Vous êtes sur la page 1sur 3

RESENHA

SILVINO, Alexandre; ABRAHO, Jlia. Navegabilidade e Incluso Digital: usabilidade e competncia. RAE-eletrnica, So Paulo, v. 2, n. 2, jul-dez/2003. Disponvel em: <http://www.rae.com.br/eletronica/index.cfm?.FuseAction=Artigo&ID=1808&Secao=CIENCI A&Volume=2&Numero=2&Ano=2003> Acesso em: 02/09/2008.

Alexandre Magno Dias Silvino possui graduao em Psicologia (1997), mestrado em Psicologia (1999) e doutorado em Psicologia pela Universidade de Braslia com nfase em Ergonomia Cognitiva aplicada a Interfaces (2004). Atualmente pesquisador e consultor do Instituto de Cincias do Trabalho, professor voluntrio da Universidade de Braslia, pesquisador do Grupo de Ergonomia Cognitiva aplicada Ambientes Interfaces, professor de ps-graduao do Instituto de Assistncia e Cooperao Tcnica, professor titular da ps-graduao e Coordenador do Ncleo de Produo Cientfica da FACITEC. Tem experincia na rea de Psicologia, com nfase em Ergonomia Cognitiva. Jlia Issy Abraho possui graduao em Instituto de Psicologia pela Universidade de Braslia (1977), especializao em Mestrado em Ergonomia pela Universite de Paris V (Rene Descartes) (1981), mestrado em Ergonomia pela Universite de Paris XIII (Paris-Nord) (1986) , doutorado em Ergonomia pela Conservatoire National des Arts et Metiers (1986) e pos-doutorado pela Ecole Pratique Des Hautes Etudes (1995). Atualmente professora adjunta IV da Universidade de Braslia e Revisor de peridico do Produo (So Paulo). Tem experincia na rea de Engenharia de Produo, com nfase em Engenharia do Produto. SILVINO e ABRAHO elaboram, neste artigo, um discurso sobre os elementos e mecanismos que podem favorecer a incluso digital da populao, em toda a sua diversidade, que tem como desafios principais: favorecer o acesso, reduzir o analfabetismo digital e adaptar a interface grfica ao usurio. Essa explanao tem como objetivo suscitar no leitor uma discusso e, posteriormente, uma busca por solues que viabilizem o acesso s informaes e aos servios oferecidos por internet. Para tanto, atravs de uma conceituao e detalhada anlise dos temas: Ergonomia Cognitiva, usabilidade e sistemas em rede, competncia para ao, representaes para ao e as estratgias operatrias, articulando conhecimento oriundo de diversas reas, aponta alguns limites e a necessidade de um trabalho de natureza interdisciplinar para alcanar os objetivos buscados. Eles indicam quais elementos e como tais recursos devem ser aplicado na construo de websites.

Tm como ponto de partida no referencial da Ergonomia Cognitiva e nos critrios de usabilidade; eles esclarecem tais referenciais e, aps isso, indicam sua pertinncia na avaliao de sistemas informatizados em rede, e como tais dispositivos implicam no desenvolvimento da navegabilidade e, por conseguinte, da incluso digital, deixando bem claro que a construo de um site, principalmente quando se pretende promover a incluso digital, deve integrar as caractersticas do seu pblico alvo e a variabilidade inerente a ele. (...) deve-se tambm, identificar suas representaes sobre os objetos em questo incorpor-las ao projeto testando e avaliando as alternativas geradas, s assim, uma validao confivel possvel. Este incorporar o pblico alvo um desafio quando se pensa na diversidade da populao, principalmente, quando se acrescenta problemtica os esteretipos culturais.(SILVINO; ABRAHO, 2003, p.14). Alm disso, ponderam que a busca por solues que permitam o acesso s informaes e aos servios oferecidos pela internet, configura-se como um importante passo para uma melhor qualidade e rapidez dos servios e avanando mais um passo na direo de um Estado igualitrio e justo. Na verdade, essa obra levantou mais questes do que, necessariamente, traz respostas, o que se justifica frente ao objetivo pretendido. As explanaes esto dispostas de forma coerente, embora a compreenso do texto se apresente um tanto complexa, tendo em vista a grande quantidade de termos tcnicos empregados, como o da Ergonomia Cognitiva, cujos conceitos no so to auto explicativos quanto se tentou demostrar, o que exige uma pesquisa paralela do assunto para possibilitar um melhor entendimento das idias e conceitos propostos para uma efetivao da incluso digital. O artigo traz importante contribuio para a discusso da incluso digital, abordando a relao entre navegabilidade e caractersticas do usurio. Nessa relao, ele associa conceitos como competncia, representaes para ao, usabilidade e estratgias operatrias como dimenses a serem incorporadas na promoo dessa incluso. Alm disso, sua leitura se torna importante, por exemplo, para qualquer profissional ou estudante da rea de tecnologia da informao e da computao, pois insurge reflexes que podem servir como matria prima para elaborao de websites e tecnologias que possibilitem a promoo da incluso digital, atravs no s da utilizao dos conceitos expostos nesse artigo, como tambm fornecendo subsdios para uma busca e intensa pesquisa por novas solues para esse problema, no excluindo porm, a possibilidade de ser lido por qualquer pessoa que esteja interessado em saber quais os recursos que podem ser utilizados para promover a to sonhada incluso digital.

Auxlio para a parte crtica do resenhista

1.

Crtica do resenhista a) Julgamento da obra do ponto de vista metodolgico: Coerncia entre a posio central e a explicao, discusso e demonstrao; Adequado emprego de mtodos e tcnicas especficas.

b) Mrito da obra diferente; 2. Indicaes do resenhista a) A quem dirigida (especialistas, estudantes, leitores em geral); b) Fornece subsdios para ao estudo de que disciplina (s)? c) Pode ser adotado em que tipo de curso? Estilo empregado. Originalidade; Contribuio para o desenvolvimento da cincia, quer por

apresentar novas idias e/ou resultados, quer por utilizar abordagem

Vous aimerez peut-être aussi