Vous êtes sur la page 1sur 27

FORMAO AVANADA DE METROLOGISTAS 3D

MDULO 1
METROLOGISTA 3D NVEL C

Andr Roberto de Sousa

"A Educao torna as pessoas fceis de liderar, mas difceis de manipular, fceis de governar, mas impossveis de escravizar."

Henry Peter Broughan

2
FORMA3D Formao Avanada de Metrologistas 3D Mdulo 1 Metrologista 3D Nvel C

Esse material possui finalidade puramente didtica e serve nica e exclusivamente de material de apoio aos participantes dos cursos do programa FORMA3D. proibida a sua venda como material em separado.

Ao longo do texto existem diversas ilustraes e imagens de mquinas de medir por coordenadas, software de medio e outros equipamentos metrolgicos. Todas elas foram gentilmente cedidas pelos seus respectivos fabricantes para serem utilizados como exemplos didticos nesse material.

Os textos e as ilustraes elaborados especificamente para esse material didtico possuem os seus direitos autorais devidamente registrados.

3
FORMA3D Formao Avanada de Metrologistas 3D Mdulo 1 Metrologista 3D Nvel C

PROGRAMA DE CAPACITAO METROLGICA

FORMAO AVANADA DE METROLOGISTAS 3D

Andr Roberto de Sousa

4
FORMA3D Formao Avanada de Metrologistas 3D Mdulo 1 Metrologista 3D Nvel C

APRESENTANDO

A Tecnologia de Medio por Coordenadas ou Medio 3D atualmente o recurso mais poderoso e estratgico que a Indstria metal-mecnica possui para garantir a preciso dimensional dos produtos e aumentar a eficincia dos processos. Por sua automatizao, grande flexibilidade e enormes potencialidades geomtricas, a Medio 3D apresenta grandes vantagens sobre outros mtodos de medio e tem sido aplicada com cada vez mais freqncia em todas as fases do ciclo produtivo de peas mecnicas, do desenvolvimento at o controle da produo seriada. No entanto, como em todo processo de rpida absoro tecnolgica, a disseminao da Medio 3D no foi acompanhada pela necessria adequao na formao do pessoal tcnico. Por seu carter matemtico, sua sofisticao tecnolgica e grande integrao com o sistema de manufatura, a Medio 3D requer uma formao mais ampla do que somente a capacitao na operao da mquina e do software de medio, como ocorre atualmente. A carncia dessa formao mais ampla provoca um hiato entre as potencialidades da tecnologia e a capacidade do pessoal tcnico em explorar os seus recursos de forma confivel e eficiente. O elo fraco da corrente para a qualidade dos processos de medio tem sido, inquestionavelmente, o elemento humano e, infelizmente, grande o custo com retrabalhos e refugos causados por falta de confiabilidade metrolgica nos processos de medio por coordenadas. O Programa de Formao Avanada de Metrologistas 3D nasceu dessa necessidade e tem o objetivo de oferecer uma capacitao ampla e padronizada para os usurios da medio 3D e, com isso, contribuir para mudar o panorama da qualificao do pessoal tcnico envolvido com as operaes de Medio 3D na Indstria Brasileira. Sua concepo, estruturao e execuo obedecem a critrios tcnicos e pedaggicos muito bem planejados, de acordo com as diretrizes educacionais mais atuais do Ministrio da Educao e adequado realidade da Indstria Brasileira e ao nvel educacional dos profissionais tcnicos que nela atuam. Pela enorme presena e importncia da Medio 3D nos processos da Indstria Brasileira, consideramos, sem dvida, o FORMA3D um programa estratgico para a potencializar a qualidade e a produtividade da indstria metal-mecnica nacional.

