Vous êtes sur la page 1sur 16

Introduo

Neste trabalho, veremos vrios conceitos utilizados em Redes de Computadores, desde simples instalao do Sistema Operacional, at estruturas mais complexas, como foi pedido no ATPS, criaremos uma Rede coorporativa com suas devidas definies, e trabalharemos com a manipulao de seus protocolos de endereamento, alm de abordarmos vrios recursos utilizados no processo de otimizao da rede e seus principais conceitos e definies.

1-Histrico da Empresa

1.1 - Caractersticas da Empresa

Empresa atacadista do ramo alimentcio que at ento trabalhava de forma tradicional desta sua fundao que foi em 1980, recebendo e expedindo os seus pedidos atravs de blocos de pedidos e oramentos (manuscritos). Possuindo um nico ncleo administrativo na qual se agrupavam os nicos dois departamentos da empresa e disponibilizavam de apenas trs computadores, sendo apenas um ligado a Internet. No seu quadro de funcionrios contava com um nmero de 150 pessoas, entre os que administravam e os que lindavam com as mercadorias. Percebendo o grande volume de negcios da empresa e a entrada em uma nova rea de negcios que gerava expanso de suas vendas, associado a novos parceiros comerciais. Comearam a investir em outros ramos, tal como artigos de vesturios, cama, mesa, banho, escritrio, papelaria, informtica, eletrnicos, eletrodomsticos e bebidas. (tudo pela internet). Os diretores optaram por uma grande reestruturao e ampliao da empresa, inclusive a criao de novos departamentos e acomodaes para tais. Com a reforma a estrutura empresarial ficou assim:

* Diretria * Departamento pessoal e Marketing * Almoxarifado * SAC * Vendas

1.2 - Objetivos do projeto

Com o advento das vendas on-line, obrigatoriamente viram-se obrigado a ter uma estrutura de redes bem estruturada para dar o suporte necessrio aos profissionais que iriam atender o publico j existente e os novos que estariam por vir. A rede contaria com dois (02) servidores, dois (02) pacth panel com vinte e quatro (24) conectores, dois (02) switch com vinte e quatro (24) conectores, um (01) modem adsl, um (01) firewall, quarenta (40) computadores, um rack de 16 unidades um (01) nobreak e cinco (05) multifuncionais. Com a certeza de uma boa rede estruturada, teria a confiana de contar com bancos de dados ntegros e de timos negcios. Pois com a parceria de novos investidores passariam a vender tambm pela internet, no apenas os seus produtos, que eram o forte da empresa, mais tambm novos produtos de diversos setores e em larga quantidade.

1.3 - Esboo do Projeto de Redes de Computadores

2-Estrutura Lgica do Sistema de Redes de Computadores

2.1- Topologia do Sistema de Redes de Computadores

O padro utilizado ser Ethernet (Sistema de Cabeamento de Par Tranado Conectores RJ45) por ser o mais utilizado nas redes atualmente. E das especificaes utilizadas em uma topologia fsica em estrela, pois esta oferece maior flexibilidade, onde os equipamentos so dispostos com a figura do Switch, permitindo assim o segmento da rede em outras sub-redes. A mesma caracterizada pela ligao de todos os computadores em um componente central denominado de Switch, ou seja: As informaes geradas a partir de um computador trafegam pela rede sem o perigo de coliso at o modem e vice e versa. A grande vantagem dessa topologia do tipo Estrela a sua robustez. Isso significa que em uma eventual falha de uma das mquinas (P.C), as demais continuam funcionando. Alm de oferecer recursos e gerenciamento centralizados.

