Vous êtes sur la page 1sur 5

ICET Engenharia Eltrica Alphaville

EXPERINCIA

CIRCUITOS ELTRICOS CAPACITOR EM CORRENTE CONTNUA Carga e Descarga do Capacitor


RA: _________________ RA: _________________ RA: _________________ RA: _________________ RA: _________________ RA: _________________

TURMA: _____________ Nome: _________________________________________ _______________ Nome: _________________________________________ _______________ Nome: _________________________________________ _______________ Nome: _________________________________________ _______________ Nome: _________________________________________ _______________ Nome: _________________________________________ _______________

OBJETIVOS
a. Levantar, em um circuito RC, curvas de tenso no resistor e no capacitor em funo do tempo, durante a carga do capacitor. b. Levantar, no mesmo circuito RC, curvas de tenso no resistor e no capacitor em funo do tempo durante a descarga do capacitor. c. Medir a constante de tempo de um circuito RC..

TEORIA Capacitor em Corrente Continua


1. Capacitores
1.1. Introduo
Um capacitor um dispositivo usado para armazenar energia eltrica na forma de campo eltrico. constitudo de duas placas metlicas planas de reas S separadas por um isolante (dieltrico) de espessura d.

(a)

(b)

Figura 1 - Capacitor ( a ) aspectos construtivo ( b ) Smbolo

Um capacitor caracterizado por uma grandeza chamada de capacitncia (C) a qual est associada capacidade que tem o capacitor de armazenar cargas. Quanto maior a capacitncia maior a capacidade de armazenar cargas. A capacitncia depende da rea das placas e da espessura do dieltrico. No caso de um capacitor de placas planas e paralelas a capacitncia dada por , onde a permissividade
Prof. Flvio Augusto Barrella Disciplina: Circuitos Eltricos Pgina 1 / 5

ICET Engenharia Eltrica Alphaville


dieltrica do vcuo, K a constante dieltrica do material, S a rea da placas e d a espessura do dieltrico. Por exemplo, no caso do vcuo K = 1 e no caso do vidro K = 4,5.

1.2. Capacitor Ligado a uma Tenso CC


Ao ser ligado a uma tenso CC, devido tenso aplicada, eltrons se deslocaro de uma placa para a outra enquanto houver diferena de potencial ddp, entre elas, conforme figura 2. Quando a tenso entre as placas for igual tenso da fonte cessar o movimento de eltrons. Nessas condies dizemos que o capacitor estar carregado. O capacitor ficar carregado com uma carga Q cujo valor funo da tenso aplicada e de uma caracterstica do capacitor chamada de capacitncia C, dada por: , onde Q especificado em Coulomb (C), U em Volts (V) e C a capacitncia especificada em Farads (F). Desta forma se for aplicado uma tenso de 1V a um capacitor de capacitncia de 1F a carga adquirida ser de 1C.

(a) (b) (c) Figura 2 - ( a ) Capacitor inicialmente descarregado, Vc=0; ( b ) Comea o fluxo de eltrons (corrente) de uma placa para a outra e ( c ) Cessa o fluxo de eltrons pois a tenso em C igual tenso da fonte.

Devido DDP aplicada entre as placas os eltrons se deslocam da placa superior em direo da placa inferior e passando pela fonte. Quando a tenso entre as duas placas for igual tenso da fonte cessa o fluxo de eltrons. Na prtica indicamos o sentido da corrente no sentido contrrio (corrente convencional). Observe que no existe corrente atravs do capacitor, mas pelo circuito externo.

1.3. Carga do Capacitor


Se for colocada uma resistncia em srie com o capacitor, o tempo para carregar o capacitor aumenta, sendo proporcional ao valor dessa resistncia. A figura 3a mostra o circuito e a figura 3b o grfico da tenso em funo do tempo. A tenso varia em funo do tempo de acordo com uma funo chamada de exponencial.

(a) (b) Figura 3 - ( a ) Circuito de carga do capacitor; ( b ) em vermelho tenso no capacitor, em azul tenso no resistor

Prof. Flvio Augusto Barrella

Disciplina: Circuitos Eltricos

Pgina 2 / 5

ICET Engenharia Eltrica Alphaville


1.3.1. Constante de Tempo
Uma medida da velocidade de carga (ou de descarga) dada pela constante de tempo do circuito definida como . Fisicamente, uma constante de tempo definida como o tempo que a tenso leva para ir de zero at 63% da tenso da fonte (0,63 x VCC). Observe na figura3b que a segunda lei de Kirchhoff verificada para qualquer valor de t, ou seja,

A equao que descreve matematicamente a carga de um capacitor

, e a expresso

da tenso na resistncia , onde a constante de tempo. Por exemplo, se t = 0, substituindo na equao da tenso em C resultar VC = 0 e na equao da tenso em R resultar VR = VCC. Teoricamente, de acordo com a equao, a carga total s acontecer aps um tempo infinito, mas na prtica bastam de 4 a 6 constantes de tempo para considerarmos o capacitor totalmente carregado (Para 4 constantes de tempo a tenso atingir aproximadamente 0,98.Vcc ).

