Vous êtes sur la page 1sur 19

Agrupamento de Escolas de Estarreja

Planificao de Matemtica
Planificao Anual Planificao por Captulo
6 Ano

Departamento de Matemtica e Cincias Experimentais

PROPOSTA DE PLANIFICAO GLOBAL 1. PERODO


Apresentao/ Preenchimento de Fichas de Identificao Avaliao Diagnstica

2* 90

Volumes Valores aproximados Permetros e reas Volume. Slidos equivalentes Medidas de volume e de capacidade Volume do cubo e do paraleleppedo Volume do cilindro Planificao da superfcie de um cilindro Nmeros naturais. Nmeros racionais no negativos Multiplicao com potncias Diviso com potncias Resoluo de problemas envolvendo operaes com nmeros naturais Nmeros racionais (Reviso) Fraes equivalentes (Reviso) Adio e subtrao de nmeros racionais Multiplicao e diviso de nmeros representados na forma decimal Multiplicao de nmeros representados por fraes Propriedades da multiplicao de nmeros racionais Diviso de nmeros racionais Potncia de um nmero racional. Expresses numricas Resoluo de problemas usando nmeros racionais

N. de blocos previstos:

6 * 90' + 5 * 90' (A. C.)

Objetivos especficos Relacionar as unidades de volume com as unidades de capacidade do sistema SI. Resolver problemas que envolvam volumes de cubos, paraleleppedos e cilindros. Determinar o valor aproximado de um nmero e estimar a resposta a problemas envolvendo nmeros inteiros e racionais no negativos.

N. de blocos previstos:

10 * 90' + 9 * 90' (A. C.)

Objetivos especficos Calcular potncias de um nmero e determinar o produto e o quociente de potncias com a mesma base ou com o mesmo expoente. Compreender as propriedades e regras das operaes e us-las no clculo. Resolver problemas que envolvam as propriedades da adio, subtrao, multiplicao e diviso, bem como potenciao. Multiplicar e dividir nmeros racionais no negativos representados em diferentes formas. Compreender o efeito de multiplicar (dividir) um nmero racional no negativo, representado nas suas diferentes formas. Utilizar estratgias de clculo mental e escrito para as quatro operaes usando as suas propriedades.

Avaliao Formativa e Sumativa Auto Avaliao


Objetivos transversais Raciocnio matemtico Formulao, tese e demonstrao de conjeturas Induo e deduo Argumentao

6* 90 90

Comunicao matemtica Interpretao Representao Expresso Discusso

PROPOSTA DE PLANIFICAO GLOBAL 2. PERODO


N. de blocos previstos
Reflexo, rotao e translao Reflexo Translao Rotao Simetria Reflexo deslizante. Composio de isometrias Rosceas, frisos e padres

6 * 90' + 7 * 90' (A. C.)

Objetivos especficos Identificar, predizer e descrever a isometria em causa, dada a figura geomtrica e o transformado. Construir o transformado de uma figura, a partir de uma isometria ou de uma composio de isometrias. Compreender as noes de simetria axial e rotacional e identificar as simetrias numa figura. Completar, desenhar e explorar padres geomtricos que envolvam simetrias. Identificar as simetrias de frisos e rosceas. Construir frisos e rosceas.

N. de blocos previstos:
Relaes e regularidades Sequncias e regularidades Descrever uma sequncia Razo. Resoluo de problemas usando razes Propores Proporcionalidade direta Escalas Percentagens (Reviso)

8 * 90' + 8 * 90' (A. C.)

Objetivos especficos Compreender o significado dos parnteses e a prioridade das operaes numa expresso numrica. Usar expresses numricas para representar situaes e dar exemplos de situaes que possam ser representadas por uma expresso numrica. Expressar relaes matemticas atravs de igualdades e desigualdades. Identificar e dar exemplos de sequncias e regularidades numricas e no numricas. Determinar o termo seguinte (ou o anterior) a um dado termo e ampliar uma sequncia numrica, conhecida a sua lei de formao. Determinar termos de ordens variadas de uma sequncia, sendo conhecida a sua lei de formao. Analisar as relaes entre os termos de uma sequncia e indicar uma lei de formao, utilizando a linguagem natural e simblica. Representar simbolicamente relaes descritas em linguagem natural e reciprocamente. Interpretar diferentes representaes de uma relao e relacion-las. Compreender os conceitos de razo, proporo e constante de proporcionalidade. Utilizar propores para modelar situaes e fazer previses. Resolver e formular problemas envolvendo situaes de proporcionalidade direta.

