Vous êtes sur la page 1sur 26

NOTAS

Muitos dos pensamentos que so atribudos a Bakunin foram tomados de sua correspondnciapessoal,equiparando-osaostextospolticosqueforamescritoscoma inteno de serem divulgados publicamente. As citaes fora de contexto geram confuses, devido a estarem em conflito com as ideias mais gerais de Bakunin, brilhantementeexpostasporCapellettiemElPensamientodeBakunin.

El movimiento anarquista uruguayo em los tiempos de clera; em http://www.alasbarricadas.org/noticias/?q=node/8156. Uma excelente sntese da histriadoanarquismouruguaiomoderno.

Woodenshoesorplatformshoes?Emhttp://www.inspiracy.com/black/wooden.html.

Algunas reflexiones sobre el extravo terico ideolgico en el pensamiento crata contemporneo,GustavoRodrguez;emhttp://www.nodo50.org/ellibertario/descargas/ Algunasreflexionessobreelextravio.doc, uma crtica implacvel e irreverente ao plataformismoeoutrosismos.

Esta citao e a seguinte em: Los sediciosos despertares de la anarqua, Daniel Barret,emhttp://www.nodo50.org/ellibertario/descargas/Despertares-Barret[1].rtf.

ENTREAPLATAFORMAEOPARTIDO: ASTENDNCIASAUTORITRIASEOANARQUISMO

PatrickRossineri

46

AteneuDiegoGimnez 2011

verbocorrespondenteguiar,levar,dirigir,administrar,queforam sempre traduzidos como dirigir. O caso mais evidente est na ltima frase da plataforma: zastrelshchik, o incitador, foi traduzidocomovanguarda.assimcomocom toqueslevesse pde alterar o sentido profundo do texto. Termina sendo um incmodoporqueotradutorVolinfoidepoisumacrrimodetrator da Plataforma. (A. Skirda; Autonomie individuelle et force collective les anarchistes et l'organisation de Proudhon nos jours,1987,p.246)

Ediooriginal: EntrelaPlataformayelPartido:LasTendenciasAutoritariasyelAnarquismo Libertad!n45,46,47,48e49 BuenosAires 2007-2008

Traduoediagramao: AteneuDiegoGimnez COB-AIT Piracicaba,2011

http://ateneudiegogimenez.wordpress.com http://cob-ait.net http://www.iwa-ait.org

Em primeiro lugar, devemos dizer que Skirda um ensasta totalmente tendenciosoeexagerado,tudoistodiludocomumaboadosedeinaptidoprofissional como historiador. E esta marcada inaptido intelectual se manifesta na citao anterior,jqueconsideramal-intencionadoofatodequeVolintiveratraduzidoparao francs certos vocbulos russos que apresentam ambiguidade semntica, mas lhe escapaqueprecisamentenessaindeterminaodovocbuloresideoproblema,noem umaindemonstrvelesupostamfdeVolin.Almdisso,oprprioArchinoffpoderia terutilizadodeliberadamentetermosambguos,mascomosab-loouprov-lo?Skirda faladesuasconjeturascomosefossemumaevidnciairrefutvel. ParecefantsticoqueSkirdaesqueaqueVolineraumexmiotradutor,quefoi justamenteVolinquemsalvouosmanuscritosoriginaisdeArchinoffdaHistriado MovimentoMakhnovistaobraquedepoistraduziuaofrancsequeapesardeseu distanciamento ideolgico, Archinoff nunca duvidou da capacidade nem da honestidadedeVolinnestesentido. Narealidade,todoestecontodatraduomal-intencionadatemcomoobjetivo justificararejeiodeMalatesta,quebaseousuascrticasnaversodeVolin.Agora, reduzirarejeiodaPlataformaporquaseatotalidadedomovimentoanarquistaaum problemadetraduoinditonahistriadasideias.Semelhantepolmicalembraos esforosdosreformistascristosporumatraduocorretadaBbliaquesubstitussea Vulgatalatina.Noocorreuumcasosimilarnahistriacomtextosinfinitamentemais complexoscomoodeHegelouMarxoquesemostracomoumasoluoinfantil frente a uma rejeio to argumentada quanto generalizada. A ningum ocorreu assegurarqueaheresiaestalinistasedeveleituradeumatraduoerrneadas obrasdeMarxeEngels.MastampoucoumatraduocorretafezdaPlataformaum documento imune s crticas, o que parecia ser a pretenso de Skirda. Todas as citaes em que aqueles que no presente impugnamos os pontos de vista plataformistas nos baseamos esto fundamentadas na traduo correta que os prprios plataformistas fizeram. A Plataforma naufraga em qualquer uma de suas verses;issooquesedesprendedesualeitura.

45

constitudosnoseixosdeaproximaocomaesquerdaautoritria,aqualconsideram umaliadottico. Apesardetodasuaretricaesquerdista,osplataformistaseespecifistasforam sempre pouco srios com suas categorizaes.Assim,as massas sotomadas como sujeitorevolucionrio,enquantosefaladelutadeclassesematerialismodialticosem reparar que uma classe social s uma parte das massas. Os camponeses, os operrios, a classe mdia e os pequeno-burgueses segundo seu ponto de vista pareceriamatuarsempreigual,defendendointeressescomuns,emqualquercontexto histrico e geogrfico. E mais surpreendente ainda se tratando de anarquistas, o Estadocomoinstituiohistricaquasenomereceunenhumaconsideraoespecial em suas anlises. Neste sentido o plataformismo mais rudimentar ainda que as expressesmaiscruasdobolchevismo. Nointeriordaorganizaoplataformista,supe-sequeademocraciadiretaeo federalismo so os mecanismos horizontais pelos quais todos os membros da organizaochegamaoacordopoltico.Asdecisesseobtmpormaioria,enquantoa minoriaaceitadisciplinadamenteaposiopredominanteoutemaliberdadedecindir se considera que posio majoritria lesa seus direitos. O resultado sempre a unidade tticaeideolgica em ambos os casos,aindaque sequebreoprincpiode unidadeorganizativa.Ouseja,seaminoriaacataavontademajoritria,aunidade ttico-tericasustentadamedianteadisciplinapartidria;secinde,existemduas organizaesumaformadapelamaioriaeoutrapelaminoriacomunidadetticoterica. complicado imaginar como uma posio minoritria possa ir ganhando vontades em uma organizao anarcopartidria, se a minoria se v obrigada a obedecerouacindir. Estaimpossibilidadededebateinternoseveriaagravadanocasodeseinstituir umComitExecutivocomopropunhaArchinoffnotextooriginaldaPlataforma queatuecomoguiatericodaorganizao.Ocomitguiaaorganizao,aorganizao guiaosmovimentossociaisesindicais,queporsuavezguiamasmassas.Assimse constrioPoderPopular,sobaorientaodaOrganizaoPolticaRevolucionria.Por sorte as massas no sentem esta urgncia de construir poder popular que os plataformistas lhes atribuem. A exigncia de combinar programas de ao se deve mais a uma fobia plataformista espontaneidade e incerteza do que a uma verdadeiranecessidadedasmassas. Finalmente,argumentaremosumpoucosobreoassuntodatraduodeVolin. SegundoafirmaoplataformistaA.Skirda:

ENTREAPLATAFORMAEOPARTIDO: ASTENDNCIASAUTORITRIASEOANARQUISMO Oanarquismoummovimentoouseja,umamultiplicidadedetendncias cujo fim geral fundar uma sociedade sem explorados nem oprimidos, abolindo qualquerformadegovernoedepropriedadedosmeiosdeproduo,eliminandoas classes sociais e seus privilgios, as desigualdades raciais, sexuais, econmicas, polticasesociais.Esteesboodescritivocompreendeamaioriadastendnciasquese denominam anarquistas: individualistas, organizacionistas, comunistas, coletivistas, plataformistas, anarcossindicalistas etc. No obstante este carter movimentista inerente ao anarquismo, algumas tendncias tm uma viso no to inclusiva, e apontam para a formao de uma organizao anarquista do tipo partidria: um partidoanarquista. Estas propostas geralmente tomam como ponto de partida a Plataforma Organizacionalquelpelosanos20Makhno,Archinoffeoutrosdestacadosmilitantes anarquistasrussos,quehaviamconseguidosairdaRssiabolchevique,esboaramno exlio. Este documento propunha a reorganizao do anarquismo na Rssia incorporandosemreconhec-loelementosdentidocorteleninista,comainteno desuperaroserrosquehaviamlevadoderrotaanarquistafrentepreponderncia bolcheviqueduranteaRevoluoRussa.Dentrodestalinhaplataformistasedestamo WorkersSolidarityMovementdaIrlandaeaNorthEasternFederationofAnarchist Communistsnorteamericana,sendoalgunsdeseusreferenciaismaisconhecidosna AmricaLatinaaAlianzadelosComunistasLibertariosdoMxico,aOrganizacin Comunista Libertaria do Chile, a Federao Anarquista Gacha brasileira e a OrganizacinSocialistaLibertaria argentina.Mastambmhouvenosanos60e70 outrastendnciasque,semsereconheceremabertamenteplataformistas,esboaram uma vertente paralela influenciada pela revoluo cubana. O principal referencial destalinhafoiaFederacinAnarquistaUruguaya,organizaoparadigmticaefonte de inspirao de organizaes anarcomarxistas e anarquistas de estilo partidrio, como foi o caso na Argentina da Resistencia Libertaria, assim como o de vrias organizaesplataformistas. Na maioria destas tendncias e organizaes existem certos pressupostos compartilhados,padrescomunseelementosafins,quepermitemenglob-lascomo umanicacorrente.Seuelementodemaiordestaqueaconcepodequearevoluo anarquistadeveserpropulsionadapororganizaesdotipopartidrio.Estaconcepo foi justificada de diversos ngulos e com argumentaes diferentes, nem sempre congruentes entre si. De todo modo, os pontos em comum prevalecem sobre as diferenas,quemaisparecemmatizesdeumamesmacor. Provisoriamente, digamos que entendemos por partido poltico um grupo de pessoas formando uma organizao poltica adscrita a uma ideologia e com um programadeao,cujafinalidadeatomadadopoderpoltico,umaorganizao independentedoEstadoetemcomopretensoserrepresentantedavontadegerale dosinteressesdamaioria.Opartidopolticonosapresentadocomoumveculode transformaosocial,comoummeioparaalcanarumfim(ogoverno).Aconcepodo

Aprimeiratraduofoicriticadacomomepreguiosa, devidoaoautornotertidoocuidadodeadaptaraterminologia e as frases ao esprito do movimento francs (Le Libertaire, n 106, 15-4-1927). Buscamos a que poderiam ser aplicadas tais repreenseseencontramos,defato,vriostermosexpressamente deformados: napravlenie, que significa de uma vez direo e orientao,foisistematicamenteempregadonoprimeirosentido. Aconteceuomesmocomonomerukovodstvo,queconduta,eo

44

partidoanarquistaseajustaaosparmetrosgeraisdospartidospolticosnateoria, salvonoquedizrespeitotomadadopoderpoltico;omeiodetransformaosociala organizao partidria, que estabeleceria a direo revolucionria. Frente a esta concepo representativa, diretiva, externa e mediadora do plataformismo e do anarcopartidismoselevantaamaiorpartedomovimentoanarquistaemtodasassuas outras vertentes. A seguir, examinaremos alguns dos pressupostos bsicos e argumentos que estas tendncias utilizam para justificar a necessidade de se organizarsobaformadepartido. Nesse contexto, a unidade ttica no pode nem poder resolver jamais os variados e arrtmicos problemas que se apresentam na base dos movimentos sociais e se transformam necessariamente,noquedizrespeitoorganizaoespecfica,em uma prtica regulada a partir de comits que passam a ser constitudosnaadministraocotidianaeinstitucionalizadados acordos gerais de trabalho poltico no mesmo momento em que seus militantes no seio desses movimentos tm ou deveriam ter umavidaderelaeseintercmbiosabertoseassinadaporuma pluralidade,umadiversidadeeumasingularidadeintransferveis einegociveisquespodemtranscorrerlivrementeeexpandiremsenavertigemcaticaesublimedasassembleias.(DanielBarret)

semprelhesapresentadaesquiva,evidenciadaemsuamagraounulaparticipao nos movimentos sociais de qualquer tipo, particularmente dentro do movimento operrio? A resposta que na prtica os plataformistas no se diferenciam em absoluto do resto dos partidos polticos por suas formas de ao, apresentao e representao.Competemnomesmoterreno.Ainserosocialplataformistanopode seroutracoisaalmdeentrismoquandoquematuadentrodosmovimentossociais autnomosrespondeaprogramasconcebidosexternamente.

Oqueumpartidopoltico?

Os partidos polticos surgiram como grupos ou clubes de indivduos colaboradoresqueapoiavamacandidaturaparlamentardeumpoltico.Desdesuas origensnocomeodosculoXIX,ospartidospolticossevincularamideiadegoverno (acesso ao poder) e ideia de eleies representativas. Eram faces ou grupos polticosorganizadosemtornodeumcandidato,mascomotempoforamadquirindo umcartermuitomenosprovisriooucircunstancial,convertendo-seemorganizaes maisformais,estratificadaseburocratizadas,jnoseorganizandoemtornodeum indivduomasdeumprogramaouideologia.Emumsentidomaismodernosegundo afirma o estudioso Francisco de Andrea Snchez um partido poltico apresenta certas caractersticas que o diferenciam de outro tipo de grupos polticos: a) uma organizaopermanente,completaeindependente,b)umavontadedeexerceropoder, ec)umabuscadoapoiopopularparapoderconserv-lo.Esteautorafirmaqueassim como dentro da categoria meios de transporte so includas as diversas classes de veculos,poderiasedizerquetodopartidopolticoumgrupopoltico,masnemtodo grupopolticoumpartidopoltico.UmgrupopolticopodeserumaONG,umgrupo sindical, um grupo universitrio, um clube etc., no necessariamente um partido poltico. Estadistinoessencialquandosetratadeabordaroporqudarejeiodos anarquistasformaodeumpartido.Todasasdefiniesdepartidopolticolevam comoingredienteineludvelavontadedeacederaumgoverno.Vejamosasseguintes definies:

1- Um partido poltico um grupo de seres humanos que tem uma organizao estvel com o objetivo de conseguir ou manter para seus lderes o controle de um governo e com o objetivo ulterior de dar aos membros do partido, por meio de tal controle, benefcios e vantagens ideais e materiais (Friedrich, Carl J. Teora y RealidaddelaOrganizacinConstitucionalDemocrtica,Mxico,FCE:297).

2-Aformadeorganizaoque,descansandoemumrecrutamentolivre,temcomofim proporcionarpoderaoseudirigentedentrodeumaassociaoeoutorgarporessemeio aos seus membros ativos determinadas probabilidades ideais ou materiais (Weber, Max.EconomaySociedad,Mxico,FCE,1969:228).