1.4. Descarga do Capacitor


Se um capacitor, inicialmente carregado com uma tenso Vcc, tiver as suas placas colocadas em curto circuito, imediatamente o mesmo se descarregar. Se houver uma resistncia em srie com o capacitor o tempo para descarregar aumentar, dependendo da constante de tempo do circuito. Aps um tempo igual a uma constante de tempo a tenso em C cair de 63% da tenso inicial, portanto cair para 0,37xVCC . A figura 4a mostra o circuito e a figura 5b o grfico da descarga.

(a) (b) Figura 5 - ( a ) Capacitor se descarregando( b ) Curva de descarga do capacitor.

Prof. Flvio Augusto Barrella

Disciplina: Circuitos Eltricos

Pgina 3 / 5

ICET Engenharia Eltrica Alphaville


MATERIAIS A SEREM UTILIZADOS
Qtde. 1 1 1 1 1 1 Descrio Fonte de Tenso Contnua Varivel Multmetro Digital Cronmetro Digital Resistor 669 k Capacitor de tntalo Chave faca Cabos de interligao Especificao

680 k @ W 47 F @ 63V 2 posies

ESQUEMAS

A. Circuito esquemtico da carga do capacitor

B. Circuito esquemtico de descarga do capacitor

PROCEDIMENTOS, MEDIDAS E ANLISES.


CARGA
1. Faa a montagem do circuito do esquema A utilizando o capacitor e o resistor fornecidos. 2. A chave S, quando fechada em A, permite a carga do capacitor; fechada em B far o capacitor descarregar rapidamente. Ajuste a fonte de tenso para seu valor mnimo de tenso e mximo de corrente. 3. Deixe a chave S aberta. Ligue a fonte de tenso e aplique um valor de tenso entre 20,0 V e 30,0 V, medida com o voltmetro. Anote na tabela. Feche a chave S em A e, simultaneamente, acione o cronmetro. Anote na tabela do relatrio os valores de tenso VC nos terminais do capacitor para intervalos sucessivos de 5,0 segundos. Depois de ter anotado entre 15 e 20 medidas, pare o cronmetro. Se achar conveniente repetir as medidas, descarregue o capacitor fechando a chave em B. 4. Descarregue o capacitor fechando a chave em B. Conecte o voltmetro digital nos terminais do resistor e anote os valores de tenso VR , tomados em seus terminais tal como foi feito no item precedente, tomando o cuidado de descarregar o capacitor antes.

DESCARGA
1. 2. Monte o circuito do esquema B, utilizando os mesmos componentes da primeira parte. Feche a chave em A para carregar o capacitor. Para iniciar o processo de descarga, mova a chave para a posio B, acionando simultaneamente o cronmetro. Anote os valores da tenso VC usando o mesmo intervalo de tempo da parte anterior. Conecte o voltmetro digital nos terminais do resistor e repita o procedimento do item precedente, anotando VR. Como o sentido da corrente no resistor durante a descarga contrrio ao sentido da corrente durante a carga, esta tenso VR negativa. Por isto, na tabela VR negativo para o processo de descarga.

3.

Prof. Flvio Augusto Barrella

Disciplina: Circuitos Eltricos

Pgina 4 / 5

ICET Engenharia Eltrica Alphaville


MEDIDAS
CARGA TEMPO (S) 0 5 10 15 20 25 30 35 40 45 50 60 65 70 75 VC (V) VR (V) DESCARGA VC (V) VR (V)

QUESTIONRIO
1. a. b. c. 2. a. b. 3. a. b. c. 4. Faa numa mesma folha de papel milimetrado os grfico V C x t e VR x t com os dados da tabela correspondente ao processo de descarga do capacitor. Determine atravs destes grficos, explicando o mtodo. Qual o valor de VR + VC em qualquer instante considerado? Com os dados da tabela carga h duas opes: 1- caso tenha papel semi-log, faa o grfico de VR em funo de t; 2- caso tenha papel milimetrado, calcule log VR e faa o grfico com estes valores em funo de t. A partir do grfico, calcule e a tenso inicial. Calcule o erro percentual de em relao ao valor terico. Faa numa mesma folha de papel milimetrado os grficos V C x t e VR x t com os dados da tabela correspondente ao processo de carga do capacitor. Determine atravs destes grficos, explicando o mtodo. Calcule o erro percentual de em relao ao valor terico Qual o valor de VR + VC em qualquer instante considerado?

Numa montagem idntica primeira parte, utilizou-se R = 100 k . O tempo medido para um capacitor alcanar 85 % da tenso da fonte foi de 255 segundos. Calcule C.

5. a. b. Calcule o valor da corrente mxima e da carga eltrica mxima obtida durante o processo de carga do capacitor. Calcule o valor da corrente e da carga eltrica quando t = RC, durante o processo de carga do capacitor.

Prof. Flvio Augusto Barrella

Disciplina: Circuitos Eltricos

Pgina 5 / 5

Vous aimerez peut-être aussi