Vous êtes sur la page 1sur 12

CALORIMETRIA Calor Quando colocamos dois corpos com temperaturas diferentes em contato, podemos observar que a temperatura do corpo

"mais quente" diminui, e a do corpo "mais frio" aumenta, at o momento em que ambos os corpos apresentem temperatura igual. Esta reao causada pela passagem de energia trmica do corpo "mais quente" para o corpo "mais frio", a transferncia de energia o que chamamos calor. Calor a transferncia de energia trmica entre corpos com temperaturas diferentes. A unidade mais utilizada para o calor caloria (cal), embora sua unidade no SI seja o joule (J). Uma caloria equivale a quantidade de calor necessria para aumentar a temperatura de um grama de gua pura, sob presso normal, de 14,5C para 15,5C. A relao entre a caloria e o joule dada por: 1 cal = 4,186J Partindo da, podem-se fazer converses entre as unidades usando regra de trs simples. Como 1 caloria uma unidade pequena, utilizamos muito o seu mltiplo, a quilocaloria. 1 kcal = 10cal

Calor sensvel denominado calor sensvel, a quantidade de calor que tem como efeito apenas a alterao da temperatura de um corpo. Este fenmeno regido pela lei fsica conhecida como Equao Fundamental da Calorimetria, que diz que a quantidade de calor sensvel (Q) igual ao produto de sua massa, da variao da temperatura e de uma constante de proporcionalidade dependente da natureza de cada corpo denominada calor especfico. Assim:

Onde: Q = quantidade de calor sensvel (cal ou J). c = calor especfico da substncia que constitui o corpo (cal/gC ou J/kgC). m = massa do corpo (g ou kg).

= variao de temperatura (C).

interessante conhecer alguns valores de calores especficos: Substncia c (cal/gC) Alumnio 0,219 gua lcool Cobre Chumbo Estanho Ferro Gelo Mercrio Ouro Prata Vapor d'gua Zinco Quando: Q>0: o corpo ganha calor. Q<0: o corpo perde calor. 1,000 0,590 0,093 0,031 0,055 0,119 0,550 0,033 0,031 0,056 0,480 0,093

Exemplo: Qual a quantidade de calor sensvel necessria para aquecer uma barra de ferro de 2kg de 20C para 200C? Dado: calor especfico do ferro = 0,119cal/gC. 2kg = 2000g

Calor latente

Nem toda a troca de calor existente na natureza se detm a modificar a temperatura dos corpos. Em alguns casos h mudana de estado fsico destes corpos. Neste caso, chamamos a quantidade de calor calculada de calor latente. A quantidade de calor latente (Q) igual ao produto da massa do corpo (m) e de uma constante de proporcionalidade (L). Assim:

A constante de proporcionalidade chamada calor latente de mudana de fase e se refere a quantidade de calor que 1g da substncia calculada necessita para mudar de uma fase para outra. Alm de depender da natureza da substncia, este valor numrico depende de cada mudana de estado fsico. Por exemplo, para a gua: Calor latente de fuso Calor latente de vaporizao Calor latente de solidificao Calor latente de condensao 80cal/g 540cal/g -80cal/g -540cal/g

Quando: Q>0: o corpo funde ou vaporiza. Q<0: o corpo solidifica ou condensa.

Exemplo: Qual a quantidade de calor necessria para que um litro de gua vaporize? Dado: densidade da gua=1g/cm e calor latente de vaporizao da gua=540cal/g.

Assim:

Curva de aquecimento Ao estudarmos os valores de calor latente, observamos que estes no dependem da variao de temperatura. Assim podemos elaborar um grfico de temperatura em funo da quantidade de calor absorvida. Chamamos este grfico de Curva de Aquecimento:

Trocas de calor Para que o estudo de trocas de calor seja realizado com maior preciso, este realizado dentro de um aparelho chamado calormetro, que consiste em um recipiente fechado incapaz de trocar calor com o ambiente e com seu interior. Dentro de um calormetro, os corpos colocados trocam calor at atingir o equilbrio trmico. Como os corpos no trocam calor com o calormetro e nem com o meio em que se encontram, toda a energia trmica passa de um corpo ao outro. Como, ao absorver calor Q>0 e ao transmitir calor Q<0, a soma de todas as energias trmicas nula, ou seja: Q=0 (l-se que somatrio de todas as quantidades de calor igual a zero)

Sendo que as quantidades de calor podem ser tanto sensvel como latente.