Como conjugar a unidade ttica, a disciplina partidria e a execuo de um programaidealizadopelaorganizaopoltico-revolucionria,comosinteressesdeum coletivosocialautnomoecomaautogesto?Seaunidadetticaeadisciplinacoletiva nosoaplicveisforadabasedaorganizao,quesentidotementofalarnestes termos? aquiondeseevidenciaosignificadodaafirmaoqueocomunismoanrquico uma expresso terica idealizada pelas massas. Sendo assim, a organizao anarquista plataformista no os militantes anarquistas em particular seria a legtimavanguardadasmassas,igualaopartidobolchevique,diferenciando-sedestes pelaaplicaodademocraciadiretaepornopropugnaratomadadopoder.Masem ambos oscasos atuamdentroda classetrabalhadoraoudomovimentosocial como membros de uma organizao e respondendo aos seus interesses (no aos do movimentooperrio):tmumaprticasimilar.Estaficospodesersustentadase deixarmosdeladoacontradioentremassascomsupostosinstintoslibertriosea necessidadedeumaorganizaoqueatuecomodirigente,ouorientadoranomelhor doscasos.Assim,seerigemnopartidoqueexpressaavontadedasmassas,damesma formainconsultacomoosbolcheviquessereferemclasseoperria. Evidentemente,dapticaplataformista/especifistaainserosocialestariana veredaopostadoentrismoedodirigismoaosmovimentossociais.Masnoseafastam de uma concepo poltica, entendida como gesto mediadora e orientadora das massas.Nesteaspectoondeoplataformismoevoluiemdireoaumarelaocomos partidosdaesquerdarevolucionriaecomaparatoseinstituiesdopoderpopular. Osapoioscrticosapolticasdeesquerdaetarefadeconstruirumpoderpopularso 43

3-Umpartidoumgrupocujosmembrossepropemaatuaremconcordnciana concorrncia pelo poder poltico (E. Schumpeter, citado em Andrea Snchez. Los PartidosPolticos:61). Estas so apenas algumas das definies que a teoria sociolgica moderna admite para a categoria de partido poltico. Ento, um partido uma organizao estruturada para dirigir, administrar, representar, governar, uma entidade essencialmentemediadora(promoveaaoindireta).Atendendoaoanterior,aforma partido termina por ser contraditria com algumas das finalidades bsicas do anarquismo:acabarcomqualquertipodepoderpoltico,eliminaroEstadoequalquer forma de governo. Esta a principal objeo que se pode fazer ideia de partido anarquista. Afalciadopartidobakuninista

companheirocubanoGustavoRodrguez4.Bastalembrardasexperinciadexitoda OPB francesa, da FAU uruguaia e a AUCA na Argentina, tingidas de centralismo organizativo, eleitoralismo, leninismo, populismo, afinidade esquerdista, colaboracionismocomgovernospopularesemdiversasproporesecontedos.Esem desdenhardaadoodoobsoletomaterialismodialticodoutrinaoficialdoPCUS concebida pelo antianarquista Plekhanov, que refunde o mais desagradvel do pensamentomarxistacomocomponentesuperiordeseumtodoanaltico. Todo o jargo plataformista/especifista um sinal de sua pobreza tericoanaltica:inserosocial(apartirdefora),disciplina,lutadeclasses,responsabilidade coletiva, programa de ao, unidade ttica e terica, anarquismo organizado, so conceitosquesecontrapemaumparantagnicoquerepresentaemseuimaginrioas outrastendnciasanarquistas:desconexosocial,faltadecompromisso,indisciplina, anarcoliberalismo burgus, irresponsabilidade individual, desorientao ttica, desorganizao,ineficcia,dispersotericaesectarismo.Estavisomaniquestaque nuncacorrespondeurealidadeanicasustentaodestacorrentedepensamento, sequesepodequalific-lacomotal.Osmesmoslemassorepetidosdesdeaprimeira redaodeArchinoffathojeemdiacomoverdadesimutveiseubquas.Todacrtica aos seus pontos de vista condenada como expresso de uma atitude no revolucionria. O plataformismo convertido assim naquilo que o resto dos anarquistas falsamente endossa: uma igreja dogmtica de pretendida validade universal. Como bemassinalaDanielBarret5,oplataformismoseapresentacomorenovador,masse justificasobreumafundaodoutrinriabaseadaemumcenriohistricoquejno existe:

Ogrossodoselementosdetonantesdesuareflexonose situa ao nvel das demandas e exigncias reais de um certo contextosocialconcretoedesuacorrespondentehistoricidademas quesearticulabasicamentecompolmicasinternasaomovimento anarquista; fundamentalmente como uma impugnao ou como umobjetodojulgamentodesuamuitoduvidosaeficciapoltica emcircunstnciashistricasconcretas.Essetema,evidentemente, noumainvenodemomentonemumacircunstnciaepisdica e, como tal, deve-se prestar-lhe a ateno que merece. Pelo contrrio,oquenoparececertodesligarassoluesaodilema docontextohistriconoqualesteseinscreveatualmentee,emseu lugar, vincul-las a alguns princpios abstratos extrados da avaliao crtica de uma derrota revolucionria ocorrida na Rssiaeem1921.

Nenhumaexpressoplataformistaouanarcopartidriateveumainflunciade destaquenosmovimentossociaiscomexceodaFAUnosindicalismouruguaio.Por que esta contradio entre a suposta raiz social do plataformismo/especifismo, seu aparentecontedosocial,atoalardeadainserosocialeumarealidadesocialque

Mas esta incongruncia entre meios e fins costuma ser eludida pelos anarcopartidistas,objetandoquequandofalamdepartidosereferemaosentidoque Bakuninlhedeu,comoocasodaACLmexicana.EmumdocumentodenominadoO Anarquismo Revolucionrio e os Partidos Polticos, afirmam que Mikhail Bakunin compreendia perfeio a necessidade histrica de um partido revolucionrio, formado unicamente pelos elementos mais entregues e abnegados causa revolucionria.Bakuninnosomentecompreendiaanecessidadedeumaorganizao de tais caractersticas,mas a construiuno ano de 1868 sob onome deAliana da DemocraciaSocialista. Em primeiro lugar, absolutamente falso que Bakunin compreendera perfeioanecessidadehistricadeumpartidorevolucionrio,maisaindaquandoo queseassinalacomoumpartidopolticodesuacriaonooeranosentidomoderno. A Aliana era um grupo poltico de vanguarda para a ao e a luta como disse o prprioBakunin:onicoobjetivodasociedadesecretatemquesernoaconstituio deumaforaartificialforadopovo,masdespertareorganizarasforaspopulares espontneas.Opapeldavanguardanodirigirouconduzirasmassasemdireo revoluo, mas influenciar as classes populares para se auto-organizarem e se emanciparemelasmesmas,dedentrodasmassasenoexternamente,estimulandoa ao direta espontnea. Bakunin se refere na realidade a pequenos grupos independentes e interconectados entre si que respondem a um mesmo ideal revolucionrio.OqueaAlianasepropunhaerainfluenciarasmassas,nodirigi-las deumaposiodepoder.ABakunininteressavamuitomenosacontinuidadedetal organizao depois de produzida a revoluo, o que concorda com sua viso insurrecionalista e espontnea da revoluo social. A permanncia no tempo ou a participaoreformistaestavamexcludasdasatividadesdaAliana. Tomando algumas de suas frases isoladas, poderia ser interpretado que h pontosdecontatoentreovanguardismodeBakunineadireorevolucionriade Lenin. E isto possvel porque a obra de Bakunin assistemtica, dispersa, fragmentria,descontnuaemuitasvezesconfusa(oque transparece emexpresses como a Aliana tem por misso dar a estas massas uma direo realmente 3

42

revolucionria)1. Em contrapartida, a obra de Lenin consideravelmente mais compactaeestruturadaeoferecemenoslugarparadvidas.ObritnicoChristopher Hillomaisbrilhantehistoriadormarxistadesuageraodescrevesucintamentea ideiadepartidoqueLenindefendianoclebreOQueFazer?,de1902:somenteum partidopolticodaclasseoperriapoderiaserinstrumentodarevoluo.()nopodia haver movimento revolucionrio sem uma rigorosa orientao terica. Mas a conscinciadeclassenopodiabrotarespontaneamentenaclasseoperria;deviaser introduzida de fora por um partido poltico que constitusse a vanguarda e o guia conscientedessaclasse.Porisso,quandoaACLafirmaanecessidadehistricade um partido revolucionrio, ao invs de seguir Bakunin, se enquandra claramente dentro do pensamento leninista. Por outro lado, a ACL declara que renuncia a se autodenominarpartidosomenteporquestestticas,jquehojeemdiaseentende porpartidoanooburguesade:eleies,parlamento,poderpolticoetodaumasrie de conceitos que vocontra a emancipao popular.O que na realidadenopode significar outra coisa que dizer: somos um partido, mas no o reconhecemos publicamenteparaevitarobjees. ParaaACL,ospartidospolticosautoritriossoosburgueseseosleninistas, considerados verticais e centralistas, em oposio a um suposto partidoanarquista que, de todo modo, no deixaria de lado a diviso entre dirigidos e dirigentes, emancipados e emancipadores, inconscientes e conscientes; nisto se resume esta suposta tendncia bakuninista. Como bem afirma a respeito o conselhista Roi Ferreiro:quandoaACLafirmaquesuapretensoinserirnossoprogramasocialista libertrio[nosmovimentospopulares]econduziraslutaspopularesporumavertente anticapitalista, est dizendo tudo. Quem no souber ver aqui mais um partido revolucionrio,semnenhumadiferenaessencialcomtodososdemaisqueassimse proclamam,queestcego. O paradoxal do caso que a ACL pretende se diferenciar do leninismo atribuindoaoprprioBakuninapaternidadedopensamentoleninista:aconcepo deumaOrganizaodoselementosdevanguardano,comomuitospensam,exposta pelaprimeiravezporLenin.ComdcadasdeantecednciaBakuninentendeuqueas organizaesdedefesaeresistnciadaFrentedasMassas(porexemplo,ossindicatos ou as associaes operrias internacionais) no eram suficientes para empreender umalutarevolucionria,equefaziamfalta,almdelas,osncleosdosrevolucionrios mais conscientes que disputassem a direo dos movimentos populares com as tendnciasreformistaseasabertamenteburguesas.Aquiserevelaemtodaasua essncia um partido poltico que compete pelo poder com outras foras de caractersticassimilares.desnecessriodizerqueestenuncafoiopensamentode Bakunin. Se a ACL afirma que sua principal diferena com o pensamento leninista consisteemqueaorganizaoanarquistanopretendetomaropoder,devemosterem contaque,adespeitodosfinsseremopostos,osmeiosparaconsegui-lossosimilares. Eistodeveria acender umaluzdealertaemtodosaquelesquecomboasintenes aderem aeste tipode proposta,porque osalto que vai dadireodosmovimentos popularesdireopoltico-econmicadasociedadeporumaorganizaoanarquista podesernarealidadeapenasumpasso. 41

particular e irrepetvel a participao anarquista durante a revoluo russa , residindoaligrandepartedesuaanemiaecaducidade.Almdesersubjetiva,como todaexperincia,enodarprerrogativasdenenhumaespcieaquemasvivenciou,os autores da Plataforma (Archinoff, Makhno, Mett) foram to participantes da experinciarussaquantoseusdetratores(Volin,Fleshin,Berkman).Enodevese pensarqueosneoplataformistasnaatualidadenorepetemsemelhantesandice;eles seencarregamdepreg-laaosquatroventos. Aexageradavalorizaodaexperinciaprprianoanicacoisaemqueos seguidoresdaPlataformavocontraosensocomum.Existeumamarcadacontradio entreanecessidadedeumateoriadefinidaenicacomoguiadeao,eummarcado anti-intelectualismoquecostumaseresgrimidoparainsultaroscrticosdeseuprojeto. As crticas Plataforma costumam ser qualificadas como divagaes tericas, catecismodeintelectuais,ausnciadecontatocomarealidade,aindaqueprovenham demilitantescomprometidosetericosbrilhantescomoMalatesta,VolinouBerneri. Como acerta Bob Black, o plataformismo um triunfo da ideologia sobre a experincia3. A pretenso de invulnerabilidade terica da Plataforma inconsistente por completocomseusupostocarterprovisrio.Estecartertransitrioqueseusautores lhederamnaverdadenuncafoisuperado,nomximofoiplagiadoporseusseguidores. Aqui se evidencia a incapacidade para produzir teoria, a inaptido para pensar anlises inovadoras, a repetio de clichs e frases vazias de contedo. Nem o plataformismonemoespecifismopartidriofizeramumanicacontribuiotericade valornosltimos80anos,mesmoquenuncatenhamdeixadodereclamaraorestodos desorientadosanarquistasanecessidadedeimplementaraunidadeterica. Nomenosimportanteopapelquedesempenhamasoutrasduasdivisasdo neoplataformismo:aunidadetticaeaaspiraounidadeorganizativa.Seaunidade tticaeracriticvelemsuasprimeirasformulaesde1926,completamenteridculo persever-laemummundomuitomaiscomplexo,nohnenhumagarantiadequea unidadetticaeaunidadeorganizativapossamlevarvitriadeumacausaqualquer. E esta verdade de Perogrullo os neoplataformistas substituram por uma duvidosa obviedade de que a unidade ttica, terica e organizativa so o nico e principal caminho para conseguir uma mudana revolucionria. Se fosse assim, os partidos leninistas, trotskistas, maoistas, estalinistas, teriam grandes facilidades para alcanaremseusobjetivos,quandoarealidadeindica ocontrrio.Aoinvs disso,a pluralidadetticaeaautonomiaorganizativasempreforamabasepropciaparao desenvolvimentodaaoanarquistafrenterigidezorganizativadospartidospolticos (edosplataformistas). A suposta eficcia dos modelos plataformistas e especifistas frente ao caos organizativoqueatribuemaoanarquismonuncasetraduziuemfatos,emnenhum contexto histrico nem regio geogrfica. E quando organizaes destas correntes obtiveramcertaprepondernciadentrodomovimentoounasociedade,osresultados foram o calcanhar de Aquiles de seus apologistas. Quanto maior o xito da organizao plataformista ou anarquista partidria especifista, mais longe do anarquismoselocalizam,pareceserafunoinversamenteproporcionalquedescreve suaao,emtomcomaobsessoaritmticaquelhescaracteriza,naspalavrasdo

sendocadavezmaisrelativizada,incorporandocontribuiesdomarxismo,atchegar a se falar de Fau sem pontos, ou seja, uma denominao que respondia a um passado anarquista mas no a uma sigla anarquista. As caractersticas desta mutao anarcomarxista da FAU poderiam ser resumidas em: uma redefinio da concepo de poder como um motor de mudana social, centralizao organizativa, disciplinainternaepolticadealianascomaesquerdarevolucionria. Segundo relata Pablo Anzalone, ex-integrante da FAU (atual integrante do Partido por la Victoria del Pueblo ou PVB, que entrega o Frente Amplio, hoje no poder),aorganizaojnosedefiniacomoanarquista,sepensavananecessidade deumasnteseentremarxismoeanarquismo.Seusavaopensamentodeexpoentes da corrente estruturalista do marxismo, como Poulantzas e Althusser, e depois de Gramsci.Aorganizaotinhacomoumapropostatericaconsistenteemincorporaros elementosdomarxismorevolucionrio,mantendoosvaloresideolgicoslibertriosque vinham do anarquismo mas com uma distncia clara do anarcossindicalismo. H Cartas de FAU (uma das publicaes da organizaonaquele tempo)quefalam da importncia do partido e discutem como seria o mesmo. Era uma organizao que claramentehierarquizavaapoltica(publicadoemBrecha,17denovembrode2006). No nos aprofundaremos sobre a histria da FAU, j que escapa aos nossos objetivos, mas assinalaremos que depois de sua reconstituio aps o retorno da democracia,aFAUretomougrandepartedeseuiderioanarquista,masdespojadode muitas das contribuies marxistas. No obstante, o arqutipo do anarquismo partidriooutendnciaespecifistaquehojeorganizaesbrasileirascomoaFederao Anarquista Gacha, a Federao Anarquista do Rio de Janeiro e a Federao AnarquistaCaboclaprosseguem,juntoaoutrasorganizaesuruguaiaseargentinas.

AartimanhadopartidodeMalatesta

Concluses:entreoextraviotericoeafraudeideolgica

impossvelfazerumaanliseobjetivadeumpensamentocomoqualseest emdesacordopraticamenteemtudo.Comcerteza,atagoratratamosdenosmanter dentro dos trilhos da objetividade, nos reservando at este ltimo ttulo para dar rdeassoltasparcialidadedenossasconcluseseavaliaes. Em primeiro lugar, as tendncias plataformistas e anarcopartidrias especifistas declamam uma renovao terica que, quando no brilha por sua ausncia, to s se reduz incorporao acrtica de elementos ideolgicos do marxismo-leninismo. A pobreza terica da Plataforma de Archinoff tal que sua anlisedocontextopoltico,econmicoesocialdaRssiade1921nemsequereram satisfatrios para os padres da poca. Nenhum estudioso com um conhecimento mnimodahistriarussaouucranianalevariaasrioasanlisesdeArchinoff,ainda maisdeficientesqueasdosbolcheviques. IstonoseriaumproblemasequeraconsiderarseosautoresdaPlataformano tivessemdadovalidadeuniversalssuasteorias.Argumentaramqueseuanarquismo ofrutodaexperincianarevoluorussa,aqualsupemquelhesabriumuitoas portas do esclarecimento terico-ideolgico. A plataforma de Archinoff est fundamentadaemumageneralizaodainterpretaodeumacontecimentohistrico

Evidentemente,ocontedocontraditriodotermopartidoanarquistatampouco escapaaoutrosgruposquetendemajustificarsuautilizao.Porexemplo,emHijos del Pueblo, n 7 (Buenos Aires, junho de 2007) se afirma que nos anos 70 a Liga Anarco Comunista e a Resistencia Libertaria levantavam como estratgia a necessidade da construo de uma Organizao Especfica Anarquista, sendo a primeira uma tendncia ou linha, mais um grupo que participaria do processo da construodetalorganizao,queeracaracterizadacomoumpartido.Istosefazia retomandoasexplicaesdeBakuninedeMalatesta,oqualsereferianecessidade deformarumpartidoanarquista,entendendoportalaorganizaodosanarquistas. Em primeirolugar, faz-se necessrio esclarecerquea ResistenciaLibertaria, segundoaquelesqueaintegraram,eraumpartidodequadrosnaconcepomoderna dotermo,inspiradanospartidosdaesquerdarevolucionriadosanos70.Porisso incorretorecorreraMalatestamuitomaisaBakuninparajustificaranecessidade deformarumpartidoanarquista.OtermopartidotalcomoMalatestaousavano tinhaosentidodaformahistricapartidopoltico,maserautilizadocomosinnimo deorganizao,agrupamento,grupopolticooufaco.Umpartidoemsuaconcepo modernaumtipo,umaclassedeorganizaobemdefinida. AprpriaFAUquepropiciaumaversodeanarcopartidismodecunhoprprio em sua pgina da Internet esclarece que o sentido que Malatesta deu ao termo partidooconjuntodetodosaquelesquecombatemporumdeterminadoobjetivo poltico-social, com os mesmos critrios e acordos, independentemente das formas especficasdeorganizao,etambmdesuaexistnciaouno.QuandoMalatesta falavadepartidonofalavadeoutracoisaalmdeorganizao,frentesposturas individualistasdesuapoca.Nosereferiaaumpartidopolticodenenhumaespcie, massereferiaaoconjuntodeindivduosquetmumobjetivocomumeseesforam poralcanaresseobjetivo.Porqueoquesediscutianessesanoserasedeveriamatuar em organizaes ou atuar individualmente; no eram apresentadas questes como partidosimoupartidono. Por exemplo, vejamos a forma de organizao que Malatesta concebe: Desejamosqueosgruposanarquistassemultipliquemesealarguem.Faa-seuma federao, faam-se duas, faam-se cem: o importante que cada um encontre o ambiente que lhe convm, que cada um possa trabalhar segundo suas ideias e temperamento,eencontrenaassociaonoumlimitesualiberdade,masomodode tornarsuaatuaomaiseficaz,sualiberdademaisverdade...Liberdadedoindivduo no grupo e do grupo na federao. Esta concepo aberta do termo partido em Malatestanocorrespondeemabsolutocomaconceporestritadepartidopoltico, masaplicveladiversostiposdeorganizaeseassociaes. Almdisso,Malatestacondenouexplicitamenteotipodeorganizaopartidria decorteleninistacomoofezcomoplataformismo,eadvertiaquesearevoluoera obradaorganizaoanarquistaenodostrabalhadoresporsimesmosentojno haviatriunfodoanarquismo,masumtriunfonosso.Pormaisquenoschamssemos anarquistas, na realidade no seramos mais que simples governantes e seramos impotentesparaobemcomoosotodososgovernantes(V.Richards:128).Ento, 5

