Vous êtes sur la page 1sur 4

Responsabilidade mdica na cirurgia esttica Conforme apontado, a responsabilidade do mdico, em regra, responsabilidade de meio; ou seja, faz o possvel, contudo

o no pode garantir o resultado. Entretanto, tratando-se de cirurgia esttica transmuta-se essa obrigao de meio em obrigao de resultado, haja vista que o objetivo do paciente corrigir alguma imperfeio fsica, e se submete a uma cirurgia plstica porque certamente o mdico j lhe assegurou que capaz de fazer tal correo.
(...) a verdade que a lea est presente em toda interveno cirrgica, e imprevisveis as reaes de cada organismo agresso do ato cirrgico. (...) A reao do organismo a mesma se a questo reparadora ou esttica. A biologia no cogita de distines em tais situaes. Para a natureza, a interveno reparadora ou esttica apresenta as mesmas caractersticas invasoras e agressivas. No importa a finalidade.[1]

Destarte trata-se de uma ntida obrigao de resultado, o mdico se compromete a deixar o paciente com a nova aparncia. Caso o mdico no possa garantir tal resultado, dever deixar tal fato bem claro ao paciente, evidenciar todos os riscos inerentes, bem como quanto possibilidade de no ser possvel obter o resultado pretendido.

Contratada a realizao de cirurgia esttica embelezadora, o cirurgio assume obrigao de resultado, sendo obrigado a indenizar pelo no cumprimento da mesma obrigao, tanto pelo dano material quanto pelo moral, decorrente de deformidade esttica, salvo prova de fora maior ou caso fortuito[2]

No sendo bastante claro nesse sentido, o mdico viola sua obrigao de informar, e pode ser responsabilizado por eventual falha na obteno do resultado. Ademais, deve igualmente deixar bem claro quais so os riscos inerente cirurgia em si, independente de ser cirurgia esttica, por nesse caso tambm pode ser responsabilizado por descumprimento culposo da obrigao. Neste sentido indica Carlos Roberto Gonalves:[3]
os pacientes, na maioria dos casos de cirurgia esttica, no se encontram doentes, mas pretendem corrigir um defeito, um problema esttico. Interessa-lhes, precipuamente, o resultado. Se o cliente fica com aspecto pior, aps a cirurgia, no se alcanando o resultado que constitua a prpria razo de ser do contrato, cabe-lhe o direito pretenso indenizatria. Da cirurgia mal-sucedida surge a obrigao indenizatria pelo resultado no alcanado. A indenizao abrange, geralmente, todas as despesas efetuadas, danos morais em razo do prejuzo esttico, bem como verba para tratamentos e novas cirurgias.

Assim, no logrando xito completo com a cirurgia esttica, sua obrigao demonstrar que tal fato se deu por motivos alheios ao procedimento adotado, que usou todos os mtodos e precaues exigidos ao caso, contudo o resultado decorreu de fatores completamente imprevisveis.

Indenizao. Responsabilide Civil. Danos esttico e moral. Deformidade causada por erro mdico em cirurgia plstica. Obrigao de resultado. Responsabilidade que permance ainda que adotadas todas as tcnicas recomendveis. Obrigao que se transmite aos sucessores do mdico, tendo em vista o seu falecimento no curso do processo. Recursos no providos. [4]

A obrigao continua sendo subjetiva, contudo a culpa do mdico passa a ser presumida, pois passa a ser dele a responsabilidade de comprovar que no errou.

A aplicao do CDC aos contratos de cirurgia plstica Para descobrirmos se aos contratos de cirurgia plstica aplica-se o Cdigo de Defesa do Consumidor (CDC), primeiramente devemos indagar: em termos gerais, quando o cdigo de defesa do consumidor aplicado? A Resposta deve estar no prprio CDC. Vejamos o seu art. 1:
Art. 1 O presente cdigo estabelece normas de proteo e defesa do consumidor, de ordem pblica e interesse social, nos termos dos arts. 5, inciso XXXII, 170, inciso V, da Constituio Federal e art. 48 de suas Disposies Transitrias.

Aplica-se portanto aos consumidores. Mas quem so os consumidores? A resposta dada no art. 2:
Art. 2 Consumidor toda pessoa fsica ou jurdica que adquire ou utiliza produto ou servio como destinatrio final. Pargrafo nico. Equipara-se a consumidor a coletividade de pessoas, ainda que indeterminveis, que haja intervindo nas relaes de consumo.

Consumidor , portanto, todo aquele que adquire produto ou servio como destinatrio final. Mas para que o consumidor adquira tal produto ou servio algum deve fornecer esses produtos, algum que vai estar na outra ponta da relao jurdica de consumo, essa pessoa o fornecedor, que definido logo em seguida no art. 3 do CDC:
Art. 3 Fornecedor toda pessoa fsica ou jurdica, pblica ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados, que desenvolvem atividade de produo, montagem, criao, construo, transformao, importao, exportao, distribuio ou comercializao de produtos ou prestao de servios. 1 Produto qualquer bem, mvel ou imvel, material ou imaterial. 2 Servio qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, mediante remunerao, inclusive as de natureza bancria, financeira, de crdito e securitria, salvo as decorrentes das relaes de carter trabalhista. Agora, devemos nos perguntar a atividade tpica do cirurgio plstico se encaixa em alguma das elencadas no art. 3 do CDC? Com efeito, a cirurgia plstica um servio na forma do 2 do art. 3 do CDC. Assim, pelo simples leitura do Cdigo de Defesa do consumidor podemos chegar concluso de que aplica-se sim o CDC aos contratos de cirurgia plstica.