Avaliao Formativa e Sumativa Auto Avaliao


Objetivos transversais Resoluo de problemas Resoluo de Problemas Compreenso do problema Conceo, aplicao e justificao de estratgias Raciocnio matemtico Formulao, tese e demonstrao de conjeturas Induo e deduo Argumentao

6* 90 90

PROPOSTA DE PLANIFICAO GLOBAL 3. PERODO

Representao e interpretao de dados Formulao de questes Natureza dos dados estatsticos Grfico circular Extremos e amplitude Medidas e grficos estudados

N. de blocos previstos:

4 * 90' + 5 * 90' (A. C.)

Objetivos especficos Formular questes suscetveis de tratamento estatstico e identificar os dados a recolher e a forma de os obter. Distinguir dados de natureza qualitativa de dados de natureza quantitativa, discreta ou contnua. Recolher, classificar em categorias ou classes e organizar dados de natureza diversa. Construir e interpretar grficos circulares. Compreender e determinar os extremos e a amplitude de um conjunto de dados. Interpretar os resultados que decorrem da organizao e representao de dados e formular conjeturas a partir desses resultados. Utilizar informao estatstica para resolver problemas e tomar decises.

Nmeros inteiros Noo de nmero inteiro. Representao na reta numrica Comparao de nmeros inteiros. Valor absoluto de um nmero. Nmeros simtricos

N. de blocos previstos:

4 * 90' + 8 * 90' (A. C.)

Objetivos especficos Identificar grandezas que variam em sentidos opostos e utilizar nmeros inteiros para representar as suas medidas. Localizar e posicionar nmeros inteiros positivos e negativos na reta numrica. Compreender as noes de valor absoluto e de simtrico de um nmero. Comparar e ordenar nmeros inteiros. Adicionar e subtrair nmeros inteiros. Interpretar a subtrao como a operao inversa da adio, compreendendo que ela sempre possvel no conjunto dos nmeros inteiros.

Avaliao Formativa e Sumativa Auto Avaliao


Objetivos transversais Raciocnio matemtico Formulao, tese e demonstrao de conjeturas Induo e deduo Argumentao

6* 90 90

Comunicao matemtica Interpretao Representao Expresso Discusso

PROPOSTA DE PLANIFICAO POR CAPTULO CAPTULO 1: VOLUMES

Objetivos gerais Com a sua aprendizagem, no mbito deste tema, os alunos devem ser capazes de: compreender as propriedades das figuras geomtricas no plano e no espao; desenvolver a visualizao e o raciocnio geomtrico e ser capazes de os usar; resolver problemas, comunicar e raciocinar matematicamente em situaes que envolvam contextos geomtricos.
Tpicos 1. Valores aproximados Durao 90' Objetivos especficos Resolver problemas que envolvam permetros e reas. Notas Introduzir os conceitos de valores aproximados por defeito e por excesso, uma vez que no clculo de reas e volumes, habitualmente, utilizam-se valores aproximados. Relacionar a frmula do volume do paraleleppedo com a do cubo.

2. Permetros e reas

90'+90* Relacionar as unidades de volume com as unidades de capacidade do sistema SI. Resolver problemas que envolvam volumes de cubos, 90'+90* paraleleppedos e cilindros. 90'+90*

3. Volume. Slidos equivalentes. Medidas de volume e de capacidade 4. Volume do cubo e do paraleleppedo 5. Volume do cilindro

90'+90*

6. Planificao da superfcie de um cilindro * Atividades de consolidao (A. C.)

90'+90*

* De acordo com a disponibilidade de tempo e da aprendizagem verificada (turma a turma).

Recursos
Manual Caderno de Atividades Computador Guia do Professor Links Planos de Aula Aplicaes Didticas

Outros recursos
e-Manual

CONSIDERAES GERAIS DO CAPTULO

METAS

DE

APRENDIZAGEM
5. ano

1.