5
FORMA3D Formao Avanada de Metrologistas 3D Mdulo 1 Metrologista 3D Nvel C

A MOTIVAO PARA CRIAR UM PROGRAMA DE FORMAO EM METROLOGIA 3D

A rpida disseminao da tecnologia de Medio por Coordenadas no Brasil e no mundo no foi acompanhada pelo necessrio cuidado na formao do pessoal tcnico que trabalha com essa tecnologia, extremamente importante para a garantia da qualidade de processos e produtos na indstria atual. Por sua sofisticao tecnolgica e carter matemtico, a Medio por Coordenadas, ou Medio 3D, requer uma formao tcnica mais ampla do que somente nos aspectos operacionais da mquina de medir, que depende de cada fabricante. O pleno entendimento da tecnologia e dos processos que ocorrem antes, durante e aps uma medio requer uma capacitao bem mais ampla do que somente a qualificao para operar a mquina e o software de medio. Essa qualificao operacional bem atendida pelos fabricantes de mquinas de medir, mas a qualificao ampla no contemplada de modo padronizado. Essa deficincia na formao faz com que as potencialidades de melhoria que a Medio 3D oferece sejam sub-aproveitadas e que, muitas vezes, a Medio 3D traga graves problemas para as empresas. Informaes erradas so geradas, que levam tomada de decises erradas, com srias conseqncias em termos de custo e qualidade. Infelizmente, o elemento humano o elo fraco da corrente que leva confiabilidade metrolgica nos resultados da medio 3D. Muito investimento se faz na aquisio da tecnologia de medio por coordenadas e preparao de sala de medidas, mas muito pouco se faz para a formao do profissional que trabalha com essa tecnologia, e essa realidade no exclusiva do Brasil. Em todo o mundo esse problema ocorre. Motivados por oferecer cursos de formao especficos para o pessoal tcnico que trabalha com a Medio 3D, em vrios pases comeam a surgir programas de formao amplos e independentes, com o suporte de instituies de ensino, de modo a padronizar a formao dos Metrologistas 3D. Conhecendo profundamente as carncias da realidade Brasileira nesse campo, especialistas tcnicos e pedaggicos da Indstria e de Centros de Formao se uniram para formular e elaborar um conceito de treinamento indito no Brasil e em boa parte do mundo, resultando no programa FORMA3D: um programa de capacitao amplo e independente de fabricantes de mquinas, ministrado por pessoas de reconhecida competncia na rea, com avaliao e certificao por uma Instituio de Ensino Tecnolgico.

6
FORMA3D Formao Avanada de Metrologistas 3D Mdulo 1 Metrologista 3D Nvel C

O PROGRAMA FORMA3D
O FORMA3D um programa de treinamento independente e generalista, focado em todos os conhecimentos, habilidades e atitudes necessrias para que o pessoal tcnico que atua direta ou indiretamente com a medio por coordenadas possa desempenhar com eficincia e confiabilidade as suas atividades. O seu objetivo principal consiste em oferecer uma capacitao tcnica ampla e independente para os profissionais envolvidos com a Medio 3D na Indstria Brasileira. A estruturao do programa multi-institucional e foi realizada por profissionais de empresas e instituies de ensino com at 20 anos de experincia em Medio por Coordenadas, conhecendo profundamente as carncias da realidade Brasileira nesse campo. Esses profissionais realizaram pesquisas em vrias empresas usurias da Medio 3D e, com base na observao da realidade Brasileira, condensaram todas as competncias e habilidades necessrias execuo das funes do Metrologista 3D1. Com base nesse conjunto de competncias e habilidades foi definida a estrutura curricular do FORMA3D, contemplando 3 nveis crescentes de especializao:

Mdulo 1: Metrologista 3 D Nvel C Profissional com competncia para entender os princpios funcionais e fontes de erros da medio por coordenadas e operacionalizar uma medio pr-definida de forma eficiente e confivel.

Mdulo 2: Metrologista 3 D Nvel B Profissional com competncia para interpretar tolerncias dimensionais e geomtricas de acordo com normas internacionais, definir estratgias de medio consistentes, elaborar programas CNC, avaliar a incerteza da medio e verificar a sua confiabilidade em relao s tolerncias.

A estrutura do FORMA3D est organizada por competncias, em conformidade com as novas diretrizes curriculares

do Ministrio da Educao para o ensino tecnolgico. De acordo com o parecer 16/99 do Conselho Nacional de Educao, competncia entendida como a capacidade de articular, mobilizar e colocar em ao: valores, conhecimentos e habilidades necessrios para o desempenho eficiente e eficaz de atividades requeridas pela natureza do trabalho.

7
FORMA3D Formao Avanada de Metrologistas 3D Mdulo 1 Metrologista 3D Nvel C

Mdulo 3: Metrologista 3 D Nvel A Profissional com competncia para coordenar equipes com operadores e programadores, participar de equipes para definio de projeto orientado montagem no desenvolvimento de produtos, alm de interagir com especialistas da produo para corrigir no conformidades dimensionais nas peas.