Exemplo: Qual a temperatura de equilbrio entre uma bloco de alumnio de 200g 20C mergulhado em um litro de gua 80C? Dados calor especfico: gua=1cal/gC e alumnio = 0,219cal/gC.

Capacidade trmica a quantidade de calor que um corpo necessita receber ou ceder para que sua temperatura varie uma unidade. Ento, pode-se expressar esta relao por:

Sua unidade usual cal/C.

A capacidade trmica de 1g de gua de 1cal/C j que seu calor especfico 1cal/g.C. Transmisso de Calor Em certas situaes, mesmo no havendo o contato fsico entre os corpos, possvel sentir que algo est mais quente. Como quando chega-se perto do fogo de uma lareira. Assim, conclumos que de alguma forma o calor emana desses corpos "mais quentes" podendo se propagar de diversas maneiras. Como j vimos anteriormente, o fluxo de calor acontece no sentido da maior para a menor temperatura.

Este trnsito de energia trmica pode acontecer pelas seguintes maneiras:


conduo; conveco; irradiao.

Fluxo de Calor Para que um corpo seja aquecido, normalmente, usa-se uma fonte trmica de potncia constante, ou seja, uma fonte capaz de fornecer uma quantidade de calor por unidade de tempo. Definimos fluxo de calor () que a fonte fornece de maneira constante como o quociente entre a quantidade de calor (Q) e o intervalo de tempo de exposio (t):

Sendo a unidade adotada para fluxo de calor, no sistema internacional, o Watt (W), que corresponde a Joule por segundo, embora tambm sejam muito usada a unidade caloria/segundo (cal/s) e seus mltiplos: caloria/minuto (cal/min) e quilocaloria/segundo (kcal/s).

Exemplo: Uma fonte de potncia constante igual a 100W utilizada para aumentar a temperatura 100g de mercrio 30C. Sendo o calor especfico do mercrio 0,033cal/g.C e 1cal=4,186J, quanto tempo a fonte demora para realizar este aquecimento?

Aplicando a equao do fluxo de calor:

Conduo Trmica a situao em que o calor se propaga atravs de um "condutor". Ou seja, apesar de no estar em contato direto com a fonte de calor um corpo pode ser modificar sua energia trmica se houver conduo de calor por outro corpo, ou por outra parte do mesmo corpo. Por exemplo, enquanto cozinha-se algo, se deixarmos uma colher encostada na panela, que est sobre o fogo, depois de um tempo ela esquentar tambm. Este fenmeno acontece, pois, ao aquecermos a panela, suas molculas comeam a agitar-se mais, como a panela est em contato com a colher, as molculas em agitao maior provocam uma agitao nas molculas da colher, causando aumento de sua energia trmica, logo, o aquecimento dela. Tambm por este motivo que, apesar de apenas a parte inferior da panela estar diretamente em contato com o fogo, sua parte superior tambm esquenta.

Conveco Trmica A conveco consiste no movimento dos fluidos, e o princpio fundamental da compreenso do vento, por exemplo. O ar que est nas plancies aquecido pelo sol e pelo solo, assim ficando mais leve e subindo. Ento as massas de ar que esto nas montanhas, e que est mais frio que o das plancies, toma o lugar vago pelo ar aquecido, e a massa aquecida se desloca at os lugares mais altos, onde resfriam. Estes movimentos causam, entre outros fenmenos naturais, o vento. Formalmente, conveco o fenmeno no qual o calor se propaga por meio do movimento de massas fluidas de densidades diferentes.

Irradiao Trmica a propagao de energia trmica que no necessita de um meio material para acontecer, pois o calor se propaga atravs de ondas eletromagnticas.