Identifica e utiliza as propriedades dos slidos geomtricos.


Identifica os elementos de um slido geomtrico. Descreve slidos geomtricos recorrendo s suas propriedades e indica, justificando, se um slido geomtrico corresponde a uma dada descrio. Classifica slidos geomtricos utilizando as suas propriedades. Identifica e relaciona o nmero de faces, de arestas e de vrtices de uma pirmide e de um prisma com o polgono da base. Identifica e desenha planificaes de slidos geomtricos. Constri modelos de slidos geomtricos a partir da sua planificao. Resolve problemas envolvendo propriedades dos slidos geomtricos.

2.

Compreende grandezas geomtricas e respetivos processos de medida.


5. ano

Calcula o permetro de um polgono. Calcula a rea de um tringulo e de um crculo. Determina valores aproximados da rea de um crculo desenhado em papel quadriculado. Identifica a amplitude de um ngulo. Mede, em graus, a amplitude de um ngulo.
6. ano

Utiliza e relaciona as unidades de volume e de capacidade do SI. Determina o volume do cubo, do paraleleppedo e do cilindro. Resolve problemas que envolvam volumes de cubos, paraleleppedos e cilindros em contextos diversos.

CONSIDERAES GERAIS DO CAPTULO

3.

Usa a visualizao e o raciocnio geomtrico na resoluo de problemas em contextos diversos.


5. ano

Identifica slidos geomtricos atravs de representaes no plano e vice-versa. Justifica se uma representao no plano pode ou no corresponder planificao de um dado slido.

4.

Identifica e utiliza as propriedades das figuras geomtricas no plano.


5. ano

Identifica e representa retas paralelas, perpendiculares e concorrentes, semirretas e segmentos de reta. Identifica a posio relativa de duas retas no plano. Identifica os elementos de um polgono. Descreve um polgono recorrendo s suas propriedades e justifica se uma dada descrio corresponde a um polgono dado. Classifica polgonos utilizando as suas propriedades. Classifica tringulos quanto aos ngulos e quanto aos lados. Constri tringulos utilizando instrumentos de medio e de desenho (rgua, transferidor e compasso). Usa as relaes entre os elementos de um tringulo (casos de possibilidade na construo, relao entre lados e ngulos e a soma das amplitudes dos ngulos internos e externos). Identifica as propriedades da circunferncia (raio, dimetro, relao entre raio e dimetro, etc.). Identifica figuras equivalentes no plano e distingue figuras equivalentes de figuras congruentes, justificando as opes tomadas.

5.

Resolve problemas utilizando as propriedades das figuras geomtricas no plano.


5. ano

Resolve problemas envolvendo propriedades dos tringulos e do crculo. Resolve problemas utilizando propriedades dos polgonos regulares e irregulares. Resolve problemas envolvendo a determinao de permetros de polgonos regulares e irregulares. Resolve problemas que envolvam o clculo do permetro ou da rea do crculo, usando um valor aproximado de p . Resolve problemas que envolvam reas do tringulo e do crculo, bem como a decomposio e composio de outras figuras planas. Resolve problemas que envolvam estimativas de reas e permetros.