Os trs mdulos so cursados em seqncia. Ao longo e ao final de cada Mdulo, as competncias e habilidades dos participantes so avaliadas por pessoal tcnico e pedaggico de uma Instituio de Ensino Tecnolgico. Caso demonstre proficincia nessa avaliao de competncias, o participante ser certificado no seu respectivo mdulo, como mostra a figura a seguir, estando apto a cursar o mdulo seguinte. Os mdulos sero ministrados por profissionais de reconhecida competncia e somente aps um processo de credenciamento pelo programa FORMA3D.

APROVADO

MDULO 3 Apto
APROVADO

Metrologista 3D Nvel A

CERTIFICADO

MDULO 2 Apto

Metrologista 3D Nvel B

CERTIFICADO

APROVADO

MDULO 1

Metrologista 3D Nvel C

CERTIFICADO

ENTRADA
Progresso no Curso

8
FORMA3D Formao Avanada de Metrologistas 3D Mdulo 1 Metrologista 3D Nvel C

Com base nessa estrutura curricular e forma de operao, o programa FORMA3D se caracteriza como um curso de formao amplo e independente, oferecendo Indstria Brasileira a possibilidade de uma padronizao na capacitao dos profissionais da Medio 3D. Essa padronizao pode, no mdio prazo, caracterizar a funo de Metrologista 3D dentro das empresas e servir de base para a estruturao de planos de carreira do pessoal envolvido com a Medio por Coordenadas. Para consolidar o programa nacionalmente como um curso de formao padronizado e reconhecido pelos usurios da Medio 3D e por rgos envolvidos com a promoo da Metrologia e da Qualidade no Brasil, o programa FORMA3D permanece em constante articulao com empresas, entidades de classe, instituies de ensino e pesquisa e rgos governamentais.

9
FORMA3D Formao Avanada de Metrologistas 3D Mdulo 1 Metrologista 3D Nvel C

FORMAO AVANADA DE METROLOGISTAS 3D

MDULO 1
METROLOGISTA 3D NVEL C

Andr Roberto de Sousa

10
FORMA3D Formao Avanada de Metrologistas 3D Mdulo 1 Metrologista 3D Nvel C

NDICE
1. Fundamentos de Metrologia Cientfica, Industrial e Legal__________________19
1.1 1.2 A necessidade de Medir _______________________________________________ 20 Importncia da Metrologia _____________________________________________ 24
No cotidiano da sociedade e do indivduo_________________________________________ 24 Nas atividades tcnicas_______________________________________________________ 25

1.2.1 1.2.2

1.3 1.4 1.5

O Sistema Internacional de Unidades ____________________________________ 27 O Processo de Medio e suas imperfeies ______________________________ 33 Conceitos Metrolgicos Fundamentais ___________________________________ 40

2.

Metrologia Dimensional integrada ao Processo de Manufatura _____________53


2.1 Evoluo histrica do controle de qualidade ______________________________ 53
Na produo artesanal _______________________________________________________ 55 Controle 100% ao final do processo _____________________________________________ 56 Controle 100% ao longo do processo ____________________________________________ 57 Controle estatstico da qualidade ao longo do processo______________________________ 58

2.1.1 2.1.2 2.1.3 2.1.4

2.2 2.3

Integrao e importncia da Metrologia dimensional na manufatura atual ______ 60 A importncia da confiabilidade metrolgica ______________________________ 64

3.

Confiabilidade na Metrologia Dimensional ______________________________69


3.1 Fatores perturbadores do Processo de Medio ___________________________ 70
Sistema de medio _________________________________________________________ 70 Operador __________________________________________________________________ 72 Ambiente __________________________________________________________________ 74 Pea a medir _______________________________________________________________ 79

3.1.1 3.1.2 3.1.3 3.1.4

3.2

As conseqncias: Erros e Incertezas de Medio _________________________ 82


Conhecendo as parcelas do erro de medio______________________________________ 87 Estimando o Erro Sistemtico __________________________________________________ 89 Estimando o Erro Aleatrio ____________________________________________________ 94 Curva de erros ______________________________________________________________ 99

3.2.1 3.2.2 3.2.3 3.2.4

11
FORMA3D Formao Avanada de Metrologistas 3D Mdulo 1 Metrologista 3D Nvel C

3.3

Determinando o resultado de uma medio ______________________________ 103


Conhecendo e corrigindo a tendncia___________________________________________ 103 Conhecendo mas no corrigindo a tendncia_____________________________________ 104 Considerando a tendncia j corrigida por ajuste no instrumento _____________________ 105

3.3.1 3.3.2 3.3.3

3.4

Convivendo com os erros ____________________________________________ 108

4.