2.2-Topologia do Sistema de Redes de Computadores (Desenho)

2.2 - Equipamentos do Sistema de Redes de Computadores

O sistema de redes de computadores constitudo pelos seguintes componentes:

* Servidor HP Proliant ML110 G6 (588713-205) XEON X3430 2.40GHz

Informaes Tcnicas:

Processador: Intel Xeon X3430 2.40GHz 8MB L2; Memria: 2GB (1x2GB) PC3 10600E DDR3 ECC; expansivel at 8GB (4 Slots); Chipset: Chipset de Intel 3420; Unidade ptica: DVD-ROM 16X SATA; Hard Drive: 500GB SATA 7200rpm, at 3TB com 4 HDs de 750GB; Fonte: 300W Non-Hot Plug, Non-Redundant Power Supply (80% efficiency); Rede: 1 10/100/1000Mbps RJ45 NC107i PCI Express; Slots: 1 PCI 32 bits Full height, 2 PCIe x1 Full height, 1 PCIe x8 Full height; Portas: 1 Serial, 8 USB 2.0(4 traseiros, 2 painel frontal, 2 internos), 1 VGA, 2 PS2; Gerenciamento: Integrated HP ProLiant 100 G6 Lights Out 100i Remote Management; Form Factor: Micro ATX Tower (4U) e Sistema de Resfriamento: 1 ventilador de sistema, 1 ventilador p/ fonte.

* COMPUTADOR

Marca: Megaware Modelo: PAMHDCNI

Processador: Intel Pentium Dual Core 5800; Frequncia /Velocidade (clock): 3.06Ghz FSB: 800Mhz; Memria RAM: 2GB DDR2 800Mhz; Sistema Operacional: Windows 7 Starter; Disco Rgido: 500GB Sata II; Quantas RPM: 7200RMP; Drive Optico: DVDRW; Leitor de Carto; Placa de Rede: ONBOARD; Placa de Vdeo: ONBOARD; Memria da Placa de Vdeo: 256MB e Conexes: 2 PS2, 1VGA, 1 RJ-45, 4 U.

* Multifuncional Laser Xerox Phaser Color 6121MFP/N Box

Principais caractersticas-Multifuncional Xerox Phaser 6121MFP/N ;

Impresso, Cpia e Digitalizao e Fax; Cores: at 5 ppm; Preto e branco: at 20 ppm; Padro de conectividade de rede; Tamanho mximo do papel: 8,5 x 14 mm;

Capacidade padro de papel: 200 folhas; Capacidade mxima de papel: 700 folhas; Resoluo de impresso: at 1.200 x 600 dpi; Resoluo de cpia: at 600 x 600 dpi; Resoluo de digitalizao: at 4800 x 4800 dpi; Software Xerox; Fax de 33,6 Kbps com compactao MH/MR/MMR (6121MFP/N); Idioma de descrio da pgina: baseado em host; Compatvel com PC e Mac; Ciclo mximo de funcionamento de 35.000 pginas por ms; Dimenses mnimas (l x p x a): 15,9 x 16,8 x 14,8 in; Gramatura mnima: 19,2 kg; O que vem na embalagem da multifuncional; Cartuchos de toner colorido (capacidade: 500 pginas cada); Cartucho de toner preto (capacidade: 1.000 pginas cada); Cabo de alimentao; Software e documentao; Vantagens competitivas - Multifuncional Xerox Phaser 6121MFP/N; Maior capacidade de papel que as multifuncionais da concorrncia e Impresso em preto e branco de at 20 ppm fornece maior desempenho que as multifuncionais da concorrncia Maior capacidade de papel que as multifuncionais da concorrncia com bandeja opcional para 500 folhas; Maior ciclo de funcionamento (at 35.000 pginas por ms) e confiabilidade superior; Produtividade de impresso mais rpida com tempo de sada da primeira pgina de no mximo 21 segundos em cores e 11 segundos em preto e branco; Cartuchos de impresso de maior capacidade para a Phaser 6121MFP fornecem um tempo maior de operao sem interrupo do que as multifuncionais da concorrncia; Porta USB do painel frontal conveniente para digitalizar imagens diretamente nos dispositivos de memria USB;

