Vous êtes sur la page 1sur 14

HENRIQUE BATISTA DA SILVA

PLANO DE NEGCIOS, A PRIMEIRA LIO DO EMPREENDEDOR

Santa Gertrudes 2011

HENRIQUE BATISTA DA SILVA

PLANO DE NEGCIOS, A PRIMEIRA LIO DO EMPREENDEDOR

Monografia apresentada ao curso de Empreendedorismo das Faculdades Integradas Claretianas como requisito para obteno do Ttulo de graduado em: Engenharia Mecatrnica rea de concentrao: Santa Gertrudes Orientador (a): Prof. (a) Eder Benedito Simonato

Santa Gertrudes 2011

SUMRIO
INTRODUO.................................................................................................................3 1. O QUE PLANO DE NEGCIO?......................................................................4 2. PRA QUE SERVE?...............................................................................................5 3. COMO FUNCIONA?............................................................................................6 3.1 RAMO DE ATIVIDADE................................................................ 3.2 MERCADO CONSUMIDOR 3.3 MERCADO FORNECEDOR 3.4 MERCADO CONCORRENTE 3.5 PRODUTOS/SERVIOS A SEREM OFERTADOS 3.6 LOCALIZAO 3.7 PROCESSO OPERACIONAL 3.8 PREVISO DE PRODUO, PREVISO DE VENDAS OU PREVISO DE SERVIOS 3.9 ANLISE FINANCEIRA

Introduo

O trabalho que realizei para a disciplina de Empreendedorismo teve por objetivo explicar como funciona a realizao de um Plano de Negcio, esclarecendo algumas dvidas como: O que um Plano de Negcios? Pra que serve? Como funciona?

Buscando ao mximo melhor conhecimento e aprendizado sobre algo que influncia diretamente no sucesso ou fracasso de um negcio.

1 O que Plano de Negcio? um documento escrito, uma pesquisa, (um questionrio assim dizendo) feito pelo empresrio e/ou seus scios, que descreve as metas e os objetivos de um negcio, juntamente com os passos necessrios para o alcance dos mesmos, no Plano de Negcios estaro registrados o conceito do negcio, os riscos, os concorrentes, o perfil da clientela, as estratgias de marketing e de localizao, bem como todo o plano financeiro que viabilizar o novo negcio. Sua principal funo obrigar o empresrio ou empreendedor a organizar as suas idias sobre a execuo do seu negcio. Ele acaba com o achismo (aquela coisa de eu acho que isso vai dar certo), a organizao instintiva onde o empresrio tem uma idia e sem mais e nem menos abre o negcio sem fazer essa pesquisa. O Plano de Negcio permite a anlise da proposta e ajuda o futuro empreendedor evitar de ir do entusiasmo para a desiluso e ao fracasso. Uma coisa que importante lembrar que o Plano de Negcio no algo que se faz uma nica vez, importante estar constantemente revisando ou reformulando o seu plano, porque o mercado est sempre mudando e se voc no estiver sempre atualizado como poder manter uma empresa. Enquanto estava fazendo a pesquisa para o trabalho eu encontrei um vdeo falando sobre Plano de Negcios, onde uma empresria que trabalha no ramo de Turismo, diz que esta constantemente reformulando seu Plano de Negcio, e um empresrio que abriu um negcio em uma cidade e deu certo, mas quando foi abrir em outra cidade sem fazer pesquisa nenhuma, os resultados foram bem diferentes, depois que fez o Plano de Negcio descobriu qual era o motivo do problema da loja. Ento podemos ver que, se voc pretende abrir um novo negcio, precisa ter algum projeto em mente para coloc-lo em prtica. como se voc quisesse fazer uma longa viagem de carro por vrios estados: voc precisa de um roteiro, de um mapa detalhado, de um projeto e de um cronograma para gui-lo. No caso da abertura de um negcio, a viagem bem mais longa e complicada, alm de estar sujeita a problemas de travessia, chuvas e trovoadas. O roteiro do plano de negcio no elimina os possveis erros, mas ajuda a enfrent-los e a direcionar melhor os esforos. Alm disso, um bom

Plano de Negcios um instrumento que ajuda a atrair investidores, fornecedores e parceiros.

2 Pra que sever? O plano de negcio um projeto indispensvel para determinar os rumos presente e futuros do novo negcio. uma oportunidade para melhorar suas estratgias e cometer erros no papel em lugar da vida real, examinando a viabilidade da empresa sob todos os pontos de vista, tais como o mercadolgico, o financeiro e o operacional. So vrias as utilidades, ele analisa todos os aspectos internos e externos do negcio, envolve todos os aspectos atuais e futuros, serve como um guia abrangente, informar ao mercado (principalmente investidores, bancos e financeiras) a respeito do negcio, divulga as caractersticas do negcio, permite melhores condies para planejar, organizar, avaliar e controlar o negcio. importantssimo fazer revises contnuas no plano de negcio para mant-lo atualizado e dinmico. igual a um plano de vo: mostra o incio, meio e o fim da viagem e leva em conta todos os acidentes de percurso, o clima, etc... Imagine que voc quer viajar, tudo o que voc quer que d certo, mas pra isso necessrio fazer um bom planejamento. A viagem no vai acontecer apenas porque voc quer. Para que a d certo, voc tem que escolher o local, quanto tempo ficar, quanto dinheiro levar, comprar passagens, reservar hotel, arrumar as malas, e outras coisas. Se para viajar precisamos de tudo isso, imagine para abrir um negcio. Abrir um negcio como fazer uma viagem para um lugar desconhecido, onde o Plano de Negcio vai ser o seu mapa, ele vai te orientar na busca de informaes detalhadas sobre o seu ramo, os produtos e servios que voc vai oferecer, seus clientes, concorrentes, fornecedores e, principalmente, sobre os pontos fortes e fracos do seu negcio. Assim com um Plano de Negcio voc pode responder s vrias perguntas que so cruciais para abrir algo. Entre elas as que eu acho mais importante so: Quem so os clientes? O que tem valor para os clientes? Quais so suas vantagens e desvantagens diante dos concorrentes?