PROPOSTA DE PLANIFICAO POR CAPTULO CAPTULO 2: NMEROS NATURAIS. NMEROS RACIONAIS NO NEGATIVOS Objetivos gerais Com a sua aprendizagem, no mbito deste tema, os alunos devem ser capazes de: compreender e ser capazes de usar propriedades dos nmeros inteiros e racionais; compreender e ser capazes de operar com nmeros racionais e de usar as propriedades das operaes no clculo; avaliar a ordem de grandeza de nmeros e compreender os efeitos das operaes sobre os nmeros; desenvolver a capacidade de estimao, de clculo aproximado e de avaliao da razoabilidade de um resultado; desenvolver destrezas de clculo numrico mental e escrito; resolver problemas, raciocinar e comunicar em contextos numricos.
Tpicos 1. Multiplicao e diviso de potncias com a mesma base ou com o mesmo expoente 2. Resoluo de problemas envolvendo operaes com nmeros naturais 3. Nmeros racionais. Fraes equivalentes 4. Adio e subtrao de nmeros racionais 5. Multiplicao e diviso de nmeros representados na forma decimal 6. Multiplicao de nmeros representados por fraes 7. Propriedades da multiplicao de nmeros racionais 8. Diviso de nmeros racionais 9. Potncia de um nmero racional. Expresses numricas 10. Resoluo de problemas usando nmeros racionais * Atividades de consolidao (A. C.) Durao Objetivos especficos Calcular o produto e o quociente de potncias com a mesma base ou com o mesmo expoente. Multiplicar nmeros racionais no negativos representados em diferentes formas. Compreender o efeito de multiplicar (dividir) um nmero racional no negativo por um nmero menor que 1 . Dividir nmeros racionais no negativos representados em diferentes formas. Compreender a noo de inverso de um nmero. Calcular a potncia de expoente natural de um nmero racional no negativo representado nas suas diferentes formas. Utilizar estratgias de clculo mental e escrito para as quatro operaes usando as suas propriedades. Determinar o valor aproximado de um nmero e estimar a resposta a problemas envolvendo nmeros inteiros e racionais no negativos. Resolver problemas que envolvam nmeros racionais no negativos. Compreender a prioridade das operaes numa expresso numrica. Usar expresses numricas para representar situaes e dar exemplos de situaes que possam ser representadas por uma expresso numrica. Notas Propor situaes em que os alunos exercitem os algoritmos j trabalhados, em especial o da diviso com decimais. Propor situaes que evidenciem o significado das operaes, por exemplo: 36 : 4 e 36 * 0,25 ; 1 48 : 0,2 e 48 * . 5 Solicitar o clculo de expresses numricas do tipo: 10,45 - 1,2 : 7 5 2 + * . 2 4 5 2 ou 8

90'+90'*

90'+90'*

90'+90'* 90'+90'*

90'+90'*

90'+90'*

90'+90'*

90'+90'* 90'+90*

Propor o uso de estratgias como, por exemplo: 1,8 * 6 = 1,8 * 5 + 1,8 ; 99 * 8 = 100 * 8 - 1 * 8 ; 108 : 4 = 54 : 2 = 27 : 1. Solicitar aproximaes, s dcimas, por excesso e por defeito. Propor a estimao de resultados de operaes (adio, subtrao) usando nmeros representados com uma ou duas casas decimais. Na estimao de resultados da multiplicao (diviso) utilizar nmeros naturais num dos fatores (no divisor).

90'

* De acordo com a disponibilidade de tempo e da aprendizagem verificada (turma a turma).

Recursos
Manual Caderno de Atividades Computador Guia do Professor Links Planos de Aula Aplicaes Didticas

Outros recursos
e-Manual

CONSIDERAES GERAIS DO CAPTULO

METAS

DE

APRENDIZAGEM

1.

Compreende a noo de nmero racional no negativo.


5. ano

Identifica as vrias representaes de um nmero racional no negativo. Identifica fraes em contextos diversos com os significados de quociente, relao parte-todo, razo, medida e operador. Usa nmeros racionais no negativos em contextos diversos. Identifica e d exemplos de fraes equivalentes a uma dada frao. Identifica e d exemplos de uma frao na sua forma irredutvel. Interpreta uma percentagem como um nmero de partes em 100 .

2.

Representa e compara nmeros racionais no negativos.


5. ano

Relaciona as vrias representaes do mesmo nmero racional no negativo e usa-as na explicitao de raciocnios e justificao de processos. Localiza e posiciona na reta numrica nmeros racionais no negativos. Compara e ordena nmeros racionais no negativos representados nas suas diferentes formas, explicando e justificando os processos utilizados.

CONSIDERAES GERAIS DO CAPTULO

3.

Opera com nmeros racionais no negativos e usa as propriedades das operaes.