40

inclumosnesteresumoporqueconstituemumaboaamostradoautoritarismoaque tendem as organizaes plataformistas. O CUAC foi uma recriao em pardia da experinciadaOPBdeFontenis,notoespetacularmasnomenosfunesta. Anarquismopartidrioeespecifismo

utilizar a expresso partido anarquista no sentido malatestiano um anacronismo perfeitamentesubstituvelpelosatuaistermosdeorganizaooucoletivoanarquista; atribuiraumaexpressoumsignificadodiferentedaquelequeseuautorlhedava. EstedisparatenoencontramaioresjustificativasquandoVernonRichardsengel Capelletti, os mais notveis comentaristas de Malatesta, nunca interpretaram o enunciado partido anarquista como a proposta de formar um partido poltico como formaorganizativadosanarquistas. Ento,qualosentidoeminsistirnautilizaodotermopartidoanarquista, paralogoterqueesclarecerquenarealidadesefazrefernciaaumgrupopoltico completamentediferentedoqueseentendecomumenteporpartidopoltico?Talveza resposta seja que o que na verdade se est buscando a naturalizao do termo partido entre os anarquistas como um primeiro passo em direo formao de partidospolticosanarquistaspropriamenteditos.

LenineaconcepobolcheviquedePartido

Dissemos que a concepo de partido de vanguarda que alguns anarquistas assumemseenquadra claramenteemumaconcepoleninista,aoinvsdefaz-lo comodeclamamsobreopensamentodeBakuninouodeMalatesta.Vejamosquais sooselementosprincipaisdaconcepoleninistadepartido,queapsarevoluo russadeoutubrode1917osbolcheviquesadotaramcomodoutrinaoficial. O primeiro ponto a destacar que Lenin acreditava que a conscincia revolucionria deveria ser introduzida ao proletariado de fora, externamente. O proletariadoporseusprpriosmeiosslevavaadiantealutaeconmica,queseatola nalutasindicalista,definalidadereformista.Semumpartidorevolucionrioquea dirigisse,alutadeclassesnosedesenvolveriaplenamenteepermaneceriaemuma fase embrionria. Esta concepo de exterioridade do partido com respeito ao proletariado,queinculcaaconscinciarevolucionriaverdadeira(marxista,segundo afirmam)aumamassaincapazdegerarsuaprpriaautoconscinciarevolucionriae suas prprias ideias, complementada pelo papel dirigente do partido como vanguardarevolucionriadoproletariado.Estasideiasforamnitidamenteexpressadas em1902comocaptuloIIdofolhetoOQueFazer?emrefernciasformidveisgreves dadcadaanteriornaRssia:

Dissemos que os operrios no podiam ter conscincia social-democrata.Estaspodesertrazidadefora.Ahistriade todosospasesdemonstraqueaclasseoperriaestemcondies deelaborarexclusivamentecomsuasprpriasforassomenteuma conscinciaunionista,ouseja,aconvicodequenecessriose agrupar em sindicatos, lutar contra os patres, reclamar ao governoapromulgaodetaisouquaisleisnecessriasparaos operriosetc.Emcontrapartida,adoutrinadosocialismosurgiu das teorias filosficas, histricas e econmicas elaboradas por intelectuais, por homens instrudos das classes possuidoras. Por

Paralelamentetendncianeoplataformista,sedesenvolveunaAmricadoSul uma tendncia denominada especifismo, que defende postulados parecidos com o plataformismo, ainda que de uma fundamentao diferente e de uma genealogia diferente.Postulaqueosanarquistasdevemseagruparemorganizaesdecarter ideolgico especificamente anarquista e dali trabalhar nos movimentos sociais. Tambm se insistena unidade terica, na unidade ttica e no desenvolvimento de polticasdaorganizaoespecficaaosmovimentossociaisnosquaisseusmilitantes participam.AestaaodenominaminserosocialesegundoFelipeCorreia,terico daFederaoAnarquistadoRiodeJaneiroestligadosomenteideiaderetorno organizadodosanarquistaslutadeclasseseaosmovimentossociais.Apesardeseus impulsoresdiferenciaremsuaprticadeinserosocialdoentrismodospartidosde esquerda,suaprticaacabasendosimilar. Oespecifismo,ouanarquismoorganizadocomopreferemsedenominarcom os plataformistas, o que tambm um sinal de desconsiderao a outras formas organizativas anarquistas crtico ao sintetismo de Volin-Faure, e poderia ser consideradoumplataformismosemPlataforma.Nosedeveconfundiroespecifismo queconstituiumatendnciaideolgicacomasorganizaesespecficasanarquistas, quepodempertencersmaisvariadastendncias(insurrecionalismo,individualismo, comunismo, primitivismo, coletivismo etc.). O sintetismo promove organizaes de carterabertamenteanarquista,ouseja,gruposespecficos,oqualmuitodiferente do especifismo. Esta forma organizativa sintetista acompanhou sempre as organizaesnoespecficas,ouseja,omovimentoanarcossindicalista,sendoaunio CNT-FAI a mais clebre. As organizaes especficas constituem federaes locais heterogneasquepriorizamaunidadeestratgicaouseja,osfinsanarquistasea diversidadettica,eseunemnaInternacionaldeFederaesAnarquistas(IFA).Por sua vez, as organizaes de tendncia especifista se agrupam internacionalmente junto com as organizaes plataformistas e o sindicalismo alternativo pseudoanarquista na SIL, a internacional paralela reformista. Feito este esclarecimento, o especifismo s se diferencia do plataformismo por sua origem histrica,alcanandoasmesmasconcluses.Paraevitarconfusesutilizaremosum termo mais adequado prtica e teoria do especifismo: anarquismo partidrio. O paradigmaorganizativodestatendnciaanarcopartidriaaFederacinAnarquista Uruguaya, fundada em 1956. A revoluo cubana de 1959 significou um impacto inditonomovimentoanarquistauruguaio,queapsumaprofundadiscussointerna noseiodaF.A.U.queeraumexemploprontodesintetismoondeconviviamdiversas tendnciaslibertriascomobemafirmaDanielBerretinauguraumprocessode buscasdefinalabertoquealevariaaumaperdagradualdaidentidadeanarquistano sentidoforteeintransigentedotermo2.Segundoesteautor,adefinioanarquistair

39

suaposiosocial,osprpriosfundadoresdosocialismocientfico moderno,MarxeEngels,pertenciamintelectualidadeburguesa. Deigualmodo,adoutrinatericadasocial-democraciasurgiuna Rssia independente por completodocrescimentoespontneodo movimentooperrio,surgiucomoresultadonaturaleineludveldo desenvolvimento do pensamento entre os intelectuais revolucionriossocialistas.(Lenin,op.cit.) A teoria de Marx esclareceu a verdadeira tarefa de um partidosocialistarevolucionrio:()organizaralutadeclassedo proletariado e dirigir esta luta, que tem por objetivo final a conquistadoPoderpolticopeloproletariadoepelaorganizaoda sociedadesocialista.(NossoPrograma,pg.127) Segundo Lenin, ento, no possvel a autoemancipao da classe operria, porqueelanopodeterconscinciarevolucionriaseelanolheforinseridaapartir de fora. E quem so aqueles que tm conscincia socialista? Os intelectuais revolucionriossocialistas,ouseja,umavanguardaesclarecidaqueguiaraotriunfoa classe operria. Esta vanguarda se organiza como um partido revolucionrio encarregadodedirigiralutaoperriacontraocapitalismo.Opartidorevolucionriose converteemhistoricamentenecessrio,noeloineludvelentreaclasseoperriaea obtenodosocialismo. Outro ponto de destaque da teoria leninista o papel orientador da teoria revolucionria.Semumateoriarigorosanohrevoluopossvel.Esoprecisamente elementosdeorigemburguesaqueproporcionarosuascapacidadesintelectuaispara forjarestateoria. Nopodehaverumfortepartidosocialistasemumateoria revolucionria que agrupe todos os socialistas, da qual estes extraiam todas as suas convices e a apliquem em seus procedimentosdelutaemtodosdeao.Defenderestateoria,que segundoseumaisprofundoconvencimentoaverdadeira,contra os ataques infundados e contra as tentativas de alter-la no significa, de modo algum, ser inimigo de toda crtica. (Ibidem, pg.128) AindaqueLeninnooexpressecomoumacondionecessria,defatosoos intelectuaisdosextratosburguesesqueseocupamdastarefasdedireodopartido revolucionrio,queporsuavezdirigealutadoproletariado.Emoutraspalavras,o partidoavanguardadarevoluosocialeosintelectuaissoavanguardadopartido. Lenin tambm se encarregou de detalhar a forma organizativa do partido comunista.Afirmavaqueosfinsdopartidospoderiamseralcanadosatravsdeuma formadeorganizaodisciplinadadenominadacentralismodemocrtico.Opartidoera concebido como um exrcito disciplinado de revolucionrios, os elementos mais 7

Irlanda. Seu principal antecedente o defunto Congreso de Unificacin Anarco Comunistadenovembrode1999,autordeumcuriosodocumentoquedescreviasem embarao sua concepo sectria da organizao revolucionria. Estabeleciam 3 categorias: simpatizante, pr-militante (aspirantes) e militantes com participao plena.Estesltimostrabalhavamnaestruturadaorganizao,tinhamqueestarem diacomsuascotizaesedeviamparticiparregularmentedesuasassembleiasgerais. Comoamostradoespritovigilantedaorganizao,odocumentodeclaravaqueera deverdomilitanteassistirregularmentesoficinasdeformaoterica,avisandoao encarregado da Comisso de Educao suas faltas com antecedncia, de modo que possarepassarsuasliesemoutraocasio.Cadaumadestascategoriastinhaos direitoseobrigaescorrespondentes,tudodevidamenteestipuladoemumalistado militantelibertrio.Parasermilitante,osaspirantesdeveriamestardeacordopor completo com a poltica da organizao. Segundo os estatutos, s os militantes poderiamparticiparativamentenageraodepolticasporpartedaorganizaoou ocupar espaos nos rgos de difuso da Organizao. inimaginvel uma implementao mais rigorosa dos princpios de unidade terica, unidade ttica e disciplina. Umavezapresentadoeaceitoonovomilitanteassembleia,seprodigalizava umacerimniaderecebimento,comoumritualdepassagemaoseunovoestado.Para evitarsuspeitas,aquiestumatranscriotextualdoevento:

Acerimniaconsistirnaleituraqueonovocompanheiro far,noinciodaassembleia,deumaatadecompromissoquesele sua fidelidade perante seus novos companheiros e a causa revolucionria, depois da qual se entoaro os hinos Hijos del Pueblo e A las Barricadas. Uma vez que isto forefetuado, se procederentregadesuacartilhademilitanteedeseudistintivo (lenooubracelete).Paraaocasio,todososcompanheirosdevero assistir com seu distintivo colocado. Posteriormente, todos os companheiros procedero cordialmente a uma saudao personalizadaaocompanheiro.Estplanejadaparadurarmenos dedezminutos.

Todaestapalhaadapoderiagerarrisossenotivessesidoacompanhadadeum cdigo de infraes e penalidades, estabelecidas de antemo, que iam desde a repreensoverbalataexpulso(sebemque,considerandooestilodefuncionamento da organizao, o castigo equivaleria mais a uma recompensa). Para mitigar as penalidades os autores do documento declaravam que no nos move o interesse puramentepunitivo,masdevemosvelarpelocorretofuncionamento,pelaseguranae pelacoesointernadaorganizao.Nessesentido,apenalidadeteriacomoobjetivo impedir um funcionamento anmalo. Ou seja, uma exaltao do controle sobre os indivduos,doconformismoedaanulaodaautonomiaindividual,eliminandotoda discrepnciapossvel.OsestatutosdoCUACnoforamexatamentetranscendentesna histria do movimento anarquista chileno, muito menos internacionalmente. Os

38

conscientesdoproletariado,aptosparasedesenvolverememqualquertipodesituao: avanguardarevolucionria. Ocentralismodemocrticocombinaocentralismodeumaparatomilitarizado com o funcionamento democrtico, exaltando a disciplina consciente e a renncia voluntrialiberdadecomofimdealcanarunidadedeaoeumamximaeficcia naaodopartido.Emteoria,asdiscussescirculariamdebaixoparacimaeviceversa na estrutura vertical do partido, garantindo que as decises que a direo implemente tenham sido discutidas por toda a organizao. O marco geral destas discusses seria o de uma organizao de autoridades eletivas e revogveis, com estritadisciplinadepartido,liberdadedecrticainterna,responsabilidadeindividual dointegrante,trabalhocoletivo,soberaniadamaioriasobreaminoria,subordinao sdecisesdadireo,asquaissovinculantesparaosorganismosinferiores. Como dissemos, assim seria o funcionamento do centralismo democrtico na teoria, mas preciso sublinhar que historicamente nunca houve uma organizao leninistaquetenhachegadoafuncionardentrodestaconcepo,massempreofizeram exacerbandoocentralismohierrquico,opapelesclarecidodadirigncia,anulandoa dissidnciainterna,priorizandooaspectomilitardaorganizao,adisciplinargida eanulandoainiciativaindividualdosmilitantes.Ocentralismodemocrticouma ficohistrica eumeufemismoquemascaraoburocratismoconcretodospartidos leninistas. Outroaspectodestacveldadoutrinaleninistaconsisteprecisamenteemsua repugnnciaaqualqerformadeespontanesmopopularouperdadocontroledaluta operria por parte do partido: nossa 'ttica-plano' consiste em rejeitar o chamado imediato ao assalto, em exigir quese organize 'devidamente oassdioda fortaleza inimiga'ou,ditoemoutrostermos,emexigirquetodososesforos sejamdirigidos parareunir,organizaremobilizarumexrcitoregular(OQueFazer,captuloV). Como se pde apreciar, Lenin sempre ressalta os aspectos militares, tticoestratgicos,logsticos,asrelaesdeforas,osplanosdeassalto,ouseja,oqueno jargo poltico-militar denominado de Tcnica do Golpe de Estado, que foi eficientementeempregadaporTrotskyemoutubrode1917ebrilhantementeexplicado porCurzioMalaparte.CaberessaltarqueamenoaoexrcitoregularqueLeninfaz sereferesforasarmadasdoexrcitoburgus,quandonopossvelqueoprprio partidoformeumexrcitorevolucionrio. Quemmaisteorizouepromoveuesteaspectomilitaristadomarxismo-leninismo foiMaoTse-Tung,quededicoupginasinterminveisexposiodosfundamentose dasleisdaGuerraPopulareProlongadaemumtediosomanualmilitarchamado ProblemasEstratgicosdaGuerraRevolucionriadaChina,em1936.Todoocorpo tericoreferentestticaseestratgiasdaguerrarevolucionria,apesardeterficado completamentedesatualizadoporrazeshistricas,continuasendofontedereferncia principal e de estudo nos partidos leninistas. Todo um exemplo de dogmatismo a-histricoecientificista,dapartedaquelesqueseconsiderampossuidoresexclusivos dos mtodos infalveis para conseguir revolues e conhecedores do transcurso materialista-dialticodaHistriahumana. Toda a terminologia militar que Lenin emprega no est divorciada de sua concepo de como funciona a poltica, nem de suas ideias sobre a importncia da 37