Imagine um forno microondas. Este aparelho aquece os alimentos sem haver contato com eles, e ao contrrio do forno gs, no necessrio que ele aquea o ar. Enquanto o alimento aquecido h uma emisso de microondas que fazem sua energia trmica aumentar, aumentando a temperatura. O corpo que emite a energia radiante chamado emissor ou radiador e o corpo que recebe, o receptor. Gases Gases so fluidos no estado gasoso, a caracterstica que o difere dos fluidos lquidos que, quando colocado em um recipiente, este tem a capacidade de ocupa-lo totalmente. A maior parte dos elementos qumicos no-metlicos conhecidos so encontrados no seu estado gasoso, em temperatura ambiente. As molculas do gs, ao se movimentarem, colidem com as outras molculas e com as paredes do recipiente onde se encontram, exercendo uma presso, chamada de presso do gs. Esta presso tem relao com o volume do gs e temperatura absoluta. Ao ter a temperatura aumentada, as molculas do gs aumentam sua agitao, provocando mais colises. Ao aumentar o volume do recipiente, as molculas tem mais espao para se deslocar, logo, as colises diminuem, diminuindo a presso. Utilizando os princpios da mecnica Newtoniana possvel estabelecer a seguinte relao:

Onde: p=presso m=massa do gs v=velocidade mdia das molculas V=volume do gs.

Gs perfeito ou ideal considerado um gs perfeito quando so presentes as seguintes caractersticas:

o movimento das molculas regido pelos princpios da mecnica Newtoniana;

os choques entre as molculas so perfeitamente elsticos, ou seja, a quantidade de movimento conservada; no h atrao e nem repulso entre as molculas; o volume de cada molcula desprezvel quando comparado com o volume total do gs.

Energia cintica de um gs Devido s colises entre si e com as paredes do recipiente, as molculas mudam a sua velocidade e direo, ocasionando uma variao de energia cintica de cada uma delas. No entanto, a energia cintica mdia do gs permanece a mesma. Novamente utilizando-se conceitos da mecnica Newtoniana estabelece-se:

Onde: n=nmero molar do gs (n de mols) R=constante universal dos gases perfeitos (R=8,31J/mol.K) T=temperatura absoluta (em Kelvin)

O nmero de mols do gs calculado utilizando-se sua massa molar, encontrado em tabelas peridicas e atravs da constante de Avogadro.

Utilizando-se da relao que em 1mol de molculas de uma substncia h molculas desta substncia. Transformao Isotrmica A palavra isotrmica se refere a mesma temperatura, logo uma transformao isotrmica de uma gs, ocorre quando a temperatura inicial conservada. A lei fsica que expressa essa relao conhecida com Lei de Boyle e matematicamente expressa por:

Onde:

p=presso V=volume =constante que depende da massa, temperatura e natureza do gs. Como esta constante a mesma para um mesmo gs, ao ser transformado, vlida a relao:

Exemplo: Certo gs contido em um recipiente de 1m com mbolo exerce uma presso de 250Pa. Ao ser comprimido isotrmicamente a um volume de 0,6m qual ser a presso exercida pelo gs?

Transformao Isobrica Analogamente transformao isotrmica, quando h uma transformao isobrica, a presso conservada. Regida pela Lei de Charles e Gay-Lussac, esta transformao pode ser expressa por:

Onde: V=volume; T=temperatura absoluta; =constante que depende da presso, massa e natureza do gs.

Assim, quando um mesmo gs muda de temperatura ou volume, vlida a relao:

Exemplo: Um gs de volume 0,5m temperatura de 20C aquecido at a temperatura de 70C. Qual ser o volume ocupado por ele, se esta transformao acontecer sob presso constante? importante lembrarmos que a temperatura considerada deve ser a temperatura absoluta do gs (escala Kelvin) assim, o primeiro passo para a resoluo do exerccio a converso de escalas termomtricas: Lembrando que:

Ento:

Transformao Isomtrica A transformao isomtrica tambm pode ser chamada isocrica e assim como nas outras transformaes vistas, a isomtrica se baseia em uma relao em que, para este caso, o volume se mantm. Regida pela Lei de Charles, a transformao isomtrica matematicamente expressa por:

Onde: p=presso; T=temperatura absoluta do gs; =constante que depende do volume, massa e da natureza do gs.;

Como para um mesmo gs, a constante relao:

sempre a mesma, garantindo a validade da

Exemplo: Um gs que se encontra temperatura de 200K aquecido at 300K, sem mudar de volume. Se a presso exercida no final do processo de aquecimento 1000Pa, qual era a presso inicial?

Vous aimerez peut-être aussi