5. ano 6. ano

Estima o resultado de operaes com nmeros racionais no negativos. Distingue nmero primo de nmero composto. Identifica nmeros primos menores que 100 . Decompe nmeros naturais em fatores primos. Identifica quadrados de nmeros (at 12 ) e os cubos de 2 , 3 , 4 , 5 e 10 . Usa a noo de mnimo mltiplo comum e mximo divisor comum de dois nmeros na resoluo de problemas e justifica os processos utilizados. Utiliza os critrios de divisibilidade de um nmero natural por 2 , 5 , 10 , 3 , 9 e 4 . Calcula o valor de uma potncia de base e expoente naturais. Usa potncias de base 10 na representao e decomposio de nmeros. Usa a noo de percentagem na resoluo de problemas. Interpreta e resolve problemas usando a adio e subtrao de fraes. Usa de forma flexvel as representaes dos nmeros racionais no negativos na resoluo de problemas, explicando e justificando os processos utilizados.

Determina um valor aproximado de um nmero e estima a resposta a problemas envolvendo nmeros racionais no negativos. Interpreta e resolve problemas envolvendo a multiplicao e diviso de potncias de base e expoente naturais usando regras operatrias. Calcula o valor de uma potncia de base racional e expoente natural. Identifica o inverso de um nmero. Compreende o efeito de multiplicar e dividir um nmero racional no negativo por um nmero menor que 1 . Interpreta e resolve problemas usando a multiplicao e diviso de fraes. Seleciona estratgias de clculo mental ou escrito, adequadas resoluo de um dado problema. Opera com nmeros racionais no negativos e utiliza as propriedades das quatro operaes no clculo mental.

4.

Usa expresses numricas em contextos diversos.


5. ano

Resolve expresses numricas usando o significado dos parnteses e a prioridade das operaes. Usa expresses numricas para representar uma dada situao e d exemplos de situaes que possam ser representadas por uma expresso numrica. Usa igualdades e desigualdades para expressar relaes matemticas.

PROPOSTA DE PLANIFICAO POR CAPTULO CAPTULO 3: REFLEXO, ROTAO E TRANSLAO Objetivos gerais Com a sua aprendizagem, no mbito deste tema, os alunos devem ser capazes de: compreender as propriedades das figuras geomtricas no plano e no espao; desenvolver a visualizao e o raciocnio geomtrico e ser capaz de os usar; ser capaz de analisar padres geomtricos e desenvolver o conceito de simetria; ser capaz de resolver problemas, raciocinar e comunicar matematicamente em situaes que envolvam contextos geomtricos.
Tpicos 1. Reflexo Durao Objetivos especficos Notas No estudo das isometrias recorrer explorao de obras de arte e artesanato. Usar imagens obtidas por composio de isometrias. Fazer notar que a reta que contm a bissetriz de um ngulo um eixo de simetria desse ngulo. Na identificao dos eixos de simetria de uma figura dar particular relevo ao caso dos tringulos. Propor a construo de figuras com mais de um eixo de simetria. Na rotao, solicitar a indicao do centro, do sentido e da amplitude do ngulo de rotao. Na construo de rosceas, considerar a diviso do crculo num nmero par e mpar de setores, desenhar uma figura (motivo) num dos setores, e, por decalque ou por dobragem, preencher os setores seguintes segundo uma regra (rodar ou refletir).

Identificar, predizer e descrever a isometria em 90' +90'* causa, dada a figura geomtrica e o transformado. Construir o transformado de uma figura a partir de uma isometria ou de uma composio de isometrias. Compreender as noes de simetria de reflexo e simetria de rotao e identificar as simetrias numa figura. Completar, desenhar e explorar padres geomtricos que envolvam simetrias.

2. Translao 90' +90'*

3. Rotao

90' +90'*

4. Simetria

90' +90'*

5. Reflexo deslizante. Composio de isometrias

90' +90'* Identificar as simetrias de frisos e rosceas. Construir frisos e rosceas. 90' +180'*

6. Rosceas, frisos e padres

* Atividades de consolidao (A. C.)

* De acordo com a disponibilidade de tempo e da aprendizagem verificada (turma a turma).

Recursos
Manual Caderno de Atividades Computador Guia do Professor Links Planos de Aula Aplicaes Didticas

Outros recursos
e-Manual

CONSIDERAES GERAIS DO CAPTULO

METAS

DE

APRENDIZAGEM
5. ano

1.

Relaciona vrios tipos de ngulos.