responsabilidade coletiva, unidade ttica e terica demonstraram sua ineficcia na prticaconcretadosgruposplataformistasfranceses. NaItliasurgeduranteosanos70aOrganizzazioneRivoluzionariaAnarchica queapssefundircomoutrosgruposformaraFederazionedeiComunistiAnarchici em1986.Apesardeseusescassosmilitantes,persisteataatualidadecomseesem Toscana,Lombardia,Friuli,Liguria,PugliaeEmilia. Na Irlanda, o plataformismo se estabeleceu como a tendncia anarquista de maior influncia. O Workers Solidarity Movement foi fundado em 1984 por exmembrosdotrotskistaSocialistWorkersPartyeporanarquistasdeDublineCork. Apesar de ser um grupo reduzido em tamanho demonstraram um grande esforo militante e tiveram participao em campanhas contra a aplicao de impostos, campanhaspr-abortoeemconflitossindicais.Almdisso,tiveramparticipaoativa nos movimentos antiglobalizao, em campanhas antiblicas contra a interveno norte-americana,assimcomoumaimportantepresenanaInternet.Foiduramente criticado por sua participao na campanha eleitoral do candidato Des Derwin no sindicatoSIPTU,porsuaaproximaodorepublicanismoirlandsepordirigirseu discursoexclusivamenteaossetoresoperrioscatlicos,omitindoosetorprotestante. NaEspanha,osplataformistasatuaramnointeriordaCNTem1978,gerando algunsescndalosdepropores.LideradosporMikelOrranta,socavaramasprticas tradicionais da CNT e lanaram todo tipo de acusaes contra muitos de seus militantesmaisnotrios.SegundoserefereJuanGmezCasas(Relanzamientodela CNT, ediciones CNT, 1984, pgs. 138-140), Orranta no desejava nem o anarcossindicalismonemaCNT.Estalheinteressavacomocampodeexperimentao ecomoforademanobra.AnunciavaseudesejodepermanecernaCNTsemprequese permitisse liberdade de tendncia dentro da mesma e a mxima liberdade de expresso.Aquihaviaaindaautonomiaoperriaeassemblesmo,claroquetodaviase tratava de um nvel organizativo inferior. Mas por cima e exteriormente CNT apareciaaplataformaArchinoffiana,ouseja,umnvelorganizativomaisperfeitoeo grupoderevolucionriosseguros,homogeneamenteorientadosparaumfim,destinado a impulsionar as massas e a ordenaras retiradas tticas nos momentos delicados. Dentro deste grupo, nos dizia Orranta, j no cabia a liberdade de expresso. Os discrepantesdaorientaogeraldeveriamentoabandonarogrupo,porquenopodia haver dissenso. Se tratava neste caso da vanguarda dirigente e monoltica. Aps abandonaraCNTestespersonagensutilitriosapoiarameleitoralmenteprimeiroo PSOEedepoisobraopolticodoETA,opartidobascoHerriBatasuna.Hojeemdiao plataformismo segue sendo uma tendncia insignificante dentro do movimento libertrioespanhol. ExistemgruposplataformistasnaGrcia,naTurquia,noBrasil,naArgentina, emPortugal,naVenezuela,nafricadoSul,noPeru,noMxicoetc.Suarelevncia mnima no s dentro de seus pases mas tambm como tendncia dentro dos movimentos anarquistas locais. Na Amrica do Norte a NEFAC agrupa os plataformistasdosEstadosUnidosedoCanaddesde1999. No Chile, a Organizacin Comunista Libertaria o principal grupo plataformista;suasposieseretricanosediferenciamdorestodaesquerda,alm desedesignaremcomoumpartido.SeuprincipalreferencialorganizativooWSMda

Oneoplataformismodesde1968

disciplina dentro do partido. No fundo, a concepo leninista no difere da que vonClausewitzpopularizou:aguerraacontinuaodapolticaporoutrosmeios. ParaLenin: A ditadura do proletariado a guerra mais abnegada e maisimplacveldanovaclassecontrauminimigomaispoderoso, contraaburguesia,cujaresistnciaseencontradecuplicadapor suaderrocada()avitriasobreaburguesiaimpossvelsem umalutaprolongada,tenaz,desesperada,amorte,umalutaque exige serenidade, disciplina, firmeza, inflexibilidade e uma vontade nica. (A Doena Infantil do Esquerdismo no Comunismo,pgs.6-7) Frente reprovao que alguma vez lhe foi feita sobre a utilizao destes modismos castrenses, em particular da palavra agente, Lenin gabava-se disso com ironia: Eu gosto desta palavra, porque indica de modo claro e incisivoacausacomumqualtodososagentessubordinamseus pensamentoseseusatos,esetivessequesubstituirestapalavra por outra, eu s escolheria o termo colaboradores, se este no tivessecertotomdeliteraturismoedeimpreciso.Porqueoque precisamos de uma organizao militar de agentes. (O Que Fazer,cap.V) Eessavisomarcialdapoltica,longedeapresentarescrpulosemsuaao, utilizaqualquermeioaoseualcanceparaconseguirseuobjetivo,ouseja,atomadado poderdoEstadoeainstauraodaditaduradoproletariado.Emsuaconcepo,os meiossosubordinadosaosfins,mximadaqualLeninfoimestre,dandoliesde oportunismoearrivismo semigual.Umadesuasanedotasmaisconhecidasquese valeudoagentealemo,tericosocialistaefinancistajudeuHelphand-Parvusoqual desprezavaprofundamenteparaobtermeioseconmicosemateriaisparaingressar clandestinamente na Rssia, como se sabe, com dinheiro proporcionado pelos imperialistas alemes, que sabiam que um triunfo bolchevique tiraria a Rssia da guerra e frearia a contingncia de uma revoluo protagonizada pelos conselhos operriosautenticamenteradicalizada. A disciplina partidria assim como em um exrcito era uma das pedras angulares doprojetorevolucionrioleninista.Sem uma centralizao severaeuma disciplinafrrea,noseriapossvelumarevoluo.Ficadifcilconjugaraobedincia cega que Lenin e seus seguidores exigiam de seus subordinados com a democracia interna,aliberdadedecrticaeoespritoautocrticoquerecomendavamimplementar dentro do partido. Esta disciplina partidria no se limitava autodisciplina conscienteeexacerbaodasresponsabilidadesdomilitante.Apsarevoluo,Lenin seperguntavaoquedeviaserfeitoparamanteradisciplinadopartidorevolucionrio, 9

Apesardeseufracassogerminal,oplataformismooutalvezexpressadomais corretamente, o neoplataformismo conseguiu ganhar terreno depois do vero libertriode1968.Noporacasoqueemumcontextodeexplendordaesquerda revolucionriacujaexpressocaractersticaseroasorganizaesguerrilheiras, relutante ao papel conciliador dos Partidos Comunistas sob a rbita sovitica, a Plataforma tenha sido recuperada com o fim de renovar o anarquismo. Mas esta atualizaonarealidadeprocuravacolocaroanarquismoemtomcomaspropostas esquerdistas da moda em vez de responder a um processo de amadurecimento ideolgicoeumaanlisedaevoluodocapitalismoedoEstado.Oplataformismovai caircomoumanelnodedodequemconsideravaoanarquismoatrasadoeafastado das massas, em uma torre de cristal. O plataformismo imitava perfeitamente a esquerdacompartilhandoseuslemaseproporcionavamuitasdasrespostassquestes que preocupavam jovens militantes libertrios que se sentiam avassalados por um mundo que girava esquerda: o potencial revolucionrio de uma organizao anarquistas era entendido como diretamente proporcional semelhana com os partidosdeesquerda. NaFranaapartirde1968,emseguidaaossucessosdemaio,oanarquismose encontra totalmente fragmentado como movimento: a Fdration Anarchiste, o MouvemmentCommunisteLibertaire(criadoporpartidriosdeFontenis,pelaUGAC e outros grupos plataformistas), a Union Fdrale des Anarchistes, a Alliance OuvrireAnarchiste,aUniondesGroupesAnarchistesCommunistes,ogrupoeditor de Noir et Rouge, a CNT, a Union Anarcho-Syndicaliste, a Organisation Rvolutionnaire Anarchiste (ORA) e outros grupos diversos, entre autonomistas, situacionistas,conselhistaseindividualistas. A ORA, o MCL e outros plataformistas se integram em uma Organisation CommunisteLibertaireemumcongressoemMarselhadurante1971.Depoisdeidase voltas, defeces e adeses reconstituem uma segunda OCL em 1975, mas incorporando elementos autonomistas,eaORAplataformistaserecompeparte, aindaquealgunsdeseusquadrosseincorporemUniondesCommunistesdeFrance, maoista-estalinista.Nestacaticamacedniadeorganizaeslibertriasdaquals oferecemos uma amostra tambm surge a plataformista Union des Travailleurs Communistes Libertaires (UTCL), qual aderem Fontenis e Gurin em 1979. Em seguidaaumprocessodedebateintensotransformam-seemAlternativeLibertaire em1991,queconservabastantedoespritodesuaspredecessoras. Uma pliade de organizaes povoou o espao libertrio francs dos ltimos quarenta anos, sendo uma boa parte delas de tendncia plataformista, mas incorporandoelementosdeorigemdiversa,queabrangemdesdeomarxismolibertrio de Gurin e o esquerdismo revolucionrio at o conselhismo e o autonomismo. Paradoxalmente, desde 1953, foi a Fdration Anarchiste que interpreta o pensamentosintetistadeVolineFaure,opositoresdaPlataformadesdesuacriao a nica organizao que logroucontinuidadecomoum coletivo,o que constitui um tcito fracasso do plataformismo em sua pretenso de formar a Unio Geral dos Anarquistas proposta por Archinoff. As alardeadas noes de disciplina partidria,

36

comoeracontroladaecomoerareforada.Arespostaeraprevisvel:pelaconscincia, pelafirmezaepeloespritodesacrifciodavanguardaproletriaepelosucessoda direopolticaqueestavanguardalevaacabo;pelosucessodesuaestratgiaedesua tticapolticas,nacondiodequeasmassasmaisextensasseconvenamdissopor experinciaprpria.Semestascondies,nopossveladisciplinaemumpartido revolucionrio,verdadeiramenteaptoparaseropartidodaclasseavanada,chamada paraderrocaraburguesiaeparatransformartodaasociedade(ADoenaInfantildo Esquerdismo no Comunismo, pg. 8). As represses que Lenin e Trotsky se encarregaramde encabearcontraos revolucionriosqueseopunhamautocracia bolchevique e, posteriormente, o genocdio selvagem dirigido por Stalin para disciplinarasmassaspreenchemaexpresso,porexperinciaprpria,deumcontedo funesto. O unitarismo partidista outro aspecto no menos destacvel da teoria leninista.ParaLenin,umnicopartidorevolucionrioencarregadodelevaradiante a direo revolucionria, porque cada partido representa um interesse de classe diferente. Como lgico deduzir, se dois partidos socialistas representam a classe operria,pelomenosumdelesdeclamaumrepresentaofalsaenorespondeaos interessesdeclassedosoperrios.NavisodeLenin,operidicoterumpapelcentral eunificador,assinalandoalinhacorretaaorestodopartidoeunificandocritriospara dentroeparaforadaorganizao:

ocontedofundamentaldasatividadesdaorganizaode nosso partido, o centro de gravidade destas atividades deve consistir () em uma labuta de agitao poltica unificada em todaaRssiaqueprojeteluzsobretodososaspectosdavidaeque dirijaasmaioresmassas.EestalabutainconcebvelnaRssia atualsemumperidicocentralparatodaaRssiaqueaparea muito a mide. A organizao que se formar por si mesma em torno deste peridico, a organizao de seus colaboradores (na concepo mais ampla do termo, ou seja, de todos os que trabalham em torno dele) estar precisamente disposta a tudo, desdesalvarahonra,oprestgioeacontinuidadedopartidonos momentosdemaiordepressorevolucionria,atapreparara insurreioarmadadetodoopovo,fixardataparaoseucomeoe lev-laprtica.(Ibidem)

claro que semelhante unidade de critrios, unidade terico-ideolgica e de aosomentepodeseralcanadacomomaisestritograudedisciplinamilitanteede obedincialinhaqueoComitCentralpreconiza. Do unitarismo partidista dos bolcheviques, os anarquistas e socialrevolucionrios russos eram percebidos como uma aberrao pequeno-burguesa, enquantopercebiamasimesmoscomoopartidodavanguardaproletria.Apesardas condies histricas da Rssia terem sido nicas, algo que no pode deixar de reconhecer em muitos escritos, sem nenhum desembarao Lenin afirmava que a

de 1945; Georges Fontenis foi eleito seu primeiro secretrio geral. Este sinistro personagem criar por volta de 1950 uma facosecreta denominada Organisation Pense Bataille (OPB), de tendncia plataformista, desenvolvendo uma prtica autoritria e jesutica com o objetivo de excluir as outras tendncias da FA e desenvolverfinalmenteumaestruturacentralizadaehomognea,quesedenominar FdrationCommunisteLibertaire(FCL)apartirdocongressodeParisde1953.Por essa poca Fontenis publicou seu Manifesto Comunista Libertrio uma verso atualizadadaPlataformadeArchinoffqueresumiriaoprogramadaFCL.Comoera de se esperar, o Manifesto celebra os j conhecidos lemas: unidade ttica, unidade terica, princpio de maiorias, responsabilidade coletiva, disciplina partidria, vanguardismo proletrio e luta de classes. A similaridade deste documento com a PlataformadeArchinofftograndequequasepoderiaserconsideradoumplgio.A atuaodaOPBnoseiodaFCLfoicatastrficasegundoadescrioquedelafizeram aqueles que tiveram de padec-la: eles tentam o impossvel casamento entre o marxismoeoanarquismo,estoobnubiladospelaordemepeladisciplina,exigema eficciarevolucionriaatodocusto,mesmoquesejarenegandonossosprincpios... atuandonoobscurantismo,impemaosseusmembrosumsilncioabsolutosobresua naturezaeseusobjetivos(seusestatutoschegamapreveraeliminaofsicadeseus agentesseelesfaltaremdisciplinadeferroquepeemperigosuaorganizao).A finalidade? Membros da Federao Anarquista, os agentes da OPB tm por lema controlar a estrutura para poder fazer melhor a mudana marxista libertria (publicado em Tierra y Libertad, n 196, novembro de 2004). A publicao do Memorando do grupo Kronstadt, sado do prprio FCL, denunciou a orientao bolcheviquedaFCLeaexistnciadeseuorganismosecretoOPB. Em1956,aFCLapresentoudezcandidatosnaseleieslegislativasdejaneiro, entreosquaisfiguravaAndrMartyexpulsodoPartidoComunistaeapelidadoo carniceirodeAlbacetepormassacraranarquistasduranteaRevoluoEspanhola para atrair os votos dos comunistas dissidentes; os resultados foram irrisrios. A repressogovernamentalintensificadaporseuapoiocrticolutaanticolonialistada Arglia, sua fracassada aventura eleitoralista e a indiferena geral do resto dos anarquistaslevaramaodesaparecimentodaFCLem1958. Paralelamente, at 1953 os anarquistas que haviam sido excludos da FCL reconstituramaFAdeorientaosintetistaeplural,editandoLeMondeLibertaire. Durante os anos sessenta, as tentativas plataformistas de mudar a direo da FederaoteroumanovaexpressonaUniondesGroupesAnarchisteCommunistes, reproduzindoastticasconspirativasdeFonteniseseusseguidores,aindaquesem obteremresultados.Em1966,aUGACdifundeumaCartaaomovimentoanarquista internacional, onde afirma que o anarquismo no pode assumir a liderana do movimentorevolucionriomundialedeveseresignaraatuarcomointegrantedeum movimentomaisextenso,propiciandoumapolticafrentistadealianascommaoistas e trotskistas. Em 1927 com a UAC e em 1953 com a FCL foram as nicas oportunidadeshistricasemqueosplataformistasdispuseramdalideranadeuma organizao slida de grande tamanho. Nem o sintetismo de Volin nem o plataformismo de Archinoff se mostraram viveis ou eficazes para formarem um movimentosobrebasescomuns. 35

10

experinciademonstrouqueemalgumasquestesessenciaisdarevoluoproletria todosospasespassaroinevitavelmentepelomesmoqueaRssiapassou(ADoena InfantildoEsquerdismonoComunismo,pg.15).Tendoemcontaodestinofinaldo castelo de naipes comunista que Lenin inaugurara e a pliade de partidos nicos marxistas-leninistas (trotskistas, estalinistas, maostas, guevaristas etc.) que presumemseraverdadeiravanguardaproletria,spodemosnosassombrarfrenteao patticograudesenilidadequeasfrmulasleninistasevidenciam. Algumascrticasconcepoleninistadepartido

depresso nostlgica, fruto do exlio em que havia cado sua amada companheira. TendosidoexpulsodaFrana,estabeleceucontatocomoldercomunistaOrdzhonidze um ex-companheiro de deteno que lhe prometeu ajud-lo a voltar se ele se retratassedetodasassuascrticasaobolchevismoerompessedefinitivamentecomo anarquismo.AtoprprioVolinlhepediuquenoretornasseRssiaporquenunca perdoariam seu passado anarquista. Ele publicou em Paris dois panfletos contra o anarquismo:OAnarquismoeaDitaduradoProletariado(1931)eOAnarquismoem NossosTempos(1933);posteriormente,publicounoperidicocomunistaIzvestiaem30 de junho de 1935 O Fiasco do Anarquismo. Uma vez na Rssia, trabalhou como corretordeprovasemMoscouporumtempo,atqueduranteaspurgasestalinistasde 1937foiencarceradosobaacusaodeanarquistaefuziladopoucodepois. Camillo Berneri e Max Nettlau o criticaram ferozmente enquanto Alexander Berkman o tratou como traidor e covarde. Makhno rompeu publicamente com Archinoffelhetachoudevangloriosoeambiciosoporpoder.Praticamenterompeucom aposiodaPlataformaquandoexpressouqueArchinoffcomeouaverasimesmo comoolderdoanarquismo,paraoqualbuscoueencontrouosfundamentostericos. Eraumpassofcildedar,umpassoemdireoaobolchevismo. A traio de Archinoff e sua orientao filobolchevique arrastou consigo a Plataforma Organizacional em seu desprestgio. Mas aps algumas dcadas de esquecimento,elaressurgiriaapartirdadcadadecinquentanaFranaenaItlia,e nos anos sessenta e setenta nas ilhas britnicas, quando o movimento anarquista internacionalestavaemfrancoretrocesso.