A Tecnologia de Medio por Coordenadas ____________________________113


4.1 4.1 4.2 Evoluo da manufatura e a motivao para a medio 3D. _________________ 113 Princpios fundamentais ______________________________________________ 118 Evoluo e disseminao da Tecnologia ________________________________ 122
Evolues mecnicas _______________________________________________________ 124 Evolues eletrnicas _______________________________________________________ 126 Evolues computacionais ___________________________________________________ 127 Disseminao da tecnologia __________________________________________________ 128

4.2.1 4.2.2 4.2.3 4.2.4

4.3

Potencialidades e aplicaes na Indstria Mecnica _______________________ 130


Potencialidades ____________________________________________________________ 130 Aplicaes ________________________________________________________________ 133

4.3.1 4.3.2

4.4

O Metrologista 3D: Conhecimentos, Habilidades e Atitudes _________________ 135

5.

Fundamentao matemtica da Medio por Coordenadas _______________140


5.1 Espao Bi-dimensional _______________________________________________ 140
Sistema de Coordenadas Cartesiano ___________________________________________ 142 Sistema de Coordenadas Polar________________________________________________ 144

5.1.1 5.1.2

5.2

Espao Tridimensional _______________________________________________ 146


Sistema de Coordenadas Cartesiano ___________________________________________ 146 Sistemas de Coordenadas Cilndrico e Esfrico ___________________________________ 148 Modificaes no Sistema de Coordenadas _______________________________________ 149

5.2.1 5.2.2 5.2.3

6.

Geometria plana e espacial__________________________________________153


6.1 Vetores____________________________________________________________ 153
O Vetor posio ____________________________________________________________ 154

6.1.1

6.2

Estudo dos Elementos geomtricos regulares ____________________________ 161


Ponto ____________________________________________________________________ 163 Linha ____________________________________________________________________ 164

6.2.1 6.2.2

12
FORMA3D Formao Avanada de Metrologistas 3D Mdulo 1 Metrologista 3D Nvel C

6.2.3 6.2.4 6.2.5 6.2.6 6.2.7 6.2.8 6.2.9

Plano ____________________________________________________________________ 165 Crculo ___________________________________________________________________ 167 Cilindro___________________________________________________________________ 170 Esfera____________________________________________________________________ 171 Cone ____________________________________________________________________ 173 Elemento Toroidal __________________________________________________________ 174 Identificando elementos geomtricos regulares em peas reais ______________________ 175

6.3 6.4

Projees sobre plano _______________________________________________ 177 Associaes entre elementos geomtricos ______________________________ 179
Distncia entre dois elementos geomtricos______________________________________ 180 ngulo entre dois elementos geomtricos _______________________________________ 184 Interseo de dois elementos geomtricos_______________________________________ 187

6.4.1 6.4.2 6.4.3

7.

Controle dimensional de peas na Indstria ____________________________192


7.1 7.2 7.3 Introduo Especificao geomtrica de produtos _______________________ 193 Importncia do Desenho Mecnico _____________________________________ 195 Definies Geomtricas normalizadas __________________________________ 197
Elemento geomtrico nominal _________________________________________________ 197 Elemento geomtrico real ____________________________________________________ 198 Elemento geomtrico extrado_________________________________________________ 199 Elemento geomtrico associado _______________________________________________ 200

7.3.1 7.3.2 7.3.3 7.3.4

7.4 7.5

A Importncia estratgica das Tolerncias _______________________________ 202 Tolerncias X Incertezas______________________________________________ 207


Anlise de aprovao _______________________________________________________ 209 Conseqncias tcnicas e econmicas de erros de classificao _____________________ 213 Relao entre Incerteza e Tolerncia ___________________________________________ 216 Zona de aceitao __________________________________________________________ 218

7.5.1 7.5.2 7.5.3 7.5.4

8.

A Mquina de Medir por Coordenadas_________________________________223


8.1 Formas construtivas _________________________________________________ 223
Tipo Coluna (cantilever) ____________________________________________________ 224 Tipo Portal (Bridge)________________________________________________________ 224 Tipo Brao Horizontal (Horizontal arm) ________________________________________ 226 Tipo Ponte (Gantry) _______________________________________________________ 227

8.1.1 8.1.2 8.1.3 8.1.4

13
FORMA3D Formao Avanada de Metrologistas 3D Mdulo 1 Metrologista 3D Nvel C

8.2

Nveis de automatizao______________________________________________ 228


Mquinas manuais ________________________________________________________ 229 Mquinas CNC ___________________________________________________________ 231