Constri um ngulo sendo dada a sua amplitude. Classifica ngulos de acordo com a medida da sua amplitude. Identifica ngulos suplementares, complementares, verticalmente opostos e alternos internos. Estabelece relaes entre ngulos. Faz estimativas da medida de amplitude de um dado ngulo, tendo como referncia a amplitude de ngulos. Exemplos: ngulo de 45 , ngulo reto, ngulo raso, etc.

2.

Compreende as noes e propriedades da reflexo, translao e rotao.


6. ano

Identifica o transformado de uma dada figura atravs de uma isometria (reflexo, rotao, translao ou reflexo deslizante) e justifica. Constri o transformado de uma figura a partir de uma isometria ou de uma composio de isometrias.

3.

Usa a visualizao e o raciocnio geomtrico na identificao de isometrias.


6. ano

Desenha padres geomtricos que envolvam simetrias. Identifica as simetrias em figuras (polgonos, crculos, rosceas, frisos). Constri frisos e rosceas que envolvam um ou dois tipos de simetrias, identificando e justificando as simetrias em causa.

PROPOSTA DE PLANIFICAO POR CAPTULO CAPTULO 4: RELAES E REGULARIDADES Objetivos gerais Com a sua aprendizagem, no mbito deste tema, os alunos devem ser capazes de: explorar e investigar regularidades; compreender a noo de proporcionalidade direta e usar o raciocnio proporcional; ser capaz de resolver problemas, raciocinar e comunicar recorrendo a representaes simblicas.
Tpicos 1. Sequncias e regularidades Durao Objetivos especficos Notas Propor exemplos que evidenciem as propriedades comutativa, associativa e distributiva das operaes estudadas. Para evidenciar o papel dos parnteses e as prioridades das operaes, utilizar casos do tipo: 9 + 2,5 * 4 e (9 + 2,5) * 4 ; 14,5 - 3 + 7 e 14,5 - (3 + 7) . Distinguir situaes em que no existe proporcionalidade de situaes em que existe, solicitando, neste caso, a constante de proporcionalidade. Usar situaes que envolvam parnteses e escalas e a anlise de tabelas e grficos. Propor situaes que permitam verificar a propriedade fundamental das propores. Usar a calculadora na explorao de regularidades numricas.

Compreender o significado dos parnteses e a prioridade das 135' + 90'* operaes numa expresso numrica. Usar expresses numricas para representar situaes e dar exemplos de situaes que possam ser 135' + 90'* representadas por uma expresso numrica. Expressar relaes matemticas atravs de igualdades e desigualdades. Identificar e dar exemplos de sequncias e regularidades numricas e no numricas. 90'+90'* Determinar o termo seguinte (ou o anterior) a um dado termo e ampliar uma sequncia numrica, conhecida a sua lei de formao. Determinar termos de ordens variadas de uma sequncia, sendo conhecida a sua lei de formao. Analisar as relaes entre os termos de uma sequncia e indicar uma lei de formao, utilizando a linguagem natural e simblica. Compreender os conceitos de razo, proporo e constante de proporcionalidade. Utilizar propores para modelar situaes e fazer previses.

2. Descrever uma sequncia

3. Razo. Resoluo de problemas usando razes 4. Propores

90'+90'*

5. Proporcionalidade direta

90'+90'*

6. Escalas 90'+90'*

7. Percentagens (Reviso)

90'+90'*

* Atividades de consolidao (A. C.)

Resolver e formular problemas envolvendo situaes de proporcionalidade direta.

* De acordo com a disponibilidade de tempo e da aprendizagem verificada (turma a turma).

Recursos
Manual Caderno de Atividades Computador Guia do Professor Links Planos de Aula Aplicaes Didticas

Outros recursos
e-Manual

CONSIDERAES GERAIS DO CAPTULO

METAS

DE

APRENDIZAGEM

1.

Usa expresses numricas em contextos diversos.


5. ano

Resolve expresses numricas usando o significado dos parnteses e a prioridade das operaes. Usa expresses numricas para representar uma dada situao e d exemplos de situaes que possam ser representadas por uma expresso numrica. Usa igualdades e desigualdades para expressar relaes matemticas.

2.

Explora e investiga regularidades.