Frana:umretornoturbulento

Deixando de lado as crticas provenientes de elementos burgueses ou autoritrios,asprincipaisobjeesstesesdeLeninforamformuladasapartirdo comunismo de conselhos e do anarquismo. Apesar do comunismo de conselhos se adscreverdentrodacorrentemarxista,elerenegavatantoaconcepovanguardistae autoritriadeLenincomoocolaboracionismosocial-democratadeBernstein.Talvez uma das peculiaridades que as crticas ao bolchevismo apresentam a partir destes setores comprometidos com uma viso antiautoritria da revoluo social seja o carterprofticodemuitasdesuasproposiescomrespeitoposteriorevoluoda ditaduradoproletariado,oumelhordito,ditaduradoPartidoComunistasovitico. Aperguntaqueoscomunistasdeconselhosalemeseholandesesfaziamera: quemdeveexerceraditadura,oproletariadocomoclasseouoPartidoComunista? Segundosuapticahaviadoispartidoscomunistas:opartidodoschefes(organizae dirigealutadecima,participandodopoder)eopartidodasmassas(quelutadebaixo rejeitandooparlamentarismoeocolaboracionismo).Segundoumdeseusporta-vozes, o alemo Karl Erler, a classe operria no pode destruir o Estado burgus sem aniquilarademocraciaburguesa,enopodeaniquilarademocraciaburguesasem destruirospartidos(citadoemibidem,pg.15).ParaLeninestaposioeraumclaro exemplodeinfantilismodeesquerda.Olderbolcheviquerespondiaaestascrticas comargumentosqueaindahojecontinuamparecendofamiliares: Negaranecessidadedopartidoedadisciplinadopartido, eis aqui o resultado a que chegou a oposio. E isto equivale a desarmarcompletamenteoproletariadoemproveitodaburguesia. Isto os vcios pequeno-burgueses do por resultado: disperso, inconstncia, falta de capacidade para o domnio de si mesmo, paraauniodosesforos,paraaaoorganizadaqueproduzem inevitavelmente,esesomosindulgentescomeles,arunadetodoo movimentorevolucionriodoproletariado.(Ibidem,pg.33) Segundo acreditava Lenin, as diferenas entre os comunistas de conselhos alemeseasproposiesanarquistaseramquaseinexistentes.Masosanarquistasno mereciamahonradeseralvodeseusataquesdevidoasuarejeioaomarxismoe ditaduradoproletariadodemonstraremsuaessnciaideolgicapequeno-burguesa.A concepodemundodosanarquistasaconcepoburguesadoavesso.Suasteorias 11

ApesardapropostadogrupoDieloTroudatersidorejeitadainteiramentepor praticamente todo o movimento anarquista internacional, na Frana sua semente brotou com fora. A Union Anarchiste havia sido fundada em 1919 e editava diariamenteLeLibertaire.Em1926mudousuadenominaoparaUnionAnarchiste Communiste(UAC)eem1927ainflunciadogrupodeexiladosrussosnocongresso de Orlens conduziu adoo programtica da Plataforma, acentuando-se as diferenas com a tendncia sintetista de Volin, que finalmente cindiu formando a AssociationdesFdralistesAnarchistes(AFA).Porestapoca,MarieGoldsmitt-Korn (Isidine) escreve seu artigo crtico ao plataformismo, Organizao e Partido, a propsitodocongressodeOrlens.Em1930,algunsmilitantesdaUACseaproximam deposiessintetistaseseempenhampelauniodomovimento,oqueseconsegue, finalmentesereintegrandonaAFAem1934,frenteameaadofascismoascendente. AnovaorganizaoretomaonomedaUA,maspoucodepoisseprovocaumafrao, quesedenominarFdrationAnarchistedeLangueFranaise(FAF)queeditar TerreLibrecomacolaboraodeVolinePrudhommeaux,comumaposiocrtica cooperaodaUAcomaFrentePopulareparticipaodaCNTespanholanogoverno republicano.OmovimentopassariaparaaclandestinidadeduranteaSegundaGuerra Mundial. Finalizada a ocupao alem, os anarquistas franceses se reorganizam na FdrationAnarchiste(FA)decortesintetistaecomposioheterognea,aosfins

34

Suaperguntamedeixaperplexo,porquecarecedepreciso. possveldirigirmedianteoconselhoeoexemplo,deixandoao povoprovidodasoportunidadesedosmeiosparasuprirporsi mesmosuasnecessidadesadotarnossosmtodosesoluesse estes so, ou parecem ser, melhores que aqueles sugeridos e executadosporoutros.Mastambmpossveldirigirtomandoo comando,isto,convertendo-seemgovernoeimpondoasideiase osinteressesprpriosmediantemtodospoliciais.Dequemaneira quiseradirigir? Somos anarquistas porque acreditamos que o governo (qualquer governo) um mal, e que no possvel ganhar a liberdade,asolidariedadeeajustiasenocomliberdade.No podemos,ento,aspiraraogovernoedevemosfazertudoquanto for possvel para evitar que outros classes, partidos ou individualidades tomem o poder, convertendo-se em governos. () Mas quando vejo que na Unio que vocs apoiam h um Comit Executivo que d direo ideolgica e organizativa associao,meficaadvidadequevocstambmquiseramver, no movimento geral, um corpo central que ditaria, de maneira autoritria,oprogramatericoeprticodarevoluo.Sendoisto assim, somos polos opostos. Sua organizao, ou seus rgos administrativos, poderiam ser compostos por anarquistas, mas noseriamoutracoisasenoumgoverno. Finalmente,altimaintervenodeMalatestanodebatesobreaPlataformafoi obreveartigoAPropsitodaResponsabilidadeColetiva,efoipublicadoemStudi Sociali,em10dejulhode1930,quandoatormentajhaviaescampado. AprimeiramortedaPlataforma O interesse pela Plataforma foi diminuindo progressivamente por causa das fortes crticas que ela suscitou, e porque quase no logrou nenhuma adeso significativa fora do crculo de exilados russos. Os padecimentos do exlio, as inimizades pessoais, a misria que deviam suportar junto a suas famlias desintegraramomovimentoanarquistarussonoexlio.EnquantoalgunscomoVolin ouMakhnopermaneceramnaFranaresistindofomeeaosachaques,outroscomo Gorelik e Maximoff optaram por emigrar da Frana, tomando como destino terras americanasapsperegrinarempelaEuropa.Finalmente,umpequenogrupodecidiu retornarRssia,entreosquaisseencontravaArchinoff,porquemaguardavaum desenlaceorwelliano. Ainda mais que a decepo que lhe causou a rejeio da Plataforma pelo conjunto do movimento anarquista internacional, Archinoff se desesperava com a 33

individualistasesuaideiaindividualistaestoemoposiodiretacomosocialismo (Lenin,SocialismoeAnarquismo,1905). Umdostericosmaisbrilhantesdoconselhismo,oholandsAntonPannekoek, afirmavaqueOvelhomovimentooperrioestorganizadoempartidos.Acrenanos partidosarazoprincipaldaimpotnciadaclasseoperria;portanto,nsevitamosa criaodeumnovopartido.Noporquesejamosdemasiadopoucosumpartidode qualquer tipo comea com poucas pessoas , mas porque um partido uma organizaoqueobjetivadirigirecontrolaraclasseoperria.Emoposioaisto,ns mantemosqueaclasseoperriaspodeselanarvitriaquandoafrontademodo independenteseusproblemasedecideseuprpriodestino.Osoperriosnodevem aceitar cegamente os lemas de outros, nem de nossos prprios grupos, mas devem pensar, atuar e decidir por si mesmos (Partido e Classe, escrito em 1936, edio eletrnicaporCICA,2005). Depois de ver a luta de classes como uma luta de partidos argumentava Pannekoeksetornadifcilconsider-lacomoumalutadeclasses.Almdisso,uma ficoaidentidadeentreumpartido(pessoasqueestodeacordoemsuasconcepes sobreosproblemassociais)eumaclasse(opapeldaspessoasnoprocessodeproduo) queosbolcheviquespropem,jqueascontradiesnotendemaseresolverementre eles,comomostraarealidadeinescusveldeencontrarpartidosoperriosvaziosde operriosepartidosburguesesintegradosporoperrios.Esteproblemaexpostopor Pannekoekmedianteasentena:aclasseoperrianodbilporqueestdividida, mas est dividida porque dbil. Uma das causas desta debilidade a ao das organizaesdetipopartidrionointeriordaclasseoperria.Existeumacontradio entreotermopartidorevolucionriojqueporsuaforma,contedoeobjetivosestes partidos nunca podem s-lo. Podemos diz-lo de outra maneira: no termo partido revolucionrio,revolucionriosempresignificaumarevoluoburguesa.Sempreque asmassasderrocamumgovernoeentopermitemqueumnovopartidotomeopoder, temos uma revoluo burguesa a substituio deuma casta governantepor uma novacastagovernante.Oobjetivodospartidostomaropoderparaelesedeclamar que a revoluo consiste nesse ato, em lugar de ajudar a autoemancipar a classe proletria. Com uma clareza magistral, Pannekoek descreve os partidos revolucionrios:

Devemserestruturasrgidascomlinhasdemarcaoclaras atravs de fichas de afiliao, estatutos, disciplina de partido e procedimentos de admisso e expulso. Pois eles so os instrumentosdopoderlutampelopoder,freiamseusmembros pela fora e buscam constantemente estender o alcance de seu poder.Suatarefanodesenvolverainiciativadosoperrios;em lugardisso,aspiramatreinarmembrosleaiseincondicionaisde suaf.Enquantoaclasseoperriaemsualutaporpoderepela vitrianecessitadaliberdadeintelectualilimitada,adominao do partido tem que suprimir todas as opinies exceto a sua prpria.Nospartidosdemocrticos,asupressoestvelada;nos

12

disciplinado,oqual,sobadireoideolgicaeprticadealguns poucoslderes,marchassecompactoaoassaltodoregimepresente e,ento,alcanadaavitriamaterial,presidaaconstituioda novasociedade.Etalvezsejacertoquesobestesistema,sempreque os anarquistas o aceitassem e que os lderes fossem homens de gnio, nossa eficincia material seria enorme. Mas com que resultado? No ocorreria com o anarquismo o que ocorreu na Rssiacomosocialismoeocomunismo?

partidosditatoriais,umasupressoabertaebrutal.(Ibidem)

O escrito de Malatesta suscitou uma rspida resposta de Archinoff em Dielo Truda,pormaiode1928,OVelhoeoNovonoAnarquismo.Alidefendeueratificouas posiesdaPlataforma,semfazernovosaportesargumentativos.Emcontrapartida, ficou evidente que as crticas aos plataformistas no eram produtos da confuso originadapelaleituradaumaversomalogradadotextooriginal.Assimcomoemsua virulentarespostaaVolin,Archinoffnofeznenhumesforoconvincentepararefutar as posies de seu interlocutor, caindo em desqualificaes e preconceitos que logo seriam convertidos em clichs plataformistas: acusao de dogmatismo, de intelectualismo afastado das massas, de negligncia e irresponsabilidade. Archinoff insistequeaPlataformafrutodaexperinciaconcretaparadesqualificarasposies deseusadversrioscomoabstraesdogmticas.Masdesajeitadamenteesqueceque essemesmoargumentopoderiaseresgrimidoporseusdetratoresrussoscomoVolin, Fleshin, Maximoff, Berkman, Goldman ou Schapiro, coparticipantes da mesma experincia. Sem o menor indcio de autocrtica coincidindo com os marxistasleninistas , considera superado o anarquismo do passado, e proclama arrogantemente:

O comunismo libertrio no pode permanecer nos obstculosdopassado,deveirmaisalm,combatendoesuperando seusdefeitos.OaspectooriginaldaPlataformaedogrupoDielo Truda consiste precisamente em eles serem estranhos a dogmas anacrnicos, a ideias pr-fabricadas e que, pelo contrrio, se esforamemlevaradiantesuaatividadepartindodosfatosreaise presentes. Esta aproximao constitui a primeira tentativa de fundir oanarquismo com a vida real ede criar uma atividade anarquistasobreestabase.sassimqueocomunismolibertrio podeselibertardeumdogmaobsoletoepromoveromovimento vivodasmassas.

Ento,opartidoumobstculoparaarevoluoporquenoservecomomeiode propagandaeesclarecimento,pelocontrrio,ogovernosuafunoprincipal.Etoda autoproclamada vanguarda revolucionria cuja inteno seja dirigir e dominar as massasatravsdopartidorevolucionrioumelementoreacionrio. OspartidossoformasburguesasdeorganizaoecomoafirmaRoiFerreiro emPorQuePrecisamosSerAnti-Partidoestespartidosnosooutracoisaalmda alaesquerdadoreformismodeesquerda,aextremaesquerdadocapital.Ospartidos existememlutaeoposioaoutrospartidosejustificamsuaexistnciaprecisamente neste ponto; deste modo, pretendem converterem-se nos sujeitos executivos de um poderdeclasse.Ospartidosnosurgemdalutadeclasses,masdacrenaemuma teoriaacercadalutadeclasses,deumpontodevistaexteriormesma.Eacrescenta Ferreiro:Ao lutar paramudarasrelaes depoder,opartidoluta implicitamente paraocuparumlugarnessasrelaesdepodermudadasinclusiveaindaque,em teoria, possa ser concebida a renncia aopoder.E termina com a frmula: maior poderaopartido,menorpoderrealtemaclassetrabalhadora. Este ltimo ponto especialmente importante porque compreende algumas concepesdealgunssetoresanarcopartidistasquejmencionamosanteriormente quecreemqueapenastirandodeseuprogramaatomadadopoderjconjuraramo fantasmadoleninismoedoautoritarismodentrodesuaorganizao.Nosetratade uma questo de palavras, ou concepes de uma mesma palavra. Trata-se de concepes diametralmente opostas, poderamos dizer excludentes, de conceber um projetorevolucionrio. Do anarquismo, as crticas ao bolchevismo foram prdigas, mas aqui s mencionaremos algumas das referidas ao partido revolucionrio. Talvez a crtica concepo leninista melhor formulada tenha sido a de Luigi Fabbri em sua imprescindvel obra Ditadura e Revoluo; ainda que estivesse enfocada mais que qualquer outra coisa em refutar as teses marxistas-leninistas sobre a ditadura do proletariado,maisqueemcriticarocarterpartidriodobolchevismo.Noobstante, Fabbri desmente categoricamente as afirmaes dos anarcopartidistas a que nos referimos anteriormente sobre a viabilidade de formar organizaes partidrias anarquistas: Os anarquistas tm escasso esprito de partido; no se propemanenhumfimimediatoquenosejaaextensodesua propaganda.Nosoumpartidodegovernonemumpartidode interessesamenosqueporinteresseseentendaodopoeda liberdade para todos os homens , mas somente um partido de ideias.estasuadebilidade,porquantolhesvedadoqualquer xitomaterial,eosoutros,maisastutosoumaisfortes,explorame utilizamosresultadosparciaisdesuaobra. Masestatambmaforadosanarquistas,poissomente afrontando as derrotas, eles os eternos vencidos preparam 13

Pouco depois, um Nestor Makhno entristecido fazia chegar por carta a Malatesta uma doda resposta. Aps manifestar desacordo com sua refutao da Plataforma, Makhno lhe faz uma pergunta referente atuao construtiva dos anarquistasnasociedade,queemsimesmatodaumadeclarao:Osanarquistas deveriam assumir uma funo diretiva, e, consequentemente, responsvel, ou deveriamselimitaremaserauxiliaresirresponsveis?.Malatestaresponde:

32

tambmavitriafinal,averdadeiravitria.Notendointeresses prprios, pessoais ou de grupo para fazer valer, e rejeitando qualquerpretensodedomniosobreasmultitudesemcujomeio vivemecomasquaiscompartilhamasangstiaseasesperanas, nodoordensqueelasdevamobedecer,nolhespedemnada, maslhesdizem:Suasortesertalqualaforjem;asalvaoest em vocs mesmos; conquistem-na com seu melhoramento espiritual,comseusacrifcio eseurisco.Sequiserem,vencero. Nsnoqueremossernalutanadaalmdeumapartedevocs. Istoanarquista?Naminhaopinio,istoumgovernoe uma igreja. certo que no h polcia nem baionetas, como tampoucohdiscpulosfiisaaceitaremaideologiaditada,mas istossignificaqueseugovernoseriaimpotenteeimpossvel,eque suaigrejaseriaumcriadourodediviseseheresias.Seuesprito, sua tendncia, segue sendo autoritria e seus efeitos educativos serosempreantianarquistas.

votos. Tampouco existem critrios incontestveis para separar de antemo os elementossaudveisdosperniciososaomovimento. ParaMalatesta,aformaorganizativaprojetadanaPlataformanoseconforma aosprincpiosemtodosanarquistas.Ecomoosmeios(autoritrios)noseadequam aos fins (libertrios), a organizao plataformista por ser tipicamente autoritria distorce o esprito do anarquismo e conduzir a um resultado no anarquista. Malatestaimpugnaemespecialadireopoltico-ideolgicaporumcomitexecutivo, encarregadodeapontaratticageraldaUnio.