8.2.1 8.2.2

8.3 8.4

Nvel de integrao com o sistema de produo __________________________ 233 Elementos construtivos ______________________________________________ 237
Mesa ____________________________________________________________________ 238 Colunas e Braos __________________________________________________________ 238 Guias ____________________________________________________________________ 239 Mancais __________________________________________________________________ 240 Sistemas de acionamento e transmisso ________________________________________ 242 Apalpador ________________________________________________________________ 244 Escalas de medio_________________________________________________________ 253

8.4.1 8.4.2 8.4.3 8.4.4 8.4.5 8.4.6 8.4.7

8.5 8.6

CNC da mquina e computador do usurio ______________________________ 257 Software de Medio_________________________________________________ 260


Correes de parmetros funcionais____________________________________________ 260 Configurao de variveis de mquina __________________________________________ 262 Elaborao e execuo de programas de medio ________________________________ 262 Transformaes matemticas de Coordenadas espaciais ___________________________ 263 Aquisio de pontos e clculo dos elementos geomtricos __________________________ 263 Processamentos numricos e grficos __________________________________________ 264 Emisso de relatrios de medio _____________________________________________ 265

8.6.1 8.6.2 8.6.3 8.6.4 8.6.5 8.6.6 8.6.7

8.7

Cuidados e Conservao _____________________________________________ 266


Mesa ____________________________________________________________________ 268 Colunas e braos___________________________________________________________ 269 Mancais __________________________________________________________________ 270 Apalpador ________________________________________________________________ 270 Escalas de Medio_________________________________________________________ 272 Sistema computacional ______________________________________________________ 272

8.7.1 8.7.2 8.7.3 8.7.4 8.7.5 8.7.6

9.

Formas de medio por Coordenadas_________________________________275


9.1 9.2 9.2.1 Medio Manual_____________________________________________________ 275 Medio Automtica _________________________________________________ 277 Programao por aprendizado _______________________________________ 277

14
FORMA3D Formao Avanada de Metrologistas 3D Mdulo 1 Metrologista 3D Nvel C

9.2.2 9.2.3

Programao Off-line ______________________________________________ 281 Programao grfica off-line ________________________________________ 284

10.
10.1 10.2 10.3 10.4

Preparando a pea e a Mquina para a Medio _______________________288


Limpeza e estabilizao trmica da pea ________________________________ 288 Ajuste do dispositivo e Fixao da pea _________________________________ 292 Inicializao da Mquina______________________________________________ 294 Configurao do software ____________________________________________ 296

11.
11.1 11.2 11.3

Escolhendo e calibrando o apalpador _______________________________301


Anlise da medio e Seleo do apalpador _____________________________ 301 Calibrao do apalpador______________________________________________ 306 Cuidados importantes________________________________________________ 312

12.
12.1 12.2 12.3

Alinhando matematicamente a Pea_________________________________318


O sistema de coordenadas local _______________________________________ 318 Influncia na exatido e utilidade dos resultados__________________________ 321 Princpio matemtico do alinhamento ___________________________________ 327
Entendimento fsico _______________________________________________________ 327 Entendimento matemtico__________________________________________________ 329

12.3.1 12.3.2

12.4

Alteraes no sistema de coordenadas _________________________________ 337


Translao do sistema de coordenadas _______________________________________ 337 Rotao do sistema de coordenadas _________________________________________ 338 Inverso de eixos_________________________________________________________ 339

12.4.1 12.4.2 12.4.3

12.5 12.6

Elementos geomtricos de referncia ___________________________________ 339 Alinhamentos manual e automtico ____________________________________ 344

13.
13.1 13.2 13.3

Medindo os elementos geomtricos das Peas _______________________349


Caractersticas da pea e da medio ___________________________________ 349 Nmero e distribuio de pontos_______________________________________ 353 Estratgia de apalpao ______________________________________________ 358

15
FORMA3D Formao Avanada de Metrologistas 3D Mdulo 1 Metrologista 3D Nvel C

13.4

Evitando as colises _________________________________________________ 366

14.
14.1

Processando e avaliando os resultados das medies _________________373


Processamentos estatsticos bsicos ___________________________________ 373
Distribuio de dados _____________________________________________________ 374 Caracterizao do centro da distribuio dos dados _____________________________ 377 Quantificao da disperso dos dados ________________________________________ 379