5. ano 6. ano

Identifica e d exemplos de sequncias e regularidades numricas e no numricas.

Determina termos de ordens variadas de uma sequncia, sendo conhecida a sua lei de formao e justifica os processos utilizados. Usa as relaes entre os termos de uma sequncia para indicar uma lei de formao, utilizando a linguagem natural e simblica para justificar processos. Representa utilizando alguns smbolos as relaes descritas em linguagem natural e reciprocamente. Interpreta diferentes representaes de uma relao e relaciona-as.

3.

Compreende a noo de proporcionalidade direta.


5. ano

Identifica os conceitos de razo, proporo e constante de proporcionalidade em situaes de proporcionalidade direta. Distingue situaes em que existe proporcionalidade direta de situaes em que no existe e justifica os processos utilizados.

4.

Usa o raciocnio proporcional na resoluo de problemas


5. ano

Utiliza propores e a sua propriedade fundamental para resolver problemas. Usa o raciocnio proporcional em situaes representadas sob a forma de texto, tabelas ou grficos. Relaciona diferentes representaes de situaes de proporcionalidade direta (texto, tabelas, grficos). Resolve e formula problemas envolvendo situaes de proporcionalidade direta (usando, por exemplo, escalas).

PROPOSTA DE PLANIFICAO POR CAPTULO CAPTULO 5: REPRESENTAO E INTERPRETAO DE DADOS Objetivos gerais Com a sua aprendizagem, no mbito deste tema, os alunos devem ser capazes de: explorar, analisar, interpretar e utilizar informao de natureza estatstica; selecionar e usar mtodos estatsticos apropriados para recolher, organizar e representar dados; planear e realizar estudos que envolvam procedimentos estatsticos, interpretar os resultados obtidos e formular conjeturas a partir deles, utilizando linguagem estatstica.

Tpicos 1. Formulao de questes

Durao

Objetivos especficos Formular questes suscetveis de tratamento estatstico e identificar os dados a recolher e a forma de os obter. Distinguir dados de natureza qualitativa de dados de natureza quantitativa, discreta ou contnua.

Notas Propor e solicitar exemplos de situaes da vida real. Propor pequenos projetos, identificando os dados a recolher, os processos de recolha e os procedimentos para a sua organizao. Recolher dados recorrendo a observaes ou experimentaes e a fontes secundrias como a Internet. Explorar situaes que evidenciem fontes de enviesamento na recolha de dados. Por exemplo, para saber se os alunos de uma escola gostam de futebol, utilizar como amostra uma turma que pratica futebol. Para o estudo de dados discretos ou contnuos construir diagramas de caule-e-folhas e utiliz-los para obter os extremos de um conjunto de dados. Utilizar grficos de linha para registo de observaes que evoluem com o tempo (por exemplo, a temperatura numa sala ao longo do dia). Salientar que a mdia s pode ser calculada para dados quantitativos. Realar a natureza distinta das diferentes medidas calculadas a partir dos dados: a mdia, localizando o centro da distribuio dos dados; os extremos, localizando outros pontos importantes; a amplitude, medindo a variabilidade presente dos dados. Na anlise da plausibilidade de conjeturas utilizar os termos impossvel, possvel, certo, provvel, igualmente provvel e improvvel. * De acordo com a disponibilidade de tempo e da aprendizagem verificada (turma a turma).

90'+90'*

2. Natureza dos dados estatsticos 90'+90*

Recolher, classificar em categorias ou classes e organizar dados de natureza diversa. Construir e interpretar grficos circulares. Compreender e determinar os extremos e a amplitude de um conjunto de dados. Interpretar os resultados que decorrem da organizao e representao de dados e formular conjeturas a partir desses resultados. Utilizar informao estatstica para resolver problemas e tomar decises.

3. Grfico circular 90'+180*

4. Extremos e amplitude 90'+90'*

5. Atividades de consolidao (A. C.) *

Recursos
Manual

Caderno de Atividades Computador

Guia do Professor Links

Planos de Aula Aplicaes Didticas

Outros recursos
e-Manual

CONSIDERAES GERAIS DO CAPTULO

METAS

DE

APRENDIZAGEM
5. ano 6. ano

1.

Analisa e interpreta informao de natureza estatstica.