DepoisdecitarFabbritoextensamente,quasenofariafaltaacrescentarque quando os italianos Malatesta,FabbriouBerneri utilizamotermopartido,nose referem a organizaes polticas partidrias, mas ao mencionado partido de ideias. Nada mais longnquo da concepo leninista acerca do papel da vanguarda, das organizaesrevolucionriasedaatualizaodasmassas.AleituradaobradeFabbri, alm de esclarecedora sobre a qualidade reacionria do bolchevismo, surpreendentementeatual,devidoaocarterquasepremonitriodemuitasdesuas proposiesarespeitodecomovaisedesenvolverarevoluorussa,equeaindahoje encontram validade extraordinria quando aplicadas a supostos processos revolucionrioscomoocasocubanoouobolivarianonaVenezueladeChvez.

Durantearevoluorussa,osanarquistasmantiveramuma atitudecrticaaoPartidoComunistaesuaatuaogovernista. Umdosporta-vozesmaisradicalizadosdoanarquismorussofoio Golos Truda, dirigido por Volin. Os anarquistas publicavam raivosamenteasarbitrariedadesdosbolcheviques,intervindona autonomiadoscomitsdefbricaseoficinas,impedindoocontrole operrio da produo. Os anarcossindicalistas de Moscou denunciavam o partidismo bolchevique proclamando Abaixo a luta partidista!; Abaixo a Assembleia Constituinte!, onde os partidosirovoltarevoltarsobre'critrios','programas','lemas' esobreopoderpoltico!Vivamossovieteslocais,reorganizados,de novo,sobreumalinhaverdadeiramenterevolucionria,operriae no partidista! (Em Paul Avrich, Os Anarquistas Russos, pg. 165)

Umdospontosdemaiordiferenadecritriofoiaquestodaresponsabilidade coletiva, que ser tomado por Malatesta a partir de um enfoque diferente de M. Isidine.Esteprincpioderesponsabilidadecoletivaconstituiofundamentodoesprito disciplinado que a Plataforma requeria de seus militantes, e havia sido esboado germinalmente por Makhno em 1925 no artigo Sobre a Disciplina Revolucionria. Segundoesteprincpio,todaaorganizaoresponsvelporaquiloquecadamembro faz.Anicaformadeaplicaresteprincpioseateraumaestritadisciplinaeque todososindivduosegruposintegrantessesubmetamvontadegeraldaorganizao, determinada pela maioria. Como conjugar esta coero com o princpio de independncia de critrio e a liberdade de crtica? Para operar sem coero organizativasobreaminoria,serianecessrioquetodososseusmembrostivessema mesmaopinioemtodomomento,oqueirrealizvelcomoaexperinciaprticao demonstra.Almdisso,oprincpiodemaioriaspoderiasignificar,nocasodequeno fossemsomentedoismasmaisaspropostasemdisputa,aposiopreponderanteda primeira minoria (ou seja, a maior das minorias). Sobre bases to frgeis, a autodisciplina livremente aceita de Makhno careceria de sentido prtico. E sobre quaisargumentososanarquistaspodemnegarogovernodasmaioriasnassociedades humanas,quandooaplicamnointeriordesuasprpriasorganizaes? A Malatesta no escapavam as motivaes que impulsionaram os autores da Plataforma a exaltar ideias repelentes por natureza ao anarquismo (tanto organizacionista como individualista): disciplina, princpio de maiorias, responsabilidadecoletiva,comitsexecutivos,direoideolgica,unidadetticaetc., privilegiandoaeficciaeaefetividade. Estes companheiros esto obcecados pelo xito que os Bolcheviquestiveramemseuprpriopas,equiseram,maneira dosBolcheviques,unirosanarquistasemumaespciedeexrcito 31

Durante a revoluo de outubro,os partidos podiam estar representados nos sovietesenosconselhosdetrabalhadorespordelegadosindividuais,substituindode fatoossovietesdecamponeses,operriosesoldadosporsovietesdepartidospolticos (finalmente ficando to somente o partido bolchevique). Oradores como Lenin e Trotskynoeramporcertonemoperriosnemsoldados,emuitomenoscamponeses. Chegaramaserlderesdeseusconselhosemvirtudedeseremlderesdeseupartido. Suaascensoaopoderfoicumpridaatravs de anos deintrigas partidrias.Como periodistas(seeraessasuaprofisso),tinhamumachanceescassaderepresentaros

14

responsabilidadecoletivadaorganizao,oudisciplinapartidria,porquesuasbases eram voluntrias, livres, e, portanto, mais fortes. Para Maria Isidine, a responsabilidadecoletivasteriasentidocomoprincpioquandodentrodeumgrupo seatuasseporconsensoeacordodetodososseusmembrossemexceo,nuncapor obedinciaorgnicaaopreceitosancionadopelamaioria.

ApolmicacomMalatesta

Namesmalinhaqueascrticasprecedentes,asobjeesdeErricoMalatesta proporcionaram um golpe muito duro proposta dos plataformistas, tanto pelo categrico de seus argumentos como pelo prestgio de seu autor. Malatesta baseou suascrticasnatraduofrancesadeVolineseuspontosdevistasocoincidentescom osdeMariaIsidine,queleuaversooriginalrussaeintegravaogrupoeditorialde DieloTruda;razosuficienteparadescartaraafirmaodeAlexandreSkirdasobrea supostatraduotendenciosaparaofrancsoperadaporVolin. Malatesta acreditava que era necessria a formao de grupos puramente anarquistas para superar as tendncias reformistas caractersticas ao movimento operrio,maselesdeviamestaremharmoniacomosprincpiosdoanarquismo,ter umaformaobaseadanalivrecooperaodosindivduos,fortalecedoradaconscincia revolucionriaeestimuladoradainiciativadeseusmembros.MasaPlataformano cumpriaestesrequisitos,afirmavaMalatesta.

Naminhaopinio,aoinvsdecriarentreosanarquistas ummaiordesejodeorganizao,pareceratersidoformuladapara odesgnioexpressodereforaropreconceitonaquelescamaradas queacreditamqueorganizaosignificaasubmissoalderese quepertenceaumainstituiocentralizada,autoritria,queafoga qualquer livre iniciativa. E, de fato, expressa aquelas mesmas intenesquealgunspersistemematribuiratodososanarquistas descritoscomoorganizadores,contrariamenteverdadeevidente, eapesardosnossosprotestos.

Tambmconsideravaerrneoeimpraticveltentarunirtodososanarquistas emumanicaorganizao.NestepontosuaargumentaocoincidiacomadeMaria Isidine:Nsanarquistaspodemosdizerquesomostodosdomesmopartido,sepela palavra partido entendemos todos aqueles que esto do mesmo lado, ou seja, que compartilhamasmesmasaspiraesgeraiseque,deumaoudeoutramaneira,lutam pelomesmoobjetivocontraosinimigoscomuns.Masistonoquersignificaqueseja possvelnem,talvez,sequerdesejvelunirmo-nostodosjuntosemumamesma associao especfica. indiscutvel que Malatesta nunca apoiou a criao de um partido poltico anarquista nem um partido de quadros, como algumas pessoas insistem. Averdadedaideiaanarquistanopodeser,porconseguinte,monopliodeum comit executivo, de uma determinada organizao ou obtida por uma maioria de

sovietesdetipgrafos.Comolderesdeseupartidoeramfigurasproeminentes(A. MeltzereS.Christie,AnarquismoeLutadeClasses,pg.141).Maisqueperiodistas, revolucionriosprofissionais,nospermitimosacrescentar. Narealidade,inevitvel algum tipode organizao exterioraos comits de fbrica,sindicatos,conselhos,comunas,sociedadesderesistncia,sovietes,oucomo querquesechameaunidadeorganizativapopulardebase.Nosepodefecharosolhos esimplesmenteafirmarqueapropagandapolticanoexiste.Paraosanarquistas,se torna importante uma organizao exterior de apoio, mas isso no implica na necessidadedeformarpartidos.Ouseja,osmembrosdeumcomitefbricaqueso anarquistasatuamdentrodomesmoporsuacondiodetrabalhadores,comadscrio ideolgicaanarquista;masnofalamnematuamemnomedeumaorganizao,nem devemconsultaresseorganismosobrequalserapolticaaadotar.Umaorganizao ainda que carea de lderes ou chefes que atue como um partido poltico revolucionrio dentro das organizaes operrias e comunais, se tornar inevitavelmenteumdirigentefantasma,emumtitereiroocultoportrsdadecorao, emumlderinvisvelalimentadopelocultoorganizaocomofimemsimesma. Como dizem os anarquistas britnicos Meltzer e Christie, certo grau de sectarismonosnecessrio,mastambmpositivo.Apretensodeunidadecom outras organizaes de esquerda com maior caudal de afiliados tende a diluir a revoluo,noaintensific-la.Alutaquecontaaqueajudaaconstruirumanova sociedade,eistospodeserfeitomedianteumaaorevolucionriaindividualoude grupoquepropaguepersistentementesuapropagandamedianteapalavraeaao. Pornossosectarismopodemosestarnaatualidadeseparadosdorestodomundo.Mas emcasocontrrioseramospartedessemundo.Noaceitamosaabsurdaafirmaodo trotskismodequenecessriounir-seaopartidotrabalhistaparaestaremcontato comaclassetrabalhadora(Ibidem,pg.144). Praticamente poderamos dizer que est implcito na definio do vocbulo anarquistaaimpossibilidadedeformarorganizaespartidrias.Cabeesclarecerque issonosignificarejeitartodaformadeorganizao,comoafirmaoindividualismo tresnoitado.Pelocontrrio,diramosqueaorganizaoummeioquedeveassumiro carterdosfinspelosquaisselevantou:umaorganizaoanarquistaummeioque deve promover fins anarquistas, ou seja, deve prefigurar a nova sociedade revolucionria.Orevolucionriolibertrionopodeternadaavercomaorganizao polticapartidria.Estaspodeserumlugarestratgicoparaalcanaropoderouum monumentorecordatriodebatalhaspassadasouumguetoespiritual.Estsujeita aosperigosimplcitosdaburocraciaoudadominao.Ocontroledemocrticono nenhuma salvaguarda, pois ainda que a deciso majoritria seja aceita como uma maneiraadequadadefazerascoisas,naprticasecontrolaoqueentra,demaneira que a maioria possa estar de acordo com as decises a tomar (Ibidem, pg. 145). Quando examinarmos mais detidamente a prtica real de certos enucleamentos anarcopartidistas e neoplataformistas, provaremos como em nome da unidade ideolgica e dos mecanismos de autocontrole se torna praticamente impossvel qualquertipodedissidncianointeriordestasorganizaes.

30

15

Nocomeo,aPlataforma assalariados.Recentemente,depoisdaconquistadopoderpoltico pela burguesia, em 1789, comeou o processo de distanciamento entreburgueseseoperrios.Hojemesmoesteprocesso,desejvel em grau extremo, certamente, no terminou, no dividiu a humanidade em burgueses e proletrios. E essa a grande tragdiadasforasdarevoluo.

Pode-se afirmar que praticamente todas as variantes de anarcoleninismo, anarcobolchevismoeanarcopartidismotmsuaorigemnaPlataformaOrganizacional dosComunistasLibertriosqueosanarquistasucranianoserussosexiladosemParis, que se agrupavam ao redor do peridico bimestral Dielo Truda (A Causa dos Trabalhadores),publicaramem1926.Osdoisintegrantesmaisnotriosdogrupoeram PiotrArchinoffeNestorMakhno,oclebrecomandanteguerrilheiroucraniano. ApesardodocumentotersidoassinadopelocoletivoeditorialdoDieloTruda,foi redigido praticamente em sua totalidade por Piotr Archinoff, o que deduzido da comparaodaredaodotextodaPlataformacomoutrosdeseusartigos.Igualmente, oprogramaredigidoporArchinoffrefletiasinceramenteaposiodetodoocoletivo editorialdeDieloTruda,quecostumavaassinartambmcomoGrupodeAnarquistas RussosnoEstrangeiro.Naverdade,apublicaodopanfletofoiaapresentaooficial de uma srie de artigos e discusses prvias onde eram analisadas as causas da derrotadomovimentoanarquistarussopelosbolcheviqueseeracriticadacomrudeza apropostadeformarorganizaesmistasedesntese,ouseja,queagrupassemem seuinteriorastrs correntes principais dopensamento anarquista, quehavia sido patrocinadaporVolin,SbastienFaureeoutrosanarquistasderenome.Estasituao levou a uma cida disputa entre Volin, Fleshin e outros anarquistas russos com Archinoff, Makhno e o grupo Dielo Truda, que no estaria isenta de difamaes e injrias entre seus protagonistas. As crticas Plataforma foram contundentes e envolveram as figuras mais proeminentes do anarquismo internacional, bastando mencionar Errico Malatesta, Luigi Fabbri, Camillo Berneri, Sbastien Faure, Max Nettlau, Alexander Berkman e Emma Goldman. Vejamos ento o que era que a PlataformaOrganizacionalpropunhaqueprovocouumareaotoardente.

AspropostasdaPlataformaOrganizacional

OdocumentoqueoDieloTrudapublicoucomeouafirmandoqueadebilidade domovimentoanarquistainternacionalsedeviaaumnmerodecausas,dasquaisa maisimportante,aprincipal,aausnciadeprincpioseprticasorganizativasno movimentoanarquista.

Em todos os pases, o anarquismo est representado por umasriedeorganizaeslocaisqueadvogamteoriaseprticas contraditrias, sem terem perspectivas de futuro nem uma constncianotrabalhomilitante,ehabitualmentedesaparecendo, dificilmentedeixandoo menorrastroatrsdesi.Tomadocomo um todo, tal estado de anarquismo revolucionrio s pode ser descrito como uma desorganizao crnica. Como a febre amarela, esta doena de desorganizao foi introduzida no organismo do movimento anarquista e lhe tem sacudido por dezenasdeanos.()

O grupo La Protesta tambm observava que o desenvolvimento lgico dos pensamentoscontidosnaPlataformaconduziriamaumanovadominaodeclasse. No nmero seguinte, tambm eram expressadas certas reticncias Plataforma, expressasnainterrogaodeseseusautoressepropunhamnaverdaderevoluo socialouaniquilaodaquelesquenopertenciamclasseproletria. UmadascontestaesmaisbrilhantesaogrupoDieloTrudafoiadamilitante russaMariaIsidine(pseudnimodeMarieGoldsmitt-Korn).Anteriormente,em1926, elahaviaenviadoporcartaumquestionrioaogrupoeditorialdoqualtambmfazia partecomalgumasdasinquietudesedvidasquegeravamaleituradaPlataforma, cujasrespostasforamincludascomoSuplementoesclarecedor.Jnessequestionrio de Maria Isidine eram manifestados os pontos mais controversos do documento de Archinoff:aprimaziadasmaioriassobreasminorias;anaturezadovnculofederativo entreosintegrantes,oqualpoderiasermoral/individualoucoercitivo/organizativo;a interveno no movimento operrio de carter entrista e dirigista; a natureza do Comit Executivo; as restries liberdade de expresso, a defesa da revoluo e outrasquestesrelativasreconstruosocial. Entre maro e abril de 1928 foi publicada uma conscienciosa contestao Plataforma no peridico francs Plus Loin, nmeros 36 e 37. Ali explicava a controvrsia que gerava a palavra partido nas entranhas do movimento. Tudo dependiadosignificadoqueseoutorgassejquesepodeaplicarsimplesmenteauma comunidadedepessoascomideiassemelhantes,deacordoentresisobreosobjetivosa alcanareosmeiosaseremempregados,inclusivesemestaremdelimitadasporlaos formaisoumesmoquenoseconheam.()Emseuanseiodeestreitaroslaosentre osmilitantes,osautoresdaPlataformapropempremmarchaummodelonovode partidoanarquistaaolongodaslinhascontradasporoutrospartidos,comtomadade decisesvinculantespormaioriadevotos,umcomitcentraldedireoetc.. Paraaautora,oprincpiodepreeminnciadasmaioriasocasionariaemvezde umfortalecimentodasorganizaes,seudebilitamentoporlutasintestinas,desviando energias para tentar prevalecer em votaes de congressos e comits, tornando a convivnciaincmodaparaosintegrantesdaminoria,incubandooembriodacisoe dorevanchismo. Tambm considerava que o erro fundamental da Plataforma consistia em se concentrarnaestruturadauniodegruposenaformaodeumcentrodiretivoafim desalvaromovimentoanarquista,emvezdefocarsobreosgruposemsi.No federaomasaosgruposqueaintegramaquemdevemosexigirtaislinhasdeao:o centrodegravidadedomovimentoresideali,eafederaoseraquiloqueosgrupos queaintegramforem.Oprincpiodaresponsabilidademoraldeveriaprimarsobrea

16

29

daaoanarquistanoseiodarevoluo.