Digitalizar para rea de trabalho do PC um conjunto de softwares que ajuda a organizar, distribuir e editar arquivos digitalizados; Recursos avanados incluindo a integrao LDAP, encaminhamento de fax para e-mail e LAN fax; Operao simples - Multifuncional Xerox Phaser 6121MFP/N; Instalao e configurao rpidas e fceis graas ao software de instalao avanado da Xerox e cartuchos de toner pr-instalados; Gerenciamento de rede simplificado com servidor da Web CentreWare IS. Configure, monitore e gerencie facilmente a Phaser 6121MFP de seu computador (somente modelos com capacidade para rede); Funes de convenincia fceis de usar como cpia, so claramente destacadas no painel dianteiro bem projetado; Porta USB do painel frontal torna rpido e fcil digitalizar arquivos diretamente para dispositivos de memria USB; Convenient all-in-one functionality - Multifuncional Xerox Phaser 6121MFP/N; Desempenho e suporte para at cinco usurios, com at 20 ppm em preto e branco e 5 ppm em Cores; Cores com qualidade e resoluo de 1200 x 600 dpi para textos ntidos. E mais, as simulaes de cores slidas aprovadas pela Pantone imprimem automaticamente as cores que voc desejar; Poderosos recursos de digitalizao da Phaser 6121MFP permitem digitalizar documento em cores para extrair informaes e depois edit-la, refin-la e coloc-la novamente para uso; Suporte para diversos tipos de mdias permite a voc imprimir uma variedade de documentos desde cartas comerciais at documentos internos para materiais de mala direta; Recursos de cpia eficientes, como alceamento, que elimina a classificao manual e Cpia de carto de identificao, que permite imprimir ambos os lados de um carto de identificao ou outros documentos pequenos em um lado da folha de papel. Fax e transmisso de fax diretamente da Phaser 6121MFP/N ou de seu computador em rede (somente Windows); Perfeita para qualquer espao, com um formato compacto e moderno e operao silenciosa; Flexible features, perfect fit - Multifuncional Xerox Phaser 6121MFP/N; Impresso, cpia e digitalizao e fax com a 6121MFP/N; Fcil de compartilhar, com 10/100 Base-T Ethernet para um dispositivo de rede completo. Ou conecte com USB 2.0 em um ambiente para nico usurio;

Capacidade de papel adequado para usurios que imprimem muito com um alimentador opcional para 500 folhas que fornece capacidade total para 700 folhas; Simplificar digitalizao e envio de fax de documentos de vrias pginas com o alimentador automtico de documentos (Phaser 6121MFP/N); Envio fcil de trabalhos de digitalizao para e-mail com acesso aos diretrios de e-mails corporativos via LDAP; Cartuchos de impresso de alta capacidade fornecem impresses econmicas e sem interrupes. Escolha a capacidade padro quando os volumes de impresso forem menores; Tamanho do papel da Multifuncional Xerox Phaser 6121MFP/N; - Bandeja 1 (Multifuncional): Tamanhos A4, A5, B5, JIS, executivo, Consideraes jurdicas, carta, ofcio, statement, papel ofcio ingls, folio americano, tamanhos personalizados: 3,6 X 7,2in a 8,5X14in; - Bandeja 2 (Multifuncional): Alimentador de alta capacidade) (opcional): Tamanhos: A4, Carta; Tamanhos personalizados: 8.5 x 11 in; Tipos de Mdia da Multifuncional Xerox Phaser 6121MFP/N; - Bandeja 1 (multifuncional): bond, estoque de cartes de visitas, estoque de cartes, estoque de cartes comemorativos, etiquetas, papel timbrado, papel comum, papel reciclado - Bandeja 2 (Alimentador de alta capacidade) (opcional): Papel .

* Softwares

Windows Home Basic 7 Brazilian DVD Garantia: 1 ano Microsoft. Software Office 2010 Home and Student 3 licenas 32/64 bits Microsoft Garantia: 1 ano.