Interpreta dados em situaes de vida real. Interpreta tabelas de frequncias absolutas e relativas, grficos de barras, diagramas de caule-e-folhas, grficos circulares e grficos de linhas. Identifica acontecimentos aleatrios e usa os termos impossvel, possvel, certo, provvel, igualmente provvel e improvvel para os caracterizar. Distingue dados de natureza qualitativa e de natureza quantitativa, discreta e contnua. Interpreta os resultados que decorrem da organizao e representao de dados e formula conjeturas a partir desses dados.

2.

Recolhe e organiza dados estatsticos escolhendo um mtodo apropriado.


5. ano 6. ano

Seleciona uma forma de recolha de dados e pe-na em prtica. Formula questes suscetveis de tratamento estatstico. Recolhe e organiza dados de natureza diversa. Constri tabelas de frequncias absolutas e relativas, grficos de barras, diagramas de caule-e-folhas e grficos de linhas.

Classifica dados em categorias ou classes. Constri e interpreta grficos circulares.

3.

Usa informao estatstica para resolver problemas e tomar decises argumentadas.


5. ano 6. ano

Resolve problemas usando informao organizada em tabelas e grficos. Determina e usa a mdia aritmtica de um conjunto de dados e usa-a para resolver problemas.

Determina os extremos e amplitude de um conjunto de dados e usa-os para resolver problemas. Usa recursos tecnolgicos para representar, tratar e apresentar a informao recolhida.

PROPOSTA DE PLANIFICAO POR CAPTULO CAPTULO 6: NMEROS INTEIROS

Objetivos gerais Com a sua aprendizagem, no mbito deste tema, os alunos devem ser capazes de: compreender e usar propriedades dos nmeros inteiros e racionais; compreender e operar com nmeros racionais e usar as propriedades das operaes no clculo; apreciar a ordem de grandeza de nmeros e compreender os efeitos das operaes sobre nmeros; desenvolver a capacidade de estimao, de clculo aproximado e de avaliao da razoabilidade de um resultado; desenvolver destrezas de clculo numrico mental e escrito; resolver problemas, raciocinar e comunicar em contextos numricos.

Tpicos 1. Noo de nmero inteiro. Representao na reta numrica 2. Comparao de nmeros inteiros. Valor absoluto de um nmero. Nmeros simtricos 3. Adio de nmeros inteiros

Durao

Objetivos especficos Identificar grandezas que variam em sentidos opostos e utilizar nmeros inteiros para representar as suas medidas.

Notas Abordar as operaes com nmeros inteiros em contexto, por exemplo, reta numrica, temperaturas, cartas geogrficas e saldos bancrios.

90'+90*

Localizar e posicionar nmeros inteiros positivos e negativos 90'+90* na reta numrica. Compreender as noes de valor absoluto e de simtrico de um nmero. 90'+90* Comparar e ordenar nmeros inteiros. Adicionar e subtrair nmeros inteiros. 90'+90* Interpretar a subtrao como a operao inversa da adio, compreendendo que ela sempre possvel no conjunto 4 x 90 dos nmeros inteiros.

4. Subtrao de nmeros inteiros

* Atividades de consolidao (A. C.) *

* De acordo com a disponibilidade de tempo e da aprendizagem verificada (turma a turma).

Recursos
Manual Caderno de Atividades Computador Guia do Professor Links Planos de Aula Aplicaes Didticas

Outros recursos
e-Manual

CONSIDERAES GERAIS DO CAPTULO

METAS

DE

APRENDIZAGEM

1.

Compreende a noo de nmero inteiro.


6. ano

Identifica e d exemplos de nmeros inteiros. Identifica grandezas que variam em sentidos opostos e utiliza nmeros inteiros para representar as suas medidas. Identifica e d exemplos de valor absoluto e de simtrico de um nmero.

2.

Representa e compara nmeros inteiros.


6. ano

Localiza e posiciona nmeros inteiros na reta numrica. Compara e ordena nmeros inteiros na reta numrica.

3.

Opera com nmeros inteiros.


6. ano

Interpreta e resolve problemas usando a adio e a subtrao de nmeros inteiros.

Vous aimerez peut-être aussi