Vous êtes sur la page 1sur 7

Questes de Eletricidade do ENEM com Gabarito

1) (ENEM-1999) O alumnio se funde a 666oC e obtido custa de energia eltrica, por eletrlise - transformao realizada a partir do xido de alumnio a cerca de 1 000 oC. A produo brasileira de alumnio, no ano de 1985, foi da ordem de 550 000 toneladas, tendo sido consumidos cerca de 20kWh de energia eltrica por quilograma do metal. Nesse mesmo ano, estimou-se a produo de resduos slidos urbanos brasileiros formados por metais ferrosos e no-ferrosos em 3 700 t/dia, das quais 1,5% estima-se corresponder ao alumnio. ([Dados adaptados de] FIGUEIREDO, P. J. M. A sociedade do lixo: resduos, a questo energtica e a crise ambiental. Piracicaba: UNIMEP, 1994) Suponha que uma residncia tenha objetos de alumnio em uso cuja massa total seja de 10kg (panelas, janelas, latas etc.). O consumo de energia eltrica mensal dessa residncia de 100kWh. Sendo assim, na produo desses objetos utilizou-se uma quantidade de energia eltrica que poderia abastecer essa residncia por um perodo de: a) 1 ms. b) 2 meses. c) 3 meses. d) 4 meses. e) 5 meses.

d) 2,5 x 10-3 e) 4 x 10-2

3) (ENEM-1999) De acordo com este diagrama, uma das modalidades de produo de energia eltrica envolve combustveis fsseis. A modalidade de produo, o combustvel e a escala de tempo tpica associada formao desse combustvel so, respectivamente, a) hidroeltricas - chuvas - um dia b) hidroeltricas - aquecimento do solo - um ms c) termoeltricas - petrleo - 200 anos d) termoeltricas - aquecimento do solo - 1 milho de anos e) termoeltricas - petrleo - 500 milhes de anos

4) (ENEM-1999) Lmpadas incandescentes so normalmente projetadas para trabalhar com a tenso da rede eltrica em que sero ligadas. Em 1997, contudo, lmpadas projetadas para funcionar com 127V foram retiradas do mercado e, em seu lugar, colocaram-se lmpadas concebidas para uma tenso de 120V. Segundo dados recentes, essa substituio representou uma mudana significativa no consumo de energia eltrica para cerca de 80 milhes de brasileiros que residem nas regies em que a tenso da rede de 127V. A tabela abaixo apresenta algumas caractersticas de duas lmpadas de 60W, projetadas respectivamente para 127V (antiga) e 120V (nova), quando ambas encontram-se ligadas numa rede de 127V. Lmpada (projeto original) 60 W 127 V 60 W 120 V Tenso da rede eltrica 127 V 127 V Potncia medida (watt) 60 65 Luminosidade mdia (lumens) 750 920 Vida til mdia (horas) 1000 452

2) (ENEM-1999) O diagrama abaixo representa a energia solar que atinge a Terra e sua utilizao na gerao de eletricidade. A energia solar responsvel pela manuteno do ciclo da gua, pela movimentao do ar, e pelo ciclo do carbono que ocorre atravs da fotossntese dos vegetais, da decomposio e da respirao dos seres vivos, alm da formao de combustveis fsseis.

De acordo com o diagrama, a humanidade aproveita, na forma de energia eltrica, uma frao da energia recebida como radiao solar, correspondente a: a) 4 x 10 b) 2,5 x 10-6 c) 4 x 10-4
-9

Acender uma lmpada de 60W e 120V em um local onde a tenso na tomada de 127V, comparativamente a uma lmpada de 60W e 127V no mesmo local tem como resultado: a) mesma potncia, maior intensidade de luz e maior durabilidade. b) mesma potncia, maior intensidade de luz e menor durabilidade. c) maior potncia, maior intensidade de luz e maior durabilidade. d) maior potncia, maior intensidade de luz e menor durabilidade. e) menor potncia, menor intensidade de luz e menor durabilidade.