* Switch

Switch 3Com 4210 (3CR17333-91) - 24 portas 10/100 + 2 portas 10/100/1000- SFP COMBO . Informaes Tcnicas: Portas: Total de 26 portas disponveis, sendo: - 24 portas 10BASE-T/100BASE-TX; - 2 portas de personalidade dual 10/100/1000 ou portas SFP Porta de console RJ-45; Desempenho: Capacidade de switching de 8.8 Gbps com taxa de encaminhamento de 6.6 Mpps (mxima); Switching camada 2: full-rate sem bloqueio em todas as portas, auto-negociao full-/half duplex, controle de fluxo, filtragem multicast, suportea VLAN IEEE 802.1Q, priorizao de trfego IEEE 802.1p, Protocolo de Controle de Agregao de Link IEEE 802.3ad, snooping IGMP; mais: Segurana: Login de rede IEEE 802.1X, autenticao por servidor RADIUS, RADIUS Authenticated Device Access (RADA); mais: Gerenciamento 3Com: 3Com Network Supervisor, Network Director, Enterprise Management Suite; Outro Gerenciamento: CLI atravs do console ou Telnet, interface de gerenciamento embarcado via web, gerenciamento SNMP;

DADOS ADICIONAIS

Switching 10/100 classe corporativa de entrada com Camada 2 totalmente gerencivel por um preo acessvel; Desempenho non-blocking e wirespeed; Configurao fixa e projeto plug-and-play, o que significa que o switch funciona imediatamente aps retirado da caixa; O controle de acesso rede por IEEE 802.1X oferece uma segurana baseada em padres combinada com a autenticao RADIUS; Formao de clusters atravs do empilhamento de at 32 dispositivos (Switch 4210, 4200G, 4500G, 5500 e 5500G); As portas SFP suportam tanto conexes de fibra Gigabit quanto Fast Ethernet, simplificando a migrao da rede; A RADIUS Authenticated Device Access (RADA) oferece autenticao de dispositivos anexados rede atravs do endereo MAC, contribuindo para um nvel adicional de segurana na ponta; Sistema Operacional comum a todos os switches 3Com de classe corporativa, o que simplifica a configurao e o gerenciamento; Uso eficiente de energia e um projeto sem ventoinha, garantindo funcionamento silencioso, ideal para aplicaes desktops ou wiring close.

* Patch Panel

Patch Panel Tibix 24 Portas CAT 6E Material em termoplstico de alto impacto no propagante chama (UL 94-V-0); Normas: ANSI/TIA/EIA 568A/568B; Atende os requisitos FCC part68 e IEC60603-7; 24 portas;

* Firewall Cisco ASA5505-50-BUN-K8 ASA 5505 Appliance with SW, 50 Users, 8 ports, DES.

Detalhes do Produto:

A srie de Firewalls Cisco ASA 550 oferece um pacote de servios de segurana altamente integrados e referenciais no mercado para pequenos e mdios negcios (SMBs), corporaes, provedores de servio e data-centers. Dentre suas capacidades esto alta flexibilidade de servios, extenso de funes e baixos custos de operao.

* Rack de 16U

Descrio do produto:

Rack Piso 16 U x 575 mm-GR/BG - mk3net;

Estrutura de monobloco projetado para acondicionar equipamentos e acessrios padres de 19 e 23 Polegadas que necessitem de proteo, facilitando a instalao dos mesmos; Fechamentos laterais e fundo removvel. Porta com visor de acrlico, plano de fixao mvel e regulvel na profundidade; Os racks foram projetados para um excelente acondicionamento, instalao e proteo dos equipamentos e acessrios.

* Modem Adsl 2 Router Intelbras Gkm1210Q Banda Larga

Caractersticas: - Modelo: GKM 1210Q; - Transmisso de dados em alta velocidade assimtrica em um nico par tranado de cobre (fio de telefone comum); - Total operacionalidade at 24Mbps downstream e at 3Mbps upstream; - Uma porta 10/100 Base Ethernet para conexo com PC, Hub, Gateways ou Switches; - Suporte de Servidor DHCP para gerenciamento de endereos OPs da LAN; - Suporta PPPoE (RFC2516), PPPoA (RFC2364), IP over ATM (RFC2225/RFC1577), RFC2684 (RFC1483) Bridged/Routed para LLC/VC MUX;

- Configurao/gerenciamento via Telnet Local e Web browser tanto local, via interface Ethernet, quanto remoto, via Internet; - Suporta aplicaes como TFTP, DHCP, Telnet, HTTP e FTP. - Alta velocidade de acesso; - Compatibilidade entre sistemas; - Liberao da linha telefnica; - Segurana contra vrus; - Serve para qualquer operadora