Apesar disso, h quem diga que no se pode aplicar o CDC a essa relao jurdica, pois o mdico um profissional liberal submetido a cdigo de tica prprio e so

fiscalizados pelo Conselho Regional de Medicina[5]. Porm, tal argumento pueril, pois o fato de seguir o mdico estar submetido ao CDC no o impediria a seguir seu cdigo de tica; e o fato de as companhias telefnicas serem fiscalizadas pela ANATEL nunca foi levantado como motivo para isenta-las do rigor do CDC. Ademais o prprio CDC indica que os servios fornecidos por profissionais liberais esto sujeitos aquele cdigo, seno vejamos o art. 14, 4, daquele Cdigo: 4 A responsabilidade pessoal dos profissionais liberais ser apurada mediante a verificao de culpa. Por fim, resta dizer, que o contrato de cirurgia plstica no tem como objeto a sade como outros contratos de prestao de servio por ventura firmados pelos mdicos com seus pacientes, seu objeto o resultado esttico da cirurgia. Assim, no sendo a sade do paciente um bem de consumo, seria possvel levantar um argumento no sentido de que no se aplica do CDC aos contratos de sade por esse motivo; mas tal raciocnio no serve para os contratos de cirurgia plstica. Assim, foi no sentido que acabamos de expor que se posicionou o Superior Tribunal de Justia a respeito, vejamos:
RECURSO ESPECIAL. ERRO MDICO. CIRURGIO PLSTICO. PROFISSIONAL LIBERAL. APLICAO DO CDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR. PRECEDENTES. PRESCRIO CONSUMERISTA. I - Conforme precedentes firmados pelas turmas que compem a Segunda Sesso, de se aplicar o Cdigo de Defesa do Consumidor aos servios prestados pelos profissionais liberais, com as ressalvas do 4 do artigo 14. II - O fato de se exigir comprovao da culpa para poder responsabilizar o profissional liberal pelos servios prestados de forma inadequada, no motivo suficiente para afastar a regra de prescrio estabelecida no artigo 27 da legislao consumerista, que especial em relao s normas contidas no Cdigo Civil. Recurso especial no conhecido. (REsp 731078 / SP. RECURSO ESPECIAL 2005/0036043-2 . Relator Ministro CASTRO FILHO. T3 - TERCEIRA TURMA. Data do Julgamento 13/12/2005. Data da Publicao DJ 13/02/2006).

Assim, fica assentado que definitivamente possvel a aplicao do CDC aos contratos de cirurgia plstica. Com isso necessrio que se conceda aos pacientes de cirurgia plstica as protees do CDC. Certamente essa aplicao benfica ao paciente, haja vista queele passa ento a ter algumas vantagens, como por exemplo as os direitos bsicos do consumidor previsto no art. 6 do CDC:

Art. 6 So direitos bsicos do consumidor: I - a proteo da vida, sade e segurana contra os riscos provocados por prticas no fornecimento de produtos e servios considerados perigosos ou nocivos; II - a educao e divulgao sobre o consumo adequado dos produtos e servios, asseguradas a liberdade de escolha e a igualdade nas contrataes; III - a informao adequada e clara sobre os diferentes produtos e servios, com especificao correta de quantidade, caractersticas, composio, qualidade e preo, bem como sobre os riscos que apresentem;

IV - a proteo contra a publicidade enganosa e abusiva, mtodos comerciais coercitivos ou desleais, bem como contra prticas e clusulas abusivas ou impostas no fornecimento de produtos e servios; V - a modificao das clusulas contratuais que estabeleam prestaes desproporcionais ou sua reviso em razo de fatos supervenientes que as tornem excessivamente onerosas; VI - a efetiva preveno e reparao de danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos e difusos; VII - o acesso aos rgos judicirios e administrativos com vistas preveno ou reparao de danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos ou difusos, assegurada a proteo Jurdica, administrativa e tcnica aos necessitados; VIII - a facilitao da defesa de seus direitos, inclusive com a inverso do nus da prova, a seu favor, no processo civil, quando, a critrio do juiz, for verossmil a alegao ou quando for ele hipossuficiente, segundo as regras ordinrias de experincias; X - a adequada e eficaz prestao dos servios pblicos em geral.

Por fim, a aplicao do CDC aos contratos de cirurgias plsticas traz vantagens para toda a sociedade pois permite uma maior clareza nas regras que regem tais contratos e ao mesmo tempo estimula os bons profissionais na medida que impede que os maus profissionais escondam suas falhas atrs de uma legislao condescendente.

[1] FOSTER, Nestor Jos. Cirurgia plstica esttica: obrigao de resultado ou obrigao de meios?, in AJURIS Revista da associao dos juzes do Rio Grande do Sul, mar/1997, pgs. 406 a 414, esp. pgs. 411/412. [2] STJ, Min. Dias Trindade, RSTJ 33/555 in Rui Stoco, Tratado de Responsabilidade Civil, 7a Ed., pg. 574. [3] GONALVES, Carlos Roberto. Responsabilidade Civil, So Paulo, Saraiva, 1988, 4 ed., p. 124. [4] TJSP, Rel. nio Santarelli, Apelao 13299040 [5]BORBA, Fernanda Elisa de. A aplicao do CDC no contrato de cirurgia esttica. Disponvel em: http://www.jurisway.org.br/v2/dhall.asp?id_dh=4047

Vous aimerez peut-être aussi