Quais so os critrios para a escolha do local? Como fazem os concorrentes? Qual a necessidade e a procura do mercado? Quanto gastaremos e quanto teremos de retorno?

3 Como Funciona? Como vimos at agora o Plano de Negcio um documento escrito que mostra todos os pontos da empresa, Peguei um roteiro esquematizado para o projetos de negcios, segundo o SEBRAE, e responderei as questes como se eu estivesse abrindo uma Loja de Manuteno em Informtica:

3.1 Ramo de atividade:

Por que escolheu este negcio? R: Sempre me interessei por informtica desde pequeno, trabalho muito bem, tenho um boa quantidade de clientes e tenho pesquisado bem, o mercado ao meu redor no oferece tudo para os clientes.

3.2 Mercado consumidor:

Quem so os clientes? R: Escritrios, mercados, escolas, fbricas, estacionamentos, cermicas, prefeitura e pessoas comuns.

O que tem valor para os clientes? R: Preo bom, trabalho rpido e eficiente.

3.3 Mercado fornecedor:

Quem so os fornecedores de insumos e servios? R:

3.4 Mercado concorrente:

Quem so os concorrentes? R: Mack Computadores Digital Informtica FG Informtica

3.5 Produtos/servios a serem ofertados:

Quais so as caractersticas dos produtos/servios? R: Consertos reparos em Hardwares e Softwers, tenho tambm conhecimento em montagens com fotos e vdeos, converso de VHS para DVD, desenhos tcnicos e programao.

Quais so os seus usos menos evidentes? R:

Quais so as suas vantagens e desvantagens diante dos concorrentes? R: Vantagens: Melhor localizao, servios mais eficientes, exclusivos,

melhores preos em relao da maioria servios. Desvantagem: Ter menos experincia, e menos reconhecimento na cidade.

Como criar valor para o cliente por meio dos produtos/servios? R: Fazer uma amizade com o cliente explicando qual foi o problema e alert-lo de como ele pode ser prevenir para o problema no voltar a acontecer entendendo

3.6 Localizao:

Quais so os critrios para a avaliao do local ou do ponto? R: Um ponto da cidade que est se desenvolvendo rpido e onde no se encontra nenhuma loja para o atendimento.

Qual a importncia da localizao para o seu negcio? R: Muitssimo importante, pois a maioria dos concorrentes se encontra em um curto espao de distncia.

3.7 Processo operacional:

Como sua empresa vai operar etapa por etapa? (Como fazer?) R: Buscaremos completar nossos objetivos que so obter nome na cidade, conquistar uma boa clientela, depois se tivermos condies mudas loja para venda de produtos tambm.

Como fabricar? R:

Como vender? R: Fazer um bom marketing ser o ponto chave para conseguir clientela, anunciar que a nova loja est pronta

Como fazer o servio? R:

Qual trabalho ser feito? Quem o far? Com que material? Com que equipamento? R: Manuteno no hardware, softwers e trabalhos grficos. Eu mesmo irei fazer. Usando matrias bsicos, chaves de fenda, philips, Multmetro,

Quem tem conhecimento e experincia no ramo? R: Eu tenho um grande conhecimento e experincia em manuteno e uma grande experincia tambm, pois trabalho a mais de oito anos com computadores

Como fazem os concorrentes?

R: Os concorrentes trabalham mais com prestao de servios, mas conseqentemente nesses servios vendem seus produtos tambm. Eles trabalham mais fazendo contrato com as empresas, onde ganham uma taxa mensal para manter o total funcionamento das mquinas do estabelecimento

3.8 Previses de produo, previso de vendas ou previso de servios:

Qual a necessidade e a procura do mercado? R: Produtos e servios de qualidade sem problemas no caso de o trabalho no tiver sido bem feito, um tempo de garantia.

Qual a sua provvel capacidade de produo? R: Isso varia muito, dependendo do problema posso arrumar 10 computadores em um dia, pois um servio onde posso trabalhar com vrias mquinas ao mesmo tempo.

Qual a disponibilidade de matrias-primas e de insumos bsicos? R:

Qual o volume de produo/vendas/servios que voc planeja para seu negcio? R: No mnimo formatar ou fazer limpeza em uma mquina por dia.

3.9 Anlise financeira:

Qual a estimativa da receita da empresa? R: R$: 10.000,00 anuais

Qual o capital inicial necessrio? R: R$: 5.000,00

Quais so os gastos com materiais?

R:

Quais so os gastos com pessoal de produo? R:

Quais so os gastos gerais de produo? R:

Quais so as despesas administrativas? R: Fora e gua estimativa de R$: 100,00 mensais

Quais so as despesas de vendas? R:

Qual a margem de lucro desejada? R:

Vous aimerez peut-être aussi