14.1.1 14.1.2 14.1.3

14.2

Ajuste matemtico de elementos geomtricos ____________________________ 382


Gaussiano ou Mnimos quadrados ___________________________________________ 385 Mximo / Mnimo _________________________________________________________ 386 Chebichev ______________________________________________________________ 388

14.2.1 14.2.2 14.2.3

14.3 14.4 14.5 14.6

Relatrios numricos ________________________________________________ 389 Relatrios grficos __________________________________________________ 391 Comparao contra modelo CAD_______________________________________ 395 Identificando no conformidades ______________________________________ 397

15.
15.1

Preservando a Confiabilidade Metrolgica das medies _______________402


A Mquina de Medir como Fonte de Incerteza ____________________________ 402
Fontes de Incerteza da Mquina _____________________________________________ 403 Calibrao e Correo de erros da Mquina ___________________________________ 411 Ensaios de Verificao na Mquina de Medir ___________________________________ 416

15.1.1 15.1.2 15.1.3

15.2 15.3

Operador __________________________________________________________ 424 Ambiente de medio ________________________________________________ 425


Alimentao eltrica deficiente ______________________________________________ 427 Vibraes_______________________________________________________________ 428 Impurezas em suspenso no ar _____________________________________________ 431 Umidade excessiva _______________________________________________________ 432 Climatizao inadequada __________________________________________________ 432 Iluminao inadequada ____________________________________________________ 434

15.3.1 15.3.2 15.3.3 15.3.4 15.3.5 15.3.6

15.4 15.5

Pea a medir _______________________________________________________ 434 Validando o procedimento de medio __________________________________ 436

16.

Bibliografias ____________________________________________________439

16
FORMA3D Formao Avanada de Metrologistas 3D Mdulo 1 Metrologista 3D Nvel C

ANEXO______________________________________________________________440
VIM Vocabulrio Internacional de Metrologia _________________________________ 440

17
FORMA3D Formao Avanada de Metrologistas 3D Mdulo 1 Metrologista 3D Nvel C

12.3 Princpio matemtico do alinhamento


O alinhamento da pea consiste, matematicamente, na tarefa de utilizar alguns elementos geomtricos para definir de forma inequvoca a posio da pea no volume de trabalho da mquina de medir por coordenadas, ou seja, consiste na criao de planos de amarrao para restringir a posio da pea.

12.3.1

Entendimento fsico

Para entender bem isso, analisaremos a necessidade de construir um dispositivo simples para fixar um bloco. Se imaginarmos que essa pea est solta no espao, ela possui 6 possibilidades de movimentao, ou 6 graus de liberdade de movimento. Para colocar essa pea em uma posio bem definida, precisamos, ento, eliminar todas as possibilidades de movimento da pea, o que equivale a restringir todos os seus 6 graus de liberdade. Quando os 6 graus de liberdade da pea estiverem restringidos, a sua posio estar totalmente definida (figura 12.11).

3 Translaes + 3 Rotaes Pea solta no espao, com 6 graus de liberdade de movimentao Os 6 graus de liberdade de movimentao foram restritos. Pea em posio definida.

Figura 12.11 A definio da posio da pea requer a restrio dos seus 6 graus de liberdade.

Para isso, iniciamos a tarefa pela construo de uma placa com 3 esferas fixadas a ela. Essas 3 esferas iro gerar um plano de apoio para a pea e, com isso, 3 graus de liberdade so restritos: a translao vertical e as rotaes em torno dos eixos horizontais. No entanto, a pea ainda

327
FORMA3D Formao Avanada de Metrologistas 3D Mdulo 1 Metrologista 3D Nvel C

possui a liberdade de translao nas duas direes horizontais e a liberdade de girar em torno do eixo vertical. Faltam restringir, portanto, 3 graus de liberdade (figura 12.12).

Criao de plano de apoio

2 rotaes e uma translao restringidas

Figura 12.12 Restrio de 3 graus de liberdade pelo apoio da pea em um plano

Continuando na nossa tarefa, colocamos 2 pinos na lateral do bloco, encostando-o nesses dois pontos de contato. Com isso, mais 2 graus de liberdade so restringidos: a translao perpendicular linha que passa pelos pinos e a rotao em torno do eixo vertical. No entanto, o bloco ainda possui a liberdade de transladar na direo da linha que passa pelos pinos (figura 12.13).