FoiduranteaRevoluoRussade1917queanecessidadede uma organizao geral foi sentida mais profundamente e mais urgentemente. Foi durante esta revoluo que o movimento libertriomostrouomaisaltograudeseccionalismoeconfuso. Afirmavam que este estado catico se devia a uma falsa interpretao do princpiodaindividualidade,confundindo-ocomoegosmo,aindiferenapolticaea ausnciaderesponsabilidade.Todasestasafirmaes,apesardeteremsuadosede verdade,eramgeneralizaesqueosautoresdaPlataformaexageravamraivosamente com o fim de reforar sua posio. Por outro lado, para fazer este tipo de generalizaes,sebaseavamnasuaprpriaexperinciadofracassoorganizativodo movimentoanarquistarusso.Nopoderianaverdadeclassificar-secomoumestadode desorganizao crnica a situao do movimento anarquista nos pases com forte tradioanarcossindicalista,sendoocasomaisnotvelodomovimentoespanhol. No somente os anarquistas individualistas eram alvo das crticas do grupo DieloTruda;TambmrejeitavamomodeloorganizativopropostoporVolineFaure, conhecidocomoorganizaesdesntese,quehaviamfuncionadoduranteumtempona revoluorussacomoaConfederaoNabatequetambmexistiamempasescomoa Frana.Inclusiveosanarcossindicalistasforamalvodesuascrticas.

AposiodeBerneriesttolongedostonsdemaggicosquesoevidenciados na idealizao das massas da Plataforma quanto do leninismo enrustido que lhe atribuiemumpomposoartigooneoplataformistaJosAntonioGutirrez,ideiaquena realidadeumaprojeodeseuprpriopensamento.Tampoucoverossmilaverso sobreasupostapssimaqualidadedatraduodaPlataformaproduzidaporVolindo russoparaofrancsdequedispuseramoscamaradasitalianosparadesautorizara interpretaodeBerneri,jqueVolineraumtradutoridneo.Almdisso,ridcula suaimputaodefazerumatraduototendenciosaquantofossepossvel,almde insultaraintelignciadequempretendedefenderoujustificar. AtemBuenosAiresforamsentidasassacudidasdodebatequeoDieloTruda lanou.NosuplementoquinzenaldeLaProtestafoipublicadodeformaepisdicao textodaPlataforma(cujaautoriaseatribuidiretamenteaArchinoff).Mediantenotas derodapsobreanarrao,ogrupoeditormanifestavaseusdesacordossobreasteses plataformistas.NoSuplemento257de15defevereirode1927,relativizadaasuposta situaocaticadomovimentoanarquistainternacionalpornocorrespondercoma realidadedosfatos,alertadosobreoexagerodoperigoindividualista,desmentido ofetichismoorganizativoqueatribudoaBakunin,impugnadaaafirmaodeque o movimento anarquista tenha sempre lutado por uma unidade ttica e no pelo contrrioeseprevinecontraapretensoumtantodescomedidadaunidadettica. Rejeitamoscomoinepta,naprticaenateoria,aideiade criarumaorganizaocomareceitadasntese,isto,reuniros representantes das diversas tendncias do anarquismo. Tal organizao,tendoincorporadoelementosheterogneosnateoriae na prtica, s seria uma juno mecnica de individualidades cadaqualtendoumadiferenteconcepodetodasasquestesa respeito do movimento anarquista, uma juno que levaria inevitavelmentedesintegraonoencontrocomarealidade.O mtodoanarcossindicalistanoresolveoproblemadaorganizao anarquista, j que no d prioridade a este problema, interessando-se somente em penetrar e ganhar foras no proletariadoindustrial.

Uma direo nica, uma linha geral nica seria mais eficientequealivreeespontneaconjugaodosesforosdiversos dos anarquistas? Acreditamos que no, e, longe disso, nossa opinioqueanicacoisacomquedevemosnospreocuparo fomento de uma maior atividade, deixando aos prprios indivduosplenaautonomia.

Naedio260,continuouapublicaodotextodaPlataforma.Arespeitoda afirmaodequenoexisteumahumanidadenicamasqueelaestdivididaemdois setores sociais, o proletariado e a burguesia, concentrados em uma luta de classes desdeoinciodahistriahumana,ogrupoeditormanifestousuaposio.

Propunham em contrapartida uma unio geral de anarquistas baseada em posiesprecisasnottico,noterico,noorganizativoeferreamentedisciplinadasobo princpio de responsabilidade coletiva, com base em um programa definido e homogneo.Oobjetivododocumentoeraestabelecerumaplataformamnimasobrea qualdeliberarparadarformaatalorganizao.OsprincipaispontosqueArchinoff, Makhnoeseuscamaradaspropunhamcomoineludveiseram: 1.Anoodalutadeclassescomoaprincipaldateoriaanarquista.nestaafirmao ondeainflunciadeArchinoffquehaviamilitadonasfileirasbolcheviquesat1906 semanifestavacomtodooseupeso.Almdisso,eramevidenciadasasinfluncias marxistas que conviviam com seu pensamento anarquista, em uma espcie de 17

Este ponto de vista puramente marxista, que tem por substrato o determinismo econmico, foi sempre combatido por ns. () evidentemente arbitrrio querer explicar a histria desta maneira, quando a realidade no nos demonstrou nunca essa diviso de classes. Pelo contrrio, atualmente vemos que grandesmassasoperriastmousupemtermaisinteressescom a burguesia que com o resto do proletariado. No passado, a separao de burgueses e proletrios existiu em um grau muito menor e at poderia se dizer que a parte revolucionria da humanidadeseexpressoumaisnaburguesiaquenasfileirasdos

28

anarcobolchevismonodeclarado.

Nodomniosocialtodaahistriahumanarepresentauma cadeia ininterrupta de lutas das massas laboriosas por seus direitos, pela liberdade, e poruma vida melhor. Na histria da sociedadehumanaestalutadeclassessemprefoiofatorprimrio quedeterminouaformaeaestruturadestassociedades.Oregime socialepolticodetodososEstadossobretudooprodutodaluta de classes. A estrutura fundamental de toda a sociedade nos mostra o estado que alcanou e no qualse encontra na luta de classes.Amenordasmudanasnocursodalutadeclasses,na posiorelativadasforasnalutadeclasses,produzmodificaes contnuas no tecido e na estrutura social. Tal o alcance e o significado universal, geral da luta de classes na vida da sociedadedeclasses.

EstaposturanosediferenciadafamosaafirmaodoManifestoComunistade MarxeEngelsdequeaHistriadahumanidadeaHistriadalutadeclassesentre exploradores eoprimidos. Apesardesta ser uma verdadeindiscutvel, no menos certo que esta no toda a verdade, mas uma verso extremamente estreita, deterministaereducionistadaHistria.Estaatitudefavorvelaumclassismorestrito majoritariamenteclasseoperriaurbanaeindustrializadarevelavacertaestreiteza deviso,diminuindoaimportnciadasituaocamponesaemumpascompopulao majoritariamenterural.Noobstante,naPlataformaasalusesclassetrabalhadora costumamserconfusasemutveis,porquesvezesparecesereferirclasseoperria especificamente, enquanto em outros casos o faz em um sentido mais amplo, que incluiria os camponeses e assalariados em geral, ou como referncia genrica s massaslaboriosas.

anarquista a pretenso dirigente da organizao anarquista especfica sobre o movimentooperrio,aqualpoderialevaraestabelecerumacastadirigenteouno pior dos casos uma ditadura anarquista sobre o proletariado, uma verdadeira contradio nos termos. Ainda que os autores da Plataforma pretendessem que a funodirigenteserestringissedeumguiaideolgico,estasituaoevoluiriaem umaconduodefatodeumaminoriaanarquistaumaespciedeestadomaior sobre as massas. De outra maneira no poderia ser explicada a diferena que a Plataforma estabelece entre organizaes de massas impregnadas de ideologia anarquistaeorganizaoanarquistapropriamentedita.Umadiferenaquenaprtica nopoderiasetornarprecisa,jquenosepodeestabelecerograudeanarquismoda primeiraemcomparaocomasegunda,nemsancionaralegitimidadedadireooua superioridadedasegundasobreaprimeira. Berneri tambm publicaria um artigo crtico posio de Dielo Truda no peridico parisiense Lotta Umana, em dezembro do mesmo ano. Sua posio fica expressadesdeocomeo:NoestouemabsolutodeacordocomaPlataforma.Assim comoparaFabbri,asmassasnosoportadorasdeumacapacidaderevolucionria inata, na ao popular insurrecional vejo mais 'efeitos' anarquistas que 'instintos' anrquicos; no creio que a funo dos anarquistas na revoluo deva limitar-se a 'suprimirosobstculos'queseopemmanifestaodasvontadesdasmassas;vejo gravesperigosenopoucasdificuldadesnosegosmosmunicipaisecorporativos. Berneriapontaparaascomplexidadesdavidasocialeparaosparticularismos regionais ou culturais de natureza conservadora que so encontrados em todas as sociedadeshumanas,ecujocomportamentoaPlataformasimplificaexcessivamente universalizandoumsupostoprocederdasmassas.

2. A ideia das massas como portadoras de uma capacidade criativa e anrquica natural. O anarquismo ser uma atitude inerente s massas que os pensadores anarquistas,ouseja,Bakunin,Kropotkineoutros,tendo-adescobertonasmassas, simplesmente ajudaram com a fora de seu pensamento e seu conhecimento a especific-la e divulg-la. O documento declara expressamente diferenciar-se dos bolcheviques, os quais consideram que as massas possuem somente instintos revolucionrios destrutivos, sendo incapazes da atividade criativa e construtiva razo principal pela qual estas atividades devem ser concentradas nas mos dos homensqueformamoEstadoeoComitCentraldoPartido.Estatesedoseditoresde DieloTrudaserincongruentecomasoutrasproposiesquesustentaronomesmo documento,equenoosdiferenciamdacriticadavisodosbolcheviques.

3.Ocomunismolibertriocomoaideia-troncodomovimento.Ogrupolideradopor Archinoffconsideravaoindividualismoanarquistacomorefratrioorganizao, disciplinaeaocompromisso,peloqualseusaderentesnemsequereramtidosemconta

Se o movimento anarquista no adquirir a coragem de considerar-seisoladoespiritualmente,noaprenderaatuarcomo iniciadorepropulsor.Senoalcanaraintelignciapolticaque nascedeumracionaleserenopessimismo(quedefatoosensoda realidade)edeumatentoeclaroexamedosproblemas,nosaber multiplicarsuasforasencontrandoconsensosecooperaesnas massas. necessriosairdoromanticismo.Verasmassas,eudiria, emperspectiva.Noexisteopovohomogneo,masgentesdiversas, categorias.Noexisteavontaderevolucionriadasmassas,mas momentos revolucionrios, nos quais as massas so enormes alavancas. Estarcomopovofcilsetrata-sedegritar:Viva!Abaixo! Adiante!VivaaRevoluo!,ousetrata-sesimplesmentedelutar. Maschegaomomentonoqualtodosseperguntam:Oquefazemos? necessriodaruma resposta.No paraagir como chefe,mas paraqueagentenoacrediteneles. Ttica nica quer dizer uniforme e contnua. A Plataformachegoutticanicapelasimplificaodoproblema 27

18

paraaformaodeumaUnioGeraldeAnarquistas,enquantooanarcossindicalismo eraconsideradocomoummeioparachegaraumfim(ocomunismoanarquista).Por issoacreditavamenosemrazesdepesoqueeraimpossvelchegaraumasntese comoaqueVolinpropunha,porserarbitrriaestadivisodoanarquismoemtrs ramos (Dielo Truda n 10, maro de 1926). Esta atitude dos plataformistas seria criticadapelosprpriosanarco-comunistascomoLuigiFabbri,porpretenderexcluirdo movimentoanarquistatodasasoutrastendnciasquenoconcordavamcomasua. Outro problema que gerava a adeso excludente ao comunismo libertrio era que fracassavaemsuatentativadeunificaromovimento,precisamentepornoincluiras outras tendncias, eento perdia sua principal razo de existir. Lembremos que o documentoafirmavaqueasforasdetodososmilitantesanarquistasdevemestar orientadas em direo criao desta organizao, ou seja, a Unio Geral de Anarquistas. 4. Formar uma Unio Geral de Anarquistas, fundada na unidade ideolgica, na unidadetticaenaresponsabilidadecoletiva,eimplementarumprogramadeaoa cumprir.Estaeraumadasquestesquegeroumaioresrejeieseimpugnaes.Estes trs pontos to conflitivos eram definidos sucintamente pelos plataformistas, e tiveramqueserampliadosnosdocumentosposteriores.Osprincpiosfundamentaisda organizaodaUnioGeraldosAnarquistaseram: 1-UnidadeTerica:Ateoriarepresentaumaforaquedirigeas atividades das pessoas e das organizaes ao longo de uma vertente definida em direo a um determinado fim. Naturalmente, deve ser comum a todas as pessoas e organizaesaderentesUnioGeral,tantonogeralcomoem seusdetalhes,devemestaremperfeitoacordocomosprincpios tericosprofessadospelaunio. 2- Unidade Ttica ou Mtodo de Ao Coletiva: Do mesmo modo,osmtodostticosempregadospormembrosseparadose pelasorganizaesnaUniodevemserunitrios,isto,estar emrigorosoacordotantoentresicomocomasteoriasetticas geraisdaUnio.Umalinhatticacomumnomovimentode importnciadecisivaparaaexistnciadaorganizaoepara todo o movimento: remove os efeitos desastrosos de muitas tticas em oposio umas com as outras, concentra todas as forasdomovimento,lhesdumadireocomum,levandoao objetivofixado. 3-ResponsabilidadeColetiva:Aprticadeatuarsobanica responsabilidadeindividualdeveserdecisivamentecondenada erejeitadanasfileirasdomovimentoanarquista.Asreasda vida revolucionria, social e poltica so, sobretudo, profundamente coletivas por natureza. A atividade social revolucionria nestas reas no pode estar baseada na 19

OsanarquistasitalianosdebateramafundoaPlataformaeredigiramvrios artigos, na grande maioria impugnando seus pressupostos, como foi o caso de L. Galleani com seu artigo O Princpio da Organizao Luz do Anarquismo, de E. Malatesta com um escrito em Le Reveil de Ginebra em outubro de 1927 e de intervenesdogrupoPensieroeVolont,integradoporpersonalidadescomoLuigi Fabbri,UgoFedellieCamilloBerneri. OartigodeFabbrioriginalmentepublicadoemitalianoporIlMartelodeNova Iorqueemsetembrode1927ereproduzidoemBuenosAiresporLaProtestaera intituladoARespeitodeumProjetodeOrganizaoAnarquista.Fabbriafirmavaque aPlataformaerademasiadamenteideolgica,poucoprticaerealista,quealmdisso estabelecia pontos de vista axiomticos sobre certas problemticas sobre as quais dificilmente se poderia chegar a conseguir uma unidade de critrios. Apesar da necessidade de uma organizao anarquista estar completamente justificada, dizia Fabbri, no obstante, desde a introduo se adverte que o esprito da Plataforma contmefetivamenteumexclusivismoexcessivo,tendenteadeixarforadomovimento anarquistatodasascorrentesquenoconcordamcomela,nosemquestesprticas mastambmideolgicas.Excluiroutrasvariedadesdepensamentoanarquistacomoo anarcossindicalismo a favor de uma unidade rigorosa de partido, uma unidade ideolgicaouestratgicaseriaumgraveerro,transformandoumacorrenteinternam algoestranhoeadverso. Tambmemrefernciaunidadeevariedadedentrodomovimentoanarquista, FabbriconcluaqueapretensodeconstituirumaUnioGeraldeAnarquistasque representasse a generalidade dos anarquistas e que exclusse dessa generalidade aqueles que no pertencessem a ela na realidade sempre seria uma organizao particularenuncageral.Istoequivaleriaaconfundirumapartecomotodo,atomar as razes particulares como a razo excludente, no vendo nenhum movimento anarquistaalmdaprpriaorganizao. OutropontodesafortunadodaPlataformaconsistiaemfazerdalutadeclassesa caracterstica principal do anarquismo, reduzindo sua mnima expresso seu significado e objetivo humanitrios. A luta de classes um fato inegvel, mas s corresponde ao mtodo e ao revolucionria do anarquismo, cujo carter fundamental consiste em afirmar a liberdade social e individual negando qualquer autoridadeimpostaedequalquergoverno.Asocializaoqueosanarquistaspropem serembenefciodetodososhomens,demodoqueunsdeixemdeserosexploradores deoutros. Fabbri tampouco coincide com a ideia de que as massas possuam uma capacidadeanrquicainatacriadora.Acondiodeclassedasmassasnooqueas converte emrevolucionrias,elasosona medida de sua aoanrquica.De todo modo, esclarece, sobre este ponto podem existir diferenas de opinio entre os anarquistas,eseriaperfeitamenteintildogmatiz-loemqualquersentido.Pode-se concordarqueosanarquistasparticipamdalutadasclassesexploradasparaacabar comocapitalismo.Sobreissotodosestamosdeacordo,semdistino:sobreoresto podemosdiscutir,masnofaremosdistooargumentodeumaverdadeiraeprpria divisodepartido. O ponto da Plataforma que Fabbri considera mais desviado da ideologia

26

responsabilidade pessoal dos militantes individuais. O rgo executivodomovimento anarquistageral,aUnioAnarquista, tomando uma linha firme contra a ttica do individualismo irresponsvel, introduz em suas fileiras o princpio da responsabilidadecoletiva:aUniointeiraserresponsvelpela atividade poltica e revolucionria de cada um de seus membros;domesmomodo,cadamembroserresponsvelpela atividadepolticaerevolucionriadaUniocomoumtodo.