* Nobreak

Caractersticas:

- Indicador visual de potncia consumida; - Maior nmero de TOMADAS por nobreaks (8 tomadas); - Protees de curto circuito, sobretenso, subtenso e baterias; - Pode ser ligado em GRUPO GERADOR; - Nobreak altamente COMPACTO com placa SMD de alta tecnologia; - Processador DSP (Digital Signal Processor); - Tolera variao de FREQUNCIA entre 47Hz e 63Hz.

2.3- Enlaces Internos de comunicao

Cabeamento Horizontal

A instalao dos cabos provenientes da sala de equipamentos e destinados s tomadas das estaes de trabalho sero efetuados conforme especificaes, diretrizes e procedimentos estabelecidos na EIA/TIA-569-A.

Cabeamento Vertical

A interligao dos andares a sala de equipamentos conforme as normas estabelecidas na EIA/TIA 569-A, utilizando dutos de passagens (sleeves) ou aberturas de passagem (slots) com objetivo de oferecer uma proteo adequada para o cabeamento, item fundamental em um processo de cabeamento estruturado.

Cabos

Ser utilizado cabo par tranado no blindados (UTP) categoria 5 classe E de 100Mbps de 4 pares. O comprimento dos cabos entre o painel de distribuio e as tomadas devera ser menor ou igual a 90 metros (100 metros somando os cabos de conexo dos equipamentos). Descrio do produto: Cabo par tranado UTP cat 5 e Par tranado de 100 (4 pares) Padro de comunicao: Ethernet 10/100 Mbits/s

Eletroduto

A interferncia eletromagntica um dos maiores causadores de falhas em redes de computadores, principalmente quando so utilizadas tubulaes e canaletas inadequadas para o transporte da infra-estrutura de cabeamento. As canaletas so tubos de metal ou plstico rgidos ou flexveis, utilizados com a finalidade de conter os condutores eltricos e proteg-los de umidade, cidos, gases ou choques mecnicos. Com o objetivo de dar maior proteo os cabos sero instalados dentro de canaletas com tampa removvel. A mesma ser afasta da estrutura eltrica que j encontra-se estruturada, evitando assim interferncias eletromagntica. Ser seguida a norma ANSI/EIA/TIA-569-A, que tem como objetivo padronizar projetos e prticas de instalao de dutos e espaos para edifcios comerciais, bem como os equipamentos que sero instalados, permite o compartilhamento entre a rede lgica e a rede eltrica.

No cabeamento lgico das redes locais com fiao, ser uma fixao externa em eletrodutos plsticos ao longo das paredes das salas com seo reta mnima de 9cm2, com distncia mnima de 40 cm da fiao eltrica. Descrio do produto: O eletroduto antichama protege a fiao eltrica de incndios; Indicado para instalaes de baixa tenso; Ideal para construes prediais, comerciais e industriais novas ou em reforma; Marca: Tigre; Eletroduto PVC Antichama Para Condulete; Material: PVC; Cor: Cinza; Roscvel; Barras: 3 metros; Polegadas: 1 e 1 e 12.

Conectores

Conectores RJ-45 Macho (plug); Conectores so os dispositivos que ligam outros componentes. Os conectores usados para cabos de par tranado no-blindados (UTP) so denominados formalmente de conectores modulares de oito pinos. Conforme norma T568-A que estabelece os padres para conexo UTP, so conectores que apresentam facilidade de manuseio, tempo reduzido na conectorizao e confiabilidade, sendo que esses fatores influem diretamente no custo e na qualidade da instalao. Descrio do produto: Conector RJ;

Garantindo o melhor desempenho em redes Fast Ethernet (100Mbs), atendendo as exigentes aplicaes multimdias de voz, dados e vdeo; Contatos com 50 micron de ouro.