1 Rotao e 1 translao restringidas

Figura 12.13 Restrio de 2 graus de liberdade pelo encosto da pea em uma linha

328
FORMA3D Formao Avanada de Metrologistas 3D Mdulo 1 Metrologista 3D Nvel C

Para restringir esse grau de liberdade ainda restante, colocamos mais um pino em uma face perpendicular anteriores e encostamos a pea nesse pino. Com isso, a translao que ainda era possvel foi eliminada e, assim, todos os 6 graus de liberdade foram restringidos. Com isso, nossa tarefa foi cumprida, uma vez que a posio da pea est totalmente definida no espao (figura 12.14).

Pea em posio definida


A ltima translao restringida

Figura 12.14 Definio da posio da pea pela restrio dos seus 6 graus de liberdade

O entendimento desse procedimento fundamental para compreender os processamentos matemticos realizados pelo software de medio para gerar o sistema de coordenadas da pea. O alinhamento da pea na mquina de medir por coordenadas tem o mesmo objetivo do trabalho realizado acima, mas utilizando uma estratgia matemtica em vez de construir um dispositivo fsico.

12.3.2

Entendimento matemtico

Na medio por coordenadas, sempre precisamos definir uma referncia na pea, que ser utilizada para direcionar todos os comandos de movimentao e apalpao, bem como o

329
FORMA3D Formao Avanada de Metrologistas 3D Mdulo 1 Metrologista 3D Nvel C

processamento matemtico dos pontos apalpador para gerar os resultados das medies. Essa referncia da pea definida de forma anloga ao exemplo anterior, s que agora so gerados matematicamente planos, linhas e pontos de apoio, e no fisicamente. O processo de alinhamento matemtico da pea pode ser entendido como o procedimento realizado para que a mquina de medir por coordenadas saiba onde se encontra a pea no seu volume de trabalho. Entendido de outra forma, o alinhamento o processo de transferncia do sistema de coordenadas da mquina para a pea. Para entender bem isso, voltemos ao exemplo do bloco, agora colocando-o numa determinada posio sobre a mesa da mquina de medir (figura 12.15). Precisamos, ento, criar matematicamente o plano de apoio, a linha de encosto e o ponto que definem de forma inequvoca a posio da pea e restringe os 6 graus de liberdade do seu sistema de coordenadas. O desenho do bloco pode ser visto, onde esto indicadas as referncias a serem utilizadas para o alinhamento matemtico. O procedimento se inicia com a apalpao de um mnimo de 3 pontos sobre uma das faces planas da pea, como o objetivo de gerar um plano que ir restringir 3 graus de liberdade do sistema de coordenadas da pea. Nesse caso do bloco, orientado por instrues contidas no desenho da pea, isso foi feito na sua face superior. Com isso, agora o software da mquina conhece em que nvel a pea se encontra, mas isso insuficiente para determinar a sua posio de forma completa, pois ainda existem os outros 3 graus de liberdade a restringir no sistema de coordenadas da pea. Esse procedimento comumente conhecido como o nivelamento da pea, e o plano gerado com os 3 pontos chamado de plano primrio (figura 12.16). Quando esse plano foi criado, o software de medio leva o sistema de coordenadas da mquina para cima da pea e cria um sistema de coordenadas local, com o eixo Z sendo definido perpendicularmente ao plano primrio e com a origem no centro geomtrico dos pontos apalpados. Os eixos X e Y, sempre perpendiculares a Z, ainda no tiveram os seus graus de liberdade restringidos e esto soltos (figura 12.17).

330
FORMA3D Formao Avanada de Metrologistas 3D Mdulo 1 Metrologista 3D Nvel C

Figura 12.15 Bloco com as referncias para o alinhamento matemtico

Z Plano primrio Pontos apalpados

Figura 12.16 Definio do plano primrio de alinhamento

331
FORMA3D Formao Avanada de Metrologistas 3D Mdulo 1 Metrologista 3D Nvel C

Z Plano primrio Sistema de coordenadas da pea com liberdades de rotao em torno de Z e 2 translaes na direes horizontais Y

Faltam restringir esses 3 graus de liberdade

Figura 12.17 Criao do eixo primrio perpendicular ao plano primrio (eixos X e Y soltos)

Alguns softwares de medio definem o eixo primrio sempre no mesmo sentido do eixo da mquina. Outros softwares de medio definem o sentido do eixo primrio em funo do sentido de tomada dos pontos, adotando a regra da mo direita. Ou seja, se os pontos so tomados em sentido anti-horrio, o eixo primrio sai do plano primrio. Se os pontos so tomados em sentido horrio, o eixo entra no plano primrio. A figura 12.18 ilustra esse procedimento.