5) (ENEM-2000) A energia trmica liberada em processos de fisso nuclear pode ser utilizada na gerao de vapor para produzir energia mecnica que, por sua vez, ser

1 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

convertida em energia eltrica. Abaixo est representado um esquema bsico de uma usina de energia nuclear.

I. Potncia do equipamento. II. Horas de funcionamento. III. Nmero de equipamentos. O valor das fraes percentuais do consumo de energia depende de a) I, apenas. b) II, apenas. c) I e II, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III.

Com relao ao impacto ambiental causado pela poluio trmica no processo de refrigerao da usina nuclear, so feitas as seguintes afirmaes: I. o aumento na temperatura reduz, na gua do rio, a quantidade de oxignio nela dissolvido, que essencial para a vida aqutica e para a decomposio da matria orgnica. II. o aumento da temperatura da gua modifica o metabolismo dos peixes. III. o aumento na temperatura da gua diminui o crescimento de bactrias e de algas, favorecendo o desenvolvimento da vegetao. Das afirmativas acima, somente est(o) correta(s): a) I. b) II. c) III. d) I e II. e) II e III.

7) (ENEM-2001) Como medida de economia, em uma residncia com 4 moradores, o consumo mensal mdio de energia eltrica foi reduzido para 300kWh. Se essa residncia obedece distribuio dada no grfico, e se nela h um nico chuveiro de 5000W, pode-se concluir que o banho dirio de cada morador passou a ter uma durao mdia, em minutos, de a) 2,5. b) 5,0. c) 7,5. d) 10,0. e) 12,0.

8) (ENEM-2001) O consumo total de energia nas residncias brasileiras envolve diversas fontes, como eletricidade, gs de cozinha, lenha, etc. O grfico mostra a evoluo do consumo de energia eltrica residencial, comparada com o consumo total de energia residencial, de 1970 a 1995.

6) (ENEM-2001) A distribuio mdia, por tipo de equipamento, do consumo de energia eltrica nas residncias no Brasil apresentada no grfico.

Verifica-se que a participao percentual da energia eltrica no total de energia gasto nas residncias brasileiras cresceu entre 1970 e 1995, passando, aproximadamente, de a) 10% para 40%. b) 10% para 60%. c) 20% para 60%. d) 25% para 35%. e) 40% para 80%.

Em associao com os dados do grfico, considere as variveis:

9) (ENEM-2001) Segundo um especialista em petrleo (Estado de S. Paulo, 5 de maro de 2000), o consumo total de energia mundial foi estimado em 8,3 bilhes de toneladas equivalentes de petrleo (tep) para 2001. A

2 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

porcentagem das diversas fontes da energia consumida no globo representada no grfico.

c) riscos pessoais por alta tenso / sobrecarga dos circuitos internos por aes externas. d) proteo dos circuitos contra a manipulao indevida / sobrecarga da rede por fuga de corrente. e) proteo dos circuitos contra a manipulao indevida / sobrecarga dos circuitos internos por ao externa.

Segundo as informaes apresentadas, para substituir a energia nuclear utilizada necessrio, por exemplo, aumentar a energia proveniente do gs natural em cerca de a) 10%. b) 18%. c) 25%. d) 33%. e) 50%.

10) (ENEM-2001) A figura mostra o tubo de imagens dos aparelhos de televiso usado para produzir as imagens sobre a tela. Os eltrons do feixe emitido pelo canho eletrnico so acelerados por uma tenso de milhares de volts e passam por um espao entre bobinas onde so defletidos por campos magnticos variveis, de forma a fazerem a varredura da tela.