UmquartopontoafirmavaanecessidadedoFederalismo,daindependnciados indivduosedadescentralizao,masaseguirargumentavaquecomfrequncia o princpio federativo foi deformado nas fileiras anarquistas: foi reiteradamente entendidocomoodireito,sobretudo,amanifestaro'ego'individual,semaobrigao aos deveres que requer a organizao. Esta falsa interpretao desorganizou nosso movimentonopassado.horadepr-lhefimdeformairreversvelefirme.Federao significaolivreacordodosindivduosedasorganizaesparatrabalharcoletivamente em direo a um objetivo comum. Esta exagerada exceo que os plataformistas faziamoshabilitavaparaafirmarqueonicofederalismobementendidoeraoseu.

5.InstauraodeumComitExecutivo;guiaideolgico,vanguardismo,dirigismoe tomadadedecisescomprepondernciadasmaiorias.AindaquenaPlataformaseja declaradoexpressamentequenoseaspiraaopoderpolticonemaogoverno,masque aprincipalaspiraodoanarquismodeveserajudarasmassasaconseguiremsua emancipaoparaaconstruodosocialismo,elaemseguidasecontradizcomesta afirmaoecom a nooexpressa anteriormente a respeito da capacidadecriativa naturaldasmassas:

ao, nada pode substitu-las. Nenhum exrcito, aparato ou Cheka como a concepobolcheviquesalvararevoluodoscomplsdaburguesiaseopovoem armasauto-organizadofracassar. Finalmente, as crticas foram enfocadas sobre as formas e o papel que a organizao anarquista devia assumir. A Plataforma propunha acabar com as contradiesterico-prticas,comaincoernciaideolgicaeadispersoorganizativa quepercebianomovimentoanarquistaabraandoaunidadetericaeaunidadettica. Esta seconseguiria entrandoem acordosobreaquilo quedeveria ser conservado e abandonadodavariedadedeideiasanarquistas,reduzindoascontradiestericas para formar uma ideologia homognea e coerente. Assim se conseguiria uma organizao nica que excluiria aqueles que no entraram em acordo com seu programa.Masoplanoplataformistadeconseguiraunidadeideolgicaetticados anarquistasfracassariaprecisamenteporque,longedeconseguiraunidade,geraria relaeshostiscomaquelasorganizaesanarquistasqueestivessememdiscrepncia. Emlugardeserproduzidaaunidadeeoentendimento,prevaleceriamadiscrdiaeo enfrentamento.EentofracassariaopropsitoprincipaldaPlataforma,queconsistia emformarumaorganizaoqueagrupassetodososanarquistassobreumamesma base:continuariamexistindonouma,masvriasorganizaes. Uma organizaoquepretendesseser levada a srio deveria prestarateno paradefinirseupapeleseusobjetivoscomclareza.SegundoaPlataforma,opapelda organizaoespecficadirigirasmassas.Justaporotermodirigircomoadvrbio ideologicamente no muda substancialmente a posio dos autores da Plataforma, porqueconcebemaorganizaocomoumpartidodisciplinado.Rejeitamosqualquer pensamentodequeosanarquistasdevamdirigirasmassas. Os autores da Resposta assinalavam alm disso uma contradio flagrante. ApesardasconcepesdaPlataformaseassemelharemsdequalquerpartidopoltico, ou seja, a presena de um comit executivo centralizado que assume a direo ideolgicaettica,aomesmotempoelaafirmasuafnoprincpiofederativo,oqual estemabsolutacontradiocomasideiascitadaspreviamente,jquefederalismo significaautonomianasbases,nosgruposlocaiseregionais.Enquantoseexaltaa necessidadedocentralismo,adisciplinapartidria,opapeldiretivosobreasmassas,a unidade terica e ttica delineada por um comit e a necessidade de um exrcito centralizado,seinvocaofederalismoparaconjurarofantasmadacentralizao.Como assinalaramVolinecompanhia,osautoresdaPlataformaestoapenasaumpassodo bolchevismo,umpassoquenoseatreveramadar. OutrasrplicasPlataforma O debate sobre o papel e a natureza da organizao anarquista que a Plataforma props envolveu militantes cratas de renome, que assumiram em sua ampla maioria uma posio de reprovao sobre o documento do Dielo Truda. ParalelamenterespostaassinadaporVolin,Fleshin,Soboleoutrosexiladosrussos, SebstianFaureeJeanGravetambmeditaramsuascrticasemdiversasrevistase peridicos,enquantoMaxNettlaupublicouOProjetodeConstituiodeumPartido Anarquistaem30demaiode1927. 25

Apesar das massas se expressarem profundamente nos movimentos sociais nos termos das tendncias e dos princpios libertrios, estas tendncias e princpios permanecem dispersos, descoordenadose,consequentemente,nolevamorganizaodo poder condutor das ideias libertrias, o qual necessrio para preservar a orientao anarquista e os objetivos da Revoluo Social. Esta fora condutora terica s pode ser expressada por uma coletividade especialmente criada pela massas para este propsito. Os elementos anarquistas organizados constituem exatamenteestacoletividade. ()Emtodasestasquestes,eemmuitasoutras,asmassas demandam uma clara e precisa resposta por parte dos anarquistas. E a partir do momento em que os anarquistas declaram uma concepo da revoluo e da estrutura da sociedade, esto obrigados a dar a estas questes uma resposta clarapararelacionarasoluodestesproblemascomaconcepo geral do comunismo libertrio e para direcionar todas as suas

20

Almderejeitaraideiadeanarquismodesntesesegundoestavaexplicitadana Plataforma,ogrupodeVolindefendiaqueproporaideiadelutadeclassescomoa nicavlidaparaoanarquismo,rejeitandoosprincpioshumanistaseindividualistas, implicavaemconstringiraideia,limit-laaumnicopontodevista. forasparaarealizaodeste. SomentenestesentidoaUnioGeraldeAnarquistasetodo o movimento anarquista asseguram sua funo como fora condutoratericadaRevoluoSocial.

Oanarquismomaiscomplexo,sintticoediverso,comoa prpriavida.Seucomponentedeclasseconsisteprincipalmentena lutapelalibertao;seucarterhumanitrioconstituiseuaspecto tico e a base da sociedade humana; seu individualismo, o ser humanocomofinalidade.

Soestaspretensesdeseconverteremumaorganizaocriadapelasmassas que atue como guia terico das massas dispersas e desorganizadas, as quais demandam uma clara e precisa resposta dos anarquistas, que aproximam as concepes plataformistas com os leninistas. Aqui vemos reaparecer a funo da organizao partidria em toda a sua dimenso como condutora do instinto revolucionrio das massas e como nica linha terica admissvel. Ou seja, a to ponderadacriatividadedasmassasesuacapacidadeinataparaosocialismolibertrio no parecem desempenhar nenhum papel de importncia seno sob o guia da organizaopartidriaanarquista;aquioanarcoleninismosemanifestaveladamente dentrodeumaretricaanarquistaartificiosa.Estaideiadeconduoeguiaqueos plataformistaspropunhammanifestadanoformatoorganizativocentralizadoemum comit executivo de clara vocao hierrquica, em flagrante contradio com os princpiosfederalistas. Cada organizaoaderida uniorepresentaumaclula vital do organismo comum. Toda clula deve ter seu secretrio, executandoeguiandoteoricamenteotrabalhopolticoetcnicoda organizao. Com vista coordenao das atividades de todas as organizaesaderentesUnio,sercriadoumrgoespecial:o comit executivo da Unio. O comit ser responsvel pelas seguintesfunes:aexecuodasdecisestomadaspelaUnioque lhes foram confiadas; a orientao terica e organizacional das atividades dos grupos isolados de forma consistente com as posies tericas e com a linha ttica geral da Unio; a manuteno dos laos de trabalho e organizativos entre as organizaesnaUnioeasoutrasorganizaes. AUnioGeraldeAnarquistasnosediferenciavamuitodequalquerpartido poltico,salvoaexpressanegativadeformarumgoverno,massemrenunciaraum papeldirigentesobreasmassas,sobreossindicatoseosconselhosdetrabalhadores, medianteumcomitexecutivocentralizado. 6.Opapeldosindicalismo.Paraosplataformistas,osindicalismoeraoprincipalmeio deluta,masaonoterumateoriarevolucionriaprpria,eraindispensvelinclin-lo em uma direo libertria. O anarcossindicalismo se apresentava aos olhos dos plataformistas como incompleto e incapaz de anarquizar o movimento operrio. A tticadaPlataformaparaossindicatosnosediferenciavadaaplicadapelospartidos leninistas. 21

Com respeito ao papel das massas, a Resposta afirmava que a tese da Plataforma podia ser resumida em: as massas devem ser dirigidas. Pelo contrrio, Volinecompanhiaafirmavamqueosanarquistasnodeveriamdirigirasmassasmas atuar a partir das massas. A perspectiva plataformista no se diferenciava da dos partidospolticosnestepontodevista,porquecompartilhavacomelespressupostos similares: a) as massas devem ser dirigidas, b) a minoria consciente separada das massasdevelevarainiciativa,c)estecoletivodeveseorganizaremumpartidoque devetomarainiciativaemtodasasreasdarevoluo. Os anarquistas e as organizaes especficas (grupos, federaes, confederaes) s podem oferecer assistncia ideolgica, sem assumirem o papel de lderes.Amaisleveinsinuaodecaudilhamento,superioridadeoulideranasobreas massasconduziriaaumaaceitaoesubmetimentoaumadireoseparadadasbases. OutrodospontosdaPlataformaqueaRespostarejeitavaeraaobrigatoriedade daaceitaodecertasdecises,cujarejeioacarretavaaaplicaodesanes;isto significariaocomeodacoero,daviolnciaedoscastigos.Consequentemente,o grupodeVolinrejeitavaaideiadecontrolaremmomentosespecficosaliberdadede expressoedeimprensaemdefesadarevoluo,comopropunhamosplataformistas. Quem imporia estes limites, quem determinaria os momentos especficos quando chegasseocaso,quemteriaessacapacidadededeciso?Aautoridadeeopoderse reabilitariam,aindaquefossemqualificadoscomoutrosnomes. Arespeitodadefesadarevoluo,ogrupodeVolinafirmavaque,napropostada Plataforma acerca de um exrcito dirigido por um comando centralizado, se evidenciavaumerrotcnicoeumerropoltico.Oerrotcnicoconsistiaemcrerqueum exrcitodestascaractersticasidneoparaadefesadarevoluopelosimplesfatode suacentralizao.Oempregodeumplanogeraldeaoidealizadoporumcomando centralizado no est excetuado de levar a revoluo derrota. Um exrcito centralizado poderia ser to nefasto e ineficaz quanto unidades descoordenadas isoladas e dispersas. O erro poltico consistiria em que um comando centralizado desalentaria as iniciativas regionais e individuais; alm disso, geraria um aparato militaresmagadoreumatendnciaaconsiderarocentrodemandoespecializadocomo infalvel.Comoconsequncia,oexrcitocentralizadoteriamuitasprobabilidadesde deixar de ser revolucionrio para converter-se em uma ferramenta da reao, tal qualhaviaocorridocomoExrcitoVermelho.Seasmassasperdemainiciativadesua

24

deveriasertomadanocomoumaquestodeprincpiomasumaquestoestratgica, qual os trabalhadores se veriam fatalmente forados a recorrer em defesa da revoluo. At aqui repassamos sucintamente os argumentos bsicos que a Plataforma OrganizacionaldosComunistasLibertriospropunham.Asrespostasnosefizeram esperar,nosdentrodocrculodosexiladosrussosmastambmentrecamaradasde outrospases. AsreaescontraaPlataforma

A tarefa dos anarquistas nas fileiras do movimento de trabalhadoresrevolucionriosspodesercumpridaemcondies taisqueseutrabalhosevejaintimamenteligadoeassociadocoma atividade da organizao anarquista por fora do sindicato. Em outras palavras, devemos ingressar no movimento sindical revolucionrio como uma fora organizada, responsvel por cumprirseutrabalhonosindicatoperanteaorganizaogeraldos anarquistas,eorientadaporestaltima.Semnosrestringirmos criaodesindicatosanarquistas,devemosbuscarexercernossa influnciatericaemtodosossindicatos,emtodasassuasformas (os IWW, as TU russas). Somente podemos alcanar este fim trabalhando em grupos anarquistas rigorosamente organizados; mas nunca em pequenos grupos empricos, sem ligao organizativanemacordotericoentreeles.

Esta proposta no se diferencia do dirigismo que os bolcheviques aplicaram sobre os sovietes, convertendo-os em apndices do Partido Comunista. Em outras palavras,nosoostrabalhadoresquedecidemlivrementeemcondiodetais,masa linhainduzida,infiltradaouimpostaapartirdeumaorganizaoexterioraogrmio ouaoconselhooperrio.

7. A questo da Defesa da Revoluo. Baseados em sua experincia durante a revoluorussaesuaparticipaonaguerrarevolucionrianaUcrnia,ogrupode MakhnoeArchinoffpropunhaacriaodeumexrcitoparaadefesadarevoluo contra a inevitvel reao da burguesia (no como estratgia excludente para conseguirarevoluo,comoalgunshaviampretendido).

O documento de Dielo Truda provocou uma catarata de respostas crticas, algumasdestemperadaseoutrascomedidas.Entreosanarquistasrussosexilados,o alvorootomouribetesescandalososquandocomearamasacusaescruzadasentre antigoscamaradasdeluta. Do grupo de Volin, ficou explcito que a Plataforma era tributria de uma ideologiabolcheviqueesefaziarefernciaaopassadodeArchinoff,queantesdese integrar ao anarquismo em 1906 havia militado nas fileiras bolcheviques; segundo eles,seuautornuncahaviasedistanciadodasideiasdeLenin.Comocontrapartida, MakhnosugeriuqueVolinhaviapassadoparaoscomunistasem1919,emocasiode ter sido tomado prisioneiro pelo Exrcito Vermelho. Alexander Berkman saiu em defesadeVolinacusandoMakhnodepossuirum temperamentomilitaristaeestar moralmente dominado por Archinoff. Sobre este, opinava que seu carter inteiramentebolchevique;temumcarterdominante,arbitrrioetirnico.Tudoisso projeta alguma nova luz tambm sobre a Plataforma Organizativa (P. Avrich; Os AnarquistasRussos:247).APlataformaeravistacomoumdesvioanarcobolcheviquee quepreconizavaumanarquismodecortepartidrio. A derrota, o penoso exlio e a certeza de um futuro ominoso carcomiam por dentroogrupodeexiladosrussos:asrivalidadespessoaisestouravamentreosvelhos revolucionrios; a discrdia havia ocupado o espao da camaradagem, dando um penosogolpeaodoanarquismorusso. AcrticadeVolin,Fleshineoutrosexiladosrussos Emabrilde1927,foipublicadaemrussoeemfrancsaRespostaaodocumento doDieloTruda,primeiraintervenoemumalargasriedeintervenesarespeitodo papeldaorganizaoanarquista.ARespostaerainauguradacomaseguintefrase: NoestamosdeacordocomasafirmaesdaPlataforma...,revelandooteorcrtico que teria o documento dali em diante. Continuava com uma rejeio explcita das motivaes sobre as quais o grupo Dielo Truda se baseava para fundamentar sua proposta:queadebilidadedomovimentoanarquistasedeviaausnciadeprincpios organizativos.Semrejeitaranecessidadedeseorganizar,ogrupodeVolinconsiderava que a Plataforma super-enfatizava a importncia do papel da organizao, estabelecendoumpartidocentralizadoqueinseririaumalinhapolticaetticaparao movimentoanarquista.

Como em todas as guerras, a guerra civil no pode ser empreendida pelos trabalhadores com xito a menos que ekes apliquem os princpios fundamentais de qualquer ao militar: unidade no plano de operaes e unidadedo mando comum.O momento mais crtico da Revoluo vir quando a burguesia marcharcontraarevoluocomoforaorganizada.Estemomento crtico obriga os trabalhadores a adotarem estes princpios da estratgiamilitar. De tal modo, em vista das necessidades impostas pela estratgia militar, alm da estratgia da contrarrevoluo, as foras armadas da revoluo devem estar inevitavelmente baseadas em um exrcito geral revolucionrio com um mando comumecomumplanodeoperaes.

Em teoria, este exrcito estaria submetido jurisdio das organizaes produtivasdeoperriosecamponeses,oquenodeixadesoarcomoumformalismo inopervel.Segundoadvertiamosassinantesdodocumento,acriaodeumexrcito

22

23

Vous aimerez peut-être aussi