Caractersticas Tcnicas: Marca: Furukawa; Modelo: Conector RJ 45 Macho Cat. 5e Furukawa; Excede os requerimentos EIA/TIA 568 para aplicaes UTP de 4 pares Cat5e; Excede os requerimentos NEXT para cabos Cat5e; Cor: Transparente; Peso: 2g.

TOMADAS RJ 45 (FMEA) E ESPELHOS

Tem aplicao em Sistemas de Cabeamento Estruturado, para cabeamento horizontal ou secundrio, uso interno, em ponto de acesso na rea de trabalho, para acomodao de conectores e/ou adaptadores para espelhos e caixas aparentes. Indicado para uso em locais que possuam infra-estrutura para instalaes embutidas ou aparentes, em parede ou piso. Ser usado a acomodao e fixao dos conectores RJ-45 Fmea (jack) ser instaladas em local protegidos visando estabelecer o acesso dos terminais dos usurios localizados na rea de trabalho aos equipamentos de rede, utilizando conector do tipo RJ- 45. As tomadas RJ 45 possue um valor elevado o que faz a maioria dos fabricantes fornecerem os espelhos gratuitamente. Descrio do produto: RJ 45 fmea; Utilizado nas caixas de sobrepor e patch panels descarregado;

O Keystone Jack Categoria 5 Enhanced da GTS ultrapassam as exigncias do padro EIA/TIA 568, garantindo a melhor performance em redes fast ethernet 10/100 Mbps; Codificado com os padres de pinagem EIA/TIA 568A e EIA/TIA 568B simultaneamente concede maior versatilidade no uso; Corpo em termoplstico de alto impacto no propagante chama (UL 94 V-0); Possui espao para etiqueta de identificao; Fornecido com etiquetas de identificao e parafusos para fixao; Configurao: 1 posio;

Caractersticas Tcnicas: Marca: Multitoc; Modelo: KEYSTON-PT; Tamanho compacto; Capa de proteo; Excede s exigncia dos padres EIA/TIA 568; Permite a montagem dos conectores nivelada sua superfcie; Permite a acomodao de conectores, assim como a sua fixao em caixas aparentes; Compatvel com todos os conectores e adaptadores para espelhos da linha FCS;

Abraadeira Plastica Tipo Lacre

A abraadeira indispensvel na organizao dos Cabos UTP em Racks, pois auxilia dentro de rigorosos padres de qualidade, para a obteno do mximo de performance para amarrao de cabos e fios, entre outras aplicaes. Descrio do produto: Oferece as melhores solues em amarrao de fios e cabos;

Caractersticas Tcnicas: Marca: Guinner; Material: em Nylon 6.6; Resistncia Trmica: 40oC a + 85oC e temperatura de trabalho de at 140oC; Medidas Abraadeiras Comprimento x Largura: 100 x 2,5 mm.

2.4 Enlace Externo de Comunicao

O enlace Externo tem a responsabilidade de transferir um datagrama de um n para o n adjacente sobre um enlace. O enlace da nova empresa ficou por conta da empresa GVT, uma operadora de telecomunicaes brasileira que atua como prestadora de solues completas em comunicao.

Ficando acertado a conexo WAN de 50 megabytes de velocidade de Download, 05 megabytes de Upload ,01 Ip fixo, servio de proteo antivrus, anti-spyware e firewall. LAN: 10/100 (comunicao interna entre os equipamentos instalados).

2.5 Oramento

Produto Computador Servidor Switch Patch Panel Firewall Modem Multifuncional No break

| Quantidade | Valor unitrio R$ | 40 | 02 | 02 | 02 | 01 | 01 | 05 | 01 | 799.99 | 2.450,00 | 1.068,10 | 327,22 | 2.113.14 | 515,00 | 1.125,00 | 999.99 | 150,00 | 329,90 | 626,00 |

| Valor total | 31.999,60 | 4.900,00 | 2.136,20 | 654,44 | 2.113.14 | 515,00 | 5.625,00 | 999.99 | 6.000,00 | 329,90 | 626,00

| | | | | | | | | | | |

Instalao por ponto | 40 GVT Rack piso 16u Total | 01 | 01 | 55.899,2737.

Vous aimerez peut-être aussi