Para fora da pea

Para dentro da pea

3 1 2 3

1 2

Sentido Anti-horrio

Sentido Horrio

Figura 12.18 Sentido do eixo Z definido em funo dos pontos tomados

332
FORMA3D Formao Avanada de Metrologistas 3D Mdulo 1 Metrologista 3D Nvel C

Para restringir mais 2 graus de liberdade desse sistema de coordenadas local, precisamos gerar uma linha utilizando a geometria da pea e, nesse bloco, as instrues contidas no desenho indicam que essa linha deve ser gerada na lateral frontal da pea. Para isso, so tomados no mnimo 2 pontos nessa lateral e, com isso, o software de medio calcula uma linha de referncia e, com ela, define um plano secundrio (figura 12.19).

Z Plano Secundrio Linha de alinhamento

Y X

Pontos apalpados

Figura 12.19 Definio do Plano Secundrio

Essa linha de referncia restringe mais 2 graus de liberdade e j define a orientao espacial do sistema de coordenadas da pea. Um dos eixos alinhado com essa linha de referncia e o software da mquina agora sabe em que nvel e orientao a pea se encontra. Falta agora somente definir um ponto de origem para amarrar a posio do sistema de coordenadas da pea (figura 12.20). A terceira referncia conhecida como plano tercirio.

333
FORMA3D Formao Avanada de Metrologistas 3D Mdulo 1 Metrologista 3D Nvel C

Z Plano Secundrio Sistema de coordenadas da pea com liberdade para translao na direo Y

Y X

Falta restringir esse grau de liberdade

Figura 12.20 Indefinio na posio do sistema de coordenadas da pea

Para definir a origem do sistema de coordenadas suficiente esse ponto que, nesse caso, tocado na face lateral direita do bloco (figura 12.21). Uma vez tomado o ponto, o software de medio cria o plano tercirio e restringe todos os graus de liberdade do sistema de coordenadas da pea. Esse sistema de coordenadas ter a sua origem na interseco dos 3 planos apalpado, como mostra a figura 12.22.
Z

Ponto apalpado

Y X Plano Tercirio

Figura 12.21 Restrio do ltimo grau de liberdade e definio do sistema de coordenadas da pea

334
FORMA3D Formao Avanada de Metrologistas 3D Mdulo 1 Metrologista 3D Nvel C

Z Todos os graus de liberdade do sistema de coordenadas foram restringidos

Y X

Sistema de coordenadas amarrado em posio definida

Figura 12.22 Definio do sistema de coordenadas local

Observe que essa sistemtica de colocar o sistema de coordenadas sobre a pea anloga quela utilizada anteriormente com a construo do dispositivo de fixao. Inicialmente o sistema de coordenadas da pea est solto no espao, com os 6 graus de liberdade. Quando definimos o plano primrio, o sistema de coordenadas agora est preso na pea e 3 graus de liberdade seus foram restritos. Quando medimos a linha para definir um plano secundrio, o sistema de coordenadas alinhado com essa linha e, assim, j tem a sua orientao espacial totalmente definida. Quando o ltimo ponto tocado sobre a pea, a origem do sistema de coordenadas definida, e todos os 6 graus de liberdade anteriores so restringidos. Para a completa definio da posio da pea necessrio que se utilizem elementos geomtricos da pea para gerar, no mnimo, um plano, uma reta e um ponto. Esse o procedimento bsico para criar o sistema de coordenadas da pea. Muitas peas no possuem faces planas, como no caso do bloco, ou ento as referncias no so as faces. Nesses casos, os elementos geomtricos que iro formar a referncias devem ser medidos, arquivados e chamados para compor as referncias de alinhamento. A pea da figura 12.23 um exemplo, onde os centros dos furos so utilizados para gerar as referncias secundria e terciria (origem).

335
FORMA3D Formao Avanada de Metrologistas 3D Mdulo 1 Metrologista 3D Nvel C

1: Plano primrio (eixo Z) 2 e 3: Furos que definem a linha secundria (eixo X) 2: Furo central define origem dos eixos X e Y
Figura 12.23 Elementos geomtricos utilizados para compor o alinhamento

1: Plano primrio (eixo Z) 2 e 3: Furos que definem a linha secundria (eixo Y) 2: Furo que define origem dos eixos X e Y

Z Y 2 1

X 3

Figura 12.24 Construo do alinhamento utilizando elementos geomtricos da pea

336
FORMA3D Formao Avanada de Metrologistas 3D Mdulo 1 Metrologista 3D Nvel C

Vous aimerez peut-être aussi