11) (ENEM-2002) Os nmeros e cifras envolvidos, quando lidamos com dados sobre produo e consumo de energia em nosso pas, so sempre muito grandes. Apenas no setor residencial, em um nico dia, o consumo de energia eltrica da ordem de 200 mil MWh. Para avaliar esse consumo, imagine uma situao em que o Brasil no dispusesse de hidreltricas e tivesse de depender somente de termoeltricas, onde cada kg de carvo, ao ser queimado, permite obter uma quantidade de energia da ordem de 10 kWh. Considerando que um caminho transporta, em mdia, 10 toneladas de carvo, a quantidade de caminhes de carvo necessria para abastecer as termoeltricas, a cada dia, seria da ordem de a) 20 b) 200 c) 1.000 d) 2.000 e) 10.000 12) (ENEM-2002) Entre as inmeras recomendaes dadas para a economia de energia eltrica em uma residncia, destacamos as seguintes: Substitua lmpadas incandescentes por fluorescentes compactas. Evite usar o chuveiro eltrico com a chave na posio inverno ou quente. Acumule uma quantidade de roupa para ser passada a ferro eltrico de uma s vez. Evite o uso de tomadas mltiplas para ligar vrios aparelhos simultaneamente. Utilize, na instalao eltrica, fios de dimetros recomendados s suas finalidades.

Nos manuais que acompanham os televisores comum encontrar, entre outras, as seguintes recomendaes: I. Nunca abra o gabinete ou toque as peas no interior do televisor. II. No coloque seu televisor prximo de aparelhos domsticos com motores eltricos ou ms. Estas recomendaes esto associadas, respectivamente, aos aspectos de a) riscos pessoais por alta tenso / perturbao ou deformao de imagem por campos externos. b) proteo dos circuitos contra manipulao indevida / perturbao ou deformao de imagem por campos externos.

A caracterstica comum a todas essas recomendaes a proposta de economizar energia atravs da tentativa de, no dia-a-dia, reduzir a) a potncia dos aparelhos e dispositivos eltricos. b) o tempo de utilizao dos aparelhos e dispositivos. c) o consumo de energia eltrica convertida em energia trmica. d) o consumo de energia trmica convertida em energia eltrica. e) o consumo de energia eltrica atravs de correntes de fuga. 13) (ENEM-2002) Em usinas hidreltricas, a queda dgua move turbinas que acionam geradores. Em usinas elicas, os geradores so acionados por hlices movidas pelo vento.

3 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

Na converso direta solar-eltrica so clulas fotovoltaicas que produzem tenso eltrica. Alm de todos produzirem eletricidade, esses processos tm em comum o fato de a) no provocarem impacto ambiental. b) independerem de condies climticas. c) a energia gerada poder ser armazenada. d) utilizarem fontes de energia renovveis. e) dependerem das reservas de combustveis fsseis. 14) (ENEM-2003) guas de maro definem se falta luz este ano. Esse foi o ttulo de uma reportagem em jornal de circulao nacional, pouco antes do incio do racionamento do consumo de energia eltrica, em 2001. No Brasil, a relao entre a produo de eletricidade e a utilizao de recursos hdricos, estabelecida nessa manchete, se justifica porque: a) a gerao de eletricidade nas usinas hidreltricas exige a manuteno de um dado fluxo de gua nas barragens. b) o sistema de tratamento da gua e sua distribuio consomem grande quantidade de energia eltrica. c) a gerao de eletricidade nas usinas termeltricas utiliza grande volume de gua para refrigerao. d) o consumo de gua e de energia eltrica utilizadas na indstria compete com o da agricultura. e) grande o uso de chuveiros eltricos, cuja operao implica abundante consumo de gua.

quadro seguinte, esses parmetros so aplicados as duas maiores hidreltricas do mundo: Itaipu, no Brasil, e Trs Gargantas, na China. Parmetros Itaipu Potncia instalada 12.600 MW Produo efetiva de 93 bilhes de energia eltrica kWh/ano rea inundada pelo 1.400 km2 reservatrio Internet: <www.itaipu.gov.br> Trs gargantas 18.200 MW 84 bilhes de kWh/ano 1.000 km2

Com base nessas informaes, avalie as afirmativas que se seguem. I. A energia eltrica gerada anualmente e a capacidade nominal mxima de gerao da hidreltrica de Itaipu so maiores que as da hidreltrica de Trs Gargantas. II. Itaipu mais eficiente que Trs Gargantas no uso da potncia instalada na produo de energia eltrica. III. A razo entre potncia instalada e rea inundada pelo reservatrio mais favorvel na hidreltrica Trs Gargantas do que em Itaipu. correto apenas o que se afirma em: a) I. b) II. c) III. d) I e III. e) II e III.

