hlio combinam-se para formar elementos mais pesados e liberam neste processo enormes quantidades de energia. Bombas que utilizam a fuso so tambm chamadas bombas-H, bombas de hidrognio ou bombas termonucleares, pois a fuso requer uma altssima temperatura para que a sua reaco em cadeia ocorra. A bomba de fuso nuclear considerada a maior fora destrutiva j criada pelo homem, embora nunca tenha sido usada em uma guerra. Oficialmente, a mais poderosa Bomba de fuso nuclear j testada atingiu o poder de destruio de 57 000 toneladas, conhecida como Tsar Bomba, em um teste realizado pela URSS em Outubro de 1961. Esta bomba tinha mais de 5 mil vezes o poder explosivo da bomba de Hiroshima, e maior poder explosivo que todas as bombas usadas na II Guerra Mundial somadas (incluindo as 2 bombas nucleares lanadas sobre o Japo) multiplicado 10 vezes. Na bomba de fisso, usa-se explosivos para detonar a bomba; na bomba de fuso, ter-se-ia que usar uma bomba de fisso para conseguir energia suficiente para a sua detonao.

4. Modelo da fuso nuclear, usado nas bombas de fuso. Fonte: http://wmnett.com.br/quimica/wp-content/uploads/2011/05/image292.gif

10

June 5, 2012 [FSICA NUCLEAR]

6. Concluso
Com a realizao deste trabalho foi possvel concluir muita coisa, e muita parte desta informao ns no tnhamos conhecimento, por exemplo, pde-se concluir que os istopos radioactivos ou simplesmente radioistopos tm inmeras aplicaes para fins benficos e ajudam em muita coisa, quanto aos reactores nucleares, pudemos concluir que eles so muito importantes em uma central pois a partir do reactor que se controla o material radioactivo que cujo este escapar, poder causar srios danos ao ambiente, ento um reactor nuclear sempre indispensvel e quanto as bombas nucleares, conclumos que estas tem um potencial de destruio muito perigoso e existem dois tipos, que so as bombas de fisso e as de fuso, as de fuso tambm so conhecidas como bombas-h e tem um poder de destruio centenas de vezes maior que as de fisso mas at agora ainda no foram usadas em guerras. Enfim, no foi muito difcil realizar este trabalho graas aos conhecimentos que j tnhamos e tambm graas aos manuais, porm, esperamos ter atingido os objectivos requeridos pelo professor.

11

June 5, 2012 [FSICA NUCLEAR]

7. Bibliografia
http://www.infopedia.pt/$reactor-nuclear

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-energianuclear/reatores-nucleares.php#ixzz1wsCsizMZ

http://www.infoescola.com/fisica/reatores-nucleares-de-fissao/

http://www.alunosonline.com.br/quimica/bomba-atomica.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bomba_nuclear

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20060724110

http://wikiciencias.casadasciencias.org/index.php/Is%C3%B3topo

http://www.coladaweb.com/quimica/fisico-quimica/isotopos

12

Vous aimerez peut-être aussi