15) (ENEM-2005) Podemos estimar o consumo de energia eltrica de uma casa considerando as principais fontes desse consumo. Pense na situao em que apenas os aparelhos que constam da tabela abaixo fossem utilizados diariamente da mesma forma. Tabela: A tabela fornece a potncia e o tempo efetivo de uso dirio de cada aparelho domstico.
Aparelho Potncia (KW) Ar condicionado 1,5 Chuveiro eltrico 3,3 Freezer 0,2 Geladeira 0,35 Tempo de uso dirio (horas) 8 1/3 10 10

Lmpadas

0,10

17) (ENEM-2006) No nova a idia de se extrair energia dos oceanos aproveitando-se a diferena das mars alta e baixa. Em 1967, os franceses instalaram a primeira usina mar-motriz, construindo uma barragem equipada de 24 turbinas, aproveitando-se a potncia mxima instalada de 240 MW, suficiente para a demanda de uma cidade com 200 mil habitantes. Aproximadamente 10% da potncia total instalada so demandados pelo consumo residencial. Nessa cidade francesa, aos domingos, quando parcela dos setores industrial e comercial pra, a demanda diminui 40%. Assim, a produo de energia correspondente demanda aos domingos ser atingida mantendo-se: I. todas as turbinas em funcionamento, com 60% da capacidade mxima de produo de cada uma delas. II. a metade das turbinas funcionando em capacidade mxima e o restante, com 20% da capacidade mxima. III. quatorze turbinas funcionando em capacidade mxima, uma com 40% da capacidade mxima e as demais desligadas. Est correta a situao descrita:

Supondo que o ms tenha 30 dias e que o custo de 1KWh de R$0,40, o consumo de energia eltrica mensal dessa casa, de aproximadamente a) R$135. b) R$165. c) R$190. d) R$210. e) R$230.

16) (ENEM-2006) Na avaliao da eficincia de usinas quanto a produo e aos impactos ambientais, utilizam-se vrios critrios, tais como: razo entre produo efetiva anual de energia eltrica e potncia instalada ou razo entre potncia instalada e rea inundada pelo reservatrio. No

a) apenas em I. b) apenas em II. c) apenas em I e III. d) apenas em II e III. e) em I, II e III.

4 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

18) (ENEM-2007) As figuras acima apresentam dados referentes aos consumos de energia eltrica e de gua relativos a cinco mquinas industriais de lavar roupa comercializadas no Brasil.

A eficincia luminosa de uma lmpada pode ser definida como a razo entre a quantidade de energia emitida na forma de luz visvel e a quantidade total de energia gasta para o seu funcionamento. Admitindo-se que essas duas quantidades possam ser estimadas, respectivamente, pela rea abaixo da parte da curva correspondente faixa de luz visvel e pela rea abaixo de toda a curva, a eficincia luminosa dessa lmpada seria de aproximadamente a) 10%. b) 15%. c) 25%. d) 50%. e) 75%. 20) (ENEM-2008) A energia geotrmica tem sua origem no ncleo derretido da Terra, onde as temperaturas atingem 4.000 C. Essa energia primeiramente produzida pela decomposio de materiais radiativos dentro do planeta. Em fontes geotrmicas, a gua, aprisionada em um reservatrio subterrneo, aquecida pelas rochas ao redor e fica submetida a altas presses, podendo atingir temperaturas de at 370 C sem entrar em ebulio. Ao ser liberada na superfcie, presso ambiente, ela se vaporiza e se resfria, formando fontes ou giseres. O vapor de poos geotrmicos separado da gua e utilizado no funcionamento de turbinas para gerar eletricidade. A gua quente pode ser utilizada para aquecimento direto ou em usinas de dessalinizao. Roger A. Hinrichs e Merlin Kleinbach. Energia e meio ambiente. Ed. ABDR (com adaptaes). Depreende-se das informaes acima que as usinas geotrmicas a) utilizam a mesma fonte primria de energia que as usinas nucleares, sendo, portanto, semelhantes os riscos decorrentes de ambas. b) funcionam com base na converso de energia potencial gravitacional em energia trmica. c) podem aproveitar a energia qumica transformada em trmica no processo de dessalinizao. d) assemelham-se s usinas nucleares no que diz respeito converso de energia trmica em cintica e, depois, em eltrica. e) transformam inicialmente a energia solar em energia cintica e, depois, em energia trmica.

Associao Brasileira de Defesa do Consumidor (com adaptaes).

A mquina ideal, quanto a rendimento econmico e ambiental, aquela que gasta, simultaneamente, menos energia e gua. Com base nessas informaes, conclui-se que, no conjunto pesquisado, a) quanto mais uma mquina de lavar roupa economiza gua, mais ela consome energia eltrica. b) a quantidade de energia eltrica consumida por uma mquina de lavar roupa inversamente proporcional quantidade de gua consumida por ela. c) a mquina I ideal, de acordo com a definio apresentada. d) a mquina que menos consome energia eltrica no a que consome menos gua. e) a mquina que mais consome energia eltrica no a que consome mais gua.

19) (ENEM-2008) A passagem de uma quantidade adequada de corrente eltrica pelo filamento de uma lmpada deixa-o incandescente, produzindo luz. O grfico abaixo mostra como a intensidade da luz emitida pela lmpada est distribuda no espectro eletromagntico, estendendo-se desde a regio do ultravioleta (UV) at a regio do infravermelho.

5 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

21) (ENEM-2008) Uma fonte de energia que no agride o ambiente, totalmente segura e usa um tipo de matriaprima infinita a energia elica, que gera eletricidade a partir da fora dos ventos. O Brasil um pas privilegiado por ter o tipo de ventilao necessria para produzi-la. Todavia, ela a menos usada na matriz energtica brasileira. O Ministrio de Minas e Energia estima que as turbinas elicas produzam apenas 0,25% da energia consumida no pas. Isso ocorre porque ela compete com uma usina mais barata e eficiente: a hidreltrica, que responde por 80% da energia do Brasil. O investimento para se construir uma hidreltrica de aproximadamente US$ 100 por quilowatt. Os parques elicos exigem investimento de cerca de US$ 2 mil por quilowatt e a construo de uma usina nuclear, de aproximadamente US$ 6 mil por quilowatt. Instalados os parques, a energia dos ventos bastante competitiva, custando R$ 200,00 por megawatt-hora frente a R$ 150,00 por megawatt-hora das hidreltricas e a R$ 600,00 por megawatt-hora das termeltricas. poca. 21/4/2008 (com adaptaes). De acordo com o texto, entre as razes que contribuem para a menor participao da energia elica na matriz energtica brasileira, inclui-se o fato de a) haver, no pas, baixa disponibilidade de ventos que podem gerar energia eltrica. b) o investimento por quilowatt exigido para a construo de parques elicos ser de aproximadamente 20 vezes o necessrio para a construo de hidreltricas. c) o investimento por quilowatt exigido para a construo de parques elicos ser igual a 1/3 do necessrio para a construo de usinas nucleares. d) o custo mdio por megawatt-hora de energia obtida aps instalao de parques elicos ser igual a 1,2 multiplicado pelo custo mdio do megawatt-hora obtido das hidreltricas. e) o custo mdio por megawatt-hora de energia obtida aps instalao de parques elicos ser igual a 1/3 do custo mdio do megawatt-hora obtido das termeltricas.

6 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

Gabarito
1) Alternativa: B 2) Alternativa: B 3) Alternativa: E 4) Alternativa: D 5) Alternativa: D 6) Alternativa: E 7) Alternativa: C 8) Alternativa: B 9) Alternativa: D 10) Alternativa: A 11) Alternativa: D 12) Alternativa: C 13) Alternativa: D 14) Alternativa: A 15) Alternativa: E 16) Alternativa: E 17) Alternativa: E 18) Alternativa: D Analisando o Grfico, temos que, a mquina que menos consome energia a III, mas esta no a que menos consome gua.

19) Alternativa: C 20) Alternativa: D 21) Alternativa: B

7 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

Vous aimerez peut-être aussi